• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 10 de dezembro de 2022

Ex-juiz bolsonarista que pediu a prisão de Moraes é o mesmo que pediu a de William Bonner por incentivo a vacina

                                foto: instagram/TSE

O ex-juiz Wilson Issao Koressawa apresentou uma representação criminal no Superior Tribunal Militar (STM) e um pedido de prisão preventiva contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O caso está movimentando as redes bolsonaristas neste final de semana.

Koressawa é figura frequente entre os agitadores de manifestações antidemocráticas e já foi autor de ao menos um pedido anterior de prisão de ministros do STF, em setembro de 2021, como registrou o Estadão Verifica. Em janeiro de 2022, o ex-juiz entrou com pedido de prisão do apresentador da TV Globo William Bonner por "incentivo à vacinação". Ambos foram negados pela Justiça.

Koressawa foi juiz no Tribunal de Justiça do Amapá (TJ-AP) de 1994 a 2001 e, posteriormente, atuou como promotor de Justiça no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), onde se aposentou em 2011 por invalidez permanente.

Atualmente, atua como advogado e tem atuação política. Na eleição deste ano, foi candidato a deputado federal pelo PTB. Ele já havia disputado eleições anteriores para o Legislativo sem conseguir se eleger.

Fonte: Portal IG c/adaptações 10/12/2022

COPA 2022: DEFINIDA AS SEMIFINAIS

 

                                                     Girou fez o 2º gol da equipe Francesa

COM UMA SELEÇÃO SUL-AMERICANA, UMA AFRICANA, E DUAS EUROPEIAS, ESTÃO DEFINIDAS AS SEMIFINAIS DA COPA DE 2022:


TERÇA-FEIRA 13/12/2022 16H:

ARGENTINA X CROACIA


QUARTA-FEIRA 14/12/2022 16H

FRANÇA X MARROCOS

Lula definirá mais ministérios neste domingo(11) diz Rui Costa

                                       O governador Rui Costa(PT) da Bahia -foto:reprodução 


O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reunirá os indicados aos ministério neste domingo (11/12) para discutir o organograma das futuras pastas. A informação foi confirmada pelo futuro ministro da Casa Civil  Rui Costa que estará terminando seu 2º mandato como governador da Bahia.

Lula passará o fim de semana em Brasília, onde também deve definir a quantidade de ministérios, além das secretarias a serem criadas.

A expectativa é de que Lula anuncie o dobro de novos comandantes na próxima semana, ou seja, pelo menos 10 nomes devem ser divulgados. A data esperada é 12 de dezembro, após diplomação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Informações do Colunista Guilherme Amado do Metropoles em 10/12/2022.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Após 40 dias calado, Bolsonaro diz que "cada minuto que passa, é um minuto a menos"

 

                                             Vídeo: CNN/Youtube

Após 40 dias sem dirigir uma palavra a nação, o presidente Jair Bolsonaro voltou a fazer um pronunciamento para seus apoiadores que estavam no Palácio do Alvorada na tarde desta sexta-feira(9). Voltou a repetir frases desde 2019 quando assumiu o poder.  Também afirmou: "tudo dará certo em um momento oportuno".

A fala de Bolsonaro foi no mesmo dia que o o presidente eleito Lula anunciou 5 primeiros ministros do novo governo.

Confira o vídeo acima da CNN/Youtube acima.

Caetité: Morte de funcionário público abala cidade e leva povo à rua por justiça

 

                                                   foto:reprodução/instragam

A morte do funcionário público Juliano de Brito Oliveira, de 42 anos, chocou a cidade de Caetité, localizada no Alto Sertão Baiano. Ele foi encontrado morto dentro de um prédio escolar em construção, na tarde do último domingo (4), na zona rural da cidade. Seu corpo foi identificado com sinais de violência, mas, de acordo com familiares e amigos, Juliano não tinha nenhuma inimizade.

