• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 11 de junho de 2016

Violência: Mais um PM é assassinado em Feira,corpo achado dentro do próprio veículo

O policial militar José Jardel Lima Santos que era lotado na 64ª Companhia Independente de Polícia Militar (64ª CIPM) foi encontrado morto por volta das 8h30 da manhã deste sábado (11), dentro do porta malas do veículo Crossfox placa NXV- 5466 de sua propriedade na extensão da Avenida Fraga Maia, nas proximidades do Conjunto João Paulo II, em Feira de Santana.
Uma equipe do pelotão de motos da 66ª CIPM foi acionada por populares, foi até o local onde constatou que havia um corpo dentro do veículo. A vítima estava envolta em um cobertor grosso e tinha perfurações e principalmente cortes no rosto, na cabeça, na nuca e na costela direita. Ao que tudo indica, a arma utilizada no crime foi um objeto perfurocortante.

Dezenas de policias colegas da vítima acompanharam o levantamento cadavérico que foi presidido pelo delegado Laércio Santos. Ele disse que ainda não tem como definir as circunstâncias do crime nesse primeiro momento, mas acredita na possibilidade do soldado ter sido assassinado em outro local e o corpo levado para o final da Avenida Fraga Maia. De acordo com ele, só a perícia poderá comprovar o fato.

"Fizemos a perícia onde estava o carro e o corpo, mas vamos fazer outras perícias para chegarmos a uma conclusão preliminar e encaminhar as investigações para que a Delegacia de Homicídios possa investigar o caso", afirmou o delegado. Ele disse ainda que o corpo estava com enrijecimento o que leva a crer que a vítima pode ter sido assassinada durante a madrugada pelo menos 6h antes do corpo ser encontrado.

José Jardel Lima Santos estava na polícia desde 2005. O corpo dele foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para necropsia e o veículo também foi levado para realização de perícia.

fONTE:aCORDA CIDADE/REPRODUÇÃO

Imprensa: EBC é "cabide de emprego" e "foco de militância", diz Geddel

Geddel Vieira Lima afirma que EBC se tornou 'cabide de emprego' e 'foco de militância'
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/reprodução
A proposta de extinção da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) tem ganhado adeptos dentro do governo, afirmou o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima. Autor da proposta, o baiano disse ainda que já discutiu o tema com o presidente interino, Michel Temer. Em entrevista ao jornal O Globo, Geddel classificou a EBC como um "cabide de emprego" e "foco de militância". Para ele, o governo não precisa de uma empresa de "autopromoção", bastando apenas uma estrutura para registros históricos, por exemplo. "Essa é uma visão pessoal e não de governo. Mas fico feliz que outros estejam concordando. 
A EBC é um símbolo de um governo ineficiente, do aparelhamento da gestão, de autopromoção. Não pode ser canal de autopromoção. O que for informativo e não promocional, se mantém. Para fazer propaganda, temos contratos com agências para fazer publicidade, que é outra coisa. Acabar com isso é um imperativo para que o novo governo se diferencie. Falei minha opinião ao presidente, que ouviu", afirmou o ministro. Geddel falou ainda da possibilidade de discussão de alternativas, como uma estrutura mais enxuta para registro de atos do presidente. Um dos pontos importantes, para o ministro, é a demissão dos cargos de confiança. Informações do BN.

Paquistão:Casal é morto pelo pai da moça por se casar sem permissão da família

O Primeiro Ministro do Paquistão, Nawaz Sharif, discursa contra o assassinato em nome da honra, durante uma exibição do filme 'A Girl in the River', em Islamabad

