• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 8 de julho de 2023

TCU conclui que não houve irregularidade na UFSC que levou à prisão e morte do Reitor Cancellier

                                              Foto:reprodução

247 - Em comunicado encaminhado à reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Tribunal de Contas da União (TCU) afirmou ser "improcedente" a representação contra o programa Universidade Aberta do Brasil (UBA), informa a colunista Dagmara Spautz do portal NSC Total. 

As denúncias de superfaturamento no aluguel de veículos para a execução do programa levaram o reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo à prisão pela Polícia Federal em 2017, na Operação Ouvidos Moucos - um desdobramento da Lava Jato. 18 dias depois de ser detido, o reitor, abalado, cometeu suicídio. Agora, a conclusão das análises informa que não foram comprovadas quaisquer irregularidades e a representação foi arquivada.

O informe do TCU foi assinado por Leandro Santos de Brum, diretor da Unidade de Auditoria Especializada em Educação, Cultura, Esporte e Direitos Humanos. 

Em janeiro deste ano, o presidente Lula (PT) homenageou Cancellier durante um encontro com reitores de universidades, afirmando que o caso envolvendo sua morte foi uma "aberração" e que apenas ocorreu "pela pressão de uma polícia de ignorantes, de um promotor ignorante, de pessoas insensatas que condenaram as pessoas antes de investigar e julgar". 

"Quero dizer para você, meu caro Luiz Carlos Cancellier, que pode ter morrido a sua carne, mas as suas ideias continuarão no meio de nós a cada momento que a gente pensar em educação, na formação profissional e intelectual do povo brasileiro. Esteja onde você estiver, pode ficar certo que aqui tem muita gente disposta a dar sequência ao trabalho que você fazia e às ideias que você acreditava. Você morreu, mas as suas ideias continuam vivas, e nós haveremos de recuperá-las e trabalhar para que a gente nunca mais permita que aconteça o que aconteceu com aquele reitor em Santa Catarina”, disse Lula na ocasião.

Fonte: BRASIL 247 - 08/07/2023

Futebol: Athletico acerta venda de Vitor Roque ao Barcelona por 74 milhões de euros, diz site

                                            foto:reprodução/Atlético-PR

Contrato assinado! O Athletico-PR acertou, neste sábado (8), a venda de Vitor Roque ao Barcelona. De acordo com o ge, o valor da negociação foi de 74 milhões de euros, o equivalente a quase R$ 400 milhões na cotação atual. Esse número engloba bônus e impostos além do valor fixo. 

 

É a segunda maior negociação da história do futebol brasileiro, atrás apenas da transferência de Neymar do Santos para o Barcelona, que à época custou 88,4 milhões de euros. 

 

Ainda segundo o GE, o Furacão ficará com 20% dos direitos econômicos de Vitor Roque e terá o atleta, no mínimo, até o fim de 2023. Há também uma chance de ele só se apresentar ao Barça em junho de 2024.

 

O contrato será válido por seis anos, até junho de 2029. A cláusula contratual é de 1 bilhão de euros.


Fonte: BN - 08/07/2023

Meio Ambiente: Lula e presidente da Colômbia se reúnem para discutir Amazônia

                                             foto:reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca na cidade de Letícia, na Colômbia, na manhã deste sábado (8), para participar da Reunião Técnico-Científica da Amazônia

O encontro foi organizado pelo governo da Colômbia, do presidente Gustavo Petro. A cidade de Letícia faz divisa com Tabatinga, no extremo oeste do Amazonas, na região da tríplice fronteira entre Colômbia, Brasil e Peru.

O embarque na Base Aérea de Brasília está previsto para as 9h20, com chegada ao destino às 13h, horário de Brasília (11h pelo fuso horário local). Após o encontro com Petro, na Universidade Nacional da Colômbia, os dois posam para fotografia oficial e participam, em seguida, no mesmo local, da sessão de encerramento da reunião. Depois disso, a comitiva presidencial de Lula viaja de volta à capital federal, com previsão de chegada às 20h30, pela agenda oficial.

Segundo o Palácio do Planalto, a reunião entre Lula e Petro é um encontro bilateral no mês que antecede a Cúpula da Amazônia, marcada para 8 de agosto, em Belém. Na ocasião, a capital do Pará receberá os presidentes de Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Todos esses países fazem parte da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), mecanismo internacional que deverá ser fortalecido a partir de agora. 

