• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 6 de abril de 2019

Quase 60% dos brasileiros não sabe quem é o vice-presidente de Bolsonaro, diz Datafolha

Pesquisa indica que mais da metade dos brasileiros não sabe quem é o vice de Bolsonaro
Foto: Reprodução / EBC
Pelo menos 59% dos brasileiros não sabe quem é o vice-presidente eleito na chapa de Jair Bolsonaro (PSL) mesmo passados quase cem dias de governo, conforme pesquisa do instituto Datafolha. 

O índice dos que apontaram General Hamilton Mourão e acertaram foi de 37% enquanto 4% dos entrevistados erraram o nome do segundo na linha sucessória da Presidência do Brasil.

A pesquisa foi realizada presencialmente nesta terça e quarta-feira (2 e 3). Foram ouvidas 2.086 pessoas de 16 anos ou mais, em 130 municípios brasileiros. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. Informação do BN.

Jovem morre após brincar com cobra-coral em Caetité


Vítima encontrou a cobra na rua - Foto: Divulgaçã | Blog do Anderson
foto:reprodução
Uma brincadeira terminou mal na noite da última quinta-feira, 4, no Sudoeste Baiano. Um homem encontrou uma cobra-coral na rua e resolver "divertir-se" com o animal, em Caetité (distante 757 km de Salvador). (Confira vídeo abaixo)
Marcelo Soares Lima acabou morrendo após ser picado pela serpente venenosa.
 Amigos do rapaz registraram o momento em que ele estava com a Coral nas mãos e foi mordido.
Ele foi levado a Unidade de Pronto Atendimento da região, mas não resistiu e foi constatado óbito.


fonte:atardeonline

Brasil: Olavo de Carvalho chama ministro da Educação de "traiçoeiro"

ctv-ol5-2019-04-05t142438z 1852589930 rc1254477530 rtrmadp 5 brazil-politics-lideforum
O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez Foto: Amanda Perobelli/Reuters
Após a sinalização do presidente Jair Bolsonaro (PSL) dada nesta sexta-feira, 5, de que o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, pode ser demitido na segunda-feira, o escritor Olavo de Carvalho, que é influente no governo, disse em seu perfil no Facebook que não irá lamentar a suposta demissão do ministro.
"Conheci o Prof. Vélez por seus livros sobre a história do pensamento brasileiro, publicados mais de vinte anos atrás. Nunca tomei conhecimento das suas obscenas tucanadas e clintonadas, que teriam me prevenido contra seu comportamento traiçoeiro", escreveu Olavo, para então concluir: "não vou fazer nada contra ele, mas garanto que não vou lamentar se o botarem para fora do ministério."
 ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez Foto: Amanda Perobelli/Reuters
A publicação de Olavo é mais um revés para o ministro Vélez, que assiste a pedidos de demissão sucessivos na pasta, além de um permanente conflito entre alas militaristas, técnicas e olavistas dentro do MEC. Em março, Olavo já havia feito publicações contra o ministro, inclusive usando palavrões. O ministro, no entanto, foi levado ao cargo no começo do ano justamente por indicação do escritor, de quem se distanciou ao demitir funcionários próximos a Olavo, considerado um "guru" do governo Bolsonaro.

Nesta sexta-feira, em café da manhã com jornalistas, Bolsonaro disse que Vélez "não está dando certo" como comandante do MEC. "É uma pessoa bacana, honesta, mas está faltando gestão, que é uma coisa importantíssima", disse o presidente, marcando para a próxima segunda-feira, 8, a decisão sobre a "situação da educação". 

fonte:Estadãoonline 06/04/19 -09:52min.

Process Seletivo: Prefeitura de Salinas da Margarida oferta 448 vagas entre o fundamental e superior


Resultado de imagem para cidade de salinas das margaridas bahia
foto:reprodução digasalinas.com/google
A prefeitura de Salinas da Margarida divulgou o edital do processo seletivo que oferece 448 vagas para cargos com salários que variam de R$ 998 até R$ 15 mil.
As oportunidades são para candidatos que possuem formação em nível fundamental, técnico e superior. Os selecionados irão atuar em hospital, atenção básica, Secretaria de Educação, Assistência Social, Infraestrutura, Serviços Públicos e Administração e Planejamento.
As inscrições estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira, 8, no site da Concepção Consultoria, empresa responsável pelo certame, e seguem até o dia 12 (sexta-feira).

