• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 8 de outubro de 2016

Bahia: Após Estado não nomear,juiz sugere que aprovado "bote a boca no trombone"


Resultado de imagem para policia civil da bahia concurso de 2007
imagem:reprodução/google

A história de um homem aprovado em concurso para investigador da Polícia Civil fez com que um juiz da 8ª vara da Fazenda Pública sugerisse uma proposta inusitada: que ele publicasse seu caso nas redes sociais e na imprensa ao invés de esperar a Justiça. Luciano de Souza Santos foi aprovado na prova sob edital SAEB/001-97 e chamado em 2007 para cumprir as etapas da sua nomeação.

Após passar por todos os processos, e chegar a prestar juramento policial diante do governador e do Secretário de Segurança Pública da Bahia, o homem não foi efetivamente nomeado e decidiu entrar na Justiça para garantir a vaga. O problema é que, segundo o homem, o estado teria ignorado duas decisões judiciais a favor do concursado. Um documento juntado ao processo aponta que o procurador-geral do Estado, Adriano Ahringsmann, enviou ofício no dia 16 de junho de 2016 informando o cumprimento da decisão – o que Luciano garante que não ocorreu. 

O estado não teria juntado nenhum documento que comprovasse a nomeação, o que deixou o juiz Mário Soares Caymmi Gomes ainda mais intrigado.

Na decisão da última quinta-feira (6), o magistrado afirma que "é patente a escancarada e manifesta vontade do Estado da Bahia de não cumprir o que lhe foi ordenado, como se isso fosse possível". "É muito difícil ser juiz num estado como este da Bahia em que ordens diretas dirigidas não apenas à Procuradoria do mesmo, mas também a um Secretário de Governo, são supostamente cumpridas sem juntada de documentos, sendo dito pela parte que o que fora afirmado é mentira”, diz no despacho. 

Gomes pede que o Ministério Público solicite a intervenção no estado e determine a instauração de investigação sobre ato de improbidade e crime por parte do governador, já que seria dele a competência para a nomeação de pessoal, "ficando o mesmo passível de ser preso - coisa que não acredito que seja feita". "Minha parte eu fiz", completa. 

Ainda assim, o juiz parece incrédulo sobre o eventual cumprimento da decisão. Por isso, sugere uma alternativa diferente a Luciano: "Nada do que foi mencionado acima implicará em qualquer efeito prático imediato. Porém, numa sociedade em rede, 'botar a boca no trombone', como se diz no popular, nas redes sociais, na imprensa e em tantos outros meios talvez venha a ser mais eficaz do que qualquer ação do Ministério Público - que leva tempo e um alongado senso de oportunidade".

Fonte:BN c/adaptações

Eleições 2014: Delator diz ao TSE que é do mesmo cofre dinheiro ‘doado’ para Aécio e Dilma


o empreiteiro Ricardo Pessoa - foto:reprodução
Em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral, o empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da Construtora UTC e delator da Lava Jato, confirmou ter feito doações às campanhas presidenciais de Dilma Rousseff e de Aécio Neves. Repassou R$ 7,5 milhões para a candidata petista e R$ 4,5 milhões para o rival tucano. Inquirido sobre a origem dos recursos, declarou que o dinheiro saiu do mesmo caixa das empresas do Grupo UTC, que era unificado.
Ricardo Pessoa prestou depoimento no processo em que o PSDB pede à Justiça Eleitoral que casse os mandatos de Dilma, já deposta, e do vice Michel Temer, agora efetivado na função de presidente. Ele foi ouvido em audiência realizada em 19 de setrembro. Mas só nesta semana o TSE divulgou no seu site o papelório que compõe os primeiros 13 volumes dos processos.
blog manuseou o depoimento de Ricardo Pessoa. A certa altura, o advogado de Dilma, Flávio Caetano, travou com o empreiteiro o seguinte diálogo:
— […] Tanto a doação à campanha eleitoral de Dilma e Temer e a doação para a campanha de Aécio e Aloysio [Nunes Ferreira] tiveram origem na mesma conta corrente, da UTC. É isso?
— Sim
— Da mesma conta corrente?
— Não sei se da mesma conta corrente, mas do caixa, do capital de giro, do caixa da UTC Engenharia, Constran e UTC Participações, que era unificado.
— Ou seja, não tem relação nenhuma com eventuais comissões ou propinas de contratos com a Petrobras.
— Não. Absolutamente.
— A origem de doação a Aécio e Dilma é a mesma?
— Sim senhor.
confira a reportagem completa no link abaixo:
fonte:Blog de  Josias

