• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 29 de agosto de 2015

Papa escreve carta de apoio a livro infantil a favor de homossexuais

Vaticano escreve carta de apoio a livro infantil a favor de homossexuais
Foto: Reprodução / Blog Andrea Bordoni/reprodução
 
O Papa Francisco escreveu uma carta de apoio à autora de um livro infantil que aborda as relações sexuais. Segundo o jornal britânico The Guardian, a atitude foi tomada após o livro “Piccolo Uovo” (Pequeno Ovo), escrito por Francesca Pardi, enfrentar resistência e proibições na Itália. A obra utiliza animais para tornar os relacionamentos homoafetivos e as novas famílias de forma mais didática. Há famílias de pinguins gays, de coelhas lésbicas e um hipopótamo fêmea que é mãe solteira, por exemplo. Há também histórias como o casamento de cães de diferentes raças. O prefeito de Veneza, o conservador Luigi Brugnaro, contudo, proibiu que o livro e impediu que ele fosse utilizado nas escolas
Como reação, outros 250 escritores italianos pediram que seus livros fossem retirados das listas escolares e Pardi enviou sua coleção ao Papa, pedindo apoio. "Temos respeito pelos católicos (...). Por que não podemos ter a hierarquia da igreja nos apoiando?", disse ela em carta. De acordo com o The Guardian, em resposta, um alto funcionário da Secretaria de Estado do Vaticano respondeu que “Sua Santidade está agradecida pelo gesto e pelos sentimentos que evocou, sempre esperando por uma atividade cada vez mais frutífera ao serviço das novas gerações e à propagação de valores humanos e cristãos genuínos". 
 
fonte:BN

Salvador:Morre o ex- jogador do Bahia Gabriel Moreira

  • Reprodução | Facebook
    Gabriel deixa mulher e dois filhos - Foto: Reprodução | Facebook
    Gabriel  deixa mulher e dois filhos -foto:reprodução
Faleceu na madrugada deste sábado, 29, o ex-jogador do Galícia e do Bahia Gabriel Moreira, de 46 anos, irmão do atual técnico do sub-20 do Esquadrão, Aroldo Moreira.
Gabriel sofreu uma parada cardíaca durante a madrugada. Ele chegou a ser socorrido para o hospital Ana Nery, na Caixa D'agua, em Salvador, mas não resistiu. O ex-jogador deixa a esposa Telma e os filhos Júlia e Mateus.
Em nota, a diretoria do Bahia lamenta o falecimento de Gabriel, e presta "os mais sinceros votos de pesar para amigos e familiares".
O sepultamento do ex-jogador será neste sábado, às 17h, no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. Informações do BN.

"TCU é um playground de políticos fracassados" diz Joaquim Barbosa


 O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa
 Foto:Murillo Constantino/agência o dia/reprodução


O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa disse, neste sábado, não acreditar que o Tribunal de Contas da União (TCU) seja um órgão capaz de desencadear um processo grave como o de impeachment de um presidente da República. "Não acredito no Tribunal de Contas da União como um órgão sério desencadeador de um processo de tal gravidade, o Tribunal de Contas é um playground de políticos fracassados", disse. Segundo Barbosa, o TCU é um lugar onde políticos sem expectativa de se eleger buscam uma "boquinha". "(O TCU) não tem estatura institucional", afirmou no 7º Congresso Internacional de Mercados Financeiro e de Capitais, organizado pela BM&FBovespa.

A questão para Barbosa, portanto, residiria na capacidade de o TCU lidar com a questão das pedaladas, e não com a gravidade das manobras fiscais do governo Dilma. "Uma das características da prática jurídica brasileira é a dualidade entre o que está escrito nas normas, nas leis, e a sua execução prática. Uma coisa é eu dizer que sim, é viável juridicamente uma pedalada fiscal conduzir ao impeachment de um presidente da República regularmente eleito. Outra coisa é eu saber como realmente funcionam as instituições e acreditar nisso", disse o ex-ministro do Supremo.

Barbosa afirmou que, para prosseguir com um processo de impeachment, é preciso que as provas sejam "incontestáveis" e que envolvam diretamente o presidente da República. Ele lembrou que esse movimento é algo que precisa ser muito bem pensado, já que ele representa um "abalo sísmico" para as instituições do país.
Candidatura -- O ex-presidente do STF voltou a negar que pretenda se candidtar à Presidência da República. Ele classificou como "impossível" uma candidatura. "Olhe para mim, para esse meu jeitão, essa minha franqueza, meu modo de dizer as coisas, a minha transparência... Eu seria massacrado se resolvesse entrar na briga pela Presidência da República, a começar pelos políticos, eles não gostam de outsiders, e eu sou um", disse.

Barbosa disse que ele segue na vida pública "dialogando com as pessoas". "Estou conhecendo um Brasil que não conhecia. Tem sido muito gratificante", disse o ex-presidente do STF, que foi aplaudido de pé pelos presentes após finalizar sua palestra.

Fonte:Veja/Com Estadão Conteúdo)

População brasileira supera os 204 milhões, Bahia é 4º maior estado, diz IBGE

População brasileira supera os 204 milhões, aponta IBGE; Bahia é 4º maior estado
Foto: Divulgação
A população brasileira superou a marca dos 204 milhões de habitantes neste ano. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas nesta sexta-feira (28) no Diário Oficial da União, o país tinha em 1° de julho deste ano, 204.450.649 habitantes. No ano passado a população estimada era 202.768.562. O IBGE também divulgou as populações estimadas das 27 unidades da federação e dos municípios brasileiros.
O estado mais populoso do país, São Paulo, tem 44,4 milhões de pessoas. Outros cinco estados têm populações que superam os 10 milhões de habitantes: Minas Gerais (20,87 milhões), Rio de Janeiro (16,55 milhões), Bahia (15,2 milhões), Rio Grande do Sul (11,25 milhões) e Paraná (11,16 milhões). Três estados têm populações menores do que 1 milhão: Roraima (505,7 mil), Amapá (766,7 mil) e Acre (803,5 mil). Informações do BN.

Neurocientista negro é barrado no local onde faria palestra em SP

Neurocientista negro é barrado no local onde faria palestra em SP
Foto: Reprodução / Breaking Brown
Carl Hart, primeiro neurocientista negro professor titular da Universidade de Columbia, em Nova York (EUA), foi barrado na entrada de um hotel cinco estrelas em São Paulo. O caso ocorreu no mesmo local, onde Hart se hospedaria e ministraria uma palestra a convite do seminário do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim), na quinta-feira (27). Depois de resolvido o constrangimento, o neurocientista viu que era o único negro no auditório, no qual falou para advogados criminalistas e juízes. Para a plateia, disse: "Vocês deveriam ter vergonha disso". 
Para a Folha, a administração do hotel Tivoli Mofarrej, nos Jardins, informou que não havia mais ninguém da assessoria de imprensa deles e, por isso, só poderia tratar do assunto na segunda-feira (31). Hart falou na palestra sobre como a guerra às drogas tem sido usada para atingir grupos sociais mais vulneráveis, entre eles, jovens pobres e negros, em lugares como o Brasil e os EUA.Informações do BN.

