• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 4 de agosto de 2018

Eleições 2018: Rede oficializa Marina tendo Eduardo Jorge como vice


Rede oficializa Marina como candidata à Presidência da República
fonte: Marina e Eduardo Jorge é a chapa -foto:reprodução
Estreante em eleições gerais, a primeira Convenção Nacional da Rede Sustentabilidade confirmou, por aclamação, neste sábado (4) o nome Marina Silva como candidata da sigla à Presidência da República. Sob aplausos, o candidato à vice na chapa, o médico sanitarista, Eduardo Jorge, do Partido Verde (PV), também foi apresentado oficialmente no encontro.
Ao lado de lideranças da sigla como o senador, Randolfe Rodrigues (AP), do deputado federal, Miro Teixeira (RJ) e da vereadora Heloísa Helena (AL), Marina agradeceu o apoio da família e disse que a candidatura dela e de Eduardo Jorge é a que está em melhores condições de unir o Brasil. A candidata rechaçou as críticas de que ela e o vice não representam uma candidatura viável. “Nossa aliança não é por conveniência, por tempo de TV, por dinheiro para pagar marqueteiro. É uma aliança para ajudar a transformar o Brasil”, disse.
Marina defendeu que o compromisso é o melhor antídoto para o medo de enfrentar situações difíceis. A presidenciável defendeu uma campanha limpa, sem notícias falsas e sem destruir biografias. Se comprometeu com as reformas da Previdência, tributária e política, que acabe com a reeleição e incentive candidaturas independentes. Se eleita, Marina também disse que pretende fazer uma revisão dos “pontos draconianos” da reforma trabalhista que, segundo ela, seriam feitas a partir de um diálogo com o Congresso. Reafirmou compromisso com programas como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, além de melhorias no Sistema Único de Saúde.
O vice na chapa, Eduardo Jorge, ressaltou a preocupação com a sustentabilidade e com o meio ambiente.
Diversidade

Com o ator Marcos Palmeira fazendo as vezes de mestre de cerimônia, a convenção foi marcada pela diversidade. Na primeira parte do encontro, um pastor evangélico, uma mulher negra e uma indígena intercalaram seus discursos sobre temas como protagonismo cidadão, força das mulheres e raízes do Brasil, com apresentações culturais de música e dança.

Marina destacou que seguiu pelo caminho da política, mas nunca abandonou seus estudos de psicopedagocia e teoria psicanalítica, ao mesmo tempo em que se manteve "uma pessoa movida a fé". "Fé para remover as montanhas que não fui capaz de escalar", disse. E acrescentou: "Temos de escalar as montanhas que for possível porque senão estaríamos pecando contra Deus".
Ao lembrar que venceu dificuldades da pobreza e das doenças - malária, leishmaniose e contaminação por metais pesados, afirmou: "Sou milagre da vida, [feito pelos] médicos e Deus". Marina tem 60 anos e quatro filhos.
Perfil

Marina Silva nasceu em uma pequena comunidade chamada Breu Velho, no Seringal Bagaço, município de Rio Branco, no Acre.

Em 1984, Marina Silva ajudou a fundar a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre. No ano seguinte, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi eleita pela primeira vez a um cargo público nas eleições de 1988, quando foi a vereadora mais votada de Rio Branco. Nas eleições de 1990, foi eleita deputada estadual. Nas eleições gerais de 1994, foi eleita senadora, aos 36 anos, tendo sido reeleita no pleito de 2002. Foi ministra do Meio Ambiente no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Foi candidata pela primeira vez à Presidência da República, em 2010, pelo Partido Verde (PV). Em 2014, voltou a ser candidata pelo PSB, ficando em terceiro lugar pela segunda vez com mais de 22 milhões de votos.
fonte: Ag. Brasil

Eleições 2018: Gov. Rui é confirmado a reeleição em convenção


Rui anunciou propostas para o próximo governo para mais de 30 mil pessoas - Foto: Divulgação | GOV-BA
foto:reprodução GOV/BA

Rui Costa foi confirmado pelo PT, em convenção do partido realizada neste sábado (4), em Salvador, como candidato à reeleição ao governo da Bahia nas eleições 2018. Durante o evento, Rui anunciou para mais 30 mil pessoas que vai continuar apostando na saúde e na educação, caso ganhe as eleições.
“Vamos seguir levando saúde para o interior da Bahia e apostando na educação como instrumento de transformação da vida humana. Por isso, vamos planejar um programa de Governo audacioso, ousado, para a área da educação, com a construção de 600 quadras cobertas nas escolas e o funcionamento em tempo integral, dando um salto de qualidade ainda maior”, anunciou.
Foram anunciadas também outros candidatos da chapa de Rui, "Mais Trabalho por Toda a Bahia", João Leão (PP), como vice-governador, Jaques Wagner (PT) e Ângelo Coronel (PSD) a senador. Informações de atardeonline.

