• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 1 de julho de 2023

Bahia: Programa Mais Futuro abre inscrições para as 4 Universidades Estaduais

                                     Prédio principal do Campus XVI-Irecê -foto: Hilma Souza


O Programa Mais Futuro está com inscrições abertas, até o dia 25 de agosto, para requerimento de auxílio permanência de estudantes do ensino superior, regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial.

O projeto beneficia estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial nas quatro universidades estaduais (UNEB, UESC, UEFS e UESB). Os interessados devem acessar o

 Portal da Educação da Bahia para realizar inscrição 

 (confira edital completo).

O novo edital, publicado nesta sexta-feira (30), no Diário Oficial do Estado, é uma resposta à solicitação dos estudantes e de suas respectivas lideranças acadêmicas. A expectativa para este ano é de aumento do número de inscrições, dentro de uma estimativa de cerca de seis mil novos estudantes das universidades estaduais, considerando as matrículas do primeiro e segundo semestres letivos do ano em curso.

Através do programa Mais Futuro, o estudante que mora a até 100 km do campus de matrícula recebe um auxílio permanência no valor de R$ 300, ao longo de 11 meses, e é enquadrado no Perfil Básico. Já o aluno que reside a uma distância superior a 100 km do campus de matrícula e precisou mudar de domicílio para frequentar o curso faz parte do Perfil Moradia e recebe o valor de R$ 600, por 12 meses.

Atualmente, o programa atende a 8.655 estudantes ativos das quatro universidades estaduais, tendo como critério para participação,  que eles não tenham concluído nenhum outro curso de nível superior e estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada no CadÚnico. 



Fonte: Site UNEB - c/adaptações 01/07/2023

sexta-feira, 30 de junho de 2023

Sistema Eleitoral: Moraes fez uma lista de mentiras do ex-presidente Bolsonaro ao votar pela sua inelegibilidade

                                             dia 30/06/2023 Plenário do TSE (crédito: Alejandro Zambrana/Secom/TSE)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, listou uma série de mentiras do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao votar por sua inelegibilidade por oito anos, nesta sexta-feira (30/6).

O magistrado levou uma espécie de fichário com a transcrição das falas do ex-presidente da República durante a reunião de julho de 2022 com embaixadores no Palácio da Alvorada. Para Moraes, Bolsonaro promoveu um “encadeamento de mentiras”.

"Encadeamento de mentiras, notícias fraudulentas. (...) Uma série de informações mentirosas, com qual objetivo? O objetivo é simplesmente desopilar? Uma produção cinematográfica com a TV Brasil para imediatamente, em tempo real, até as eleições, as redes sociais bombardearem os eleitores com essa desinformação, com sentido de angariar mais votos, mais eleitores", disse.

Alexandre de Moraes lembrou das falas de Bolsonaro, principalmente de uma suposta denúncia de que as eleições de 2014 foram fraudadas por hackers e de conhecimento do TSE. "Mentira! Todos sabemos, primeiro, que as urnas são off-line e não on-line. Tudo querendo insinuar fraude", continuou, também citando que o ex-presidente dizia que o código-fonte não era divulgado. "Ficou um ano disponível. Outra mentira", disse.

Durante seu voto, Moraes também lembrou que Bolsonaro acusava o TSE de conspirar contra sua reeleição, parafraseando o ex-presidente: “'Tudo o que eu falo aqui é conclusão da Polícia Federal ou informações do TSE'. Mentira. 'Não é um sistema confiável porque não é auditável'. Mentira. Uma série de informações mentirosas, notícias fraudulentas. Objetivo foi simplesmente desopilar? Presidente acordou nervoso, quis desopilar, e aí vamos atacar o sistema?", destacou o ministro.

Moraes então afirmou que não é liberdade de expressão atacar a credibilidade do sistema eleitoral, o que seria uma conduta vedada, não havendo dúvidas que Bolsonaro “atentou contra a Justiça Eleitoral”.

“Não há nada de liberdade de expressão. O presidente, que ganhou as eleições de 2018, diz que há fraude. Ataca a Justiça Eleitoral que o elege há 40 anos. Isso não é liberdade de expressão. É conduta vedada. Utilizando dinheiro público, estrutura púbica, é abuso de poder", disse Moraes.

Fonte: Correio Braziliense - 30/06/2023

Em BH: “Tomei uma facada nas costas”, diz Bolsonaro após ficar inelegível


                                            foto:reprodução/CNN

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se pronunciou, nesta sexta-feira (30/6), pela primeira vez após ter se tornado inelegível pelos próximos oito anos. A decisão foi confirmada em julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo placar de cinco votos pela inelegibilidade contra dois contra.

