• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 9 de janeiro de 2021

MG: Em carta, universidades federais apoiam medidas da prefeitura para combater a Covid-19


Paciente em maca e profissionais de saúdeRAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLE

foto:reprodução/Metrópoles

Professores de universidades federais de Minas Gerais saíram em defesa das medidas anunciadas pelo prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), de fechar, a partir de segunda-feira (11/1), todas as atividades que não são consideradas essenciais. A medita tem como objetivo frear os casos de infecção pelo coronavírus.

Em carta aberta, o Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (APUBH) endossou a postura da prefeitura que, segundo os professores, segue as orientações do Comitê de Enfrentamento da Covid-19.

“Tornamos público nosso apoio às medidas estabelecidas pelo Decreto Municipal nº 17.523, da Prefeitura de Belo Horizonte, orientada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19. Esse decreto vem em resposta ao aumento vertiginoso dos casos de infecção, transmissão, internações e óbitos causados pela pandemia, considerando, principalmente, os índices de ocupação dos leitos de UTI disponíveis na capital”, diz trecho do texto.

Por meio do decreto, a capital mineira retornou à “fase zero” da pandemia, registada em março de 2020, quando foram impostas uma série de restrições. “A medida vem no intuito de diminuir as possibilidades de aglomeração e consequente alastramento da doença”, aponta a carta dos docentes.

O anúncio de fechamento do comércio foi recebido com irritação por parte de empresários de vários setores. Revoltados, comerciantes prometem uma manifestação em frente à prefeitura na segunda-feira, e ameaçam entrar com processos judiciais de setores que se sentiram prejudicados.

Para os professores, no entanto, as medidas são necessárias. “Sabemos os custos e os prejuízos sociais e econômicos da retomada do distanciamento social no grau mais restritivo que vivemos durante a pandemia. Porém, os dados concretos demonstram a necessidade imperativa de se evitar uma catástrofe ainda maior do que a que estamos vivendo”, afirmam.

“A perspectiva de início de vacinação já se apresenta em um horizonte próximo. Precisamos cerrar fileiras para combater a doença e, neste momento, isso significa retomar o distanciamento social com responsabilidade, evitar ao máximo as aglomerações e tomar as medidas de proteção individual, com o uso contínuo dos EPIs”, acrescenta o manifesto.

A carta cita ainda a posição do Grupo Colaborativo de Coordenadores de UTIs de Belo Horizonte, que informou a dificuldade de se encontrar vagas para o tratamento. “Um paciente crítico com Covid-19 que não encontra vaga de UTI tem de três a quatro vezes mais chances de morrer, e os 90 leitos de UTI que ainda temos são muito pouco para o que precisamos para atravessar os próximos meses”, diz o comunicado.

“Necropolítica”

A nota ainda aponta as diferenças na gestão da pandemia com o governo federal. Segundo os professores, o presidente Jair Bolsonaro ainda insiste em “menosprezar os efeitos da pandemia” e os números de óbitos e de infectados.

“A medida, em nível municipal, vem na contracorrente das políticas em nível nacional, em que a ‘necropolítica’ do governo Bolsonaro insiste em menosprezar os efeitos da pandemia e os próprios alarmantes dados de número de óbitos e de infectados pela Covid-19”, afirma.

“Justamente por essa política de negação da ciência, vivemos um momento em que diversos países do mundo começam a vacinar os seus cidadãos e no Brasil ainda não se tem certeza nem se possuiremos o número de seringas e agulhas para vacinar toda a população”, ressalta o texto.

Os professores também citaram a vacina produzida pelo Instituto Butantan, com tecnologia chinesa, e pediram apoio do prefeito para que o imunizante seja oferecido no município.

“Apoiamos o decreto e cobramos da prefeitura que torne público o cronograma de vacinação da população belo-horizontina, e que cobre do governo estadual um posicionamento semelhante”, destaca a carta assinada por várias entidades acadêmicas e sindicais.