Além desses chefes de Estado, foi convidado o presidente da França, Emmanuel Macron, representando a Guiana Francesa, território ultramarino do país europeu na América do Sul, que também detêm porções da Floresta Amazônica.

Pelo tratado, de julho de 1978, os países da OTCA assumiram o compromisso comum para a preservação do meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais da Amazônia. Além de priorizar a preservação do meio ambiente, o Tratado de Cooperação Amazônica tem o objetivo de promover o desenvolvimento dos territórios amazônicos, de maneira que as ações conjuntas gerem resultados equitativos e mutuamente benéficos para alcançar o desenvolvimento sustentável das oito nações.

A questão da Amazônia estará no centro das atenções geopolíticas pelos próximos anos, culminando na realização da Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em 2025, na capital paraense. Pela primeira vez, o principal evento das Organização das Nações Unidas (ONU) sobre questões ambientais será realizado no bioma de floresta tropical. Na semana passada, o presidente disse que pretende levar à edição deste ano da conferência climática, a COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, uma posição conjunta de países que compõem a Amazônia sul-americana a respeito das questões ambientais.

Fonte: Agência Brasil/Edição: Marcelo Brandão 08/07/2023


Eunápolis: Promotor é punido por baixa produtividade e omissão em processos pelo CNMP

Foto: Reprodução


Decisão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) aplicou pena de censura ao titular da 2ª Promotoria de Justiça de Eunápolis, na costa do descobrimento baiano, Dinalmari Mendonça Messias. A relatoria do processo é do conselheiro Moacyr Rey Filho. 

 

O processo administrativo disciplinar (PAD) foi instaurado em maio de 2021, para apurar a baixa produtividade nas áreas de improbidade e patrimônio público, ausência de proatividade e resolutividade, bem como omissão na condução de número considerável de procedimentos extrajudiciais por parte do membro Ministério Público da Bahia (MP-BA), no período entre 2011 e fevereiro de 2020. O PAD foi julgado na 1ª sessão extraordinária do CNMP, realizada no último dia 3. 

 

As irregularidades foram detectadas pela Corregedoria Nacional durante correição geral realizada na 2ª Promotoria de Justiça de Eunápolis, entre 8 e 12 de julho de 2019. A Corregedoria identificou ações paralisadas por mais de sete anos. Ao todo são 16 inquéritos civis públicos parados por um longo tempo. O relator pontuou que alguns até perderam a pena punitiva diante do período de paralisação. 


A defesa de Dinalmari Mendonça Messias afirmou que as falhas verificadas não foram em função de um comportamento omisso em relação às suas funções e sim de uma sobrecarga de trabalho no âmbito da 2ª Promotoria. O promotor também diz que mesmo após a criação da 8ª Promotoria de Justiça de Eunápolis, em fevereiro de 2020, a qual assumiu as atribuições da área de probidade administrativa e patrimônio público, antes vinculada à 2ª Promotoria, continuou atuando na regularização dos feitos extrajudiciais diante da escala de substituição estabelecida e de designações para atuar em procedimentos específicos.

 

Durante a sessão, a defesa do promotor também questionou o prazo para o julgamento PAD, que segundo o advogado, deveria ter sido analisado até 28 de maio de 2023. “Nós já estamos em julho de 2023, essa é uma questão preliminar de ordem. Esse plenário tem que absorver e apreciar, porque não é alvo do voto do relator, que é a ocorrência material da prescrição intercorrente verificada dia 28 de maio de 2023”, disse. 

 

Os argumentos foram rebatidos pelo conselheiro relator. “As paralisações constatadas perduraram por anos, tendo sido cessadas, em muitos dos casos, somente após a determinação de regularização fruto dos trabalhos da correição realizada por este Conselho Nacional, circunstância a evidenciar uma atuação descurada do processado quanto a esses feitos”.

 

Moacyr Rey Filho ainda destacou que em relação à sobrecarga de trabalho, no período em que foi verificada paralisações nos inquéritos civis, houve o provimento efetivo das 3ª, 4ª e 5ª Promotorias de Justiça a partir de 2012 e a criação das 6ª e 7ª em 2014, “verificando-se, portanto, uma diluição das atribuições na comarca de Eunápolis ao longo dos anos”. 