Bahia: Agências da CEF voltam a funcionar na segunda-feira(10)


Resultado de imagem para cef
O Sindicato dos Bancários da Bahia decidiu nesta sexta-feira (7) em Assembleia Geral, pôr fim à greve dos funcionários da Caixa Econômica, único banco que permanecia com as atividades paradas. Por maioria, os funcionários decidiram finalizar a greve que durou 32 dias e retornam ao trabalho próxima segunda-feira dia 10 de outubro.  
Conforme o presidente do Sindicato dos Bancários, Augustos Vasconcelos, o movimento mostrou a força da categoria. "O movimento durou 32 dias não porque quiséssemos e sim pela intransigência dos banqueiros que nos empurrou até aqui.
Não lutamos para ter greve. Não foi fácil chegar até aqui por isso valorizo a resistência de todos. Sofremos ameaças de demissões. A conquista foi a possível do momento", avaliou, destacando ainda o 1% de reajuste acima da inflação a partir do ano que vem, além dos 8% já conquistados ontem.

fonte:Bocão News c/adaptações

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Espanha pede ao Brasil que prenda suspeito de matar a família

Espanha pede ao Brasil que prenda suspeito de matar a família
   a casa onde ocorreu os crimes -foto:AFP/reprodução
O ministério das Relações Exteriores espanhol solicitou ao Brasil a detenção e entrada em prisão preventiva do suspeito de matar uma família brasileira de quatro integrantes, segundo uma nota judicial emitida nesta sexta-feira.
François Patrick Nogueira Gouveia, suspeito de matar seu tio Marcos Campos Nogueira, sua tia Janaína Santos Américo e os dois filhos do casal, de um e quatro anos, “está localizado” pela polícia brasileira, indicou nesta sexta-feira à AFP uma fonte judicial espanhola.
A polícia brasileira fez esta notificação na quinta-feira ao tribunal que lida com o caso em Guadalajara (centro), perto de Pioz, a localidade onde em 18 de setembro os cadáveres da família, originária da Paraíba, foram encontrados.
Os quatro corpos estavam em sacos plásticos, e os dois adultos, de 30 anos, foram esquartejados.
Graças a esta notificação, “se procedeu a tramitar por via diplomática a ordem de detenção europeia e internacional emitida na data de 22 de setembro de 2016” contra o suspeito, indicou em uma nota o Tribunal Superior de Justiça da região de Castilla-La Mancha, onde se encontra Guadalajara.
Aquela ordem de detenção estava dirigida em um primeiro momento à Interpol, e não ao Brasil especificamente, já que as autoridades espanholas não sabiam do paradeiro do jovem, de 19 anos.
Além da detenção, “também é solicitada a prisão preventiva do investigado, F.P.N.G., no Brasil”, acrescenta a nota desta sexta-feira.
Na quarta-feira, a Guarda Civil espanhola disse à imprensa ter “muitos indícios razoáveis e provas inquestionáveis” de que François Patrick foi o autor material do crime.
Os investigadores acrescentaram que o jovem apresenta um perfil psicótico e que não há indícios de que tivesse cúmplices ou esteja ligado ao crime organizado.
O advogado da família de Marcos Campos, Eduardo de Araújo Cavalcanti, já havia afirmado nesta semana à imprensa brasileira que a polícia tem seu endereço na cidade de João Pessoa (Paraíba).
A própria Polícia Federal brasileira (PF) indicou na quinta-feira em um comunicado que havia interrogado o suspeito e pedido autorização ao ministério da Justiça e Cidadania para a “instauração de inquérito policial”.
E acrescentou que neste momento “aguarda ainda a remessa, pelos canais adequados, das provas colhidas pelas autoridades espanholas, indispensáveis para a elucidação dos fatos no Brasil”.
O tratado bilateral de extradição entre Espanha e Brasil exclui uma entrega do suspeito, que antes do crime conviveu com a família assassinada na localidade de Torrejón de Ardoz, perto de Madri.
A justiça espanhola, por isso, pede uma comissão rogatória para “efetuar diligências de investigação” no Brasil, segundo a nota desta sexta-feira.
fonte:Istoé

Eleições 2016: Rede elege três prefeitos na Bahia



Sandro Correia em Brejões se elegeu aos 33 anos
em sua 1ª disputa eleitoral

Cinco prefeituras foram conquistadas pela Rede Sustentabilidade em todo país. Três são em cidades baianas: Brejões, cidade localizada no Sudoeste do Estado que será governada por Sandro de Juca, Livramento de Nossa Senhora, também no Sudoeste será governada por José Ricardo,o Ricardinho, e Seabra,na Chapada Diamantina  que elegeu Fábio Lago Sul. 

