• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 31 de dezembro de 2016

EUA: Baiana Amanda Nunes massacra Ronda Rousey e se torna a melhor do mundo

Amanda Nunes frustrou o tão aguardado retorno de Ronda Rousey ao maior evento de MMA do mundo. Na madrugada deste sábado (31), no UFC 207, em Las Vegas, a brasileira nocauteou a ex-campeã em segundos e manteve o cinturão dos pesos galos de modo impressionante. 
 
A brasileira acabou com o combate em menos de um minuto: exatos 48 segundos. Ela partiu com tudo para cima da ex-rainha para impor o novo reinado. Abusou do boxe afiado e amassou com jabs e diretos o rosto de Ronda, que nem caiu no chão para ser nocauteada e saiu abraçada com sua mãe. Foi a primeira defesa de cinturão da baiana de 28 anos, que conquistou o título por finalização contra Miesha Tate no UFC 200. Por sua vez, Ronda retornou ao octógono após um ano longe do Ultimate, depois de ser destronada por Holly Holm na categoria. 
 
 
Após o tão esperado e rápido combate, Amanda reconheceu a importância de Ronda para o MMA feminino, mas disse que é hora de superá-la. "Eu realmente treino muito duro. Eu tenho um time que está comigo. Todos esses caras na academia fazem de mim uma grande lutadora. Tenho que agradecer a American Top Team. Estou em outro nível hoje. É incrível, a gente conversou porque ela [Ronda] fez muito pelo esporte, ela tem uma história. Mas agora eu sou a campeã. Vocês têm que parar com essas coisas de Ronda Rousey, agora a campeã é a Amanda Nunes", afirmou a brasileira após o nocaute.
 
A brasileira chegou até mesmo a dizer que a partir de agora a americana deve se concentrar na carreira em Hollywood, na medida em que há uma nova rainha na divisão dos galos. "Quando pedi essa luta ao Dana, sabia que podia vencer. Preparei minha cabeça, meu espírito e meu corpo. Sabia que a Ronda Rousey era grandiosa, mas ninguém vai tirar esse cinturão de mim. Em toda a minha preparação eu soube que ia ser a campeã. Estou preparada, treinei muito para essa luta. Eu treino para ela desde que entrei no UFC, sabia que ia acontecer e essa noite provei para todo mundo. Sou a melhor lutadora do mundo. Podem parar com essa coisa de Ronda Rousey, ela vai se aposentar, vai fazer filmes, e eu vou continuar. Eu sou a campeã", acrescentou a campeã dos galos. 

fonte:folhapress

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Rio: PC pede prisão de embaixatriz por suspeita da morte de embaixador da Grécia


 O embaixador da Grécia no Brasil, Kyriakos Amiridis, e sua mulher, Françoise
 O embaixador da Grécia no Brasil, Kyriakos Amiridis, e sua mulher, Françoise -foto:reprodução
 
Responsável por investigar o desaparecimento do embaixador da Grécia no Brasil, Kyriakos Amiridis, o delegado Evaristo Pontes, da DHBF (Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense), pediu nesta sexta-feira (30) a prisão temporária da embaixatriz Françoise Amiridis. O policial militar Sérgio Gomes Moreira Filho e  um primo dele, identificado apenas como Eduardo, já estão presos na delegacia.
A polícia suspeita que os três possam estar envolvidos no desaparecimento.
A principal linha de investigação da polícia é de que o embaixador foi assassinado, vítima de um crime passional. Segundo depoimento da mulher do embaixador, Amiridis não é visto desde a noite de segunda-feira (26).
Os três estão na sede da DHBF, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, desde a manhã desta sexta. A polícia ainda aguarda a análise do pedido de prisão contra Françoise. A prisão temporária é válida por cinco dias, prorrogáveis por mais cinco.
O embaixador, sua mulher e a filha do casal, de dez anos, moram em Brasília e estavam no Rio passando as festas de final de ano. No final de semana, foi a Nova Iguaçu com sua mulher, que tem parentes na cidade.
Os investigadores encontraram na casa em que o casal estava hospedado um sofá com manchas de sangue. O móvel foi levado pela madrugada para a delegacia e passou por perícia.
Na quinta (29), a Polícia Civil encontrou um corpo carbonizado dentro de um carro cuja placa é a mesma do veículo que havia sido alugado pelo embaixador. O veículo, um Ford Ka Sedan, foi localizado nas proximidades do Arco Metropolitano, na altura de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
O carro também estava queimado. O corpo foi encaminhado para o IML (Instituto de Medicina Legal), onde passou por perícia para ser identificado.