Menina morre vítima de bala perdida e outras duas ficam feridas em Irecê

Tragdia-em-Irec-Menina-de-oito-anos-morre-vtima-de-bala-perdida-outras-duas-crianas-ficam-feridas



 foto;arquvipessoal/redesocial/reprodução


suspeitos foram detidos -foto;Caraíbasfm/reprodução


Uma menina de oito anos morreu vítima de bala perdida na noite de sexta-feira (28), após ser atingida no bairro Vivendas, em Irecê. Anne Graziele Santos levou um tiro nas costas enquanto brincava na praça, com outras crianças. De acordo com a polícia, outras duas crianças, Kalebe da Silva Nascimento, 5 anos, e Vitória Souza do Nascimento, 6 anos – da mesma família - também foram atingidas e socorridos por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital regional de Irecê.

Segundo a polícia, moradores e familiares contaram que foi tudo muito rápido. A rua estava cheia de gente, com muitas crianças brincando. No momento do tiroteio três homens passavam de bicicleta pela rua, e um carro em seguida com homens abordo atirando.

A polícia foi acionada, agiu rapidamente e conseguiu localizar e prender quatro suspeitos. James Dilo Souza, Gerson Santos da silva, Danilo Dilo Souza e Josinei Marques da Silva, todos abordo de um VW modelo Parati, de cor marrom e placa GME-4036, licença de Irecê. Todos os suspeitos foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Polícia de Irecê para as medidas cabíveis.

O clima no bairro Vivendas hoje é de muita tristeza. Algumas crianças que brincavam com Graziele na rua estão assustadas. De acordo com informações de parentes, passadas com exclusividade à reportagem da Rede Caraíbas, a mãe da garota, que estava na praça quando ela foi baleada, está traumatizada.

A Coordenadoria Regional de Polícia Civil e a Polícia Militar informaram que foram acionadas após o ocorrido e o comando das corporações "determinou empenho dos policiais para identificar e prender os autores deste crime".
As circunstâncias do crime estão sendo investigadas pela 14ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil de Irecê.

Redação da CaraíbasFM/reprodução

Sinpojud ingressa com ação na Justiça para derrubar corte de ponto de grevistas

Sinpojud ingressa com ação na Justiça para derrubar corte de ponto de grevistas
Foto: Sinpojud/reprodução
 
A diretoria executiva do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud) ingressou na Justiça com mandado de segurança na última quinta-feira (27), para derrubar decreto do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Eserval Rocha, que determinou o corte de ponto dos grevistas, parados desde o dia 30 de julho. 
Na esteira desta representação, o Sinpojud entrou também com ação para impedir decisão do desembargador Cícero Landim, que impediu protestos e manifestações dos grevistas em unidades do Judiciário baiano, além de determinar que o sindicato mantenha 30% dos servidores atuando durante plantão Judiciário, determinação que, segundo o Sinpojud, já vem sendo cumprida desde o início do movimento paredista. informaçõesdoBN.

Fachin deve votar pela descriminalização do porte de drogas para uso pessoal, afirma site


Fachin deve votar pela descriminalização do porte de drogas para uso pessoal, afirma site
Foto: Reprodução
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, estaria propenso a votar favor da descriminalização do porte drogas para uso pessoal. De acordo com o site Justificando, Fachin, que pediu vistas do processo e acabou adiando a votação da matéria, deve seguir o voto do relator do caso, Gilmar Mendes, que se manifestou pelo fim da criminalização do porte de drogas.Por conhecer pouco a pauta, o ministro tem ouvido especialistas na área para formar o convencimento. Além disso, de acordo com o site, o ministro estaria entre a cruz e a espada: parlamentares contrários à pauta, como o Senador Magno Malta (PR-ES) e o Deputado Osmar Terra (PMDB-RS) estariam pressionando-o a votar contra a descriminalização, enquanto movimentos sociais que lutam pela descriminalização e que apoiaram sua indicação ao Supremo querem que ele se manifeste a favor. 
Caso vote pelo fim da criminalização, Fachin surpreenderá com sua decisão. Na sabatina que levou seu nome a ser aprovado pelo Senado, o ministro se mostrou reticente à descriminalização ao se revelar preocupado em "abrir uma porta para as drogas".“Quem abre uma fresta para as drogas, muitas vezes, não consegue segurar as outras portas da casa. E aí é preciso ter muito cuidado, porque estamos falando dos nossos jovens, da juventude brasileira”, afirmou na ocasião.informaçõesdoBN.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Sucessão de Dilma:Lula diz que se necessário será candidato em 2018

                                                                       foto:reprodução
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na manhã desta sexta-feira (28), em entrevista à Rádio Itatiaia em Montes Claros, Região Norte de Minas, que, se for preciso, disputará a Presidência da República em 2018. 
"Não posso dizer que sou nem que não sou candidato. Sinceramente, espero que outras pessoas sejam candidatas. Agora, uma coisa é certa: se a oposição acha que vai ganhar, que não vai ter disputa, e que o PT está acabado, ela pode ficar certa do seguinte: se for necessário eu vou para a disputa e vou trabalhar para que a oposição não ganhe as eleições".

Fonte:bocaonews

Lava Jato: Pedro Corrêa usava email " nossa senhora aparecida" para receber propina


