• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 25 de maio de 2019

Em evento: Professores mostram livros de Paulo Freire para Ministro Weintraub


Professores mostram livro de Paulo Freite em foto com ministro da Educação, Abraham Weintraub. — Foto: Imagem TV Globo
foto:G1/reprodução



Em encontro com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, um grupo de professores que venceu o prêmio "Professores do Brasil" levantou livros de Paulo Freire durante fotografia oficial. Entre os 30 professores presentes ao evento, em um hotel de Pinheiros, ao menos 8 tinham o livro de Paulo Freire em mãos - alguns ergueram seus exemplares durante a foto ao lado do próprio ministro. 

"Foi uma manifestação respeitosa e silenciosa. Soubemos ontem (sexta) que ele participaria do encontro. Então, pensamos em colocar a nossa posição contra corte de recursos para as universidades. E também mostrar a importância do educador Paulo Freire", comentou a professora Ana Beatriz Maciel, 34 anos.
Questionado sobre a manifestação dos professores, Weimtraub disse respeitar opiniões diferentes das dele. " Ela tem o direito de dizer 'Viva Paulo Freire'. Eu também tenho o direito de dizer que o único lugar que segue Paulo Freire é o Brasil. Quando você tem uma pesquisa que é boa, um antibiótico, uma aspirina ou um avião, os outros tendem a copiar. Ninguém quis copiar Paulo Freire e nossos resultados são ruins." 
Criado pelo Ministério da Educação, o prêmio tem o objetivo de valorizar, reconhecer, divulgar e premiar o trabalho dos professores da rede pública nacional. Os premiados são docentes de todo o Brasil, que seguirão para Quebec e Ottawa, no Canadá. Lá trocarão experiências e farão uma imersão na educação e cultura locais. A premiação é uma parceria com o Colleges and Institutes Canadá (CICan), que assumiu os gastos da viagem.
fonte:Portal Terra/25/05/19 -22h:39min.

Bahia é eleita melhor estado turístico em pesquisa Datafolha

Bahia é eleita melhor estado turístico em pesquisa Datafolha
Foto: Reprodução/CVC
A Bahia está entre as primeiras opções de viagem dos paulistanos segundo uma pesquisa Datafolha. Os cerca de 1.100 km de extensão litorânea e praias de todos os tipos, sejam selvagens, urbanas, sombreadas por mata atlântica ou repletas de piscinas naturais, o estado foi considerado "sempre uma boa pedida".

Entre os destinos em destaque, está a Chapada Diamantina. Segundo a Folha de S. Paulo, uma das mais conhecidas formações geográficas desse tipo no país, que fica no coração do estado, atrai os turistas com suas serras, rios e vegetação abundante.

A publicação da Folha ainda lembrou a indicação de Salvador como a única cidade brasileira indicada em 2019 como "lugar a conhecer" na lista publicada pelo jornal americano The New York Times.

Ainda sobre a capital baiana, a publicação da coluna "Viaja São Paulo", da Folha, destaca a orla da Barra e o centro histórico, e ainda cita as intervenções recentes feitas nesses locais. O bairro de Santo Antônio Além do Carmo também é citado, além dos casarões coloridos típicos da localidade.

No decorrer do texto ainda são citados o Litoral Norte, Litoral Sul e a Costa do Cacau. Com destaque de sugestão para Praia do Forte, Porto Seguro, Ponta do Corumbau, Taipu de Fora, Ilhéus e Ibirataia.


fonte:BN 25/05/19

SP: Universidade Mackenzie volta a expulsar aluno que falou em morte de 'negraiada'

[Mackenzie volta a expulsar aluno que falou em morte de 'negraiada' nas eleições]
foto:reprodução

Após realizar novo processo disciplinar, a Universidade Presbiteriana Mackenzie expulsou o estudante Pedro Bellintani Baleotti, que apareceu em vídeos falando em morte à ‘negraiada’, na época das eleições de 2018. 
Em dezembro, a instituição já havia desligado o aluno, que cursava Direito, após o parecer de uma comissão sindicante. Baleotti, então, entrou com um mandado de segurança na Justiça Federal contra o ato do reitor. 
Em janeiro, a juíza federal Sílvia Figueiredo Marques suspendeu a expulsão, por considerar que houve irregularidades na composição da comissão. 
O Mackenzie pediu que fosse concedida uma liminar para suspender todas as atividades acadêmicas do estudante, até que um processo administrativo disciplinar sobre ele fosse concluído. A juíza, porém,  entendeu que não caberia à universidade (parte impetrada) pedir liminar dentro de uma ação apresentada pelo próprio aluno.
Segundo a assessoria de imprensa do Mackenzie, a decisão de desligamento do estudante foi publicada em portaria da reitoria em abril, após o término do processo administrativo instaurado na corregedoria da instituição.
O advogado de defesa do aluno, Norman Prochet Neto, não quis comentar a decisão. Mas disse que, durante o período em que esteve reintegrado à universidade, Baleotti chegou a realizar algumas provas.
Veja o vídeo que gerou a atitude.