Kalil

Em vídeo postado nas redes sociais no último dia 6, o prefeito Alexandre Kalil informou que havia chegado “no limite” e, por isso, seria preciso voltar à “estaca zero”. “Nós avisamos, nós tentamos avisar, que seria um perigo, tentamos manter mais quase 10 dias a cidade aberta, quando os números não eram tão perigosos, mas nós tínhamos pelo menos uma expectativa de responsabilidade”, afirmou.

O fechamento do comércio foi decidido levando em consideração os três indicadores de monitoramento da pandemia em Belo Horizonte: número médio de transmissão por infectado (RT), ocupação dos leitos de UTI e de enfermaria para Covid-19.

A partir de segunda-feira, apenas o comércio considerado essencial poderá estar de portas abertas, como supermercado, açougue, farmácias, agências de correio e bancárias além de lojas de peças e acessórios para veículos. Os bares e restaurantes poderão funcionar apenas para entrega em domicílio ou retirada no local.

Confira a lista de entidades que assinam a carta dos docentes:

APUBH – Sindicato dos Professores da Universidade Federal de Minas Gerais e Campus Ouro Branco/UFSJ – Gestão Travessias na Luta – 2020/2022

ABJD/MG – Associação Brasileira de Juristas pela Democracia/Minas Gerais

ABMMD/MG – Associação Brasileira de Médicos e Médicas pela Democracia/Minas Gerais

APG – Associação de Pós-Graduandos e Pós-Graduandas da UFMG

CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

DCE – Diretório Central dos Estudantes da UFMG

FEPEMG – Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais

FITEE – Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino

FOMEJA – Fórum Mineiro de Educação de Jovens e Adultos de Minas Gerais

OAP – Organização dos Aposentados e Pensionistas da UFMG

SBPC/MG – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

SINAD-MG – Sindicato dos Advogados no Estado de Minas Gerais

SINASEFE- IFMG – Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Seção Sindical IFMG

SINDADOS/MG – Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares do Estado de Minas Gerais

SINDIELETRO – Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores da Indústria Energética de Minas Gerais

SINDIFES – Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino

SINDIPETRO/MG – Sindicato dos Petroleiros – Minas Gerais

SINPRO – Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais

SINTECT-MG – Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Correios de Minas Gerais

UNCME/MG – União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Minas Gerais

UNE – União Nacional dos Estudantes

fonte:Metrópoles - 09/01/2021

Bolsonaro evita comentar críticas de Maia: ‘Não vou dar palanque’

 

Foto: Marcos Corrêa/PR
Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro preferiu evitar comentar as críticas que recebeu o presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Em conversa ao vivo com o apresentador José Luiz Datena, da TV Band, neste sábado (09), o mandatário se limitou a dizer que não iria falar sobre o assunto.

“Não vou dar palanque para ninguém, Datena, desculpa aí”, disse pouco antes de desligar a chamada, que durou alguns segundos.

Antes da ligação, o apresentador havia conversado com Maia sobre os comentários que ele fez a respeito de Bolsonaro. Em uma publicação no Twitter, o presidente da Câmara chamou o militar reformado de covarde. Ele ainda atribuiu as mais de 200 mil mortes por coronavírus no Brasil às ações do presidente durante a pandemia.

“Chamei [de covarde] porque quem nomeia os ministros e determina a política é o presidente. […] O ministro é um subordinado do presidente. Quando ele [Bolsoanro] quer transferir para o ministro a responsabilidade, é um sinal de covardia total”, disse Maia em conversa com Datena.

Violência: PM é assassinado no bairro SIM em Feira de Santana

 

                                            foto:reprodução/acorda cidade

O policial militar Washington Luiz Lima Silva, de 41 anos, foi assassinado, no início da tarde deste sábado (9) dentro de seu estabelecimento, uma casa de eventos situada no loteamento Veredas no bairro SIM, em Feira de Santana.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A delegada Daniele Matias informou ao Acorda Cidade que no momento do assassinato, o PM estava sozinho no local, que seria alugado para uma pessoa. Ainda segundo a delegada, levaram os documentos, o celular e a arma dele. Washington Luiz foi atingido na cabeça, peito e braço e morreu no local.

