• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 9 de setembro de 2017

No Caribe: “Tiraram só os americanos”, diz brasileira isolada por furacão

Militares tirando turistas de hotel-foto:reprodução
Militares do lado holandês da ilha de São Martinho (Sint Maarten), a 250 quilômetros  do arquipélago de Guadalupe, no Caribe, começaram a retirar turistas isolados em hotéis após a passagem do Furacão Irma na última quarta-feira (6). Um grupo de 16 brasileiros se uniu para tentar integrar a lista de pessoas retiradas.
“Acaba de pousar um avião aqui na ilha. Estão fazendo lista para tirar as pessoas daqui, mas a preferência são os americanos”, escreveu na madrugada deste sábado (9) a paulistana Regiane Schwartz, de 51 anos. Ela enviou mensagens de Whatsapp ao irmão Alexandre Schuartz, que mora em Curitiba.
“Isto aqui tá virando um campo de guerra. As pessoas brigando para colocar o nome na lista”, relata.
“Os americanos já foram retirados da ilha. Nesta madrugada. Tiraram só os americanos. Ficamos olhando eles saírem”, escreveu Regiane em um dos momentos em que teve o sinal de internet restabelecido.
Além dela, um grupo de aos menos 11 brasileiros, sendo três crianças, estão hospedados no hotel Royal Palm Beach Resorts, que sofreu diversos danos e já não tem estoque de comida e água, em uma das ilhas mais afetadas pelo furacão Irma, de magnitude 5 – maior na escala de medição. Conforme a própria Regiane, outros cinco brasileiros estão no hotel Atrium.
Em nota enviada na sexta-feira (8), o Ministério das Relações Exteriores informou que faz o possível para atender os brasileiros isolados em ilhas do Caribe, após a passagem do Furacão Irma e da previsão de chegada do Furacão José.
“Informamos que o Consulado do Brasil em Caiena está cuidando do caso e prestando toda a assistência possível aos brasileiros”, diz o Itamaraty em nota.

Furacão José

A maior preocupação é a chegada do furacão José, prevista para este domingo (10). O José se fortaleceu nesta sexta-feira (8) para a categoria 4 – a máxima é a 5 -, depois que seus ventos atingiram 240 km/h nas águas do Atlântico, enquanto se dirige para as Pequenas Antilhas, informou o Centro Nacional de Furacões (CNH, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.
Em um boletim especial, o órgão informou que este ciclone, o terceiro ativo neste momento no Atlântico, junto com Irma e Katia, já é “extremamente perigoso”.
Tropas brasileiras no Haiti permaneceram em Minushtah, em razão da passagem pelo norte do país do furacão Irma. A retirada das tropas foi prorrogada para o dia 17 de setembro. A missão encerrou oficialmente suas patrulhas militares em 30 de agosto passado e estão, no momento, em preparação para a desativação completa da missão até 15 de outubro.
“Diante da gravidade e a excepcionalidade da situação, bem como do histórico de cooperação diante de desastres naturais no Haiti, parte do contingente brasileiro foi deslocado preventivamente para a região que se encontra na rota do furacão, de forma a minimizar seu impacto por meio de orientação à população e prestação de ajuda humanitária imediata”, informou o Itamaraty sobre o Haiti.

Furacão Irma 

O furacão Irma continua perdendo força hoje (9), após ter atingido, na noite de ontem (8) a costa norte de Cuba. Embora já enfraquecido, o furacão ainda é enquadrado na categoria 4, já que seus ventos passaram, nas últimas horas, de 250 para 215 quilômetros por hora, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos. As informações são da Agência EFE.
Às 8h (horário local, 9h de Brasília), o olho do furacão estava 135 quilômetros ao leste de Caibarién, em Cuba, e 440 ao sul-sudeste de Miami, e avançava a uma velocidade 19 quilômetros por hora na direção oeste.
Segundo o último boletim do NHC, com sede em Miami, Irma pode girar para a direção noroeste no final do dia de hoje.
Desta forma, o olho do furacão chegaria às ilhotas da Flórida no domingo de manhã e depois à costa sudoeste da península, no domingo à tarde. As autoridades do estado americano ordenaram ontem a saída de 5,6 milhões de pessoas da região. O governo local pediu que todos os colégios e universidades públicas utilizem sua estrutura para abrigar a população.
O Ministério de Situações de Emergência da Rússia ofereceu ajuda aos países caribenhos afetados pelo furacão.
Irma, o furacão mais poderoso já registrado no Atlântico, deixou pelo menos 18 mortos em sua passagem pelas Pequenas Antilhas e Porto Rico e destruiu a ilha de Barbuda e a parte francesa de Saint Martin.