fonte:BNews c/adaptações

França: Brasileiro ‘Bacurau’ vence prêmio do júri no Festival de Cannes

Cena do filme 'Bacurau', de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles (//Divulgação)
Bacurau, filme brasileiro dirigido por Kleber Mendonça Filho, venceu neste sábado o prêmio do júri no Festival de Cannes. O longa terminou a competição empatado com o francês Les Misérables.
As produções concorriam à Palma de Ouro, o prêmio mais importante do evento francês. No total, a cerimônia principal entrega seis estatuetas além da Palma em si: o grand prix (uma espécie de segundo lugar), o prêmio do júri (o terceiro mais importante), e os específicos, de direção, roteiro, ator e atriz.
Essa é a primeira vez que o Brasil vence o prêmio do júri em Cannes. Liderado pelo diretor mexicano Alejandro González Iñárritu, o júri de 2019 contou ainda com a atriz Elle Fanning, as diretoras Maimouna N’Diaye, Kelly Reichardt e Alice Rohrwacher, os diretores franceses Enki Bilal e Robin Campillo, o grego Yorgos Lanthimos e o polonês Pawel Pawlikowski.
fonte:Veja.com

Polícia chilena investiga negligência no atendimento a brasileiros mortos

[Polícia chilena investiga negligência no atendimento a brasileiros mortos]
foto:reprodução/Redes Sociais
A hipótese de negligência no atendimento aos turistas brasileiros que morreram asfixiados no Chile está sendo apurada pela polícia, assim como os responsáveis pela tragédia. Na sexta-feira (24), os oficiais chilenos admitiram ter recebido um pedido de socorro da família por volta das 13h. No entanto, o policial enviado para atender a emergência não teria encontrado o endereço e voltou.
Somente às 17h a polícia chegou ao apartamento, após o cônsul adjunto do Brasil no Chile fazer um novo contato, mas todas as seis vítimas já estavam mortas. Em áudios enviados a familiares, Débora Muniz Nascimento de Souza, 38 anos, disse que estava preocupada com a demora do socorro. 
Ela estava no Chile junto ao marido Fabiano de Souza, de 41 anos, aos dois filhos adolescentes Karoliny, de 14 anos, e Felipe, de 13, ao irmão Jonathas Nascimento Kruger, de 30 anos, e da cunhada Adriane Kruger. Eles morreram após a inalação de gás em um apartamento alugado pela plataforma Airbnb.
No primeiro áudio, enviado a uma irmã, Débora chora e conta que o filho está "roxo". Ela pergunta se colocando-o em uma banheira com água quente conseguiria reanimá-lo. "Eu não sei o que fazer", avisou a mãe.
Em outra gravação, ela relata que os outros familiares também estavam com os mesmos sintomas, como fraqueza e vômito. "As minhas articulações também estão parando e ficando roxas", disse Débora. Ela acreditava que todos tinham sido contaminados por algum vírus. "Acho que nós todos vamos morrer", acrescentou.
Eles voltariam ao Brasil antes do previsto, pois foram avisados da morte da mãe de Débora e Jonathas, que faleceu horas antes da tragédia com o gás. Os brasileiros estavam em Santiago desde o domingo (19) para comemorar os 15 anos de Karoliny. 
Depois das mortes, o serviço de eletricidade e combustível do Chile, responsável por fiscalizar as instalações de gás, mandou interditar vários apartamentos do prédio em questão. Nesta segunda-feira (27), três pessoas da família irão para Santiago para reconhecer os corpos, já que a lei chilena exige que isso seja realizado por um parente de primeiro grau.

fonte:BNews 25/05/19 -13:48min.
 

Uefs oferta 1007 vagas no SiSU 2019.2; confira

     foto:Edvan Santos/reprodução
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) públicou o Edital do Sisu 2019.2 contendo as orientações para os candidatos que desejam concorrer as 1007 vagas em 30 cursos que serão ofertadas no segundo semestre de 2019.
As inscrições do Sisu serão realizadas no período de 4 a 7 de junho e o resultado da primeira chamada vai ser divulgado no dia 10 do mesmo mês.
Acesse o link e confira os cursos ofertados:

Diretor da Adufs contesta declarações do governador Rui sobre Universidades


Diretor da Adufs contesta declarações do governador Rui Costa sobre universidades
foto:Acorda cidade/reprodução
Uma entrevista do governador da Bahia, Rui Costa, sobre questões que envolvem as quatro universidades do estado vem sendo bastante contestada. O governador fez referências a salários de professores, verbas e gastos. O diretor da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs), Jucélio Dantas, garante que foram ditas inverdades.
“Ele falou sobre a precipitação da deflagração de uma greve nas quatro universidades estaduais, mas é bom lembrar que nós docentes estamos desde 2015 protocolando ofícios e mais ofícios junto ao governo do estado solicitando audiência para discutir a situação das universidades. Infelizmente o governador não recebeu o movimento docente durante esses quatro anos. Então o movimento passou pelo indicativo de greve de 2017 até 2019. Perto da deflagração da greve, saímos do indicativo de greve para o estado de greve e quando as assembleias estavam marcadas para deliberar sobre a deflagração, é que o governo convocou para negociação. Porém na assembleia a categoria decidiu pela greve e ele suspendeu as negociações”, relatou.
Segundo o diretor da Adufs, após a suspensão da negociação, o governador apresentou o quadro de promoção dos docentes, informando que são cerca de 900 ao todo, que atende a quatro universidades. Jucélio Dantas destacou que o docente que sai para fazer mestrado ou doutorado, se aperfeiçoa e por isso tem direito a receber um incentivo, porém, de acordo com ele, o governador já havia quatro anos sem dá esse direito.
“Os docentes, quando progridem passam de uma classe para outra. Passa de auxiliar para assistente, para adjunto, para titular e depois pleno. Essa é a carreira docente. Quando passa de uma situação dessa para outra tem um incentivo no salário base”, explicou.
Salário de R$ 20 mil
Sobre o valor do salário dos professores, o diretor negou que existam profissionais na Uefs ganhando 20 mil reais. Segundo ele, se existe algum professor nessa situação, é uma exceção e disse que atualmente a maioria dos professores ganha um salário menor que 10 mil reais.
“Sou professor adjunto, tenho 22 anos de casa e não ganho nem a metade de 20 mil reais. Essa é uma situação que o governador coloca e coloca de forma mentirosa. Pode ser que exista um ou outro professor em alguma universidade da Bahia que o salário chegue perto disso. Mas é uma situação quando o professor já está no fim de carreira, se aposentando. Não é uma situação normal dentro das universidades estaduais”, declarou.
Mensalidades em universidade
Outro assunto da entrevista que o diretor da Adufs pontuou foi a declaração do governador Rui Costa afirmando que estudantes de universidades públicas deveriam pagar mensalidade. Ele definiu essa declaração como afrontosa e absurda.
“Se pensarmos hoje na situação brasileira, como os estudantes se sacrificam muitas vezes para vir estudar dentro de uma universidade, que não tem o número de vagas adequado para atender a demanda e mesmo assim pensar em cobrar mensalidade dentro de universidade pública, isso é uma afronta, um absurdo, é coisa de governo de direita, que vê a educação como um negócio. Universidade não é negócio, na educação não se faz um gasto e sim um investimento”, afirmou, acrescentando que outras declarações do governador não são verdadeiras.
“O governador afirma que destinou 36 milhões de reais para as universidades estaduais da Bahia. Realmente ele está destinando esse valor, mas a população tem que entender que somente nos dois anos de 2017 e 2018 o governo contingenciou 110 milhões de reais. Outra coisa que o governador falou e não é verdade, é a questão do regime de Dedicação Exclusiva (DE). Ele colocou na entrevista como se o professor que tem uma essa dedicação, diminuiu a carga horária em sala de aula para ficar de braços cruzados, o que não é verdade”, finalizou.
fonte:Site Acorda Cidade/reprodução

Repórter do Washington Post diz ver semelhanças em ataques à imprensa no Brasil e nos EUA

Repórter do Post diz ver semelhanças em ataques à imprensa no Brasil e nos EUA
Foto: Reprodução / Politico
Ataques diários à imprensa por meio de pronunciamentos no Twitter é estratégia comum usada pelos presidentes dos Estados Unidos e do Brasil. A acusação de que o jornalismo é injusto, tendencioso, disseminador de notícias falas e antinacionalista é o modo que os chefes de Estado têm usado para desacreditar a imprensa.

Esse é o diagnóstico feito por Paul Farhi, repórter e crítico de mídia do jornal norte-americano Washington Post, que se disse surpreso com as semelhanças entre o quadro político brasileiro e americano. “Sempre pensei no Brasil como um local exótico, diferente na história, no povo e nas tradições, mas estamos na mesma situação”, afirmou.

Para o jornalista, que esteve no auditório do jornal Folha de S.Paulo na terça-feira (21) em palestra para a Redação, é perceptível que Jair Bolsonaro vê em Donald Trump um modelo a ser seguido. “Acredito que nenhum político goste da imprensa a não ser que ela seja útil para ele, mas nunca vivemos o que estamos passando com o atual presidente. São ataques diários, tentando nos pregar a pecha de anti-americanos, e criando pequenas dificuldades para evitar que estejamos nos lugares certos na hora necessária.”

Flavia Lima, ombudsman da Folha de S.Paulo, perguntou como Farhi lida com a cobrança dos leitores pró-Trump, que acham que o jornal tem um viés contra o governo. “Não somos obrigados a balancear uma notícia considerada negativa com outra positiva. Não é assim que funciona. O problema é que as pessoas não entendem a dinâmica do jornalismo”, disse.