Foto: Ex- deputado Pedro Correa/reproduçao
O ex-assessor parlamentar Ivan Vernon, que trabalhou no gabinete do ex-deputado Pedro Corrêa (PP/PE), afirmou em depoimento à Justiça Federal nesta quarta-feira, 26, que após a cassação do ex-parlamentar no Mensalão, em março de 2006, ele passou a usar um e-mail em nome de Nossa Senhora Aparecida Consultoria. Segundo o Ministério Público Federal, a conta era usada para combinar pagamento de propina com o doleiro Alberto Youssef, personagem central da Lava Jato. Vernon foi interrogado em ação que responde por lavagem de dinheiro, organização criminosa e peculato.
Ivan Vernon foi questionado pelo juiz federal Sérgio Moro, que conduz as ações da Lava Jato, sobre contas de e-mails usadas por Pedro Corrêa. “nsa.c@uol.com.br”, questionou o juiz. “nossasenhoraaparecida.consultoria@uol.com é o e-mail do ex-deputado Pedro Corrêa. Antes, a conta era dep.pedrocorrea@uol.com. Depois da cassação se transformou nesse endereço eletrônico”, afirmou Ivan Vernon.
Pedro Corrêa está preso desde 10 de abril, quando foi deflagrada a Operação A Origem, desdobramento da Lava Jato. Na denúncia da Procuradoria, a força-tarefa da operação afirma que Pedro Corrêa mandou um e-mail da conta nsa.c@uol.com.br, em 22 de dezembro de 2010, para Alberto Youssef para ‘tratar do fornecimento de informações de contas bancárias e valores para depósitos das vantagens indevidas oriundas da diretoria de Abastecimento da Petrobrás’.
“No referido e-mail cujo assunto era “número das contas”, o denunciado Pedro Corrêa repassa informações de agências bancárias, números de contas, bem como os nomes de quatro pessoas físicas associadas a valores que chegam a R$100 mil para que Alberto Youssef efetuasse o repasse da vantagem indevida. Entre as pessoas interpostas utilizadas para o recebimento da propina encontra-se a denunciada Marcia Danzi”, diz a denúncia do Ministério Público Federal.
Durante o depoimento, Vernon foi questionado também sobre a conta de e-mail ‘pedrinho.correatex@hotmail.com’. Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, a combinação para o recebimento de propina na conta do ex-assessor e de outras pessoas físicas e jurídicas indicadas por Pedro Corrêa também está registrada em e-mail encaminhado pelo ex-deputado(pedrinhocorreatex@hotmail.com) para o doleiro Alberto Youssef (paulogoia58@hotmail.com), no dia 7 de maio de 2012.
“Márcio Anselmo (delegado da força-tarefa da Lava Jato) já me perguntou. Eu nunca vi isso (pedrinhocorreatex@hotmail.com). Existia no quarto de Pedro Corrêa um computador privativo dele, que só ele possuía a senha e o máximo que se fazia às vezes era se jogar na impressora algum documento para imprimir. Esse e-mail, nunca vi”, afirmou Vernon.
A denúncia do Ministério Público Federal apurou que Pedro Corrêa “‘recebeu para si, direta e indiretamente, a quantia aproximada de R$ 35,4 milhões correspondente a 118 repasses de R$ 300 mil mensais, no período de 14 de maio de 2004 a 17 de março de 2014, pulverizados e estruturados em valores menores, acrescida de uma quantia de R$ 5,3 milhões paga no primeiro semestre de 2010, o que totaliza a soma de R$ 40,7 milhões de vantagem indevida”.
Em audiência também na quarta-feira, o ex-deputado afirmou em interrogatório que são inocentes seus filhos, a ex-deputada Aline Corrêa (PP-SP) e Fábio Corrêa, a nora Márcia Danzi e Ivan Vernon. Diante do juiz federal Sérgio Moro, o ex-deputado fez um esclarecimento inicial, mas depois ficou em silêncio durante toda a audiência.
“Estou sendo acusado com outras pessoas, e eu quero dizer que essas outras pessoas não têm nenhuma responsabilidade nos fatos. Eu assumo a responsabilidade de todos os fatos”, afirmou o ex-parlamentar, acusado pelo Ministério Público Federal de ter recebido pelo menos R$ 40,7 milhões em propinas, entre 2007 e 2014. “Dizer que meu filho, o réu Fabio Corrêa de Oliveira Andrade Neto, a ré Aline Lemos Corrêa de Oliveira Andrade, a ré Márcia Danzi Russo Corrêa e o réu Ivan Vernon, eles faziam apenas, cumpriam as determinações que eu mandava. Eu é quem era a pessoa que tratava dos assuntos referentes às imputações que estão sendo feitas comigo através do Paulo Roberto Costa (ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás), do Alberto Youssef.
Fonte:Diáriodopoder 

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Feira de Santana: Marina Silva fala sobre desenvolvimento sustentável e crise nacional



                                                               fotos: acorda cidade/reprodução
 Em Feira, Marina Silva fala sobre desenvolvimento sustentável e crise nacional
 

A ex-candidata à presidência da República de 2014 e senadora Marina Silva fez palestra ontem (26) em Feira de Santana sobre os desafios do desenvolvimento sustentável no Brasil. O evento foi organizado pelos alunos do 10º semestre de Direito da Faculdade Nobre (FAN), no espaço Olimpo.

Em sua palestra, Marina Silva destacou que atualmente existem cerca de 2 bilhões de pessoas que vivem com menos de dois dólares por dia, o que significa falta de moradia digna, educação, acesso à saúde, entretenimento, e condições básicas para sobrevivência.

Sobre a atual crise econômica no Brasil, Marina Silva afirmou que quando se iniciou a crise em 2008 as economias do mundo buscaram se reorganizar e hoje, mesmo com dificuldades, uma parte delas está saindo da crise.

“Mesmo fazendo um esforço, estão vivendo situações difíceis, imagine os que subestimaram a crise. Então agora nós estamos pagando um preço muito alto. Cerca de 8,4 milhões de trabalhadores já perderam seus empregos; tivemos uma diminuição nos recursos do Fies (Financiamento Estudantil), são mais e mais jovens que não estão tendo acesso ao sonho de uma universidade, e nós temos uma inflação que está corroendo o salário dos trabalhadores e uma política de juros altíssimos que faz com que o país tenha cada vez mais baixos investimentos”, afirmou a senadora.

Marina Silva criticou ainda a forma como o governo tem lidado com a crise. “O que surpreende é ouvir a presidente Dilma dizer que ela não tinha conhecimento da gravidade da crise. A mudança que precisa ser feita em primeiro lugar é de atitude. Reconhecer a gravidade da crise, que errou e que não fez o dever de casa, e que a resposta não vai ser dada apenas por um grupo”.
 
Impeachment

Acerca dos pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff, Marina Silva acredita que a sociedade brasileira tem que dar apoio às investigações, e que caso elas cheguem à conclusão de que há responsabilidade direta, deve-se cumprir a lei. “Antes de termos a conclusão dos processos com relação à responsabilidade de quem quer que seja se deve aguardar o resultado das investigações. A gente não pode achar que determinadas saídas, são a saída para todos os problemas. Não se pode passar por cima da Constituição. Essa é a minha posição”, declarou.

BRT em Feira

A senadora Marina Silva informou ainda que tomou conhecimento sobre a implantação do BRT em Feira de Santana e a retirada de árvores da Avenida Getúlio Vargas, mas que não conhece o projeto. Na opinião dela, antes de se implantar um projeto como este é necessário discutir com os vários segmentos da sociedade.

