• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 7 de dezembro de 2013

Salvador: PMs da 31ª Companhia em alerta após ameaças de traficantes da Valéria

Mensagens de e-mail e compartilhadas através de celulares e redes sociais têm mantido em alerta os membros da 31ª Companhia Independente da Polícia Militar, em Valéria.
De acordo com PMs ouvidos pelo CORREIO, as primeiras mensagens foram disparadas por colegas da Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel), na quarta-feira, depois de serem informados de que o traficante Adailson Souza Lima - o Roceirinho -, preso em Serrinha, estava oferecendo dinheiro para quem executasse PMs.
O alerta foi dado depois que, na segunda-feira, cinco suspeitos de envolvimento com o comércio de drogas em Valéria morreram em confronto com policiais. Entre os mortos estão Jeanderson Brandão Mocovo, o Tiribí, apontado como líder do tráfico na localidade da Bolachinha, e seu comparsa Henrique Soares Santos, o Arigó. Os outros não tiveram os nomes divulgados.
“Recebemos informações de que vão matar policiais, que vão invadir a companhia, mas acho que não tem fundamento. Já comandei locais problemáticos, como Sussuarana, onde também tivemos boatos, mas nunca houve ataques”, declarou o tenente-coronel Roberto Pinto, comandante da 31ªCIPM.
Apesar de minimizar a situação, o comandante adotou precauções para a tropa. “Orientamos os policiais para que fiquem atentos. A gente tem que fazer o serviço e ir embora. Inclusive, pedi a um soldado que sempre vai ver a sogra nos finais de semana para deixar de vir em Valéria por enquanto”, contou Pinto.
“O líder do bando é Roceirinho e tem mais de 15 integrantes que comandam um tráfico violento, mas a polícia está aqui para dar tranquilidade”, completou.
Ontem pela manhã, apenas policiais da 31ªCIPM faziam a ronda no bairro. Enquanto alguns disseram não temer o que chamaram de boatos, outros se mostraram mais cautelosos. “Diante de tantos comentários, devemos ficar atentos”, disse um sargento, pedindo anonimato.
Ao seu lado, outro PM disse que as viúvas dos traficantes mortos estariam envolvidas nas ameaças. “Dizem que elas estão com o dinheiro para pagar a quem matar um policial. O dinheiro é de Roceirinho”.
Um terceiro policial reclamou da estrutura de trabalho:  “A polícia está defasada. Enquanto circulamos com pistolas, eles (bandidos) estão de fuzis e submetralhadoras”.

Esta imagem se espalhou por emails e celulares de PMs desde a quarta-feira

Mensagens 
Segundo o relato dos policiais, na tarde de quarta-feira, a Centel recebeu ligações de moradores de Valéria informando sobre o plano de traficantes para atacar PMs. Daí, foi criada uma mensagem de alerta, que logo se espalhou entre os colegas.
Ainda na noite de quarta-feira, a 31ª CIPM ganhou o reforço de equipes das Rondas Especiais (Rondesp), Apolo e Gêmeos para realizar o patrulhamento em Valéria. Policiais da 31ªCIPM que estavam de folga voltaram ao serviço.  Apesar disso, ninguém foi preso.
“Eram muitas viaturas. Carros identificados e outros chapas-frias. Revistavam várias pessoas. O clima ficou realmente tenso”, disse o vendedor ambulante Floriano da Paixão, 53 anos.
Em nota, a assessoria de comunicação da PM informou que “a confecção do referido ‘alerta’ não partiu dos órgãos de comunicação’ da corporação. “Toda informação relacionada à segurança da sociedade e do policial militar é analisada pelo Serviço de Inteligência da PM com o propósito de apurar a sua veracidade e subsidiar a tomada de decisão. No caso de Valéria, as ações da PM naquela área estão relacionadas ao clima de instabilidade que se implantou na comunidade”, diz a mesma nota, se referindo aos confrontos de segunda-feira.      
Fogo Naquele dia, de acordo com a polícia, cerca de 15 suspeitos circulavam na Bolachinha e trocaram tiros com os policiais. Depois da morte dos três traficantes, outros bandidos ordenaram o fechamento do comércio de Valéria.
Além disso, dois ônibus foram incendiados na BR-324, na entrada do bairro. Na terça-feira, apesar do policiamento reforçado nas ruas do bairro, cinco escolas não tiveram aula.