Os chamados 'crimes de honra' tornaram-se frequentes nas últimas semanas no Paquistão. Na sexta-feira, um casal foi assassinado em Lahore, no nordeste do país, por ter se casado sem o consentimento da família. Este foi o segundo caso desse tipo ocorrido nesta semana, e o quarto dessa natureza no período de um mês no Paquistão, onde são comuns os ataques a mulheres que desrespeitam tradições conservadoras relacionadas ao matrimônio.
O crime mais recente foi cometido por Muhammad Ashraf, de 56 anos, que matou a filha Saba e o genro Karamat Ali na sexta-feira, um dia depois de o casal voltar para sua cidade natal para tentar reatar relações com a família, que não aceitou o casamento, informou a polícia local.
"Saba, de 18 anos, casou-se com Karamat Ali, de 35 anos, há cerca de um ano e meio contra a vontade da família dela e retornou para casa na noite de quinta-feira para tentar se entender com o pai e outros membros da família", contou à agência de notícias France-Presse o policial Falak Sher.
Publicidade
Durante uma discussão, Ashraf, que trabalha como segurança, atirou contra sua filha e o marido dela, e matou também o vizinho da família, que apoiava o casamento de Saba. Mais tarde, Ashraf se entregou à polícia e confessou os crimes.
A morte do casal ocorreu na mesma semana em que Zeenat Bibi, de 17 anos, foi queimada viva pela própria mãe por se casar sem a permissão dos pais. O brutal assassinato de Zeenat também aconteceu em Lahore.
No dia 30 de maio, Maria Sadaqat, professora de 19 anos, foi torturada e queimada viva por um grupo de homens após rejeitar um pedido de casamento do filho do dono da escola onde ela lecionava na cidade de Murree, próxima à capital. Maria morreu em decorrência dos ferimentos dias depois.
Em meados de maio, moradores de um vilarejo perto de Abbottabad mataram uma adolescente, também queimando-a viva, porque a garota ajudou uma amiga a fugir para se casar sem a permissão da família.
Crimes de honra - Este tipo de crime é muito frequente no sul da Ásia e costuma envolver homens de uma família que consideram uma afronta que transgride a conservadora moral familiar das sociedades locais.
Em 2015, 923 mulheres foram vítimas desse tipo de crime no país, segundo um relatório da Comissão de Direitos Humanos do Paquistão (HRCP), que adverte que esse número esconde uma realidade ainda maior que fica fora dos registros.
A ativista cineasta Sharmeen Obaid Chinoy ganhou neste ano seu segundo Oscar pelo documentário em curta-metragem A Girl in the River: The Price of Forgiveness (Uma Garota no Rio: o Preço do Perdão, em tradução livre), que conta a história de Saba Qaiser, uma sobrevivente de um desses "crimes de honra" - em 2014, Saba casou-se sem o consentimento dos pais e, como punição, foi baleada na cabeça e jogada no rio pelo próprio pai.
Fonte:Veja

Lava Jato:Delação premiada de Vaccari pode comprometer Temer








foto:reprodução
Condenado a mais de 24 anos de prisão, na expectativa de mais quatro condenações e abandonado pelo PT e o amigo Lula, o ex-tesoureiro petista João Vaccari Neto, preso na operação Pixuleco, uma das fases da Lava Jato, decidiu abrir o bico.
Preso há 13 meses, Vaccari está corroído física e psicologicamente, segundo pessoas próximas relataram à revista Veja, cuja edição deste fim de semana noticia a decisão do ex-tesoureiro petista de celebrar um acordo de delação premiada, única saída para não morrer na prisão.
Ele já ofereceu aos procuradores informações comprometedoras sobre a campanha de reeleição de Dilma Rousseff em 2014. Vaccari teria documentos e provas que podem sacramentar de vez o destino da presidente afastada, além de revelações sobre Lula e o PT.
Preocupado, quase em pânico, o líder do PT na Câmara, Afonso Florence (BA), esteve no presídio em companhia do ex-deputado petista Ângelo Vanhoni (PR) e ambos ouviram do próprio Vaccari a decisão de fechar o acordo de delação.
Segundo Veja, Florence procurou o líder do PT no Senado, Paulo Rocha (PA), contou a conversa com Vaccari e tranquilizou: "Será uma explosão controlada". Explicou que Vaccari pode prestar depoimentos calculados, detonando explosões com efeito controlado para “provar a ilegitimidade" do governo Temer. Se o plano petista der certo, a carreira política de Dilma Rousseff será liquidada, mas também terá arrastado ao cadafalso o presidente interino Michel Temer, por comprometer a chapa eleita em 2014.
Fonte:DiáriodoPoder

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Temer diz que não vai fazer nada contra os trabalhadores

Em reunião, Temer afirma que não vai fazer nada contra os trabalhadores
Foto: Beto Barata /PR/reprodução
Em reunião com sindicalistas aliados à sua gestão, nesta sexta (10), o presidente em exercício, Michel Temer, disse que não vai fazer nada contra os trabalhadores. “Temos que fazer mudanças por meio do diálogo. Não podemos ir da cordialidade para a falta de cordialidade", afirmou em uma das falas da reunião reproduzidas em sua conta no Twitter. 