Há pouco tempo, levei uma facada na barriga. E hoje tomei uma facada nas costas com a inelegibilidade e abuso de poder político“, afirmou Bolsonaro à imprensa, em um restaurante em Belo Horizonte.

O ex-mandatário foi condenado pelos ataques que fez ao sistema eleitoral brasileiro durante reunião com embaixadores, em julho de 2022. O TSE entendeu que houve abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Com a decisão, o ex-mandatário da República e o ex-vice-candidato estão impedidos de concorrer às eleições de 2024, 2026, 2028 e 2030.

Bolsonaro está em Belo Horizonte (MG) nesta manhã, para participar do velório do ex-ministro da agricultura Alysson Paolinelli. Em seguida, o ex-presidente retorna a Brasília.

Fonte: Metropoles c/adaptações 30/06/2023

Mundo: Bolsonaro inelegível repercute pelo mundo

O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro fala com a imprensa ao deixar o Senado Federal em Brasília em 21 de junho de 2023 - MATEUS BONOMI/ESTADÃO CONTEÚDO
O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro fala com a imprensa ao deixar o Senado Federal em Brasília em 21 de junho de 2023 - Imagem: MATEUS BONOMI/ESTADÃO CONTEÚDO


CONFIRA A REPORTAGEM DO SITE UOL DE HOJE(30) NO LINK ABAIXO:


https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/06/30/jair-bolsonaro-inelegivel-repercussao-internacional.htm

5X2: TSE torna Bolsonaro inelegível por oito anos

(Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE)

                                                momento da leitura final do resultado do julgamento - vídeo: Uol/Youtube 30/06/2023

247 - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta sexta-feira (30) condenar Jair Bolsonaro (PL) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. O ex-mandatário está agora inelegível por oito anos e, portanto, não poderá voltar a disputar eleições até 2030.

Bolsonaro foi condenado por conta da reunião convocada por ele, enquanto presidente, com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada, em julho de 2022. Na ocasião, foram disseminadas informações falsas sobre o sistema de votação brasileiro e as urnas eletrônicas. Tudo foi transmitido pela TV Brasil.

Em seu voto, o relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, destacou a gravidade das acusações contra Bolsonaro, que, de acordo com Gonçalves, se valeu do cargo e da estrutura da Presidência para disseminar notícias falsas, atacar o TSE, mobilizar seus apoiadores e promover sua candidatura à reeleição. 

O ministro afirmou que Bolsonaro propagou "mentiras atrozes" sobre o TSE, fez ameaças veladas e utilizou as Forças Armadas como instrumento para atacar o tribunal, caracterizando um comportamento que ele classificou como um "flerte perigoso com o golpismo".

Para Gonçalves, as provas apresentadas durante o processo deixaram clara e convincente a culpa de Bolsonaro. Por isso, o ministro votou pela condenação - ele isentou o então candidato a vice-presidente da chapa de Bolsonaro, general Walter Braga Netto, de qualquer responsabilidade.

O voto do relator foi acompanhado pelos ministros: Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes. Raul Araújo e Nunes Marques divergiram.

Fonte: BRASIL 247 

Inscrições para o ProUni do 2º semestre se enceram nesta sexta-feira(30:

 

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) terminam nesta sexta-feira (30). Os interessados em participar do processo seletivo do segundo semestre de 2023 devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.           

Para se inscrever no programa, o candidato precisa ter participado da edição de 2021 ou de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido pontuação igual ou superior a 450 pontos na média das notas. 

Além disso, é necessário que não tenha zerado a nota da redação e que não tenha participado do Enem na condição de treineiro – quando o aluno faz a prova antes de concluir o ensino médio, apenas para se autoavaliar. 

Fonte: Ag. Brasil c/adaptações

STF: Tese da legítima defesa da honra é inconstitucional, afirma Dias Toffoli

Dias Toffoli disse que legítima defesa da honra estimula a violência de gênero

A tese da legítima defesa da honra, ainda usada por acusados de feminicídio, não é, tecnicamente, legítima defesa. Portanto, não exclui a ilicitude do ato. Além disso, tal argumento viola os princípios constitucionais da dignidade humana, da proteção à vida e da igualdade de gênero, estimulando a violência contra mulheres.

Esse foi o entendimento apresentado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli, relator da ação, ao votar nesta quinta-feira (29/6) pela inconstitucionalidade do uso da tese da legítima defesa da honra em casos de feminicídio nas fases pré-processual ou processual penais, bem como no julgamento perante o Tribunal do Júri, sob pena de nulidade do ato e do julgamento. A análise da ação será retomada na sessão extraordinária desta sexta-feira (30/6).

A tese admite que uma pessoa (normalmente um homem) mate outra (normalmente uma mulher) para proteger sua honra, em razão de uma traição em relação amorosa.

