• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 9 de fevereiro de 2019

Saúde:Micróbio de Tatu é transmissor da hanseníase e Doença de Chagas, diz Ibama


file-2019-02-09085816.364184-5111493819_f744dbb6c6_bfc0cca04-2c61-11e9-87b9-f23c917a2cda.jpg
foto:reprodução
Mais de 100 casos de micose pulmonar foram registrados em 40 municípios do estado do Piauí. De acordo com informações, a doença é transmitida por um fungo que reside no solo e fica depositado no tatu, animal silvestre muito consumido e comercializado na região.
O Ibama faz um alerta para que a população não consuma carne de tatu, que pode provocar micose pulmonar e, de acordo com pesquisas recentes nos Estados Unidos e Espírito Santo, no Brasil, os bichos são depósitos de micróbio transmissor da hanseníase. O tatu ainda é reservatório da Doença de Chagas e de outras verminoses.
Em um estudo publicado recentemente na revista PLoS Neglected Tropical Diseases, pesquisadores descobriram que 62% dos tatus-galinha amostrados do estado do Pará, no Brasil, apresentaram sinais de exposição à bactéria que causa a hanseníase, também conhecida como lepra ou doença de Hansen.
Além disso, o estudo constatou que as pessoas que comem carne de tatu-galinha com mais frequência apresentam maiores concentrações de anticorpos contra a hanseníase no sangue, sugerindo uma forte correlação entre a caça, o manejo e a ingestão desses animais e a contração da doença.
No Brasil, não é incomum comer tatu, que dizem ter gosto de frango. Um prato consumido em certas áreas pode ser particularmente problemático: ceviche de fígado de tatu, uma mistura de carne crua e cebola. Foi demonstrado que as bactérias causadoras da lepra se concentram no fígado, assim como no baço.
Os pesquisadores testaram 146 residentes locais e descobriram que 92 deles tinham anticorpos contra a bactéria da lepra, sugerindo ampla exposição.
Cerca de 65% das pessoas nessa parte do Brasil comem tatu pelo menos uma vez ao ano, diz John Spencer, imunologista da Colorado State University e autor mais experiente do estudo.
As micoses pulmonares


Micoses são doenças causadas por fungos e têm amplo espectro de apresentação clínica variando desde lesão superficial que acomete a camada mais externa da epiderme até infecções graves e disseminadas capazes de determinar a morte do hospedeiro quando não diagnosticadas e tratadas adequadamente. As micoses pulmonares, também chamadas sistêmicas, são causadas por fungos leveduriformes, primariamente patogênicos, habitualmente encontrados no solo. Os indivíduos, ao entrarem em contato com micronichos do fungo, em seu hábitat natural, se contaminam e podem adoecer. As principais micoses sistêmicas apresentadas neste trabalho são a paracoccidioidomicose, a histoplasmose, a coccidioidomicose e a criptococose.
O tatu


Tatu ou armadilho (em Portugal) é uma denominação comum a mamíferos pertencentes à ordem Cingulata e família Dasypodidae. Caracteriza-se pela armadura que cobre o corpo. Nativos do continente americano, os tatus habitam as savanas, cerrados, matas ciliares e florestas molhadas. Têm importância para a medicina, uma vez que são os únicos animais, para além do homem, capazes de contrair lepra, sendo usados nos estudos dessa enfermidade. Os brasileiros que caçam ou comem tatus correm maior risco de pegar lepra do que pessoas que não interagem com os animais.
Os tatus tem grande importância ecológica, pois são capazes de alimentar-se de insetos (são, portanto, animais insetívoros), contribuindo para um equilíbrio de populações de formigas e cupins. Na Universidade da Região da Campanha, em Alegrete, no Rio Grande do Sul, no Brasil, uma pesquisa sobre a dieta dos tatus revelou que um único exemplar de tatu-mulita (Dasypus hybridus) com 2,5 quilogramas de peso é capaz de consumir 8 855 invertebrados em uma única noite.
Quando estes animais são caçados pelo seu valor cinegético (caça para alimento), acaba por se desequilibrar o ecossistema, pois se extermina um controlador natural de insetos, favorecendo o aumento destes invertebrados e resultando em problemas econômicos para a região.
Fonte: Cultura&Realidade/Da redação, com informações do Portal Giro 09/02/19 - 16:46min.