Ele também fez críticas à postura adotada pelos que apoiavam o governo da presidente afastada Dilma Rousseff e segundo o peemedebista, não houve transição quando assumiu o Palácio do Planalto. "Não tivemos portas abertas", disse. O presidente em exercício voltou a dizer que pegou o País em grandes dificuldades. "Elas são maiores do que vocês podem imaginar", afirmou ele, ressaltando que essas dificuldades o levaram a apurar a meta fiscal de déficit de R$ 170 bilhões para este ano. "Lembro que foi o governo anterior que mandou a proposta para ampliar a meta. Quando votamos, o que fizeram? Votaram contra e tumultuaram a sessão", disse, também lembrando que a Desvinculação de Receitas da União (DRU), aprovada na Câmara nesta semana, foi proposta pelo governo Dilma Rousseff. "E os que propuseram votaram contra". 

Na reunião, o presidente interino enfatizou que sua primeira medida foi a de harmonizar os Poderes Legislativo e Executivo. "Quando cheguei ao governo, verifiquei matérias que estavam há meses sem votar. Estamos no governo há 27 dias e aprovamos medidas importantes", afirmou. Participaram do encontro, no Palácio do Jaburu, representantes da Força Sindical, Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST). A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) não têm participado dos encontros por serem contrárias ao governo Temer. Informações do BN.

Em Feira: Pirelli deixa de fabricar pneus convencionais e 80 trabalhadores devem ser demitidos

Feira: Pirelli deixa de fabricar pneu convencional e 80 funcionários serão demitidos
Foto: Reprodução / Queimadas News
A empresa italiana Pirelli deixará de fabricar pneus convencionais em Feira de Santana, Portão do Sertão, e deve demitir 80 funcionários no município. As informações foram reveladas pelo presidente do Sindborracha, Jackson Crispim, ao site Acorda Cidade. Segundo Crispim, a empresa está automatizando a produção com a fabricação de pneus radiais sem câmara. “A Pirelli nunca deixou de demitir. 
Ela tira os funcionários que têm salários mais altos e coloca os funcionários na mesma função, porém com salários mais baixos. Ela já vinha avisando há algum tempo que iria mudar essa fábrica radial, mas a gente nunca esperava que fosse agora", enfatizou. Crispim ainda citou a situação de aproximadamente 40 trabalhadores afastados por questões de saúde e que estão sem definição de como vão ficar com as mudanças corporativas após o vencimento de seus benefícios com a Previdência Social. “O sindicato está sempre em contato com essas pessoas e também com a empresa vendo área para elas trabalharem. Muitos não podem retornar para a mesma área devido às lesões”, explica.

Fonte:BN

Bahia: "Coligações com outros partidos só com autorização da executiva estadual",diz PMDB

Resultado de imagem para geddel vieira lima
Lúcio V. Lima -Pres. da sigla na Bahia -foto:reprodução
O PMDB na Bahia publicou nesta sexta-feira (10) as diretrizes para as eleições municipais deste ano no estado. Com o presidente estadual, Geddel Vieira Lima, ocupando o posto de ministro-chefe da Secretaria de Governo em Brasília, coube ao secretário geral João Reis Santana Filho distribuir as resoluções para os correligionários. 
Segundo o documento que regerá as coligações do partido na Bahia, diz que o "interesse do PMDB é o de apresentar o maior número de candidaturas próprias e, como efeito, aumentar ainda mais sua representatividade e realizações no estado".
"Nas convenções para escolha de candidatos às eleições municipais de 2016 no estado da Bahia, os diretórios municipais ou as comissões provisórias locais peemedebistas deverão optar por candidaturas próprias, de modo a eleger, pela legenda do PMDB, o maior número de candidatos, em especial, de prefeitos", determina o artigo primeiro do documento.
Na inviabilidade de um nome do PMDB em algum município, a resolução diz que será permitida a celebração de coligações com outros partidos, "desde que prévia e expressamente autorizadas pela comissão executiva estadual do PMDB da Bahia". 