Hamas chama Bolsonaro de “extremista” ao reagir a tuíte de senador do PSL

O senador Flávio Bolsonaro ao Hamas, em post apagado em seguida: 'quero que vocês se explodam!!!' – 20/03/2019
foto:© Adriano Machado O senador Flávio Bolsonaro ao Hamas, em post apagado em seguida: 'quero que vocês se explodam!!!' – 20/03/2019
O presidente do Conselho de Relações Internacionais do Hamas, Basem Naim, chamou Jair Bolsonaro de “extremista” e rebateu nesta sexta-feira, 5, as declarações do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) que, em sua conta no Twitter, disse querer que o grupo radical palestino se explodisse.  A publicação do post deu-se durante a visita de seu pai, o presidente do Brasil, a Israel.
“O filho do extremista presidente brasileiro está atacando o Hamas porque rejeitamos o apoio ilimitado do novo governo brasileiro à ocupação israelense, que é uma contradição ao apoio histórico do Brasil ao povo palestino”, escreveu Naim também no Twitter. “Jerusalém é um território ocupado, de acordo com o direito internacional, e ninguém, incluindo Jair Bolsonaro, tem o direito de legitimar a ocupação israelense”, acrescentou.
No último dia 2, o senador publicara a seguinte frase: “quero que vocês (do Hamas) se explodam!!!”. Respondia, dessa forma, à insatisfação palestina com a decisão do governo brasileiro de instalar um escritório comercial em Jerusalém. O post foi apagado em seguida. Dois dias depois, Bolsonaro filho disse que o episódio era “página virada”.
Para Naim, a política de Bolsonaro para Israel prejudica as relações históricas do Brasil com palestinos, árabes e muçulmanos. “As políticas dele (Bolsonaro) estão desestabilizando a região”, afirmou o membro do Hamas. “Esperamos que o corajoso povo do Brasil interrompa essas políticas perigosas.”
O Hamas controla politica e militarmente a Faixa de Gaza. Os demais territórios palestinos, em especial a Cisjordânia, são dominados pela Autoridade Nacional Palestina (ANP) ou estão sob ocupação israelense, como é o caso de Jerusalém oriental. A ANP reagiu diplomaticamente contra decisão de Bolsonaro, ao chamar de volta a Ramallah seu embaixador em Brasília, Ibrahim Zeben.
fonte:Veja.com/06/04/19 -08:28min.

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Morre, aos 95 anos, o ícone do fotojornalismo brasileiro Gervásio Baptista


Em 2018, o fotógrafo foi homenageado com a Medalha do Mérito Jornalístico. - Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil
foto:reprodução Marcelo Camargo/Ag. Brasil
 fotógrafo baiano Gervásio Baptista morreu nesta sexta-feira, 5, aos 96 anos. A informação foi confirmada pelo filho Júlio Baptista. Ícone do fotojornalismo brasileiro, Gervásio captou com suas lentes a famosa foto de Juscelino Kubitschek acenando com a cartola para o povo na inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960. 
O adeus a Gervásio Baptista, em Brasília, veio em forma de palmas por quem conviveu com ele e trabalhou nos últimos anos quando ainda estava na ativa.
Os jornalistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) aplaudiram aquele que registrava momentos históricos e não queria ser a história.
Capa da revista Manchete, funeral de Getúlio Vargas