Depois de mortes, ônibus foram queimados no bairro de Valéria
Suspeito de ordenar ataques está preso
O traficante Adailson Souza Lima, o Roceirinho, que supostamente ofereceu recompensa pela execução de PMs, foi preso em setembro do ano passado num hotel em Ondina e está no Presídio de Serrinha. De acordo com o Departamento de Narcóticos, além de controlar a venda de drogas em Valéria, ele atuava no Baixo Sul da Bahia. Roceirinho também é acusado de ordenar a chacina de cinco pessoas em Itaparica, em 2010.
Antes de ser preso, ele vivia numa mansão com a mulher e uma filha, no Condomínio Parque do Jacuipe, no Litoral Norte. Roceirinho foi flagrado pela polícia com R$ 168 mil em espécie, junto com o comparsa Vilmar Florência, o Dona Vilma. Segundo o delegado Jorge Figueiredo, então diretor do Denarc, o dinheiro era fruto da arrecadação de uma semana de um dos pontos de tráfico controlados por Roceirinho. Mesmo preso, segundo a polícia, ele comanda o tráfico de Valéria.
Fonte:Bruno Wendel  / CorreiodaBahia

Confira a reportagem da revista Isto é: " Racismo à brasileira"

O Brasil sempre fez vista grossa para as tensões raciais no País. Mas o preconceito é real e são necessárias medidas concretas, como as cotas nas universidades, para reduzir o abismo social existente


Chamada.jpg
CARTÃO VERMELHO
Camila Pitanga e Lázaro Ramos teriam sido vetados pela Fifa para fazer o sorteio da Copa

Na África do Sul, a política segregacionista do apartheid, combatida por Nelson Mandela, oprimiu a população negra do país de 1948 ao início da década de 1990. Abertamente racista, o regime africano não encontrou muitos ecos no Brasil, onde a ideia da democracia racial – a convivência pacífica entre negros e brancos – está firmemente cravada no imaginário popular. Essa tolerância à brasileira, no entanto, é apenas uma fachada para esconder a discriminação que os descendentes de africanos sofrem por aqui. Segundo a pesquisadora Eugenia Portela de Siqueira Marques, que fez doutorado sobre cotas raciais na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), existe no Brasil um “racismo cordial”, em que as pessoas não explicitam seus preconceitos. Para ela, apesar de não haver no País embates diretos como os da África do Sul, a discriminação se manifesta nas diferenças de riqueza e renda, principalmente. “A desigualdade é gritante”, afirma. Já Evandro Piza Duarte, professor de direito da Universidade de Brasília (UnB), afirma que a democracia racial brasileira é um mito que fez com que ocultássemos as diversas formas de segregação que aconteceram por aqui. “Até os anos 1970, por exemplo, existiam no Brasil clubes onde os negros não entravam”, diz.

1.jpg


Os dois especialistas não são os únicos a afirmar que existe um preconceito racial velado no País. Um caso que ganhou repercussão nas mídias sociais no mês passado foi o suposto pedido da Fifa para substituir os atores negros Lázaro Ramos e Camila Pitanga como apresentadores do sorteio da Copa do Mundo. A notícia de que a organização teria preferido os atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert, ambos brancos, provocou uma onda de manifestações nas redes sociais acusando a entidade de racismo. “A Fifa precisa estar mais capacitada para entender a diversidade do mundo”, afirmou frei David Santos, diretor da ONG Educafro. “Foi um caso de racismo explícito e pedimos que seja feito um pedido de desculpas”, diz o ativista. A entidade se justificou, afirmando que não vetou a participação dos atores. Em um comunicado, a organização explicou que quem propõe os apresentadores é a agência GEO, que pertence às organizações Globo. “Dependemos do país-sede e os artistas vão refletir a diversidade do Brasil”, afirma o documento. A instituição declarou, ainda, que a escolha dos novos apresentadores se deu pela experiência no lançamento do logo da Copa do Mundo, em 2010, e no Sorteio Preliminar, em 2011. O professor Evandro Piza ressalta que o evento pode ser ainda mais excludente. “O preconceito se torna mais grave quando pensamos que a Copa está sendo financiada com o dinheiro de pessoas que não serão beneficiadas diretamente”, afirma. “Portanto, uma decisão como essa chega a ser uma provocação à população brasileira.”