 

Sobre o controle de prazos nos feitos extrajudiciais, o qual o promotor Dinalmari afirmou a inexistência de sistemas com essa finalidade em um momento inicial, o relator pontuou que em 2016 foi implantado o Sistema Integrado de Dados, Estatística e Atuação do Ministério Público do Estado da Bahia (IDEA), de uso obrigatório para todas as unidades e todos os órgãos do Ministério Público.

 

“Observa-se, assim, que, no decorrer dos anos, houve uma melhoria gradual nas condições da 2ª Promotoria de Justiça de Eunápolis, a qual não se refletiu na atenção dedicada aos mencionados feitos extrajudiciais diante da permanência do estado de omissão. Além das irregularidades na tramitação dos feitos extrajudiciais, constata-se, nos dois anos anteriores à correição pela Corregedoria Nacional, a ausência de celebração de termo de ajustamento de conduta e ajuizamento de tão somente 2 ações civis públicas”, relatou o voto do conselheiro. 

 

Moacyr Rey Filho sinalizou que a omissão de Dinalmari Mendonça Messias na condução dos feitos extrajudiciais, provocou prejuízo à prestação jurisdicional, com a prescrição das penas em alguns casos. “Afastando, assim, a pequena gravidade da conduta a autorizar a aplicação da pena de advertência. Diante desse quadro, entendo como adequada para retribuir a prática da infração disciplinar e prevenir eventuais novas condutas análogas a aplicação da penalidade de censura ao Promotor de Justiça processado”, concluiu. 

 

O conselheiro Rodrigo Badaró pediu vista para revisar a dosimetria da pena. Ao final da sessão, ao devolver o voto, ele divergiu do relator e sugeriu cinco dias de suspensão. O relator manteve a pena de censura por se tratar de “um crime continuado”, e não de uma reincidência. Ao todo, sete conselheiros acompanharam a divergência, opinando pela suspensão, e seis votaram com o relator. Como não foi formada a maioria de oito votos, foi realizada nova votação, fixando a pena de censura. 


Fonte:Bahia Notícias/reprodução - 08/07/2023

Caso Rafaela: pai de escrivã diz que foi coagido por agentes da PCMG

Rafaela Drummond - Reprodução/Redes sociais
Rafaela Drummond/Imagem: Reprodução/Redes sociais


 O pai da escrivã Rafaela Drumond, que tirou a própria vida no início de junho deste ano, denunciou que foi coagido por agentes da Polícia Civil (PCMG) durante o enterro da filha. Os relatos foram feitos durante audiência pública da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta sexta-feira (7/7). 

Aos parlamentares, Audair Drumond relatou episódios de assédio praticados por agentes que teriam sido alvo de queixas da mulher. Em um deles, o delegado de Carandaí, na delegacia onde Rafaela trabalhava, chegou a afirmar que sempre quis a exoneração da então colega de trabalho. 

“Esse delegado chegou para mim e, no momento que eu estava esperando o corpo da minha filha sair do IML e chegar à funerária, disse que até dado momento queria a exoneração da minha filha. Naquele momento, comigo sofrendo, ele fez uma pressão em mim, eu não imagino o que a minha filha não sofreu nas mãos dele, a pressão que ela estava sofrendo lá”, contou. 
 
Rafaela tinha 31 anos quando se matou com a arma de trabalho, na casa de seus pais no distrito de Antônio Carlos, na Região do Campo das Vertentes. Meses antes do fato, a escrivã enviou áudios a amigos relatando situações de abuso e assédio por parte de colegas. O caso ainda está sendo apurado pela Corregedoria-Geral da Polícia Civil de Minas Gerais. Já os suspeitos de assediar a mulher foram transferidos da unidade onde trabalhavam, mas permanecem desempenhando suas funções. 

Nos áudios obtidos pela investigação, enviados pela jovem, situações de assédio moral e sexual, perseguição, boicote e até uma tentativa de agressão física por parte de um colega de trabalho são relatados. Em uma das mensagens, Rafaela explica que não queria tomar providências em relação aos fatos por medo. 

“Não quis tomar providência porque ia me expor. Isso é Carandaí, cidade pequena. Com certeza ia se voltar contra quem? Contra a mulher. Eu deixei, prefiro abafar. Só não quero olhar na cara desse boçal nunca mais”, narra. 