Imagens de câmeras de segurança mostram quando três homens chegam ao local em uma motocicleta. Dois descem do veículo, entram no estabelecimento, efetuam cerca de quarto disparos e saem. Depois um deles volta para dentro da casa de eventos e dispara mais tiros. 

De acordo com a polícia, o cabo PM morava em Feira de Santana e era lotado na 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), na cidade de Petrolândia (PE).

Fotos: Reprodução/Câmara de Segurança

fonte:Acorda cidade     09/01/2021



EUA: Polícia prende extremista que invadiu o Capitólio

 

Polícia dos EUA prende extremista que invadiu o Capitólio com pele de urso e chifres
Foto: Reprodução / Twitter @tesoureiros

As autoridades federais norte-americanas anunciaram neste sábado (9) a prisão de dois extremistas que se tornaram símbolo da invasão ao Capitólio em apoio ao presidente Donald Trump: Jake Angeli e Adam Johnson. As informações são do portal G1.

 

Jacob Anthony Chansley, conhecido como Jake Angeli, entrou no prédio que abriga o Congresso norte-americano sem camisa, mas vestido com calça bege, chifres, um cocar de pele de urso, pintura facial vermelha, branca e azul e carregando uma lança de 1,80 metro com a bandeira dos Estados Unidos.

 

Adam Johnson, cuja imagem carregando o púlpito de Nancy Palosi, presidente da Câmara dos Deputados, se tornou viral, também foi preso. Informações do BN.

Europa: Casos de Covid disparam, e Portugal terá novo lockdown na próxima semana

 

Casos de Covid disparam, e Portugal terá novo lockdown na próxima semana
Foto: Marianna D'amore/reprodução

Após registrar sucessivos recordes de novos casos, mortes e hospitalizações por Covid-19, Portugal se prepara para um novo confinamento geral. A medida foi confirmada pelo governo neste sábado (9).

A princípio, o lockdown deve ser aprovado no Parlamento na próxima quarta (13), entrando em vigor já no dia seguinte. As novas restrições devem seguir o modelo do primeiro confinamento, mas com uma diferença significativa: as escolas, a princípio, permanecerão abertas.

"O que faremos é um confinamento muito próximo daquele que existiu durante os meses de março e abril, garantindo que não fechemos nada que não tenha sido fechado [no primeiro lockdown]", afirmou, neste sábado (9), a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Ela destacou que a indústria, a agricultura e o setor de distribuição permanecerão abertos, assim como no primeiro confinamento. Antes de bater o martelo sobre todas as restrições, o Executivo português aguarda uma reunião com especialistas. O governo pede, no entanto, que os cidadãos já comecem a se isolar.

"Não é necessário ficarmos à espera de um novo decreto quando sabemos que, face a estes números, é nossa obrigação protegermo-nos, reduzindo ao máximo nossos contatos àquilo que é essencial. [...] No momento em que há mais pessoas infectadas, também cresce o risco de cada um de nós nos infectarmos", completou Vieira da Silva.

Ao contrário de outros países do continente, como França e Alemanha, Portugal ainda mantém aberta a maior parte do setor de comércio e serviços, incluindo restaurantes, cinemas e academias de ginástica. São justamente essas atividades que devem acabar sendo encerradas.

GOVERNO CRITICADO

Muito elogiado pela reação inicial nos primeiros meses da pandemia, o governo de Portugal vem sendo criticado pela resposta à nova onda de casos de coronavírus. Na contramão de outros países europeus, Portugal não intensificou as restrições de aglomerações e deslocamentos no período de Natal. Pelo contrário: houve afrouxamento das medidas no período entre 23 e 26 de dezembro.

Embora as regras tenham sido apertadas para as celebrações do Ano Novo, especialistas veem consequências graves na decisão de não impor limites à quantidade de pessoas reunidas no Natal.