“Meu irmão era um cara trabalhador, um funcionário público decente, honesto, que tinha muitos amigos. Era uma pessoa de reputação ilibada. Ele foi brutalmente assassinado por motivos que nós ainda não conhecemos, e isso é o que mais comoveu a cidade inteira. Ele era uma pessoa muito querida e conhecida”, afirma a servidora pública Ana Karla Oliveira, 35, irmã de Juliano.  Após uma semana sem respostas, os amigos decidiram organizar uma caminhada para exigir justiça por Juliano. Prevista para 8h deste sábado (10), logo após a missa de sétimo dia do funcionário público, a mobilização terá como ponto de partida a Praça da Catedral, onde será lido um texto feito pelos participantes em um carro de som.

Líder da iniciativa, a oficial de justiça e amiga de Juliano, Myna Silveira, 43, salientou a preocupação em não deixar que o crime fique impune. “Desde domingo, os amigos não têm notícias das autoridades, nem uma publicação a respeito de como andam as investigações. Nós não estamos entendendo o que está acontecendo. O inquérito policial só foi instaurado três dias depois e a autópsia do corpo só foi feita horas depois porque não tinha perito, então estamos muito preocupados de um crime brutal virar somente estatística”, relata.

Segundo Myna, a morte de Juliano foi muito sentida porque ele era muito prestativo e amigável. Ela conta que ele participava de todos os eventos que era convidado na cidade e costumava dividir a atenção entre os amigos e a família, uma vez que era chefe de família e cuidava da mãe e da irmã desde que perdeu o pai e o irmão em um acidente trágico. “Não tinha nada para falar de ruim de Juliano, só tudo de bom. Era só alegria o nosso amigo”, resume.

Além do ato nas ruas de Caetité, os vizinhos, familiares, amigos e outros moradores também estão se unindo nas redes sociais através da hashtag #JustiçaPorJuliano. A esperança deles é conseguir mobilizar o máximo de pessoas possíveis para obter respostas sobre o crime.

Crime

O corpo de Juliano Brito de Oliveira foi encontrado com sinais de violência dentro de um prédio escolar em construção, na tarde do último domingo (4), na zona rural de Caetité. A Polícia Militar, assim que recebeu a notícia do ocorrido, se dirigiu ao local e encontrou o corpo de bruços, com muito sangue na parte de trás do crânio e um bloco com marcas de sangue ao lado. O Departamento de Polícia Técnica foi acionada para periciar o local e o crime passou a ser investigado com tipificação de latrocínio, uma vez que a motocicleta, celular e carteira da vítima foram levadas. 

No entanto, a moto foi localizada dentro da própria cidade a aproximadamente 3 km do local e, com isso, familiares e amigos passaram a contestar a versão de latrocínio. Segundo João Carlos Aguiar Soriano, advogado da família, Juliano foi visto pela última vez por volta de 22h em um aniversário com amigos. O advogado ainda relatou que a polícia informou que três indivíduos teriam se encontrado com ele na noite de sábado para domingo.  

Dois desses indivíduos teriam sido conduzidos para a delegacia, onde prestaram depoimento e foram liberados por não haver flagrante. Para o advogado da família, os depoimentos trouxeram ainda mais suspeitas. “Como está em sigilo as investigações, eu posso adiantar apenas que há muita contradição nos dois depoimentos. Ainda não sabe a motivação, inicialmente o crime está sendo investigado como latrocínio, mas não podemos afirmar se foi latrocínio, homofobia ou outra motivação, só quando os policiais encerrarem as investigações”, ressalta.

O CORREIO contatou Joseberto Ribeiro Cruz, delegado responsável pelo caso em Caetité, que afirmou não ter identificado nenhum suspeito. Perguntado sobre avanços nas investigações, o delegado afirmou que o inquérito corre em sigilo e que, portanto, não daria informações a respeito dos desdobramentos.

A Polícia Civil informou que diligências, oitivas e demais providências de polícia judiciária estão sendo adotadas para identificar e prender os autores.

Leia na íntegra o texto que será lido durante a mobilização

 

“Estamos aqui reunidos neste ato público para informar a sociedade caetiteense a respeito do assassinato cruel do seu filho Juliano Oliveira, no último domingo e clamar pela atenção e apoio de todos na busca por justiça.

Juliano era uma pessoa maravilhosa, alegre, cheia de sonhos, amigos, bom filho, trabalhador, bom irmão e teve sua vida ceifada de forma cruel e covarde. 

Passados 7 dias da sua partida, não sabemos de nada a respeito dos autores desta barbárie.

