• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 10 de abril de 2021

Covid-19: Hospital das Forças Armadas cortou leitos de UTI, diz TCU

 

Hospital das Forças Armadas cortou leitos de UTI, diz TCU
Foto: Divulgação

O HFA (Hospital das Forças Armadas) cortou 20 leitos de UTI previstos num contrato emergencial na pandemia e deixou de abrir outras 25 vagas de terapia intensiva, uma possibilidade prevista no mesmo contrato. É o que aponta um relatório técnico do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre a reserva de vagas em leitos de UTI e enfermaria feita pelos hospitais militares.

A exemplo de unidades de saúde de Exército, Aeronáutica e Marinha, o HFA está fechado para civis. A rede pública em Brasília, onde fica o HFA, tem 450 leitos de UTI disponíveis para pacientes com Covid-19. A taxa de ocupação nesta sexta-feira (9) é de 97,84%, segundo o governo do DF. Estão na fila de espera por um leito 333 pacientes.

As vagas a mais no HFA, caso tivessem sido efetivadas, "poderiam representar um acréscimo não desprezível à rede local", conforme o relatório do TCU.

Dados obtidos pelo jornal Folha de S.Paulo por meio da Lei de Acesso à Informação mostram que o HFA ofertou 30 leitos de UTI entre março e novembro de 2020. De dezembro a fevereiro de 2021, foram 20 leitos. Em março, as vagas para pacientes com Covid-19 chegaram a 40.

As mesmas informações obtidas pela Lei de Acesso mostram que em novembro, quando foram suprimidos os 20 leitos previstos em contrato, o HFA atendeu 3.012 pacientes com Covid-19. O número só foi inferior, naquele ano, aos atendimentos feitos em junho (4.028), agosto (3.927) e dezembro (3.838). Em março deste ano, foram 4.432 pacientes atendidos.

O TCU determinou que os hospitais militares divulguem suas taxas de ocupação, o que permitiu saber pela primeira vez os índices de ocupação nessas unidades.

No HFA, 3 dos 40 leitos de UTI estão disponíveis, segundo os dados mais recentes divulgados no site do hospital. Dos 68 leitos de enfermaria, 24 estão vazios.

Em ação protocolada na Justiça Federal na terça-feira (6), a DPU (Defensoria Pública da União) pediu a participação do HFA e de mais duas unidades militares --Hospital da Força Aérea em Brasília e Hospital Naval da Marinha-- no sistema do SUS, com oferta de leitos de enfermaria e UTI a civis na pandemia, se houver disponibilidade.

O TCU já havia constatado que esses hospitais não faziam parte do plano de mobilização de leitos do governo do DF. As vagas ficam bloqueadas a espera de militares da reserva e da ativa e de seus dependentes.

No caso do HFA, o tribunal identificou a existência de um contrato emergencial assinado em maio de 2020 para a oferta de até 50 leitos de UTI até novembro daquele ano. Uma empresa foi contratada e paga com recursos públicos destravados ao Ministério da Defesa por meio de uma medida provisória (MP) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro para ações contra a pandemia.

A origem dos recursos está registrada no Portal da Transparência, alimentado pelo governo federal. Segundo os dados disponíveis, a empresa Domed Produtos e Serviços de Saúde foi contratada, por meio de processo licitatório, para gerenciamento técnico, fornecimento de mão de obra, insumos e manutenção necessários ao funcionamento de até 50 leitos de UTI no HFA.

O valor inicial do contrato foi de R$ 24,9 milhões. Um aditivo foi assinado em novembro para prorrogar a vigência do contrato até o próximo mês de maio. O aditivo, porém, suprimiu os serviços de operacionalização de 20 leitos, "perfazendo o quantitativo atual de 30 leitos".

Diante do agravamento da pandemia e da constante lotação dos leitos de UTI, o HFA se viu obrigado a dispensar licitação, neste mês, para contratar serviços necessários ao funcionamento de até 30 leitos de terapia intensiva.

No HFA, além de militares e dependentes, são atendidos servidores civis do Ministério da Defesa. O hospital também atende Bolsonaro, o vice, Hamilton Mourão, e ministros de Estado.

"Considerar-se-ia razoável que o Ministério da Saúde, diante da possibilidade de assinatura de convênio, disponibilizasse recursos para ampliar a quantidade de leitos clínicos e de UTIs das unidades militares de saúde, a exemplo do HFA, que poderia, por meio de aditivo a contrato já vigente, disponibilizar 45 vagas adicionais de UTI na capital federal, financiado com recursos do Ministério da Saúde", afirmam os auditores no relatório do TCU.

"Em que pese ser possível a existência de uma margem de erro decorrente da existência de outros leitos no mencionado hospital, cujos equipamentos estão sujeitos a falhas e indisponibilidades, é evidente que se há contrato celebrado e vigente tratando de 30 leitos de UTI, não há incerteza a respeito da existência dessas vagas", dizem os mesmos auditores.

A Folha de S.Paulo questionou o Ministério da Defesa e o HFA sobre os apontamentos do TCU, em email enviado às assessorias de imprensa às 11h58 de quinta (8). Não houve resposta até a conclusão desta edição.

Reportagem publicada pelo jornal na terça (6) revelou que leitos de unidades militares de saúde estão ociosos, principalmente enfermarias, conforme planilhas divulgadas por Exército, Marinha e Aeronáutica em cumprimento a determinação do TCU. Há unidades com ociosidade de até 85%. UTIs estão lotadas em sua grande maioria, mas há algumas vagas, conforme as planilhas.