“Uma discussão como essa precisa ser feita no Conselho de Meio Ambiente, na Academia, ouvindo os movimentos sociais que estão imbuídos nessa questão, e integrar as duas coisas. Uma cidade é sustentável quando ela é capaz de produzir qualidade de vida, que pressupõe transporte público de qualidade e ao mesmo tempo espaços abertos que possam melhorar a vida das pessoas e ao microclima, que é o que se tem quando a cidade é arborizada”, ponderou.


fonte:As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade/reprodução.

Amazônia: Para fugir de monitoramento por satélite, criminosos estão desmatando em pequena escala

DesmatamentoAm_AgBr_483x303.jpg
                                                                                         foto - ag. brasil/reprodução
Uma fragilidade no sistema brasileiro de vigilância da Amazônia está transformando o perfil das áreas desmatadas na maior floresta tropical do mundo. Até o início da década passada, mais de 70% das áreas desflorestadas da Amazônia tinham mais de 25 hectares. Em geral, o desmatamento era realizado em larga escala, em áreas conjuntas, que atingiam grandes extensões de terra. Com a implantação de um sistema de vigilância por satélite, ficou mais fácil para os órgãos ambientais localizarem as áreas desmatadas e punir os criminosos. Em uma década houve uma redução da taxa anual desmatada de cerca de 80% O problema é que os satélites empregados para fazer essa vigilância só conseguem identificar desmatamento exatamente em áreas superiores a 25 hectares, algo como 20 campos de futebol. Com isso, em menos de 10 anos o desflorestamento de áreas menores já representa mais de 50% de toda a área devastada na Amazônia.

 arte_desmatamento_640.jpg
 

“Há uma limitação técnica e humana que facilita a ação ilegal na região” explica Juliano Assunção,
 professor da faculdade de economia da PUC-Rio e representando no Brasil do Climate Policy Initiative (CPI), uma ONG de origem norte-americana. “E os infratores se aproveitam dessa brecha para continuar a atividade ilegal sem serem percebidos, usando uma dinâmica diferente, de abrir clareiras em pequena escala, porém disseminadas”, conclui.

Áreas desmatadas de até 25 hectares são de difícil identificação nas imagens de satélite que monitoram a região. A baixa resolução das imagens somada à falta de estrutura humana no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe (órgão responsável pelo monitoramento via satélite) negligenciam essas áreas que, apesar de extensas em medição absoluta, representam pequenos pontos na extensão continental da maior floresta tropical úmida contínua do mundo.

A preservação de áreas florestais tem influencia direta na redução de emissões de CO2, já que elas capturam um dos principais gases que causam o efeito estufa. Áreas descobertas significam mais gás carbônico sendo liberado, contribuindo nas alterações climáticas.

Políticas de combate ao desmatamento aliadas a um sistema de monitoramento de áreas por satélite, que denunciam as grandes clareiras na região, conseguiram frear a derrubada de áreas florestais. A presidente Dilma Rousseff, apesar de não ter assinado a “Declaração de Nova York sobre Florestas”, durante a Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro de 2014, em que mais de 30 países se comprometeram a reduzir pela metade a destruição das florestas do mundo até 2020 e zerar por completo o desmatamento até 2030, declarou em discurso na Casa Branca em junho deste ano, ao lado do presidente dos Estados Unidos Barack Obama, que o país tem a intenção cumprir os compromissos do documento e zerar o desmatamento no Brasil nos próximos 15 anos.

fonte:ISTOÉ/edição 27.Ago.15 - 16:50 |  Atualizado em 27.Ago.15 - 20:40/reprodução

BAHIA: SEC DIVULGA RESULTADO DO REDA 2015 PARA PROFESSORES DO ESTADO


 

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulga nesta quinta-feira (27/08), no Diário Oficial do Estado, o resultado final dos aprovados, por ordem de classificação, no processo seletivo simplificado para contratação de professores da rede estadual de ensino, por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). As provas foram realizadas no dia 26 de julho para mais de 30 mil candidatos.

  Veja a lista completa NO LINK ABAIXO:

http://educadores.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/documentos/2015/especial.pdf

São ofertadas 6.145 vagas, sendo 4.616 para a Educação Básica, 1.282 para a Educação Profissional e 247 para a Educação Indígena. Das vagas disponíveis, 30% são reservadas a candidatos negros e 5% a pessoas com deficiência.


A lista divulgada nesta quinta-feira contempla todos os classificados, ou seja, todos os aprovados de acordo com os critérios previstos no edital. No entanto, somente serão convocados, de forma imediata, os aprovados de acordo com o número de vagas que foram ofertadas.

Os candidatos devem aguardar nos próximos dias a convocação, que também será publicada no Diário Oficial do Estado. Nesta etapa, os convocados deverão se dirigir aos Núcleos Regionais de Educação, para os quais se inscreveram, e apresentar a documentação necessária, além dos exames médicos constantes na lista de convocação.

FONTE- SITE DA SEC C/adptaçõeS















IBGE confirma liderança da Bahia na taxa de desemprego

Bahia é o estado com maior taxa de desemprego do Brasil no segundo trimestre
Foto: Valdecir Galor/SMCS/reprodução
O desemprego, no Brasil, atingiu 8,3% no segundo trimestre de 2015, a maior taxa da série histórica, iniciada em 2012, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e a Bahia tem a “honra” de liderar o ranking nacional. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Trimestral (Pnad Contínua Trimestral), elaborada pelo IBGE, a população desocupada - equivalente a 8,4 milhões de pessoas - subiu 5,3% em comparação ao trimestre imediatamente anterior. 
 
Na comparação com o segundo trimestre de 2014, subiu 23,5%. Entre as unidades da federação, a Bahia teve a maior taxa (12,7%) e Santa Catarina, a menor (3,9%). A taxa cresceu tanto na comparação com o primeiro trimestre de 2015, que chegou a 7,9%, quanto com o segundo trimestre de 2014, que foi 6,8%. No segundo trimestre de 2015 frente ao mesmo período de 2014, a taxa de desocupação cresceu em todas as regiões: Norte (de 7,2% para 8,5%), Nordeste (de 8,8% para 10,3%), Sudeste (de 6,9% para 8,3%), Sul (de 4,1% para 5,5%) e Centro-Oeste (de 5,6% para 7,4%). Informações do BN

Jaques Wagner e cantor Lobão trocam farpas pelo facebook



Após o ministro da Defesa, Jaques Wagner, postar em sua página no Facebook uma peça publicitária que coloca o cantor Lobão no “time contra o Brasil”, o compositor respondeu com imagem semelhante, também pelo Facebook. Wagner cita Gilberto Gil, Osmar Prado, Matheus Nachtergaele, Jô Soares como integrantes do “Time da Democracia”. “Eles reconhecem que o país atravessa um momento difícil, mas pregam o respeito à Constituição, rechaçam qualquer possibilidade de interrupção do mandato da presidenta Dilma Rousseff e mantêm a confiança no projeto que retirou milhões da pobreza”, diz o ministro. 
 