Minas Gerais: Acidente com Van que saiu de Tremedal na Bahia deixa mortos e feridos na BR-135

Acidente com van que saiu da Bahia deixa 5 mortos e seis feridos na BR-135, em Minas Gerais
foto:reprodução PRF
Cinco pessoas morreram e seis ficaram feridas em um acidente na BR-135, na área urbana de Curvelo-MG., na noite dessa sexta-feira (8). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o acidente envolveu uma van, um caminhão e dois carros de passeio. A van foi atingida na lateral pelo caminhão que fazia uma ultrapassagem e invadiu a contramão. O motorista da van contou aos bombeiros que tentou desviar, mas não conseguiu por causa dos dois carros. Ele não soube dizer se os veículos estavam estacionados às margens da pista ou se andavam devagar.
Os carros não foram atingidos e as causas do acidente serão investigadas. Todas as vítimas estavam na van que seguia de Tremedal (BA) para São Paulo-SP. Segundo a concessionária responsável pela rodovia, a Eco-135, 16 pessoas viajavam no veículo. Os bombeiros informaram que a lateral da van foi arrancada durante o acidente.
Os feridos foram levados para o hospital de Curvelo em ambulâncias da Eco-135 e pelos bombeiros. O Hospital Imaculada Conceição informou, na manhã deste sábado (9), que três vítimas permanecem internadas na unidade. Duas estão estáveis e uma mulher está entubada e em estado grave. Segundo a unidade, ela deve ser transferida para um hospital de Belo Horizonte ou Sete Lagoas.
fonte:Teixeira News/reprodução

Salvador: Promotor Davi Gallo se afasta do Caso Cabula após sofrer ameaças de morte


[Promotor Davi Gallo se afasta do Caso Cabula após sofrer ameaças de morte: “Não tenho mais vida”]
Promotor Davi Gallo -foto:reprodução
O promotor de Justiça Davi Gallo decidiu se afastar do processo sobre a Chacina do Cabula, ocorrida em 6 de fevereiro de 2015. Dono de atuação contundente em favor de condenação para os nove policiais militares envolvidos no caso, Davi tomou a atitude por questões de segurança. Ele revelou que tem recebido ameaças de morte por ter ficado na linha de frente das investigações da chacina no Ministério Público da Bahia (MP-BA). 
Em entrevista ao BNews, o promotor contou que as tentativas de intimidação vieram desde mensagens pelo WhatsApp e outras redes sociais até recados por SMS. Segundo ele, as ameaças acontecem desde 2015, quando sua atuação no caso Cabula começou. Durante os últimos três anos, Davi precisou mudar sua rotina para preservar a própria vida. No entanto, apesar de ter convivido com o risco de estar à frente das investigações neste tempo, acabou cansando. Por um pedido da família e recomendações do próprio MP, decidiu deixar as apurações. 
“Eu me afastei desse processo por conta das ameaças diversas. Há muito tempo eu não tenho vida pública. Não saio, não frequento lugares públicos. E isso [não frequentar lugares públicos] é determinação do próprio Conselho [Gestor de Segurança, do MP]”, revelou.
Atualmente, Davi tem escolta policial durante 24 horas. Em nota enviada à reportagem, o Ministério Público confirmou a informação. No entanto, não respondeu a outros questionamentos feitos pelo BNews, como se as ameaças estão sendo investigadas, desde quando acontecem e se a origem delas foi identificada. 
Entretanto, segundo o promotor, o caso está sendo apurado pelo Conselho Gestor de Segurança do MP desde 2016, com auxílio da Polícia Civil. O colegiado monitora constantemente possíveis ataques contra ele. Até o momento, de acordo com Davi, o órgão ainda não informou se conseguiu identificar responsáveis pelas ameaças.
No mesmo período, começaram a se intensificar também tentativas de intimidação não relacionadas somente ao caso Cabula, mas também vindas de facções criminosas relacionadas ao tráfico de drogas. O promotor afirmou, entretanto, que as ameaças mais fortes sempre foram relacionadas à chacina.  
Outro fator que levou Davi a decidir se afastar foi a saída dele da Vara na qual o processo sobre a chacina tramita - atualmente, o caso é de competência do 1º Juízo da 2ª Vara do Tribunal de Justiça, enquanto ele atua no 2º Juízo da 1ª Vara do Júri. “Já existem dois promotores na Vara. Não seria ético continuar no processo. Ficaria parecendo que é uma coisa pessoal”, disse. Apesar da escolha por não continuar mais com o caso, Davi ainda não fez o pedido formal de afastamento. “Vou fazer isso em breve”, disse. 
Os promotores Geraldo Agrelli e Tiago Pacheco devem ficar responsáveis pelo processo, agora que ele voltou à estaca zero depois de o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) anular o julgamento que absolveu sumariamente os PMs acusados de matar 12 pessoas na chacina. “São grandes promotores e experientes. Tenho certeza que o julgamento vai ocorrer de forma isenta”, tranquilizou Davi. 
Após quatro anos, chacina segue sem solução

Depois de quatro anos da ação policial que culminou na morte de 12 pessoas, completados na quarta-feira (6), a família das vítimas ainda espera por justiça. 