Após a publicação, o Ministério da Defesa divulgou uma nota em que diz que a reportagem contém "manipulações, incorreções, omissões e inverdades". Segundo a pasta, a grande maioria dos hospitais militares tem quase todos os leitos de UTI ocupados na pandemia.

"O sistema de saúde das Forças Armadas possui caraterísticas específicas para atender militares que estão na linha de frente, atuando em todo o território nacional, nos inúmeros apoios diuturnos, como transporte de material, insumos e, agora, na vacinação dos brasileiros", disse.

A mesma nota afirma: "Na realidade, muitos hospitais militares têm frequentemente removido pacientes para outras regiões para evitar o colapso. Assim como os hospitais civis, a situação varia de acordo com cada região. Os números são críticos e evoluem diariamente."

O ministério afirmou que os hospitais militares não fazem parte do SUS e que atendem 1,8 milhão de usuários (militares da ativa, inativos, dependentes e pensionistas), em sua maioria idosos, "que contribuem de forma compulsória todos os meses para os fundos de saúde das Forças Armadas".

"Reiteramos que as Forças Armadas atuam na atual pandemia com extrema dedicação, no limite de suas capacidades, sempre com total transparência e prontidão, preservando e salvando vidas", finaliza a nota do Ministério da Defesa.

Uma segunda reportagem mostrou que o ministro do TCU Jorge Oliveira atuou para barrar uma proposta que destinaria a civis com Covid-19 pelo menos 50% dos leitos ociosos em hospitais militares. A proposta foi feita pelo ministro Vital do Rêgo, em um voto em separado analisado em plenário no último dia 24.
 
Oliveira foi indicado ao TCU por Bolsonaro, de quem foi auxiliar direto dentro do Palácio do Planalto. O ministro enxergou "comprometimento da segurança militar" caso a ideia fosse levada adiante. O plenário aprovou apenas a abertura dos dados pelas Forças Armadas, com indicativo de disponibilidade ou não de leitos para civis.

Apesar da contribuição própria por parte dos militares, a rede de saúde nas Forças contou com pelo menos R$ 2 bilhões do Orçamento da União em 2020, segundo o TCU, que apura supostas irregularidades na reserva de leitos a militares.

FONTE: FOLHAPRESS - 10/04/2021 17H:38MIN.

EUA: Policiais e especialistas complicaram situação de Chauvin no julgamento por morte de Floyd

 Policiais e médicos especialistas complicaram a situação de Derek Chauvin com seus depoimentos na segunda semana do julgamento contra este ex-policial branco acusado de matar George Floyd ao ajoelhar-se em seu pescoço por mais de nove minutos em maio de 2020, em Minneapolis. 

Mural retrata George Floyd, em 13 de janeiro en Nova York© Angela Weiss Mural retrata George Floyd, em 13 de janeiro en Nova York

O ex-agente ouviu, sem se alterar, as testemunhas explicarem que o procedimento usado foi "desproporcional" perante a atitude submissa do afro-americano de 46 anos, e contrário ao código policial da cidade, entre outras declarações contrárias aos seus argumentos de defesa.

- Medaria Arradondo, chefe da polícia -

O chefe da polícia de Minneapolis, Medaria Arradondo, testemunhou na segunda-feira que imobilizar Floyd pelo pescoço, como Chauvin fez, é uma violação da política da instituição. 

Essa manobra "não faz parte da nossa política, não faz parte da nossa formação e, certamente, não faz parte da nossa ética ou dos nossos valores", afirmou.

"Pode ser razoável nos primeiros segundos controlá-lo, mas não depois que ele já não exerce qualquer resistência, e especialmente não depois de desmaiar", acrescentou ele. 

- Jody Stiger, policial e especialista -

Jody Stiger, especialista em uso de força da polícia de Los Angeles, disse na quarta-feira que Chauvin usou "força letal" desproporcional no momento em que Floyd "estava de bruços" e não mostrou resistência.

"Um policial só pode usar um nível de força proporcional à gravidade do crime ou ao nível de resistência", ressaltou.

"A pressão causada pelo peso corporal pode causar asfixia posicional, que pode levar à morte", explicou. 

O especialista reconheceu que Floyd inicialmente "resistiu ativamente" à prisão, mas que "lentamente parou de resistir". 

O agente deveria ter "parado de usar a força".

- Martin Tobin, pneumologista -

Famoso em sua área na medicina e especialista em respiração, Martin Tobin prestou na quinta-feira um testemunho claro sobre os últimos minutos da vida de Floyd. 

Ele morreu por falta de oxigênio enquanto estava deitado de bruços no asfalto, as mãos algemadas e sob a pressão de Chauvin nas costas, pescoço e costelas. 

"Floyd morreu de baixo nível de oxigênio", observou. 

"Isso causou danos a seu cérebro" e arritmia, um batimento cardíaco irregular, que fez seu 'coração parar'", explicou Tobin.

- Andrew Baker, médico forense -

O médico forense que realizou a autópsia, Andrew Baker, disse ao tribunal de Minneapolis na sexta-feira que a contenção e compressão da polícia em seu pescoço foram "demais para George Floyd, considerando sua condição cardíaca". 