Sobre a situação do Washington Post desde que o jornal foi comprado pelo bilionário Jeff Bezos, Farhi só fez elogios. Ele destacou o prédio novo, o aumento de equipe e a contratação de engenheiros. “Enquanto as redações no mundo todo estão encolhendo, podemos expandir. E sem interferência na área editorial.”

Questionado sobre como ter uma postura profissional adequada ao Twitter, rede social que Farhi definiu como “a grande invenção para demitir jornalistas”, ele recomendou “muita reflexão” antes de apertar a tecla de postar. “O problema é que ali não tem um editor para dizer não faça isso.”

Farhi está no Washington Post desde 1988 e já passou pelas editorias de finanças e política. Foi três vezes ganhador do prêmio National Press Club por sua cobertura e crítica da mídia e também recebeu o prêmio Bart Richards Award em 2018 pelo reconhecimento de reportagens como a que fez sobre o uso de trabalhadores temporários da NPR, rede de rádio pública dos EUA, e também a que relata a relação conflituosa entre a Casa Branca e a imprensa norte-americana.

Em sua última coluna, o crítico analisou de Sarah Jessica Parker com o National Enquirer no qual a atriz expôs, em seu Instagram, o email do veículo solicitando um pronunciamento sobre uma suposta discussão entre ela e o marido. No post, ela demonstra sua indignação e considera o contato do jornal como assédio.

Farhi argumentou que, embora o National Enquirer seja conhecido por publicar matérias comprometedoras sobre celebridades e chantageá-las de acordo com seus interesses, nesse caso, o objetivo teria sido, de fato, a apuração da informação recebida e que essa é a principal função de repórteres.

A conversa foi mediada pelo colunista da Folha de S.Paulo Nelson de Sá.

fonte|:Folhapress/BN 25/05/19 -10h:32min.

Para órgão do MPF, novo decreto do porte de armas pode favorecer milícias

Para órgão do MPF, novo decreto do porte de armas pode favorecer milícias
Foto: Sergio Lima / Poder360/reprodução
A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do Ministério Público Federal (MPF), afirmou na última sexta-feira (24), em nota técnica, que a nova versão do decreto do presidente Jair Bolsonaro sobre armas é inconstitucional e pode favorecer "organizações criminosas e milícias".

Segundo informações do G1, a nota técnica da Procuradoria foi encaminhada ao Congresso Nacional e à procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

No parecer, a PFDC aponta que a nova versão do decreto presidencial "não só manteve a inconstitucionalidade e ilegalidade" do último decreto como "em diversos aspectos agravou a violação" ao Estatuto do Desarmamento.

Após polêmicas, críticas e ações judiciais que questionavam as novas regras, o governo recuou na última quarta-feira (22) e publicou no Diário Oficial da União outras mudanças nas regras anteriormente anunciadas para posse e porte de arma de fogo. Entre as alterações anunciadas estão o veto ao porte de fuzis, carabinas ou espingardas para cidadãos comuns.

De acordo com a Procuradoria, embora haja veto ao porte desses armamentos, o decreto ainda permite que cidadãos comuns tenham direito à posse de alguns modelos de fuzis, carabinas e espingardas. "Ou seja, qualquer pessoa poderá adquirir e manter em sua residência ou local de trabalho armas de alto potencial destrutivo. Apenas não poderá portá-las, ou seja, levá-las consigo fora dos referidos espaços privados", diz a PFDC. Informações do BN.

Lídice da Mata manifesta apoio ao prefeito de Irecê Elmo Vaz após denúncia do MP-BA

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado
foto:reprodução/facebook
A deputada federal, Lídice da Mata do PSB, manifestou, ontem (24), seu apoio ao prefeito de Irecê, Elmo Vaz(PSB). Em seus perfis nas redes sociais, a parlamentar deixou uma mensagem para o gestor. 
“Manifesto todo o meu apoio ao prefeito de Irecê, Elmo Vaz , que tem se destacado por sua administração honesta, séria e eficiente. Essas denúncias voltadas a ele representam uma ação iniciada por opositores e que o prefeito, certamente, conseguirá esclarecer", declarou a presidente do PSB baiano.
"Confio plenamente que a Justiça reconhecerá o equívoco que representa essa denúncia. Não adianta os adversários atacarem, pois o prefeito continuará trabalhando pelo povo da cidade de Irecê”, finalizou o post.
Entenda o caso
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) confirmou que apresentou denúncia contra o prefeito de Irecê Elmo Vaz (PSB), após o político ser condenado ao pagamento de multa pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), por irregularidades na contratação da empresa ANM - SERVIÇOS DE APOIO E ASSESSORIA ADMINISTRATIVA EIRELI- ME, mas negou, na tarde desta sexta-feira (24), que tenha pedido a prisão ou afastamento do político. 
Segundo a instituição, "conforme previsão legal, o MP solicitou ao Tribunal de Justiça que, no momento do recebimento da denúncia, avalie a necessidade de afastamento dele do cargo". O MP afirmou, ainda, que não foi apresentado qualquer pedido de prisão do prefeito de Irecê.
O Órgão Ministerial acatou denúncia formulada pela vereadora Margarida Cardoso, que acusa o prefeito de prática de crime contra o patrimônio público. De acordo com o MP, Elmo Vaz ordenou pagamentos decorrentes desse contrato deliberadamente promovendo desvio de rendas públicas em benefício de terceiros. Margarida também foi arrolada ao processo como testemunha.