O processo segue sem novidades no TJ-BA, depois que, em 5 de setembro, a Primeira Turma da Primeira Câmara Criminal da Corte determinou a anulação da sentença da juíza Marivalda Moutinho, que, em julho de 2015, absolveu sumariamente os PMs. A decisão dela, tomada com celeridade incomum para os padrões da Justiça brasileira - a denúncia do MP-BA contra os policiais foi aceita por um juiz de primeira instância em junho, sendo julgada apenas um mês depois - foi questionada na época. Para os desembargadores do TJ-BA, que aceitaram recursos do Ministério Público, a juíza cometeu várias nulidades no julgamento.
Em nota, a Corte informou que, após a anulação da sentença, nenhuma das partes ingressou com recurso, o que levou ao trânsito em julgado da decisão. Em 7 de dezembro, o processo sofreu baixa definitiva. Em seguida, os autos foram enviados ao 1º Juízo da 2ª Vara do Tribunal do Júri. Com isso, o caso passará agora por uma fase chamada de instrução processual, quando há produção de provas e audiências. A ação penal ficará a cargo do juiz Vilebaldo José de Freitas, titular da Vara. Foi ele quem aceitou, em 2015, a denúncia do MP contra os policiais da chacina, tornando-os réus por homicídio qualificado e tentativa de homicídio. No entanto, a juíza Marivalda Moutinho os absolveu enquanto substituía o colega, na época de férias. 
Caso quase foi federalizado

Atualmente nas mãos da Justiça baiana, o processo sobre a Chacina do Cabula quase foi parar na Justiça Federal. A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em junho de 2016, a federalização do caso, por julgar que o Judiciário baiano não teria condições de fazer o julgamento de forma isenta. 

Na época da solicitação, o então procurador-geral da Repúblcia Rodrigo Janot argumentou que, ao absolver sumariamente os policiais militares envolvidos, sem permitir o andamento normal do processo, a Justiça Estadual não levou em conta informações importantes que poderiam levar a um resultado diferente, o que demonstrava a necessidade de a Justiça Federal assumir as investigações. 
Em 28 de novembro do ano passado, no entanto, o STJ negou a federalização do caso, sob o argumento de que o Tribunal de Justiça já havia anulado o julgamento. Para os ministros, a decisão dos desembargadores baianos mostrou que não há falta de parcialidade na tramitação do processo. 

fonte: bnEWS/REPRODUÇÃO 09/02/2019 - 12:45MIN.

Extinção Comarcas: Presidente da subseção da OAB - Irecê aprova acordo com TJ-BA, mas avisa: 'Estamos ganhando tempo'

Jaques Garrafa aprova acordo entre OAB e TJ-BA, mas avisa: 'Estamos ganhando tempo'
Foto: Nuno Krause / Bahia Notícias/reprodução
O presidente da subseção de Irecê da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Jaques Garrafa, disse enxergar o acordo feito entre o órgão e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para o não fechamento de mais comarcas como algo positivo, mas fez ressalvas. "Não temos nenhuma segurança de que teremos algum resultado prático de não extinção de comarcas com esse acordo. Estamos ganhando tempo, mas o Tribunal está convicto na ideia de extinguir comarcas. Isso é um fato".

Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (8), no Hotel Fiesta, em Salvador, o presidente da OAB, Fabrício Castro, disse que o órgão fez um acordo com o TJ-BA para que a proposta de extinção das comarcas fosse retirada de pauta (veja aqui). 

Garrafa também afirmou, durante a reunião, que o termo "agregação de comarcas é uma falácia", e que na verdade o que acontece é um processo de extinção. "É evidente que é extinção. Porque a comarca extinta vai pra outra cidade. Então aquela população vai ser afetada diretamente, pois vai ter que se deslocar para outra cidade para ter acesso à justiça. Então, na prática, para o cidadão, e para a advocacia também, a comarca é extinta.