"Seu coração precisava de mais oxigênio" porque suas artérias coronárias se estreitaram, explicou. 

O esforço físico e a dor "desencadearam os hormônios do estresse, a adrenalina fez o coração bater mais rápido por mais oxigênio", mas o coração não conseguiu acompanhar e desistiu, ressaltou. 

Seus problemas cardíacos (hipertensão, artérias coronárias parcialmente bloqueadas) e o uso de drogas contribuíram para sua morte, mas não são causas "diretas", observou, contradizendo a defesa de Chauvin.

FONTE: AFP - 10/04/2021 16H:36MIN.

Sul da Bahia: Prefeitura de Itabela oferta 322 vagas do nível fundamental ao superior


Foto: Município de Itabela/gazeta da Bahia 

.








Por intermédio da Secretaria Municipal de Administração, a Prefeitura de Itabela anunciou a realização de mais um Processo Seletivo, de responsabilidade do Instituto Brasileiro Educar Conquista (Ibec), que visa a contratação de 322 profissionais por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.

Segundo o PCI Concursos, em jornada de trabalho de 20 a 40 horas de trabalho, os profissionais terão remuneração no valor que alterna de R$ 1.100,00 a R$ 7.500,00.

Os requisitos exigidos, conforme o edital, são diploma de nível fundamental, médio, técnico ou superior conforme o cargo pretendido, ter nacionalidade brasileira e aos estrangeiros na forma da lei, estar em pleno exercício dos direitos políticos, estar quite com as obrigações eleitorais e militares, atender aos requisitos específicos exigidos para o exercício da função, ter 18 anos na data da posse e ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições da função.

As inscrições, que tiveram início nesta quarta-feira (7), serão aceitas via internet, pelo site da organizadora Ibec, até às 10h do dia 10 de abril de 2021.

A classificação será dada mediante a avaliação de prova de títulos e avaliação curricular de caráter classificatório e estão previstas para ocorrer no dia 10 de abril de 2021.

O Processo Seletivo Público Simplificado tem prazo de sua validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

CARGOS

Há chances aos cargos de Advogado (1), Assistente Administrativo (13), Assistente Administrativo Educador Social (3), Assistente Administrativo Entrevistador e Operador de Micro do Cadúnico (6), Assistente Administrativo Entrevistador/Visitador e Orientador da Primeira Infância no Tuas (5), Assistente Administrativo Recepcionista (2), Assistente Administrativo Técnico de Instalação e Manutenção de Equipamentos Eletrônicos (2), Assistente Administrativo Técnico em Informática e Manutenção de Microcomputadores (1), Assistente Social (12), Atendente de Saúde (2), Auxiliar Administrativo (21), Auxiliar Administrativo Mãe Social (3), Auxiliar de Saúde Bucal Asb (7), Auxiliar de Serviços Gerais (27), Auxiliar Operacional Ajudante de Cozinha (2), Auxiliar Operacional Copeira (2), Auxiliar Operacional Cozinheira (3), Auxiliar Operacional Babás, Auxiliar Operacional Ajudante de Cozinheira (4), Auxiliar Operacional Cuidador (A) de Crianças Especiais, Auxiliar Operacional Merendeira, Auxiliar Operacional Monitor de Pátio (1), Auxiliar Operacional Office Boy, Auxiliar Operacional Porteiro (2), Auxiliar Operacional Zeladora (7), Auxiliar Operacional Manutenção de Infraestrutura Escolar, Pintor, Encanador, Pedreiro (1), Biomédico/Químico (1), Condutor de Veículo de Urgência e Emergência Samu (3) Coordenador Pedagógico (8), Educador Físico (1), Enfermeiro Programa de Saúde (11), Enfermeiro Plantonista (3), Farmacêutico (2), Fisioterapeuta (8), Fonoaudiólogo (1), Médico Atenção Básica (10), Médico Sad Serviço de Atendimento Domiciliar Melhor em Casa (1), Médico Anestesiologista Ambulatório (1), Médico Anestesiologista Cirurgia (1), Médico Angiologista (1), Médico Sae/Cta (1), Médico Cardiologista (1), Médico Cirurgião Geral Ambulatorial (1), Médico Cirurgião Geral (1), Médico Urologia Ambulatório (1), Médico Urologia (Cirurgia Urológica (1), Médico Dermatologista (1), Médico Endocrinologista (1), Médico Gastroenterologista (1), Médico Ginecologista (1), Médico Mastologista (1), Médico Neurologista (1), Médico Obstetra Ambulatório (1), Médico Obstetra Cirurgião (1), Médico Oftalmologista (1), Médico Ortopedista Ambulatório (1), Médico Ortopedista Cirurgião Ortopédico (1), Médico Otorrinolaringologista Ambulatório (1), Médico Otorrinolaringologista Cirurgião (1), Médico Pediatra (1), Médico Psiquiatra (1), Médico Radiologista (1), Médico Ultrassonografista (1), Monitor De Arte/Oficineiro Saúde (1), Motorista Categoria B (5), Motorista Categoria B (2), Motorista Categoria D Condutor de Veículo de Urgência e Emergência Samu (2), Motorista Categoria D (5), Motorista Categoria D Administração (1), Nutricionista (3), Odontólogo Especialista em Cirurgia Geral Menor (1), Odontólogo Especialista em Endodontia (1), Odontólogo Especialista em Odontopediatria (1), Odontólogo Especialista em Periodontia (1), Odontólogo (1), Pedagogo (4), Professor de Artes, Professor Nível 1 Auxiliar de Sala, Professor Nível II (5), Psicologo (5), Psicopedagoga (3), Serviços Gerais (2), Técnico em Enfermagem (60), Técnico em Laboratório (2), Técnico em Radiologia (2), Terapeuta Comunitária (1), Vigilante (5), Engenheiro Agrônomo (1), Medicina Veterinária (1), Engenheiro Civil (1), Operador de Máquinas Leves (2) e Operador de Máquinas Pesadas (2).