No outro time, além de Lobão, são retratados os senadores Aécio Neves (PSDB) e Ronaldo Caiado (DEM) e o deputado federal Paulinho da Força (SD). “Os personagens de sempre, o time do pessimismo, do "quanto pior, melhor", dos que colocam suas ambições eleitorais acima da estabilidade institucional do país e dos que saíram das urnas derrotados pela quarta vez seguida porque, quando tiveram a chance de governar o Brasil, só produziram desemprego, arrocho e crises”, completa Wagner. 
 
Na montagem de Lobão, com a legenda “Que tals essa versão, senhor mnistro da Defesa”, o cantor denomina dois novos grupos: o time da democracia do PT e o time contra o Brasil do PT. No primeiro, ele acrescenta José Dirceu caracterizado como presidiário e o presidente da Bolívia, Evo Morales. No segundo time, são incluídos o articulista Rodrigo Constantino, o humorista Danilo Gentili. “A favor do time democrático Brasil sem PT, bate panela. Não aceita mais ser roubado, não aceita Foro SP, não aceita intimidação de países comunistas que ameaçam invadir o Brasil onde 93% da população está sendo chamada de golpista. Não aceita que Janot blinde Dilma que foi citada por 11 vezes com seus colegas e até hoje, pela democracia do PT, não foi denunciada”, diz Lobão.  Informações do BN.
 
 

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

EUA: Repórter e cinegrafista são baleados e mortos em cobertura ao vivo


Reprodução
A transmissão era feita ao vivo no momento da execução-foto: reprodução

CONFIRA O VÍDEO NO LINK ABAIXO:



Vester Lee Flanagan II, 41, foi demitido há dois anos da "WDBJ", emissora onde trabalhavam Alison Parker, 24, e Adam Ward, 27, assassinados na manhã desta quarta-feira (26) durante uma transmissão ao vivo em Moneta, na Virgínia, nos EUA.

Flanagan, que trabalhava como repórter sob o nome de Bryce Williams, foi apontado como autor do crime. Segundo a polícia, ele atirou no próprio peito depois de tentar fugir do local, de carro, e morreu horas depois.
Uma conta no Twitter em nome de Bryce Williams postou, logo após o crime, alguns comentários sobre Alison Parker, acusando-as de ter feito observações racistas e dizendo que havia reportado tal acusação. 

Em seguida, escreveu: "eles [a emissora] a contrataram depois disso?" Alison Parker era estagiária da "WDBJ" até ser contratada no ano passado.

Flanagan acusou ainda Ward de tê-lo reportado ao setor de Recursos Humanos da empresa após terem trabalhado juntos. Ele então postou a mensagem "filmei o tiroteio, veja o Facebook", e em seguida publicou vídeos do momento dos assassinatos, filmados em primeira pessoa.

A conta no Twitter (@bryce_williams7) foi criada há cerca de duas semanas. Antes do assassinato, Flanagan havia publicado algumas imagens pessoais no perfil.

Duas horas depois dos assassinatos, ele teria enviado um fax à emissora "ABC" fazendo referência à morte de fiéis em uma igreja negra da Carolina do Sul, em julho, indicando que a morte dos jornalistas seria uma vingança ao massacre.

"Um homem difícil de trabalhar"

Após a tragédia, a "WDBJ" dedicou todo seu espaço para lembrar das vítimas. Jeff Marks, diretor da emissora, também falou sobre Flanagan, contratado em 2012 e demitido um ano depois.
"Vester era um homem infeliz. Ele tinha algum talento, uma boa experiência, quando foi contratado, mas rapidamente ganhou a reputação de alguém com quem era difícil trabalhar. Ele procurava pessoas para que pudesse criar um conflito. Depois de vários episódios em que ele se deixou dominar pela raiva, nós o demitimos."

Flanagan "não lidou bem" com a demissão, de acordo com Marks, e a polícia precisou ser chamada para retirá-lo do prédio. Apesar disso, o suspeito não deu indícios de que faria algum mal a alguém da emissora – ele encontrou alguns funcionários da "WDBJ" pela cidade após ter sido demitido, sem qualquer reação, segundo o representante.

Antes de ser demitido, Flanagan fez acusações de ter sido vítima de racismo. "Falamos com todo mundo na emissora, apesar de termos aqui um ambiente muito diversificado. Nenhuma acusação foi corroborada, e acabou arquivada", disse Marks.

Em 2000, Flanagan disse ter sido vítima de racismo ao ser demitido da "WTWC-TV", uma afiliada da NBC em Tallahassee, na Florida. Segundo o jornal "Tallahassee Democrat" publicou na época, ele alegou que diretores e colegas fizeram comentários ofensivos sobre negros e que, ao reclamar disso, acabou demitido.
A "WTWC-TV"  negou as acusações. Segundo o jornal "The Telegraph", uma fonte afirmou que Flanagan foi demitido por apresentar um comportamento "bizarro" e "ameaçar funcionários". O caso foi resolvido em um acordo extrajudicial em 2001.

O suspeito tinha também uma conta no YouTube onde publicou, há cerca de dois anos, seu currículo, com várias reportagens para diferentes emissoras, abordando assuntos variados. Formado pela San Francisco State University, ele começou sua carreira como estagiário em 1993.
Além de trabalhar em diversas emissoras ao longo da carreira, Flanagan também atuou como modelo na década de 1990.

Fonte:Site uol e yotube/reprodução

Vit. da Conquista: Falta de verba pode deixar reforma do aeroporto inacabada


Conquista: Falta de verba pode deixar reforma do aeroporto inacabada
Foto: Blog Resenha Geral/reprodução
As obras do aeroporto de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, ficarão incompletas. Mesmo que as pistas e o sistema de combate de incêndios sejam entregues em setembro, o terminal de embarque e desembarque ainda não foi iniciado. Motivo: falta de verbas do Programa de Investimento em Logística (PIL), gerido pela Secretaria de Aviação Civil, que deve ser extinta na reforma administrativa da presidente Dilma Rousseff. 
De acordo com a Coluna Tempo Presente, do A Tarde, o terminal de passageiros tem custo estimado em R$ 30 milhões, menos que os R$ 60 milhões empregados nas obras que vão ser inauguradas no próximo mês.Informações do BN.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

UFBA: Professores decidem manter greve


Em nova assembleia, professores da Ufba decidem continuar greve
Foto: Divulgação/reprodução
Os professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) decidiram, nesta terça-feira (25), manter a greve na instituição. Em assembleia realizada, por contraste, o grupo manteve a paralisação – que dura quase 90 dias. Apenas quatro professores foram contra. 
Não há data para uma nova assembleia. Para voltar às aulas, os docentes pedem defesa do caráter público da universidade, melhores condições de trabalho, garantia de autonomia, reestruturação da carreira e valorização salarial de ativos e aposentados. Informações do BN.