Então temos várias perguntas. As primeiras são:

- Nenhuma câmera da cidade viu Juliano?

- E a perícia, que foi feita muitas horas depois por falta de perito, apontou o que? DNA? 

- E o inquérito, que demorou três dias para ser instaurado, mas solicitou as quebras de sigilo telefônico e bancário que não apontaram nada?

- E as digitais na moto?

Todos nós estamos estarrecidos em cada canto da cidade remoendo essas perguntas sobre o crime.

Mas tem outras perguntas de abrangência maior que são:

- Então estamos à mercê, porque a cidade não tem monitoramento?

- Então estamos à mercê, porque não temos estrutura para apurar crimes?

E o que é pior:

- Então Caetité é uma cidade onde acontece impunemente esse tipo de crime?

São essas e tantas outras perguntas que nos fazemos e exigimos resposta das autoridades desta cidade. Todas elas! Todos devemos isso a Juliano!

Enquanto os responsáveis estiverem à solta, a sensação de insegurança, de revolta e de angústia não deixará os corações dessa cidade. Porque a dor só o tempo dirá se ela vai passar.

Seguimos contando com o apoio de todos para não deixar esse crime virar estatística.

E por fim, pedimos paz! Muito amor e paz!”

 

Fonte: Larissa Almeida*/Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo –Correio da Bahia – 09/12/2022

 

Novo Governo: Futuro ministro lista desafios da Casa Civil

                                           foto:reprodução/TV Bahia

O governador da Bahia e futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa(PT)concedeu a 1ª entrevista a imprensa após o anuncio do presidente Lula dos seus 5 primeiros ministros. Costa listou desafios da Casa Civil: "Quadro grave, com muitas obras paradas". Só na Bahia são mais de 500 empreendimentos abandonados na área da Educação.

Confira no link abaixo:


https://www.facebook.com/watch?v=840030257203659 

DF: PL não tem dinheiro para alugar casa para Bolsonaro, dizem Interlocutores


Foto:reprodução

Interlocutores disseram nesta sexta-feira (9) que o Partido Liberal está sem dinheiro para alugar uma casa e um escritório para o presidente Jair Bolsonaro (PL), após derrota nas eleições deste ano. Isso porque, a sigla teve as contas bloqueadas por decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. Na ocasião, o magistrado multou o PL em R$ 23,9 milhões por litigância de má-fé depois de divulgar um relatório que pedia anulação de votos do segundo turno presidencial sem apontar provas de fraude.

 

Ainda segundo interlocutores, o bloqueio nas contas do partido provocou também atraso nos pagamentos dos salários de cerca de 60 funcionários.

 

O jornal O Globo informou que o presidente teria demonstrado interesse em morar em um condomínio de mansões no bairro Jardim Botânico, em Brasília, que custa aproximadamente R$ 11 mil. 

DF: Futuros vizinhos de Bolsonaro questionam legalidade de aluguel da casa

                                           foto:Hugo Barreto/Metropoles

A intenção do PL em alugar uma casa no condomínio Ville de Montagne em Brasília para o presidente Bolsonaro ir morar após a saida da presidência não está agradando moradores do lugar. Segundo o colunista Guilherme Amado do site Metropoles, existe uma reação, pois segundo o estatuto do condomínio, prevê que os imóveis seja, estritamente residencial, pois, o local não comportaria a segurança e logística para um ex- presidente.

Segundo a notícia, algumas possibilidades foram aventadas para o outdoor. São elas:

– “Jair, não venha para o Jardim Botânico. Aqui amamos a natureza e o povo. Seu lugar é na Papuda.”
– “Os moradores do Jardim Botânico respeitam a natureza e a vida. Jair aqui não.”
– “Miliciano aqui não é bem-vindo.”

Segundo o colunista, Bolsonaro e Michelle já disseram terem gostado da casa.