Na Bahia, foram 12 edis, três vice-prefeitos e três prefeitos. Ainda estamos na disputa do segundo turno de alguns municípios em outros estados. Tivemos pouquíssimo tempo para organizar um processo extremamente complexo. O partido foi regularizado em 22 de setembro do ano passado, mas com as vitórias acreditamos que a estratégia utilizada na Bahia foi acertada”, afirmou o coordenador da Rede na Bahia. 

Rocha apontou ainda que essa eleição é fruto de um trabalho de construção realizado ao longo de três anos. Para o dirigente, a presença de Marina Silva nas campanhas municipais foi importante para fortalecer os candidatos na disputa - apesar da ex-candidata à presidência da República não ter visitado nenhum dos municípios baianos que elegeram representantes da Rede.


                                                                  


 Ricardinho em Livramento                                                                           Fábio Lago Sul - Seabra




fote:BNc/adaptações
fotos:Site do TSE

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Região de Irecê: Bancários terminam greve e agências voltam a funcionar nesta sexta,CEF ainda não



Bancários da região de Irecê reunidos no  seu sindicato hoje(5)foto:reprodução/facebook sindicato

Após 31 dias de greve, os bancários em todo o Estado da Bahia decidiram através de suas respectivas assembleias retornarem ao trabalho amanhã(7). A contraproposta apresentada pela Fenaban contempla reajuste salarial de 8%, mais abono de R$ 3.500,00, além de manter o modelo de PLR(participação de lucros e resultados) doa anos anteriores, reajustados pelo mesmo índice, incluindo  ainda a anistia total dos dias parados.

Região de Irecê

Algumas agências do Banco do Brasil em algumas cidades estão fechadas devido ação de bandidos que explodiram caixas  eletrônicos, e afetando completamente a infraestrutura do local, como foi o caso da cidade de João Dourado(21 km) de Irecê, e mais recentemente Central(30 km) que ontem(5) teve a agência  praticamente destruída.

A única agência do BB em Irecê, deverá ficar mais lotada no atendimento ao público, tendo em vista o atendimento aos clientes do BB da região, principalmente após essa longa paralisação. 

Simões Filho:Prefeito eleito foi financiado pelo tráfico,diz Otto Alencar

Simões Filho: Otto acusa Dinha de ter campanha financiada pelo tráfico
Sen. Otto Alencar-foto:Jeferson Rudy/ag.Senado























Foto: Divulgação/ Simões Filho Online/reprodução


                                       












Em discurso no plenário do Senado ontem(4) o senador Otto Alencar (PSD) acusou o prefeito eleito da cidade de Simões Filho, Diógenes Tolentino de Oliveira, o Dinha (PMDB), de ter sua campanha eleitoral bancada pelo tráfico de drogas.
Dinha foi eleito com 59,33% dos votos válidos enquanto o candidato apoiado pelo senador no município, Jomar Paraky (PSD), ficou em segundo lugar com 28, 64% dos votos.
"Eu vi, com meus olhos, com clareza, a interferência direta do financiamento de algumas campanhas políticas, inclusive, em um município da Região Metropolitana de Salvador, Simões Filho, o chefe do tráfico de drogas ao lado do prefeito vencedor, financiando a campanha através do caixa dois, através da agiotagem e através da contravenção", disse.
Otto afirmou, ainda, durante discurso, que o fim do financiamento privado de campanha abriu brechas para a interferência do caixa 2. "Pela primeira vez, eu posso dizer - e eu citei o município aqui da região metropolitana de quase 200 mil habitantes - que o prefeito foi financiado pelo tráfico de drogas, tirando a foto com o chefe do tráfico de drogas ao seu lado, sem nenhuma cerimônia", afirmou.
Prefeito eleito rebate " choro de perdedor"
Dinha , por sua vez, afirmou que o ataque de Otto "fere a dignidade de uma cidade inteira". "Eu fui eleito com a maioria da população de Simões Filho ao meu lado e entendo que uma acusação como esta fere a dignidade de uma cidade inteira. Simões Filho tem pessoas de bem, honestas e trabalhadoras, que votaram em mim por conhecer a minha vida pública de trabalho, seriedade e compromisso com o povo", disse.
Para ele, a "agressividade do senador baiano e a tentativa de se criar um factóide é choro de perdedor". "Não creio que o senador, em pleno equilíbrio, afirme que a população de Simões Filho apoiaria uma campanha política bancada com dinheiro ilícito.