Na última sexta-feira (8), o país -que tem pouco mais de 10 milhões de habitantes- registrou seu pior dia da pandemia até agora, com recorde de novos diagnósticos (10.176) e de mortes (118).

Nos últimos 4 dias, com pequenas variações, o número de novos casos tem ficado próximo da casa dos 10 mil, algo que jamais tinha acontecido.

Pressionado, o Sistema Nacional de Saúde (SNS) já dá sinais de esgotamento. Os hospitais públicos de Lisboa atingiram sua capacidade para doentes com Covid e já transferem pacientes para outras regiões, como Porto, Covilhã e Algarve.

Em nota, a Ordem dos Médicos de Portugal afirma que os números anteriores da pandemia já permitiam antever que a situação do país dependeria das medidas adotadas na época festiva, mas que o governo optou por "tomar a decisão política de aliviar as medidas de contenção".

A entidade também criticou a estratégia de comunicação da campanha de vacinação contra a Covid-19, iniciada em 27 de dezembro. No dia anterior, as autoridades enviaram mensagens de texto aos celulares de todos os moradores do país avisando sobre o início das imunizações.

Segundo a Ordem dos Médicos, a comunicação "terá contribuído para a redução da percepção do risco por parte da população". Desde o início da pandemia, Portugal já registrou 476.187 casos e 7.701 mortes.


fonte: FOLHAPRESS- 09/01/2021

Em Processo Seletivo: SEC oferta 11 vagas para a área de Engenharia; tem vaga para Irecê

                                  imagem:reprodução


A Secretaria de Educação do Estado oferta 11 vagas através de processo seletivo REDA para Técnico de Nível Superior para pessoas  formados em Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Arquitetura. 

São 07 vagas para candidatos que possuem formação em Engenharia Civil, 03  vagas em Engenharia Elétrica( 01 cotista) e 01 em Arquitetura.

As inscrições serão realizadas de 11/01 a 08/02/2021 pelo site da organizadora do concurso, a UNEB,  com um valor de R$ 60,00(sessenta reais) conforme link abaixo: 

http://www.selecao.uneb.br/sectns/

A carga horária é de 40 horas semanal, e a remuneração oferta é de R$ 2.729,78 com o acréscimo de vale transportes e vale-alimentação, segundo o Edital 001/2021.

CONFIRA O EDITAL COMPLETO NO LINK ABAIXO:

file:///C:/Users/user/Downloads/edital_001_21_sec_sudepe%20(1).pdf 

Inscrições para o ProUni 2021.1 até amanhã (15); 25 cursos para Irecê


       imagem:reprodução

O Programa Universidade Para Todos de 2021.1 vai abir inscrições para Bolsa Integrais e Parciais a partir do dia 12/01 até o dia 15/01. As ofertas das bolsas são para cotistas e de ampla concorrência.

 Link para inscrição abaixo: 

http://prouniportal.mec.gov.br/index.php/#cronograma

Para Irecê, serão ofertadas 459 vagas  distribuídas  em 25 cursos de faculdades  privadas que atuam na cidade. Veja abaixo:

ADMINISTRAÇÃO: 39

ANALISE E DESENVOLVIMENTO SISTEMAS: 28

CIÊNCIAS CONTÁBEIS: 35

DIREITO: 17

EDUC. FÍSICA: 03

EMBELEZAMENTO E IMAGEM PESSOAL: 01

ENFERMAGEM: 07

ENG. AGRONÔMICA: 04

ENG. CIVIL: 10

ENG. DE PRODUÇÃO: 26

FARMÁCIA: 05

FISIOTERAPIA: 08

GESTÃO COMERCIAL: 28

GESTÃO RECURSOS HUMANOS: 27

GESTÃO FINANCEIRA: 29

GESTÃO HOSPITALAR: 29

GESTÃO PÚBLICA: 28

HISTÓRIA: 29

MEDICINA: 03

MEDICINA VETERINÁRIA: 05

NUTRIÇÃO: 08

PEDAGOGIA: 54

PROCESSOS GERENCIAIS: 01

PSICOLOGIA: 05

SERVIÇO SOCIAL: 28


Para saber o quantitativo de vagas de bolsa integral e parcial em cada curso, acesse o link abaixo.