TJ-BA: Presidente determina corte de ponto dos grevistas

Presidente do TJ-BA determina corte de ponto de servidores grevistas 
Foto:reprodução
O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Eserval Rocha, em um decreto publicado no Diário da Justiça Eletrônico desta terça-feira (25), determinou o corte do ponto dos servidores grevistas representados pelos sindicatos dos Servidores do Poder Judiciário (Sinpojud) e Servidores Auxiliares do Poder Judiciário (Sintaj). O corte do ponto valerá desde o dia 24 de julho para os servidores auxiliares e 30 de julho para os servidores da Justiça comum. Informações do BN.

Gov. Rui anuncia nove mil vagas para estágio de jovens da rede estadual


Rui anuncia nove mil vagas de estágio para jovens baianos
Foto: Manu Dias/GOVBA/reprodução
 
O governador Rui Costa (PT) aproveitou o Fórum [B+], que reuniu empresários, artistas e estudantes na manhã desta terça-feira (25), na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), para anunciar a criação de nove mil vagas de estágio para alunos da rede estadual. 
 
As oportunidades são fornecidas por órgãos e empresas do Estado e serão destinadas aos estudantes que concluírem o nível médio em unidades estaduais, através do Programa Primeiro Estágio, Primeiro Emprego, que será lançado em breve pelo governo. Além do salário, os jovens terão direito a benefícios, como plano de saúde, durante o contrato de dois anos. "Quem vai cuidar da informática, da biblioteca da escola é o aluno egresso da rede estadual. Quem vai trabalhar como técnico de enfermagem nos nossos hospitais são os alunos e alunas da nossa rede estadual", disse o governador ao adiantar que o programa será financiado com recursos do Fundo de Combate à Pobreza.
 
 Além disso, a seleção para as vagas será feita a partir do desempenho dos alunos nos três anos do ensino médio e técnico. O projeto também prevê vagas de estágio superior para estudantes das quatro universidades estaduais. Ainda durante o evento, Rui Costa lançou o selo “Amigo da Educação”, que será concedido às empresas que investirem nas escolas públicas.Informações do BN.

Itaú planeja desativar 15% das 4 mil agências no país





Agência do Itaú no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. Foto: CC/reprodução
O presidente do Itaú, Roberto Setúbal, antecipou aos analistas de mercado, semana passada, como vai aumentar o lucro: o banco irá fechar 15% das suas 4 mil agências nos próximos três anos. Em dez anos, o objetivo é mais radical: fechar metade delas. Isso representa uma economia vigorosa nos gastos com trabalhadores. No primeiro corte de 15% das agências, serão ceifados cerca de 9 mil empregos.

No prazo de dez anos, a estimativa no banco Itaú é de um total de 30 mil postos de trabalho a menos.
A fria explicação do Itaú é que, hoje, 36% do resultado de varejo já são do atendimento digital (internet, celular, telefone, autoatendimento).
O dado mais cruel: em 2012, mais de 83% do lucro do Itaú eram realizados pelos gerentes. Hoje, esse índice está em 46%. Informações do Diário do poder.

Desembargador afirma que "marido não é previdência" em divórcio

                                                                              Foto: assessoria/reprodução
 
Uma decisão atípica tomou o meio jurídico nesta segunda-feira (24), quando um desembargador optou por não conceder auxílio financeiro para a esposa por parte do ex-marido, após um divórcio, sob o argumento de que "marido não é órgão previdenciário, e que por isso a concessão de alimentos, após a ruptura do matrimônio, deve ser fixada com parciônia, de modo a impedir que o casamento se torne uma profissão". 
 
O caso ocorreu na Paraíba, onde o desembargador José Ricardo Porto foi o autor da pérola. Mesmo com argumentos de que a esposa estava desempregada, e de que não concluiu os estudos para dedicar-se exclusivamente à família, o relator teria afirmado que "não há comprovação da considerável renda declinada pela agravante".
 
"Percebe-se que a demandante é jovem, saudável e apta a exercer atividade remunerada com a finalidade de assegurar sua própria subsistência", reforçou o magistrado, ao acrescentar que é justo conferir à antiga consorte um prazo razoável para obter ocupação laboral, fixando-lhe alimentos de forma temporária.
 
Ainda assim, a decisão final do desembargador fixou a pensão alimentícia no valor de R$ 1.700. mais plano de saúde, para o filho menor e alimentos provisórios à esposa, equivalente a um salário mínimo durante seis meses. 
 
FONTE;Redação do Bocão News

Santa Rita de Cássia, operários são resgatados de trabalho escravo em obra do governo federal

Operários são resgatados de trabalho escravo em obra do governo federal no oeste baiano
Alojamento dos operários | Foto: MPT-BA/reprodução
 
Uma força-tarefa coordenada pelo Ministério Público do Trabalho resgatou seis homens que trabalhavam como escravos na construção de casas populares do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) no município de Santa Rita de Cássia, no oeste baiano. Na operação, foi constatada a condição degradante a que eram submetidos pela Associação Stela Dubois. 
 
Os trabalhadores foram contratados para construir casas num assentamento do Incra e vivam em alojamentos insalubres. Um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) foi assinado pela associação, através de seu presidente, Moacyr Fontes de Brito. No documento, a associação se comprometeu a pagar as rescisões de contrato dos operários, a assinatura de carteira de trabalho e as indenizações por danos morais coletivos para os resgatados e para a sociedade. Além das rescisões, que variam de R$1.872 a R$9.908, cada um dos operários resgatados receberá indenização de R$5 mil. O diretor da associação também se comprometeu a indenizar à sociedade em R$130 mil. 
 