fonte:BNews c/adaptações

Salvador: Soldado da PM é assassinado em hotel; câmera registra o crime

Policial morre após ser baleado dentro de hotel; vítima era dona do estabelecimento[PM-BA lamenta morte de soldado baleado no rosto dentro de hotel em Salvador]
foto:Rafael Marques/TV Bahia/reprodução e BNews/reprodução


O policial militar Everaldo Costa Junior morreu após ser baleado com um tiro na cabeça na última sexta-feira (24), num hotel em que era dono, no bairro do Dois de Julho, em Salvador. 
Segundo a Polícia Militar (PM-BA), o policial chegou a ser socorrido por agentes do 18º Batalhão da PM, foi levado ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu.

Everaldo era soldado da 16ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Comércio), mas não estava de serviço no momento. 

A ação durou apenas cinco segundos e foi filmada por uma câmera do circuito de segurança. O crime aconteceu por volta das 19h20, mais especificamente na Ladeira do Gabriel.

De acordo com a reportagem, o policial militar aparece conversando com outras três pessoas na recepção do hotel. O criminoso se aproxima do grupo, saca a arma e aponta para a vítima. Everaldo esboça uma reação antes de o suspeito atirar, mas acaba se rendendo e é atingido. Durante o ataque, o criminoso chega a usar uma pessoa como escudo. Em seguida, ele foge.

O caso será investigado pela Polícia Civil. Ainda não se sabe a motivação ou a identidade do criminoso. 

Uma câmera de  imagens do estabelecimento registra o  momento do tiro em direção ao policial. Veja o vídeo:




Fonte:B.Notícias/Bnews/yotube 

sexta-feira, 24 de maio de 2019

No Recife: Governador da Bahia critica Bolsonaro por condicionar repasses a aprovação da Reforma

Após reunião, Rui critica Bolsonaro por condicionar repasses à aprovação de reforma
Foto: Reprodução / Valter Campanato / Agência Brasil
Após participar da reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do  Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) na manhã desta sexta-feira (24), o governador Rui Costa (PT) criticou o presidente Jair Bolsonaro (PSL) pelo discurso de condicionar investimentos nos estados à reforma da Previdência.

“Eu não gosto desse modelo de ficar condicionando ações e investimento à reforma da Previdência. Isso não é bom nem para a aprovação da reforma da previdência. Fica parecendo que você está fazendo uma troca. E a Previdência é algo tão importante para a nação, de tão longo prazo para o planejamento da vida das pessoas, que ela não pode ser permutada ou trocada por qualquer outra ação”, defendeu Rui após o encontro. 

Rui também pediu um “debate sério, consistente e mediado sobre a Previdência” e relembrou a manifestação pública que os governadores do Nordeste fizeram à reforma. 

“Nós já tiramos um documento dos governadores do Nordeste, já divulgamos publicamente qual é a nossa posição. O BPC me parece que já há um acordo de retirada da alteração, a agricultura (aposentadoria rural) também, me parece que já tem consenso também manter a Constituição. O último item que falta os líderes do governo aceitarem é não implantar a capitalização. Isso é fundamental porque nenhum país desenvolvido, relevante do mundo adotou esse modelo”, afirmou o baiano, de acordo com o Blog de Jamildo.
 
Apesar das ponderações, Rui avaliou o primeiro encontro com o presidente como “positivo”. A pauta discutiu o Plano Regional de Desenvolvimento da região (PRDNE), que acabou não sendo detalhado à imprensa segundo a reportagem. De oposição ao governo Jair Bolsonaro (PSL), o gestor elogiou a proposta. Informações do Bahia notícias.

