• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 15 de julho de 2023

Em Roma: Filho de Moraes foi agredido fisicamente por brasileiros que hostilizaram ministro

                                                foto:reprodução

                                               
O filho do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), chegou a ser agredido fisicamente no Aeroporto Internacional de Roma. O magistrado e sua família foram hostilizados nessa sexta-feira (14/7) por um grupo de três brasileiros.


                                                            fotos:reprodução


Moraes retornava ao Brasil com a família após participar e palestrar no Fórum Internacional de Direito, na Universidade de Siena. De acordo com a Polícia Federal (PF), em informações confirmadas ao Metrópoles, a família foi abordada por uma mulher identificada como Andreia Munarão, que xingou o ministro de “bandido, comunista e comprado”.

O marido de Andreia, o empresário Roberto Mantovani Filho, 71 anos, se juntou a ela. Foi Mantovani quem teria agredido fisicamente o filho do ministro. O casal vive em Santa Bárbara D’Oeste, no interior de São Paulo.

Mantovani se identifica no LinkedIn como diretor-geral da empresa Helifab Bombas e Acessórios. O terceiro brasileiro acusado de hostilizar a família do magistrado é o também empresário e corretor de imóveis Alex Zanatta Bignotto, casado com a filha de Roberto Mantovani.

Os três, reunidos, teriam continuado a proferir palavras de baixo calão ao ministro Alexandre de Moraes. Andreia, Roberto e Alex foram abordados pela PF no Aeroporto Internacional de Guarulhos, quando desembarcaram na manhã deste sábado (15/7). Eles responderão em liberdade a inquérito por crimes contra honra, ameaça e agressão.

Fonte:Metropoles/reprodução15/07/2023

Associação de Jornalismo digital repudia ação de Lira contra órgãos da imprensa

Bahia: Acidente deixa 4 mortos neste sábado na BR-116 (trecho de Santa Terezinha)

                                              foto: A Voz é aqui/reprodução

Um grave acidente foi registrado no km 512 da BR 116, perímetro do município de Santa Teresinha, no Estado da  Bahia na tarde deste sábado(15).

De acordo com o site a Voz é Aqui, uma carreta e um carro de passeio colidiram frontalmente, onde infelizmente ceifou a vida de 4 pessoas ocupantes do carro pequeno.

A  PRF e prepostos da concessionária via Bahia se deslocaram até o local, visando a preservação do local e organização do trânsito no trecho.

O levantamento cadavérico foi feita pelo DPT da cidade de São Antônio de Jesus. Ainda não há identificação das vítimas.

Fonte: Criativa online c/adaptações 

MG: Sargento do Exército mata colega em festa; outras pessoas ficam feridas em Uberlândia

 

                                                 Clube dos Sargentos do Exercito onde aconteceu o crime -foto:reprodução


Uma sargento do Exército foi assassinada por um colega, que também é militar, durante uma festa junina na noite dessa sexta-feira (14/7). Ele atirou na mulher por ciúmes, uma vez que não era correspondido, dentro de um clube militar, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e foi morto por um policial penal que estava no local.

Segundo testemunhas e relato policial, o sargento do Exército Isaque Frederico Silva Ferreira, de 32 anos, estava na festa junina do Grêmio Recreativo de Subtenentes e Sargentos de Uberlândia (Gressu), no bairro Jaraguá, e atirou contra a colega, acertando várias vezes a mulher, inclusive na cabeça.

A sargento Stephanie da Silva Magalhães, de 26 anos, morreu e outras cinco pessoas foram baleadas, incluindo o namorado dela, que também é militar. Ele foi levado em estado grave para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, onde segue internado.

O atirador só foi parado quando um policial penal sacou a arma e baleou o assassino, que morreu em seguida.

Além do namorado da sargento, um soldado do Exército está em estado grave no HC-UFU. Os outros três feridos não correm risco de morrer.

Segundo o que foi apurado no local pela Polícia Militar (PM), o motivo do ataque foi ciúmes. o sargento Isaque Ferreira não gostou de ver a colega, por quem seria apaixonado, com outro homem e os baleou. 


Em nota, o Exército Brasileiro informou que sobre “os fatos ocorridos na noite de 14 de julho de 2023, no Grêmio Recreativo de Subtenentes e Sargentos de Uberlândia, o 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado externa profundas condolências às famílias dos dois militares que perderam suas vidas. Os três feridos foram prontamente socorridos e encontram-se hospitalizados. Por fim, o Batalhão Coronel Cláudio Leig ratifica o seu compromisso em apurar de forma criteriosa o ocorrido, por intermédio de um Inquérito Policial Militar já instaurado".

