• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 23 de abril de 2016

Menor é suspeito de assassinar ex-namorada em Barra do Mendes


Um jovem de 16 anos foi apreendido na última quinta-feira (21) sob a suspeita de cometer um crime que teve como vítima sua ex-namorada Jaine Souza também de 16 anos na cidade de Barra do Mendes, situado na microrregião de Irecê.  O caso é investigado pela 14ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/ Irecê). De acordo com a investigação policial, o suspeito esganou a jovem, queimou o corpo e escondeu na geladeira e jogou no lixão da cidade.
                                                       foto:reprodução
O crime chocou a cidade, conhecida como a capital da amizade e segundo testemunhas, o  suspeito teria matado a adolescente porque queria que ela abortasse o filho deles. Familiares da vítima informaram à polícia que a adolescente disse aos parentes, dias antes do crime, que foi ameaçada pelo suspeito.

 A jovem saiu de casa na noite de quarta-feira (20) e não tinha retornado para casa até a manhã de quinta-feira, quando a família começou a procurá-la, até  reconhecerem o corpo encontrado dentro de uma geladeira no lixão.
Os moradores de Barra do Mendes realizaram uma passeata pedindo 
paz. foto:reprodução BM News

Fonte:BMNews

SP: Ator José de Abreu cospe na cara de um casal em restaurante

O ator José de Abreu escreveu no twitter que respondeu a uma ofensa cuspindo na “cara de um coxinha e da mulher dele”.  Na mesma postagem, Abreu afirma que o “coxinha” não reagiu e que, portanto, se tratava de um covarde. O ator da Glogo é um ferrenho militante e defensor do PT que já se envolveu em diversas situações ao defender o governo petista da presidente Dilma e do ex-presidente Lula.


 Confira o vídeo abaixo:



sexta-feira, 22 de abril de 2016

Em Nova York: "povo brasileiro saberá impedir qualquer retrocesso" diz Dilma

Povo brasileiro 'saberá impedir qualquer retrocesso', afirma Dilma em discurso na ONU
Foto: Roberto Stuckert Filho/ PR/reprodução
A presidente Dilma Rousseff afirmou na manhã desta sexta-feira (22), durante a sessão de abertura da cerimônia de assinatura do Acordo de Paris, que a sociedade brasileira soube vencer o autoritarismo, construir a democracia e saberá impedir retrocessos. "Não posso terminar minhas palavras sem mencionar o grave momento que vive o Brasil. A despeito disso, quero dizer que o Brasil é um grande país com uma sociedade que soube vencer o autoritarismo e construir uma punjante democracia. Nosso povo é um povo trabalhador e com grande apreço pela liberdade. Saberá, não tenho dúvidas, impedir qualquer retrocesso. Sou grata a todos os líderes que expressaram a mim sua solidariedade", disse ao encerrar seu discurso.

A cerimônia de assinatura do documento ocorre na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, no Dia Mundial da Terra, segundo a Agência Brasil. Representantes de cerca de 160 países assinam o acordo de Paris, fechado em dezembro de 2015, depois de difíceis negociações entre 195 países e a União Europeia, que visa a combater os efeitos das mudanças climáticas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. 

Para entrar em vigor em 2020, o acordo, no entanto, só se concretizará quando for ratificado por 55 nações responsáveis por, pelo menos, 55% das emissões de gases de efeito de estufa. Depois da adoção do texto em Paris, ainda é necessária a assinatura do acordo, até fim de abril de 2017, seguida da ratificação nacional, conforme as regras de cada país, podendo ser por meio de votação no parlamento ou de decreto-lei, por exemplo. Informações da agência Estado.

Pinheiro será o novo secretário de Educação da Bahia

Rui confirma Pinheiro como novo secretário de Educação; última conversa será nesta sexta
Foto: Divulgação/reprodução



Roberto Muniz / Roberto De Oliveira Muniz

                                                 Roberto Muniz tem 53 anos foto:TSE/reprodução

O governador Rui Costa (PT) segundo informações da imprensa baiana, deve anunciar o nome do Senador Walter Pinheiro como o novo Secretario de Educação do Estado. Pinheiro está sem partido e vai substituir o  secretario prof. Osvaldo Barreto.  "Vou conversar com Pinheiro mais tarde e devemos confirmar o nome dele para a secretaria para poder impulsionar ainda mais os trabalhos na SEC", afirmou o governador. 

Se confirmando a ida de Pinheiro para o governo Rui, quem assume em seu lugar é o seu suplente, o Engenheiro Civil Roberto de Oliveira Muniz(PP) natural de Salvador  que dentre inúmeras atividades na politica, foi ex- prefeito de Lauro de Freitas, ex-deputado estadual, ex-secretário do trabalho e Ação Social  na época do Carlismo e também ex- secretário de Agricultura e Irrigação no 1º mandato do governo Wagner. Quando foi candidato a suplência de Pinheiro em 2010, Muniz declarou a Justiça Eleitoral um patrimônio de R$ 1.372,077,68

Vejo a ida de Pinheiro para a emblemática secretaria de Educação como um futuro projeto politico do governador Rui, pois a Bahia conhece Pinheiro, e não consta no seu imenso e destacado currículo essa experiência com a área da educação. Sua  militância são com as questões da infraestrutura,tecnologias, propostas de reformas econômicas, tanto nas comissões que atua desde a época que era deputado federal.