Fonte:Bocão News

Bandidos colocam pedras na BR-116(trecho de São Estevão) e motorista morre

Assaltantes colocam pedras na pista e homem morre ao capotar veículo na BR- 116
foto:Francisco Anísio Costa Pinto/reprodução

Robson de Lima Ferreira, 36 anos, morreu na noite da última quinta-feira (9), vítima de acidente na BR 116 Sul, KM 457, localidade de Viração no município de Santo Estêvão.
Ele dirigia o veículo Fiat Uno de placa JRC 0154 que capotou quando perdeu o controle ao tentar desviar de pedras que estavam na pista. Segundo testemunhas, as pedras são colocadas por bandidos que praticam assaltos a caminhoneiros na região.
O delegado Euvado Costa efetuou o levantamento cadavérico e o corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). Informações do site Acorda Cidade.

Bahia: Bandidos usam boneco para assaltar na BA- 046 Amargosa-Milagres

IMG_20160606_164638509
IMG_20160606_164607244_HDR
fotos:Recônvaco notícias/reprodução
A bandidagem não cansa de usar truques para cometer assaltos na cidade de Amargosa. A a mais nova farsa dos elementos aconteceu no inicio desse  mês, onde um boneco de pano foi usado como “isca” para atrair  pessoas  que trafegavam pela BA 046, nas imediações do CETEP na  estrada que liga a cidade de Amargosa à  Milagres.
De acordo com informações,um motociclista que não quis se identificar, teve sua moto tomada pelos elementos, mas que foi abandonada a poucos metros do local do assalto. A vítima não prestou queixa a polícia.
Modalidade de assalto
Os elementos colocaram  o boneco  como se fosse um corpo de uma pessoa caída na beira da estrada e ficaram escondidos atrás de uma árvore esperando que alguém parasse, e em uma dessas ações, o  motociclista parou para prestar socorro,imaginando que se tratava de um acidente, e foi surpreendido pelos assaltantes.

Fonte:Recônvaco notícias c/adaptações

quinta-feira, 9 de junho de 2016

SP:Dois baianos estão entre os 18 mortos do acidente com ônibus na rodovia Mogi-Bertioga


Sonia era natural da cidade de Jequié e Daniel de Ubatã- foto:reprodução
Dois baianos estão estre as vítimas fatais do acidente que deixou 18 mortos na cidade de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, na quarta-feira (9). Outras 30 pessoas ficaram feridas.
A vendedora Sonia Pinheiro de Jesus, 43 anos, natural de Jequié, e estudante de Sistema de Informação, Daniel Oliveira Damazio, 25, de Ubatã, morreram após a colisão do veículo com um rochedo.
O pai de Daniel, Zenildo de Oliveira Damázio, estava em um ônibus que vinha atrás do que o filho viajava. “Não vi o ônibus, mas percebi que era um acidente grave. Uma pessoa falou que viu ele com o braço machucado, então fui no hospital de Bertioga. Eu cheguei a ver o corpo, mas não tinha certeza porque não vi a roupa que ele estava”, contou ao portal G1.
As vítimas moravam em São Sebastião, cidade turística do litoral norte de São Paulo, e faziam todos os dias esse trajeto, entre o município e Mogi das Cruzes, cidade da Grande SP. Ao todo, 35 pessoas estavam no veículo.

Fonte:Correio

Irecê: PC prende suspeito do assassinato do comerciante Cícero Nogueira


Foto:reprodução Irecê- repórter

Um dos suspeitos de participar do assassinato do comerciante Cícero Nogueira da Silva, foi preso na madrugada desta quinta-feira(9). O  homem foi identificado como Alan Alves Dourado de 26 anos, que estava com um pedido de prisão decretado. Ele foi detido no povoado de  Salva Vidas, pertencente ao município de Ibipeba.na região de Mirorós, e está na carceragem da 14ª Coordenadoria de Polícia. O suspeito nega qualquer participação no crime.