O município de Itabela fica às margens da BR- 101 no Sul do Estado e tem uma população de 30.747 habitantes, segundo projeção do IBGE 2020.

Fonte:Radar 64 c/adaptações  do Blog

Entretenimento: 'Bruna Marquezine precisa de mim', diz cineasta Neville D' Almeida

O cineasta Neville D"Almeida estudou teatro também: "Sou ator, mas para suportar esses diretores medíocres, aí não quero." - Lucas Seixas/UOL
O cineasta Neville D'Almeida estudou teatro também: "Sou ator, mas para suportar esses diretores medíocres, aí não quero." Imagem: Lucas Seixas/UOL

Confira a reportagem completa no link abaixo sobre a reportagem no site UOL de hoje(10) feita pelo jornalista Paulo Sampaio.


https://tab.uol.com.br/colunas/paulo-sampaio/2021/04/10/bruna-marquezine-precisa-de-mim-diz-cineasta-neville-dalmeida.htm 

Ensino Superior: MEC prorroga prazo da inscrição no SiSU até 14/04





 Agência Brasil - O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o dia 14 de abril, às 23h59. Inicialmente, o prazo se encerrava hoje (9). O anúncio da prorrogação foi feito na noite desta sexta-feira pelo ministério.

Para participar do Sisu será exigido do candidato que ele tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2020, cujo resultado foi divulgado no dia 29, obtido nota superior a zero na prova de redação e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.

Inscrição

Para se inscrever o candidato deve utilizar o mesmo login cadastrado no portal de serviços do governo federal, da mesma forma que fez para acessar o resultado do Enem 2020. O candidato deve se preparar com antecedência para não ter problemas no ato da inscrição do Sisu, quando é exigida a senha do cadastro no portal de serviços. Quem precisar recuperar esses dados já deve providenciá-los.

De acordo com o MEC, as inscrições para primeiro processo seletivo do Sisu de 2021 ultrapassou, ontem (8), a marca de 2 milhões de inscrições.

Bahia: Bandidos explodem mais uma agência bancária, agora em Sapeaçu

Foto:reprodução/atardeonline

 Uma agência do Banco do Brasil foi explodida por bandidos, na madrugada deste sábado (10), em Sapeaçu, cidade que fica a cerca de 60 quilômetros de Salvador. A parte interna da unidade ficou destruída.

De acordo com informações da Polícia Militar da cidade, os bandidos chegaram por volta das 3h30 da madrugada, explodiram a agência e fugiram. Não houve registro de feridos.

Thank you for watching

A ação durou cerca de 30 minutos, contudo ainda não há informações sobre se eles conseguiram levar alguma quantia da unidade.

A polícia foi acionada, mas quando chegou ao local os bandidos já tinham fugido. O caso está sendo investigado.

A produção entrou em contato com o Banco do Brasil, mas não foi respondida até a última atualização desta reportagem. (G1)


fonte:A Voz da Bahia  - 10/04/2021

Da ISTOÉ: Construção e venda de imóveis novos resistem ao vírus

 

Crédito: Marco Ankosqui

SÃO PAULO Apenas na capital paulista foram vendidas 51 mil unidades em 2020, ou 25% do mercado do País (Crédito: Marco Ankosqui)

A pandemia causou um estrago generalizado na economia, mas alguns segmentos conseguiram manter sua força. É o caso da construção e venda de imóveis novos, que têm mostrado bom desempenho também em 2021. A construção cresceu 10% em 2020 e a expectativa é de nova expansão de 5% neste ano. Já a incorporação de imóveis, atividade que anda junto e lida mais com os estoques, teve expansão de 26,1% no volume de vendas e 1,1% nos lançamentos em 2020. Entre as novas estratégias, as construtoras e incorporadoras adotaram a venda de forma remota, o que manteve o interesse dos clientes durante o isolamento social.

CURITIBA Aldenor e Lúcia cancelaram viagens para comprar a casa nova (Crédito:Divulgação)

O ritmo de vendas e lançamentos se mantém, diz Luiz França, presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). “O mercado está aquecido porque os juros estão baixos. As pessoas compram com o objetivo principal de morar no imóvel. Adquirir para investir ainda é secundário”, diz. O mercado não se retraiu mesmo com o novo ciclo de expansão da taxa Selic, iniciado pelo Banco Central no último dia 17. Foi a primeira alta após seis anos. Segundo ele, eventuais aumentos nas taxas básicas de juros não preocupam. Alguns empresários lembram que 2020 foi marcado pelo forte crescimento do segmento popular, que é mais vulnerável ao aumento dos preços.