Capa da revista Manchete, funeral de Getúlio Vargas em Agosto de 1954

fonte:Agência Brasil e atardeoline c/adaptações

Brasil: “Não nasci para ser presidente, e sim militar”,diz Bolsonaro

                               Foto:reprodução SBT


O presidente Jair Bolsonaro, em mais uma polêmica, afirmou nesta sexta-feira 5 que não nasceu para ser presidente, e sim militar. “Desculpem as caneladas”, disse em discurso no Palácio do Planalto para inauguração do Espaço de Atendimento de Ouvidoria da Presidência da República.
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o presidente questionou a quantidade de problemas do seu cargo: “Às vezes me pergunto, meu Deus, o que fiz para merecer isso? É só problema.”
A fala se deve ao fato de Bolsonaro perder popularidade e ser o presidente que teve a menor aprovação para um primeiro mandato desde 1995. Duas pesquisas foram divulgadas nesta sexta e indicam essa queda do presidente.
O primeiro semestre de um presidente que entrou no cargo pela primeira vez é sempre considerado a “lua de mel”, fase em que os deslizes são perdoados e os defeitos relevados pela maior parte dos eleitores. Foi assim com FHC, Lula e Dilma, mas não com Bolsonaro.
Ao se negar fazer a “velha política”, o pesselista perdeu força no Congresso e a reforma da previdência- seu principal projeto – corre risco de não ser aprovada. 
Mais cedo, em um café com jornalistas, Bolsonaro disse que o governo vai costurar apoio por projetos na Câmara e no Senado, sem toma lá, dá cá. A tarde ele se encontrou com lideranças de partidos para tentar criar uma base política sólida, mas não deixou claro como isso vai acontecer.
E essa não foi a única polêmica do dia. 
O presidente também contou aos jornalistas que acabaria com o horário de verão. Segundo ele, o assunto já foi discutido com o ministro de Minas e Energia. A promessa provocou uma onda de repercussão nas redes sociais, e vem dividindo opiniões. A hashtag #Horáriodeverão é um dos assuntos mais comentados no Twitter.

fonte:cARTA cAPITAL 05/04/19 -22:37MIN.

Greve dos docentes nas UEBA: "A única coisa que conseguiremos com a greve eventualmente é promover algumas lideranças sindicais",diz Rui Costa

[
foto:reprodução BNews
O governador Rui Costa (PT) falou pela primeira vez, nesta sexta-feira (5), sobre a greve deflagrada por professores de três universidades estaduais: Uneb, Uesb e Uefs. A categoria reivindica aumento salarial e ampliação do orçamento das unidades de ensino superior no estado.
No entanto, segundo o chefe do Executivo, governo estadual não pode aumentar os gastos neste momento. "As pessoas precisam se dar conta do que está acontecendo no Brasil. Estamos no limite da nossa capacidade financeira no sentido de contratação de pessoal, de remuneração. Desejo de ter um orçamento maior, de ter mais recursos, eu também tenho.Qualquer greve neste momento só faz agravar, piorar a situação, e nós não encontraremos soluções com manifestações grevistas. Você pode ter, no máximo, o fortalecimento de alguma liderança sindical que busca se afirmar neste momento. A única coisa que conseguiremos com a greve eventualmente é promover algumas lideranças sindicais. Fora isso, a situação só vai se agravar. Não temos condições de ir além do que já estamos fazendo com o quadro de pessoal", explicou Rui Costa em conversa com a imprensa nesta manhã no lançamento do Plano Plurianual (PPA) 2023-2023 no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).
O governador lembrou que não vai gastar mais do que arrecada nas finanças do Estado. "O esforço no ano passado foi cobrir um déficit da Previdência de R$ 4 bilhões. Fizemos, ao longo destes quatro anos, promoções para os professores, incluindo professores universitários, é o que conseguimos fazer.
Greve não vai ajudar em nada. Não é a greve que vai me tirar da minha responsabilidade. A greve não vai mudar meu jeito de ser no sentido de ser responsável. Eu não vou gastar mais do que eu arrecado. Não é isso que vai me fazer mudar a minha seriedade e o meu comportamento. Eu só vou gastar o que eu arrecado", afirmou.
Ainda segundo Rui Costa, as contas do governo estão em vias de ultrapassar o limite legal de gastos instituído pela Lei de Responsabilidade Fiscal. "No último relatório, o gasto com pessoal, que tem como limite o índice de 46,17%, ficou em 46,13%. Não vou cometer crime de responsabilidade", enfatizou o petista.