O resultado ainda não foi divulgado, mas investigadores ouvidos pela reportagem afirmam não ter dúvidas de que se trata do corpo de Kyriakos Amiridis. Um exame completo de DNA pode demorar até 30 dias para ser concluído. 

Segundo relato obtido pelo UOL junto a investigadores do caso, o PM disse ter um caso amoroso com Françoise, que, em depoimento, confirmou a informação, mas negou envolvimento no crime. Até o momento, os policiais não sabem qual teria sido a arma utilizada para matar Kyriakos.
Um homem que se identificou como advogado do PM esteve na sede da especializada, mas não conversou com a reportagem.
A mulher do embaixador chegou na DHBF por volta das 10h desta sexta, acompanhada apenas por um policial civil. No início da tarde, sua mãe e dois irmãos foram ao local, mas não conseguiram falar com ela, que está em área restrita do prédio.

No posto desde janeiro deste ano, Kyriakos já foi cônsul-geral da Grécia no Rio de Janeiro de 2001 a 2004. A carreira diplomática começou em 1985, em Atenas, e inclui passagens pela Sérvia, Bélgica, Holanda e Líbia.

fonte:uol

Senado aprova projeto que cobra imposto de serviços como Spotify e Netflix

Senado aprova projeto que cobra imposto de serviços como Spotify e Netflix
Foto: Reprodução / Move Notícias
O Senado aprovou nesta quarta-feira (14), por 63 votos a favor e 3 contrários, um projeto que amplia a lista de serviços que são tributados, com alíquota de 2%, com o Imposto Sobre Serviços (ISS), de competência dos municípios e do Distrito Federal. A proposta atinge serviços como Spotify e Netflix, ao estabelecer que a “disponibilização, sem cessão definitiva, de conteúdos de áudio, vídeo, imagem e texto por meio da internet” terão incidência do imposto. Entretanto, o tributo não será acrescido ao preço de livros, jornais e periódicos disponibilizados pela internet. 
 
O projeto segue agora para sanção do presidente Michel Temer. Defensores da medida argumentam que ela pode aliviar as dificuldades financeiras enfrentadas por vários municípios brasileiros. No caso de aplicativos como Spotify e Neflix, aplicativos, os impostos serão recolhidos no local de origem do prestador de serviços. Atualmente, esses serviços não são tributados com ISS. A proposta também prevê incidência de ISS nos seguintes serviços: vigilância, aplicação de tatuagem e piercings, reflorestamento, guincho, transporte intermunicipal de cadáveres, cessão de uso de espaço em cemitérios, transporte coletivo de passageiros municipal, inserção de textos e desenhos de propaganda em qualquer meio.
 
fonte:BN

Como suicídio de funcionária exausta levou à renúncia do presidente de gigante japonesa

  • Reprodução/TV Asahi
    Pais de Matsuri Takahashi mostram foto da filha Pais de Matsuri Takahashi mostram foto da filha
O presidente da principal agência de publicidade do Japão anunciou sua renúncia ao cargo após o suicídio de uma funcionária que se dizia física e mentalmente exausta por causa do excesso de trabalho.
Tadashi Ishii liderava a Dentsu, uma gigante nipônica de publicidade, e assumiu a responsabilidade pela morte da jovem. Ele afirmou que vai tornar a renúncia efetiva na próxima reunião da diretoria da empresa, em janeiro.
Matsuri Takahashi tinha 24 anos e trabalhava na companhia havia sete meses quando pulou da janela de um prédio onde morava --que era da própria Dentsu-- na noite de Natal de 2015.
O caso veio à tona nesta semana, depois da decisão do Ministério do Trabalho japonês de processar a empresa pela morte dela.
O governo chegou a fazer uma investigação e uma varredura na Dentsu para obter informações sobre as práticas de trabalho. Foi determinado que a empresa descumpriu as leis trabalhistas e, portanto, tem responsabilidade legal pela morte da jovem.