Furacão Kátia 

O furacão Katia, que atingiu o México na noite de ontem (8) como furacão de categoria 1, avançando para o interior do país em direção ao sudoeste, teve sua classificação transformada de furacão em tempestade tropical com ventos de até 70 km/h. As informações são da Agência EFE.
O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos prevê que o furacão sofra um enfraquecimento rápido até a sua dissipação, ainda hoje.
Por volta da 1h (horário local, 3h de Brasília), o Katia avançava para o interior do México em direção ao sudoeste e o seu olho estava situado 175 quilômetros ao noroeste de Veracruz e 220 quilômetros ao sudeste de Tampico. Os ventos provocados pelo Katia chegaram a atingir 155 quilômetros por hora.
fonte:Site uol

Geddel pode ter malas em outros esconderijos; Juiz já mandou PF vasculhar


foto:PF/divulgação

O apartamento no Chame-Chame, bairro de Salvador, não é o único local onde Geddel Vieira Lima escondia dinheiro. A suspeita é que há malas e caixas semelhantes espalhados em diversos outros locais, inclusive fora da Bahia. A apreensão dos R$51 milhões atribuídos ao ex-ministro de Lula e Temer não causou especial surpresa no mundo político: esse tipo de esconderijo é mais comum do que se imagina. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
O imóvel no Chame-Chame era conhecido dos vizinhos de Geddel, que o viam com frequência no local. Fica a menos de 1km da casa dele.
O Ministério Público Federal e a Polícia Federal vão listar até mesmo imóveis remotamente ligados a Geddel, à procura de malas.
O juiz federal Vallisney de Souza Oliveira já mandou vasculhar para outros endereços, inclusive a casa onde mora a mãe de Geddel.
Uma das expectativas dos investigadores, no caso Geddel, é que ele também se disponha a delatar seus cúmplices no esquema.

Região de Irecê: Acidente mata Sargento da PM na BA -052


Foto: Montagem/ Central Notícia
foto:Central notícias/reprodução
Um sargento aposentado da Polícia Militar identificado por João Carlos Benedito Lisboa, 57 anos, morreu no início da noite de ontem (08) ao se envolver em um acidente de trânsito na rodovia BA-052, nas imediações da cidade de Irecê.
De acordo com as primeiras informações, Lisboa trafegava num veículo Celta em direção a cidade de João Dourado, quando colidiu com uma caminhonete S10, que vinha em sentido contrário. Um terceiro veículo também teria se envolvido no acidente.
O policial que se aposentou no final de 2015 morreu no local do acidente. Segundo a polícia, ele foi arremessado para fora do veículo. O serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e removeu outras vítimas para unidades hospitalares da região. Não há informação sobre o estado de saúde.
O corpo do PM foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. Ele residia em Morro do Chapéu. Não há informação sobre o velório e sepultamento da policial aposentado. João Carlos, quando atuava na corporação, era lotado no 7º BPM (Batalhão da Polícia Militar de Irecê).

fonte:Central notícias c/adaptações

Dirceu afirma que prefere morrer a delatar como Palocci

[Dirceu afirma que prefere morrer a delatar como Palocci]
José Dirceu no 1º mandato de Lula -foto:reprodução

Condenado a 23 anos na Operação Lava Jato, José Dirceu, afirmou que prefere "morrer" antes de delatar como o ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci.