O delegado que teria assediado o pai da escrivã é mencionado em uma das gravações, em que a jovem diz que, ao tentar denunciar episódios de assédio, foi questionada se era aquilo mesmo que ela queria fazer. 

Já em outra gravação, a escrivã afirmou estar cansada dos episódios, que se mostraram recorrentes. Os áudios teriam sido enviados em fevereiro, quatro meses antes da morte de Rafaela. “Eu nem contei para vocês, porque, sabe, são umas coisas que me desgastam. Quanto mais eu falo, mais a energia volta. Fiquei calada. Fiquei quieta, na minha, achando que as coisas iriam melhorar. Eu não incomodo muita gente, mas, enfim, agora chega.”

Lei Rafaela Drumond

Também nesta sexta-feira, o deputado Professor Cleiton (PV) informou que protocolou um projeto de lei complementar com medidas de combate ao assédio moral no serviço público do estado. A Lei Rafaela Drumond prevê o acréscimo de dois artigos na Lei 869/1952, que dispõe sobre o estatuto dos funcionários públicos civis do Estado, que configuram práticas de assédio. 

Caso o documento seja aprovado, será considerada assédio moral a conduta repetitiva do agente público que, por ação, omissão, gestos ou palavras, tenha por objetivo ou efeito atingir a autoestima, a autodeterminação, a evolução na carreira ou a estabilidade emocional de outro agente público ou de empregado de empresa prestadora de serviço público. 

Entre as justificativas do parlamentar, está a defasagem do atual estatuto, uma vez que quando foi redigido o crime não era “tão conhecido” e acontecia de forma mais “genérica”. “Hoje, a moderna jurisprudência e as evoluções nas relações de trabalho, vislumbram com assiduidade a hipótese de assédio moral”, explicou o deputado do Partido Verde. 

Fonte:O ESTADO DE MINAS/REPRODUÇÃO 08/07/2023 10h:10

Salvador: Duas pessoas são resgatadas do mar no Rio Vermelho; Vídeo


                                          foto:reprodução/redes sociais

Duas pessoas tiveram que ser resgatadas por guarda-vidas no mar da praia de Buracão, no Rio Vermelho, no fim da tarde desta sexta-feira (7).


De acordo com o Corpo de Bombeiros, as duas pessoas não conseguiram sair do mar, que está agitado.

A equipe iniciou o resgate, entrou no mar e estabilizou as vítimas.

Veja vídeo:

A Marinha do Brasil alertou, na quarta-feira (5), que ventos intensos advindos do Sudeste do país poderiam causar uma ressaca no litoral entre Salvador e Recife nas noites de hoje e da quinta-feira (6). De acordo com comunicado, as ondas podem chegar à altura de 2,5 metros.


Fonte:Correio da Bahia - 08/07/2023

Após a aprovação da reforma: Dep. Janones usa Tarcísio para provocar bolsonaristas: "Companheiro"

 

André Janones ao lado de Tarcísio
Reprodução - André Janones ao lado de Tarcísio

O deputado federal André Janones (Avante-MG) usou as redes sociais na noite de quinta-feira (6) e provocou os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ). Após a aprovação da reforma tributária, o parlamentar postou uma foto ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).

“Republicanos votou em peso conosco, e o PL garantiu mais 20 votos favoráveis! O meu muito obrigado ao companheiro Tarcísio, que foi essencial pra isso!”, escreveu o deputado.

A publicação não foi por acaso. Bolsonaro e Tarcísio entraram em rota de colisão após o governador aparecer ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP), e afirmar que era 95% a favor da reforma tributária e que estava “preocupado com o país”.

No dia seguinte, Freitas esteve em uma reunião do PL em Brasília e o ex-presidente da República o criticou publicamente. O clima ficou pesado, principalmente pelo comportamento dos bolsonaristas contra o governador.

Pelas redes sociais, Bolsonaro criticou quem apoiou a reforma apresentada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele chegou a dizer que deveriam votar contra o projeto “todos aqueles que se elegeram com nossa bandeira de 'Deus, Pátria, Família e Liberdade”.

Janones elogia Lula

O deputado federal também usou o Twitter para elogiar o governo Lula. Ele demonstrou muita satisfação com a aprovação da reforma tributária e de outros projetos apresentados pelo governo ao longo do primeiro semestre deste ano.