A verba será revertida para o Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), que foi instituído pelo governo baiano para financiar projetos e ações em prol de melhores condições de trabalho no estado. A inspeção foi realizada entre os dias 17 e 21 deste mês, a partir de uma denúncia recebida pela Gerência Regional do Trabalho e Emprego do município de Barreiras. Os operários dormiam em alojamentos improvisados, sem sanitários, condições mínimas de higiene nem remuneração adequada. Além disso, eles não tinham acesso a água potável, nem a locais para armazenar e preparar alimentos. Ainda se constatou que a Associação Stela Dubois burlou o sistema da Caixa Econômica Federal ao atuar como empreiteira, quando o projeto se destinava a financiar construções em regime de mutirão. Ela havia acertado com os operários um valor a ser pago por cada casa construída, inferiores ao piso salarial da construção civil na região.
 
 A associação, a partir de agora, deverá registrar em carteira os funcionários e pagar os salários até o quinto dia útil do mês. Também deverá proporcionar melhores condições de alojamento, com água encanada, energia elétrica, sanitários, refeitórios ou cozinha. O TAC ainda impede a terceirização dos operários. A obra fiscalizada previa a construção de 25 casas em assentamento do Incra na Vila Pa, Beira-Rio, a cerca de 20km do centro de Santa Rita de Cássia. A associação também não poderá contratar pedreiros para atuar no programa de habitação rural.Informações do BN.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Governo decide pagar 50% do 13º dos aposentados em setembro




A presidente Dilma Rousseff decidiu nesta segunda-feira que o adiantamento de 50% do 13º salário de aposentados e pensionistas será pago na folha de setembro, e não mais em duas parcelas, como tinha sido anunciado pelo governo no sábado passado -

o Ministério da Fazenda havia informado que a antecipação seria divida em duas vezes, sendo 25% no mês que vem e o mesmo percentual em outubro.

Agora, o adiantamento será creditado integralmente entre 24 de setembro e o início de outubro. Os 50% restantes serão pagos normalmente na folha de novembro, o que significa que o crédito ocorrerá até o início de dezembro.

Desde 2006, segundo o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), a antecipação era paga na folha de agosto. O adiamento tinha sido justificado pelo Ministério da Fazenda devido à queda na arrecadação tributária, refloxo da crise que o país atravessa.

Fonte: Veja/Com Reuters)

VESTIBULAR 2015, UNEB CONVOCA 5ª CHAMADA

 
 

A UNEB convoca para pré-matrícula os candidatos aprovados, em quinta chamada, no Vestibular 2015, com entrada no segundo semestre letivo, em cursos na modalidade presencial nos campi da capital e do interior do estado.

Todos os aprovados devem confirmar interesse, exclusivamente entre os dias 2 e 3 de setembro, na coordenação acadêmica do Departamento/Campus onde funciona o curso de sua opção das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, munido de todos os documentos exigidos no edital de convocação.

A Universidade informa que a ausência do candidato na data e horário estabelecido para sua matrícula ou a não apresentação da documentação requerida implicará na perda do direito à vaga.

De acordo com o edital de convocação: “A pré-matrícula consiste no comparecimento do candidato ou de seu representante no período, local e horários estabelecidos neste edital para fins de confirmar o interesse em participar da Lista de Espera na opção para a qual foi convocado.

Para a confirmação presencial de interesse, serão convocados três vezes o número de vagas disponíveis após a 4ª Chamada do referido processo  seletivo, respeitada a política de ações afirmativas (cotas) da UNEB.

Esta modalidade de convocação para a pré-matrícula não estabelece vínculo do candidato como aluno ou de qualquer natureza com a UNEB, não implicando qualquer garantia ou direito de ingresso, em qualquer tempo, nesta Universidade.”
fonte;Informações: GESEDI/PROGRAD – 3372-7272 ou e-mail ctecprograd@uneb.br ou site vestibular2015.uneb.br.

Presidente quer Eliseu Padilha na articulação política, diz colunista

Dilma quer que Eliseu Padilha assuma articulação política, diz colunista
Foto: José Cruz/Agência Brasil/reprodução
Depois de anunciada a  saída do vice-presidente  Michel Temer (PMDB da articulação política do governo Dilma Roussef (PT), o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, deve assumir a tarefa. Esse, pelo menos, é o desejo da presidente, de acordo com a colunista Cristiana Lobo. Padilha dividia a articulação com Temer e quis deixar a função após um embate com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
Os ministros pediram a liberação de R$ 500 milhões para pagamento de emendas parlamentares prometidas a aliados, o que foi negado por Levy com a justificativa de não haver recursos em caixa. Temer reagiu e disse que não iria se desgastar por não cumprir acordos firmados com a base. Seguindo a reação do vice-presidente, Padilha também teve a conversa com Levy e quis deixar a articulação política, mas recebeu apelo da presidente Dilma para continuar conduzindo as negociações com parlamentares aliados.Informações do BN.

Estado Islâmico explode templo de 3.800 anos na Síria


Estado Islâmico explode templo de 3.800 anos na Síria
Templo de Baal Shamin | Foto: Creative Commons/reprodução
Jihadistas do autoproclamado Estado Islâmico (EI) explodiram o templo de Baal Shamin, na cidade de Palmira, na Síria, neste domingo (23) disse à Agência France Presse o chefe do Departamento de Museus e Antiguidades da cidade, Maamoun Abdulkarim. Baal Shamin foi construído no século 17 antes de Cristo (aC), e ampliado no reinado do imperador romano Adriano, em 130 aC. “O Daesh [nome árabe do EI] colocou grande quantidade de explosivos no templo de Baal Shamin, provocando depois a explosão que causou muitos danos no templo”, segundo Abdulkarim. 
 
O EI controla partes da Síria e do vizinho Iraque, e invadiu a cidade de Palmira no dia 21 de maio, o que provocou preocupação internacional quanto ao destino do património da cidade, descrita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como de “valor universal excepcional”. De acordo com Abdulkarim, a área central do templo ficou destruída e as colunas que a rodeavam entraram em colapso. O Observatório Sírio dos Direitos Humanos, grupo sediado no Reino Unido, que monitora a guerra na Síria, confirmou a destruição do templo.
 
fonte;BN

Mundo: Filho de jihadista brinca de esfaquear e decapitar urso

  • Criança brinca com faca na frente de bandeira do Estado Islâmico - Foto: Reprodução | YoutubeCriança brinca com faca na frente de bandeira do Estado Islâmico-FOTO:REPRODUÇÃO

  • Um vídeo de um menino brincando de esfaquear um urso de pelúcio chama a atenção nas redes sociais. Nas imagens, que foram publicadas no Youtube e Twitter, a criança aparece correndo com uma faca na mão.
  • O menino pega o urso e começa a decapitar o brinquedo. Atrás do garoto aparece uma bandeira do Estado Islâmico. O vídeo tem cerca de um minuto e mostra a criança entusiasmada.As imagens foram legendas com a frase: "Filhote de Khilafah mostrando suas habilidades!". O garoto seria filho de um
  •  jihadista. 