Em 2021, Dias Toffoli concedeu liminar para suspender o uso do argumento. A decisão foi referendada pelo Plenário do Supremo.

No mérito, Toffoli apontou que a tese não se enquadra na legítima defesa estabelecida pelo artigo 25 do Código Penal: "Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem".

O relator destacou que quem usa violência contra a mulher para reprimir um adultério não está protegido por essa excludente de ilicitude. Afinal, essa pessoa não está se defendendo de uma agressão injusta, mas atacando uma mulher "de forma desproporcional, covarde e criminosa", segundo o ministro.

Ele também ressaltou que a honra é um atributo personalíssimo, que não pode ser abalada em virtude de ato atribuído a terceiro. E quem tiver sua honra lesada pode buscar compensação por outros meios, como ações cíveis, disse Toffoli.

"A legítima defesa da honra é recurso retórico odioso, desumano e cruel, usado por acusados de feminicídio para imputar às vítimas a causa de suas próprias mortes ou lesões, contribuindo para a perpetuação da cultura de violência contra as mulheres no país", declarou o magistrado.

De acordo com ele, a tese contraria os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da proteção à vida e da igualdade de gênero. E estimula a violência de gênero, afirmou o ministro, citando que 50.056 mulheres foram assassinadas no Brasil entre 2009 e 2019, conforme levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O relator também afirmou que nenhum ator do sistema de Justiça pode usar a tese de legítima defesa da honra ou qualquer argumento que induza a ela, em nenhuma fase do processo, sob pena de nulidade. E a defesa não pode se beneficiar de sua própria torpeza e empregar o argumento para a invalidação da ação.

Toffoli ainda reforçou sua posição contra o Tribunal do Júri, argumentando que a tese da legítima defesa da honra não seria aceita por juízes togados. Por entender que não se trata de cláusula pétrea, ele conclamou deputadas e senadoras a propor emenda constitucional para extinguir o mecanismo. Cabe ao Tribunal do Júri, composto por jurados convocados entre a população, julgar acusados de crimes dolosos contra a vida.

ADPF 779

Fonte:CONJUR - 30/06/2023

Magno Malta diz que povo nordestino nem sabe o que é comunismo e socialismo

                                            foto:reprodução/Magno Malta

O senador Magno Malta (PL-ES) afirmou nesta quinta-feira (29), durante o Foro do Brasil, que a população do Nordeste não sabe o que é comunismo e socialismo. Malta disse também que os eleitores dos Estados da região foram “laçados” pelo programa de assistência social Bolsa Família.

“O Nordeste, Bolsonaro, o Nordeste não é comunista, não é socialista, esse povo não sabe nem o que que é isso”, disse.

“O Nordeste é Padre Ciço Romão, é Frei Damião, é Assembleia de Deus, o Nordeste é Igreja Batista, é Igreja Católica, é o padroeiro da vaquejada. O problema é que eles precisam entender que eles foram laçados pelo Bolsa Família”, encerrou.

Veja o vídeo abaixo no twitter do Estadão:

https://twitter.com/i/status/1674579321170567168


Fonte:Revista Fórum - 30/06/2023

  • VÍDEO – Bolsonarista Magno Malta, sobre caso de Vini Jr: "Quem defende o macaco?"

DF: BRB demite pedófilo que sequestrou e estuprou menina de 12 anos

                                            foto:reprodução

O presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, disse, nesta quinta-feira (29/6), que o servidor preso por sequestrar e estuprar criança de 12 anos será demitido imediatamente.

“Tomamos conhecimento dos fatos hoje. Não vamos tolerar nenhum tipo de assédio, em especial o sexual e contra menor de idade. Vamos encerrar o vínculo empregatício dele com a instituição financeira imediatamente”, afirmou o presidente do BRB à coluna Grande Angular.

Daniel Moraes Bittar (foto em destaque), 42 anos, atuava como analista de TI do BRB desde 2015. Ele foi preso, na noite dessa quarta-feira (28/9), após sequestrar uma criança de 12 anos, abusar sexualmente dela e mantê-la como refém em seu apartamento, na Asa Norte.

A coluna apurou que Bittar estava lotado, desde 2015, no Núcleo de Sistemas Externos (Nuext) do BRB. Ele trabalhava das 12h às 18h. O último dia em que compareceu ao serviço foi na quinta-feira (22/6). Na sexta-feira (23/6), ele estava de abono.

Entre segunda (26/6) e essa quarta-feira (28/6), ele não foi ao trabalho e justificou a falta por “necessidade de acompanhamento de saúde da mãe”.