Questionado sobre o depoimento onde Palocci envolve Lula diretamente com o recolhimento de propinas para o PT, Dirceu afirmou: "Só luta por uma causa quem tem valor. Os que brigam por interesse têm preço. Não que não me custe dor, sofrimento, medo e às vezes pânico. Mas prefiro morrer que rastejar e perder a dignidade".

O ex-ministro da Fazenda chegou a comparar em depoimento a Moro,  condenados como Dirceu e João Vaccari, ex-tesoureiro do PT para afirmar que eles suportariam tudo em nome de uma "causa". Já Palocci jamais teria tido qualquer compromisso com ela. As informação são da colunista Mônica Bergamo da Folha de São Paulo.

Em Salvador: Mãe do ex- ministro Geddel diz que filho "não é bandido, é doente"

'Meu filho é doente', diz mãe de Geddel após prisão: Marluce Quadros Vieira Lima mora no mesmo prédio do filho
foto:reprodução
A Polícia Federal (PF) realizou buscas no prédio do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) nesta sexta-feira (8), em Salvador, antes de levá-lo preso. A casa da mãe do político, que mora no mesmo prédio, não foi poupada. Marluce Quadros Vieira Lima disse ao "R7" que o filho dela "não é bandido, é doente".
A PF chegou ao prédio de Geddel no bairro Jardim Apipema, por volta de 5h40, em dois carros. Um vendedor ambulante foi escolhido para subir ao apartamento do ex-ministro como testemunha. Pessoas que passavam na rua gritavam: "vai para a Papuda!".
O pedido de prisão foi feito após a descoberta de um "bunker" vinculado ao ex-ministro no qual foram encontrados R$ 51 milhões em malas e caixas.
Em nota, o advogado de Geddel, Gamil Föppel, diz que: "A defesa técnica de Geddel Vieira Lima informa que somente se manifestará quando, finalmente, lhe for franqueado acesso aos autos, especialmente aos documentos que são mencionados no decreto prisional. Pesa dizer que o direito de defesa e, especialmente, as prerrogativas da advocacia, conferidas por lei, sejam tão reiteradamente desrespeitadas, impedindo-se o acesso a elementos de prova, já documentados nos autos." Informações do MSN/Estadão

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Mundo: Número de mortos no terremoto do México sobe para 58


Slide 8 de 21
foto:reprodução
O número de mortos deixado pelo terremoto de 8,2 graus na escala Richter que atingiu a região sul do México na noite de quinta-feira subiu para 58, segundo as autoridades locais. Uma operação de resgate enorme está em andamento nos estados mais atingidos do país: Tabasco, Oaxaca e Chiapas, onde acredita-se que muitas pessoas ainda estejam presas sob os entulhos.
Segundo o diretor do Comitê Nacional de Emergências, 45 pessoas morreram em Oaxaca, dez em Chiapas e outras três em Tabasco. Os números ainda podem aumentar durante as operações realizadas pelos serviços de resgate.

Al momento el Comité Nacional de Emergencias reporta 58 fallecidos por el  del 7 de septiembre; 45 en , 10 en  y 3 en Tab.
Uma das cidades mais atingidas foi Juchitán, em Oaxaca, onde até o momento foram registradas dezessete mortes. A prefeitura local e muitos outros prédios foram completamente destruídos ou muito danificados. “A situação em Juchitán é crítica, esse é o momento mais terrível de sua história”, disse a prefeita Gloria Sanchez.
O presidente Enrique Peña Nieto viajou nesta sexta-feira ao estado de Chiapas para visitar as áreas mais afetadas. Ele agradeceu nesta sexta-feira no Twitter as demonstrações de “solidariedade e apoio” que recebeu de “nações amigas” após o terremoto.
En nombre de los mexicanos, agradezco las muestras de solidaridad y apoyo que hemos recibido por parte de líderes y naciones amigas.
Guatemala
Ao menos uma pessoa morreu na Guatemala, segundo o presidente, Jimmy Morales. De acordo com a Defesa Civil, o potente terremoto também destruiu 24 imóveis. O tremor, que inicialmente havia sido reportado com uma magnitude de 7,3 na escala Ritcher, foi estimado pelas autoridades guatemaltecas em 7,7 graus.