https://prounialuno.mec.gov.br/consulta/publica/opcao/1/tipo/1 


Segundo o MEC, o resultado dos candidatos selecionados será divulgado no dia 19/01(terça-feira)

Tenente -Coronel Indicado por Bolsonaro para diretoria da Anvisa está na UTI com Covid-19

Jorge Luiz KormannREPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

foto:reprodução/redes sociais

Jorge Luiz Kormann é alinhado ao pensamento do presidente e chegou a a chamar João Doria de "China Boy" ao atacar vacina do Butantan


O secretário-executivo adjunto no Ministério da Saúde, Jorge Luiz Kormann, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para uma vaga na diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), está internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI) com Covid-19.

Kormann é tenente-coronel da reserva do Exército e chegou à pasta após a saída de Nelson Teich, em maio de 2020.

Alinhado ao pensamento do presidente sobre a gestão da pandemia, em novembro de 2020, Kormann chegou a chamar o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de “China Boy”.

O deboche ocorreu em uma mensagem que ironizava a vacina e o próprio governador. “Todo mundo sabe que o Doria é o “China Boy”. Mas nessa história da vacina tá ficando até constrangedor”.

Atualmente, ele aguarda que a indicação para a agência seja analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, órgão responsável por aprovar os cargos de direção da Anvisa.

Kormann é formado pela Academia Militar das Agulhas Negras e mestre em ciências militares. Apesar de ocupar o cargo de secretário-executivo adjunto desde junho, ele não tem qualquer formação acadêmica nas áreas relacionadas à vigilância sanitária.

A diretoria colegiada da Anvisa é composta por cinco membros. Em outubro deste ano, Bolsonaro indicou outros nomes para a direção da agência: a farmacêutica Meiruze Sousa Freitas, a médica Cristiane Rosa Jourdan Gomes e o advogado Alex Machado Campos. As indicações foram aprovados pelo Senado.

fonte:METRÓPOLES - 09/01/2021


Sucessão no Congresso: Maia reage a Bolsonaro: “Nosso bloco condena fascismo e incompetência”

 

rodrigo-maia-coletiva-câmara-dos-deputados-11FOTO: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reagiu às provocações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que disse a apoiadores, nesta sexta-feira (8/1), que o parlamentar e o PT são “coisas muito parecidas”, em tom de deboche. Em resposta, Maia ressaltou que o bloco liderado por ele em torno da candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) se uniu “para condenar o autoritarismo, o fascismo e a incompetência”.

Numa sequência de mensagens no Twitter, Maia pontuou atitudes autoritárias e antidemocráticas do presidente brasileiro, como quando ele esteve em praça pública instigando manifestações pelo fechamento do Congresso Nacional e do STF, em plena pandemia.

“O bloco Democracia e Liberdade se une pra condenar o autoritarismo, o fascismo e a incompetência. São muito naturais as críticas e o incômodo de Bolsonaro à nossa união”, disse.

O parlamentar também lembrou que o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, debochou do Centrão durante a campanha presidencial de 2018, cantando “se gritar pega ladrão” em referência à parlamentares do bloco.

1

Apesar das críticas de Bolsonaro e de integrantes do governo ao Centrão, o Palácio do Planalto se aproximou do bloco e, agora, apoia o líder desse grupo, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), na disputa pela presidência da Câmara contra o candidato do bloco de Maia, que reúne partidos da centro-direto e da oposição, entre eles, o PT.

Mais cedo, Bolsonaro ironizou a união entre Maia e deputados do PT em apoio à candidatura de Rossi. Na ocasião, o presidente citou o voto favorável de Maia ao impeachment de Dilma Rousseff (PT), em 2016, e caracterizou a suposta mudança de lado do deputado como um “jogo de poder”.