Para ele, o que a OAB precisa fazer é continuar o diálogo, mas se preparar, trabalhar em outras frentes, com órgãos que serão diretamente afetados pelo fechamento das comarcas. Atualmente, a Bahia possui 203 comarcas ativas, sendo que 74 delas foram desativadas nos últimos 5 anos. 

fonte:BN/reprodução em 09/02/19 -11:54min.

STF: Fachin derruba decisão que permitia estimular denúncias contra professores


Ministro do STF derruba decisão que permitia estimular denúncias contra professores
foto:reprodução/IG

O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu decisão judicial que autorizava uma deputada estadual de Santa Catarina a manter nas redes sociais mensagens em que estimulava alunos a filmar e denunciar professores. Assim, passa a valer decisão judicial anterior que proibia a deputada de estimular estudantes registrar professores que supostamente estivessem doutrinando alunos.

A mensagem foi publicada pela então deputada estadual eleita Ana Caroline Campagnolo (PSL-SC) nas redes sociais. No texto, ela pedia que alunos denunciassem professores que fizessem "queixas político-partidárias em virtude da vitória do presidente [Jair] Bolsonaro".

Após iniciativa do Ministério Público, a Justiça havia concedido liminar determinando que ela se abstivesse de manter qualquer modalidade forma ou informal de controle ideológico das atividades dos professores. A desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, entretanto, suspendeu a liminar em janeiro. Depois disso, a ação chegou ao Supremo. 

Ao deferir a liminar, o ministro Fachin afirmou que a decisão da desembargadora fazia uma releitura da mensagem de Campagnolo, dando a entender que ela estaria atuando de forma legítima ao se colocar à disposição, nas redes sociais, para ouvir a população.

A decisão da desembargadora contraria ainda medida cautelar referenciada pelo plenário que assegura a livre manifestação do pensamento e de ideias em ambiente acadêmico.

"Ao conclamar os alunos a exercerem verdadeiro controle sobre manifestações de opinião de professores, a deputada transmite a ideia de que isso é lícito. Estimula-os, em consequência, a se sentirem legitimados a controlarem e a denunciarem manifestações político-partidárias ou ideológicas contrárias às suas", destacou.

A deputada do mesmo partido presidente Jair Bolsonaro e é favorável ao projeto de Escola sem Partido. A nova formulação do texto, apresentado nesta semana na Câmara federal, quer assegurar aos estudantes o direito de gravar as aulas contra supostas doutrinações.

Defensores do projeto entendem que ele busca a neutralidade na sala de aula contra uma suposta doutrinação de esquerda que dominariam as escolas brasileiras. Para os críticos, a ideia de uma lei é autoritária, limita a pluralidade de ideias nas escolas e ainda constrange professores. Não há evidências que indiquem que doutrinação seja um problema amplo. 

Decisões judiciais de várias instâncias e uma liminar do STF já consideraram inconstitucionais projetos similares a este. Havia previsão de análise final no STF em novembro do ano passado, mas o presidente do Tribunal, ministro Dias Toffoli, mudou a ordem dos julgamentos e adiou indefinidamente o processo.

Entendimento do Ministério Público Federal diz que o projeto é inconstitucional por impedir o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, negar a liberdade de cátedra e contrariar a laicidade do Estado (por permitir no espaço público da escola visões morais e religiosas particulares).


fonte:Folhapress

Violência: Facção rival proíbe enterro de mortos pela PM em cemitério do Rio


Operação policial motivada por confrontos entre facções deixou 13 mortos, nessa sexta-feira (8), em comunidades do Centro do Rio: Facção rival proíbe enterro de mortos pela PM em cemitério do Rio
© Reuters / Nacho Doce/reprodução Facção rival proíbe enterro de mortos pela PM em cemitério do Rio
Os 13 mortos em troca de tiros com a polícia nessa sexta-feira (8), durante operação nas favelas Fallet, Fogueteiro e Prazeres, no Centro do Rio, não serão enterrados no Cemitério São Francisco de Paula, no Catumbi, o mais próximos às comunidades. Traficantes de facções rivais teriam proibido que os enterros fossem realizados no local.
De acordo com o 'Extra', as vítimas são envolvidas com o tráfico de drogas nas comunidades que foram alvo da operação, dominadas pelo Comando Vermelho (CV). O Morro da Mineira, que é dominado pelo Terceiro Comando Puro (TCP), é vizinho ao cemitério e os criminosos não permitiram que os rivais fossem enterrados lá.
"Não pode enterrar lá. Eles dão tiros da favela em direção ao cemitério, ameaçam as famílias, dizem que vão invadir o cemitério e picotar os corpos", contou um familiar de uma das vítimas ao site.
Os enterros devem ser feitos no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul da cidade, a 7km das favelas.
O CV e o TCP estão em confronto desde o início da semana, quando membros do primeiro invadiram o Morro da Coroa, antes dominado pelo rival. A região registra tiroteios desde a última quarta-feira (6).
A operação dos Batalhões de Choque (BPChq) e de Operações Especiais (Bope) foi motivada pelos conflitos entre as facções. Segundo nota enviada pela PM, os agentes "foram recebidos a tiros e houve confronto". A corporação informa ter apreendido dois fuzis, nove pistolas e cinco granadas.