fonte:BNews c/adaptações

Chapada: Situação de estrada que liga Itaberaba a Iaçu gera vídeo de humor,confira

foto:reprodução
Os motoristas que trafegam na BA-046, no trecho que liga Itaberaba à Iaçu, na Chapada Diamantina, têm reclamado das condições da via. Esta semana condutores publicaram vídeos em suas redes sociais mostrando os buracos na estrada. Um deles tomou teve ampla visualização por ser bem humorado.
A situação ruim da estrada, faz com o que os motoristas tenham que diminuir a velocidade e ficam vulneráveis a assaltos e problemas mecânicos. Recentemente, durante manifestações em Itaberaba, a população reivindicou a recuperação total da via estadual.
O governo Rui Costa (PT) respondeu à população dizendo que está realizando intervenções em várias dessas estradas. E que a BA-046 está na programação. No entanto o governo aguarda um empréstimo do Banco Mundial que não foi liberado pelo Governo Federal.
fonte: Jornal da Chapada c/adaptações
Veja o vídeo aqui

‘Não teremos horário de verão neste ano’, afirma Bolsonaro


foto:reprodução
Em um café da manhã com jornalistas na manhã desta sexta-feira, 5, o presidente Jair Bolsonaro disse que o Brasil não terá horário de verão em 2019. “Tomei a decisão que neste ano não teremos horário de verão”, disse Bolsonaro.
Anualmente, em outubro, os relógios são adiantados em uma hora em estados da região Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil. O objetivo da ação é aproveitar melhor a luz do sol durante o verão e evitar o sobrecarregamento do sistema elétrico. Porém, o Ministério de Minas e Energia afirma que desde 2016, estudos apontam efeitos neutros na economia de energia.
O horário de verão foi adotado pela primeira no Brasil em 1931, no governo de Getúlio Vargas,  e está em vigor, sem interrupção, há 35 anos.
Para entrar em vigor, anualmente, é necessário um decreto presidencial que determina o dia de início e fim da medida.
Esta semana, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, informou que a pasta vai finalizar nos próximos dias os estudos sobre o tema. O material será entregue ao presidente Bolsonaro, que decidirá em caráter definitivo pela continuidade ou não do horário de verão no País. 
Segundo o ministro, a decisão tem que ser tomada neste momento e não leva em conta apenas dados econômicos, mas outros fatores como sobrecarga e picos de consumo, por exemplo.
fonte: Veja.com c/adaptações

Feira: Professores da Uefs também entram em greve

Professores da Uefs entram em greve e suspendem aulas a partir de terça-feira (9)
foto:divulgação Adusf/reprodução
Os professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) decidiram, em assembleia realizada nesta quinta-feira (4) entrar em greve por tempo indeterminado. Foram 103 votos favoráveis ao movimento paredista, 77 contra e 12 abstenções.
De acordo com a Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), a suspensão das atividades acadêmicas começa a partir da próxima terça-feira (9). 
Segundo a Adufs, desde 2015, os professores tentam discutir a pauta com os gestores públicos, mas, somente na quarta-feira (3), às vésperas das assembleias de deflagração da greve, houve uma reunião.
“O governo Rui Costa recebeu a categoria vários anos após as reivindicações e, mesmo com o atraso, não apresentou proposta concreta sobre os pontos da pauta”, informou a associação por meio de sua assessoria.
Nova reunião
Foi marcada uma nova reunião com o governo para a próxima segunda-feira (8), às 15h30, na sala 27 do Instituto Anísio Teixeira (IAT).
“O diretor da Adufs e coordenador do Fórum das ADs, André Uzêda, lembra que há alguns anos o governo estadual recebeu a categoria às vésperas das assembleias de deflagração de greve; comprometeu-se a responder em momento posterior, porém não apresentou respostas concretas à pauta. Diante de experiências anteriores, é necessário considerar a importância, neste momento, da greve”, destacou a Adufs.
A UNEB  e A UESB também realizaram assembleia ontem(4) e deflagraram o processo grevista a partir de segunda(8) e terça-feira(9) respectivamente.
fonte:Acorda cidade c/adaptações 05/04/19 - 08:30min.