Delegado do PSL acusado de plágio presidirá frente em defesa da Cultura

O deputado Felício Laterça será o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura e do Desenvolvimento Social (Michel Jesus/Câmara dos Deputados)
Em vias de ser instalada no Congresso, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura e do Desenvolvimento Social está com as lideranças definidas. Deputado de primeiro mandato, Felício Laterça (PSL-RJ) será o presidente da bancada.
Laterça é delegado da Polícia Federal do Rio de Janeiro e chegou a ser indicado para a superintendência do órgão no Estado. A nomeação foi cancelada em função de um procedimento que o Ministério Público Federal havia instaurado para acompanhá-la. O delegado era acusado de manter vínculos com políticos durante o exercício da profissão, o que ele nega.
Em janeiro do ano passado, a coluna Radar, do site de VEJA, revelou que Laterça respondeu a um processo administrativo por plágio em 2009. A PF abriu uma sindicância para apurar se o delegado copiou um trabalho de conclusão do curso de pós-graduação ministrado pela instituição. O caso foi arquivado porque outros alunos tiveram conduta semelhante. Já o curso foi encerrado pela PF.
A primeira vice-presidência da frente ficará com o senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), uma das surpresas da última eleição eleitas na onda do bolsonarismo. Evangélico, ele lançou em março o livro “Deus quis – Eleições na Era Digital”, que versa sobre a sua vitória no pleito de 2018.
A segunda vice-presidência ficará com o deputado Alexandre Frota (PSL-SP). O ator emplacou indicações na Secretaria Especial da Cultura do governo federal e se tornou um interlocutor no Congresso de artistas temerosos com a política do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para o setor. Em maio, Frota deixou a Comissão de Cultura da Câmara para assumir a coordenação da comissão especial que analisará a reforma da Previdência.
Até o momento, a frente conta com 215 deputados e 5 senadores. A previsão é de que ela seja instalada no dia 18 de junho. Os primeiros objetivos da bancada serão discutir a questão das plataformas de vídeo sob demanda, repensar as funções da Ancine, debater as “cotas de tela” e vistoriar a manutenção de museus e teatros.

fonte:Veja.com 24/05/19 -22h:19min. 

Fórum de Reitores debate com deputados federais situação das Universidades Estaduais

Fórum de Reitores das UEBA debate com deputados federais perspectivas para Educação
Foto: Divulgação/reprodução
Os reitores das quatro Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) participaram de reunião, na manhã de hoje (24), no Campus I da UNEB, em Salvador, com representantes da bancada federal do estado, em que os gestores apresentaram as instituições aos parlamentares, com destaque para as articulações que desenvolvem com o povo baiano e para as iniciativas que produzem para o desenvolvimento local e regional.

Estiveram na reunião os deputados federais Alice Portugal (PCdoB), Daniel Almeida (PCdoB), Lídice da Mata (PSB) e Nelson Pelegrino (PT).

Entre os assuntos debatidos no encontro, estiveram o suporte para maior abertura de diálogo junto ao Governo Estadual; a locação de recursos do orçamento da União para as instituições estaduais; a defesa da educação superior pública, gratuita e de qualidade.

“Estamos fortalecendo uma interlocução com aqueles que estão à frente da gestão da educação na Bahia. Queremos construir um diálogo mais permanente com os reitores, para que possamos juntos fortalecer a defesa da Educação e do papel da Educação e da Pesquisa no país”, destacou Daniel Almeida, proponente do encontro.

Foi decidido pelos gestores presentes que serão encaminhadas, com regularidade, interlocuções entre o Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia e representantes da bancada federal do estado. Também ficou acertada a produção de um documento que subsidie os legisladores sobre os problemas enfrentados pela Pesquisa e Pós-Graduação no estado, amplificados com os cortes orçamentários em órgãos como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As pautas da educação superior pública e gratuita terão seguimento em nova reunião entre reitores e deputados federais, prevista para o próximo mês de junho, em Brasília. “Neste pouco tempo, conseguirmos enxergar uma série de encaminhamentos, de possibilidades que nos fortalecem e nos mostram que, apesar de todo o caos que estamos vivendo, estamos resistentes e precisamos estar presentes e tocando esse trabalho que é fundamental para o desenvolvimento da Bahia”, afirmou o reitor da UNEB, José Bites de Carvalho.

Fonte:BN/24/05/19 -21:47min.

STF decide que Governo não é obrigado a fornecer medicamento de alto custo

                             imagem:reprodução

O Supremo Tribunal Federal decidiu que o Governo não é obrigado a fornecer todo tipo de medicamento de alto custo. Os ministros fixaram regras para a distribuição no caso de remédios sem registro na ANVISA. Informações do R7.

Rio: Mais um desembargador desiste de julgar habeas corpus de Queiroz

Mais um desembargador desiste de julgar habeas corpus de Queiroz
Foto: Reprodução / SBT
O desembargador Antônio Carlos Amado, da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, foi mais um a desistir de julgar o habeas corpus de Fabrício Queiroz, ex-assessor do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Segundo o site da Veja, o HC de Queiroz pede que a quebra de sigilo bancário e fiscal determinada pelo juiz Flávio Itabaiana Nicolau seja anulada. Além disso, solicita o fim da investigação do Ministério Público, que classifica como ilegal.

Um sorteio havia determinado que o julgamento fosse feito pelo desembargador Flávio Horta Fernandes, da 2ª Câmara Criminal. No entanto, este passou o caso para Antônio Carlos Amado, que, nesta sexta-feira (24), transferiu a ação para a 2ª Vice-Presidência do TJ, que fará uma nova distribuição.  Informações do BN.

Irecê: MP sugere afastamento de prefeito em caso de contratação em 2017

                                  O prefeito de Irecê (PSB) FOTO:Reprodução


Uma denúncia do Ministério Público do Estado (MP-BA) sugere o afastamento do prefeito de Irecê, no centro no norte do Estado, Elmo Vaz. Assinada pela procuradora-geral adjunta Sara Mandra Moraes Rusciolelli, a peça sugere, em caso de comprovação do delito, o afastamento do prefeito. 