Outro recente caso polêmico é o do negro Rafael Braga Vieira, morador de rua e primeiro condenado por ter participado das manifestações de junho no Rio de Janeiro. Ele recebeu uma pena de cinco anos de prisão pelo porte de duas garrafas que, segundo o juiz Guilherme Schilling Pollo Duarte, da 32a. Vara Criminal, seriam usadas como bombas incendiárias. De acordo com um laudo utilizado pelo magistrado para justificar sua decisão, um dos recipientes possuía “mínima aptidão para funcionar como coquetel molotov”, mas a defesa diz que as garrafas continham água sanitária e desinfetante. Também afirma que, por serem de plástico, os vasilhames não poderiam ser usados como arma. O juiz considerou a versão “pueril e inverossímil”.


2.jpg


A ideia de que o racismo não existe no Brasil se esvai definitivamente quando vem à tona o que aconteceu com a gerente administrativa Maria Izabel Neiva, 37 anos. Ela foi impedida de fazer a rematrícula do filho Lucas, 8 anos, em uma escola particular de Guarulhos, na Grande São Paulo. Em depoimento à polícia, a diretora do Colégio Cidade Jardim Cumbica afirmou que o cabelo do menino é “muito grande e crespo”. A mãe de Lucas lembra que a diretora já havia chamado a atenção do garoto em agosto, afirmando que o corte não seria adequado à instituição de ensino. Na terça-feira 3, Maria Izabel foi informada de que não havia mais vagas na escola para o garoto. “Quando a diretora pede que o aluno se desfaça de sua estética afro, ela desrespeita a diversidade cultural”, afirma frei David, da Educafro. “A tentativa de fazer Lucas ficar parecido com os demais alunos da escola faz com que a instituição pratique a ideologia do embranquecimento social. Atitudes como essas refletem o racismo institucional, um dos problemas mais graves do País. “São situações em que as organizações se tornam incapazes de prover serviços para a população negra”, diz Felipe Freitas, gerente de projetos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. 

Ainda hoje a sociedade brasileira remonta ao século passado em exemplos de discriminação social. A antropóloga Júlia O’Donnel, autora do livro “A Invenção de Copacabana: Cultura Urbana e Estilos de Vida no Rio de Janeiro”, analisou o projeto de civilidade que se construiu na orla a partir de sua ocupação pelos cariocas entre os anos 1890 e 1940. “A praia era um espaço exclusivo das elites, nem ônibus circulavam em Copacabana”, afirma ela. Do século passado até hoje, Júlia acredita que o cenário não é muito diferente. O recente caso dos arrastões nas praias cariocas revela que pessoas de classes desfavorecidas, em sua maioria negras, podem ir à praia, porém são malvistas e maltratadas. “Assusta a naturalização do preconceito nas redes sociais, que falam que ‘é um absurdo ter ônibus para o Alemão de 15 em 15 minutos.” O período da escravidão no Brasil deixou um legado sentido até hoje por 96,8 milhões de pessoas. “A tendência é que os adultos negros que tiveram poucas oportunidades na educação tenham filhos também com um baixo nível de escolaridade”, afirma Daniel Cerqueira, diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea. “Se não houver políticas públicas para mitigar essas questões históricas, o problema continua.”

