• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 3 de dezembro de 2016

Despedida: Família decide sepultar corpo de Ananias em Salvador

Resultado de imagem para Ananias no Bahia
Ananias foi revelado pelo  Bahia -foto:reprodução
Resultado de imagem para Ananias fez o gol contra o san lorenzo na argentina
O último gol de Ananias marcado contra o San Lorenzo na Argentina pela Sul -Americana- no empate de 1x1 -foto:reprodução


Após o velório coletivo das vítimas do acidente aéreo com o voo da Chapecoense neste sábado, 3, os corpos seguem para o sepultamento em diversos estados. Dezesseis serão enterrados em Chapecó. Os demais seguem para as cidades natal ou municípios onde as vítimas tinham forte relação.

É o caso do corpo do meia-atacante Ananias, que, apesar de ter nascido em São Luís, no Maranhão, tinha forte vínculo com a Bahia. Ele foi revelado no Bahia e jogou por muitos anos no tricolor, inclusive ajudando o clube na campanha de acesso à Série A em 2010.
Além disso, a mulher e o filho de Ananias vivem na capital baiana. Diante disso, a família dele decidiu enterrá-lo em Salvador nesta segunda, 5.

Já o corpo do baiano Sérgio Manoel Barbosa Santos, natural de Xique Xique, será enterrado em Itapevi, no interior de São Paulo. O velório vai acontecer no ginásio João Salvarani e o corpo será sepultado no cemitério Alphacampus, em jazigo cedido pela administração do espaço.Informações de atardeonline

Saúde e Cidadania é o novo livro do Dr. Claudio Lottenberg


A saúde do futuro
    

O livro aponta os desafios para a boa prática médica na era da tecnologia e é um dos contemplados no principal prêmio de literatura do País - foto:reprodução

É fácil se encantar com as maravilhas da tecnologia na área da saúde. Elas surgem com velocidade espantosa e prometem assistência de primeira linha mesmo nos casos mais difíceis. Mas como saber qual delas de fato fará diferença no tratamento e se, mesmo fazendo, qual vale a pena ser incorporada do ponto de vista econômico? Os caminhos para a resposta a esse que é um dos maiores desafios da área da saúde atualmente estão no livro ‘Saúde e cidadania – A tecnologia a serviço do paciente e não ao contrário’, escrito pelo médico Claudio Lottenberg, um dos mais renomados gestores em saúde do País e bastante conhecido por seu trabalho à frente da presidência do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. A obra acaba de ganhar o Prêmio Jabuti na categoria Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer. A premiação é a mais importante da literatura nacional.
14

Interpretação de dados

Em seu segundo livro, Lottenberg oferece um panorama substancial do estado da arte da medicina e suas implicações. É um dos primeiros autores a tratar com profundidade do fenômeno do Big Data, a capacidade de guardar, associar e interpretar o imenso número de informações disponíveis. “O Big Data nos dá a possibilidade de compartilharmos as informações como nunca fizemos antes”, diz o médico. De acordo com a obra, cerca de 700 mil publicações biomédicas são divulgadas anualmente e a literatura médica dobra de volume a cada nove anos. Portanto, são milhões de dados que precisam ser analisados, de preferência em conjunto, para que possam fornecer cenários mais claros, ajudando a guiar os médicos. Para tratar o câncer de mama, por exemplo, há mais de setenta remédios disponíveis e centenas de estudos apontando suas melhores indicações.
A interpretação dos dados é uma das chaves para o bom uso da tecnologia. Por meio do conhecimento, é possível designar com maior precisão quando vale a pena adotar um novo recurso, e para quem. Como afirma o médico, países do mundo todo procuram modelos sustentáveis de financiamento da saúde – questão urgente diante da realidade de verbas limitadas e exigências enormes.
Formado pela Escola Paulista de Medicina, mestre e doutor em Oftalmologia, Lottenberg também discorre sobre as habilidades que os médicos precisarão desenvolver nos próximos anos, como grande conhecimento em genética e o desenvolvimento de senso de liderança. No livro estão ainda contempladas discussões contemporâneas, entre elas a revolução trazida pelos aplicativos, sensores e aparelhos que monitoram a saúde e as transformações na relação entre os médicos e pacientes. É uma obra obrigatória para quem deseja se preparar para a medicina do futuro.
PONTOS DE DESTAQUE