Cícero Nogueira, 62 anos, foi morto a tiros dentro da própria casa, na madrugada do dia 1805, no bairro São José em Irecê, num crime que causou uma grande revolta a toda sociedade de Irecê, tendo em vista o ótimo relacionamento que o  senhor Cícero tinha na comunidade , principalmente na paróquia São José Operário.

Sabe-se que existem outros envolvidos, mas a polícia trabalha para a elucidação total deste assassinato e não divulga maiores informações  para não  atrapalhar a investigação.

IFBA Irecê divulga 5ª chamada para o Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

                                                    Fachada do prédio do instituto - foto:reprodução site
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Irecê, divulga a lista de convocação em quinta chamada para o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Os convocados devem comparecer à Coordenação de Registros Escolares do campus nos dias 15 e 16 de junho de 2016, das 13 às 19 horas para realizar suas matrículas munidos dos seguintes documentos:
Documento Oficial de Identidade (fotocópia com o original ou fotocópia autenticada);
C.P.F (fotocópia com o original ou fotocópia autenticada);
Certificado de conclusão do Ensino Médio, acompanhado de Histórico Escolar completo (fotocópia com o original ou fotocópia autenticada);
Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento (fotocópia com o original ou fotocópia autenticada);
01 (uma) foto 3x4;
Título de Eleitor, com comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral (para maiores de 18 anos) (fotocópia com o original ou fotocópia autenticada);
Prova de que está em dia com suas obrigações militares (sexo masculino) para os maiores de 18 anos (fotocópia com o original ou fotocópia autenticada);
Comprovante de Vacinação Antitetânica (fotocópia com o original ou fotocópia autenticada);
O candidato que não comparecer para realizar a matrícula nos prazos determinados perderá o direito à matrícula.

Fonte:Site da instituição

Vestibular 2016: UNEB altera datas de matrícula da 3ª Chamada














A UNEB -  Universidade do Estado da Bahia divulgou a 3ª chamada do Processo Seletivo Vestibular 2016. Confira os convocados no link abaixo:

Matrícula cursos na modalidade presencial (3ª Chamada / 1º semestre): 16 e 17/06/2016

SP: Acidente com ônibus mata 17 estudantes universitários e motorista na rodovia Mogi-Bertioga

Foto: Reprodução / TV Tribuna/REPRODUÇÃO
SP: Ônibus que transportava universitários tomba e deixa ao menos 16 mortos
FOTO:TV Tribuna/reprodução

Ao menos 16 pessoas morreram em um acidente envolvendo um ônibus que transportava estudantes universitários em São Paulo, na rodovia Mogi-Bertioga, na madrugada desta quinta-feira (9). Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o motorista está entre os mortos. A 16ª vítima fatal chegou a ser levada ao pronto-socorro de Bertioga, na Baixada Santista, onde morreu. Outras 22 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas a hospitais da região, sendo quatro em estado grave. O ônibus voltava da cidade de Mogi das Cruzes, sentido São Sebastião, no litoral norte do estado, quando o motorista perdeu o controle do veículo em um trecho de curva. O ônibus tombou e se deslocou após o impacto até uma vala, onde bateu em uma grande pedra. 
O coletivo ficou totalmente destruído, com peças automotivas e objetos dos estudantes espalhados pela pista. "É uma praça de guerra, ainda não dá para falar o que provocou o acidente", disse o delegado assistente de Bertioga, Fábio Perry. O veículo pertence à empresa União do Litoral e integra uma frota dos seis ônibus disponibilizados pela prefeitura de São Sebastião disponibiliza diariamente para levar e trazer moradores da cidade que estudam em universidades de Mogi das Cruzes. Ao menos 17 equipes do Corpo de Bombeiros e 57 homens trabalharam durante toda a madrugada. Durante o trabalho de resgate, o tráfego foi bloqueado nos dois sentidos no trecho do acidente.Informações do Bn.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Processo Seletivo: Bahia terá 454 vagas para agente de pesquisa no IBGE