Kyodo/Reuters
Tadashi Ishii, presidente da gigante de publicidade Dentsu, disse que vai renunciar
Na última quarta-feira, a empresa admitiu que cerca de 100 trabalhadores ainda faziam cerca de 80 horas extras por mês.

Exausta

As mortes por excesso de trabalho são um problema tão grande no Japão que já existe até um termo para descrevê-las: "karoshi".
Antes de se matar, Takahashi deixou um bilhete para a mãe, no qual escreveu: "você é a melhor mãe do mundo, mas por que tudo tem que ser tão difícil?".
Semanas antes da morte, ela escreveu uma mensagem nas redes sociais em que dizia: "quero morrer". Em outra, alertava: "estou física e mentalmente destroçada".

Contratada em abril do ano passado, a jovem chegava a fazer cerca de 105 horas extras por mês.
Além disso, a família acusou a empresa de obrigá-la a registrar menos horas do que de fato trabalhava. Em muitos casos, o registro mostra que ela trabalhou 69,9 horas extras por mês, perto do máximo de 70 horas permitidas, mas a cifra era bem maior.

Takahashi havia acabado de se formar na prestigiosa Universidade de Tóquio e expunha as condições duras de trabalho na sua conta no Twitter, onde detalhava jornadas de até 20 horas diárias.

A carga horária disparou em outubro de 2015, quando ela só chegava em casa por volta de 5h, depois de ter trabalhado dia e noite. Além disso, ela não teve nenhum dia de folga em sete meses.
Ao anunciar sua demissão, o presidente da Dentsu afirmou que jamais deveriam ser permitidas essas quantidades excessivas de trabalho.
"Lamento profundamente não ter prevenido a morte da nossa jovem funcionária por excesso de trabalho e ofereço minhas sinceras desculpas", disse Ishii.

Outros casos

A morte de Takahashi não foi a única por esse motivo no quadro de funcionários da Dentsu.
As autoridades concluíram que o falecimento de um jovem de 30 anos, ocorrido em 2013, também teria ocorrido pelo mesmo motivo.
Antes disso, o Ministério do Trabalho havia determinado uma mudança nas práticas de trabalho da Dentsu desde o suicídio de outro empregado, Ichiro Oshima, em 1991, também por causa de carga de trabalho excessiva.

A morte de Ichiro foi a primeira a ser oficialmente atribuída ao trabalho em excesso. Ele havia tirado apenas um dia de folga em 17 meses e só conseguia dormir uma média de duas horas por noite.
Mesmo assim, a empresa argumentou na Justiça em 1997 que o suicídio havia sido motivado por "problemas pessoais".

Mais de 2.000 'karoshis'

O caso de Takahashi reacendeu o debate sobre o karoshi e levou o governo a aprovar, nesta semana, um pacote de medidas destinadas a prevenir novas mortes.
A sociedade japonesa valoriza estilos de vida que incluem uma extrema dedicação à profissão. Dados oficiais apontam que mais de 2.000 pessoas se suicidam anualmente pelo estresse relacionado ao trabalho excessivo.
Mas a quantidade de mortes pode ser maior se considerados problemas de saúde, como falhas cardíacas ou acidentes vasculares cerebrais, também causados pela prática.
Um relatório apresentado pelo governo em outubro revelou que, em 22,7% das empresas analisadas, alguns empregados fazem mais de 80 horas extras todos os meses.

fonte:Site uol/reprodução

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Salvador: Governo e prefeitura negam aumento da tarifa de metrô e ônibus

 Prefeitura e governo do Estado negam definição sobre reajuste de ônibus e metrô
 foto:reprodução TV/Bahia
Tanto a prefeitura de Salvador quanto o governo do Estado negaram que haja qualquer definição sobre o aumento no preço das passagens de ônibus e metrô na capital e Região Metropolitana. Em nota, o governo desmentiu o suposto reajuste. “O reajuste da tarifa do metrô está sendo discutida internamente pelo Governo do Estado e será divulgado em 2017”, informou a gestão estadual. A prefeitura também não confirma o valor de R$ 3,60, que chegou a ser divulgado na tarde desta quinta-feira (29). 
De acordo com o secretário municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota, o prazo para a definição é o dia 2 de janeiro. “O estudo ia ser concluído hoje, mas agora nem tem prazo de quando vai ficar pronto. [...] Não tem estimativa de preço, porque depende do estudo”, explicou o secretário. Questionado sobre o valor do metrô, Mota disse que não tem como afirmar qual será o valor. “A gente define a nossa tarifa e comunica o governo do Estado. Geralmente é o mesmo valor, por causa da integração”, explicou. Informações do BN.