A acusação é que o gestor fez contratação irregular de uma empresa de assessoria jurídica ANM- Serviços de Apoio e Assessoria Administrativa Eireli- ME em 2017.

O contrato, sem licitação, tinha como objeto “a assessoria jurídica para recuperação de receitas tributárias junto à empresa de telefonia e móvel relativos a débitos tributários do município”. O suposto fato foi encaminhado ao MP pela vereadora Margarida Cardoso, de oposição ao gestor. Conforme ainda a acusação, houve manejo indevido e ilegal de verba pública com danos ao Erário por conta de o acusado ter autorizado empenhos e pagamentos em favor da contratada, no montante total de R$ 130 mil.

A denúncia também afirma que servidores da prefeitura poderiam fazer o trabalho contratado. O processo tramita no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) com relatoria de Eseval Rocha.

fonte:BNotícias 24/05/19 - 12h:43min.

Bolsonaro faz 1ª viagem ao Pernambuco em meio a protestos

foto:reprodução

O presidente Jair Bolsonaro decidiu fazer uma ofensiva em território quase todo comandado por governadores da oposição. Na semana seguinte aos maiores protestos de rua contra seu governo, Bolsonaro faz nesta sexta-feira (24) a primeira viagem oficial ao Nordeste, para entregar casas populares e anunciar mais verbas para obras de infraestrutura. O roteiro tomará todo o dia. 

fonte:(Via Estadão)

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Confira as vagas para SiSU 2019.2; inscrições de 4 a 7/06

                                  imagem:reprodução
A consulta de vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já está disponível. Os dados podem ser acompanhados pelo site do Sisu. Os estudantes têm acesso às instituições e aos cursos que serão oferecidos.
As inscrições do Sisu iniciam em 4 de junho e vão até 7 de junho. Durante esse período, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte, que é a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados, através do site  http://sisu.mec.gov.br/
Confira a pesquisa de vagas no http://sisu.mec.gov.br/cursos


Fonte:Assessoria de Comunicação Social/MEC c/adaptações 

ProUni 2019.2: Inscrições para Bolsas de 11 a 14/06



Programa Universidade para Todos (ProUni) vai abrir inscrições para bolsas
de estudo em instituições particulares de ensino superior no dia 11 de junho.

O prazo para participar da seleção vai até 14 de junho. A inscrição deverá ser feita pela internet, no site  http://prouniportal.mec.gov.br/
As bolsas de estudo ofertadas são parciais, de 50% do valor da mensalidade, e integrais, de 100%, e são para o segundo semestre deste ano.
As bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo. Já as bolsas parciais contemplaram os candidatos que têm renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos.
Podem se inscrever candidatos que não tenham diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.
Além disso, cada estudante precisa ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral.
É preciso ter obtido uma nota mínima de 450 pontos na média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem.
O cálculo é feito a partir da soma das notas das cinco provas do exame e, depois, dividindo por cinco. Outra exigência é a de que o aluno não tenha tirado zero na redação.
Também podem participar do programa estudantes com deficiência e professores da rede pública.
A divulgação do resultado da primeira chamada está prevista para 18 de junho deste ano. Já a segunda chamada será no dia 2 de julho.
O candidato pré-selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de ensino superior para comprovação das informações no período de 18 a 28 de junho, caso tenha sido selecionado na primeira chamada e de 2 a 11 de julho na segunda.
A lista de espera, caso as vagas não sejam ocupadas, fica disponível no site para consulta pelas instituições de ensino no dia 18 de julho.

fonte:Agência Brasil 23/05/19

Artistas baianos lançam música em prol das universidades públicas; confira

Artistas baianos lançam música em prol das universidades públicas; confira
Foto: Reprodução / Youtube
Artistas baianos se reuniram e lançaram ontem (22) uma música para defender as universidades públicas federais que foram atingidas pelos cortes no orçamento realizados pelo Ministério da Educação (MEC). 

A canção, que recebeu o nome "Queremos Universidade", a canção é interpretada por Margareth Menezes com participação de Roberto Brito e foi composta pelos professores Cláudio Lima e Paulo Costa Lima, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

O vídeo mostra dados e imagens sobre a produção científica realizadas pelas universidades brasileiras. O clipe foi produzido por Nancy Viegas.  Informações do BN.