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Opinião: Previdência, o “cabrito” de Bolsonaro

Mas ele respondeu ao seu pai: “Olha! Todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos”. (Evangelho Lucas 15:29 NVI). Assim diz o versículo bíblico sobre o comportamento adotado pelo filho mais velho na parábola do filho pródigo, relatado por Jesus em seu evangelho.

No Brasil após a assunção do presidente Jair Bolsonaro (PSL) no planalto, temos a impressão de que o governo assume até aqui o mesmo “comportamento do filho mais velho”. Ou seja, foi eleito democraticamente, tem os mecanismos de fazer uma gestão de diálogo, propositiva e diferenciada com a sociedade, mas que está preso exclusivamente ao seu “cabrito” (a reforma da previdência). Proposta que está encontrando forte resistência, tendo em vista que ela é mais perversa para a classe trabalhadora e demais setores da sociedade do que a enviada pelo ex-presidente Michel Temer ao congresso. 

Passados três meses de gestão, nenhuma proposição para o combate ao desemprego, para a área educacional da mesma forma, pelo contrário, nenhuma equipe se conseguiu montar no MEC, como também nenhuma sinalização da retomada das obras da união em todo o país. 

É fato que os governos petistas pecaram em não propor uma reforma quando tinham condições e uma base forte no congresso ao longo dos 13 anos de mandato, mas o que Bolsonaro propõe com essa reforma é como se todos os problemas econômicos e sociais do país fossem resolvidos com essa aprovação pelo congresso.

Na última quarta-feira(3) o ministro  da economia Paulo Guedes, esteve na CCJ - Comissão Constituição e Justiça da Câmera para falar da reforma.  Explicou, debateu, brigou com parlamentares, tendo a sessão encerrada antes do prazo, em  mais uma demonstração da fraca coordenação política, somando-se ao despreparo do seu líder maior. 

Assim como o presidente americano Trump faz da construção do muro na fronteira com o México, seu "cabrito", também o nosso presidente tem agido no Brasil com a previdência.





Jorge Luiz
Pedagogo pela UNEB -Irecê
Criador e mantenedor do Blog Fique Informado 
Irecê -Bahia

Em assembleia: Professores da UNEB e UESB decretam greve por tempo indeterminado

[Professores da Uneb decretam greve por tempo indeterminado após assembleia ]
foto:reprodução/ Bnews

A decisão começa a valer a partir de segunda(8).


Os professores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, após se reunirem em assembleia geral, nesta quinta-feira, 4. Já a Universidade Estadual De Santa Cruz (Uesc) votou pela manutenção do estado de greve.
A votação na Uneb aconteceu no teatro da instituição, no bairro do Cabula, em Salvador. Foram 141 votos a favor da paralisação imediata. A categoria ainda vai deliberar os próximos rumos da greve. A decisão começa a valer a partir da próxima segunda, 8.
Na quarta, 3, os docentes, que estavam em estado de greve desde o último dia 28, ocuparam o prédio da reitoria da universidade como parte da agenda de mobilização.
Segundo a Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), mesmo após uma reunião com o governo na quarta, 3, quando foi apresentada uma proposta como parte das reivindicações, a avaliação da categoria é de que nenhuma proposta concreta foi apresentada.
A Aduneb ressaltou ainda que, conforme a lei, a greve só começará 72h após a decisão tomada nesta quinta, 4. Dentre as exigências, estão o respeito aos direitos trabalhistas (confira as pautas de reivindicações abaixo).
Com a greve, todos os 24 campi da instituição no estado estarão fechados até que haja uma negociação com o governo e as demandas sejam atendidas.
UESB
Na tarde desta quinta, os professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista (distante 517 Km de Salvador), também decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. 
As atividades docentes na Uesb serão suspensas a partir da próxima terça, 9, Antes, na segunda, 8,  eles fazem uma nova reunião com o governo. Informações do site da atardeonline.
foto:reprodução
Professores da UESC esperam negociação com o governo para decidir de irão deflagrar greve