fonte:MSN c/adaptações

Operação Cui Cono: Ex- ministro Geddel já a caminho de Brasília

ex-ministro baiano Geddel Vieira Lima foi levado para Brasília no início da tarde desta sexta-feira (8) após sua segunda prisão pela Polícia Federal no âmbito da Operação Cui Bono.
Preso em julho, o peemedebista conseguiu na Justiça a permissão para cumprir a prisão em domicílio. No entanto, o cenário mudou depois que a Polícia Federal encontrou R$ 51 milhões em um apartamento atribuído ao ex-ministro. 
O avião que partiu do aeroporto de Salvador por volta das 13h20 deve pousar em Brasília às 15h. Na capital federal, Geddel deve ser ouvido novamente.
Além do ex-ministro, foi preso o agora ex-superintendente da Defesa Civil de Salvador, Gustavo Ferraz (PMDB).
Foto: RecordTV Itapoan/Reprodução

No Impeachment: Temer e Cunha compraram votos na Câmera, diz operador do PMDB


[Temer e Cunha compraram votos de deputados no impeachment de Dilma, diz Funaro]
Temer e Eduardo Cunha -foto:reprodução

O corretor Lúcio Funaro apontou em sua delação premiada que "o golpe de 2016, contra a presidente Dilma Rousseff e contra a própria democracia brasileira, foi literalmente comprado".  Sua contribuição ainda revelou esquemas de corrupção na Caixa Econômica Federal e no FI-FGTS. 
De acordo com o jornalista Robson Bonin, da revista Veja, Funaro afirma que Eduardo Cunha e Michel Temer se falavam diariamente às vésperas do impeachment, quando o então presidente da Câmara dos Deputados pediu dinheiro para comprar os votos necessários. Na ocasião, Funaro viabilizou a operação, liberando o dinheiro para a compra dos deputados da bancada de Cunha.
Em tempo, a ação que pede a anulação do "golpe" está nas mãos do ministro Alexandre de Moraes, indicado por Temer para o Supremo Tribunal Federal. Informações do BNews.

O Einstein do século 21 já existe e é mulher

CRÂNIO A estudante de física  e o monomotor que ela construiu aos 14 anos (Crédito:Divulgação)
Aos 12 anos, a estudante americana de ascendência cubana Sabrina Gonzalez Pasterski sonhou fantasias comuns às crianças: como queria fazer faculdade no Massachusetts Institute of Technology (MIT), uma dos mais conceituados do mundo, pensou que seria uma boa ideia construir um avião de dois lugares para que seus pais, de Chicago, pudessem visitá-la. Para a maioria dos jovens dessa idade, o projeto ficaria na esfera das ilusões. Não para ela. Sabrina construiu a aeronave de dois lugares com as próprias mãos, entrou para o MIT e está prestes a completar o doutorado na Universidade Harvard. Hoje, aos 24, é considerada a “nova Einstein” pelos seus mestres acadêmicos.
Ela já foi citada em um artigo científico sobre buracos negros assinado pelo famoso físico Stephen Hawking e é considerada um dos mais promissores cérebros desse campo, conhecido por ser um dos desafiadores da ciência atual. “Quando você é pequena, você fala um monte de coisas sobre o que você quer fazer ou quem você quer ser quando for mais velha”, disse, ao receber um prêmio dado a jovens mulheres brilhantes. “Eu acho que é importante não perder esses sonhos de vista.”
Sabrina sempre foi inteligente, mas as pessoas começaram a perceber que ela era fora de série aos 9 anos, quando aprendeu a pilotar aviões, uma fixação de infância, e passou a consertá-los. Quando decidiu que faria seu próprio monomotor, comprou um kit de US$ 38 mil. Enquanto o construía, dos 12 aos 14, porém, uma série de modelos iguais começou a cair, matando um total de 13 pessoas. Isso a levou a implementar modificações no projeto para aumentar a segurança, mudanças que foram aprovadas pelas autoridades aéreas americanas. Com isso, ela se tornou a mais jovem projetista de aviões e piloto de testes — aos 16 anos, antes mesmo de possuir carta de motorista. “Nós sempre dissemos que ela poderia fazer qualquer coisa”, afirmou o pai, em entrevista a uma rede de TV na época. “Apenas coloque sua mente e seu esforço nisso.”