Maia destacou que o bloco “defende o papel da política, a relevância de todos os partidos, na construção de soluções para o país”. O bloco é formado por DEM, MDB, PSB, PSDB, PSL, PDT, Cidadania, PV, PT, PCdoB e Rede e conta com 281 deputados.

fonte:Metrópoles - 09/01/2021 13h:29min.

Mundo: Indonésia confirma queda de avião com 62 pessoas

                                             \Modelo do avião que caiu -foto:reprodução

Autoridades da Indonésia confirmaram que o avião que desapareceu com 62 pessoas a bordo, caiu. A aeronave sumiu dos radares neste sábado (9), apenas quatro minutos após decolar de Jacarta, capital da Indonésia. De acordo com a companhia aérea Sriwijaya Air, 56 passageiros e seis tripulantes embarcaram no avião e não há qualquer indício do que causou o desaparecimento. Ainda não há informações sobre mortos e feridos.

A aeronave, um Boeing 737-500, fazia o voo 182 e perdeu mais de 10 mil pés de altitude em menos de um minuto enquanto voava em direção à cidade de Pontianak, na ilha de Bornéu. O avião, que faria um voo de apenas uma hora e 30 minutos, desapareceu por volta das 4h40 de Brasília, 14h40 em Jacarta.

No fim da manhã, foi confirmada a queda. Um oficial da agência de resgate da Indonésia confirmou que "supostos destroços" do vôo desaparecido foram encontrados ao largo de Jacarta. 

Embora considerado um modelo de avião de segurança excelente, o boeing que desapareceu é antigo e fez seu primeiro voo em maio de 1994. O modelo já foi utilizado no Brasil nos anos de 1999 e 2000, mas atualmente não é usado por nenhuma companhia brasileira.

De acordo com sites especializados, o Boeing 737-500 é um modelo bastante anterior ao 737 MAX, linha de aviões que sofreu dois acidentes graves recentemente. Um deles, com uma aeronave da Lion Air em 2018, inclusive, ocorreu na Indonésia.

Após as tragédias, foi decretada a interrupção dos voos com aeronaves do tipo. Somente no fim do ano passado as autoridades de aviação permitiram a retomada das operações com o 737 MAX.

fonte:Correio da Bahia - 09/01/2021

Violência: Traficante que matou menina de 2 anos no Espírito Santo é morto na Bahia

 

                                             Mãe e filha foram assassinadas em Linhares - foto:reprodução

A polícia matou na noite desta sexta-feira (8) o líder de uma facção criminosa envolvida com tráfico de drogas que atuava no Espírito Santo. Ele também é acusado de um crime bárbaro cometido na cidade capixaba de Linhares, onde uma criança de dois anos foi assassinada.


Ulisses Costa de Araújo, o Lissinho, foi localizado na cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, após equipes da Cipe Mata Atlântica e da Rondesp Sul receberem uma denúncia anônima sobre o paradeiro dele.

Ulisses foi morto em confronto com a polícia (Foto: Reprodução)

Ao chegar no bairro de Colina Verde, os militares encontraram o homem próximo dentro de um imóvel. Quando tentaram abordá-lo, o criminoso começou a atirar e, no revide, foi atingido pelos policiais. Ele foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

O traficante, que foi encontrado com uma submetralhadora calibre 9mm, carregador e munições, estava foragido desde o dia 2 de dezembro do ano passado, quando ele e comparsas mataram a menina de dois anos.

Heloísa Dias Nascimento brincava no portão da casa da vizinha, Sandra dos Santos Calixto, 45 nos, quando bandidos mataram as duas. A filha de Sandra, de 15 anos, também foi atingida por disparos de arma de fogo, mas sobreviveu. O criminoso liderava um grupo que atua em três bairros da cidade de Linhares.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Desembargadora do TJ-BA presa na Faroeste entrega nomes de 58 envolvidos em esquema, diz coluna

                         

Presa em regime domiciliar desde o fim de setembro, a desembargadora Sandra Inês Moraes Rusciolelli teria implicado, durante as negociações envolvendo uma eventual delação premiada com a Faroeste, 58 pessoas no esquema de venda de sentenças na Corte. 