Uma das soluções propostas pelos especialistas para resolver o problema do racismo no País é a implantação de cotas em setores como a educação e o funcionalismo público. A reserva de vagas nas universidades existe há dez anos e deu bons resultados. Para servidores, ainda é novidade. Na sexta-feira 6, o governo paulista lançou um plano para a inclusão de negros. O objetivo é reservar 35% das vagas dos certames para a população negra e indígena. “Os partidos políticos têm que minimizar a desigualdade racial no País”, diz frei David. “Para passar em um concurso, os candidatos precisam fazer cursos de especialização que chegam a custar R$ 3 mil por mês. Com isso, a população negra é automaticamente excluída.” Na opinião da pesquisadora Eugenia Portela, as cotas são importantes por causa das disparidades existentes no Brasil, mas considera que não basta apenas incluir excluídos no topo do sistema. “Precisamos também investir na base”, afirma.



fotos: Marcos Michael/folhapress; Daryan Dornelles  
Fotos: Mateus Pereira/Secom; Rubens Cavallari/Folhapress
Fontes: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Dieese, Fundação Seade, Ministério do Trabalho, IBGE (Censo 2010 e Síntese de Indicadores Sociais 2013) 

Revista Isto é Edição do dia 07/12/13/reprodução - seção Comportamento. 


sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

COPA 2014: CONFIRA OS GRUPOS E TABELA DA 1ª FASE


Confira os grupos e a tabela completa da primeira fase da Copa do Mundo de 2014

O sorteio foi realizado na tarde desta sexta-feira (6), em Costa do Sauipe, na Bahia


  
Confira a tabela:
Grupo A:
Grupo B:
Grupo C:
Grupo D:
A1 Brasil
A2 Croácia
A3 México
A4 Camarões
B1 Espanha
B2 Holanda
B3 Chile
B4 Austrália
C1 Colômbia
C2 Grécia
C3 Costa do Marfim
C4 Japão
D1 Uruguai
D2 Costa Rica
D3 Inglaterra
D4 Itália