Atualmente, Sabrina está em busca de um doutorado de física em Harvard. Sua área de estudos mudou dos aviões para mistérios maiores do universo. Numa descrição feita por si mesma em seu site pessoal, ela diz que uma de suas maiores habilidades é “encontrar elegância dentro do caos”. Para variar, seu currículo impressionou mais uma vez: vários de seus trabalhos foram citados num paper científico de Stephen Hawking, um dos pesquisadores mais destacados do mundo.

NOBEL

Pouco depois da conquista, ainda aos 16, ela ingressou no MIT, onde depois se formaria com a mais alta nota possível. “Eu não estou qualificado para julgar a grandeza científica de Sabrina, para isso você precisaria de alguns laureados do Nobel”, disse à ISTOÉ o mentor dela no instituto, o professor Earll Murman. Ele compara a capacidade acadêmica da aluna à habilidade musical de Mozart (1756-1791), que muito precocemente já era considerado um gênio em sua área. “Vai ser interessante observar se ela crescerá cientificamente aos níveis de um Mozart ou de um Beethoven.”

Mesmo que desista de desvendar os segredos do cosmo (e não há nenhuma indicação de que o fará), Sabrina não vai ficar sem o que fazer. Ela já declarou não suportar deixar a mente ociosa. Desde que era adolescente, chamou a atenção do bilionário Jeff Bezos, dono da Amazon, que lhe ofereceu um emprego em sua empresa aeroespacial, a Blue Origin – oferta que ele recentemente reiterou estar de pé. Procurada, Sabrina não quis conceder entrevista. Disse estar muito ocupada com a volta às aulas na semana passada. “Preciso focar nos estudos”.

“Vai ser interessante observar se ela crescerá cientificamente aos níveis de um Mozart ou de um Beethoven”Earll Murman, professor da Universidade Harvard
APRENDIZ DE GENIAZINHA
Conheça as principais conquistas de Sabrina

9 anos Aprendeu a pilotar aviões e a consertá-los
14 anos Acabou de construir sua própria aeronave
16 anos Entrou no MIT, onde se formaria com nota máxima
24 anos Doutoranda em Harvard, foi citada por Stephen Hawking
fonte:Istoéonline acesso em 08/08/17 11:47min.