Creio que que o Senador poderia ser mais útil ao Estado no Senado Federal, principalmente nesse momento que o país atravessa, e  fica também uma pergunta, o povo baiano deu 3.630.944 votos em 2010 foi a Pinheiro ou a Muniz? 

Barreiras: Bandidos atacam empresa de transporte de valores




Câmera flagra bandido em ação e o veículo queimado pelo assaltantes-foto:Sigi Vialres/reprodução
Bandidos fortemente armados atacaram no início da madrugada desta sexta-feira, 22, a sede da empresa de transporte de valores Prosegur, localizada na Rua São Sebastião, no bairro de Barreirinhas, em Barreiras.

Foram momentos de pânico com explosões e disparos de arma de fogo de grosso calibre. Após explodir a sede da empresa e roubar todo o dinheiro, os assaltantes ainda trocaram tiros com as polícias militar e civil. 

De acordo com as informações, dois bandidos teriam ficando ferido. Um PM teria sido baleado no pé. Foram pouco mais de 40 minutos que deixaram os moradores de Barreiras em pânico. Pelas redes sociais, os moradores compartilhavam vídeos e áudios de tiros.

O ataque – Segundo as primeiras informações, os assaltantes atacaram a empresa Prosegur pelos fundos, utilizando uma residência. Os assaltantes teriam matado dois cachorros e fuzilado um carro. Casas vizinhas tiveram seus forros danificados com a explosão e uma loja ao lado da empresa teve sua vitrine quebrada. O vigilante ao perceber o ataque conseguiu fugir pela frente da empresa, cujo o portão caiu com o impacto das explosões.

Fuga – Na fuga, os bandidos conseguiram furar o bloqueio das polícias e seguiram em fuga sentido Riachão das Neves, deixando marcas de balas em carros e residências próximas do ocorrido.
Na ponte Ciro Pedrosa, que divide Barreirinhas do centro da cidade, os bandidos atearam fogo numa caminhonete e espalharam miguelitos na via para impedir a passagem da polícia. Ainda de acordo com informações, duas caminhonetes foram tomadas de assalto pelos assaltantes durante a fuga.
Fonte: Reportagem de Fernandez Fernandes – Jadiel Luiz e George José/Blog do Sigi Vilares/reprodução.

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Rio: Empresa que fez ciclovia pertence a família do secretário de Turismo


Desabamento de trecho de ciclovia recém-inaugurada mata duas pessoas no Rio
Foto:GloboNews/reprodução
A empreiteira Concremat, responsável pela construção da ciclovia Tim Maia, que desabou nesta quinta-feira, 21, no Rio, pertence à família do secretário de Turismo da cidade do Rio, Antônio Pedro Viegas Figueira de Mello. Ao menos duas pessoas morreram no desabamento de um trecho da ciclovia, inaugurada em janeiro deste ano.
A Concremat foi fundada por Mauro Ribeiro Viegas, avô de Antonio Pedro Viegas Figueira de Mello. Hoje, a empresa tem como diretor-presidente Mauro Viegas Filho.
A obra da ciclovia, da gestão Eduardo Paes (PMDB-RJ), custou R$ 45 milhões e começou em setembro de 2014. Em seu site, a Concremat afirma que o consórcio Contemat Geotecnia/Concrejato foi contratado pela Fundação Geo-Rio, braço da Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura, para executar a contenção de encosta e a estabilização da área para a implantação da ciclovia.
Em informativo de outubro de 2015, a Concremat divulgou uma matéria em seu site sobre a ciclovia Tim Maia. Na reportagem, o gerente técnico Jorge Schneider explicou que 'cerca de metade da extensão total da ciclovia foi concebida com uma estrutura independente, projetada ao lado e à jusante da Avenida Niemeyer'.
Segundo a Concremat, ao longo do percurso, 'foram executadas contenções com cortinas atirantadas, contra-fortes atirantados e muretas de contenção chumbadas'. "Para a proteção dos taludes resultantes de escavações para a construção das fundações, foram também aplicadas as técnicas de solo grampeado e rip-rap", informou a empreiteira.
"Tivemos o desafio de realizar uma obra em área urbana, com a construção em toda a sua extensão junto a uma avenida com largura reduzida e intenso fluxo diário de veículos, além de estar inserida em uma área com forte presença habitacional, onde os estreitos passeios são para grande parte dos moradores a única forma de acesso às suas residências", contou o coordenador da obra, Saulo Rahal.Informativo da Concremat, de outubro de 2015, tratou da ciclovia.
A reportagem do informativo da empreiteira informou ainda que 'com a impossibilidade de interdição da via durante o dia para as concretagens, além de dificuldades de escoramento por conta da altura e das irregularidades da encosta, a solução encontrada foi de pré-moldagem tanto da meso como da superestrutura, adotando-se para esta lajes PI protendidas com vãos de 6 e 12 metros, onde a associação de elementos retos e curvos permitiu com que a ciclovia acompanhasse todo o trajeto da Niemeyer'.
O pedaço arrancado pela água tem mais de 50 metros. A ciclovia é suspensa e junto ao mar. Está interditada, assim como a Niemeyer. Técnicos da Prefeitura ainda vão avaliar se há risco de outros desabamentos na ciclovia.A estrutura foi levada pela ressaca do mar de São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro. Eduardo Marinho Albuquerque, de 53 anos, e um homem de 45 anos, cuja identidade não foi divulgada, foram as duas vítimas. Outras três pessoas teriam ficado feridas. O corpo de Albuquerque foi identificado por um cunhado no local, que não quis dar entrevista. Os dois corpos foram localizados no mar de São Conrado por bombeiros e ainda estão na areia.A Secretaria de Turismo da Prefeitura do Rio não retornou ao contato da reportagem.
Site da Concremat dá informações sobre a obra.
COM A PALAVRA, A CONCREMAT
"O Consórcio Contemat-Concrejato informa que uma equipe técnica da empresa já se encontra no local, trabalhando em coordenação com a Secretaria Municipal de Obras. As prioridades neste momento são garantir o atendimento às vítimas e seus familiares e avaliar as causas do acidente.
"A reportagem questionou a Concremat se o secretário teve alguma influência na contratação da empresa da família.
"O Consórcio participou de processo de licitação que foi acompanhado por todos os órgãos de fiscalização competentes", respondeu a empreiteira.
COM A PALAVRA, A PREFEITURA DO RIO
O prefeito Eduardo Paes lamenta profundamente o acidente na Ciclovia da Niemeyer e se solidariza com as famílias das vítimas e com todos os cariocas neste momento. O prefeito estava em deslocamento para a Grécia - onde participaria, em Atenas, da cerimônia de passagem da tocha olímpica - e já está voltando para o Brasil. Paes atenderá a imprensa amanhã, assim que chegar ao Brasil, o que não tem horário previsto.- É imperdoável o que aconteceu, já determinei a apuração imediata dos fatos e estou voltando para o Brasil para acompanhar de perto - disse o prefeito, que saiu ontem à noite do Rio.
A Prefeitura do Rio esclarece que a prioridade neste momento é garantir a segurança da população e o atendimento às vítimas e aos seus familiares. Técnicos do município estão desde cedo no local, trabalhando com coordenação da Secretaria Municipal de Obras. O resultado da vistoria realizada pela Fundação Geo-Rio para apurar as causas do acidente será divulgado assim que concluído. Os reparos serão executados pela empresa responsável pela construção, sem ônus adicionais ao município, já que a ciclovia ainda está na garantia de obra. A Avenida Niemeyer permanece interditada ao tráfego e o Corpo de Bombeiros continua as buscas no local.
Fonte:Estadão