Fonte:O Estado de Minas - 15/07/2023

Em Roma: Ministro Moraes e família são agredidos em aeroporto e PF já identificou os agressores

 

Ministro do STF Alexandre de Moraes

Ministro do STF Alexandre de Moraes  foi chamado de "bandido, comunista e comprado" e seu filho teria sido agredido fisicamente


247 - A Polícia Federal já identificou todos os agressores do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes no aeroporto internacional de Roma, informa Malu Gaspar, de O Globo.

O ministro foi chamado de "bandido, comunista e comprado" por uma mulher identificada como Andreia. Os outros dois brasileiros que estavam com ela também já tiveram sua identidade apurada e também responderão por crimes contra a honra e ameaça.

Alexandre de Moraes pode ainda mover ação por danos morais contra os agressores.

Moraes estava com a sua família no aeroporto, quando voltava de uma palestra que ministrou na Universidade de Siena.

Um homem identificado pela PF como Roberto Mantovani Filho teria agredido fisicamente o filho do ministro.

Os agressores foram identificados ao desembarcarem na manhã deste sábado no aeroporto internacional de Guarulhos. 

O STF ainda não se manifestou sobre as agressões. 

Fonte: BRASIL 247 - 15/07/2023

SP: Cantor Jorge Aragão é diagnosticado com câncer que atinge o sistema linfático

 Jorge Aragão foi diagnosticado com um linfoma não-Hodgkin - Zo Guimaraes/UOL


Jorge Aragão foi diagnosticado com um linfoma não-Hodgkin - Imagem: Zo Guimaraes/UOL

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NO LINK ABAIXO DO SITE UOL(15) DE HOJE: 

https://www.uol.com.br/splash/noticias/2023/07/15/jorge-aragao-e-diagnosticado-com-linfoma-nao-hodgkin.htm




Região de Irecê: Ex-vereador de América Dourada é assassinado na feira livre de João Dourado

imagem:reprodução/TSE 2020


Na manhã deste sábado, (15) durante a realização da feira livre da cidade João Dourado, região de Irecê, foi registrado um crime. O ex-vereador Márcio de Oliveira Costa, 55 anos, do distrito de Ipanema, do vizinho município de América Dourada foi brutalmente assassinado.

Segundo informações de testemunhas, Márcio descia do seu carro quando foi alvejado por diversos tiros, disparados por um homem a bordo de uma moto e acompanhado por um comparsa. Após o crime, a dupla fugiu.


Marcio Oliveira foi eleito vereador em três eleições: 2004,2008 e 2016, e no último pleito de 2020, foi candidato pelo PC do B, ficando na suplência. O ex-vereador deixa uma esposa e três filhos.

A 14ª Coorpin regional de Irecê vai assumir as investigações do crime.
Prefeitura de América Dourada emitiu uma nota de pesar. 

A Prefeitura de América Dourada, Estado da Bahia, externa profundo pesar pelo falecimento do Sr. Márcio de Oliveira Costa. Ex-vereador deste município, foi um homem solidário aos anseios dos cidadãos américo-douradenses e sensível às necessidades da comunidade de Ipanema.

Rogamos ao Divino o consolo aos amigos e familiares neste momento de dor imensurável.

Sepultamento

A família divulgou uma nota informando que o velório está sendo realizado  na casa da genitora do ex- vereador no povoado de Ipanema e o sepultamento será realizado amanhã(16) no distrito de Ipanema.




BR 116: Acidente envolvendo carro da Secretaria de Saúde de Valente e carreta deixa cinco mortos



                                               foto:reprodução


Um trágico acidente na noite desta sexta-feira, 14, na Rodovia BR 116 Norte, envolvendo um Chevrolet Spin de cor preta com 7 lugares que servia a Secretaria de Saúde do município de Valente e uma carreta deixou cinco pessoas mortas e duas feridas.

O acidente aconteceu no trecho que liga Serrinha a Santa Bárbara, mais precisamente próximo a uma curva que fica a cerca de 1 km do entroncamento de Lamarão.

As primeiras informações dão conta que o veículo de Valente estava retornando de Salvador onde tinha levado pacientes para realizar exames e consultas quando deparou com uma carreta no sentido contrário se perdeu em um buraco e foi de encontro a Spin que ficou totalmente destruída.