De novo: Brasil perde para Croácia nos pênaltis nas quartas de final

                                                     foto:reprodução

Não deu. Novamente contra uma seleção europeia em um mata-mata, o Brasil se despediu da  Copa do Mundo. Em duelo nesta sexta-feira pelas quartas de final, a Seleção ficou no empate no tempo normal contra a Croácia, saiu na frente na prorrogação, mas acabou cedendo a igualdade em 1 a 1, e nas cobranças de pênalti se despediu ao ser derrotada por 4 a 2. Brilhou novamente a estrela do goleiro Livakovic, que defendeu a cobrança de Rodrygo e o zagueiro Marquinhos bateu na trave. Informações do portal ig.com em 09/12/2022.

Com medo da prisão, Bolsonaro tenta acordo com STF



Jair Bolsonaro vai perder o foro especial quando deixar a presidência
Alan Santos/PR - 6.12.22 -Jair Bolsonaro vai perder o foro especial quando deixar a presidência

O presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou chegar aos ouvidos de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) que quer fazer um acordo que o mantenha fora da prisão. A pessoas próximas, o futuro ex-governante do país vem expressando que está com medo de ser preso nas primeiras semanas fora do poder. Mas não é essa a tendência que se discute nos bastidores da Corte.

Desde que perdeu as eleições, Bolsonaro vem ouvindo todo tipo de conselho, inclusive de se autoproclamar presidente , conforme revelou a coluna, ou até de radicalizar nos discursos para mostrar força diante de sua plateia . O problema é que toda sugestão vem do entorno do núcleo duro, mas o próprio presidente não vem mostrando a mesma disposição de seguir desafiando o Poder Judicário e as leis.

"Eu vou ser preso", chegou a escrever ele em troca de mensagens com pessoas próximas. A coluna ouviu de três pessoas que Bolsonaro está paranoico com a ideia de ir parar atrás das grades e fala disso todos os dias. "Ele já chegou até a dizer que Alexandre de Moraes escreveu a ordem de prisão e que sai do Palácio da Alvorada direto para a cadeia", revelou uma fonte.

Em um jantar com membros do PL em que estiveram presentes os filhos do presidente e Valdemar da Costa Neto, ele demonstrou preocupação com o futuro por medo de ficar preso. Bolsonaro revelou que, se houver um mandado de prisão, dificilmente alguém conseguiria a revogação. Nas palavras dele, Alexandre de Moraes iria jogar a chave fora após o prender.

Mas o clima no STF é o oposto da preocupação do presidente. Tanto pessoas próximas a Moraes quanto assessores de outros ministros garantem que não há nenhum movimento para prender Bolsonaro. A visão atual do STF não é de provocações ou vingança, embora não haja nenhuma disposição em baixar a cabeça para tentativas de golpe ou manifestações contra a democracia.

Para um funcionário da Corte, uma suposta ordem de prisão de Bolsonaro só tem um caminho: se ele incentivar atos golpistas ou fizer declarações de cunho antidemocrático depois que sair do poder. "O STF não vai prender o presidente numa situação normal", garantiu a fonte ouvida pela coluna. Por outro lado, a Corte também não pretende arquivar os processos, que terão trânsito natural dentro dos julgamentos. "Se ele for condenado, pode até ir para a cadeia, mas isso levará tempo", concluiu a mesma fonte.

Fonte:PORTAL IG- 09/12/2022

Novo Governo: Dino diz que delegado Andrei Rodrigues será diretor-geral da PF


                                              foto:reprodução

Ministro da Justiça e Segurança Pública do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), anunciou que já sugeriu um nome para comandar a Polícia Federal no governo petista: o delegado Andrei Rodrigues (na imagem em destaque). Ele acrescentou que Lula concordou com a indicação.

Currículo

Andrei Rodrigues é natural de Pelotas, Rio Grande do Sul. É formado em direito e mestre em Alta Gestão em Segurança Internacional. Delegado da Polícia Federal há quase 20 anos.

Atuou, durante o governo da presidente Dilma Rousseff, como secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos e foi encarregado do esquema de segurança da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Fonte:Metropoles c/adaptações 09/12/2022

Bahia: Identificadas duas, das três vítimas do acidente na BA-131 entre Bonfim -Antônio Cardoso

                                              foto: (Sérgio Sátiro/Blog do Eloilton Cajuhy)
                                             foto:reprodução

As duas pessoas que viajavam no Chevrolet Ônix envolvido no acidente no fim da manhã de quinta-feira, 08, na rodovia BA 131, trecho que liga Senhor do Bonfim a Antônio Cardoso, foram identificados como Constância Maria Simões dos Santos, 37 anos, natural do município de Valente e que residia e trabalhava atualmente na cidade de Campo Formoso, no mesmo trecho onde ocorreu o acidente, além dela viajava Gutembergue Guimarães Batista também residente em Campo Formoso, segundo informações extraoficiais eram namorados.