Alguns dos temas inovadores abordados
> O fenômeno do Big Data, a capacidade de armazenar, combinar e interpretar enorme quantidade de informações;
> Como avaliar se vale a pena incorporar uma nova tecnologia;
> As novas oportunidades de mercado para os profissionais de saúde;
> Por que o paciente hoje tem mais poder sobre seu tratamento e de que maneira isso muda a relação com o médico;

fonte:Istoé edição online de 03/05/16/reprodução

Em Chapecó: Um dos dias mais triste para o Brasil


Caixões com as vítimas de do acidente aéreo na Colômbia, chegam à Chapecó-SC
foto:Alexandre Salvador/Veja/reprodução
Arena Condá recebe corpos de vítimas sob gritos de ‘O campeão voltou’
foto:reprodução/TV Globo

Chapecó amanheceu em seu luto mais profundo, neste sábado(3), dia do velório coletivo dos jogadores, comissão técnica e dirigentes da Chapecoense, mortos na madrugada de terça-feira, na queda do avião que os levava a Medellín, para a decisão da Copa Sul-Americana. 
Chove. Muito. O céu também se apresentou em luto nessa manhã. Ainda assim, torcedores tomam as arquibancadas da Arena Condá, à espera da chegada dos caixões, que saíram sexta-feira de Medellín, em aviões da FAB. Michel Temer também virá. O presidente da República, que faria apenas uma homenagem às famílias das vítimas, em uma sala no aeroporto Serafim Enoss Bertaso, decidiu comparecer ao estádio. O público é longe dos 100 mil previstos, mas cerca de 5 mil pessoas já estão no Condá. 
Nas ruas próximas ao estádio, quatro telões aguardam aqueles que não puderem acessar ao estádio. Centenas de paramédicos, médicos e enfermeiros estão na Arena e nas redondezas, a fim de atender quem eventualmente passe mal, devido à comoção. 

Encorpada pela presença de outras torcidas, Atlético-PR, Cruzeiro, Bahia, Vitória, do Paysandu e, claro, do Atlético Nacional de Medellín, a torcida da Chapecoense entoa seus cânticos. Mas faz longas pausas. Não há clina para festa. 
A vigília segue no Condá. A dor também. 
SIGA AO VIVO PELA BAND, NO LINK ABAIXO:

fonte:Diário Catarinense c/adaptações

Chapecó: Velório terá agradecimentos à Colômbia e ao Atlético Nacional

Logo do Atlético Nacional ficará no gramado da Arena Condá
foto:reprodução Luiz Castro/Veja
As demonstrações de afeto do povo colombiano, especialmente por parte dos torcedores do Atlético Nacional de Medellín, foram muito valorizadas pelos moradores de Chapecó e também pelos organizadores do velório coletivo marcado para a manhã deste sábado na Arena Condá.
Durante a montagem das estruturas ocorrida na noite desta sexta-feira, foram vistos uma bandeira da Colômbia e um grande cartaz com o logo, em preto, do Atlético Nacional – que seria o adversário da equipe catarinense na final da Copa Sul-Americana e lotou o estádio Atanasio Girardot, na última quarta-feira, para homenagear os adversários mortos.
Preparativos para o velório dos jogadores da Chapecoense, na Arena Condá
Preparativos para o velório dos jogadores (Luiz Castro/VEJA.com/reprodução


Nas arquibancadas, também foram vistas bandeiras da Colômbia e mensagens de agradecimento ao país. A organização do evento, formada por muitos voluntários, também espalhou flores em volta de um símbolo gigante da Chapecoense.