Grupo E:
Grupo F:
Grupo G:
Grupo H:
E1 Suíça
E2 Equador
E3 França
E4 Honduras
F1 Argentina
F2 Bósnia
F3 Irã
F4 Nigéria
G1 Alemanha
G2 Portugal
G3 Gana
G4 Estados Unidos
H1 Bélgica
H2 Argélia
H3 Rússia
H4 Coreia do Sul
Com os grupos definidos, a tabela da primeira fase da Copa do Mundo está definida. Salvador receberá quatro partidas. 
Confira a lista completa:
  • Quinta-feira (12/06)
17h: Brasil x Croácia, em São Paulo (Itaquerão)
  • Sexta-feira (13/06)
13h: México  X Camarões Natal, em Natal (Arena das Dunas)
16h: Espanha  X  Holanda, em Salvador (Arena Fonte Nova)18h: Chile  X Australia, em Cuiabá (Arena Pantanal)
  • Sábado (14/06)
13h: Colômbia  X Grécia, em Belo Horizonte (Mineirão)
16h: Uruguai  X  Costa Rica, em Fortaleza (Castelão)
19h: Costa do Marfim  X Japão, em Recife (Arena Pernambuco)
21h: Inglaterra  X Itália, em Manaus (Arena Amazônia)
  • Domingo (15/06)
13h: Suíça  X  Equador, em Brasília (Mané Garrincha)
16h: França x Honduras, em Porto Alegre (Beira-Rio)
19h: Argentina  X  Bósnia, no Rio de Janeiro (Maracanã)
  • Segunda-feira, (16/06)
13h: Alemanha  X  Portugal, em Salvador (Arena Fonte Nova)16h: Irã  X Nigéria, em Curitiba (Arena da Baixada)
19h: Gana  X Estados Unidos, em Natal (Arena das Dunas)
  • Terça-feira (17/06)
13h: Bélgica x Argélia, em Belo Horizonte (Mineirão)
16h: Brasil  X  México, em Fortaleza (Castelão)
18h: Rússia x Coreia do Sul, em Cuiabá (Arena Pantanal)
  • Quarta-feira (18/06)
13h: Australia x Holanda, em Porto Alegre (Beira-Rio)
15h: Croácia  X Camarões, em Manaus (Arena Amazônia)
19h: Espanha  X Chile, no Rio de Janeiro (Maracanã)
  • Quinta-feira (19/06)
13h: Colômbia  X Costa do Marfim, em Brasília (Mané Garrincha)
16h: Uruguai x Inglaterra, em São Paulo (Itaquerão)
19h: Japão  X Grécia, em Natal (Arena das Dunas)
  • Sexta-feira (20/06)
13h: Italia X Costa Rica, em Recife (Arena Pernambuco)
16h: Suíça  X  França, em Salvador (Arena Fonte Nova)19h: Honduras  X Equador, em Curitiba (Arena da Baixada)
  • Sábado (21/06)
13h: Argentina  X Irã, em Belo Horizonte (Mineirão)
16h: Alemanha  X  Gana, em Fortaleza (Castelão)
18h: Nigéria  X  Bósnia, em Cuiabá (Arena Pantanal)
  • Domingo (22/06)
13h: Coreia do Sul x Argélia, em Porto Alegre (Beira-Rio)
15h: Estados Unidos x Portugal, em Manaus (Arena Amazônia)
19h: Bélgica x Rússia, no Rio de Janeiro (Maracanã)
  • Segunda-feira (23/06)
13h: Austrália  X Espanha, em Curitiba (Arena da Baixada)
13h: Holanda  X Chile, em São Paulo (Itaquerão)
17h: Croácia x México, em Recife (Arena Pernambuco)
17h: Camarões  X Brasil, em Brasília (Mané Garrincha)
  • Terça-feira (24/06)
13h: Costa Rica x Inglaterra, em Belo Horizonte (Mineirão)
13h: Itália x Uruguai,, em Natal (Arena das Dunas)
16h: Japão  X Colômbia, em Cuiabá (Arena Pantanal)
17h: Grécia  X Costa do Marfim, em Fortaleza (Castelão)
  • Quarta-feira (25/06)
13h: Nigéria  X Argentina, em Porto Alegre (Beira-Rio)
13h: Bósnia x Irã, em Salvador (Arena Fonte Nova)
16h: Honduras  X Suíça, em Manaus (Arena Amazônia)
17h: Equador  X  França, no Rio de Janeiro (Maracanã)
  • Quinta-feira (26/06)
13h: Portugal x Gana, em Brasília (Mané Garrincha)
13h: Estados unidos  X Alemanha, em Recife (Arena Pernambuco)
17h: Argélia x Rússia, em Curitiba (Arena da Baixada)
17h: Coreia do Sul x Bélgica, em São Paulo (Itaquerão)
Fonte:CorreiodaBahia

Ensino Superior: Confira as 14 instituições que terão vestibulares suspensos na Bahia


Quatorze instituições de ensino superior na Bahia terão vestibulares suspensos, de acordo com o anúncio feito na quinta-feira (5), pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O ministro anunciou que 270 cursos de graduação do país teriam o ingresso de novos alunos suspenso, sendo 16 deles na Bahia. A lista completa das instituições foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta (6).
A penalidade é resultado da divulgação do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) de 2012. Em uma escala até 5, os conceitos 1 e 2 são considerados insatisfatórios. “Nossa obrigação é assegurar qualidade aos estudantes”, disse Mercadante. "Não tem negociação, os critérios são rigorosos”, concluiu.
Além da medida cautelar de suspensão de ingresso, os cursos com CPC 1 ou 2 terão de firmar protocolo de compromisso, com plano de melhorias detalhado e medidas a serem tomadas em curto e médio prazo.
Em 60 dias, os cursos mal avaliados devem passar por reestruturação no corpo docente. Ou seja, investir em dedicação integral e titulação dos profissionais. Em 180 dias, devem readequar a infraestrutura e o projeto pedagógico. O plano de melhoria será acompanhado por uma comissão de avaliação e, caso se verifique o não cumprimento das medidas, o curso poderá ser fechado.
Na Bahia, doze cursos tiveram tendência positiva, o que significa que as faculdades poderão matricular os alunos aprovados nos vestibulares, caso realizem as mudanças presentes no protocolo de compromisso. Outros quatro não poderão matricular, de forma alguma, os alunos aprovados, sendo o vestibular cancelado.
Confira a tabela com os cursos baianos que tiveram o vestibular suspenso:
  • Tendência Positiva
Instituição
Curso
Cidade/Sede
Faculdade São Camilo
Administração
Salvador
Instituto de Educação Superior Unyahna de Salvador
Direito
Salvador
Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista
Direito
Vitória da Conquista
Faculdade Independente do Nordeste
Direito
Vitória da Conquista
Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias
Administração
Candeias
Faculdade São Salvador
Ciências Contábeis
Salvador
Faculdade São Salvador
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Salvador
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Itamaraju
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas
Administração
Itamaraju
Faculdades Integradas Ipitanga
Jornalismo
Lauro de Freitas
Faculdade Vasco da Gama
Ciências Contábeis
Salvador
Faculdade Castro Alves
Ciências Contábeis
Salvador