PT oficializa Lula em convenção, mas não define vice; Lula envia carta


Petistas formalizam Lula como candidato à presidência em São Paulo.
foto:reprodução Reuters
O PT cogitava o nome de Manuela D’Ávila (PCdoB), também candidata à presidência, como companheira de chapa e esperava-se que a decisão fosse anunciada em breve, mas na sexta a cúpula partidária, que visitou Lula em Curitiba, anunciou que pretendia deixar a decisão para daqui a alguns dias. Além de Manuela, Gleisi Hoffmann voltou a dizer que o Ciro Gomes, candidato do PDT, como vice - horas antes, o cearense havia lançado uma carta que parecia rechaçar a ideia, mas elogiava Lula.
Seja como for, o partido pode não conseguir empurrar a decisão tanto quanto gostaria.  Uma sinalização controversa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pode obrigar o partido a fechar a chapa até domingo. Lideranças do partido deram a entender que esta questão será discutida internamente após a convenção - após o rito de aclamação de Lula, o encontro foi fechado para a imprensa. O PROS e o PCO anunciaram apoio à chapa petista, sem, no entanto, pleitear a vice presidência.
O mantra da legenda foi repetido à exaustão pelos presentes: “Não existe plano B, não existe plano C, nosso plano é Lula”. Detido há mais de cem dias, o petista já demonstrou que o cárcere não é um obstáculo para suas articulações políticas. Resta ver até onde o partido pretende levar sua candidatura, que pode fazer água em breve quando o Tribunal Superior Eleitoral ou o Supremo Tribunal Federal julgarem a legalidade de sua candidatura.
O senador Lindbergh Faria (PT-RJ) defendeu que Lula seja mantido como candidato do PT independente de qualquer decisão da Justiça. “Se ele impugnarem a candidatura do Lula, por mim, a gente vai até o fim. Mesmo que ele seja eleito sub judice. Quero ver o povo eleger o Lula e o Judiciário não aceitar a vontade do povo. Esse povo se levantará!”, gritou. A tese defendida pelo parlamentar divide a legenda: parte da executiva nacional prefere que o partido troque o nome do ex-presidente pelo de outro candidato às vésperas do pleito.
O nome de Fernando Haddad, possível candidato do partido no lugar de Lula, foi um dos mais ovacionados pela militância. Na plateia uma dezena de cartazes com os dizeres “Marília [Arraes] governadora do Pernambuco” lembravam a todos que o acordo do PT com o PSB, que rifou a jovem candidata pernambucana, ainda era uma ferida não cicatrizada. O nome dela chegou a ser anunciado como a primeira a falar no evento, mas posteriormente a ordem foi trocada. Quando a lista com o nome de todos os candidatos a governador do partido foi lida, um coro de apoio a ela tomou conta do auditório por alguns minutos: “Marília! Marilia!”. O grito se repetiria por ao menos mais três vezes ao longo da convenção.
Carta
Companheiras e companheiros
Esta é a primeira vez em 38 anos que não participo pessoalmente de um encontro nacional do nosso partido. Mas sei que estou presente por meio de cada um de vocês, cada dirigente, delegado e militante do PT.
Ao longo desses 38 anos nós construímos a mais importante força política que este país já conheceu. Porque nascemos das bases, da classe trabalhadora da cidade e do campo, lutando pela democracia e pela justiça. E nunca, nunca mesmo, nos afastamos do povo.
Chegamos ao governo pelo voto, depois de um longo aprendizado, para transformar o Brasil. E transformamos. Vencemos a miséria e a fome. Levamos água para quem sofria com a seca e luz elétrica para quem vivia nas trevas. Levamos as crianças para a escola e os jovens – negros, pobres e indígenas – para a universidade.
São coisas que parecem simples em qualquer país civilizado, mas que representaram uma enorme diferença para nossa gente sofrida. E isso só foi possível porque sempre colocamos os trabalhadores e os mais pobres no centro das atenções do governo.
Criamos um dos maiores e melhores programas de transferência de renda do mundo, o Bolsa Família. Aumentamos o valor real do salario mínimo. Levamos crédito para os trabalhadores, os aposentados e para aagricultura familiar. Criamos 20 milhões de empregos.
Nos muitos governos anteriores ao nosso, a imensa maioria da população era tratada como se fosse um
problema. Nós tratamos a nossa gente como solução, e por isso o Brasil mudou. Provamos que é possível fazer diferente e melhor do que sempre fizeram antes.
Hoje o nosso povo está sofrendo. A fome voltou a rondar os lares e muitos nem têm mais um lar: estão vivendo nas ruas, tornaram-se mendigos junto com os filhos. Milhões de trabalhadores desistiram de procurar emprego, porque não há. Milhões foram excluídos do Bolsa Família. As universidades e os hospitais vivem sua maior crise.
Hoje o nosso país está sendo vendido. Nossa Petrobrás, nosso pré-sal, a Eletrobrás, os bancos públicos; todos na fila para serem entregues a preço de banana aos grandes grupos estrangeiros, como já fizeram com a Embraer. Nossa politica externa voltou a ser ditada pelo Departamento de Estado norte-americano.
Hoje a nossa democracia está ameaçada. Há dois anos deram um golpe parlamentar para destituir a presidentaDilma Rousseff, rasgando a Constituição. Agora querem fazer uma eleição presidencial de cartas marcadas, excluindo o nome que está à frente na preferência popular em todas as pesquisas.
Já derrubaram uma presidenta eleita; agora querem vetar o direito do povo escolher livremente o próximo presidente. Querem inventar uma democracia sem povo.
Este encontro nacional do PT talvez seja um dos mais importantes em toda a história do nosso partido. É enorme a responsabilidade que temos pela frente. A decisão de hoje vai nos conduzir a uma luta sem tréguas pela democracia, pelo povo brasileiro e pelo Brasil. E a vitória dependerá do empenho de cada um de nós.
Gostaria de estar aí para abraçar cada companheira e
companheiro. Para agradecer por toda a solidariedade e principalmente por manterem aceso o espírito do PT, mesmo nas circunstâncias mais difíceis. De onde me encontro, estou sempre renovando minha fé de que o dia do nosso reencontro virá, pela vontade do povo brasileiro.
Viva o Brasil!
Viva o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras!
Um abraço do Lula
Por Luiz Inácio Lula da Silva