Mesmo assim, o temor não é grande se o crescimento dos juros for moderado. “Calculo que hoje 75% do mercado brasileiro é formado por consumidores dessa faixa, com renda mensal familiar de até R$ 4 mil. A taxa Selic já subiu para 2,75% ao ano. Até 4% ou 4,25% ao ano, o mercado imobiliário tem como absorver esse aumento dos juros, sem repassá-lo para o cliente”, diz Celso Petrucci, economista e vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

No total, foram vendidas 119.911 unidades no ano passado, e lançadas 113.191, entre casas e apartamentos novos. Do total de vendas, 77,8% foram de apartamentos e casas da faixa popular. Os dados são da Abrainc e da CBIC. Segundo a Abrainc, o déficit habitacional é maior na região Sudeste, onde faltam 3,1 milhões de moradias. Nacionalmente, faltam 7,79 milhões de moradias. Os números incluem pessoas que comprometem mais de 30% da renda com aluguel e por isto gostariam de comprar uma casa ou apartamento.

RECIFE Mercado imobiliário na capital de Pernambuco cresceu 10% (Crédito:Leo Caldas)

Casa nova

A crise sanitária acabou impulsionando a área. Muitos consumidores gastaram suas economias na compra do apartamento novo ao invés de aplicarem em viagens ao exterior e automóveis de luxo, no caso da classe média alta. Nas classes média e popular, os cortes atingiram viagens dentro do Brasil e idas a restaurantes, shoppings e bares. O contador Aldenor Fernandes dos Santos vive com a esposa Lúcia Maria, psicóloga, e dois filhos em Curitiba (PR).

Segundo ele, a compra de um apartamento novo “foi uma oportunidade” que surgiu no bairro do Cabral, na zona Norte da capital paranaense. Santos comenta que morava com a família em um sobrado próprio e por isto adquiriram moradia melhor. “Não conhecia o prédio. Vim olhar o apartamento com a minha esposa em maio passado, em plena pandemia. Gostamos e decidimos comprar”, diz. “Se pudéssemos viajar para o exterior, talvez nem comprássemos o apartamento. Mas viajar ficou impossível em razão da Covid.”

A pandemia direcionou os gastos de todas as classes sociais para o mercado imobiliário, diz Thiago Correa Ely, diretor comercial da MRV, maior construtora residencial brasileira, responsável por 95% das vendas na faixa popular. A companhia atua em 160 municípios e entrou no mercado de renda média em Campinas (SP). As vendas virtuais passaram de 30%, antes da pandemia, para 80%, atualmente, diz Ely. Segundo ele, a alta nos preços dos materiais de construção poderá impor dificuldades ao setor. Ao fim e ao cabo, mesmo um setor que mostrou resistência diante do coronavírus pode enfrentar problemas devido à falta de rumo na política econômica do governo Bolsonaro.

fonte:ISTOÉ - 10/04/2021 08h:31min.

Cultura: 'É uma viagem através da imaginação', diz Alceu Valença sobre projeto realizado na pandemia

 

'É uma viagem através da imaginação', diz Alceu sobre projeto realizado na pandemia
Foto: Leo Aversa / Divulgação

Em meados de março, Alceu Valença lançou o “Sem Pensar no Amanhã”, primeiro disco de um projeto de álbuns gravados durante a pandemia (saiba mais). Além deste, dois outros já foram registrados em estúdio, enquanto um terceiro aguarda o cantor e compositor pernambucano de 74 anos ser totalmente imunizado contra a Covid-19. “Tem esse disco ‘Sem Pensar no Amanhã’, depois tem um segundo chamado ‘Era Verão’, tem um terceiro que eu não coloquei o nome, e o quarto disco vai ser gravado agora depois que eu tomar a segunda dose da vacina”, conta o músico. 

 

O projeto em questão nasceu do ócio criativo, durante o período de isolamento social, quando ele ficou impossibilitado de cumprir sua extensa agenda, que só no primeiro semestre de 2020 previa 45 shows no Brasil e 16 na Europa. “A motivação foi estar em casa, eu que viajo tanto. Logo após o carnaval do outro ano teve a pandemia e eu comecei a tocar violão em casa, coisa que eu não costumo fazer, porque eu vivo na rua”, relata o cantor, que, por meio de sua “viagem sonora”, diz ter superado a forte saudade de circular pelo mundo. “Cantando eu estou viajando também, é uma viagem através da imaginação. É uma viagem do presente, do passado e até do futuro. Eu vou me transportando para determinados momentos”, filosofa.

 

Alceu celebra segunda dose da vacina contra a Covid-19, nesta sexta-feira (clique aqui e saiba mais) | Foto: Reprodução / Instagram

 

Confinado em sua residência, no Rio de Janeiro, e sem poder visitar suas outras bases, em Olinda (PE) e Portugal, Alceu abraçou o violão. Entre dedilhados e passeios por seu vasto repertório ele atraiu a atenção da esposa, Yanê Montenegro, que assina a produção executiva do álbum de estreia. “Eu estava tocando por deleite e ela disse que o disco estava lindo, que estava tocando bem e que era bom a gente fazer um disco”, lembra.

 

Naquele momento não havia um projeto concreto, mas a partir do estímulo Alceu abraçou a música e a poesia, aproveitou para apurar a técnica, e, entre novembro do ano passado e janeiro de 2021, gravou cerca de 30 canções munido apenas de sua voz e um violão. O registro foi realizado no estúdio da Deck, com produção de Rafael Ramos, e incluiu novas roupagens de grandes sucessos, reinvenções de tesouros escondidos de seu repertório, além de músicas inéditas, dentre elas “Sem Pensar no Amanhã”. 