Confira o vídeo:



Rio: STM manda soltar militares que fuzilaram carro de músico

Evaldo Rosa foi baleado nove vezes e morreu, assim como o catador de recicláveis Luciano Macedo.
 Tenente, sargento e 8 soldados são réus pelo caso -foto:reprodução
Por maioria de votos, os ministros do Superior Tribunal Militar (STM) decidiram nesta quinta-feira, 23, libertar nove militares presos pelo assassinato do músico Evaldo dos Santos Rosa, de 46 anos, que estava em um veículo alvejado com mais de 80 tiros no Rio de Janeiro, no dia 7 de abril. O catador de recicláveis Luciano Macedo, baleado ao tentar ajudar a família que estava no carro, também morreu, cerca de 10 dias depois.
Deixarão a cadeia o tenente Ítalo da Silva Nunes Romualdo, o sargento Fábio Henrique Souza Braz da Silva, o cabo Leonardo Oliveira de Souza e os soldados Gabriel Christian Honorato, Matheus Santanna Claudino, Marlon Conceição da Silva, João Lucas da Costa Gonçalo, Gabriel da Silva de Barros Lins e Vítor Borges de Oliveira. Os nove, além do cabo Paulo Henrique Araújo Leita e os soldados Wilian Patrick Pinto Nascimento e Leonardo Delfino Costa, são réus em uma ação na Justiça Militar sobre o caso. 
O julgamento sobre a liberdade dos militares havia sido interrompido em 8 de maio por um pedido de vista e foi retomado na tarde desta quinta. O STM é composto por 15 ministros, mas 14 julgaram o caso. O presidente não votou.
Do total, 11 ministros votaram pela soltura dos militares. A ministra Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha foi o único voto contra a liberdade do grupo.
Durante a sessão, os ministros José Barroso Filho e José Coêlho Ferreira sugeriram a aplicação de medidas cautelares aos militares. Barroso determinou em seu voto que o tenente fique preso e que aos outros militares sejam impostas cautelares. Coêlho ordenou, em seu voto, que as medidas sejam aplicadas a todo o grupo.
O relator do pedido da defesa, ministro Lúcio Mário de Barros Góes, havia negado liminarmente habeas corpus aos militares no dia 12 de abril, contra decisão de primeira instância que havia determinado a prisão preventiva. No julgamento do mérito pedido, no dia 8, o ministro se manifestou pela soltura.

O caso

Na tarde do dia 7 de abril, um domingo, Evaldo Rosa dirigia com a família pelo bairro de Guadalupe em direção a um chá de bebê, quando o veículo, um Ford Ka branco, foi confundido pelos militares com outro do mesmo modelo, de um grupo de assaltantes que havia roubado outro carro. Empunhando fuzis e pistolas, a tropa abriu fogo contra o veículo em dois momentos e atingiu Evaldo nove vezes. Luciano foi alvejado quando se aproximou do carro para ajudar no socorro ao músico.
Luciana, viúva de Evaldo, relatou que os disparos seguiram mesmo depois das tentativas de aviso, às quais os soldados teriam reagido com deboche. “O sangue espirrou todo no meu filho. E os militares rindo, eles rindo de mim. Eu pedi gritando pra eles socorrerem, e eles não fizeram nada”, contou.
Além das mortes de Evaldo e de Luciano Macedo, Sérgio Gonçalves de Araújo, sogro do músico, foi baleado de raspão nas costas e no glúteo.
Inicialmente, o Comando Militar do Leste (CML) emitiu nota dizendo que a ação havia sido uma resposta a um assalto e sugeriu que os militares haviam sido alvo de uma “agressão” por parte dos ocupantes do carro. A família contestou a versão e só então o Exército recuou e mandou prender dez dos 12 militares envolvidos na ação.
Fonte: Veja.com com Estadão Conteúdo 23/05/19 -18h:39min.

Presidente do PSL baiano sai em defesa de deputado que chamou à Bahia de "lixo"


[Presidente do PSL baiano sai em defesa de deputado que chamou Bahia de
Foto:reprodução/divulgação

A presidente do PSL na Bahia, deputada federal Dayane Pimentel, defendeu o líder do PSL na Câmara Federal, deputado delegado Waldir, que  chamou a "Bahia de lixo governado pelo PT". “A Bahia é o estado mais maravilhoso do mundo. 
A declaração do Delegado Waldir se refere à representatividade política do nosso estado que, lamentavelmente, é majoritariamente esquerdista”, declarou a parlamentar baiana, em nota, nesta quinta-feira (23).
 A declaração de Waldir foi feita durante discussão em reunião da Comissão de Educação, em que o deputado goiano também chamou estudantes de escolas e universidades públicas de "maconheiros". A polêmica acontece dias antes do presidente cumprir agenda institucional no Nordeste, quando está prevista para hoje, a entrega de casas populares em Petrolina, Estado de Pernambuco, que faz divisa com a baiana Juazeiro, no Vale do São Francisco. 
Mais cedo, Waldir  negou a própria declaração que deu durante discussão na Comissão da Educação, na quarta-feira (22). "[...] Alguns deputados do PCdoB e PT implantaram fake news", disse, por meio de um vídeo reproduzido pela assessoria nesta quinta-feira (23). "Quando a gente discutia as greves nas universidades baianas, administradas pelo PT, o PCdoB queria tapar o sol com a peneira, dizendo que as universidades na Bahia são maravilhosas, e eu critiquei", explicou na imagem. Informações do BNews.