Fonte:Site do PT nacional e Estadão

Mãe e irmão de Geddel querem saber quem denunciou bunker de R$ 51 milhões

A defesa da família quer saber quais números ligaram para a autoridade policial - Foto: Divulgação l PF
foto:reprodução PF
A defesa de Marluce e Lúcio Quadros Vieira Lima, mãe e irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, pediu ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), a quebra do sigilo telefônico do Núcleo de Inteligência Policial da Superintendência da Polícia Federal da Bahia. 
A defesa da família quer saber quais números ligaram para a autoridade policial para denunciar os R$ 51 milhões encontrados em um apartamento em Salvador (BA), em setembro do ano passado.
Em maio, a Segunda Turma do Supremo tornou o ex-ministro e seu irmão réus no caso do bunker. Também pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa se tornaram réus a mãe dos políticos, Marluce Vieira Lima, o ex-assessor parlamentar, Job Ribeiro Brandão, e o empresário Luiz Fernando Machado da Costa Filho.
"Requer a quebra do sigilo telefônico do NIP da Superintendência da Polícia Federal da Bahia a fim de verificar quais números ligaram para o referido terminal no dia 14 de julho de 2017, possibilitando a identificação do número (e respectivos dados cadastrais) responsável pela ligação anônima referida na informação nº 15/2017", escreveu o advogado da família Gamil Föpel.
O criminalista solicitou ainda a concessão "de imediato acesso" ao material utilizado na perícia papiloscópica, "notadamente os 'fragmentos de impressões papilares que apresentaram condições técnicas para confronto papiloscópico', inclusive as mídias digitais em que foram gravadas as imagens".
Por fim, a defesa lista as testemunhas que considera imprescindíveis para a "elucidação dos fatos indevidamente imputados" à família. "Os pretensos fatos imputados na denúncia evidentemente não constituem crime", concluiu o advogado.
PGR
Um dia antes de a Segunda Turma colocar a família Vieira Lima no banco dos réus, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, em parecer enviado aos ministros, escreveu que os três querem fazer parecer que a busca que levou a PF a encontrar as malas com dinheiro no apartamento fundou-se somente em denúncia anônima.
Raquel rebateu fala da defesa alegando que "a precária informação anônima" que informou ao Núcleo de Inteligência da Polícia Federal de que um apartamento estaria sendo utilizado por Geddel Vieira Lima para guardar caixas com documentos e que teria havido uma movimentação estranha no local, supostamente para esconder provas, "foi devidamente autuada, registrada e passou a constituir um documento público".
"A leitura dessas peças e, sobretudo, das provas que as instruem, comprova que foram vários os elementos (depoimentos, colaboração premiada, levantamentos in loco) embasadores do mandado judicial naquele apartamento de Salvador." "A resposta escrita (da defesa) mantém a estratégia de adiar o debate de mérito para criar um ambiente de nulidade que não existe", escreveu Raquel à época.

fonte:Estadão

Eleições 2018: Lula barra indicação de Manuela D'Ávila para sua vice

Lula barra indicação de Manuela D'Ávila para sua vice 
Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula/reprodução
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou a indicação de Manuela D’Ávila (PCdoB) como vice na sua chapa à Presidência da República. 

A presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann havia sido convocada pelo petista para ir a Curitiba, onde ele está preso há quatro meses, para receber as orientações sobre a oficialização da chapa do PT na sucessão de Michel Temer. Apesar de o partido querer indicar Manuela para a vice de Lula já na convenção da sigla neste sábado (4), como recomenda a lei eleitoral, o ex-presidente decidiu travar as negociações.

Ao sair da Superintendência da Polícia Federal, Gleisi anunciou que o PT não iria indicar um vice na chapa neste momento. 

“Não tivemos jurisprudência que mude a regra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no prazo para apresentação da vice. Vamos encaminhar junto à Executiva nacional”, afirmou.

Ainda de acordo com a publicação, até o último minuto do encontro, advogados de Lula tentavam acionar Gleisi por telefone para dizer que o mais prudente era seguir a legislação. Ela determina que a oficialização da chapa deve ser feita até 24 horas após o fim do prazo das convenções partidárias, em 5 de agosto.

Emissários de Lula chegaram a consultar nesta sexta-feira (3) dirigentes do PCdoB para saber sobre a possibilidade de Manuela desistir da candidatura própria ao Planalto para ser oficializada vice do petista. 

Segundo petistas, um dos motivos que levou Lula a brecar as negociações foi impedir as prováveis especulações sobre opções à sua candidatura, caso o vice fosse indicado antes do dia 15 de agosto, prazo final do registro de candidatura. Informações do BN.

Confira o que determina a data do pagamento do abono PIS/PASEP


Notas de reais: PIS/Pasep: Aniversário só influencia pagamento do benefício de 2017
foto:reprodução
O novo prazo para sacar o dinheiro do PIS/Pasep referente ao ano-base 2016 já começou e termina em 30 de dezembro de 2018.
Já o benefício de 2017 também está sendo liberado aos poucos, respeitando o calendário oficial do governo, com término previsto para junho de 2019. A data do seu aniversário determina quando você vai poder sacar os recursos?
Se você for trabalhador do setor privado e, portanto, contribui para o PIS, sim, a data do seu aniversário vai determinar quando você poderá ter acesso ao dinheiro. Mas isso só vale para o abono referente ao ano-base 2017. O benefício de 2016 pode ser sacado a qualquer momento, independentemente do seu mês de nascimento, até 30 de dezembro.
No caso dos beneficiários do Pasep, funcionários públicos que recebem através do Banco do Brasil, o número final do cadastro Pasep é o que influencia na data do pagamento, e não o mês de aniversário.

Calendário

O pagamento do abono do PIS/Pasep ano-base 2016 começou em 27 de julho de 2017 e terminou em 29 de junho de 2018, mas foi aberto um novo período de saque que começou em 26 de julho e vai até 30 de dezembro.
Todo mundo que tem direito ao abono de 2016 pode fazer o saque durante esse período, independentemente do mês em que nasceu. Já o saque do PIS/Pasep referente ao ano-base 2017 respeita o calendário oficial do governo, que pode ser visto abaixo.
PIS
Calendário do PIS ano-base 2017
© Reprodução Calendário do PIS ano-base 2017
Calendário do Pasep ano-base 2017
© Reprodução Calendário do Pasep ano-base 2017

E o que acontece se você não retirar os recursos?

Segundo o Ministério do Trabalho, caso o beneficiário não saque o abono salarial dentro do calendário anual de pagamentos ou dentro do prazo extra estipulado pelo governo (como para o ano-base 2016), o valor é devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e o mesmo só poderá ser sacado posteriormente por meio de ação judicial.
O FAT é um fundo especial, de natureza contábil-financeira, vinculado ao Ministério do Trabalho, destinado ao custeio do programa do seguro-desemprego, do abono salarial e ao financiamento de programas de desenvolvimento econômico.
Como entrar com uma ação judicial para reaver o valor do PIS/Pasep que você deixou de sacar pode envolver alguns custos, é importante que você se mantenha atento aos prazos para evitar dor de cabeça no futuro.

Quem pode sacar?