fonte:Estadão

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Saúde: Texto do Ministério da Saúde dá aval ao eletrochoque

foto:reprodução
Documento do Ministério da Saúde publicado esta semana dá sinal verde para a compra de aparelhos de eletroconvulsoterapia (os eletrochoques) para o Sistema Único de Saúde (SUS) e reforça a possibilidade da internação de crianças em hospitais psiquiátricos. O texto ainda prega a abstinência para o tratamento de dependentes de drogas.
Com 32 páginas, o texto sobre as mudanças na Política de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da pasta tira ainda o protagonismo da redução de danos, adotada há pelo menos 30 anos no País. A estratégia prevê o cuidado geral do dependente químico e tem como principal objetivo a melhora de seu estado.
Ao Estado, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta disse não conhecer o documento. E ao ouvir os temas abordados, emendou: “Sem dúvida (as medidas) são polêmicas.”
“Trata-se de retrocesso sem precedentes e uma amostra da preferência por intervenções autoritárias nessa área”, afirma Andrea Gallassi, professora da Universidade de Brasília (UnB). “No documento, a abstinência passa a ser o ponto central. E a redução de danos aparece camuflada.” Embora apontada como recurso para tratamento de pacientes com depressão grave, a eletroconvulsoterapia no passado foi associada a torturas em pacientes e abusos cometidos por profissionais de hospitais psiquiátricos.

Defesa

Coordenador Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro – que assina a nota técnica -, defendeu o destaque dado ao tratamento. A ideia, de acordo com ele, é orientar gestores do SUS sobre a política de saúde mental, o que passa por abordar o uso da eletroconvulsoterapia.
O mesmo raciocínio se aplica à internação de crianças e adolescentes em hospitais psiquiátricos. O coordenador avalia haver um número insuficiente de leitos no País para atendimento de saúde mental. Ele diz que crianças e adolescentes podem ser internados, mas isso raramente é feito pela carência de vagas. “Daí fazermos uma menção especial.”
Os rumos da Política de Saúde Mental no País foram alterados nos últimos anos. Depois de um esforço intenso para reduzir a hospitalização de pacientes de saúde mental, agora a política vive um movimento inverso, com a pressão de alguns setores pelo aumento das vagas para internação. No documento, a pasta critica o fechamento de leitos psiquiátricos e aponta, entre as medidas necessárias, o tratamento de dependentes de drogas em comunidades terapêuticas.
A medida é criticada por integrantes do movimento de desospitalização, sob o argumento que tais instituições são pouco fiscalizadas e palco de desrespeito a direitos. “Há sim uma fiscalização. E abusos podem ser cometidos em qualquer instituição”, rebateu Cordeiro.
fonte:MSN/Estadão 08/02/2019- 21:13min.

Região de Irecê: Estado entrega recuperado trecho do distrito de Soares à BA -052


 Governador Rui Costa entrega pavimentação de rodovia em América Dourada

foto:Ascom/BA/reprodução


Foi entregue completamente recuperado, nesta sexta-feira (8), trecho de 12 quilômetros da BA-799 que liga o distrito de Soares ao entroncamento com a BA-052(Estrada do Feijão), no município de América Dourada. 

Inaugurada pelo governador Rui Costa, a obra de pavimentação contou com um investimento de R$ 4,82 milhões .“O Governo do Estado está investindo na recuperação das estradas e cumprindo, portanto, as ações que foram propostas nessa área da infraestrutura. Esse é o meu jeito de fazer política. Olhar no olho, falar a verdade e trabalhar. Dizer que vou fazer o que eu sei que terei condições de assumir e entregar à população. O povo já cansou daquela velha política, da demagogia de gestores que abrem a boca para dizer que farão tudo e no final não fazem nada”, declarou o governador. 