fonte:Veja c/adaptações

Porta-voz de Temer liga para pai de jogador morto para explicar cerimônia


Osmar Machado, pai do zagueiro Filipe Machado (Foto: Reprodução SporTV)
foto:reprodução
O presidente Michel Temer solicitou que o porta-voz Alexandre Parola ligasse para Osmar Machado, pai do zagueiro Filipe Machado, morto no acidente aéreo da Chapecoense, na Colômbia, para "esclarecer" os procedimentos relativos ao velório coletivo que acontecerá neste sábado na cidade catarinense de Chapecó. Na manhã desta sexta-feira, Machado afirmou que não pretendia ir ao aeroporto e que o presidente Temer deveria "ter vergonha na cara" e ir até o velório na Arena Condá.
Na ligação, Parola explicou a Machado que os convites para que os familiares estejam no aeroporto não partiu da presidência da República e que os trâmites da cerimônia estão a cargo dos governos estadual e municipal. 
As declarações de Machado, em entrevista ao canal ESPN, gerou uma onda negativa pela ausência de Temer no velório coletivo, por receio de vaias e manifestações. Apesar disso, ainda não há definição da agenda do presidente na cidade catarinense. Segundo um auxiliar de Temer, como é de costume, o presidente "pode mudar de ideia" a depender do clima do local. 
Parola disse a Machado ainda que, mesmo que ele não queira participar da Cerimônia de Honras Fúnebres em homenagem às vítimas no aeroporto, seu filho - assim como todas as outras vítimas - receberá a Cruz e Medalha do Mérito Desportivo, conforme decreto publicado nesta sexta em edição extra do Diário Oficial da União.
VERGONHA - Ao dizer ao canal televisivo que não irá ao aeroporto, Machado disse que não arredaria um pé para cumprimentar o presidente. "A pessoa importante aqui somos nós e nossos filhos que morreram. Eu não arredo um pé para cumprimentar o Temer. Ele é o presidente do Brasil e só", disse.
"Eu não preciso do cumprimento dele no aeroporto. Eu acho que, se ele tem dignidade, porque ele é um presidente, se tem dignidade e vergonha na cara, que venha aqui cumprimentar as pessoas", disse. A entrevista tem repercutido nas redes sociais, o que, segundo auxiliares, ainda pode mudar a programação deste sábado.
fonte:Estadão

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Bahia: Dep. Prisco descarta greve da PM, mas cobra diálogo com o Estado


PMs decidem que só trabalharão se estiverem com equipamentos de segurança
Foto:Manu Dias/GOVBA

O deputado estadual e coordenador da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares da Bahia (Aspra), Marco Prisco (PPS), descartou a possibilidade de a categoria cruzar os braços. Ao final da assembleia nesta sexta-feira (2), no Ginásio dos Bancários, Prisco criticou a falta de disposição do governo estadual em discutir as reivindicações da classe.
“A gente quer abrir uma porta de dialogo com o governo. O governo não cumpriu o acordo com a categoria. Começa hoje uma operação legal. Não podemos fazer greve”, afirmou, ao citar problemas nas condições de trabalho: “os policiais não têm colete, as viaturas sucateadas”, disparou.
O grupo, com cerca de 800 militares, saiu em passeata pela Avenida 7 até à Praça Piedade, onde rezaram em memória a policiais assassinados e também às vítimas e familiares da tragédia do voo da delegação da Chapecoense. “Estamos em assembleia permanente”, disse Prisco, ao informar que os policiais voltam a se reunir em assembleia na próxima terça-feira (6). Informações do Bocão News.

Governo Temer:Política brasileira entra em fase de paranoia, diz NYT


                                                     foto:reprodução Istoé
A denúncia de tráfico de influência feita pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero (PSDB-RJ), que foi determinante para o pedido de demissão do ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), ganhou destaque no jornal americano The New York Times.
Em reportagem publicada nesta sexta-feira (2), o jornal descreve que mesmo após o impeachment da primeira mulher presidente do país, o Brasil está longe de resolver a sua guerra política. Segundo o NYT, os brasileiros entram em uma nova fase tumultuada: paranoia.
“Com o avanço da tecnologia chegando ao ponto de alguém gravar secretamente uma conversa no escritório com um smartphone, os nervos estão se desgastando sobre essas traições no ambiente político cada vez mais paranoico do Brasil”, diz o texto.
Além disso, o jornal americano ressalta que, mesmo com a mudança na administração federal, as gravações vazadas de alguns ministros de Michel Temer têm ampliado o nervosismo das figuras políticas em frente às investigações de corrupção.
“O Sr. Temer está enfrentando agora a crise mais aguda de sua curta presidência, mas são poucos os que enxergam algum risco iminente de sua queda”, afirma a publicação.
Ainda assim, citando o conceito atribuído a Nicolau Maquiavel, de que os fins justificam os meios, o NYT diz que “em cada grande virada na crise política do Brasil ao longo do último ano, as gravações são táticas reveladoras que faria Maquiavel orgulhoso”.
Fonte:Estadão