Lava Jato:Mulher de João Santana diz que Mantega indicava empresas para pagar o "caixa dois"


Foto:reprodução

Mônica Moura, mulher do marqueteiro João Santana, revelou à força-tarefa, em depoimento, que recebeu da campanha de reeleição da presidente Dilma, em 2014, ao menos R$ 10 milhões no “caixa dois”, isto é, fora da contabilidade oficial. O depoimento faz parte da proposta para fechamento de acordo de delação premiada.
Ela revelou que Guido Mantega, então ministro de Dilma, indicou a ele, em várias reuniões, executivos de empresas que deveriam ser procurados para ela receber contribuições em dinheiro, que não passaram por contas oficiais do PT e, por isso, não foram declaradas à Justiça Eleitoral.
Mônica contou ainda que pagamentos via caixa 2 ocorreram também nas campanhas presidenciais de Dilma (2010), na reeleição de Lula (2006), e nas campanhas municipais de Fernando Haddad (2012), Marta Suplicy (2008) e Gleisi Hoffmann (2008).
A mulher de João Santana, que era responsável pelas tratativas financeiras referentes ao trabalho do marido, disse ter registrado em uma agenda, que não foi apreendida pela Policia Federal, detalhes dos encontros mantidos em hotéis e restaurantes de São Paulo com interlocutores dos executivos indicados por Mantega, com o intuito de recolher as contribuições, entregues em malas de dinheiro.
Segundo Monica, a Odebrecht pagou R$ 4 milhões em dinheiro para a campanha de Dilma em 2014, não registrados nas contas oficiais de campanha. Os valores teriam sido entregues diretamente para ela e usados para pagar fornecedores na área de comunicação. Ela afirma poder indicar, também, as empresas responsáveis pelos outros R$ 6 milhões recebidos por ela e usados para o mesmo fim. Informações do Diário do Poder.

Na Grécia: Chama olímpica foi acesa e dá início ao revezamento da tocha até o Rio

Chama olímpica é acesa na Grécia e dá início ao revezamento da tocha até Rio de Janeiro
Foto: Reprodução / Twitter / Jogos Olímpicos
A chama olímpica foi acesa na manhã desta quinta-feira (21), na cidade de Olímpia na Grécia. Os presidentes do Comitê Olímpico do Brasil e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e o do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, participaram da cerimônia. "Pela primeira vez, os Jogos serão sediados na América do Sul. Essa marca mostra nossa universalidade.