Jovem Estudante baiana tenta levar tecnologia que purifica água ao semiárido



Com um sorriso largo de menina estampado no rosto, cabelo ao vento e repleta de sonhos, Anna Luísa Beserra, 19 anos, demonstra a primeira vista ser como a maioria das jovens de sua faixa etária. Mas essa aluna de Biotecnologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) já alçou grandes voos, apesar da pouca idade. A Safe Drinking Water For All (SDW), startup socioambiental que ela ajudou a criar há dois anos desenvolveu um produto capaz de transformar a vida de milhões de pessoas do semiárido, região que costuma sofrer com os efeitos da estiagem.
A inovação atende pelo nome de “Aqualuz”, um dispositivo à base de energia solar voltado à desinfecção da água de cisternas. “Basta bombear a água da cisterna para o equipamento. Primeiro ela passa pelo filtro e as partículas sólidas que deixam o líquido escuro são retiradas. Depois disso segue para um reservatório, onde fica exposta ao sol por um período que vai de uma a quatro horas. O controle é feito por um sistema de monitoramento que avisa quando a água está pronta e o operador, assim, pode retirá-la diretamente da torneira”, explica.
Anna Luísa exibe sua invenção. o Aqualuz que 'potabiliza' a água armazenadas em cisternas no semiárido
Em agosto do ano passado, a estudante representou a Bahia e o Brasil em uma das melhores universidades do mundo, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, onde participou do Global Entrepreneurship Bootcamp, evento dedicado a treinar jovens empreendedores sociais de todo o mundo. Anna Luísa aproveitou a oportunidade para apresentar o seu projeto.
R$ 500 por unidade
Segundo a SDW, o Aqualuz é um dispositivo de desinfecção solar da água que aproveita os efeitos da luz solar: radiação no espectro da luz UV-A (comprimento de onda 320-400nm) e calor (aumento de temperatura da água) para atacar a vulnerabilidade dos micro-organismos patogênicos. Isso sem usar nenhum composto químico e com uma estrutura que permite uma excelente durabilidade, sem a necessidade de ter que trocar filtro. O custo do equipamento é de R$ 500,00 por unidade.
Para realizar a manutenção do equipamento bastam água e sabão. Já as fibras de sisal, que também compõem o Aqualuz, podem ser trocadas facilmente. Não há adição de produtos químicos. Um manual de instruções demonstra ao consumidor como proceder através de imagens intuitivas. Testes preliminares conduzidos em laboratório certificado, que utilizaram parâmetros da portaria 2.914 do Ministério da Saúde, revelaram que a inovação reduziu em 99,9% a presença de bactérias-referência.
Infância
Anna Beserra recorda que o gosto pelo estudo veio desde cedo. “Lembro que aprendi a ler e escrever mais cedo que meus colegas de escola, pois minha avó (professora de Português) me ensinava e via tudo como diversão. Gostava também de brincar de cientista, fazia experiências de criar formigas, lagartas ou criar poções com terra, folhas, sempre deixando minha imaginação falar mais alto”.
Faixa azul de jiu-jitsu, esporte que pratica desde os oito anos, e moradora da Ribeira, na Cidade Baixa de Salvador, a jovem lembra também que foi aprovada no vestibular para cursar Biotecnologia com apenas 17 anos, quando ainda estava no ensino médio. “Não cheguei a cursar o terceiro ano. Meu pai teve que entrar na Justiça, já que eu ainda tinha 17 anos e não tinha concluído o ensino médio”, conta.
Ana Luísa gravou um vídeo no Youtube para sua campanha de financiamento coletivo
Campanha
O novo projeto da jovem estudante tem o objetivo de implantar 15 unidades-testes do Aqualuz no município de Valente (a 238 km de Salvador), no Semiárido baiano. Para concretizar a meta, a SDW lançou uma campanha de financiamento coletivo (www.doar.sdwforall.com) através da plataforma PagSeguro.
“Precisamos de R$ 23 mil para beneficiar essas famílias. A cada R$ 30 doados é possível ajudar uma família a ter 50 dias de água potável”, diz.
Na etapa de implantação em Valente, a SDW se responsabilizará pela construção dos equipamentos prometidos e financiados, sendo que a entrega será feita pela organização parceira, o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal). “A SDW fará o acompanhamento e realizará um mutirão cultural envolvendo temáticas da água, incluindo a explicação de como funcionará o projeto”, informa o texto da iniciativa.
Sonho
Em entrevista ao CORREIO Sustentabilidade, Ana Beserra afirma que percebeu a possibilidade de usar a criatividade para ajudar as pessoas que carecem de água potável. “É o empreendedorismo social unido à sustentabilidade, já que o Aqualuz é um produto que utiliza energia solar e fibras de sisal para ‘potabilizar’ a água. Apesar de já serem quatro anos tocando esse projeto sem nenhum retorno financeiro, faço com muita paixão e em momento algum penso em desistir”, ressalta, com brilho nos olhos.
A jovem estudante comemora o fato de hoje contar com um sócio no projeto, o estudante de Engenharia Mecânica Thiago Lima. “Temos uma equipe maior de pessoas comprometidas e estamos quase perto de entrar em operação, o que falta é o piloto para validar a tecnologia, por isso estamos lançando a campanha Piloto Aqualuz no Semiárido - P.A.S”.
Escassez
Atualmente, quase 800 milhões de pessoas carecem de acesso à água potável limpa e de qualidade segura. As Nações Unidas estimam que em 2025 até 1,8 bilhão de seres humanos viva em países ou regiões com extrema escassez do recurso.
No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há mais de quatro milhões de famílias agricultoras camponesas. Destas, 50% vivem no Nordeste, a maior parte delas no Semiárido, região de um milhão de km², superior às áreas da Alemanha e França juntas.
A cada período de estiagem, milhares de pessoas não conseguem satisfazer suas necessidades de acesso à água e aos alimentos básicos, e uma pessoa pode gastar até 36 dias por ano exclusivamente em busca desse recurso básico.
Para mais informações: info@sdwforall.com.br
fonte:Correio da Bahia/reprodução