Brasil: Salário mínimo será de R$ 937,00 em 2017

foto:Michel Temer assinou hoje(29) o decreto
 
O presidente Michel Temer assinou decreto nesta quinta-feira (29) que reajusta de R$ 880 para R$ 937 o salário mínimo. O novo valor entrará em vigor a partir do domingo (1º) e deverá ser publicado na edição desta sexta-feira (30) do Diário Oficial da União. 
 
Por lei, o reajuste do salário mínimo tem que ser feito com base na inflação apurada no ano anterior e na variação do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes. 
 
Na proposta orçamentária enviada ao Congresso Nacional, o governo federal calculava uma elevação para R$ 945,80. Como a inflação do período foi menor do que a prevista inicialmente, o valor foi alterado para R$ 937. A regra de correção do mínimo aprovada no Congresso Nacional é válida até 2019. Em 2015, o PIB encolheu 3,8% e, portanto, esse indicador não é considerado na conta.
 
fonte:ag.Brasil

Ano Novo: R$ 3,60 a nova tarifa para ônibus e metrô em Salvador

  Resultado de imagem para transporte coletivo em salvador
 foto:reprodução Bocão News
 
As passagens de ônibus urbanos e metropolitanos e do metrô decustarão R$ 3,60 a partir da próxima segunda-feira (2). O valor foi definido nesta quinta-feira (29) em reunião com representantes da prefeitura e das empresas de transporte, a partir de um estudo concluído nesta tarde, sobre o valor acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O valor final, que representa aumento de R$ 0,30, representa 9,09% a mais. 
 
O reajuste deve ser publicado no Diário Oficial do Município (DOM) e valerá a partir do primeiro dia útil de 2017. 
 
Fonte:BN c/adaptações 

Dilma Rousseff diz que Temer é um "presidente decorativo"

  Resultado de imagem para dilma


Em entrevista a uma emissora da Venezuela, Dilma Rousseff utilizou boa parte do tempo para criticar o presidente do Brasil, Michel Temer (PMDB). Ela disse que o peemedebista não tem política própria. “Ele apenas respalda a política do PSDB. Ele passou de vice-presidente decorativo a presidente decorativo”, disparou.

Rousseff utilizou o termo “desmantelado” para definir o grupo político do presidente. “Com as investigações de corrupção. Seis ministros dele pediram demissão por conta de corrupção, inclusive, ele está sendo investigado”.

Dilma Rousseff também falou sobre o processo de impeachment. “Eu acho que o golpe parlamentar tem dois componentes. Um, que é o principal, que é que nos interrompemos, em 2003, o processo de implantação do neoliberalismo, que havia sido implantado a passos largos pelo governo de Fernando Henrique Cardoso. Derrotamos por quatro vezes, a proposta neoliberal no Brasil. Eles aproveitaram a existência de uma crise, que nós tentamos evitar que ela acontecesse no Brasil e se uniram uma parte da oligarquia empresarial, a oligarquia política conservadora e a mídia. Se uniram e se aproveitaram desse momento”, disparou.
 
O jornalista venezuelano perguntou se “assusta o retrocesso que vive o Brasil depois do golpe parlamentar”.  “Assusta porque o Brasil, dos poucos passos para a redução da desigualdade, agora estamos assistindo uma ampliação da desigualdade com algumas medidas que são extremamente controversas. Hoje, estão apresentando um pacote que, simplesmente, diminui e reduz as garantias que ao longo dos últimos 50 anos se conseguiu para os trabalhadores brasileiros”, declarou a ex-presidente.

fonte:TribunadaBahia

Brasil: País tem 12,1 milhões de desempregados





                                                         IMAGEM:REPRODUÇÃO
A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,9% no trimestre encerrado novembro – o que equivale a 12,1 milhões de brasileiros desempregados. Essa taxa é a mais elevada desde o início de toda a série histórica, que teve início em 2012.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas desocupadas nesse período, de setembro a novembro, chegou a 12,1 milhões de pessoas, o maior contingente da série histórica – um aumento de 33,1% na comparação com o mesmo período de 2015. No trimestre anterior, a taxa era de 11,8%. Nos meses de setembro, outubro e novembro do ano passado, o índice havia ficado em 9%.