O Rio de Janeiro, com o apoio de todos os brasileiros, vai celebrar uma demonstração gigante de suporte humano. Esse será o momento do Brasil e esses serão os Jogos do Olímpico. Esses Jogos serão uma mensagem de esperança em dias difíceis. Somos parte de uma só humanidade, símbolo de paz e harmonia, símbolo do poder da humanidade de se juntar, apesar das diferenças", declarou Bach em seu discurso. A cerimônia foi iniciada com a apresentação de dançarinos formando os anéis olímpicos, seguida do hasteamento das bandeiras do Brasil, da Grécia e das Olímpiadas, com a execução de cada hino. 

O ator Yannis Stankoglou recitou o poema olímpico, antes de as autoridades iniciarem seus dicursos. De Olímpia, a tocha cruzará a Grécia por seis dias, deonde segue para a Suíça, onde passará pela sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, e para o Museu do Comitê Olímpico Internacional, em Lausanne. De acordo com o G1, a tocha chegará ao Brasil no dia 3 de maio, onde percorrerá 329 cidades, a partir de Brasília. O bicampeão olímpico de vôlei Giovane Gávio é o primeiro brasileiro a levar a tocha, ainda na Grécia. Informações do BN.

Confira o que abre e fecha no feriado de 21/04 em Salvador








Salvador -crédito foto:brinquedoteca Arte Vida/reprodução
Os soteropolitanos terão o feriado desta quinta-feira, 21, Dia de Tiradentes, para curtir com a família e amigos as diversas opções de lazer que a cidade oferece. Porém, antes de sair de casa, vale ficar atento ao horário de funcionamento dos espaços culturais, centro comerciais e unidades de serviços que funcionarão em horário diferenciado. Confira alterações e o que abre e fecha:
I Cultura e Lazer
Zoológico - Localizado no bairro de Ondina, em Salvador, o zoológico funciona normalmente neste feriado de Tiradentes das 8h30 às 17h. A entrada é gratuita.
Museus - O Museu de Arte Moderna funciona normalmente das 13h às 18h. Já o Museu de Arte da Bahia abre das 14h às 18h.
Mercado Modelo - Com 263 lojas, incluindo, dois restaurantes e diversos mini-bares e mini-restaurantes, o Mercado Modelo funciona das 8h até 14h.
Parque - Considerado um dos principais locais de lazer da população de Salvador e região metropolitana, o Parque de Pituaçu abre das 8h às 18h. 
 | Shoppings |
 Salvador Shopping - Lazer: 11h às 21h; Alimentação: 12h às 21h; Bompreço: 8h às 21h. As lojas Riachuelo, C&A, Renner, Leader, Etna, Livraria Cultura, Lojas Americanas e Casas Bahia: 9h às 21h; Demais lojas e quiosques: 13h às 21h; SAC, Bancos, Correios e Lotérica: fechados. Na sexta-feira, 22, o empreendimento volta a funcionar normalmente, das 9h às 22h.
Piedade - O Shopping Piedade não funciona nesta quinta. Nos dias decorrentes, 22 e 23 abril, o centro de compras funciona em horário normal, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e sábado das 9h às 20h. O shopping não abre no domingo.
Barra - O Shopping Barra funciona em horários especiais. As lojas funcionam das 13h às 21h, sendo que a Praça de Alimentação abre a partir das 12h. Já os restaurantes do Barra Gourmet, localizados na área da expansão, no 1º Piso, funcionam normalmente das 12h às 23h, bem como as salas de cinemas do UCI ORIENT Shopping Barra, localizadas no 4º Piso. Já o Restaurante Madero, no 4º Piso, abre em horário especial das 12h às 22h. No Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) não haverá expediente.
Bahia - As lojas funcionam das 13h às 21h. O Multiplex abre a partir das 10h. A área de lazer (Playland) e as praças de alimentação funcionam das 12h às 21h. A Bodytech abre às 9h e fecha às 14h.
Salvador Norte -  Cinema, Game Station e Clube das Estrelinhas (Piso L2) funcionam das 12h às 21 horas; alimentação das 12h às 21h; Lojas Americanas, Riachuelo, C&A, Renner, Insinuante, Le Biscuit, Casas Bahia, Leader, Planeta Bebê e PBKids funcionam das 9h às 21h. As demais lojas e quiosques e a Feira de Livros, que foi prorrogada, abrem de 13h às 21 horas;
Bela Vista - O Shopping Bela Vista terá horário de funcionamento diferenciado. As lojas abrem das 13h às 21h. Já as áreas de alimentação e lazer, a Farmácia Santana, a Super Popular e o G-Barbosa funcionam das 12h às 21h, abrindo uma hora mais cedo que as lojas. O SAC estará fechado. 
Center Lapa - As lojas do Shopping Center Lapa estarão fechadas, com exceção das Americanas, que funciona de 12h até 18h. Praça de Alimentação e Cinema abrem das 12h às 20h.
Shopping Itaigara - Fechado.
Shopping Paralela - Lojas, área de lazer e alimentação: das 12h às 21h. Nos dias 22, 23 e 24, o funcionamento é normal: sexta e sábado das 9h às 22h, e domingo das 12h às 21h.
Pituba Parque Center - Fechado
 |Lojas e Supermercados |
 GBarbosa
Iguatemi: 7h às 20h
Costa Azul: 7h às 21h
San Martin: 8h às 19h
Brotas: 8h às 18h
Lauro de Freitas: 7h às 21h
Pau da Lima: 7h às 20h
Cabula: 7h às 20h
Guarajuba: 7h30 às 21h
Shopping Bela Vista: horário do shopping.