Brasil: Crise empurra 7,4 milhões de brasileiros para pobreza


Resultado de imagem para brasil pobreza
foto:reprodução/google

A crise que afetou a economia brasileira nos últimos anos refletem no aumento da desigualdade social voltou apresentar dados preocupantes. Segundo o Banco Mundial, 7,4 milhões de brasileiros foram empurrados para a pobreza. Confira a reportagem completa no link abaixo doUol/folha de São Paulo.  


https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/04/crise-empurra-74-milhoes-de-brasileiros-para-pobreza-segundo-dados-do-banco-mundial.shtml

Previdência:Com Bolsonaro, ACM Neto não descarta DEM fechar questão na reforma

[Após reunião com Bolsonaro, ACM Neto não descarta DEM fechar questão na reforma da Previdência ]
foto:reprodução

a saída do encontro com Jair Bolsonaro, o presidente nacional do DEM, ACM Neto, afirmou nesta quinta-feira (4) que não descartou a possibilidade do partido fechar questão em torno da reforma da Previdência.
"A decisão tem relação com o texto que for votado no plenário da Câmara dos Deputados. É possível que o texto enviado pelo governo federal sofra alterações. Se o texto tiver o apoio majoritário do partido, podemos avançar para propor o fechamento de questão", disse.
A bancada federal da legenda é composta por 27 deputados federais e por 6 senadores.
Nesta quinta-feira (5), Bolsonaro teve encontros separados com os dirigentes do PSDB, DEM, PP, PSD e PRB. Nas reuniões, o presidente acenou que passará a partir de agora a ter uma postura mais presente no diálogo com o Poder Legislativo.
Em mensagem nas redes sociais, o presidente disse que o diálogo com os dirigentes dos partidos ocorreu "em alto nível" e não discutiu a oferta de cargos no Poder Executivo.
"Executivo e Legislativo unidos por uma causa que representa o futuro de nossos filhos e netos: a nova Previdência", escreveu.
O presidente nacional do DEM, afirmou também que o partido pode aderir à futura base aliada do governo federal.
Segundo ele, o partido, que detém três pastas na Esplanada dos Ministérios, deve tratar do assunto com "absoluta naturalidade".
"Ser base, formalmente ou não, é algo que pode ocorrer com absoluta naturalidade e que vai acontecer no momento em que houver uma deliberação da executiva do partido", afirmou.
O dirigente da legenda disse que as conversas sobre uma eventual adesão vão "avançar naturalmente", uma vez que o partido prega um "ambiente positivo e construtivo na relação com o presidente".
Presente no encontro, promovido no Palácio do Planalto, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, disse ser favorável a uma adesão da sigla à base aliada.
"Não há nenhum obstáculo [para a adesão], mas para tudo tem uma regra. O que se está fazendo hoje é ouvir os dirigentes do partido, que posteriormente vão consultar as suas executivas nacionais", disse.
Nos bastidores, integrantes da sigla avaliam que uma adesão deve enfrentar resistência por parte do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que protagonizou um desentendimento público com Bolsonaro.
Para arrefecer os ânimos, a cúpula do partido têm costurado um encontro entre ambos para a próxima semana. Por enquanto, no entanto, Maia tem recusado uma aproximação neste momento com o Palácio do Planalto e prefere que um encontro ocorra mais para frente.
"Maia é um homem de espírito público e que quer ajudar o país. Ontem, já disse que, sempre que convocado pelo presidente, vai conversar. São duas pessoas maduras e responsáveis. E eu sempre vou defender o diálogo entre os presidentes", disse ACM Neto.