“Quando me encontrei a primeira vez com o presidente Lula, eu ainda era pré candidato à presidência, ele me disse ‘Janones, eu não vou pedir para que você retire a sua candidatura, mas eu vou te fazer uma pergunta e não precisa me responder, só reflita. Qual o papel que você quer desempenhar na reconstrução da nossa democracia nos próximos 4 anos?’. Hoje eu me sinto orgulhoso de passar pra história do lado certo. Encerramos AGORA, uma das sessões mais importantes da nossa democracia. Vamos descansar para amanhã logo cedo continuar o trabalho. Fiquem com Deus”, relatou.

Fonte:Portal IG- 08/07/2023

Lava Jato: Deltan planejou atacar ministro Bruno Dantas do TCU

 

                                           Ministro do TCU -Bruno Dantas - foto:reprodução


247 — No dia 15 de junho de 2018, mensagens vazadas revelam que o procurador Deltan Dallagnol, da Operação Lava Jato, planejou um ataque ao Ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), mostrou o portal GGN. As conversas mostram que Dallagnol pretendia articular uma entrevista "dura" e "agressiva" para criticar Dantas, que havia questionado decisões da Lava Jato.

O embate entre Dantas e a Lava Jato teve início quando o ministro deu uma entrevista ao jornal O Globo criticando o juiz Sérgio Moro. Dantas havia compartilhado parte das provas da operação com outros órgãos do governo, mas posteriormente decidiu que as evidências só poderiam ser utilizadas pela Lava Jato. Essa medida foi duramente criticada por Dantas, o que motivou a reação do grupo da Lava Jato, possivelmente a pedido do juiz federal Sérgio Moro.

Apesar de ter articulado o ataque ao Ministro Bruno Dantas, Deltan Dallagnol demonstrou receio das possíveis repercussões e terceirizou a tarefa para o procurador Carlos Fernando. Em uma das mensagens, Dallagnol sugeriu que Carlos Fernando assumisse a responsabilidade pela entrevista, afirmando que seria mais fácil explicar a tese da Lava Jato.

Fonte:Brasil 247 08/07/2023

Brejões: Filho da presidente da Câmera de Vereadores de Amargosa passa mal e morre após acidente

                                      foto:reprodução/Whatsapp

O filho da presidente da câmera de vereadores do município de Amargosa, Vera Alves,  faleceu na noite desta sexta-feira (7) no município de Brejões. Júnior Alves, de 47 anos, popularmente conhecido  por Buão, passou mal, após  um veículo marca corolla dirigido  por ele pegar fogo na Rodovia BA-026, próximo à comunidade Olhos D'Água em Brejões. O mesmo estava acompanhado por um amigo.

Segundo informações, os dois ocupantes do veículo, seguiam pela BA-026 para a sede do município de Brejões, onde ocorreu o  sinistro, onde conseguiram sair do veículo, mas logo após, Junior passou mal, sendo acionado uma ambulância para o hospital municipal de Brejões, mas, o mesmo não resistiu, vindo a óbito  com suspeita de infarto. 

Júnior Alves, era sobrinho do  também  vereador de Amargosa, Eliezer Santana. O corpo será encaminhado para a cidade de Amargosa, onde deve acontecer o velório e o sepultamento em local e horários ainda não divulgados.

Fonte: Criativaonline c/adaptações

sexta-feira, 7 de julho de 2023

Após aprovação: Lula recebe Arthur Lira e líderes de partidos no Alvorada

Presidente Lula recebe líderes de partidos após aprovação da Reforma Tributária na Câmara

Presidente Lula recebe líderes de partidos após aprovação da Reforma Tributária na Câmara (Foto: Cláudio Kbene/PR)


247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúniu nesta sexta-feira (7) com o presidente da Câmara, Arthur Lira, no Palácio da Alvorada. O encontro ocorre após a Casa concluir a votação da reforma tributária e da volta do voto de qualidade em julgamentos no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf).

Além de Lira, Lula também recebeu o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), e o líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu, deputado, líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA); líder do Solidariedade, Aureo Ribeiro (RJ), o líder do Podemos, Fábio Macedo (MA); líder do PCdoB, Jandira Feghali (RJ), e os deputados Reginaldo Lopes (PT-MG), Tabata Amaral (PSB-SP) e Aliel Machado (PV-PR). Os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também participaram da reunião, segundo o g1.