Concurso: IF Baiano oferta 65 vagas entre professores e técnico

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) realizará concurso público para preenchimento de 65 vagas, entre cargos de professor e técnico. Os salários variam de R$ 1.834,69 a R$ 9.114,67, para jornadas de 20h; 40h ou em regime de Dedicação Exclusiva.
Para participar, os interessados devem preencher o formulário de inscrição no período de 23 de dezembro de 2016 a 23 de janeiro de 2017, pelo site do IF Baiano. O valor das inscrições vão de R$ 60,00 a R$ 150,00, dependendo do cargo pretendido.
Os inscritos serão classificados por meio de Provas Objetivas, Discursivas e Desempenho Didático, conforme especificado em cada edital. Em nosso site já estão disponíveis as Apostilas Digitais para te auxiliar nos estudos. A validade destes Concursos é de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo haver prorrogação por igual período.
Confira as vagas:

Edital nº 69/2016: Analista de Tecnologia da Informação (5); Economista (1); Engenheiro Eletricista (1); Médico Veterinário (2); Relações Públicas (1); Assistente em Administração (2); Revisor de texto Braile (10); Técnico em Alimentos e Laticínios (2); Técnico em Contabilidade (1) e Assistente de Aluno (1).

Edital nº 70/2016: Professores das áreas de Música (13); Atendimento Educacional Especializado (14); Matemática (2); História (2); Língua Inglesa (2); Meio Ambiente (4) e Cooperativismo (2).

fonte:Correio

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Lava Jato: Emílio Odebrecht assina acordo de delação premiada

Emílio Odebrecht assina acordo de delação premiada
Foto: Reprodução / Isto É
Herdeiro de uma das maiores empreiteiras do país, o empresário Emílio Odebrecht assinou nesta quinta-feira (1º) o acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF). Emílio foi um dos primeiros a fechar a delação entre os 77 executivos envolvidos na Operação Lava Jato. 

De acordo com o G1, com o alto número de colaboradores, é previsto que o processo de assinatura só seja encerrado nesta sexta (2). O ex-presidente da empresa e filho de Emílio, Marcelo Odebrecht, deve assinar o documento em Curitiba, onde está preso há mais de um ano. Nesta quinta, também foi assinado o acordo de leniência da empresa, no valor de R$ 6,7 bilhões.

Nos depoimentos, os executivos da empreiteira citaram ao menos 200 nomes de políticos que integram diversos partidos. Emílio é filho do fundador da empresa, Norberto Odebrecht, que morreu em 2014.

PEC 55/16: Dos três Senadores da Bahia, apenas Lídice votou contra








fotos:reprodução/google
A base do governo Temer acertou a aposta feita na última segunda(28)  sobre o resultado da votação da proposta que limita o gasto público por 20 anos, alterando o regime fiscal brasileiro.
A votação definitiva da PEC 55/16 está marcada para o próximo dia 12/12.
 Bahia
Dos três Senadores do Estado, apenas a Senadora Lídice da Mata(PSB) votou contra a PEC proposta pelo governo Temer.
O Senador Otto Alencar(PSD) e o Senador Roberto Muniz(PP) que está substituindo o Senador licenciado Walter Pinheiro votaram com o governo. Pinheiro se licenciou  para assumir a secretaria de Educação do governo de Rui Costa.
Entendemos mais uma vez que a saída de Pinheiro do Senado causa estragos ao Estado, até porque o povo baiano elegeu o mesmo e não Roberto Muniz. Quanto ao Senador Otto, o seu slogan de campanha em 2014 dizia "Construir uma Bahia mais forte no Senado", nos parece no mínimo uma contradição, quando vota a favor de PEC dessa envergadura, principalmente para um Estado com indicadores sócio-econômicos tão gritantes em sua população.

