foto: CNN/reprodução
Depois de um apoio inédito de latinos à candidatura de Donald Trump, em 2024, uma pesquisa revela uma reviravolta na comunidade de imigrantes e descentes de estrangeiros. Dados coletados pelo Global Strategy Group indicam queda profunda na popularidade do presidente entre os latinos.
Políticos republicanos que representam a comunidade passaram a ser obrigados a admitir que não esperavam a ofensiva Trump contra estrangeiros.
Em fevereiro, 43% dos latinos diziam que apoiavam as políticas de Trump. No final de maio, antes dos distúrbios em Los Angeles, a taxa caiu para 29%. Entre os entrevistados, apenas 19% deles disseram que, sob o novo governo, a economia dos EUA está melhorando, uma promessa de campanha de Trump.
Em outra pesquisa realizada pelo Fórum Latino de Opinião Pública, e focado nos venezuelanos na Flórida, a constatação vai no mesmo sentido. O resultado revela uma comunidade polarizada, mas em grande parte descontente com Trump.
Os principais republicanos da Flórida e o secretário de Estado Marco Rubio - ex-senador pelo estado - também foram duramente avaliados. Rubio, filho de cubanos e que hoje conduz a política externa de Trump, é rejeitado por 60% dos entrevistados.
Trump venceu a eleição na região em Miami por cerca de 125 mil votos sobre Kamala Harris. O resultado foi decisivo para ele ter se transformado no primeiro republicano a vencer na região desde George Bush em
1988.
Mas o Fórum de Opinião Pública Latina agora indica que quase metade dos que declararam ter votado em Trump em 2024 disseram que se arrependem de sua decisão ou têm sentimentos contraditórios sobre a
escolha que fizeram. O mal-estar da comunidade latina com Trump também começa a ser sentida entre políticos locais que, em 2026, enfrentarão as urnas. A senadora estadual Ileana Garcia (Republicana), que representa um distrito repleto de latinos e é filha de refugiados cubanos, é uma que agora se diz “profundamente decepcionada” com as ações de Trump.
“Quero deixar isso bem claro: Não foi para isso que votamos”, escreveu. “Sempre apoiei Trump em todos os momentos. No entanto, isso é inaceitável e desumano."
Fonte:Jamil Chade/Instagram 09/05/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário