• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 25 de janeiro de 2025

CONFIRA O RESULTADO DO SiSU DE 2025

 

                                                       foto:reprodução


O MEC -Ministério da Educação vai divulgar neste domingo( 26) o resultado da Chamada Regular do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) edição de 2025. 

Confira se foi convocado no link abaixo:


acesse:  https://acessounico.mec.gov.br/sisu

Lula determina que brasileiros deportados pelos EUA não sejam algemados e acorrentados: “questão de soberania”

                                             foto:reprodução

                                            foto:reprodução/X

247 - O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, desautorizou o uso de algemas e correntes nos brasileiros que foram deportados pelos Estados Unidos, informa o g1. A decisão veio após pedido do presidente Lula (PT), que disse se tratar de uma “questão de soberania” e afirmou que “no Brasil, ninguém acorrenta brasileiros”. A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou um voo para transportar os deportados de Manaus até Confins.

A operação se deu após a chegada de uma aeronave vinda dos Estados Unidos com 158 deportados a bordo. A primeira parada estava prevista para Manaus, com destino final em Belo Horizonte, mas o voo precisou ser cancelado devido a problemas técnicos na aeronave, mais especificamente com o sistema de ar-condicionado. Embora os americanos tenham sugerido esperar um novo avião vindo dos EUA, a Polícia Federal (PF) e o Ministério da Justiça foram rapidamente avisados, e um voo da FAB foi mobilizado para garantir a continuidade do traslado.

O Ministério da Justiça também informou que, ao saber que seriam transportados sem algemas ou correntes, os brasileiros reagiram com emoção: "Choraram de alegria e bateram palmas", relatou a pasta. O delegado da Polícia Federal, Sávio Pinzon, informou que o novo voo da FAB deve chegar a Manaus na tarde deste sábado (25).

O governo brasileiro está investigando o caso para entender melhor os detalhes e a natureza das expulsões. A PF, por sua vez, ainda não revelou a nacionalidade dos deportados, mas, de acordo com fontes do Itamaraty, 88 dos ocupantes são brasileiros.

Fonte: BRASIL 247 - 25/01/2025

Bahia: Idoso morre após ataque de abelhas em cemitério no interior do Estado

                          
Um enxame de abelhas atacou José Vicente Cardoso Filho, de 67 anos, causando sua morte durante um sepultamento, na tarde de quinta-feira, 23 de janeiro, no cemitério municipal de Riachão das Neves, no Oeste da Bahia.

José acompanhava um enterro no cemitério quando os insetos o atacaram, de acordo com informações da prefeitura local. O ataque resultou em sua morte, e o município não forneceu mais detalhes sobre as circunstâncias que levaram ao incidente. A prefeitura ressaltou que o enxame estava no local há cerca de dois anos sem registros de problemas anteriores.


De acordo com o biólogo Ronaldo Ursulino dos Santos, as abelhas envolvidas no ataque pertencem à espécie Apis mellifera, popularmente conhecidas como abelhas-europeias. Testemunhas relataram que um coveiro havia alertado os presentes sobre a presença do enxame e solicitado que evitassem fazer barulho ou se aproximar do local. No entanto, as abelhas se espalharam rapidamente, atingindo não apenas os participantes do velório, mas também pessoas nas ruas próximas.


Atendimento às vítimas

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, uma pessoa narra a situação: “Tem um caído lá, a viatura está socorrendo”. Além da vítima fatal, pelo menos quatro pessoas passaram por atendimento médico no Hospital Municipal Herculano Farias e deixaram o local após receber alta.

ataque abelhas
Abelhas foram retiradas e levadas para local adequado. Foto: Prefeitura de Riachão das Neves

Na tarde seguinte ao ataque, equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar realizaram o resgate do enxame. Ao chegarem ao local, os bombeiros identificaram as abelhas em uma árvore alta e utilizaram um caminhão Munck fornecido pela Secretaria de Meio Ambiente do município para capturá-las com segurança. Após a operação, o enxame foi solto em uma área isolada e apropriada na natureza, garantindo a segurança da população local.

O ataque de abelhas que resultou na morte de José Vicente Cardoso Filho destaca a importância da conscientização sobre a presença de colônias de abelhas em áreas urbanas e rurais. A ocorrência ressalta a necessidade de medidas preventivas para evitar incidentes semelhantes no futuro. As autoridades locais continuam monitorando a situação para garantir a segurança dos moradores da região.


FONTE: AGRO EM CAMPO - 25/01/2025

Bahia: Estado divulga tabela Pagamentos do Funcionalismo em 2025

O Governo do Estado da Bahia divulgou, nesta sexta-feira (24), a tabela com as datas previstas para pagamento do funcionalismo público estadual durante o exercício de 2025. A tabela fixa as datas de desembolso dos vencimentos de janeiro a dezembro, incluindo o décimo terceiro, na intenção de possibilitar o planejamento financeiro, garantindo segurança e previsibilidade para o orçamento doméstico dos mais de 270 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas das administrações direta e indireta.
Fonte:BN c/adaptações 25/01/2025

PR: Bebê sequestrada teve cabelo cortado, alisado e pintado, diz advogado


                                                    Imagem: Reprodução/Instagram/@pcproficial

O advogado da família da menina Eloah, Leonardo Mestre, disse que a criança teve os cabelos pintados, cortados e alisados para tentar dificultar a identificação. A menina havia sido sequestrada na quinta-feira (23) e foi devolvida à família na noite desta sexta-feira (24).

 

Menina tinha cabelo cacheado. Segundo Leonardo Mestre, a criança foi encontrada com os cabelos modificados em uma tentativa de evitar que ela fosse reconhecida. A menina passou por atendimento médico após ser localizada e o quadro clínico geral dela é bom.
 

Família aguarda informações oficiais. Os parentes da criança ficaram sabendo que ela foi localizada pelas autoridades policiais ontem à noite pela TV, de acordo com o advogado Leonardo Mestre. Na manhã deste sábado (25), as polícias do Paraná marcaram uma entrevista coletiva para prestar esclarecimentos sobre o caso.
 

A menina foi achada na noite de ontem, segundo o secretário da Segurança Pública do Paraná. O coronel Hudson Leôncio Teixeira disse que a pessoa que sequestrou a menina foi presa. "É um momento de felicidade e orgulho dos policiais que servem as nossas polícias. Eles que localizaram o veículo [usado no sequestro], fizeram o monitoramento e rastreio de todas as câmeras da região", acrescentou Teixeira.
 

ENTENDA O CASO
 

Mãe da menina denunciou que foi dopada por uma mulher que fingiu ser agente de saúde e teve a filha sequestrada na quinta-feira (23). A suspeita teria dito que a criança precisava passar por um exame médico ou ela seria levada pelo Conselho Tutelar. O caso aconteceu no bairro Parolin, na periferia da capital.
 

A suposta agente teria instruído a mãe a colocar a menina em uma cadeirinha em um carro. Em seguida, deu uma bebida para que Erica tomasse, alegando que era "uma proteína". No momento em que a mãe foi ajeitar a cadeirinha, a mulher acelerou o carro e fugiu. "Um pouco depois eu comecei a sentir tontura, parecia que eu ia desmaiar", relatou a genitora.
 

Suspeita estava de máscara e óculos, informou a mãe. Uma pasta com documentos dela também foi deixada dentro do veículo da suposta sequestradora, relatou a genitora ao canal de TV RICTV.
 

Criança chegou a ser incluída em sistema de alerta para pessoas desaparecidas, informou a Polícia Civil. À reportagem, a corporação disse que a criança foi inserida no Alerta Amber, da Meta, que avisa nas redes sociais sobre as buscas pela criança a pessoas em um raio de até 160 quilômetros do ponto de desaparecimento.


Fonte: Por Isabela Aleixo | Folhapress -25/01/2025

Salvador: Confira a ordem de apresentações do Festival de Verão 2025

                                            foto:reprodução/TV Bahia

Nos palcos Cais e Ponte, as apresentações começarão às 16h20 e 15h30 no sábado e no domingo, respectivamente. Confira a ordem dos shows:

🗓️ Sábado (25)

  • Pitty convida Melly (Palco Cais)
  • Ana Castela convida Xamã (Palco Ponte)
  • Só Pra Contrariar convida Alcione (Palco Cais)
  • Bell Marques (Palco Ponte)
  • Natiruts (Palco Cais)
  • Alok (Palco Ponte)
  • Daniela Mercury e Timbalada (Palco Cais)

🗓️ Domingo (26)

  • Parangolé (Palco Cais)
  • Jão convida Gustavo Mioto (Palco Ponte)
  • BaianaSystem convida Marcelo D2 e BNegão (Palco Cais)
  • Léo Santana (Palco Ponte)
  • Ivete Sangalo (Palco Cais)
  • Luiz Caldas & Saulo (Palco Ponte)
  • Ludmilla (Palco Cais)
  • Sambaiana convida Diogo Nogueira (Palco Ponte)
  • Pedro Sampaio (Palco Ponte)


Fonte:G1/Bahia c/adaptações 25/01/2025

Porque do silêncio do presidente do PL após o “escorregão” do governador de SC

 

                                                Foto:reprodução


Um dos indiciados pela Polícia Federal no chamado inquérito do golpe, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, foi orientado por advogados a evitar entrevistas e conversas informais com a imprensa.

A orientação coincide com uma entrevista dada pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), em 13 de janeiro, na qual ele disse que Valdemar e Jair Bolsonaro “conversam com frequência“.

A fala foi classificada como uma “escorregada” pelo ex-presidente da República, que está impedido de falar com Valdemar por ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Por conta da orientação dos advogados, Valdemar não comentou publicamente até agora a treta entre Bolsonaro e o Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) por conta da eleição ao comando do Senado.

O ex-presidente criticou publicamente Pontes, que é ex-ministro de Bolsonaro, por se lançar candidato à presidência do Senado, mesmo após o PL decidir apoiar Davi Alcolumbre (União-AP) na disputa.

Fonte: IGOR GADELHA/METRÓPOLES 25/01/2025

Economia: Governo estuda reduzir imposto de importação de alimentos para diminuir preços, diz Rui Costa

Ministro Rui Costa Foto:reprodução

                                           
                                           

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, apontou que o governo estuda a possibilidade de reduzir o imposto de importação de alimentos que estiverem mais baratos no exterior que no Brasil. A ação visa facilitar a importação desses alimentos para contribuir para aumentar a oferta do produto, causando a queda do preço.

 

"Não tem explicação para [o preço interno] estar acima. Todo produto que o preço externo estiver menor que o interno, vamos atuar. O preço se forma no mercado. Se tornarmos mais barata a importação, vamos ter atores do mercado importando. E vão ajudar a abaixar o preço do produto interno", disse.

 

Na mesma oportunidade, o ministro declarou que não pretende adotar nenhuma medida fora do padrão para reduzir os preços dos alimentos. "Quero reafirmar taxativamente: nenhuma medida heterodoxa será adotada. Não haverá congelamento de preços, tabelamento, fiscalização. Ele até brincou: não terá fiscal do Lula nos supermercados, nas feiras. Não terá rede estatal de supermercados, de lojas. Isso sequer foi apresentado nesta ou em qualquer outra reunião", defendeu o ministro.

 

Na ocasião, o ministro Rui Costa ainda falou de mudar hábitos de consumo. Ele citou o exemplo da laranja, que teve queda na produção tanto nos Estados Unidos como internamente.

 

"A laranja, vários jornalistas econômicos fizeram matéria, já reportando a diminuição drástica de produção nos Estados Unidos, que é um dos maiores produtores do mundo, em função de doenças na plantação. Também tivemos redução aqui, em São Paulo também, por conta de doenças", mencionou.

 

Segundo o líder da pasta, o aumento no custo da comida dos brasileiros é resultado de "um cenário que não tem a ver com a economia brasileira, tem a ver com os preços internacionais dessas commodities".

 

A fala do ministro ocorre após reunião com presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto. Lula convocou ministros da área para debater possíveis ações governamentais que possam contribuir com a queda no preço dos alimentos e bebidas no país.


Fonte: FOLHAPRESS - 25/01/2025

Acordo encerra disputa que afastou Ednaldo de presidência da CBF

foto:reprodução


Chegou ao fim, nesta sexta-feira (24/1), a disputa que afastou do cargo o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues.

Em acordo apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF), todos os autores dos recursos usados no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) para afastar Ednaldo reconheceram a legalidade das assembleias realizadas em 2022, que resultaram na escolha do atual presidente da instituição.

O acordo também prevê o encerramento de todos os litígios relativos à legalidade das assembleias que resultaram na eleição de Ednaldo. O resultado prático disso deve ser a permanência de Ednaldo no cargo, já que com o acordo não há mais ninguém que questione a legalidade da assembleia que o elegeu para presidência da CBF.

O documento é assinado pelos ex-vice-presidentes da Confederação Brasileira de Futebol Rogério Caboclo, Fernando Sarney, Antônio Carlos Nunes, Gustavo Feijó e Castellar Guimarães Neto e pela Federação Mineira de Futebol.

“As partes reconhecem, independentemente do desfecho ou andamento de qualquer ação judicial em curso, a (i) legalidade da Assembleia Geral Administrativa da Confederação Brasileira de Futebol realizada em 07 de março de 2022 e; a (ii) a legalidade da Assembleia Geral Eleitoral da Confederação Brasileira de Futebol realizada em 23 de março de 2022. As Partes reconhecem que as referidas Assembleias atendem integralmente a toda a legislação brasileira aplicável, bem como às previsões dos Estatutos da FIFA e da CBF”, afirma o documento.

O acordo trata somente do caso da CBF e não afeta a análise pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do processo que discute de forma mais ampla a constitucionalidade da competência do Ministério Público para atuação no campo desportivo. O processo deve continuar a ser julgado nesse semestre.

Entenda o caso


O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) moveu, em 2017, uma ação contra a CBF por entender que o estatuto da entidade desrespeitava a Lei Pelé por não proporcionar a participação adequada dos clubes de futebol no processo eleitoral. Durante o processo, o então presidente da Confederação, Rogério Caboclo, foi afastado do cargo por denúncias de assédio sexual.

Ednaldo Rodrigues, que era vice-presidente à época, assumiu como interino e negociou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MP-RJ. O estatuto da CBF foi alterado, outro pleito foi marcado, e o próprio Ednaldo acabou eleito presidente da entidade.

Fonte:METRÓPOLES - 25/01/2025

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Brasil: Vice-presidente Alckmin diz que governo dará todo o apoio aos brasileiros deportados dos EUA


                                        Foto:Cadu Gomes/VPR


O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta sexta-feira (24/1) que o governo federal dará todo o apoio aos cidadãos deportados.

A declaração ocorre logo após o presidente dos Estados Unidos (EUA), o republicano Donald Trump, anunciar medidas para deportar pessoas em situação ilegal ou irregular do território norte-americano.

Entenda a situação dos brasileiros deportados:

  • O primeiro voo de brasileiros expulsos dos Estados Unidos chega ao Brasil nesta sexta-feira. A previsão é de que a aeronave pousará no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, Minas Gerais.
  • Ao Metrópoles fontes do Itamaraty confirmaram que 88 brasileiros foram deportados dos EUA.
  • O Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) faz o transporte dos cidadãos brasileiros.
  • O último avião com deportados pousou em 10 de janeiro no Brasil, com 100 pessoas a bordo. A deportação ocorreu ainda sob a presidência do democrata Joe Biden, que não conseguiu se reeleger à Casa Branca.

Como mostrado pelo Metrópoleso primeiro voo de brasileiros deportados dos Estados Unidos durante o novo mandato de Donald Trump chega ao Brasil nesta sexta-feira. O avião deve aterrissar em Confins (MG).

“O governo dará todo o apoio [aos deportados]. Agora, é importante trabalharmos no sentido de estabelecer regras para a questão migratória, que hoje afeta o mundo inteiro”, afirmou Alckmin, após evento na União Geral dos Trabalhadores (UGT), em São Paulo.

O vice-presidente ressaltou que a “questão migratória hoje é uma questão mundial”. “Um mundo mais rico e mais desigual tem aumento de questão migratória”, explicou Alckmin.

Fonte: 


Economia: Dólar poderia estar em até R$ 5,50 e está perto de R$ 6 por barulho interno, diz economista-chefe do BTG

                                            imagem:reprodução

 O economista-chefe do BTG Pactual, Mansueto Almeida, disse nesta sexta-feira, 24, que a cotação do dólar está ao redor dos R$ 6 devido ao “barulho interno”. Na avaliação dele, ela poderia estar entre R$ 5,40 e R$ 5,50.

Em palestra a empresários na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Mansueto frisou que a perda de 30% no valor da moeda brasileira ao longo do ano passado a fez ter um dos piores desempenhos do mundo, à frente de países como Venezuela e Líbano.

Um dos fatores que contribuíram para este movimento, argumentou, foi a fuga de capitais do Brasil ante as incertezas fiscais. Mas, para o economista-chefe do BTG, a saída de US$ 50 bilhões da B3 não vai se repetir em 2025. “Quem tinha de sair, já saiu”, afirmou.

Cenário de Brasil não é ruim

O economista-chefe do BTG Pactual disse ainda que o Brasil terá de lidar com a urgência do ajuste fiscal para controlar as contas e restabelecer a confiança na política econômica. Mas rechaçou a tese de que o cenário econômico é ruim, mesmo com a desaceleração do crescimento. “Nos últimos dois anos, o Brasil cresceu 3,2% e 3,5%. Esse ano e no próximo, o crescimento deve ficar entre 1,5% e 2%. É um crescimento menor? Sim. É recessão? Não é recessão”, afirmou.

E resumiu: “Não estamos naquele cenário de 2015, 2016. A Petrobras está funcionando. Não teve represamento de preço dos combustíveis. O setor de energia segue fazendo investimentos. O desemprego está baixo. O trabalhador teve aumento da renda real. Então o consumo vai crescer, só que crescerá a metade do que foi visto nos últimos dois anos.”

Segundo Mansueto, esse crescimento abaixo do real potencial da economia, que se mostra “resiliente”, está diretamente associado aos juros altos. Há um ano, lembrou, analistas esperavam que a Selic pudesse encerrar o atual mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 8%, previsão agora ajustada para a casa dos 12%.

Para o economista, embora o consumo vá seguir numa crescente, alguns setores, que dependem mais de financiamento, como o de bens duráveis e imóveis, vão “sofrer mais”.

Da mesma forma, empresas muito alavancadas terão de reduzir endividamento, para conter despesas financeiras, o que deve levar a um ajuste natural do crescimento econômico a taxas menores. Isso, repetiu algumas vezes, seria resolvido por sinais mais claros sobre a redução das despesas públicas.

Nesse contexto, Mansueto prevê uma redução da taxa de investimento da economia, hoje em 17% e já considerada baixa.


FONTE: ISTOÉDINHEIRO/REPRODUÇÃO - 24/01/2025

MG: Jovem de Jequié morre carbonizado após carreta tombar na BR-251

                                            Foto:reprodução

Um jovem de 23 anos, natural de Jequié, morreu em um trágico acidente na BR-251, no interior de Minas Gerais, na manhã desta sexta-feira (24). Tailan Zanon conduzia uma carreta carregada com etanol que tombou e pegou fogo, causando a sua morte. Seu corpo foi encontrado carbonizado.

 

Segundo informações do Blog do Marcos Frahm, parceiro do Bahia Notícias, acidente na altura do KM 349 da rodovia. As causas do acidente continuam sendo investigadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Devido à gravidade do acidente, a rodovia precisou ser interditada para os trabalhos de resgate e remoção do veículo.