O índice de desemprego divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira não foi ainda pior porque aumentou o número de pessoas fora da força de trabalho. Esse grupo representa aqueles que não estão procurando emprego e por isso saem da conta e aumentou 1,5 por cento no período entre setembro e novembro sobre o ano anterior, o que representa 967.000 trabalhadores.


A renda média do trabalhador, ainda segundo a Pnad Contínua, também caiu mais uma vez, mostrando perda de 0,5% sobre o mesmo período do ano passado, a 2.032 reais. A recessão econômica vem ajudando a inflação a perder força no país em meio ao desemprego alto, mas as perspectivas não são de recuperação sustentada em breve, com a atividade mostrando dificuldades de retomada.

Imprensa: Financial Times chama Odebrecht de 'máquina brasileira de propina'


 Site do Financial Times chama Odebrecht de 'máquina brasileira de propina'
 
O site do jornal Financial Times publicou ontem (28) uma longa reportagem sobre a Odebrecht com o título 'Uma máquina brasileira de propina' em referência aos escândalos de corrupção envolvendo a empresa. A publicação britânica aponta obras que foram responsabilidade da empreiteira, a exemplo da reforma do Maracanã e um porto em Cuba, afirmando que ela está envolvida em um "esquema de corrupção e suborno incomparável". 

Com um breve perfil de Marcelo Odebrecht, o texto também cita o documento do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que aponta que a empresa pagou quase US$ 788 milhões para políticos e funcionários de 12 países. "O maior grupo de construção da América Latina, corre o risco de ser mais conhecida por criar uma das maiores máquinas de suborno da história corporativa", escreve a reportagem.

Fonte:BN c/adaptações

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Emprego: Governo permite redução de jornada e salário até 2 anos

 
 Governo permite redução de salário e jornada de trabalho por até 2 anos
 foto:Marcello Casal Jr./ABr/reprodução
 
 
O governo federal vai permitir que empresas reduzam salários e jornadas de trabalhos dos funcionários por até dois anos para garantirem os empregos dos trabalhadores. De acordo com a Folha de S. Paulo, a possibilidade faz parte da Medida Provisória que estendeu o Programa de Proteção ao Emprego (PPE) criado em julho de 2015 e rebatizado pelo presidente Michel Temer como Programa Seguro-Emprego.
 
Quem for incluído na medida não poderá ser demitido sem justa causa durante a vigência da redução e terá direito a uma compensação de até 50% do valor que deixar de receber, com teto de R$ 1.002, proveniente do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A adesão das empresas pode ocorrer até o dia 31 de dezembro de 2017, junto ao Ministério do Trabalho. Antes disso, contudo, é necessário firmar acordos coletivos com o sindicato que representa a categoria majoritária. A renovação tenta reduzir as expectativas de novos aumentos nas taxas de desemprego. 
 
 
fonte:BN

Concurso:UNEB divulga resultado final para Professor Auxiliar no curso de Medicina

 


 
 A UNEB - Universidade do Estado da Bahia publicou no DOE de hoje(28) o resultado final  do Concurso Público para Professor Auxiliar de 40 h exclusivo para o curso de Medicina vinculado ao DCV -Departamento de Ciências da Vida. Confira os aprovados abaixo.

  
RESUMO DE PORTARIA: Nº 3.242/2016 - Art.1º - Homologar o resultado final do Concurso Público destinado à seleção de candidatos para os cargos de Professor Auxiliar, Nível A, em Regime de 40 (quarenta) horas, realizado por esta Universidade, no período de 11 de dezembro a 17 de dezembro de 2016, nas Áreas de Conhecimento / Matérias / Componentes Curriculares constantes na edição do Edital nº 103/2016 e nos Atos dele decorrentes, para provimento de cargos permanentes de Professor Auxiliar, respectivamente, observada a classificação e em conformidade com o Anexo único desta Portaria. Art.2º - Os candidatos classificados serão convocados pela Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP) para preenchimento das vagas, de acordo com as necessidades da Instituição. § 1º - Publicado o Ato de nomeação, o candidato deverá tomar posse no prazo máximo de 30 (trinta) dias observadas, no que couber, as diretrizes da PGDP. § 2º - Ficam ratificadas todas as demais disposições constantes do Edital nº 103/2016 e suas alterações referentes às obrigações e compromissos dos candidatos aprovados. Art.3º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. GABINETE DA REITORIA, 27 de dezembro de 2016