  • Tendência Negativa
Instituição
Curso
Cidade/Sede
Centro Universitário Estácio
da Bahia - Estácio FIB
Ciências Contábeis
Salvador
Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Feira de Santana
Faculdade do Descobrimento
Administração
Santa Cruz Cabrália
Faculdade Cidade do Salvador
Ciências Contábeis
Salvador

Fonte:CorreiodaBahia

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Bahia: Semp Toshiba fecha fábrica de computadores no Estado

A Semp Toshiba encerrou as atividades na Bahia e transferiu para o Polo de Manaus sua fábrica de computadores. Fechou 200 empregos em Águas Claras, bairro periférico de Salvador, para abri-los na Zona Franca.

Fonte:Coluna Claudio Humberto

MORRE NELSON MANDELA AOS 95 ANOS EM JOANESBURGO


                                  Nelson Mandela - símbolo da resistência e liberdade de um povo - foto:reprodução
O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, de 95 anos, morreu nesta quinta-feira, 5, em sua casa em Joanesburgo. 

O anúncio foi feito pelo presidente do país, Jacob Zuma. "Mandela se foi de uma forma pacífica nesta quinta-feira", disse Zuma.
Fonte: Estadão Internacional.

Bahia: Bandidos explodem BB e CEF em Coração de Maria

Na madrugada desta quinta-feira, 05 de dezembro de 2013, moradores de Coração de Maria foram acordados com varias explosões quando dois bancos da cidade foram explodido por bandidos.
A ação aconteceu por volta das 03h quando, segundo testemunhas, cerca de 20 homens em três carros e uma moto chegaram na cidade, logo em seguida foram ouvidas as explosões.

Os bancos atingidos foram o Banco do Brasil, que fica na Rua Afonso Alves e a Caixa Econômica Federal, que fica na Rua Santo Antônio, todas as duas no Centro da cidade de Coração de Maria. A cidade fica 105 km de Salvador.


Na ação os bandidos colocaram duas correntes com cadeados trancando a delegacia da cidade, que só foi liberada depois que a Policia Militar conseguiu romper os cadeados.

Na explosão do Banco do Brasil que ficou bem mais destruído do que a caixa os bandidos ainda deixaram um bilhete: “Dividas para pagar... Muito dinheiro 22.000”
A agência do BB ficou seriamente atingida e até as 05:30h ainda tinha a fumaça da explosão no ressinto.


Acima as fotos do Banco do Brasil, provavelmente a ultima a ser explodida.
Com uma agencia menor, aparentemente os bandidos usaram menos explosivos e o dando se limitou aos caixas.

Segundo testemunhas, foram usados na ação criminosa um Palio (talvez tomado de assalto em Amélia Rodrigues), um Fox, uma Hilux e uma moto dando apoio.

FONTE: TEXTO E FOTOS DO JACUÍPE NOTÍCIAS/REPRODUÇÃO

UNEB - IRECÊ OFERTA ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA




A  UNEB  - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVI-Irecê vai ofertar mais uma especialização. A  Primeira Turma em Pós-Graduação em Docência Universitária estará com as inscrições abertas até o dia 30/01/2014 que terão de ser feitas presencialmente no NUPE - Núcleo de pesquisa e Extensão do Campus situado na Rodovia BA - 052 Km - 353  (Estrada do Feijão). 