 

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a extensão dos danos causados pelo incêndio. Veja o local do acidente: 

 

 

Tailan era bastante conhecido em Jequié e sua morte causou grande comoção na cidade, afinal ele costumava gravar vídeos para as redes sociais sobre a rotina de dirigir na estrada. O corpo do jovem será transladado para Jequié, onde será velado e sepultado. 


Fonte: BN/REPRODUÇÃO - 24/01/2025

EUA: Governo Trump pode processar médico que se tornou símbolo da luta contra a pandemia da Covid-19

 

            Governo Trump pode processar médico que se tornou símbolo da luta contra a pandemia nos EUA -© AFP/File

Ele foi consultor científico e médico de seis presidentes dos EUA antes de Joe Biden. Seus quatro anos com Donald Trump foram um "longo pesadelo", especialmente com o avanço da Covid-19 nos EUA. Anthony Fauci, o "Dr. Covid", que liderou a luta contra o vírus e as teorias conspiracionistas de apoiadores de Trump, pode agora se tornar o novo alvo do presidente norte-americano.

O Dr. Anthony Fauci, conhecido como "Dr. Covid" nos Estados Unidos, tem um currículo impressionante: ele foi diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos por 40 anos. Além disso, desde 1984, ele atuou como conselheiro especial de sete presidentes norte-americanos: Ronald Reagan, George H.W. Bush, Bill Clinton, George W. Bush, Barack Obama, Donald Trump e Joe Biden.

Dizer que Fauci acumula experiência seria pouco. Sua trajetória é marcada por décadas de atuação tanto na formulação de políticas públicas de saúde quanto na condução de experimentos e estudos médicos de ponta.

"Pesadelo"

Os quatro anos de "pesadelo" ao lado de Donald Trump foram relatados por Anthony Fauci ao jornal The New York Times em 25 de janeiro de 2021, quando o infectologista também compartilhou o alívio de trabalhar com Joe Biden, que prometeu uma mobilização no estilo "tempos de guerra" contra a Covid-19 e se comprometeu a dar voz aos cientistas com total transparência.

Uma verdadeira "mudança de paradigma", segundo o médico. Ao contrário de Donald Trump, Anthony Fauci sempre se esforçou para dizer – de forma calma e fundamentada – a verdade ao país, uma postura que lhe rendeu tanto a confiança de milhões de norte-americanos, quanto a rejeição de uma boa parte dos apoiadores do ex-presidente republicano, que não perdoam sua oposição às declarações e decisões de Trump.

Entre os que criticaram a política de confinamento de Fauci está o excêntrico Robert F. Kennedy Jr., conhecido como “RFK Jr”, que retirou sua candidatura à presidência em favor de Donald Trump em troca do cargo de Secretário de Saúde. Ele quer colocar suas ideias em prática, e o novo presidente já disse que lhe dará bastante espaço de manobra, segundo informações de Guillaume Naudin, correspondente da RFI em Washington.

RFK Jr. afirma que não é contra a vacinação e, de fato, seus próprios filhos são vacinados, mas que é contra a vacinação obrigatória. Mas ele pretende revisar a eficácia das vacinas e a lista de vacinas obrigatórias para crianças. 

Revanche?

Há também decisões que exalam um forte cheiro de vingança, como a decisão de Donald Trump de deixar a Organização Mundial da Saúde (OMS), que incentivou fortemente a vacinação durante a pandemia. A colaboração entre os Estados Unidos e a OMS permitiu que as vacinas fossem distribuídas mais amplamente em todo o mundo.

E parte do clã Trump não escondeu seu desejo de tomar medidas legais contra o Dr. Anthony Fauci, conselheiro presidencial durante a pandemia que estava no centro das políticas de vacinação e contenção.

Essas ameaças são tão reais que, nas últimas horas de seu mandato, Joe Biden concedeu a ele um perdão preventivo para imunizá-lo de processos judiciais. Um gesto muito raro e incomum, mas ainda nos perguntamos se ele se manterá após qualquer contestação legal, segundo informações do correspondente da RFI em Washington.


Fonte: RFI -24/01/2025 18h:17