José Bites de Carvalho
Reitor

ANEXO DE PORTARIA Nº 3.242/2016

Departamento de Ciências da Vida (DCV), Campus I, Salvador Área de Conhecimento/ Matéria/Componente Curricular: Medicina / Semiologia Médica / Reprodução Humana / Ginecologia / Obstetrícia

     Nome do Candidato 
 Nota 
 Class. 
     Sofia Andrade de Oliveira 
 8,50 
 1º lugar 
     Eliane Menezes Flores Santos 
 7,67 
 2º lugar 
     Carolina Melo Andrade Icó 
 7,25 
 3º lugar 
     Flávio Costa Pereira 
 7,13 
 4º lugar 


Área de Conhecimento/Matéria/Componente Curricular: Medicina / Emergências Médicas / Clínica Médica

     Nome do Candidato 
 Nota 
 Class. 
     Marilia Niedermayer Fagundes 
 8,64 
 1º lugar 
     Mateus Santana do Rosário 
 8,44 
 2º lugar 
     Adriana Ribas Andrade 
 7,61 
 3º lugar 
     Maíra Pereira Dantas 
 7,28 
 4º lugar 



Área de Conhecimento/Matéria/Componente Curricular: Medicina / Semiologia Médica / Clínica Médica / Cardiologia

     Nome do Candidato 
 Nota 
 Class. 
     Nivaldo Menezes Filgueiras Filho 
 9,29 
 1º lugar 
     Alexsandro Alves Fagundes 
 8,84 
 2º lugar 
     Claudio Marcelo Bittencourt das Virgens 
 8,47 
 3º lugar 



Área de Conhecimento/Matéria/Componente Curricular: Medicina / Emergências Médicas / Clínica Cirúrgica

     Nome do Candidato 
 Nota 
 Class. 
     Diogo Radomille de Santana 
 7,26 
 1º lugar 
     Alan Rodrigues de Azevedo 
 7,06 
 2º lugar 



Área de Conhecimento/Matéria/Componente Curricular: Medicina / Procedimentos Cirúrgicos / Clínica Cirúrgica

     Nome do Candidato 
 Nota 
 Class. 
     João Eduardo Marques Tavares de Menezes Ettinger 
 8,64 
 1º lugar 
     Bernardo Fernandes Canedo 
 8,51 
 2º lugar 
     Humberto França Ferraz de Oliveira 
 8,07 
 3º lugar 
     André Bouzas de Andrade 
 7,43 
 4º lugar 
     Monique Magnavita Borba da Fonseca Cerqueira 
 7,15 
 5º lugar 


Área de Conhecimento/Matéria/Componente Curricular: Medicina / Iniciação ao Exame Clínico/ Semiologia Médica / Saúde de Família e Comunidade

     Nome do Candidato 
 Nota 
 Class. 
     Talita Rocha de Aquino 
 7,39 
 Única 



Área de Conhecimento/Matéria/Componente Curricular: Medicina / Psicopatologia / Psiquiatria / Saúde Mental

     Nome do Candidato 
 Nota 
 Class. 
     Lucas Santos Argolo 
 7,99 
 1º lugar 
     Rodrigo Mauro Lacerda Azevedo 
 7,14 
 2º lugar 


Área de Conhecimento/Matéria/Componente Curricular: Medicina / Pediatria

     Nome do Candidato 
 Nota 
 Class. 
     Ila Sobral Muniz 
 8,21 
 1º lugar 
     Carolina de Godoy Almeida 
 7,95 
 2º lugar 



Área de Conhecimento/Matéria/Componente Curricular: Medicina / Iniciação ao Exame Clínico / Semiologia Médica / Clínica Médica

     Nome do Candidato 
 Nota 
 Class. 
     Mauricio Brito Teixeira 
 8,29 
 1º lugar 
     Renata Peixoto Barbosa 
 8,14 
 2º lugar 
     Ana Luiza Vilar Guedes 
 8,02 
 3º lugar 
     Dandara Almeida Reis da Silva 
 7,04 
 4º lugar 

 FONTE:DOE 28/12/16 página executivo/educação/uneb