Ex-deputado Roberto Britto é nomeado diretor geral da EGBA

[Ex-deputado Roberto Britto é nomeado diretor geral da EGBA]
foto:reprodução
O ex-deputado federal Roberto Britto (PP) foi nomeado para o cargo de diretor geral da Empresa Gráfica da Bahia (EGBA), estatal subordinada à Casa Civil do governo Rui Costa.
Britto tentou uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) na última eleição, mas não obteve êxito nas urnas.
O progressista vai ocupar o cargo antes ocupado por Luiz Gonzaga Fraga de Andrade, que teve a exoneração publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (4).
fonte:BNews/reprodução

Feira: Prof. Evandro é reeleito Reitor da Uefs


Reitor da Uefs é reeleito com maioria de votos entre estudantes, funcionários e professores
Prof. Evandro assumirá um novo mandato em maio/19. foto:reprodução
Estudantes, professores e servidores técnicos-administrativos escolheram o professor Evandro do Nascimento e a professora Amali Mussi como reitor e vice-reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A apuração dos votos terminou no início da manhã desta quinta-feira (04).
De acordo com dados da Comissão Eleitoral, dos 5.437 votos válidos, 3.395 foram para a Chapa Mais Uefs (Evandro do Nascimento e Amali Mussi), 664 para a Chapa Uefsde Todos (Dagoberto Freitas e Lílian Wanderley) e 1.378 para a chapa Nova Uefs (koji Nagahama e Telma Teixeira).
fonte:Acorda Cidade c/adaptações

Salvador: Professores ocupam reitoria da Uneb com apoio de estudantes

Professores e estudantes ocupam reitoria da Uneb, em Salvador  — Foto: Divulgação/Aduneb
Professores e estudantes ocupam reitoria da Uneb, em Salvador  — Foto: Arquivo Pessoal
fotos:Divulgação Aduneb/reprodução

Professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) ocuparam o prédio onde funciona a reitoria da instituição, 
no bairro do Cabula, em Salvador, na tarde desta quarta-feira (3). A categoria conta com apoio de estudantes. 
O ato não afeta as aulas.
De acordo com a Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb), a ocupação integra a agenda de mobilização dos
 professores, que estão em estado de greve desde a última quinta-feira (28). O apoio dos alunos foi decidido em 
assembleia estudantil, nesta quarta.
A categoria e os estudantes passarão a noite na instituição. Durante o protesto, segundo a Aduneb, estão previstas 
atividades como aula pública, oficinas de arte, passagens em salas de aula e rodas de conversa sobre a crise das 
universidades estaduais.
Na quinta-feira (4), os docentes farão assembleia para decidir se iniciam greve. O encontro, conforme a Aduneb, está 
marcado para as 14h30.
Entre as pautas reivindicadas pelos professores, estão:
  • Destinação de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) do Estado da Bahia para o orçamento anual 
  • das universidades estaduais. Atualmente, esse índice é de aproximadamente 5%, segundo categoria;
  • Reposição integral da inflação do período de 2015 a 2017, em uma única parcela, com índice igual ou superior ao
  •  IPCA;
  • Reajuste de 5,5% ao ano no salário base dos docentes para garantir a política de recuperação salarial, referente aos
  •  anos de 2015, 2016 e 2017;
  • Cumprimento dos direitos trabalhistas, a exemplo das promoções na carreira, progressões e mudança de regime de trabalho. Atualmente, conforme categoria, só na Uneb, mais de 400 professores possuem seus direitos à promoção negados pelo Estado;
  • Ampliação e desvinculação de vaga/classe do quadro de cargos de provimento permanente do Magistério Público
  •  das Universidades do Estado da Bahia.
G1 procurou a Secretaria da Administração (Saeb), responsável pela negociação, que informou que não vai se 
posicionar sobre o caso.

fonte:G1.com/Bahia

Brasil: Vélez diz que não houve golpe em 1964 e que livros didáticos vão mudar



Reprodução/Youtube

BRASÍLIA - Em entrevista ao Valor, nesta quarta-feira (3), o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, disse que "haverá mudanças progressivas" nos livros didáticos para que "as crianças possam ter a ideia verídica, real", do que foi a sua história. Referia-se à maneira como o golpe militar de 1964 e a ditadura são retratados, hoje, na escola.  Confira o LInk abaixo da entrevista completa.