Fonte:Brasil 247 - 07/07/2023

Economia: Bolsa dispara e dólar cai com “aprovou geral” na Câmara


                                            imagem:reprodução

Ibovespa fechou em forte alta de 1,25%, aos 118.898 pontos, nesta sexta-feira (7/7). Com o resultado, o principal índice da Bolsa de Valores (B3) acumulou saldo positivo semanal, avançando 0,69% nos últimos cinco dias.

dólar registrou queda de 1,3%, encerrando o dia cotado a R$ 4,865, para a compra, e R$ 4.866, para venda. Na semana, contudo, a moeda americana teve elevação de 1,56%.

O bom humor do mercado foi puxado pela aprovação do texto-base da reforma tributária em dois turnos e do projeto de lei que retoma o voto de qualidade no Carf, na Câmara dos Deputados. Além disso, dados sobre a geração de emprego nos Estados Unidos foram menores do que os esperados, o que pode conter a elevação dos juros na economia americana.

A economia dos EUA criou 209 mil empregos em junho deste ano, de acordo com dados divulgados pelo Departamento do Trabalho americano. O número veio abaixo da previsão de analistas. Eles estimavam a abertura de 240 mil postos de trabalho.

Fonte: Metropoles 07/07/2023

PR: Avião que havia desaparecido é encontrado, piloto e 2 assessores do governador morreram


Felipe Furquim, Heitor Genowei Junior e o piloto Jonas Borges Julião - Reprodução/ Facebook
Felipe Furquim, Heitor Genowei e o piloto Jonas Borges Julião
Imagem: Reprodução/ Facebook
                                  

avião que estava desaparecido no Paraná desde a manhã da última segunda-feira (3) foi encontrado pela Força Aérea Brasileira (FAB) em operação de busca nesta sexta-feira (7). 

A aeronave de pequeno porte, um monomotor Piper Arrow, havia partido do Aeroporto Regional Orlando de Carvalho, em Umuarama, às 7h50, e tinha como destino a cidade de Paranaguá, mas não chegou ao local no horário previsto, perdeu o contato com torres de controle quando sobrevoava uma região de serra e sumiu do radar.

Estavam a bordo, além do piloto  Jonas Borges Julião, Felipe Furquim e Heitor Guilherme Genowei, ambos assessores da Casa Civil do governo paranaense. 

De acordo com o coronel Hudson Leôncio Teixeira, secretário de Segurança Pública do Paraná, o avião foi encontrado na região da Serra do Mar, próximo ao Pico Canavieiras, e próximo aos destroços da aeronave, segundo Teixeira, foram encontrados corpos.

Depois, o governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD), anunciou através das redes sociais que os 3 passageiros que estavam no avião morreram. 

"Depois de cinco dias de intensa busca e muita esperança, é com imenso pesar que comunico que três corpos foram encontrados nesta tarde na Serra do Mar. Nesse trágico acidente aeronáutico perdi amigos que acreditavam arduamente na nossa gestão. Deixo toda a minha solidariedade às famílias nesse momento de intensa dor", escreveu Ratinho.

"A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, após 65 horas de voo envolvendo buscas realizadas pelas aeronaves SC-105 Amazonas e H-60 Black Hawk, da FAB, a aeronave de matrícula PT-JZC, desaparecida na Serra do Mar (PR), desde a última segunda-feira (03/07), foi encontrada sem sobreviventes, nesta sexta-feira (07/07), às 14h01 (horário local), pela aeronave H-60, da FAB", informou nota da Força Aérea Brasileira.

Segundo a FAB, o acidente será investigado pelo Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V), em Canoas (RS), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

A Polícia Científica e Instituto Médico Legal estiveram no local e transportarão os corpos das vítimas para Curitiba, onde estão os familiares. 

Assessores viajavam para agenda oficial

Os dois assessores do governo do paranaense que estavam a bordo da aeronave iriam para Paranaguá no âmbito de uma agenda oficial, segundo a própria administração estadual.  

“Eles avaliariam a atracagem de futuros navios de turismo no Litoral. O Governo do Estado está amparando os familiares nesse momento de apreensão”, diz nota oficial do governo de Ratinho Jr. 

Ocorre que a aeronave desaparecida não é um taxi aéreo contratado pelo governo, mas sim um avião particular cujo proprietário é João Cezar Passos, um empresário conhecido na região de Umuarama como "Babão". Não é comum que servidores do governo cumpram agendas oficiais em veículos particulares. 