Veja como votou cada Senador:





fonte:Imagem tabela: Congresso em foco

Para Joaquim Barbosa, governo Temer corre o risco de não chegar ao fim



                                                                    foto:reprodução

O Ex- ministro do STF -Supremo Tribunal Federal  Joaquim Barbosa  disse em entrevista ao jornal folha de São Paulo que o governo do presidente Michel Temer corre o risco de não chegar ao fim.

Confira a entrevista completa no link abaixo publicada no site da folhaonline de hoje(01).


http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/12/1837292-governo-temer-corre-o-risco-de-nao-chegar-ao-fim.shtml

Câmera: Apenas cinco baianos votaram a favor do Judiciário


O projeto críticado por entidades como o STF foi aprovado pela Câmara na madrugada desta quarta-feira, 30 - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom l Agência Brasil
foto:reprodução
Na votação de uma das propostas mais polêmicas, a que trata do abuso de autoridades, apenas cinco dos 39 deputados baianos na Câmara votaram, na madrugada desta quarta-feira, 30, contra o destaque que tenta inibir a ação do Ministério Público e do Judiciário no combate à corrupção.
Votaram contra a possibilidade de juízes e promotores serem processados em suas funções, os deputados Antonio Brito (PSD), Antonio Imbassahy (PSDB), Bebeto (PSB), Jutahy Júnior (PSDB) e João Gualberto (PSDB).
Os demais parlamentares, à exceção de José Rocha (PR) e Sérgio Brito (PSD) que não compareceram à sessão, votaram a favor do destaque apresentado pelo PDT.
Jutahy Júnior justificou o seu voto: “Não tinha cabimento apoiar uma proposta que passa para a sociedade não o intuito de melhorar as instituições, mas sim o nítido propósito de retaliação aos organismos de fiscalização e controle”, disse ele.
Defendendo “limites” para a atuação de promotores e juízes, o deputado federal Luiz Caetano (PT) diz que votou com “convicção” e que seu voto não é contra o Judiciário, o Ministério Público nem contra a Lava Jato.
“Todos têm que ter o limite da lei, não é só político” pontuou o petista, negando que a proposta seja para intimidar o trabalho de investigação e fiscalização de promotores e juízes. “Apenas estabelece punição para quem abusar de autoridade”.
O parlamentar lembra que foi preso em 2007, na Operação Navalha da Polícia Federal, acusado em um esquema de fraudes em licitações. Em 2010 o processo foi arquivado. “Quem paga o prejuízo até hoje? Só eu”.
Como votaram os 39 deputados baianos (Abuso de autoridade)
Trinta e dois deputados baianos votaram a favor do substitutivo do relatório do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS):
Afonso Florence (PT), Alice Portugal (PCdoB), Arthur Oliveira Maia (PPS), Bacelar (PTN), Benito Gama (PTB), Cacá Leão (PP), Caetano (PT), Cláudio Cajado (DEM), Daniel Almeida (PCdoB), Elmar Nascimento (DEM), Erivelton Santana (PEN),    Félix Mendonça Júnior (PDT), Fernando Torres (PSD), Irmão Lazaro (PSC), João Carlos Bacelar (PR), Jorge Solla (PT), José Carlos Aleluia (DEM), José Carlos Araújo (PR), José Nunes (PSD), Lucio Vieira Lima (PMDB), Márcio Marinho (PRB), Mário Negromonte Jr.   (PP), Moema Gramacho (PT), Nelson Pellegrino (PT), Paulo Azi   (DEM), Paulo Magalhães (PSD), Roberto Britto (PP), Ronaldo Carletto (PP), Tia Eron (PRB), Uldurico Junior (PV), Valmir Assunção (PT) e Waldenor Pereira (PT)
Cinco votaram contra o substitutivo:
Antonio Brito (PSD), Antonio Imbassahy (PSDB), Bebeto (PSB), João Gualberto (PSDB) e Jutahy Junior (PSDB)
Não participaram da sessão:
José Rocha (PR) e Sérgio Brito (PSD)
Confira mudanças polêmicas aprovadas no Plenário
Abuso de autoridade - Inclusão do crime de abuso de autoridades para magistrados e membros do MP – emenda apresentada pela bancada do PDT. Pena: 6 meses a 2 anos de reclusão e multa.
Punição para violação de prerrogativas - Inclusão de punição a policiais, juízes e membros do MP que violarem direito ou prerrogativa de advogados – emenda apresentada pelo deputado Carlos Marun (PMDB-MS), a pedido da OAB. Pena: 1 a 2 anos de detenção e multa.
Reportante do bem - Retirada a instituição do “reportante do bem”: figura cuja denúncia a órgãos da Justiça ou à imprensa acarretasse imposição de penalidades poderia receber até 20% dos valores recuperados – destaque foi apresentado pela bancada do PSB. 
Ação de extinção de domínio - Retirado todo o trecho que regulava a apresentação das chamadas “ações de extinção de domínio”, cuja finalidade é decretar a extinção dos direitos de propriedade e posse e de outros direitos – destaque apresentado pela bancada do PR.
Progressão de pena - Retirado artigo que previa que condenado por crime contra administração pública só teria direito a progressão do regime de cumprimento de pena quando reparasse o dano causado ou devolvesse os recursos produtos do ato ilícito praticado – destaque apresentado pela bancada do PT.
Prescrição da pena - Retirados quatro artigos que endureciam as regras de prescrição de crimes, como a que estabelecia que o prazo de transcrição só começaria a ser contado após o ressarcimento integral do dano – emenda apresentada pela bancada do PT.
Enriquecimento ilícito - Retirada tipificação do crime de enriquecimento ilícito para funcionários públicos – destaque apresentado pelo bloco PP, PTB e PSC.
Acordo penal - Retirada possibilidade de Ministério Público e denunciado celebrarem acordo para aplicação imediata da pena antes da sentença judicial – destaque apresentado pela bancada do PSOL.
Acordo de leniência - Retirado trecho que previa que Ministério Público poderia celebrar acordo de leniência – destaque apresentado pela bancada do PT.
Responsabilização de partidos / Caixa-dois - Retirada da previsão de pena de suspensão do funcionamento dos partidos e da filiação do dirigente partidário responsável por crime de caixa-dois – destaque apresentado pelo bloco PP, PTB e PSC.
Lei dos Partidos - Retirada de trecho que revogava artigo da lei dos partidos que estabelece que a responsabilização pessoal, civil e criminal de dirigentes partidários em razão da desaprovação de contas e atos ilícitos atribuídos ao partido só ocorre se a Justiça verificar irregularidade “grave e insanável”.