O primeiro passo é ter certeza de que você tem direito ao benefício. Tem direito ao abono salarial quem trabalhou formalmente por pelo menos um mês em 2016 e/ou 2017 com remuneração média de até dois salários mínimos.
Além do tempo de serviço, para ter direito ao abono de 2016 e 2017, o trabalhador deveria estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
fonte:Exame/reprodução

Cortes do MEC vai paralisar programas na UFBA



    foto:reprodução
A Universidade Federal da Bahia (Ufba) terá quase 90 projetos em execução completamente paralisados, caso o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) resolva cortar em 11%, o orçamento global do Ministério da Educação e Cultura (MEC). A Ufba, que hoje ocupa a 30ª posição no ranking das melhores universidades da América Latina e o primeiro lugar na região Nordeste, deverá sofrer muito com esta ação do governo federal. 
A informação é do professor Thierry Petit Lobão, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufba que anuncia haver 1.502 bolsas de estudo, sendo 701 de mestrado; 715 doutorado; e 86 pós-doutorado, além de 87 programas de pós-graduação. “Este corte profundo no orçamento do MEC é uma crônica anunciada. O governo vem atuando em duas frentes: já retirou 50 % dos insumos e agora quer acabar com as bolsas dos estudantes. Caso isto aconteça, todas as pesquisas com a participação desses alunos serão inviabilizadas”, antecipa.Informações da Tribuna da Bahia.
fonte:tribuna da Bahia

Eleições 2018: DEM oficializa chapa com Zé Ronaldo e Mônica Bahia


O candidato do DEM apresenta a médica sindicalista Mônica Bahia como candidata a vice-governadora - Foto: Margarida Neide l Ag. A TARDE
foto:reprodução

O ex-prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo, foi confirmado candidato ao governo da Bahia durante convenção do DEM realizada na manhã desta sexta-feira (3) no Hotel Fiesta, em Salvador.
O evento também marcou o fim do mistério sobre quem iria ocupar o posto de candidata à vice-governadoria na chapa majoritária. O democrata anunciou a médica Mônica Bahia para concorrer à vaga no pleito de outubro.
Em seu discurso, Mônica Bahia, que é médica e ligada ao MBL (Movimento Brasil Livre),afirmou que lutará por uma saúde de mais qualidade, transparência, contra a corrupção e mais segurança. "Porque sem segurança ninguém consegue exercer o direito de ir e vir. Contamos com você e encerro com o grito de guerra: Fora PT". Informações do BNews.

Eleições 2018: Ciro diz que Brasil não aguenta um novo poste de Lula


[Ciro diz que Brasil não aguenta um novo poste de Lula]
foto:reprodução

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) questionou nesta sexta-feira (3) se o país "aguenta mais um poste" na Presidência da República, em referência à insistência da sigla em lançar a candidatura do ex-presidente Lula para ser substituído na reta final da campanha.
A declaração foi um ataque às movimentações do PT para inviabilizar o apoio do PSB à sua candidatura. Ciro faz referência à escolha de Dilma Rousseff pelo PT para se candidatar à sucessão Lula na Presidência em 2010. A gestão da petista, se tornou alvo do candidato do PDT.
"Eles querem criar uma comoção no país para quando o Lula for declarado inelegível, eles apontam um novo poste. A pergunta é: o Brasil aguenta outro poste? Ou parte da grave situação que estamos vivendo devemos à escolha de um poste pelo Lula?", afirmou Ciro, após convenção do PDT-RJ.
Condenado em segunda instância, Lula será confirmado como candidato, mas tem remotas chances de ser confirmado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em razão da Lei da Ficha Limpa. A intenção da sigla é anunciar o eventual substituto apenas depois da decisão da Justiça sobre a candidatura.
Ciro voltou a criticar o que chamou de "degola" das candidaturas a governador de Márcio Lacerda (PSB) em Minas Gerais e de Marília Arraes (PT) em Pernambuco, fruto do acordo entre as duas siglas.
"É politicamente inusual que um partido sacrifique seus próprios quadros em nome da neutralidade de outro. Se fosse uma aliança com o PT, tudo certo. Mas uma aliança para tirar segundos de um parceiro é absolutamente inusual. Mas em tempos de golpe, até isso é possível", afirmou o presidenciável.
"O que não nos parece razoável é o PT sacrificar uma jovem liderança em Pernambuco para tirar segundos da minha possibilidade de falar ao povo brasileiro", declarou ele.

NOVAS CANDIDATURAS
Ciro mostrou reservas em relação à estratégia de última hora de seu partido de lançar candidaturas próprias em alguns estados para se contrapor ao acordo entre PT e PSB. A intenção do PDT é apresentar nomes e São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba e Paraná.