Mercantil Rodrigues
Calçada - 7h às 18h
Feira de Santana - 7h às 18h
Juazeiro - 7h às 14h
Lauro de Freitas - 7h às 19h
Ogunjá - 7h às 14h
Pirajá - 7h às 14h
Bompreço - As lojas Bompreço e Hiper Bompreço funcionam normalmente, entre 7h e 22h, exceto as unidades que ficam localizadas em shoppings centers, que vão seguir o horário de funcionamento de cada estabelecimento. As lojas TodoDia ficam abertas entre 7h e 21h. Já o Sam´s Club funcionará entre 8h e 18h, enquanto as lojas Maxxi Atacado estarão abertas das 7h às 14h.
Extra - O Extra Hiper funcionam normalmente durante o feriado. As lojas da Vasco da Gama e Rótula abrem às 7h e fecham às 0h. A unidade da Paralela funciona 24 horas.
McDonald's - Os restaurantes do McDonald's abrem normalmente, das 7h às 6h. Já as lojas de shopping vão funcionar de acordo com o horário definido pelos estabelecimentos.
Casas Bahia - As lojas de Paripe, Cajazeiras e Lauro de Freitas abrem normalmente nesta quinta-feira. As lojas de shopping centers vão seguir o horário dos estabelecimentos. As demais estarão fechadas.
Ferreira Costa - Funciona das 9h às 19h.
Maxxi Atacado - Unidades abrem às 7h e fecham às 14h.
Mercantil Rodrigues
Calçada - 7h às 18h;
Feira de Santana - 7h às 18h
Juazeiro - 7h às 14h
Lauro de Freitas - 7h às 19h;
Ogunjá - 7h ás 14h;
Pirajá - 8h às 14h;
Perini - Funciona normalmente no feriado.
Rede Bompreço - unidades funcionam das 8h às 22h, exceto as que estão localizadas dentro de shoppings centers, que funcionam seguindo o horário dos centros de compras.
Sam´s Club - unidades funcionam das 8h às 18h.
TodoDia - unidades funcionam normalmente e abrem às 7h e fecham às 21h.
 | Serviços |
 Agências bancárias - Fecham nesta quinta-feira (25), mas os caixas eletrônicos permanecem funcionando normalmente.
Correios - Todas as agências próprias e terceirizadas estarão fechadas.
Metrô - Todas as estações do metrô estarão fechadas.
SAC - Todas as unidades de atendimento situadas na capital e interior do estado estarão fechadas na quinta-feira (21). Na sexta-feira (22), todas as unidades voltam a funcionar normalmente.
Fonte:atardeonline

SP: Prioridade de Temer é definir 5 ministros capitais

Michel Temer e Delfim Neto-foto: Márcio Fernandes/reprodução

Michel Temer estabeleceu como prioridade a definição dos ministros da Economia, Banco Central, Casa Civil, Defesa e Justiça, confirmando-se sua posse em 12 ou 17 de maio, possíveis datas para o Senado instaurar o processo, obrigando Dilma a se afastar do cargo. Esse grupo de ministros precisa estar pronto para assumir o poder com ele, no mesmo dia. Mas a ideia é tomar posse com todo o novo ministério. A informação é do colunista Claudio Humberto, do Diário do Poder.
A maior preocupação de Temer e seu “núcleo duro” são os rumos da economia. Pretendem lançar um plano de recuperação o quanto antes.
Ainda não há definição, apenas consultas. Murilo Portugal, Henrique Meirelles e Gustavo Franco são fortes para o Ministério da Economia.
Para o Banco Central, Temer sonda muitos nomes, incluindo a permanência do atual titular do cargo, Alexandre Tombini. 

quarta-feira, 20 de abril de 2016

UNEB DIVULGA RESULTADO DO VESTIBULAR 2016







A UNEB - Universidade do Estado da Bahia publicou hoje(20) o resultado do processo seletivo vestibular de 2016. Confira os candidatos aprovados em 1ª chamada  no link abaixo:

O Boletim de Desempenho do Candidato e o Calendário de Matrícula serão divulgados  no site na próxima semana.


  http://www.vestibular.uneb.br/resultadovestibular2016.pdf

Bahia: Médica cubana morre com suspeita de H1N1 em Barreiras

                       foto:reprodução
Nesta terça-feira (19), a médica cubana Clara Eliza, de 43 anos, morreu após ficar internada na UTI do Hospital Oeste, de Barreiras, com suspeita decontrair a gripe H1N1. A médica trabalhava em uma unidade do Hospital Carmela Dutra, de Bom Jesus da Lapa, onde inicialmente ficou internada.
 
No meio da tarde, Clara foi levada para Barreiras. Pouco mais de uma hora depois da chegada, os médicos constataram a morte da cubana.
 