De acordo com informações a carreta desceu a ribanceira e o motorista aparentava ter fraturado o queixo.

O Calila Notícias manteve contato com o secretário de Saúde de Valente, Arnaldo Amaral por volta de meia noite e ele estava no local do acidente, ele confirmou para nossa reportagem que na Spin viajavam 7 pessoas, cinco não resistiram e outras duas foram levadas para o hospital, o estado de saúde de ambas considerado grave.

O secretário não tinha identificado todas as vítimas, apenas confirmou duas mortes que foram divulgadas anteriormente, a do motorista conhecido por Victor filho de Dão do Ônibus, e Joélcio ex-ábitro da Liga Desportiva Valentense (LDV).

O vídeo gravado por um cidadão mostra a dimensão do impacto. A van caiu numa ribanceira e deixou o rastro de destruição.

Tocador de vídeo
00:00
00:33

O motorista Victor e o ex-árbitro de futebol Joélcio foram identificados primeiro -fotos;reprodução

Fonte: Calila Notícias/ 15/07/2023

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Ataque a democracia: Grupo no Telegram com 30 mil membros administrado por Allan dos Santos convocou atos de 8/1


foto:reprodução

                                             
Bolsonaristas discutiram a tentativa de golpe de 8 de janeiro em Brasília em um grupo com mais de 30 mil membros no Telegram — e que tem entre os administradores o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, foragido da Justiça. 

Segundo apurou a Agência Pública, quatro dias antes da invasão, o perfil do grupo enviou para todos os membros um áudio convocando 2 milhões de pessoas para retomarem o país na capital federal. “Vamos pra frente do Congresso, pra frente do STF […] É lá que retomaremos nosso país […] Você, homem, você que quer lutar pelo único restinho que resta do seu país, Brasília é o local”, diz o áudio. O narrador se identifica como o político Renato Gasparim, candidato a deputado estadual pelo Republicanos no Paraná em 2022.

Confira a reportagem com fotos e imagens das mensagens trocadas no link abaixo do site da Agência Pública, publicada  07/07/2023.


https://apublica.org/2023/07/grupo-de-30-mil-membros-administrado-por-allan-dos-santos-convocou-atos-de-8-de-janeiro/

Bahia: Carro fica destruído por trem em linha férrea no interior do Estado

                                      foto:reprodução

Um veículo de passeio foi atingido por um trem na cidade de Tanhaçu, na região sudoeste da Bahia, nesta sexta-feira (14). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o acidente foi registrado às 13h10, quando o veículo iniciava a travessia da linha férrea no município. 

De acordo com populares, mesmo com o alerta sonoro, o condutor do carro não percebeu a aproximação da locomotiva e acabou acontecendo o acidente. O 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) está no local registrando a ocorrência. O carro ficou completamente destruído. O motorista, que ainda não teve seu nome divulgado, não sofreu ferimentos. “Nasceu de novo”, disse um morador.

A cidade de Tanhaçu  há 483 km de Salvador, e com uma população de pouco mais de 20 mil habitantes.


Fonte: Achei Sudoeste c/adaptações 



Programa Desenrola: dívidas de até R$ 100 serão perdoadas a partir de segunda(17)

Desenrola vai fazer com que bancos perdoem dívidas de até R$ 100
Marcello Casal Jr/Agência Brasil Desenrola vai fazer com que bancos perdoem dívidas de até R$ 100


O Ministério da Fazenda confirmou nesta sexta-feira (14) que dívidas de até R$ 100 já começarão a ser perdoadas pelos bancos na próxima segunda-feira (17), quando se iniciam as operações do programa Desenrola Brasil . O prazo máximo para as instituições financeiras concluírem a desnegativação é dia 28 de julho.

De acordo com a pasta, 1,5 milhão de pessoas têm dívidas até este valor e poderão ser beneficiadas por essa medida. "Cairão as restrições da situação de negativada e a pessoa poderá, por exemplo, se não tiver outras dívidas negativadas, voltar a pegar crédito ou fazer contrato de aluguel", afirma a Fazenda.

O Desenrola só obriga a desnegativação de dívidas de até R$ 100 para os bancos participantes, ou seja, varejistas e distribuidoras de água e energia, por exemplo, não têm a obrigação de perdoar as dívidas.  Veja quais bancos vão aderir ao Desenrola.