O carro que o casal viajava colidiu com um caminhão baú de uma empresa distribuidora de alimentos de Riachão do Jacuípe e ambos pegaram fogo em seguida, sendo que o caminhoneiro morreu também carbonizado e foi identificado como Elder Thiago, 30 anos, natural de Riachão do Jacuípe. Um ajudante do caminhão conseguiu se salvar, mas se estado de saúde é muito grave.

Fonte:Calila Notícias - 09/12/2022

Novo Governo: Lula anuncia primeiros 5 ministros; Rui Costa na Casa Civil

                                                    foto:reprodução


O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou os primeiros nomes que irão compor a Esplanada dos Ministérios a partir de 2023. “Nós não temos o direito de não fazermos a coisa correta e tratarmos com carinho as pessoas mais necessitadas do país. Espero que esses companheiros trabalhem, porque tarefa vai ser difícil. Cada companheiro sabe da sua responsabilidade”, disse Lula, no anúncio

Foram confirmados:

Rui Costa - Casa Civil - Atual Governador da Bahia encerrando o 2º mandato em 31/12/2022.

Flávio Dino - Mi. da Justiça e Segurança Pública - Ex- governador do Maranhão, eleito Senador pelo PSB.

José Múcio -  Min. da Defesa - Ex- deputado federal e ex- ministro do TCU.

Fernando Haddad -  Economia - ex- prefeito de São Paulo, Ex-ministro da Educação.

Mauro Vieira -  Relações Exteriores - Embaixador do Brasil na Croácia

 

O mandatário do governo baiano expressou em uma rede social no facebook o seguinte: "Vamos materializar uma articulação com estados e municípios para criar um novo pacto de governança baseado no diálogo, incentivar o retorno dos investimentos, estudar modelagens de concessões e PPPs e, principalmente, assegurar a conclusão de obras que estão paralisadas por todo o país.
Não podemos ficar nesse ciclo vicioso de recessão, de desemprego, de crise, de colapso fiscal. Precisamos iniciar um ciclo virtuoso que só começará com elevação de investimentos e com muita união. Vamos juntos, Brasil!"
                                 


Fonte: Metrópoles c/adaptações - 09/12/2022
 

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

MEC libera Verba da CAPES é liberada; veja quando bolsas serão pagas

                                     foto:reprodução

        
Pressionado por mandado se segurança protocolado pela UNE (União Nacional dos Estudantes) e ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos), além de mobilizações nas ruas, universidades e redes, o Ministério da Educação conseguiu nesta quinta-feira (8) a liberação de R$ 460 milhões para despesas da pasta que haviam sido bloqueadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) por meio do Decreto 11.269, de 30 de novembro.

Do montante, R$ 300 milhões serão repassados a órgãos do MEC, como a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que temia não ter condições de pagar as suas mais de 200 mil bolsas de pós-graduação caso as verbas seguissem bloqueadas. O órgão recebera cerca de R$ 200 milhões para honrar seus compromissos e continuar funcionando. 

De acordo com Soares, os pagamentos das bolsas da CAPES devem ser realizados até a próxima segunda-feira (12), mas ele garantiu que a ANPG irá monitorar a situação até que todas as bolsas sejam pagas. De acordo com o ministro da Educação, Victor Godoy, além das bolsas da Capes também será o feito o pagamento integral da bolsas assistência estudantil, PET, permanência Prouni e outras.

Fonte:Revista Fórum c/adaptações 08/12/2022

Integrantes de movimento golpista na Alemanha tiveram reunião dentro do Palácio do Planalto, diz jornalista

                                              Vídeo:Youtube
 

O conceituado jornalista internacional Jamil Chade em sua participação na BandNewsFM de hoje(8),  afirmou que os integrantes do grupo de Extrema-Direita  presos na Alemanha por tentar dar um golpe de Estado no país, são simpatizantes do governo do presidente Bolsonaro. O  jornalista disse que dos 25 elementos presos, 02 estiveram em 2021 em Brasília, onde encontraram o dep. Federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente,  a  então ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos,  Damares Alves, e com o próprio presidente Bolsonaro. Confira o vídeo acima na Rádio BandNewsFM/Youtube.