São  40 vagas  com o valor de mensalidade de R$ 50.00(cinquenta reais) em 18 parcelas.

Confira as principais informações do Edital 099/2013 e termo aditivo  nº 001 do Edital.                

EDITAL Nº 099/2013

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público a abertura das inscrições para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Docência Universitária, autorizado pela Resolução nº 991/2013 D.O.E de 18/07/2013 a ser oferecido pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – Campus XVI – Irecê, conforme abaixo discriminado: 1.

DO CURSO 1.1. Serão oferecidas 40 vagas

1.2. 40% das vagas são destinadas para negros e 5% para indígenas – candidatos declarados no ato da inscrição, conforme resolução CONSU 468/07, D.O. 16/08/2007. 1.3. 10% das vagas são destinadas para funcionários (professores, técnicos administrativos e egressos da universidade a titulo de bolsa) conforme a portaria 2094 de 30/10/2001.

1.3. O curso terá carga horária de 465 horas mais 100 horas de trabalho monográfico, totalizando 565 horas. 1.4. Poderão concorrer às vagas, constantes deste Edital, portadores de diploma de graduação em Pedagogia e áreas afins que possuam interesse em Docência Universitária.

2. DO LOCAL DE INSCRIÇÃO 2.1. As inscrições deverão ser efetivadas no Prédio do DCHT – Campus XVI, até o dia 30/01/2014 de segunda a sexta-feira nos horários das 08:00 às 11:00 e de 14:00 às 17:00 horas no NUPE. Telefone (074) 3641-4532/3503.

2.2. Serão aceitas inscrições por procuração. 2.3. Poderão ser realizadas inscrições via Correios (SEDEX), desde que postadas até 28/11/2013. As propostas deverão ser endereçadas à UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB – Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT XVI) – NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO (NUPE), KM 353, BA 052 – Estrada do Feijão, Irecê – BA. CEP: 44.900.000.

3. DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO

 3.1. Diploma ou certificado de conclusão do curso de Graduação com Histórico Escolar; Curriculum Lattes;
Cópia de documentos pessoais (RG, CPF);
Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
Cópia do certificado de reservista (sexo masculino);
Titulo de eleitor;
Formulário de inscrição;
02 fotos 3 X 4;
Comprovante de residência.

4. DAS TAXAS ACADÊMICAS

4.1. Inscrição: 50,00 (cinquenta reais)
O curso é autofinanciável e terá o valor de R$ 900,00
(novecentos reais) pagos em 18 parcelas mensais de R$ 50,00
(cinquenta reais) depositados em nome do DCHT – Campus
XVI / Banco do Brasil / Agência: 3832-6 / Conta nº 991.825-6,
depósito identificado.

5 -DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de seleção constará de três etapas: 
1 – Análise do currículo; 
2 – carta com exposição de motivos;
 3 – realização de prova escrita de caráter dissertativo a realizar-se no dia  19
fevereiro  de 2014  das 13:30h às 17h.


TERMO ADITIVO N° 01 AO EDITAL Nº 099/2013

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, Torna Público o Termo Aditivo n° 01 ao edital 099/2013 publicado no D.O.E de 23 e 24/11/2013, referente ao curso de ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA , nos seguintes termos:

1.    Inscrições até 30 de janeiro de 2014 e não serão aceitas enviadas via SEDEX.

2.    No ato da inscrição tem que apresentar o comprovante de deposito da taxa.    
  
3.    Seleção da prova escrita dia 19 de fevereiro de 2014.

4.    Matricula 26 e 27 de fevereiro de 2014.

5.    Inicio das aulas 07 de março de 2014.

6.    Ficam mantidas as demais disposições do Edital n° 099/2013.

GABINETE DA REITORIA DA UNEB, 04 de dezembro de 2013.

Lourisvaldo Valentim da Silva
Reitor