• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 21 de janeiro de 2017

Bahia: Ex-governador Wagner assume Secretaria no governo Rui Costa





                  Ex-gov. Wagner vai assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico - foto:reprodução

O governador Rui Costa confirmou as mudanças no 1º e 2º escalão no seu governo. O ex- governador Jaques Wagner assume a  Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda continuará com o PCdoB, mas com a
ex-vereadora Olívia Santana no lugar de Alvaro Gomes. A Secretaria de Ciências e Tecnologias ficará no comando de José Vivaldo Souza de Mendonça Filho. O Deputado Federal Fernando Torres vai assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano no lugar de Carlos Martins. 
Já no 2º escalão, mudou a presidência da CONDER, sai José Lúcio Machado Lima, para assumir o Sr. Abal Simões de Magalhães. Essa movimentações estão publicadas no
Diário Oficial de hoje(21). Confira:


O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições,

R E S O L V E




exonerar, a pedido, o Senhor JORGE FONTES HEREDA do cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico.

exonerar, a pedido, o Senhor JAQUES WAGNER do cargo de Coordenador Executivo, símbolo DAS-2B, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CODES, do Gabinete do Governador.

nomear o Senhor JAQUES WAGNER para o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico.

exonerar, a pedido, o Senhor JOSÉ ÁLVARO FONSECA GOMES do cargo de Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

exonerar, a pedido, a Senhora MARIA OLÍVIA SANTANA do cargo de Secretária de Políticas para as Mulheres.

nomear a Senhora MARIA OLÍVIA SANTANA para o cargo de Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

nomear a Senhora JULIETA MARIA CARDOSO PALMEIRA para o cargo de Secretária de Políticas para as Mulheres.

exonerar, a pedido, o Senhor MANOEL GOMES DE MENDONÇA NETO do cargo de Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.

nomear o Senhor JOSE VIVALDO SOUZA DE MENDONÇA FILHO para o cargo de Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.

exonerar, a pedido, o Senhor CARLOS MARTINS MARQUES DE SANTANA do cargo de Secretário de Desenvolvimento Urbano.

nomear o Senhor FERNANDO DANTAS TORRES para o cargo de Secretário de Desenvolvimento Urbano.

exonerar, a pedido, o Senhor JOSÉ LÚCIO LIMA MACHADO do cargo de Diretor Presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia - CONDER, da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

nomear o Senhor ABAL SIMÕES DE MAGALHÃES para o cargo de Diretor Presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia - CONDER, da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

nomear ZENILDO BRANDÃO SANTANA para o cargo de Assessor Especial, símbolo DAS-2B, da Chefia do Gabinete do Governador, do Gabinete do Governador.


fonte:DOE 21/0/17























sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

EUA: Posse de Trump é marcada por protestos


O ex-presidente Barack Obama deixa o no Capitólio, em Washington, DC - 20/01/2017
Obama sai após dois mandatos - fotos:Getty imagens/AFP/reprodução
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, toma posse nesta sexta-feira (20), em Washington
Trump fez um discurso nacionalista ao assumir a presidência.
Pelo menos 95 pessoas foram presas na cidade de Washington  nesta sexta-feira, durante protestos contrários ao presidente dos Estados UnidosDonald Trump, informou Peter Newsham, chefe de polícia do Distrito de Columbia. Manifestantes entraram em conflito com policiais na Avenida 12, a poucas quadras de onde passará o desfile inaugural da Presidência dentro de algumas horas.
Agora presidente dos Estados UnidosDonald Trump deixou o Capitólio após assumir o cargo, para desfilar pela Avenida Pensilvânia até chegar à Casa Branca, em Washington, pela primeira vez como presidente. Enquanto o republicano desfilava até a nova residência, protestos deixaram quase cem presos em pontos da Capital americana.
        fonte:Veja





UNEB oferta 445 vagas em 13 cursos no SiSu 2017.1





A UNEB - Universidade do Estado da Bahia também é participante do processo seletivo do SiSu de 2017.l, mas não em todos os Campi. Nesse processo 2017.1, serão para 13 cursos, com  445 vagas distribuídas entre não optantes,optantes pelas cotas e indígenas. As normas para esse processo estão fundamentadas pelo Edital nº 004/2017 publicado no DOE de hoje(20) no espaço da UNEB.