Não houve qualquer pronunciamento oficial da Secretaria de Saúde do Estado em relação à causa da morte da cubana,mas deve ocorrer após os exames de laboratórios estiverem prontos. Em contato com a administração do Hospital Carmela Dutra, houve a confirmação da suspeita e das medidas preventivas que o caso exige.
 
À noite, quando a notícia da morte foi confirmada, as redes sociais de Bom Jesus da Lapa foram ocupadas por mensagens de lamentação e solidariedade. Clara trabalhava na cidade de Bom Jesus da Lapa, desde 2013.Informações do Bocão News.

Impeachment no Senado:Oposição já quer afastar Dilma definitivamente


Presidente participará de cerimônia sobre Acordo de Paris e voltará no domingo.
Oposição já quer afastar Dilma em definitivo -foto:reprodução

São necessários apenas 41 dos 81 votos para o Senado, por maioria simples, aprovar a admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, mas a oposição acha que não haverá dificuldades de obter os votos de ao menos dois terços (ou 54) dos senadores. Esse número de votos corresponde ao mínimo necessário para cassar Dilma Rousseff em definitivo, no dia do julgamento. A informação é do colunista Claudio Humberto, do Diário do Poder.
Entre 46 e 50 senadores já se manifestam favoráveis à admissibilidade do impeachment e, portanto, do afastamento imediato da presidente.
O líder Eunício Oliveira não tomou conhecimento da opinião de Romero Jucá, o presidente: o PMDB presidirá a comissão do impeachment.
Ao bloco liderado pelo PSDB, segundo mais numeroso do Senado, caberá indicar o relator da comissão. Será Antonio Anastasia (MG).
Eunício avalia que o relatório de Antonio Anastasia (PSDB-MG) será votado após 12 de maio. O PT tenta protelar a votação até o dia 17.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Salvador: PM é assassinado na Federação após tentativa de assalto

O policial militar Elias de Santana Souza foi assassinado na noite desta terça-feira (19), no bairro da Federação, durante tentativa de assalto. Segundo testemunhas, ele estava à paisana e voltava para jantar em casa quando foi abordado por três homens armados que tentaram levar seu carro. Ele tentou reagir, mas foi baleado cinco vezes.
O Elias Souza foi socorrido ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos.Informações e foto do site Bocão News.

"Tem atitude comigo que não teriam contra um presidente homem', acusa Dilma Rousseff

'Tem atitude comigo que não teriam contra um presidente homem', acusa Dilma Rousseff
Foto: Reprodução / NBR/reprodução
A questão de gênero foi um dos temas da entrevista concedida pela presidente Dilma Rousseff à imprensa estrangeira na manhã desta terça-feira (19). Sem citar o nome da revista, ela ainda fez referência e criticou a reportagem da IstoÉ do início do mês que a qualifica como histérica e autista. "Eu acredito que tem um componente forte nessa questão. Tem misturado nisso tudo um grau de grande preconceito contra mulher. Tem atitude comigo que não teriam contra um presidente homem", criticou a presidente. 

Dilma também aproveitou o assunto para defender a deputada Brunny (PTC-MG), que votou contra o prosseguimento do processo de impeachment no domingo (17). "Teve uma das deputadas que foi objeto de bullying muito grande por votar em mim", lembrou. Informações do BN.

Feira: PM e PF cumprem reintegração de posse em residencial; famílias planejam ocupar ruas

                   " O olhar dessa criança e o desespero da mãe - futuro incerto" -  fotos:acorda cidade


Cerca de mil famílias que invadiram o residencial do Minha Casa, Minha Vida, Solar da Princesa Aeroporto, na Avenida Sérgio Carneiro, bairro Santo Antônio dos Prazeres, pretendem ocupar as ruas de Feira de Santana após receberem, de oficiais de justiça, a notificação de reintegração de posse e serem retiradas dos imóveis.
O cumprimento da decisão judicial está sendo feito na manhã desta terça-feira (19), com a presença da Polícia Federal e Polícia Militar. 
De acordo com o representante dos ocupantes, Paulo de Tarso, cerca de 3.500 pessoas estão morando no residencial, entre elas, mais de mil crianças, além de idosos. Eles alegam que não têm para onde ir e que durante a Micareta será possível ver as mil famílias desabrigadas pelas ruas da cidade.

“Em assembleia, decidimos que saindo daqui vamos ocupar as ruas de Feira de Santana. Inicialmente, vamos para a Avenida Getúlio Vargas próximo à prefeitura. Está chegando a Micareta e se for para não ter a Micareta de Feira de Santana, não terá", afirmou.

Eles têm até o dia 21 de abril para desocuparem os imóveis, que pertencem a famílias contempladas pelo programa habitacional por meio de inscrição e seleção. Paulo de Tarso disse também que a Prefeitura Municipal de Feira de Santana e a Caixa Econômica Federal disponibilizaram veículos para os moradores retirarem seus pertences, mas todos resistiram a saída de forma pacífica até o último momento. Eles ocuparam os imóveis no dia 19 de dezembro do ano passado.