Bolsonarista Zé Trovão confirma que é ele em foto com cocaína e maconha

                                    foto:reprodução

O deputado federal eleito Marcos Antônio Pereira Gomes (PL-SC), conhecido como Zé Trovão, confirmou nesta quinta-feira (8) que é ele quem aparece em uma foto consumindo cocaína em uma mesa com pacotes de maconha. 

Caminhoneiro bolsonarista e um dos principais articuladores de atos golpistas, Zé Trovão foi internado na parte da manhã com um princípio de ataque cardíaco e, após a notícia vir à tona, a imagem que mostra o consumo de drogas viralizou nas redes sociais. 

https://twitter.com/anonymousSCT

Em vídeo enviado ao site O Município Joinville, Zé Trovão confirmou que é ele o homem da foto. “Essa foto é de 2017… 2018… É de uma fase da minha vida que eu não me orgulho nenhum um pouco e tento esquecer todos os dias”, declarou, dizendo ainda que já foi dependente químico e que hoje tem "orgulho" de ter vencido o "vício". Informações da Revista Fórum - 08/12/2022


Assista




Imprensa: Demitidos da CNN divulga denunciam assédio e irregularidades na empresa em carta


Foto: Reprodução/TV


Os jornalistas que foram demitidos da CNN Brasil na semana passada divulgaram uma carta formalizando o entendimento deles com relação a demissão em massa promovida pela empresa.

Entre esses nomes, estão a ex-global  Monaliza Perrone. Confira abaixo:

Leia documento completo: 

"Carta dos jornalistas demitidos da CNN Nós, profissionais demitidos pela CNN Brasil no começo de dezembro, queremos formalizar nosso entendimento e posição sobre o ocorrido.

 

Após um período intenso de cobertura eleitoral, com plantões extras e sobrecarga de trabalho, e após uma nova onda de casos de Covid-19 na redação em novembro, mais de cem profissionais da CNN foram surpreendidos pelas demissões. 



Até mesmo profissionais envolvidos em coberturas  em andamento como as da transição de governo e da Copa Mundo foram demitidos, o que reforça a surpresa geral diante da decisão da empresa.

 

Neste início de dezembro, os profissionais demitidos foram convidados um a um pelos diretores a comparecem a uma sala de reuniões situada ao lado do local de trabalho de colegas das equipes de Rádio e de Cortes. Uma representante representante do RH da CNN também estava na sala.

 

A justificativa das demissões era a 'reestruturação' da empresa. Os diretores enfatizaram que as demissões não tinham relação com o desempenho dos profissionais, mas não deixaram claro quais foram os critérios para escolher os demitidos.


Imediatamente, foi solicitado aos profissionais que assinassem formulários apresentados pela empresa, entregassem os crachás e computadores e deixassem a redação. Também houve casos de profissionais em home office que foram demitidos.

 

Foram desligados diretores, âncoras, comentaristas, analistas, editores, produtores, repórteres, redatores, designers, integrantes das equipes de redes sociais, além de secretárias e técnicos que atuavam nos estúdios.

 

O total de demitidos representaria de 15% a 30% da força de trabalho da empresa, das áreas de Jornalismo e administrativo. A estimativa é de 140 profissionais demitidos. Contando também com colegas da sede do Rio de Janeiro, uma vez que a sucursal da cidade foi fechada.

 

Entendemos que a ação caracteriza-se como demissão em massa, ocorrida em período pré-festas de fim de ano, onde é mais difícil a recolocação profissional devido aos recessos. Diante de rumores surgidos em novembro de que poderia haver demissões na redação, alguns profissionais questionaram seus superiores sobre tais boatos. No setor Digital da redação, por exemplo, em uma reunião feita no fim daquele mês, os profissionais foram informados de que os cortes, se ocorressem, não atingiriam a equipe.