Segundo o site Paraná Portal, João Cezar Passos é o nome de um empresário que foi preso em 2002 pela Polícia Federal no âmbito da Operação Nicotina por contrabando de cigarros. No ano seguinte, ele foi condenado pela 1ª Vara Federal de Foz do Iguaçu a mais de 11 anos de prisão por contrabando, descaminho, formação de quadrilha e crime continuado.

Não se sabe, até o momento, se o homem preso por contrabando é o dono da aeronave desaparecida ou se é apenas um homônimo.

Fonte: Revista Fórum - 07/07/2023

Bahia: Após adolescente cigana recém-casada ser morta, família inicia caçada ao marido e promete vingança

                                                                                                         A cigana de 14 anos foi morta com um tiro na altura do queixo, no sul da BA

Desde que a adolescente de origem cigana de 14 anos foi morta com um tiro disparado na altura do queixo, a família da vítima iniciou uma caçada ao principal suspeito do crime: o marido de Hyara Flor dos Santos Alves. O também adolescente de 14 anos é apontado pela Polícia Civil como o suspeito do feminicídio que aconteceu nesta quinta-feira (6), em Guaratinga, no sul da Bahia.

Áudios que teriam sido gravados pelo pai de Hyara passaram a circular em grupos de troca de mensagens e revelam o quanto o homem está inconformado com o crime. Ele faz ameaças aos familiares do suspeito e exige que o adolescente seja entregue para que também morra. O marido da cigana e o pai dele fugiram logo após o crime, assim como um outro homem que os acompanhou na fuga — a polícia não informou o grau de parentesco da terceira pessoa com pai e filho.

A Polícia Militar confirmou que foi informada que o suspeito fugiu na companhia do pai e de uma terceira pessoa em direção a uma estrada que dá acesso à cidade de Itamaraju, também no sul da Bahia, e ao estado de Minas Gerais. A corporação disse ainda que o policiamento está reforçado na região e que as autoridades mineiras foram informadas sobre a fuga. A vítima e o suspeito haviam se casado há menos de dois meses.

“Eu estou avisando para você ficar preparado porque se até amanhã você não me der o A. [nome do adolescente] para eu matar ele, vocês se preparem porque também vou mandar matar vocês. Estou avisando a vocês, a amizade de vocês eu não quero mais. O Amorim [pai do suspeito] colocou o filho dentro do carro dele e fugiu [...] Por que ele matou a minha filha? O que minha filha fez com ele? Por que ele não entregou a minha filha?

“Atirou na cabeça da minha filha. Por que ele fez isso com a minha filha? Eu quero que o Amorim me entregue o A. porque vocês não terão mais paz, irmão. A vida de vocês acabou.” 

“Não é desaforo, mas o Amorim vai ter que me entregar o filho para eu matar também porque vai ser melhor [...] A morte da minha filha não vai ficar impune, vou matar muita gente".

Fonte: Bocão News - 07/07/2023

Salvador: Mar agitado provoca preocupação de moradores de áreas costeiras; Vídeo


A orla do bairro da Ribeira  na cidade baixa - foto:reprodução

O mau tempo registrado nesta quinta-feira (6) touxe preocupação aos moradores das regiões costeiras da capital baiana. Imagens que circulam nas redes sociais mostram fortes ondas invadindo áreas em bairros como a Gamboa de Baixo e a Ribeira.

 

Na orla da Ribeira, na Cidade Baixa, um poste chegou a soltar faíscas após a fiação da estrutura ser atingida pelas ondas do mar. Redistros desta sexta-feira (7) expõem uma cratera que foi aberta na calçada de um dos trechos do local.

 

Um estabelecimento comercial da Gamboa, conhecida pelo movimento de turistas e visitantes, também publicou vídeos que captam o momento exato em que a água invade o lugar.

 

 

A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), autoridade marítima responsável pela região, emitiu um alerta vermelho para os que navegam na Baía de Todos-os-Santos. O status sugere a não navegabilidade de embarcações no perímetro.

 

Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a previsão para esta sexta é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, a qualquer hora do dia. O órgão não descreveu quais ocorrências foram contabilizadas em decorrência do contexto climático entre ontem e hoje.


Fonte: BN - 07/07/2023