“Hoje (19) estamos comemorando quatro meses de ocupação e de forma irônica a prefeitura presenteia estas famílias com a retirada de suas moradias para colocá-las nas ruas. Vamos fazer uma resistência não violenta. Estamos falando de idosos, de cerca de 1.300 crianças que estão aqui e que serão retiradas. Até hoje a prefeitura não se preocupou em enviar assistentes sociais nem conselheiros tutelares para ver a situação delas aqui. Estamos evitando um ato de desrespeito com estas pessoas”, disse.  Informações do site acorda cidade.

Lava Jato: Cerveró confirma pagamento de propina a Cunha e Renan

Em primeiro depoimento como delator, Cerveró cita Cunha e Renan
Foto: José Cruz/ Agência Brasil/reprodução
Nesta segunda-feira (18), em depoimento ao juiz Sérgio Moro, o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró confirmou pagamento de propina de US$ 6 milhões para o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL). A quantia, de acordo com o delator, tem relação com a sonda Petrobras 10000 e foi paga pelo operador Jorge Luz. Ao citar Renan, que tem foro privilegiado, o depoimento foi interrompido. Anteriormente, em delação premiada já homologada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, Cerveró já havia citado Renan Calheiros. Na ocasião, o ex-diretor afirmou que Renan e o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) teriam sido os destinatários da quantia. O presidente da Câmara Eduardo Cunha também foi citado por Cerveró. 

Cunha teria intervido para que parte de uma propina de R$ 20 milhões fosse paga aos participantes do esquema, que investiga o empréstimo tomado pelo pecuarista José Carlos Bumlai junto ao Banco Schahin. Cerveró lembrou de dois acertos de propina com a Samsung por conta da construção das sondas Petrobras 10000 e a Vitória 10000. O acordo, que envolvia a segunda sonda, não teria sido cumprido. "Na segunda sonda, a Samsung aumentou a propina para R$ 20 milhões de dólares, propina essa que não foi paga. Finalmente, só depois de vários anos é que o Fernando Soares conseguiu, através de um apoio do deputado Eduardo Cunha receber parte da propina devida", afirmou. Informações do BN.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Bahia: Rede estadual escolhe líderes e vice-líderes de classe

Alunos da rede estadual da Bahia escolhem líderes de classe
Foto: Claudionor Junior / GovBA/reprodução
Os estudantes da rede estadual de ensino, na capital e interior, escolhem desta segunda a quarta-feira (18 a 20) os líderes de classe que os representarão frente à gestão escolar, sendo porta-vozes de suas sugestões e ideias voltadas a contribuir para a melhoria da escola.
Devem ser eleitos aproximadamente 35 mil líderes e vice-líderes de classe na ação promovida pela Secretaria da Educação do Estado, por meio do programa Educar para Transformar, para promover o protagonismo juvenil no ambiente escolar.
O líder e vice-líder eleito representarão sua turma, identificando as necessidades e interesses abordados pelos colegas. Além disso, irão promover uma boa convivência por meio do diálogo aberto com estudantes e elaborar um plano de trabalho que contribua no processo de ensino de aprendizado.Informações do BN.

Governo Dilma: Pedido de impeachment chega ao Senado


Documentos do pedido de impeachment da presidente Dilma, aprovado pela Câmara, chegaram ao Senado
Documentos chegam ao Senado - foto:reprodução
O pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff chegou ao Senado Federal na tarde desta segunda-feira (18). O parecer foi protocolado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), junto ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). São 12.044 páginas do processo, que já foram entregues pela Câmara à Secretaria-Geral da Mesa do Senado.
"Nós temos pessoas que pedem para agilizar o processo, mas nós não podemos agilizar o processo de tal forma que pareça atropelo ou delongar de tal forma que pareça procrastinação", disse Renan Calheiros.
Para avançar, o impeachment precisará do voto da maioria, isto é, de pelo menos 41 dos 81 senadores.
Calheiros evitou falar sobre o resultado da votação entre os deputados: "Não me compete fazer avaliação do resultado da Câmara".
Se o processo for de fato aberto, a presidente se afastará do cargo por um período de seis meses (180 dias). Terá início, então, a discussão e análise da denúncia, com apresentações da acusação e da defesa, sob o comando do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski.
Esse processo culminará com o julgamento final dos senadores, em votação nominal e aberta no plenário: Dilma será afastada definitivamente da Presidência da República se dois terços do Senado (54 dos 81 senadores) julgarem que ela cometeu crime. Nesse caso, o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), assume, com a missão de cumprir o mandato restante até o fim, no dia 31 de dezembro de 2018.
Fonte:Uol notícias

Impeachment: Gov. Rui rechaça críticas de ter se distanciado do PT e de Dilma

Criticado por manter-se distante das articulações contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, entrando no jogo nos minutos finais, o governador Rui Costa rechaça a informação de que queria se manter distante do PT e da presidente.
“Eu não tenho esse distanciamento. Sou parte desse projeto que construí com o PT e me orgulho da minha história de vida. Assim como as religiões, nos partidos políticos tem gente boa e gente que faz besteira”, disse.

O petista disse que está acostumado com as críticas, mas se orgulha de a Bahia ter sido o estado que deu maior número de votos contra o impeachment. “Foi o maior percentual entre os estados e isso foi construído pela relação que começou com o governo de Jaques Wagner em 2007. Uma relação em que os partidos e os parlamentares são respeitados".

