Salvador será o centro das atenções mundiais entre os dias 15 e 21 de julho de 2025, ao sediar a maior e mais importante competição de robótica e inteligência artificial (IA) do planeta.
O RoboCup 2025 volta ao Brasil pela segunda vez, após 11 anos da sua última realização no País.
O evento, que vai acontecer no Centro de Convenções Salvador (CCS), equipamento administrado pela multinacional francesa GL events, terá a presença de 3 mil competidores de 40 países, além de atrair cerca de 150 mil visitantes durante os quatro dias que será aberto ao público gratuitamente (de 17 a 20/07), colocando a capital baiana em evidência no cenário internacional da ciência, tecnologia e inovação.
A expectativa é que a competição gere um forte impacto econômico na cidade, com destaque para a cadeia de turismo. Estima-se uma ocupação significativa da rede hoteleira. Restaurantes, transportes, serviços e comércio local também devem se beneficiar com o fluxo de participantes do evento.
Criada em 1997, a RoboCup tem como missão promover o avanço da robótica e da inteligência artificial por meio de desafios práticos, como o famoso futebol de robôs. O objetivo de longo prazo é ambicioso: desenvolver uma equipe de robôs humanoides totalmente autônomos capaz de vencer os campeões mundiais humanos de futebol até 2050.
A realização do evento em Salvador é fruto de um trabalho iniciado em 2023, quando a cidade sediou com sucesso a etapa brasileira da RoboCup. “Naquela ocasião, percebemos que tínhamos condições de pleitear a candidatura para o mundial, graças à excelente infraestrutura do Centro de Convenções Salvador e à experiência da segurança pública em lidar com grandes eventos, como o G20 e a Copa do Mundo”, explica Marco Simões, presidente do RoboCup Brasil e coordenador do evento internacional.
O RoboCup 2025 é dividido em diversas ligas, que incluem: Soccer (futebol de robôs, com versões humanoides e com rodas); Rescue (simulações de resgates em áreas de desastre); @Home (tarefas domésticas com robôs inteligentes); Industrial (robótica voltada à indústria); Junior (voltada para estudantes do ensino fundamental e médio); e Flying Robots Demo (drones que executam tarefas autônomas). Além das competições, o RoboCup 2025 contará com um Simpósio Científico, no dia 21 de julho, reunindo pesquisadores e profissionais de todo o mundo para discutir os avanços da área.
Para conhecer a programação completa, acesse https://2025.robocup.org/
In addition to the thrilling competitions, RoboCup 2025 will provide a unique environment for knowledge exchange, featuring workshops, lectures, and technology exhibitions that connect academia, industry, and society. Salvador, with its rich blend of history, culture, and hospitality, will serve as the perfect stage to drive innovation and celebrate the transformative potential of robotics and ... 2025.robocup.org |
fonte: Sara Barnuevo/Jornalista por email
Foto Divulgação/Robocup Brasil


0 comentários:
Postar um comentário