Salvador: Diretor da Codesal é suspeito de ajudar Geddel a guardar dinheiro;PF encontrou digitais

Foto: Claúdia Cardozo / Bahia Notícias/reprodução

[Prefeitura exonera Gustavo Ferraz após servidor ser preso]
foto:Gustavo Ferraz foi indicado pela Codesal pelo PMDB-foto:reprodução


Alvo de mandado de prisão preventiva na quarta fase da operação Cui Bono, deflagrada na manhã desta sexta-feira (8), o superintendente da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Gustavo Ferraz é suspeito de ajudar o ex-ministro Geddel Vieira Lima a encaminhar e esconder as malas e caixas que guardavam os mais de R$ 51 milhões encontrados em um apartamento na Rua Barão de Loreto, na Graça, que era usado pelo peemedebista para, supostamente, guardar documentos de seu pai, morto no ano passado.

Segundo informações do jornal O Globo, Ferraz foi assessor de Geddel – ele assumiu o cargo na Codesal no início deste ano, por indicação do PMDB. De acordo com informações da TV Globo, além das impressões digitais de Geddel, também foram encontradas digitais de Ferraz nas malas e caixas que guardavam o dinheiro, apreendido durante a Operação Tesouro Perdido, deflagrada na última terça-feira (5). Tanto Geddel, que também foi alvo de prisão preventiva, cumprida por volta das 7h, quanto Ferraz, que já foi preso pela PF, serão encaminhados a Brasília. Na ação desta manhã, quarta fase da operação Cui Bono, além dos dois mandados de prisão preventiva, há também três mandados de busca e apreensão. 

Exonerado

A prefeitura Municipal de Salvador através nota distribuída a imprensa que o o senhor Gustavo Ferraz foi exonerado nessa manhã após ter sua prisão efetuada pela PF na capital . O agora ex-  superintendente da Codesal ocupava o cargo como indicação do PMDB, leia-se Geddel Viera Lima.


fonte:BN e BNews c/adaptções

Moreira Franco recebeu R$ 6 mi em propina na Caixa, diz Funaro

Hoje, com a prisão de Geddel, ministro  Moreira Franco é o mais próximo a Temer -foto:reprodução

Em sua delação premiada, Lúcio Funaro entregou aos investigadores documentos contra três dos mais importantes aliados do presidente Michel Temer: Henrique Eduardo Alves, ex-ministro do Turismo, Moreira Franco, o atual chefe da Secretaria-­Geral da Presidência e hoje o ministro mais poderoso do Palácio do Planalto, e o ex-ministro Geddel Vieira Lima, amigo íntimo do presidente, em cujo apartamento a polícia apreendeu 51 milhões de reais, em Salvador.

Funaro citou os três em fraudes milionárias que envolviam os cofres da Caixa Econômica Federal. O delator conta que, em apenas uma operação, realizada com o grupo Bertin em 2009, o ministro Moreira Franco ficou com 6 milhões de reais. Informações de Veja.