Fonte:Bocão News
Foto:Gilberto Jr./Bocão News

Bahia: Estado é alvo de ataques nas redes sociais após votação de impeachment

A votação do impeachment na Câmara dos Deputados neste domingo (17) movimentou todo país e também as redes sociais. Porém, comentários preconceituosos contra a Bahia mancharam a manifestação, de direito, dos brasileiros. Após 24 dos 39 deputados federais baianos votarem contra a continuidade do processo de impeachment, usuários do Twitter lotaram o microblog de críticas à Bahia. 
A votação dos baianos amenizou a derrota da petista na Câmara, mas não impediu a ida do processo para o Senado Federal, onde de fato se julgará se a presidente cometeu ou não crime de responsabilidade.  Informações do Bocão News.

Monges Claros: Marido de deputada que votou pelo impeachment é preso pela PF

O prefeito Ruy Muniz (PSB), citado pela mulher como 'exemplo de gestão' durante o voto a favor do impeachment, foi preso na manhã desta segunda-feira (18) pela Polícia Federal. 
Gestor do município de Montes Claros, em Minas Gerais, o prefeito é investigado por suspeitas de fraudes em licitação na área de Saúde. A esposa dele, a deputada Raquel Muniz (PSD), o citou em seu discurso na votação de ontem
Ruy Muniz foi preso hoje durante operação da PF; a esposa Raquel já tinha elogiado sua atuação no combate à corrupção(Foto: Reprodução/Facebook)
"Meu voto é em homenagem às vítimas da BR-251. É para dizer que o Brasil tem jeito e o prefeito de Montes Claros mostra isso para todos nós com sua gestão. Meu voto é por Tiago, David, Gabriel, Mateus, minha neta Julia, minha mae Elza. É pelo norte de Minas, é por Montes Claros, é por Minas Gerais, é pelo Brasil. Sim, sim, sim", disse a deputada.
O prefeito estava em Brasília, onde acompanhava a mulher no processo contra a presidente Dilma. A gestão do marido já tinha sido elogiada pela deputada na última sexta-feira (16). Na ocasião, ela disse que ele era um exemplo no combate à corrupção. 
"A corrupção que assola o nosso País é a ferrugem que impede o desenvolvimento. Não podemos mais permitir essa situação. Em Montes Claros, minha cidade natal, o Prefeito Ruy Muniz, senhoras e senhores, criou a Secretaria de Prevenção à Corrupção. E, lá, temos lutado para dar mais qualidade de vida aos montes-clarenses, para garantir dignidade à nossa gente", falou Raquel Muniz ao Extra. O prefeito foi preso durante a Operação Máscara da Sanidade II - Sabotadores da Saúde. 
Fonte:Correio da Bahia

domingo, 17 de abril de 2016

Michel Temer acompanhou votação ao lado de Eliseu Padilha e Henrique Alves

 
Ao lado de caciques do PMDB, o vice-presidente Michel Temer acompanha a votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara dos Deputados  neste domingo (17), segundo informações do jornal O Globo.

De acordo com a publicação, Temer está reunido com o senador Romero Jucá (RR), atual presidente do PMDB; o ex-ministro Eliseu Padilha e ainda o ex-ministro Henrique Eduardo Alves, que foi o único do partido a deixar o comando da pasta do Turismo depois que a sigla desembarcou do governo.

Já a presidente Dilma Rousseff acompanha a votação do impeachment no Palácio do Alvorada com seu principal auxiliar, o assessor especial Giles Azevedo, o ministro chefe de gabinete, Jaques Wagner, o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, e os governadores Tião Viana (PT- AC), Valdez Goes (PDT-AC) e Camilo Santana (PT-CE).Informações do BN.

IMPEACHMENT PASSA NA CÂMERA,AGORA, É COM O SENADO



Alan Marques/Folhapress

foto:A sessão foi iniciada com muito bate boca entre os deputados governistas e oposicionistas/reprodução


Lalo de Almeida/Folhapress
Manifestantes pró-governo em Brasília - foto:reprodução
Eduardo Knapp/Folhapress

Manifestantes na av. Paulista em São Paulo -foto:reprodução

APÓS A VOTAÇÃO HISTÓRICA DE HOJE(17) QUE PODE MUDAR TOTALMENTE O RUMO POLÍTICO,ECONÔMICO,SOCIAL DO PAÍS, A CÂMERA DOS DEPUTADOS APROVOU O RELATÓRIO DA COMISSÃO ESPECIAL QUE ANALISOU O PEDIDO DE IMPEACHMENT CONTRA A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF(PT), ONDE ÀS 23:08min COM O VOTO DO DEPUTADO BRUNO ARAÚJO DO PSDB O ACUMULO DE VOTOS ALCANÇOU 342 VOTOS PELO SIM. COM ISSO,O RELATÓRIO PELA ADMISSIBILIDADE DO AFASTAMENTO DA PRESIDENTE FOI APROVADO E SERÁ  ENVIADO AO SENADO DA REPÚBLICA.

A PRESIDENTE DILMA ACOMPANHOU A VOTAÇÃO NO PALÁCIO DO ALVORADA AO LADO DO EX- PRESIDENTE LULA, MINISTROS PRÓXIMOS E ASSESSORES.