 

A escolha das faixas deste primeiro álbum também se deu de forma muito natural, conduzida por uma narrativa visual característica do trabalho de Alceu Valença. “Todo esse disco tem uma coisa cinematográfica. Uma música entra na outra, como se fora um roteiro de um filme. Uma coisa vai entrando na outra”, conta o pernambucano. “A ‘La Belle de Jour’, a moça da praia de Boa Viagem, é a mesma moça que era uma bailarina e aparece na música ‘Mensageiro dos Anjos’. Essa daí fala do cabelo lilás e aí depois vem 'Táxi Lunar’ que fala de sol lilás. Depois eu pego o ‘Táxi Lunar’ e vêm lembranças na minha cabeça de quando eu estava na Universidade de Harvard, em Boston, nos Estados Unidos, fazendo um curso, quando vi a subida do homem à lua. Então, o que acontece? Do táxi eu subo para a lua e pego um trem na ‘Estação da Luz’, lá em São Paulo, e vou num passeio imaginário, percorrendo sobretudo o litoral brasileiro”, explica o artista, que assume papel de condutor e passageiro de uma viagem musical e poética através das 11 faixas do primeiro disco do projeto de gravações na pandemia.

 

Ouça o disco "Sem Pensar no Amanhã":

 

A saudosa Bahia também aparece no roteiro, que ultrapassa os limites do tempo. “Esse trem dá uma passada em Salvador e ali na Praia do Forte… É uma viagem do passado e do presente. Eu me vejo ali na Praça do Campo Grande e me lembro da pensão de Dona Germana, que foi onde eu me hospedei pela primeira vez aí, quando eu era estudante de Direito”, recorda Alceu, que retorna a Pernambuco pela Fortaleza de Santa Cruz de Itamaracá, mais conhecida como Forte Orange, com a “Ciranda da Rosa Vermelha”. “Eu danço ciranda lá no forte e aí é verão e vou para Olinda, em pleno carnaval. E aí eu estou na Pitombeira dos Quatro Cantos, que é um bloco situado atrás de minha casa. Lá e eu canto ‘Sem Pensar no Amanhã’, em que me refiro à doce bailarina de vestido azul, das primeiras músicas que falei”, narra Alceu Valença, que prossegue a viagem, encerrada com o fim da folia: “Olinda fica bem tranquila, silenciosa, só o barulho do sino da igreja. Aí, no terraço da minha casa, começa a aparecer beija-flor, sabiá, os rouxinóis. Ao terminar isso aqui eu me despeço da minha cidade e botei o pé no mundo cantando ‘Marim dos Caetés’”.

 

Assim termina a história atemporal do “Sem Pensar no Amanhã”, congregando canções de ontem e hoje, com vistas para o futuro. Neste sentido, Alceu tem celebrado o sucesso alavancado pelas novas tecnologias. “A internet deu um impulsionamento inacreditável dentro da minha carreira de visibilidade”, pontuou o artista, que viu viralizar uma versão de “Anunciação” - um de seus grandes sucessos - entoada pela torcida do Cerro Portenho, clube de futebol do Paraguai. Este hit, assim como “La Belle de Jour”, também embalam a história dos nordestinos Juliette Freire e Gilberto Nogueira, dois dos participantes favoritos do Big Brother Brasil 21. “Minha mulher falou sobre isso, mas eu vejo pouco televisão. No dia que eu vi o Big Brother não passou”, conta o artista, que nas horas vagas prefere tocar violão e ler a ver TV, mas agradece o carinho do público com sua obra. “Eu tenho uma satisfação. Que ótimo, uma maravilha. Eu fico alegre, a mesma coisa que eu sinto ao ver minha música tocando no Cerro Portenho e nos países Bascos”, celebra Alceu, cujas músicas ultrapassam números de visualizações de nomes como Paul McCartney e Bob Dylan no Spotify. 

 

 

"Anunciação" embala história de Gil e Juliette no BBB 21:

 


 

TU VENS, EU JÁ ESCUTO OS TEUS SINAIS

Sempre atual, “Anunciação”, que foi convertida em grito de torcida no Paraguai e no passado embalou processos históricos no Brasil, acabou virando também hino pela vacinação contra a Covid-19. “Ela foi uma das músicas das Diretas Já, foi sucesso em 1986, tinha muita gente que dizia que era a chegada de um amor, outros que diziam que era a chegada de uma criança e outros que eram tempos melhores. Eu espero que ela anuncie tempos melhores, agora anunciando a vacina”, pontua Alceu, classificando a vacinação como “uma coisa fundamental”. O músico destaca ainda o potencial de disseminação do vírus e conta que mesmo com muita cautela, acabou contraindo a Covid-19, em dezembro do ano passado (relembre). “Sempre me resguardei, me cuidei. Nunca peguei na mão de ninguém depois da pandemia - a não ser da minha mulher (risos) -, nunca comi um sanduíche fora, e lhe digo mais uma: testei positivo em determinado momento”, lembra o artista.