fonte:atardeonline/reprodução

Prefeitura divulga grade do Réveillon 2017 de Salvador






Prefeitura divulga grade do Réveillon 2017 de Salvador: veja ordem das apresentações
Foto: Montagem / Bahia Notícias/REPRODUÇÃO
A prefeitura de Salvador divulgou nesta quinta-feira (1º) a grade completa com a ordem das apresentações dos artistas que tocam no Réveillon 2016. Apesar da expectativa inicial de uma atração internacional, apenas nomes do cenário nacional aparecem na relação de artistas que se apresentam entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro. "Ainda teremos duas surpresas que vão ficar para o último momento e vocês vão entender o porquê", afirmou o prefeito ACM Neto. A virada do ano será comandada por Saulo Fernandes, que toca a partir das 23h do dia 31 e comanda a festa até às 01h. Veja abaixo a programação completa:
Dia 28 (quarta-feira):
Alavontê
Anitta
Cláudia Leitte
Bell Marques
Simone e Samaria
É o Tchan
Dia 29 (quinta-feira):
Rafa e Pipo
BaianaSystem
Aviões do Forró
O Rappa
Timbalada
Lucas Lucco
Dia 30 (sexta-feira):
Duas Medidas
Matheus e Kauan
Jorge&Mateus
Ivete Sangalo
Thiaguinho
Alok
Dia 31 (sábado):
Amanda Santiago
Wesley Safadão
Natiruts
Saulo
Luan Santana
Psirico
  
Dia 1º (domingo):
Seleção pela internet (veja aqui)
Avenida Se7e
Olodum
Daniela Mercury

fonte:BN/REPRODUÇÃO