Confira onde,os cursos e vagas ofertadas para 2017.1 no processo seletivo conforme link abaixo:
As inscrições acontecerão no período de 24 a 27.01.17, e a divulgação do resultado no dia 30/01, conforme calendário divulgado pelo MEC.

http://www.uneb.br/sisu/files/2011/01/Quadro-de-vagas-Sisu-2017.1.pdf

As inscrições podem ser feitas através do link abaixo disponibilizadas pelo MEC.

http://sisu.mec.gov.br/


fonte imagem:site instituição

Paraty: Bombeiros resgatam o quarto corpo do acidente que matou Teori


Ainda não foi divulgado a identidades  das duas mulheres que estavam na aeronave -foto:reprodução
O Corpo de Bombeiros resgatou o quarto corpo da aeronave que caiu e matou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavaski. A identidade dessa vítima ainda não foi revelada. O acidente aconteceu na tarde de ontem em Paraty, no litoral do Rio de Janeiro.
De acordo com o tenente-coronel Luciano Sarmento, comandante do grupamento de Busca e Salvamento dos Bombeiros, uma nova equipe já está trabalhando no mar. Entre os corpos que faltavam resgatar estão o do piloto Osmar Rodrigues e o de uma mulher que viajava com o grupo. Ontem, foram encontrados o corpo de Teori, do empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, dono do Hotel Emiliano, e o de outra mulher. Informações do site da Veja.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

ENEM 2016: Confira as datas para inscrições no SiSu, ProUni e Fies



SiSu
O Ministério da Educação divulgou nesta quarta-feira, 18, as datas de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os candidatos devem ficar atentos aos calendários, que têm início em janeiro.
Os estudantes que almejam uma vaga na educação superior pública podem inscrever-se no Sisu a partir do próximo dia 24. Nesta edição, referente ao primeiro semestre de 2017, serão ofertadas 238.397 vagas em 131 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. As inscrições serão realizadas entre os dias 24 e 27 de janeiro.
ProUni 
 As inscrições para o ProUni podem ser feitas entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, exclusivamente pela internet, na página do programa. A expectativa é atender cerca de 220 mil estudantes em 798 mantenedoras e mais de mil instituições de ensino superior. No ano passado, foram selecionados 203 mil estudantes.

Fies 
Os estudantes que têm interesse em se candidatar ao Fies podem fazer a inscrição entre os dias 06 e 09 de fevereiro, exclusivamente pelo site. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação.
Para se candidatar, o estudante deve estar regularmente matriculado em instituição de ensino superior não gratuita cadastrada no programa, em curso com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Fies é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


fonte: MEC c/adaptações


Acidente Aéreo: Confirmada a morte do ministro Teori Zavascki do STF


Morreu nesta quinta-feira (19), aos 68 anos de idade, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki após a queda de uma aeronave em Paraty, litoral do Rio de Janeiro. A informação da morte foi confirmada pelo seu filho Francisco Zavascki.
"Caros amigos, acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu! Muito obrigado a todos pela força!", postou Francisco no Facebook.
Teori era o relator da Operação Lava Jato no Supremo. Francisco Zavascki disse, por telefone, que o pai estava indo a Paraty em viagem de férias.
fonte:uol

Rio: Ministro Teori Zavascki estava no avião que caiu,diz família e STF


O ministro do STF Teori Zavascki estava em aeronave que caiu no litoral do RJ
O ministro do STF -Teori Zavascki de 68 anos -foto:reprodução
Um avião de pequeno porte caiu no começo da tarde desta quinta-feira (19) no litoral de Paraty, na região sul do Estado do Rio de Janeiro.

O STF (Supremo Tribunal Federal) informou que nome do ministro Teori Zavascki estava na lista de passageiros. Teori é o relator da Operação Lava Jato no Supremo. O filho do ministro, o advogado Francisco Prehn Zavascki, também confirmou que o ministro estava na aeronave. "O pai estava no avião e a família está aguardando por um milagre", disse Francisco ao UOL por telefone.
Ainda segundo o STF, o presidente Michel Temer e a ministra Cármen Lúcia já foram informados do acidente.
Segundo a assessoria de imprensa do STF, a presidente da Corte, Carmén Lúcia, está retornando à sede do tribunal. Ainda não há informações sobre se ela irá ao Rio de Janeiro acompanhar os desdobramentos do acidente.
Os Bombeiros informaram que três pessoas morreram no acidente, sem dar as identidades das vítimas.
Reprodução/Twitter/@Aeroagora
Destroços de avião que caiu em Paraty (RJ) e levava o ministro do STF Teori Zavascki -foto:reprodução
Segundo a assessoria de imprensa da FAB (Força Aérea Brasileira), o avião de modelo Beechcraft C90GT, prefixo PR-SOM, saiu do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, às 13h (horário de Brasília). 
De acordo com funcionários do aeroporto de Paraty, a aeronave caiu no mar por volta das 13h30, momento em que chovia na região.
Nem a FAB nem os Bombeiros informaram sobre quantas pessoas estavam a bordo e sobre o estado de saúde das mesmas. 
Segundo informações disponíveis no site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o Beechcraft C90GT tem capacidade para sete passageiros, além do piloto. É um avião bimotor turboélice fabricado pela Hawker Beechcraft. A aeronave PR-SOM está registrada em nome da Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras Limitada.
De acordo com a FAB, uma equipe do Seripa-3 (Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) está a caminho de Paraty para iniciar a investigação sobre o acidente. Integrantes da Marinha e do Corpo de Bombeiros prestam assistência no local.