Rui também revelou que a próxima prioridade nas estradas da região de Irecê será a recuperação da rodovia que vai de Irecê até Barra do Mendes. “Já pedi que a Secretaria de Infraestrutura agilize o processo para podermos autorizar mais essa obra aqui na região. O trecho é de 60 quilômetros e receberá pavimentação e todo o tratamento para que seja recuperada”, explicou.

O governador em entrevista a imprensa regional, disse que voltará a região, mais precisamente em Irecê para entregar a nova avenida Adolfo Moitinho, trecho que liga a BA - 052 a partir da sede da UNEB a rodoviária no centro, obra que é executada em parceria com a prefeitura municipal de Irecê.



fonte:Acorda cidade c/adaptações e acréscimo

Pai de jovem jogador morto em incêndio no Rio revela: 'Era para ir para o Bahia'




foto:reprodução/facebook

Damião Santos Paixão, pai de Athila Paixão, atacante do Flamengo que morreu no incêndio do CT do clube nesta sexta-feira (8), revelou que o atleta esteve próximo de fechar com o Bahia no ano passado.

"Desde pequeno é um cara muito habilidoso. Participou da escolinha em Lagarto (SE), foi disputar uma Copa Zico há mais ou menos um ano, chegando lá os clubes se interessaram. Na época, só tinha 13 anos. Era para ir para o Bahia, a gente falou: ‘Não vai. Vamos ver se você vai para o Rio de Janeiro’. Ele chegou no Rio e matou a pau, muito habilidoso, Fluminense, Flamengo e outros clubes interessados nele. Chega o convite: ‘Athila, vem fazer o teste no Flamengo. Ele veio alegre: 'Painho, chegou um convite para mim. Daqui a dois meses preciso retornar lá'", declarou, em entrevista ao site Globo Esporte

O pai também afirmou que o jovem atleta de 14 anos estava no Rio de Janeiro há onze meses.

"Domingo ele estava aqui de férias, embarquei ele em Aracaju. Ainda falei: 'Athila, se não quiser, pode ficar de boa'. Ele disse: 'Pai, é tudo que eu quero'. Disse para ele: 'Se é o que você quer, vou te apoiar'. Eu ontem falei com ele, eu só dormia quando falava com ele. Toda noite, toda noite, toda noite”, completou.

Athila e mais nove pessoas morreram na tragédia, que se iniciou em um aparelho de ar-condicionado de um dos quartos do alojamento. No momento do ocorrido, todos dormiam.

fonte:BN c/adaptações

Processo Seletivo: UFRB oferta 19 vagas para professor substituto em 03 Campi


A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga novos processos seletivos para contratação de professores substitutos para atuar nos campi de Amargosa, Cachoeira e Santo Antonio de Jesus.
Para o Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Amargosa, estão abertos dois processos seletivos para contratação de professores nas áreas de Cultura, Corpo e Educação, uma vaga com regime de trabalho de 40 horas semanais, e Humanidades, Letras e Artes, três vagas com regime de trabalho de 40 horas semanais. Os interessados devem efetuar inscrição nos dias úteis dos períodos de 04 a 15 de fevereiro e de 04 a 19 de fevereiro, respectivamente, na Divisão de Apoio à Coordenação Acadêmica (DICA), localizada na Direção do CFP.
No Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), campus de Cachoeira, os selecionados serão responsáveis por ministrar aulas nas áreas de Audiovisual (1 vaga/40 horas); Ciências Sociais (1 vaga/40 horas); Ensino de História (1 vaga/40 horas); Fundamentos do Trabalho Profissional (2 vagas/40 horas); Interatividade (1 vaga/40 horas); Letras/Libras (1 vaga/40 horas); Psicologia (1 vaga/40 horas); Sonorização (1 vaga/40 horas) e Técnicas e Processos Artísticos (1 vaga/40 horas). O período de inscrição vai de 05 a 18 de fevereiro, na Gerência Técnica do CAHL.
No Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus, as vagas são para a área de conhecimento Práticas de Cuidados em Saúde. Ao todo, são ofertadas cinco vagas: duas são para especialistas em Ginecologia/Obstetrícia, para regime de trabalho de 20 horas semanais; duas para especialistas em Saúde da Família, para regime de trabalho de 40 horas semanais; e uma para mestres em Saúde Coletiva, Psicologia e áreas afins, para regime de trabalho de 40 horas semanais. As inscrições seguem abertas nos dias úteis do período de 04 a 18 de fevereiro, na Secretaria da Direção do CCS.
As inscrições são apenas presenciais nos respectivos Centros de Ensino e a taxa de participação tem valor de R$ 60,00. O prazo de validade das seleções é de um ano.
Confira:
Mais informações: www.ufrb.edu.br/concursos.
fonte:Site da instituição/reprodução