 

Como pessoa pública, o cantor pernambucano destaca a importância de se portar como influência positiva. “Eu, que sou uma pessoa conhecida, tenho que dar exemplo. Então, quando eu desço e vou lá na farmácia ou vou encontrar meu filho, não entro na casa dele e vou a pé. E eu vou com máscara, óculos de plástico, coloco o cabelo pra cima e um boné. Isso pra dar o bom exemplo também. Não posso estar brincando, porque o mau exemplo é horrível”, declara o cantor, que pretende seguir os cuidados mesmo depois da segunda dose da vacina. “Acho que a ciência está correndo atrás para salvar o mundo, existe uma guerra comercial dos laboratórios, mas eu, de minha parte, não estou nem aí. Eu tomarei. A vacina pode vir de Oxford, dos Estados Unidos, da China ou da Conchichina. Se passou pela Anvisa, tudo perfeito. Eu mesmo tomei a Coronavac e não tive nenhuma reação, a não ser falar mandarim (risos)”, brinca o pernambucano, em referência ao imunizante chinês.

“Eu faço tudo ao contrário do que eles [negacionistas] pedem ou do que eles dizem. Eu não sou negacionista, eu acredito na ciência", diz Alceu | Foto: Leo Aversa / Divulgação


Com os pés no chão, ele conta que rechaça veementemente os discursos que vão contra os protocolos estabelecidos por especialistas para o combate à pandemia, a exemplo do isolamento social, a aplicação da vacina e o uso de máscaras. “Eu faço tudo ao contrário do que eles [negacionistas] pedem ou do que eles dizem. Eu não sou negacionista, eu acredito na ciência. Essa merda pegou no mundo todo, na Índia, na China, nos Estados Unidos, em Portugal, Argentina… Tudo quanto é canto pegou, então como é que eu vou negar uma história dessas?”, questiona Alceu Valença. “Quantas pessoas morreram porque não acreditavam nisso? Então, não sou negacionista, pra mim a Terra é redonda, pra mim o vírus tem que ser tratado com vacina, da mesma maneira que o vírus da gripe foi tratado com vacina”, reitera o cantor, revelando que a Covid-19 ceifou a vida de várias pessoas próximas, inclusive um primo de 38 anos. 

 

Sem apoiar-se em milagres ou em otimismo exagerado, Alceu defende ainda que a empatia é o caminho mais viável para o pós-pandemia. “Não venho agora com teoria ‘ah, isso aqui é uma coisa para a comunidade ficar melhor’. Não, a comunidade pode até ficar melhor, depois, em função da empatia, de você entender o outro. Mas não é essa a questão. As pessoas que não se cuidam estão fazendo um mal à sociedade. E é preciso ter empatia”, avalia o cantor, que, mesmo diante de uma realidade desoladora, acredita que é preciso seguir. “Todo dia eu recebo uma notícia, mas a gente tem que ir em frente, com alto astral, pensar no hoje e ‘Sem Pensar no Amanhã’, mas pensando um pouquinho”, conclui.


fonte:Jamile Amine BN -10/04/2021/reprodução

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Brasil não conseguirá domar pandemia só com vacina, diz OMS

 

Brasil não conseguirá domar pandemia só com vacina, diz OMS
Foto: Reprodução / Poder360

O Brasil não vai conseguir domar a pandemia de coronavírus se priorizar apenas a vacinação, afirmou nesta sexta (9) a OMS (Organização Mundial da Saúde).

"Temos que parar de pensar que a crise se resolve com uma ou outra medida. A vacina é apenas um componente, e é preciso adotar ações amplas, apoiadas por líderes, apoiadas pelos governos", disse a líder técnica para Covid-19 da entidade, Maria van Kerkhove.

Ela afirmou que, apesar do avanço nas campanhas de vacinação, "a trajetória desta pandemia está indo na direção errada": "Estamos há seis semanas com os números de casos e de mortes em alta."

Segundo a OMS, embora seja crucial imunizar idosos e profissionais de saúde para reduzir mortes desnecessárias, continua sendo essencial identificar pessoas infectadas e isolá-las rapidamente. Além disso, é preciso evitar contatos entre as pessoas para segurar a transmissão e evitar o aparecimento de novas variantes que escapem da vacina.

O conselheiro sênior da direção-geral da OMS Bruce Hayward também afirmou que a vacinação pode proteger pessoas mais vulneráveis e reduzir hospitalizações, mas não vai afetar a dinâmica da pandemia na população. "São as medidas básicas de distanciamento físico que seguram a transmissão", disse ele.

Isso ocorre porque, até agora, não há informação suficiente sobre a capacidade da vacina de reduzir o contágio nem sobre a duração da imunidade provocada por ela. Além disso, faltam no mundo imunizantes para acelerar a proteção das populações.

De acordo com Van Kerkhove, nos países em que as medidas não estão sendo adotadas, é necessário entender por quê: "É um problema das políticas públicas? Falta apoio para que as pessoas possam ficar em casa?".

Os diretores da OMS voltaram a descrever o quadro brasileiro como "muito grave" e afirmaram que a organização está em contato com equipes de saúde pública em todos os níveis para tentar ajudar a reduzir infecções e mortes por Covid-19 no Brasil.

O Brasil vive uma situação crítica, com recordes trágicos se acumulando. O ano atual concentra os 32 dias com mais vidas perdidas em 24 horas. Desses, 30 dias ocorreram em março ou abril.

Na quinta, pelo segundo dia na mesma semana e na pandemia, o Brasil registrou mais de 4.000 mortes em 24 horas. Foram 4.190 óbitos. O recorde de mortes, alcançado na última terça, é de 4.211.