A informação consta em uma petição apresentada à Procuradoria-Geral da República (PGR) pela defesa da magistrada, à qual a coluna teve acesso.

Na lista, constam 12 desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ), sete deles formalmente investigados pela operação: José Olegário Monção Caldas, Maria das Graças Osório Pimentel Leal, Ligia Maria Ramos Cunha, Ivanilton Santos Silva, Ilona Marcia Reis e os ex-presidentes do TJ Gesivaldo Britto e Maria do Socorro Barreto Santiago, sendo que os três últimos nomes cumprem prisão preventiva por ordem do Superior Tribunal de Justiça ).

Segunda leva

A petição inclui também 11 juízes do TJ suspeitos de receberem propina em troca de decisões favoráveis ao esquema de corrupção.

Por partes

Os outros 35 nomes citados no documento se dividem em três categorias. O primeiro reúne filhos e parentes de desembargadores suspeitos de participar da venda de sentenças, grande parte alvo das duas últimas fases da Faroeste, deflagradas no início de dezembro. Logo abaixo aparecem advogados apontados como intermediários da venda de sentenças. 

O terceiro grupo abriga basicamente funcionários do TJ que atuam em gabinetes de desembargadores afastados pelo STJ e empresários com supostos interesses em decisões favoráveis do tribunal referentes a disputas imobiliárias.

fonte:Coluna Satélite 08/01/2021 23h:15min.

Governo Bolsonaro: Eugênio Mattar, irmão de ex-secretário foi quem mais recebeu recursos da União em 2020

                       Eugênio, irmão e sócio de Salim Mattar FOTO: EDUARDO ANIZELLI/FOLHAPRESS

No começo de julho de 2020, o então secretário especial de Desestatização do governo Bolsonaro, Salim Mattar, preparava sua saída do cargo e atribuía à pandemia do coronavírus o atraso na venda de empresas estatais e no avanço da agenda liberal que o levara a participar da equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes. Um mês antes, o irmão e sócio de Salim na Localiza, empresa de aluguel de carros, recebia do governo 14,9 milhões de reais. A quantia desembolsada pelos cofres públicos rendeu a Eugênio Pacelli Mattar o título de maior favorecido por pagamentos feitos pela União a pessoas físicas no ano passado.

O pagamento foi registrado no Tesouro Nacional em 4 de junho, 68 dias antes da saída de Salim do cargo. A ordem bancária anota que o valor corresponde à devolução de imposto pago indevidamente sobre ganho de capital, com base na decisão administrativa da delegacia da Receita Federal em Juiz de Fora (MG), de agosto de 2019. Uma semana depois da saída do secretário especial, seu irmão recebeu ainda um complemento de 282 mil reais, resíduo da mesma decisão da Receita Federal.

O ranking dos dez maiores favorecidos com recursos públicos a cada ano é divulgado pelo Portal da Transparência, mantido pela Controladoria Geral da União. Eugênio ocupou o topo desse ranking em 2020, por ter recebido um total de 15,2 milhões de reais dos cofres públicos.

Sigilo fiscal foi o argumento usado pela Receita para não comentar a decisão. Também questionado pela piauí, Eugênio informou, em nota, que pediu a restituição de impostos cujo pagamento considerou indevido em 2007 e aguardou treze anos pela decisão. Os valores pagos foram corrigidos de acordo com a inflação do período. Salim não quis comentar o episódio.VIAR