O pedetista defendeu a manutenção do apoio da sigla ao governador Márcio França (PSB). O presidente do PDT, Carlos Lupi, quer lançar o ex-prefeito de Suzano, Marcelo Cândido (PDT). A intenção é aumentar a visibilidade de Ciro nas propagandas de TV.
"Temos que tomar posição em favor do que há de melhor em cada lugar.  Se depender de mim manteremos [o apoio a França] porque considero o melhor para São Paulo", disse Ciro.
O presidenciável participou da convenção que confirmou a candidatura do deputado Pedro Fernandes (PDT) ao governo fluminense. A sigla negocia apoio do PSB e do PC do B.

fonte:folhapress/reprodução

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Feira: Polícia investiga tentativa de assalto que tirou a vida de esposa de um oficial da PM

O veículo e a quantidade de bandidos envolvidos na tentativa de assalto contra o tenente da Polícia Militar Fábio Emanuel Oliveira dos Santos, lotado na 67° Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), e sua esposa, Ana Carla dos Santos Leite, 28 anos, já foram identificados. A informação é da Polícia Militar, que realizou uma coletiva de imprensa na manhã de hoje (3), juntamente com a Polícia Civil para falar sobre as investigações.
A tentativa de assalto ocorreu por volta das 19h de quinta-feira (2), na Rua Juarez Távora, atrás do shopping Boulevard, em Feira de Santana. O casal estava em um veículo Corolla, quando dois homens em um Corsa Classic se aproximaram anunciando um assalto. O casal foi baleado e socorrido para o hospital Emec, porém a esposa do tenente não resistiu.
De acordo com o coronel da Polícia Militar, Luziel Andrade, o local onde o crime aconteceu é uma área onde muitas ocorrências são registradas, e a polícia já vem realizando operações constantemente. Ele afirmou que a PM vai trabalhar para ajudar a Polícia Civil a identificar os homens que praticaram o crime o mais rápido possível e pediu apoio da população.
“As pessoas que tiverem qualquer informação podem fazer denúncias através do 181. A pessoa que fizer qualquer denúncia vai ter o nome preservado. O cálculo que temos é que se tratava de quatro elementos. Um tem uma característica que as pessoas podem observar e nos ajudar, que é o fato dele andar puxando a perna”, informou.
O coronel Luziel disse ainda que esteve no hospital e que conversou com o tenente Fábio Emanuel Oliveira dos Santos, que passou por uma cirurgia e passa bem.
“A versão dele é que desceu do carro com a esposa, foi anunciado o assalto e ocorreu toda a situação. Agora vamos aguardar as investigações para chegar a essa conclusão e vamos aguardar os laudos técnicos para saber sobre as armas usadas no crime”, afirmou.
O coordenador da Polícia Civil, delegado Roberto Leal, falou sobre alguns vídeos que estão circulando nas redes sociais, que mostram alguns homens correndo. Segundo ele, essas imagens são importantes para a identificação dos autores do crime. O delegado disse ainda que a polícia tem outras imagens de indivíduos com as mesmas características praticando roubos em Feira de Santana na mesma modalidade e que acredita se tratar do mesmo grupo.
A Polícia Civil já ouviu uma testemunha do crime e o delegado Roberto Leal informou que vai colher mais informações e que a polícia trabalha com a linha de investigação de assalto, mas que não descartará outras linhas, caso surjam novos elementos durante a investigação.
fonte: Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Ação de segurança pode ter salvado vida de Demi Lovato, diz site