  •  


fonte:atardeonline

domingo, 23 de agosto de 2015

Salvador: Sen. Pinheiro endossa nome de Gilmar Santiago

Pinheiro recusa candidatura à prefeitura de Salvador, mas endossa nome de Gilmar
Foto: Reprodução/ Site Walter Pinheiro
Citado com um dos sete pré-candidatos à prefeitura de Salvador em 2016, o vereador Gilmar Santiago(PT) realizou plenária neste sábado (22) com a presença do senador Walter Pinheiro – que também foi apontado pelo partido como pré-candidato,mas declinou o convite. Apesar de não querer ser candidato à gestão de Salvador, Pinheiro endossou o nome de Gilmar e disse que “já está na hora de a cidade ser governada por alguém que tenha a cara dela”. 
O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae), parlamentares, entre eles o vereador Waldir Pires e o deputado federal Jorge Solla, lideranças sindicais, comunitárias e de movimentos sociais.

Na plenária foram discutidas políticas públicas nas áreas de mobilidade, habitação, meio ambiente, urbanismo, juventude, saúde e educação, além de ter sido feita uma avaliação dos quase três anos de mandato do prefeito ACM Neto. Integrante do Movimento Passe Livre, Valter Takemoto citou que 36% da população andam a pé ou de bicicleta por que não têm dinheiro para pagar a tarifa de R$ 3,00 do ônibus. “Para nós, o problema não é ampliar as ruas ou reduzir alguns centavos da tarifa, é incluir quem está fora do sistema”, falou. Informações do BN.

Crise na Venezuela faz com que traficantes troquem comércio de drogas pelo de alimentos

Crise na Venezuela faz com que traficantes troquem comércio de drogas pelo de alimentos
Foto: Reprodução / BBC
Por conta da crise econômica, até mesmo os traficantes da Venezuela estão abandonando o comércio ilegal de drogas para se dedicar ao de alimentos. De acordo com a BBC, o "bachaqueo" consiste em revender produtos básicos, como farinha de milho pré-cozida, que nem sempre são encontrados em lojas e pelos quais milhões de venezuelanos passam horas na fila todos os dias. De acordo com a Lei de Preços Justos, que estabelece a regulação de preços de produtos de primeira necessidade no país, a revenda desses bens é crime sujeito a pena de três a cinco anos de prisão. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou uma lei que busca fortalecer as medidas policiais, articuladas na chamada Operação de Liberação do Povo, para acabar com a revenda. "(Os revendedores) são uma praga que estão prejudicando o povo", afirmou Diosdado Cabello, presidente da Assembleia Nacional.
 
De acordo com a publicação, muitos venezuelanos veem os "bachaqueros" como um mal necessário, e compram deles para evitar as filas, embora outros os culpem pela origem da escassez. Esses revendedores já não são necessariamente contrabandistas que levam produtos de um país para outro, mas também pessoas que compram produtos em um supermercado e os revendem no mercado negro, seja a domicílio ou em mercados informais nas ruas. A revenda desses produtos ocorre com um preço, em média, cinco ou seis vezes maior que o original, aponta o Datanálisis. Por exemplo: um litro de óleo de milho, cujo preço é de 28 bolívares (cerca de R$ 15), é encontrado no mercado negro por entre 200 e 250 bolívares (R$ 110 a R$ 138). Já um quilo de frango deveria valer 65 bolívares (R$ 36), mas é encontrado por 600 bolívares (R$ 332) em pequenos açougues. 

fonte; BN

Barra: Carreta com milho cai no Rio São Francisco e ribeirinhos saqueiam carga

Veículo teve que ser guinchado. Foto: Juan Felix/Revista Barra Magazine/Reprodução
Uma carreta que transportava milho entre Barreiras e Cabrobó, no Pernambuco, caiu no Rio São Francisco na tarde desse sábado (22) quando aguardava para atravessar de balsa entre Barra e Xique-Xique. O motorista contou ao site Revista Barra Magazine que o caminhão estava parado na ribanceira aguardando a travessia, quando começou a andar sozinho e só parou dentro do rio.
Foto: Juan Felix/Revista Barra Magazine/Reprodução

A carreta transportava 60 toneladas de milho e ficou com a cabine submersa. A carga avaliada em R$ 30 mil foi rapidamente atacada por ribeirinhos que em barcos, carros e bicicletas se aglomeraram no local.

fonte: Bocão News
 

Jornal alemão diz Chanceler Merkel visitou "Ali Babá e os 39 Ladrões no Brasil"

O jornal alemão especializado em economia, "Handelsblatt", fez uma comparação crítica do governo Dilma Rousseff. Na última semana, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel visitou o Brasil e teve alguns encontros com dirigentes nacionais, entre eles a presidente Dilma Rousseff.
Após a passagem da representante pelo país, a publicação alemã afirmou que esse foi um dos raros momentos em que a presidente Dilma Rousseff conseguiu ganhar pontos políticos em meio à “pior crise no Brasil em décadas''. O jornal usou o título “Ali Babá e os 39 ladrões'' para a reportagem sobre a visita de Merkel ao país.
O número é uma referência à quantidade de ministérios do atual governo brasileiro, aos recentes escândalos de corrupção, à instabilidade política e à dificuldade da presidente em formar uma coalizão. Segundo o jornal, “más línguas'' dizem que só faltaria um ministro para deixar perfeita a comparação com o conto “Ali Babá e os Quarenta Ladrões'', parte do “Livro das Mil e Uma Noites''.

Fonte:Bocão News/Com informações do blog Brasilianismo, do portal Uol.

13º dos aposentados e pensionistas será pago em 3 parcelas

FOTO: WILSON DIAS/ABR/reprodução
O Ministério da Fazenda confirmou neste sábado, 22, que a antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS será paga, de forma parcelada, em setembro e outubro.
 Em cada uma das duas parcelas, será creditado 25% do total que o beneficiário tem direito a receber. 
 Os outros 50% entram na folha de pagamento do mês de dezembro.
Contribuiu para o acerto a aprovação do projeto de lei de reoneração da folha de pagamentos das empresas nesta semana pelo Senado Federal. Também é fator positivo o bom andamento das propostas de concessão.
Com a definição, o governo voltou atrás de decisão tomada no fim da semana passada. Com o aperto das contas, o Executivo havia optado por não pagar o adiantamento em agosto. 
Apesar de não ser obrigatória, a antecipação de 50% do valor do 13º tem sido feita desde 2006, após um acordo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com centrais sindicais. 
Ao longo da semana, ministros se mobilizaram para convencer a presidente Dilma Rousseff a mudar de ideia (AE).