O valor destinado ao irmão do ex-secretário de Desestatização é mais de dez vezes maior do que o montante investido por Eugênio nas eleições de 2020. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta o empresário como o oitavo maior doador do pleito municipal em todo o país, atrás do irmão Salim, que aparece como o quinto maior doador. Eugênio aplicou 1,48 milhão de reais em candidaturas do partido Novo em Minas Gerais. O também empresário Rodrigo Antônio de Paiva, candidato do Novo à prefeitura de Belo Horizonte, recebeu a maior fatia do dinheiro, 1 milhão de reais, e terminou a disputa com o equivalente a menos de 5% dos votos angariados pelo prefeito eleito, Alexandre Kalil, do PSD. Já a direção do Novo na capital mineira recebeu 280 mil reais. Apenas uma candidata à Câmara, entre os quatro que receberam de Eugênio doações de 50 mil reais, foi eleita. Na época, ele disse ao jornal Valor Econômico que o apoio era “uma forma de participação legítima no desenvolvimento de uma sociedade democrática e plural” e que seu envolvimento na política visava à “mudança de realidade”.

À frente do irmão no ranking das doações eleitorais em 2020, Salim espalhou suas apostas por 79 municípios, embora a maior fatia dos 2 milhões de reais investidos tenha ido para a direção do Novo em Belo Horizonte: 200 mil reais. O mesmo valor se destinou ao candidato derrotado do DEM à prefeitura de Recife, Mendonça Filho. Entre os candidatos a vereador, Rodrigo Marinho, do Novo, derrotado em Fortaleza, e  Fernando Holiday, do Patriota, reeleito em São Paulo, receberam as maiores doações de Salim: 50 mil e 35 mil reais, respectivamente.

Juntos, os irmãos Mattar doaram quase 3,5 milhões de reais na eleição municipal deste ano, 1 milhão de reais à frente do primeiro colocado no ranking individual do TSE, o empresário Rubens Ometto Silveira Mello, presidente do conselho de administração do Grupo Cosan. O Novo  sigla priorizada pelos irmãos  elegeu apenas um prefeito e 29 vereadores neste ano, além de perder 15% dos filiados entre janeiro e novembro, ainda de acordo com o tribunal.

 

A

tivistas do liberalismo, os Mattar detêm, juntos, 10,75% das ações da Localiza. Eugênio é quem permanece à frente da empresa, como diretor-presidente. Salim não ocupa nenhum cargo na companhia. As declarações dele sobre o atraso da agenda liberal que a pandemia teria imposto ao governo Bolsonaro aparecem no site do Instituto Millenium, um think tank de direita do qual o ex-secretário especial é um dos fundadores. Num texto que escreveu para o portal, ele previa que o Brasil poderia levar dois anos até se recuperar totalmente do estrago causado pelo coronavírus. Numa entrevista de 2014, que também aparece no site, Salim já defendia que outros empresários se empenhassem em disseminar ideias liberais e de oposição ao governo do PT. “A gente compra seguro contra incêndio, seguro de vida e acidentes. Por que não comprar um seguro para garantir que teremos um livre mercado amanhã?”, dizia. 

Em destaque na página do Millenium na virada do ano, um artigo sem assinatura advogava que a saída para o Brasil está na implementação de uma agenda liberal econômica. “Quanto maior o tamanho do Estado, menor o tamanho dos indivíduos”, apregoava o texto. O instituto costuma oferecer aulas online de economia. O sétimo módulo do curso pergunta se aumentar a carga tributária dos ricos seria uma alternativa justa e se resolveria o problema do déficit nas contas públicas. A resposta: não. O módulo defende cortes nos gastos públicos.

Liderado por Eugênio Pacelli Mattar, o ranking das pessoas físicas que mais receberam recursos do Estado em 2020 inclui várias crianças que obtiveram na Justiça acesso ao medicamento Zolgensma, prescrito para atrofia muscular espinhal. O remédio, do laboratório Novartis, é tido como o mais caro do mundo e custa cerca de 2 milhões de dólares nos Estados Unidos. Questionado pela piauí, o Ministério da Saúde informou que gastou 2 bilhões de reais em 2020 com a compra desse tipo de medicamento. 

FONTE: REVISTA PIAUÍ POR MARTA SALOMON

Jornalista especializada em políticas públicas e doutora em Desenvolvimento Sustentável (UnB), trabalhou na Folha de S. Paulo e no Estado de S. Paulo.