Cantora está internada há mais de uma semana em hospital em Los Angeles após sofrer suposta overdose: Como você viu aqui no ESTRELANDO, Demi Lovato sofreu uma suposta overdose e teve que ser levada às pressas ao hospital, onde foi medicada e permanece estável. E desde o acidente histórias de pessoas próximas à ela estão surgindo e mostrando que a cantora estava enfrentando uma árdua batalha diária. De acordo com a revista People, uma fonte divulgou que manter a sobriedade era extremamente difícil para Demi, que antes de sofrer a suposta a overdose havia completado seis anos sem consumir bebidas alcoólicas ou drogas. O veículo revelou que ela contava com a ajuda de sua equipe que, pelo bem dela, criava um bloqueio, tratando-a tal como uma criança o que fez com que ela tivesse apoio durante o tratamento. Porém com o passar do tempo Demi passou a ansiar por mais liberdade e assim começou a sair dos trilhos. Ela é muito nova e também tem uma personalidade muito rebelde. Ela não estava bebendo ou usando drogas no início, chegou a dizer que não conseguiria estar em festas. Depois achou que conseguiria lidar com isso mas é uma ladeira muito escorregadia. Agora o futuro da cantora ainda é muito incerto mas seus familiares estariam pensando a princípio somente em sua recuperação completa. Entenda, na galeria a seguir, tudo o que aconteceu com a cantora desde sua recaída até a overdose.
foto:reprodução
Demi Lovato permanece internada em um hospital em Los Angeles, nos Estados Unidos, se recuperando de uma suposta overdose sofrida no dia 24 de julho. Enquanto isso, a imprensa norte-americana continua desvendando como o susto aconteceu.
Na última quinta-feira, dia 2, o TMZnoticiou que a cantora estava em condições péssimas quando foi encontrada, que uma assistente achou que Demi estava morta, já um segurança da beldade agiu nos primeiros socorros e pode ter sido responsável por salvar a vida da artista. 
Fontes afirmaram que a assistente encontrou Demi Lovato deitada em sua cama, com sangue no travesseiro e aparentemente sem respirar. Logo após ouvir a assistente gritando que ela estava morta, o segurança entrou no cômodo e vendo a gravidade da situação tentou ajudar nos primeiros socorros, enquanto o serviço de emergência não chegava ao local. Ele teria limpado as vias aéreas de Demi, na tentativa de ajudá-la a respirar novamente, o que pode ser sido fundamental para o resgate. Quando os paramédicos chegaram, ela foi medicada com Narcan, que rever os efeitos de opióides. 
Reabilitação
Ainda de acordo com o TMZ, Demi já aceitou ir para uma clínica de reabilitação assim que tiver alta do hospital em que está internada. Ela deve ter alta a qualquer momento e seguir para uma clínica que ainda não foi revelada.
A família estava na expectativa de convencê-la a se internar e demorou alguns dias para consultá-la diretamente sobre o assunto, já que houveram muitas complicações no quadro de saúde da cantora.
 - Ela está saindo a qualquer momento, afirmou uma fonte ao site.
O Radar Online afirmou nesta sexta-feira, dia 3, que a alta deve acontecer dentro de 48 horas, afirmando ainda que ela seguirá direto para a clínica de reabilitação.
fonte:MSN/Estadão

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Acidente: Seis pessoas morrem na BR-116 trecho de Antônio Cardoso

Seis pessoas, entre elas uma criança, morreram nesta quinta-feira (2), após um acidente gravíssimo envolvendo três veículos na BR-116 Sul, na localidade Quarana, em Antônio Cardoso. A sexta vítima, identificada como Rosangela Aragão Cerqueira, 39 anos, ainda foi socorrida para o Hospital Geral Clérison Andrade (HGCA), mas não resistiu.
As cinco vítimas que morreram no local estavam em um veículo Parati azul (de placa JMA-8587, licença de Santo Estêvão, que fazia transporte clandestino de Santo Estêvão para Antônio Cardoso), e seguiam sentido Feira de Santana por volta das 12h20 quando houve a colisão com uma carreta bitrem de placa NRC-4294, licença de Fortaleza. 
Fotos: Aldo Matos/Acorda Cidade/reprodução
Na Parati estava o pequeno Elias Cerqueira Santos, 6 anos, que morava em Santo Estêvão Velho, na cidade de Antônio Cardoso. Ele viajava com a avó Maria Conceição Aragão Cerqueira, 61 anos, que morava na Fazenda Quarana, na mesma cidade, e a tia Rosângela Aragão. O condutor da Parati foi identificado como Pedro Gonçalves dos Santos, 48 anos. Também estavam no veículo Elil de Jesus Sá, 43 anos, e Michael Nascimento Sá, 17 anos.
Quatro corpos ficaram presos às ferragens e equipes de resgate da ViaBahia foram acionadas para fazer a remoção.
Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade/reprodução
Fotos: Aldo Matos/Acorda Cidade/reprodução
O policial De Santos, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) disse ao Acorda Cidade que, de acordo com relatos de testemunhas, um caminhão tentou fazer uma ultrapassagem, mas não conseguiu completar e ao retornar para a pista bateu na Paraty, que foi lançada em direção ao bitrem no sentido oposto. 
“Segundo relatos das testemunhas, uma vez que não temos o parecer preciso, um caminhoneiro, que também seguia sentido Feira de Santana, foi fazer uma ultrapassagem. Quando ele percebeu que não daria para concluir essa ultrapassagem, ele tentou retornar para sua pista pegando a Parati lateralmente, que perdeu o controle e foi para a pista contrária, sentido Santo Estevão, e a carreta acabou por colidir de frente vitimando essas pessoas”, disse.
Prisão
Motorista do caminhão José Guilherme, 21 anos, foi preso pela PRF e prestou depoimento na delegacia de Antônio Cardoso. Ele é caminhoneiro há três anos e reside na cidade de Tanque Novo (BA). O caminhão está apreendido no posto da PRF.
Fotos: Aldo Matos/Acorda Cidade
Condições da pista
O acidente provocou um longo congestionamento. O PRF destacou que, além de não estar duplicada, a rodovia não estava em boas condições de trafegabilidade. No sentido Santo Estevão, praticamente, não tem acostamento e no sentido Feira de Santana está em péssimas condições, no trecho onde ocorreu a colisão.
Fotos: Aldo Matos/Acorda Cidade
fonte:Site acorda cidade/reprodução

Ensino Superior: Capes diz que pode cortar bolsas em 2019


Resultado de imagem para capes

foto:reprodução


O Conselho da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou que pode ter que cortar diversas modalidades de bolsa a partir de 2019, entre elas os benefícios para alunos de mestrado, iniciação científica e residência pedagógica. 