Além desta medida, também começa a valer na segunda-feira as negociações de dívidas da Faixa 2 do programa, voltada para pessoas com renda mensal de até R$ 20 mil que tenham dívidas inscritas até 31 de dezembro de 2022 e que continuam ativas. 

O prazo mínimo de pagamento das dívidas é de 12 meses. Segundo o Ministério da Fazenda, 30 milhões de pessoas devem ser beneficiadas nesta faixa.

Fonte:PORTAL IG- 14/07/2023

Programa de passagem aérea a R$ 200 começará por pensionistas do INSS, diz ministro

 

                                            foto:reprodução


O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, anunciou nesta sexta-feira (14/7) que o programa Voa Brasil, de venda de passagens aéreas por até R$ 200, começará por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O lançamento do programa será em agosto. O objetivo é dar início à iniciativa com as vendas de 5% dos assentos ociosos nos voos domésticos.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, França também afirmou que o governo negocia com aeroportos a criação de um sistema de cashback para as taxas de embarque, como forma de incentivo aos participantes do novo programa. Taxas como as de pouso e de conexão não entrariam nessa modalidade em que é feita a devolução do valor pago em forma de créditos.

“Apesar de não podermos forçar os aeroportos a fornecerem esse tipo de incentivo para os passageiros, estamos ressaltando que esse dinheiro da taxa [de embarque] hoje não entra nem no aeroporto”, diz o ministro.

França explicou, ainda, que a aquisição de passagens será limitada a quatro bilhetes por pessoa por ano, sendo cada um referente a um trecho. Haverá um sistema de verificação por CPF. Até o momento, Latam, Gol e Azul já aceitaram participar do programa.

“Esse programa tem capacidade. Nós estamos falando de 1,5 milhão de passagens ao mês que poderíamos chegar. São trechos. Mas nós vamos chegar gradualmente. […] Precisamos preparar os aeroportos para isso”, disse França.

Só em baixa temporada


As companhias confirmaram que podem disponibilizar passagens para qualquer destino, desde que sejam em períodos de baixa temporada, como março, abril, maio, agosto, setembro, outubro e novembro.

O programa também não vai contar com investimento público, segundo o ministro, e é destinado a pessoas que não têm o hábito de voar. De acordo com o titular da pasta, a proposta vai garantir a criação de voos, principalmente para localidades em que, atualmente, não há muita disputa.

Fonte: Metrópoles - 14/07/2023

" Presidente detestava que pagasse faturas de familiares da primeria-dama" diz ex- ajudante de ordens Mauro Cid

                                           As (in)confidências e o desabafo do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro sobre as questões do clã relacionadas a dinheiro -   foto: Hugo Barreto/Metrópoles/reprodução


O tenente-coronel Mauro Cesar Cid optou por não responder às perguntas dos deputados e senadores da CPI do 8 de Janeiro na terça-feira (11/7), no Congresso Nacional, mas nos últimos tempos, em conversas reservadas às quais a coluna teve acesso por meio de interlocutores em comum, foi bastante eloquente ao falar dos bastidores dos palácios do Planalto e da Alvorada sob Jair Bolsonaro.

Nessas conversas, devidamente registradas, Cid contou que ficava no meio do fogo cruzado entre Jair e Michelle Bolsonaro quando o assunto era, principalmente, o pagamento de contas da família, em dinheiro vivo, na boca do caixa, conforme mostramos em reportagem publicada no início do ano.

Relacionamento complicado

O oficial do Exército diz, por exemplo, que Michelle era uma pessoa de difícil trato no dia a dia — e que não ia com a cara dele. “Dona Michelle era muito difícil e não gostava de mim”, afirma. A principal razão da diferença entre os dois tinha como pano de fundo exatamente as questões relacionadas a dinheiro, segundo o militar.

Cid conta que tinha ordens explícitas de Bolsonaro para pagar contas da própria Michelle, mas que o então presidente detestava que ele pagasse também faturas de familiares da primeira-dama. Mesmo assim, ela mandava essas contas com ordens para pagar. E, diz ele, quando isso acontecia não havia muito o que fazer, sob pena de arrumar mais problemas com Michelle.

“Não ia me meter em briga de casal. Se ela pedia, eu depositava”, afirmou o tenente-coronel em uma das conversas, meses atrás, em tom de desabafo.