Lava Jato

Teori Zavascki tem 68 anos de idade. Nascido em Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina, ele se formou em Direito pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) em 1972. Teori foi ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) entre 2003 e 2012. Em novembro de 2012, ele tomou posse como ministro do STF após a indicação da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Teori é o relator da Lava Jato no Supremo e estava prevista para fevereiro a homologação dos acordos de delação da Odebrecht.
Investigadores da Lava Jato trabalhavam com a previsão de que todo o conteúdo das 77 delações da empreiteira Odebrecht, considerada a maior delação do esquema, seja tornado público na primeira quinzena de fevereiro. A expectativa de investigadores era de que o ministro Teori Zavascki, a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, retire o sigilo dos cerca de 900 depoimentos tão logo as delações sejam homologadas. 
fonte:Site uol/reprodução


quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Salvador: Sepultamento do Sargento da PM é marcado pela revolta




O enterro do Sargento  Aldo foi marcado pela emoção e revolta de familiares e colegas da PM-foto:Vagner Souza/reprodução


Com a presença de mais de 400 pessoas, dentre policiais, família e amigos, o corpo do sargento da Polícia Militar Aldo Carvalho Santos, 46, foi enterrado na tarde desta quarta-feira (18). O enterro foi realizado no cemitério Bosque da Paz, no bairro de Nova Brasília, em Salvador. 

Aldo morreu com dois tiros após tentar conter um assalto à farmácia Drogasil, na Pituba, na noite de terça (17). Segundo o Correio*, a mãe do policial estava muito abalada e cobrou justiça pela morte do filho. "Cadê os Direitos Humanos que não estão aqui? Todo mundo se cala, mas eu não sei por que. Perdi o maior tesouro da minha vida: meu filho", declarou ao jornal durante o enterro. 

Também presente, o presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Bahia (APPM), sargento Roque Santos, lamentou o crime, que vitimou o colega – quarto policial morto no Estado só neste ano. "Lamentamos as mortes e chamamos a atenção dos Direitos Humanos, da OAB, Assembleia Legislativa, porque os soldados estão pagando com a vida. Precisamos de uma nova filosofia de segurança pública", clamou. 


fonte:BN c/adaptações

MEC DIVULGA RESULTADO DO ENEM 2016, CONFIRA SEU DESEMPENHO


Resultado de imagem para enem 2016



O MEC DIVULGOU HOJE(18) O RESULTADO DO ENEM 2016 PARA TODOS OS CANDIDATOS QUE PARTICIPARAM DO EXAME REALIZADO EM NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2016. CONFIRA O SEU DESEMPENHO NO LINK ABAIXO:


IFBA divulga Resultado do Processo Seletivo de 2017





O IFBA - Instituto Federal da Bahia, antecipou a divulgação do Processo Seletivo de 2017 para a modalidade integrada e subsequente. Confira os resultados no link abaixo:

http://www.processoseletivo.ifba.edu.br/

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Violência:Mais um PM é assassinado em Salvador

Resultado de imagem para violência em salvador
O 1º sargento da PM, Aldo Carvalho dos Santos, da 13ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), foi assassinado durante um assalto na noite desta terça-feira (17), a farmácia Drogasil, localizada na Rua Paraná, no bairro da Pituba em Salvador.
Segundo informações preliminares de colegas da vítima, cinco homens a bordo de um Ford Fiesta sedan, cor prata, OKY-0800, fugiram sentido Avenida Paulo VI, levando a arma do policial.
O policial foi socorrido para o Hospital da Bahia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O carro usado no crime foi abandonado na Comercial Ramos da Avenida ACM. 
O comando da Polícia Militar informou que a Força Tarefa que cuida de crimes contra policiais já está iniciando apuração do caso.

fonte:Bocão news