Bittar passou em concurso público e foi nomeado para o cargo em 2015. Depois da prisão, foi afastado preventivamente, mas o presidente do BRB decidiu demiti-lo por justa causa de forma imediata, diante do fato de não haver dúvidas sobre a autoria do grave crime e em razão da vasta materialidade do delito. Também considerou o dever de defesa dos princípios e valores constitucionais da administração pública.

A criança estava a caminho da escola, por volta das 12h30, quando foi abordada por Bittar. Ele dirigia um Ford EcoSport preto e obrigou a menina a entrar no carro dele. A comparsa do criminoso também estava no veículo. Fonte: Coluna Grande Angular do Metropoles 30/06/2023.









quinta-feira, 29 de junho de 2023

TSE terá a primeira ministra negra, após nomeação de Lula

 

foto:reprodução


O presidente Lula (PT) escolheu a advogada Edilene Lôbo como a nova ministra substituta do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O anúncio foi realizado pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente da Corte Eleitoral, durante a abertura da segunda sessão plenária que analisa o processo que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por oito anos.

Edilene é doutora em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Leciona como professora do curso de Direito na Universidade de Itaúna, na região Central de Minas. 

A nova ministra também atua como docente convidada da pós-graduação em Direito Eleitoral da PUC Minas Virtual e é autora de livros e diversos artigos jurídicos. A advogado tem experiência nas áreas de Direito Processual Civil, Penal e Eleitoral; e Direito Administrativo, Eleitoral e Constitucional.

Fonte: O Estado de Minas/Uol



CENSO 2022: CONFIRA A POPULAÇÃO DOS MUNICIPIOS DA REGIÃO DE IRECÊ


imagem:reprodução

O IBGE divulgou ontem(28) os números do Censo de 2022 realizado no país. O Estado da Bahia tem uma população de 14.136.417, o que representa um aumento de 0,85%, quando comparado ao censo de 2010.

Na região de Irecê, composta por 19 municípios, residem 401.155  habitantes, segundo o censo, tendo um acréscimo de 11.190 com relação a 2010.

Das 19 cidades,11 apresentaram crescimento, e em 08 houve um recuo no número de habitantes, segundo o instituto.

                                    Av. Adolfo Moitinho, sentido rodoviária-centro -foto:Blog Fique Informado

A cidade de Irecê, teve um crescimento de 12,69%, e ocupa agora, a 23ª colocação no Estado, a 99ª no Nordeste  e a 437ª colocação no Brasil.

CONFIRA ABAIXO TODA A REGIÃO: 

AMÉRICA DOURADA

  • 2010 - 15.810
  • 2022-  15.137 
  • + ou -     -4,26%


BARRA DO MENDES


  • 2010 - 13.233
  • 2022-  13.836
  • + ou -    +4,56%

BARRO ALTO

  • 2010 - 13.444
  • 2022-  13.453 
  • + ou -     +0,07%


CAFARNAUM


  • 2010 - 17.324
  • 2022-  17.466 
  • + ou -   +0,82%
  • : 
CANARANA

  • 2010 - 24.195
  • 2022-  24.206
  • + ou -     +0,05%

CENTRAL


  • 2010 - 16.789
  • 2022-  16.348 
  • + ou -     -2,63%


GENTIO DO OURO


  • 2010 - 10.755
  • 2022-  10.884 
  • + ou -     1,2%


IBIPEBA


  • 2010 - 16.798
  • 2022-  16.603 
  • + ou -     -1,16%


IBITITÁ


  • 2010 - 17.103
  • 2022-  16.969
  • + ou -     -0,78%

ITAGUAÇU DA BAHIA


  • 2010 - 13.041
  • 2022-  12.311 
  • + ou -     -5,6%

  • IRECÊ

  • 2010 - 66.117
  • 2022-  74.507
  • + ou -     + 12,69%

JOÃO DOURADO


  • 2010 - 22.609
  • 2022-  24.854
  • + ou -     +9,93%

JUSSARA


  • 2010 - 15.194
  • 2022-  16.354
  • + ou -     +7,63%


LAPÃO


  • 2010 - 26.178
  • 2022-  25.739
  • + ou -     -1,68%

MULUNGU DO MORRO


  • 2010 -    9.534
  • 2022-  10.569 
  • + ou -     +10,86%


PRESIDENTE DUTRA


  • 2010 - 14.643
  • 2022-  15.130 
  • + ou -     +3,33%

SÃO GABRIEL


  • 2010 - 18.456
  • 2022-  18.600
  • + ou -     +0,78%

UIBAÍ


  • 2010 - 13.578
  • 2022-  13.432 
  • + ou -     -1,08%


XIQUE-XIQUE


  • 2010 - 45.164
  • 2022-  44.757
  • + ou -     -0,09%