Além dos envolvidos nas coberturas da transição de governo e da Copa do Mundo, também foram demitidos profissionais envolvidos em outros trabalhos em andamento.

 

Alguns estavam, há dias, preparando uma cobertura especial com participação, inclusive, do comercial da empresa e foram demitidos minutos antes de iniciarem a cobertura do primeiro dia de evento, com tudo pronto: produção e credenciais. O carro da equipe cinematográfica já estava esperando no subsolo para levar todos ao local quando receberam a notícia de que funcionários foram demitidos.

 

No dia da demissão, pouco antes do horário de entrada, funcionários receberam uma informação via aplicativo de mensagem de que a programação sofreria uma mudança, sem receber detalhes se as alterações seriam no formato do telejornal, possíveis novos quadros ou alguma dinâmica diferente na hierarquização das informações. Ao chegar na empresa, não houve qualquer explicação. Pelo contrário, o ambiente só se tornou mais confuso com demissões seguidas sob a alegada reestruturação.

 

Destacamos também como extremamente constrangedor e desrespeitoso o reforço de seguranças no prédio no dia das demissões. Havia um profissional na porta do switcher, com uma lista de nomes determinando quem podia ou não podia entrar. Tal ato demonstra um receio da empresa de que houvesse represália por parte dos demitidos, uma ação extremamente desumana. Alguns profissionais foram impedidos de despedir-se dos colegas, sendo convidados a se retirarem do prédio brevemente.

 

PONTO ELETRÔNICO


Ao longo do período em que trabalharam na CNN, os funcionários demitidos enfrentaram falhas recorrentes no sistema do ponto eletrônico, principalmente para jornadas que ultrapassavam o dia/noite (madrugada). Exemplo: entrada às 22h e saída às 5h. O sistema não entende como saída às 5h e, sim, como entrada e início de turno. Dessa forma, o sistema deixa as horas negativas. Era necessário, então, abrir chamado, via sistema Cervelo, para avisar o RH. Isso acontecia todas as vezes em que o turno se iniciava num dia e terminava no outro.


No entanto, ao contrário do informado pela direção, o setor Digital não passou ileso. Doze profissionais deste setor, de diferentes cargos, foram dispensados. Um deles, inclusive, havia sido comunicado sobre uma promoção havia cerca de 15 dias, publicamente em uma reunião da equipe. Tal profissional passou pela vexatória situação e o constrangimento de ser promovido e dispensado em seguida.


 CONVÊNIO SULAMÉRICA


Os funcionários demitidos questionam o prazo de permanência no plano de saúde da Sulamérica. Para alguns, o prazo será de 36 dias a partir do dia 5/12. Eles questionam se seria possível estender esse prazo ou até mesmo continuar sendo beneficiário do plano de saúde empresarial, obviamente arcando com as despesas.


Dias trabalhados em feriados que seriam compensados no recesso de dezembro
Ao longo do ano, os profissionais trabalharam diversos feriados nacionais com a justificativa de que estes dias virariam horas extras e que essas horas extras seriam compensadas com folgas no Natal ou Ano Novo. Mas e agora?

 

Solicitamos explicações e transparência sobre todo o processo ocorrido, lembrando que a demissão de dezenas de profissionais teve grande repercussão na mídia e que o comportamento da empresa surpreendeu, expôs e fragilizou os profissionais da empresa neste momento. 

São Paulo, 07 de dezembro de 2022".

Fonte: BV C/ADAPTAÇÕES 08/12/2022
 

Salvador: Prefeito anuncia apoio a reeleição de Artur Lira a presidência da Câmera Federal

Imagem sobre Elmar Nascimento, Arthur Lira e Ciro Nogueira são recebidos por Bruno Reis na Prefeitura de Salvador 

                                                Foto: Lucas Moura/Secom

Em uma reunião que durou um pouco mais de duas horas, nesta quinta-feira (8), na sede da Prefeitura de Salvador, o prefeito Bruno Reis(UB) conversou com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o líder do União Brasil na Câmara, deputado Elmar Nascimento, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), o deputado federal João Bacelar (PL-BA) e os deputados federais e senadores eleitos Efraim Filho (União-PB) e Hiran Gonçalves (PP-RR).