Ele afirma que, depois de feitos os pagamentos, tinha que apresentar as faturas para Bolsonaro. E, quando isso acontecia, lhe restava matar a responsabilidade no peito, sob o argumento de que não podia deixar de atender os pedidos de Michelle, que chegavam por assessores dela.

Entregas de dinheiro

O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro diz que, muitas vezes, preferia nem saber quais eram as despesas que precisavam ser pagas. Repetia que, se a ordem era da “dona Michelle”, liberava os valores sem titubear.

Carlos Alberto de Nóbrega volta atrás e diz que foi infeliz ao criticar Lula
Contrate um Mitsubishi 0Km por 12, 24 ou 36 meses
Exército diz que orientou Mauro Cid a usar farda na CPI do 8/1
CPI do 8/1: petista é interrompido e manda bolsonarista "calar a boca"; vídeo
Rugas e flácidez ? Veja o que essa gota dourada pode fazer.

E assim foram feitos pagamentos do plano de saúde do irmão, mensalidades da faculdade da irmã, depósitos em contas de outros parentes de Michelle que vivem na periferia de Brasília e, ainda, inúmeras entregas de recursos em espécie nas mãos de integrantes do staff que servia a Michelle. Saiu dinheiro até para ajudar no funeral da avó da primeira-dama.

“Ela (Michelle) falava pouco comigo. Quem falava comigo eram os assessores. Ela mandava dizer: ‘preciso disso’. E os assessores falavam comigo”, afirmou.

Cid jura que usava sempre dinheiro sacado de contas do próprio Bolsonaro para fazer os pagamentos. E que não misturava, no caixa paralelo que administrava, valores da conta pessoal do então presidente com recursos sacados a partir dos cartões corporativos da Presidência da República — uma suspeita investigada já há algum tempo pela Polícia Federal.

O oficial do Exército explica que preferia fazer os saques e quitar as faturas diretamente na boca do caixa — muitas vezes, por intermédio dos outros oficiais que o auxiliavam na ajudância de ordens da Presidência — para “não expor” o clã.

O cartão da amiga Rosi

Uma das maiores confusões que Cid vivenciou ao lidar com os pagamentos das contas de Michelle Bolsonaro ocorreu, segundo os relatos do próprio, quando ele descobriu que tinha que pagar, entre as várias contas, boletos do cartão de crédito que a primeira-dama usava, mas era de uma amiga dela, funcionária comissionada do Senado.

A existência dos pagamentos das faturas do cartão de Rosimary Cardoso Cordeiro, a amiga de Michelle, foi revelada também na reportagem que a coluna publicou em janeiro.

Nessa conversa, especificamente, ocorrida depois que o assunto já havia vindo a público, Cid afirma que se recusou a pagar as faturas do cartão porque via, ali, uma chance grande de problemas futuros: como Rosimary era funcionária do Senado, e lotada no gabinete de um senador aliado de Bolsonaro (no caso, o maranhense Roberto Rocha), ele temia que a história pudesse se transformar em um problema para o próprio Bolsonaro.

O fantasma da rachadinha

Ao explicar seu temor, Cid mencionou o risco de essa relação financeira entre Michelle e Rosimary ser interpretada como algo promíscuo — houve, inclusive, menção às rachadinhas que já embaraçavam o clã àquela altura, com as investigações sobre Flávio e Carlos Bolsonaro, os filhos 01 e 02 de Jair Bolsonaro.

O ajudante de ordens de Bolsonaro cogitou conversar com Michelle para explicar o possível problema. Mas não viu espaço para fazer isso diretamente. Mandou recado. E o estresse, diz, foi grande. A ponto de ele bater o pé e afirmar que não pagaria os boletos do cartão de Rosimary diretamente, o que deixaria rastros.

Cid, então, recorreu a uma solução alternativa, mas não menos problemática. “Não vou pagar boleto. Se me pedir dinheiro, eu passo o dinheiro, mas não vou pagar o boleto”, respondeu, segundo ele próprio.

E assim foi feito: para não deixar de atender Michelle, o tenente-coronel respondeu que sacaria o dinheiro e entregaria os valores para que assessores fizessem os pagamentos na boca do caixa.

Não sabia ele que, tempos depois, mesmo esses pagamentos seriam cuidadosamente esquadrinhados na investigação que o coloca como personagem central do caixa paralelo que servia à então família presidencial.

Fonte: Rodrigo Rangel/Colunista do Metrópoles 14/07/2023