Certamente, ainda no calor de uma acachapante derrota sofrida nas urnas, o senador não mediu suas palavras e acabou sendo muito infeliz em suas colocações", complementou o peemedebista.
fonte:atardeonline c/adaptações

Câmara aprova fim da obrigatoriedade da Petrobras na exploração do pré-sal

Resultado de imagem para pré-sal charge
charge:blogdoramirez/reprodução


A Câmera de Deputados aprovou ontem(5) projeto que acaba com a obrigatoriedade de a Petrobrás ser sócia e operadora única do pré-sal, o que ampliará a participação privada na exploração dos campos. Confira a reportagem completa no link abaixo:  


http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/10/1820294-camara-aprova-fim-da-obrigatoriedade-da-petrobras-na-exploracao-do-pre-sal.shtml

fonte:Site folhaonline.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Bahia:A Azul lança tarifas promocionais na retomada de voos SSA- Vit. Conquista


Azul lança tarifas a partir de R$ 99,90 ou 5.000 pontos para retomar voos entre Salvador e Vitória da Conquista

foto:REPRODUÇÃO

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras recebeu aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar a venda de passagens – a partir de R$ 99,90* ou 5.000 pontos do TudoAzul** o trecho – para retomar voos entre Salvador e Vitória da Conquista, iniciando em 7 de novembro. O voo terá duração de aproximadamente uma hora, operado pelo ATR 72-600, de 70 assentos.

“Esta operação é estratégica, pois ligará ainda mais o interior da Bahia à sua capital e é parte dos importantes investimentos que a Azul faz no estado. Estamos muito contentes com a retomada desta rota, uma vez que transportaremos ainda mais pessoas, com a atenção especial que a Azul sempre teve com a Bahia”, comenta Antonoaldo Neves, presidente da Azul.

Em Salvador, os Clientes que partem de Vitória da Conquista podem acessar diversas regiões do Brasil, como São Paulo (Viracopos, Guarulhos e Congonhas), Belo Horizonte, Rio de Janeiro (Santos Dumont), Recife, Fortaleza, entre outros.

Azul na Bahia

A companhia está presente em dez destinos baianos, sendo a maior operação da empresa em um único estado. As cidades servidas são: Salvador, Porto Seguro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Valença, Teixeira de Freitas, Feira de Santana, Barreiras e Lençóis. A Azul conta com mais de 30 voos diários na Bahia, sendo 16 apenas em Salvador – neste ano, o número de Clientes transportados no estado, entre embarques e desembarques, já supera um milhão.


FONTE:aCORDACIDADE

Bahia: Consulte a posição de sua escola no ranking do Enem 2015


Resultado de imagem para enem 2015
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação, divulgou ontem(4) o ranking das escolas na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 
As escolas devem ser pesquisadas pelo seu nome completo e sem acentuação gráfica. Ex: Colegio Estadual 15 de Novembro.
Confira o resultado de sua Escola no link abaixo:

fonte:Correio da Bahiac/adaptações

Bahia: 12 cidades ainda não definiram o prefeito

Resultado de imagem para eleições 2016

O TRE da Bahia receberá nos próximos dias uma recomendação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, para que agilize os julgamentos sobre 12 cidades do estado sem prefeito definido a partir de 2017.
Em todas elas, o candidato com maior número de votos teve o registro indeferido, grande parte com base na Lei da Ficha Limpa. Caso sejam impugnados em definitivo, a legislação determina a abertura automática de novas eleições. Um dos municípios em que a população ainda são sabe quem comandará a prefeitura é Itabuna, onde o vencedor nas urnas, Fernando Gomes (DEM), foi barrado pela Justiça. 
O mesmo imbróglio ocorre em Camamu, Correntina, Iraquara, Jeremoabo, Lençóis, Rio de Contas, Sapeaçu e Uruçuca.
Em outras três - Sítio do Mato, Iramaia e Santa Cruz da Vitória, há mais de uma candidatura sub judice.
Corrida contra o tempo

No entanto, o futuro das cidades sem prefeito eleito depende da rapidez dos tribunais regionais para julgar recursos contra decisões em primeira e segunda instâncias. Isso porque tanto os impugnados nas Cortes estaduais quanto o Ministério Público e coligações adversárias costumam apelar ao TSE, a quem cabe a palavra final. Pelas regras em vigor, todas as ações de indeferimento devem ser concluídas até 19 de dezembro. O ministro Gilmar Mendes já estabeleceu como prioridade os casos que tenham impacto direto no resultado das eleições. Para resolvê-los, vai cobrar do TRE  que apresse o andamentos dos processos ainda este mês.

fonte:Coluna satélite Correio da Bahia