Governo estuda plano onde trabalhadores abrem mão de férias e 13º

foto:reprodução
O governo de Jair Bolsonaro (PSL) estuda plano de incluir na Reforma da Previdência – que é conduzida pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes – um dispositivo que permitiria que trabalhadores abram mão no ato da contratação de direitos como férias, FGTS e 13º salário, como aponta matéria do O Globo.
Como a reportagem explica, esses direitos são considerados cláusula pétrea, não podendo o estado acabar com eles. A alternativa encontrada pelo governo seria dar condições para que o próprio empregado opte por abrir mão deles, ficando de fora da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
A base legal que será usada para isso é a reforma trabalhista, vigente há pouco mais de um ano, que permite que o acordo entre patrão e funcionário prevaleça sobre o legislado.
A intenção do governo com esse plano seria reduzir encargos para empregadores e estimular a geração de emprego, especialmente para os jovens, que também devem ser enquadrados no modelo de capitalização, no qual cada trabalhador contribui para sua própria aposentadoria.
fonte:Catraca Livre c/adaptações

Rio: Incêndio em centro de treinamento do Flamengo deixa 10 mortos;


REUTERS/Ricardo Moraes
foto:reprodução
Dez pessoas morreram e outras três ficaram feridas em um incêndio no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na madrugada desta sexta-feira, 8.
Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Douglas Henaut, entre as vítimas estão jogadores da base de clube, que dormiam no local. Também segundo o porta-voz, “em princípio”, todas as vítimas foram localizadas.
“A gente tem o local, que é o alojamento, onde os jogadores da base do Flamengo dormiam. A identificação das vítimas é feita posteriormente pela Polícia Civil. Pelo horário, todos estavam dormindo e isso pode ter contribuído com a tragédia. Sabemos que são jovens da base”, disse Henaut.
Ainda não se sabe quantas vítimas eram atletas ou funcionários do clube. O clube ainda não se pronunciou. Um grupo de pessoas aguarda informações em frente ao centro de treinamento George Helal, conhecido como Ninho do Urubu.
Os três feridos são menores de idade: Cauan Emanuel Gomes Nunes, 14 anos; Francisco Diogo Bento Alves, 15; e Jonathan Cruz Ventura, 15.
CT Urubu no Ninho, do Flamengo
© Fornecido por Abril Comunicações S.A. CT Urubu no Ninho, do Flamengo

A corporação não soube informar o estado dos feridos nem as circunstâncias do que teria causado o incêndio. Os Bombeiros foram acionados às 5h17.
Imagens do helicóptero da Rede Globo mostraram uma área totalmente destruída pelo fogo. No início da manhã, as chamas já estavam controladas no início e os bombeiros faziam apenas trabalho de rescaldo.
Os jogadores da base têm até 20 anos e é comum que eles fiquem alojados nas instalações dos clubes de futebol.
O Ninho do Urubu também é utilizado pela equipe principal do clube. Um treino estava programado para as 9h30 desta sexta-feira, mas foi cancelado
Atleta de Sergipe 

O jogador Athila Paixão, natural de Lagartos, no estado de Sergipe, é uma das pessoas que morreram no incêndio que atingiu o Centro de Treinamento do Flamengo, no Rio de Janeiro, na madrugada desta sexta-feira (8).
No incidente, 10 pessoas morreram e três ficaram feridas entre jogadores da base do Flamengo e funcionários.
De acordo com o site iG, a lista preliminar de mortos no incêndio é a seguinte: Arthur Vinicius, Athila Paixão, Bernardo Piseta, Christian Esmério, Gedson Santos, Pablo Henrique, Samuel Thomas, Victor Isaías, Jorge Eduardo e Kykelmo de Souza Vianna.
Do total de vítimas fatais, seis eram jogadores e quatro eram funcionários do clube. Os garotos que foram hospitalizados são Cauan Emanuel Gomes Nunes, de 14 anos, Francisco Diogo Bento Alves, de 15 anos, e Jonathan Cruz Ventura, também de 15 anos.