“O encontro foi para tratar de pautas de interesse da cidade que estão em Brasília, a exemplo da liberação de recursos para obras que estamos realizando, como também a tramitação de um financiamento que precisa de autorização (do Congresso) para sua contratação. Pedimos o apoio deles para nos ajudar nessa interlocução com o governo federal”, salientou o prefeito.

O gestor da capital baiana, no encontro, reafirmou seu apoio à reeleição de Lira na presidência da Câmara. 

 


Fonte: BN - 08/12/2022

STJ vai decidir se calendário em site de tribunal serve para comprovar feriado

 A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça vai decidir se é possível comprovar feriado local e a suspensão do expediente forense a partir apenas de calendário disponibilizado no site do tribunal local. O julgamento foi iniciado nesta quarta-feira (7/12) e interrompido por pedido de vista.

Decisão mexe com a confiança dos advogados nas informações dos tribunais

O caso concreto trata de empresas de transporte que tiveram o recurso especial ao STJ considerado intempestivo pela perda do prazo. Elas tentaram comprovar que houve suspensão do expediente forense porque havia essa previsão em um calendário disponibilizado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Ao julgar o caso, a 2ª Turma do STJ considerou que o documento não serve para comprovar o feriado. O tema não está pacificado na corte e, por isso, gerou embargos de divergência, tendo como acórdão paradigma um julgado da 6ª Turma.

Nos colegiados que julgam temas de Direito Privado, por exemplo, também há soluções conflitantes. A 3ª Turma entende que o calendário divulgado pelo tribunal estadual basta para comprovar a suspensão de prazos recursais, enquanto a 4ª Turma exige cópia de ato normativo.

Relator dos embargos de divergência, o ministro Raul Araújo observou que a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal julgou o tema no RMS 36.114, em 2019, e adotou a posição mais benéfica para o recorrente, permitindo a comprovação do feriado mediante a juntada de calendário da corte de segundo grau.

Além disso, destacou que, à luz da Lei 11.419/2006, que trata da informatização do processo judicial, as informações publicadas nas páginas dos tribunais na internet possuem natureza oficial, gerando presunção de correção e confiabilidade.

"Uma vez lançada a informação do calendário judicial, no site do tribunal, da existência de suspensão de prazos, deve ser considerado documento idôneo para comprovar feriado local, desde que apresentado pela parte interessada", propôs o relator. Pediu vista o ministro Og Fernandes.

EREsp 1.927.268

Fonte: CONJUR - 08/12/2022 14h:35


Novo Governo: Lula vai anunciar ministros nesta sexta-feira(9), diz presidente do PT


O ex-ministro do TCU, José Múcio Monteiro, durante sessão em plenário. Ele olha sério para frente, usando terno, e aparece segurando papéis - MetrópolesJosé Cruz/Agência Brasil

O atual ministro do TCU José Múcio deverá ser anunciado na defesa 

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar nomes de ministros já nesta sexta-feira (9/12). Após reunião com o diretório do partido, Gleisi confirmou a informação: “Ele [Lula] apenas nos disse que pretende anunciar alguns ministros amanhã, ele já falou mais e já conversou”.

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro será um deles. Ele será titular do Ministério da Defesa. O nome de José Múcio estava sendo ventilado para o cargo desde o início da transição. Fernando Haddad, que hoje conversou com o ministro da Economia, Paulo Guedes, também será anunciado como chefe do Ministério da Fazenda.

Lula havia afirmado que só anunciaria nomes de ministros após sua diplomação no Superior Tribunal Federal (STF), na próxima segunda-feira (12/12). Entretanto, o objetivo da nomeação é adiantar e melhorar a articulação entre Defesa, Congresso Nacional e Executivo, antes mesmo da posse.

A anúncio, porém, será adiantado. Lula marcou uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (9/12), a partir das 10h45, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde ocorrem as reuniões do gabinete de transição.

A previsão de um civil voltar ao posto já tinha sido aventada por Lula. O posto de chefe da Defesa vem sendo ocupado por militares desde o governo de Michel Temer (2016 a 2019). O último civil a ocupar a Defesa foi Raul Jungmann, também no fim do governo Dilma.

Fonte:Metrópoles - 08/12/2022