Além dos EUA, que tem uma população consideravelmente maior, é o único país no mundo com registros mais regulares a atingir essa marca.

No estado de São Paulo, metade dos municípios registrou mais mortos do que nascidos em março deste ano, segundo os números de certidões de óbito e nascimento emitidas pelos cartórios locais. De acordo com especialistas, o impacto da pandemia do novo coronavírus foi fundamental para a ocorrência desse fenômeno.


fonte:FOLHAPRESS - 09/10/2021 22h:21min. 

Depois de 1 ano: Bolsonaro autoriza campanha a favor do uso de máscara e distanciamento social

 

Foto: Marcos Corrêa/PR
Foto: Marcos Corrêa/PR

 

O governo federal fez a primeira campanha a favor do uso de máscara e distanciamento social como forma de proteção ao novo coronavírus. A novidade foi publicada nas redes sociais do Ministério da Saúde nesta sexta-feira (9), após autorização do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Mesmo com a vacinação contra a covid-19 avançando cada vez mais, é muito importante continuarmos cuidando uns dos outros. Por isso, lave sempre as mãos com água e sabão ou utilize álcool em gel, evite aglomerações, mantenha o distanciamento e use máscara”, afirmou a pasta.

Segundo o UOL, a campanha era preparada antes da chegada do novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. No entanto, não havia sido divulgada por uma resistência de Bolsonaro. O ministro, contudo, defendeu a publicação da campanha como forma de “dar o exemplo” à população.

Ajufe repudia ataques de Bolsonaro contra o ministro Barroso



 (crédito: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

(crédito: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

As críticas do presidente Jair Bolsonaro em relação à decisão do ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), de determinar que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, abrisse Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar eventuais omissões do governo federal no combate à pandemia de covid-19, repercutiram no Judiciário. A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), entidade que representa magistrados de todo o Brasil, publicou um texto repudiando as declarações do chefe do Executivo.

De acordo com a entidade, Barroso apenas atendeu um pedido de parlamentares, com base na Constituição. "A decisão judicial criticada apenas atende, em caráter liminar, ao requerimento em mandado de segurança apresentado por senadores da República ao STF", informou a Ajufe, em nota.

Bolsonaro chegou a afirmar que o ministro Barroso"não tem coragem moral" e o desafiou a determinar abertura de processo de impeachment contra outros integrantes da Corte. Para a associação, este tipo de conduta é uma tentativa de interferir nas decisões do Judiciário. "A Ajufe não admite qualquer tentativa de interferência na atuação do Poder Judiciário, que deve se pautar pela Constituição Federal e pelas leis do país. A postura do Presidente da República é, portanto, absolutamente incompatível com a independência judicial e com o respeito que deve sempre existir entre os representantes dos Poderes de Estado", completa a nota da entidade.

fonte: Correio Braziliense - 09/04/2021

Bahia: MPF oferece denúncia ex- prefeitos de Eunápolis e Porto Seguro e mais 30 pessoas

 

Fraternos: Entre políticos e empresários, MPF apresenta denúncia contra 32 pessoas
Foto: Reprodução / Radar 64

O Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra 32 pessoas, incluindo políticos por participar de diversos "certames feitos pelas administrações", realizando fraudes para desviar rendas públicas de origem federal, estadual e municipal, para a contratação dos serviços licitados, incluindo merenda escolar, descoberto em 2017 (relembre aqui). De acordo com a acusação, os envolvidos teriam cometido diversos crimes entre 2009 e 2017, assinada pelo Procurador Regional da República Lauro Pinto Cardoso Neto. 

 

egundo apuração, os líderes da organização criminosa seriam os ex-prefeitos de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD). A estrutura da organização seria dividida entre núcleos: político, dos servidores, empresarial e executivo e pode ter desviado mais de R$ 200 milhões no período.

 

Segundo o MPF, a ação "abrangia corrupção de funcionários públicos – incluindo vereadores nos municípios geridos pelo 'casal Oliveira' – e simulações de processos licitatórios junto às prefeituras de Eunápolis e Porto Seguro, voltados à contratação de obras de infraestrutura nos municípios, à locação de máquinas e veículos, à aquisição de merenda escolar, à prestação de serviços de publicações oficiais e à realização de eventos culturais, para posteriormente desviar parcela dos recursos destinados à execução dos contratos administrativos em benefício direto e indireto de seus integrantes, mediante interpostas pessoas físicas e jurídicas, as quais cediam suas contas com o escopo de ocultar e dissimular a origem, a localização e a propriedade dos recursos". 

 

Em resumo, as empresas participantes pertencem a um só bloco empresarial, figurando como concorrentes tão somente para conferir uma aparência de legalidade na disputa por licitações. Então as empresas participantes pertencem de fato a grupos empresariais distintos, porém as empresas vencidas são subcontratadas pelas empresas integrantes da organização criminosa, vencedoras dos certames. As participantes pertencem a grupos empresariais distintos, mas aquelas “perdedoras” recebem valores tão somente para apresentar “orçamentos de "cobertura” para participarem do certame.

 

Entre os crimes que os participantes da organização criminosa teriam cometido estão: concurso material, delitos licitatórios, de corrupção passiva, peculato e lavagem de capitais, culminando na fraude de dezenas de procedimentos licitatórios e no desvio de recursos de origem federal, estadual e municipal.
 
fonte:BN 09/04/2021