fonte:Estadão e BNews c/adaptações

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

SP: Presidente Bolsonaro tem febre e médicos detectam pneumonia, diz boletim

Em boletim médico divulgado na tarde desta quinta-feira, 7, o Hospital Albert Einsteininforma que o presidente Jair Bolsonaro apresentou na noite de quarta episódio de "febre sem outros sintomas associados" e "imagem compatível com pneumonia" na tomografia de tórax e abdome.
Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante caminhada no Hospital Albert Einstein na tarde de quinta-feira, 07/02© Reprodução/Assessoria Palácio do Planalto Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante caminhada no Hospital Albert Einstein na tarde de quinta-feira, 07/02
A equipe médica do hospital ajustou os antibióticos tomados pelo presidente para tratar os novos sintomas. Ele segue com sonda no nariz e dreno no abdome para corrigir infecção identificada na noite de domingo, 3.
Bolsonaro foi internado em 28 de janeiro para realizar a cirurgia de retirada da bolsa de colostomia. Nesta quinta, ele completou 11 dias no hospital e a orientação médica é de que mantenha repouso e evite falar. No quarto, ele fica em companhia da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e com o filho Carlos Bolsonaro.
Apesar do quadro, Bolsonaro mantém boa evolução no funcionamento intestinal e continua sem dor, realizando exercícios respiratórios e caminhada. As visitas permanecem restritas. A alimentação segue feita por via venal, e o presidente mantém ingestão de líquidos por via oral.
Em entrevista coletiva, o porta-voz do Planalto informou que a febre e a pneumonia "não alteraram a preocupação dos médicos" com o quadro de saúde do presidente. Ele disse que a febre foi de 38ºC e ocorreu por conta da pneumonia. Os médicos avaliam que um novo antibiótico vai combater a pneumonia. O porta-voz afirmou também que o presidente está com "bom humor" e convicto de que vai melhorar.

Confira a íntegra do boletim:

O excelentíssimo Presidente da República, Jair Bolsonaro, permanece internado na Unidade Semi-Intensiva do Hospital Israelita Albert Einstein. Apresentou, ontem à noite, episódio isolado de febre sem outros sintomas associados, foi submetido à tomografia de tórax e abdome que evidenciou boa evolução do quadro intestinal e imagem compatível com pneumonia.
Foi realizado um ajuste na antibióticoterapia e mantidos os demais tratamentos. Continua sem dor, com sonda nasogástrica, dreno no abdome e recebendo líquidos por via oral em associação à nutrição parenteral. Hoje, realizou exercícios respiratórios e caminhou no corredor. Por ordem médica, as visitas permanecem restritas.
fonte:Estadão MSN/ 07/02/19 -17hs.

Velejadores brasileiros presos em Cabo Verde são liberados após 18 meses


Foto: Arquivo Pessoal

foto:reprodução

Os velejadores Daniel Guerra e os baianos Rodrigo Dantas e Daniel Dantas, presos há 18 meses em Cabo Verde (veja aqui), acabam de ser comunicados de que poderão aguardar os próximos trâmites do processo em que são julgados em liberdade. 

Os brasileiros alegam inocência frente à existência de droga no barco que transportavam na modalidade de serviço delivery, droga essa que estava localizada em local de impossível acesso por parte dos velejadores contratados. 

Eles foram presos em 2017 e condenados a 10 anos, em um processo no qual a justiça cabo-verdiana desconsiderou testemunhas brasileiras e um inquérito feito pela Polícia Federal brasileira que apontava que os velejadores desconheciam o transporte da droga. A sentença foi anulada em janeiro de 2019 e o processo voltou para a 1ª Instância da justiça do país. 

Na segunda-feira (4) os velejadores receberam um documento que os informava que o processo tinha caído de instância, sendo recebido pelo juiz Antero Tavares, o mesmo que os condenou a dez anos de prisão.

Com isso, nesta quinta-feira (7) o juiz Antero Tavares emitiu uma documentação determinando a soltura deles de acordo com o Código de Processo Penal do país, conforme os apontamentos feitos pelos advogados das partes. Os familiares já comemoram a soltura dos brasileiros e os receberam na porta da penitenciária de São Vicente.

A soltura dos velejadores não significa que foram inocentados, mas sim que poderão aguardar os trâmites legais em liberdade. Ainda não se sabe quais serão os próximos passos da Justiça de Cabo Verde, onde o processo segue em 1ª Instância, sem indicativo de data de novo julgamento. Informações do site Bahia Notícias de Salvador.