De acordo com um ofício encaminhado para o Ministério da Educação (MEC) e assinado pelo presidente da Capes, Abilio Baeta Neves, o teto orçamentário aprovado para 2019 representa uma redução significativa para a instituição e poderá ter, como consequência, a interrupção do pagamento de bolsas para todos os 93 mil discentes e pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil. 

Além dos impactos na pós-graduação, o corte também afetaria o pagamento de 105 mil bolsas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid). A iniciativa é uma porta de entrada à pesquisa para alunos de cursos de graduação. 

Programas de residência pedagógica, de mestrado profissional e qualificação de professores da rede pública de educação básica, como também programas de cooperação internacional, também seriam afetados. Ao todo, a Capes estima que 245 mil beneficiários, entre alunos, professores, tutores, assistentes e coordenadores que oferecem 750 cursos em 600 cidades seriam prejudicados.

O corte no orçamento seria o resultado de um teto estipulado para a Capes em 2019. Em 2016, a Câmara Federal aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limitou os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Informações do BN.

Eleições 2018: DEM oficializa apoio à candidatura de Geraldo Alckmin

DEM oficializa apoio à candidatura de Geraldo Alckmin
Foto: Mariana Di Pietro / Divulgação
O DEM oficializou nesta quinta-feira (2) o apoio à pré-candidatura à Presidência da República do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB). A decisão foi tomada durante a convenção nacional do partido, em um hotel em Brasília.

O apoio do partido ao pré-candidato do PSDB já tinha sido anunciado na semana passada, junto com outros quatro partidos que fazem parte do chamado “Centrão” – PP, PR, PRB e SD. Nesta quinta, foi confirmado oficialmente dentro do partido. Informações do BN.

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Criança só pode entrar no fundamental se fizer 6 anos até março, diz STF


Resultado de imagem para crianças estudando

foto:reprodução/google


Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram que crianças precisam completar seis anos até 31 de março para poderem iniciar no ensino fundamental, conforme uma norma do Ministério da Educação. Além disso, a mesma regra vale para as crianças de quatro anos para que possam ingressar no ensino infantil. 

De acordo com a Folha de S. Paulo, o julgamento dessas duas ações foi retomado pelos magistrados nesta quarta-feira (1), após ter sido iniciado em maio e adiado por pedido de vista de Marco Aurélio.

Uma das ações foi ajuizada pelo governo do Mato Grosso do Sul em 2007, que pediu ao STF para declarar constitucional três artigos da Lei de Diretrizes e bases da Educação que tratam do tema, com a interpretação de que o ingresso no ensino fundamental se limita a crianças de seis anos de idade completos no início do ano letivo. A outra foi ajuizada em 2013 pela Procuradoria-Geral da República contestando duas resoluções do CNE (Conselho Nacional de educação) que estabelecem a obrigatoriedade da criança ter seis anos completos até 31 de março para se matricular no fundamental e quatro anos completos até a mesma data para ingressar no ensino infantil.

A maioria dos ministros do Supremo decidiu, por 6 votos a 5. Os ministros Luiz Fux (relator de uma das ações), Luís Roberto Barroso, Ricardo Lewandoski, Gilmar Mendes, Marco Aurélio e Cármen Lúcia votaram pela constitucionalidade das normas que precisam que a criança tenha a idade completa para poder cursar o ensino fundamental e infantil. Já os ministros Edson Fachin (relator da outra ação), Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Dias Toffoli e Celso de Mello consideraram inconstitucional o recorte etário. Eles alegaram que a medida restringiria o acesso à educação e votaram para excluir da norma do CNE a expressão "completos até 31 de março", mas foram vencidos.

O ministro Marco Aurélio afirmou que a ação foi regularmente aprovada pelo Legislativo e órgão do executivo (CNE) composto por especialistas em educação, a partir de uma ampla discussão e estudos técnicos. Para a presidente do Supremo, Cármen Lúcia, o CNE levou em consideração as condições nacionais dos alunos para o corte em 31 de março.

Fonte:BN