O IBGE divulgou no Diário Oficial da União (DOU) ontem(7) o edital do Processo Seletivo Simplificado organizado pela Fundação Cesgranrio para o preenchimento de até 7.500 vagas temporárias de agente de pesquisas e mapeamento.
Na Bahia estão sendo ofertadas 454 vagas, sendo 340 de ampla concorrência, 93 para cota dos candidatos que se declararem negros e 21 para portadores de necessidades especiais.
As vagas são para nível médio e o salário é de R$ 1.250, além de auxílio-alimentação e auxílio-transporte. O contrato terá duração de até um ano, podendo ser prorrogado a até três anos. O candidato não pode ter sido contratado nos últimos 24 meses para serviço temporário conforme  o artigo 9º, inciso III, da Lei nº 8.745, de 9/12/1993;
As inscrições estarão abertas de 21/06 a 19/07 no site da Fundação Cesgranrio
A taxa de inscrição custa R$ 30. Os agentes vão atuar em 550 municípios dos 26 Estados e Distrito Federal.
Resultado
A aplicação da prova objetiva será realizada no dia 4/09 e a divulgação do resultado final acontece no dia 3/10.
Segundo o setor de comunicação social do IBGE, não foi definida data para a contratação e inicio do trabalho dos aprovados. Mas o contrato dos atuais funcionários temporários do instituto acaba este ano e a contratação deve ocorrer ao mesmo tempo.

fonte: atardeonline

Curitiba: O "Japonês da Federal" é preso em virtude da operação Sucuri

                                                                  foto:reprodução
O policial federal Newton Ishii, chamado de Japonês da Federal e que ficou conhecido durante a Operação Lava Jato, foi preso ontem (7) em Curitiba. O mandado foi expedido pela Vara de Execução Penal Justiça Federal de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.
 
Ele está detido na Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense. De acordo com o advogado do agente, Oswaldo de Mello Junior, Ishii foi condenado a quatro anos e dois meses, em 2003, em virtude da Operação Sucuri, que descobriu envolvimento de agentes na entrada de contrabando no país. As investigações mostraram que os agentes facilitavam a entrada de contrabando no país, pela fronteira com o Paraguai, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. O caso tramita sob segredo de Justiça.
 
Ainda segundo o advogado, a pena será cumprida em regime semiaberto. Informações do Bocão News.

No MPF:Três prefeituras da região de Irecê levam nota zero em novo ranking da transparência

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou o ranking nacional da transparência, onde aponta os municípios e estados que tiveram avanços ou retrocesso no cumprimento da lei de acesso à informação do ano passado para cá. Segundo o estudo, em um cenário geral, o nível de transparência de estados e municípios brasileiros aumentou cerca de 31% em seis meses, a partir da atuação coordenada do MPF em todo o país. Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. O Índice Nacional de Transparência subiu de 3,92, em 2015, para 5,15, em 2016.
A promotoria ressalta que estados e municípios que ainda descumprem as leis de transparência serão acionados judicialmente. Na Bahia, segundo consulta feita pela reportagem aos dados do MPF, 35 cidades tiveram nota zero no ranking da transparência, são elas:
1. BARRO ALTO-BA
2. BIRITINGA-BA
3. BREJÕES-BA
4. CAETITÉ-BA
5. CANARANA-BA
6. CANDEAL-BA
7. CATU-BA
8. DOM MACEDO COSTA-BA
9. ÉRICO CARDOSO-BA
10.FORMOSA DO RIO PRETO-BA
11. GONGOGI-BA
12. IAÇU-BA
13. IBIQUERA-BA
14. IPIAÚ-BA
15. ITAPETINGA-BA
16. ITIÚBA-BA
17. IUIÚ-BA
18. JABORANDI-BA
19. JUSSARA-BA
20. LAGOA REAL-BA
21. MANOEL VITORINO-BA
22. MARCIONÍLIO SOUZA-BA
23. MEDEIROS NETO-BA
24. NOVO HORIZONTE-BA
25. PARAMIRIM-BA
26. PÉ DE SERRA-BA
27. POJUCA-BA
28. RIBEIRA DO AMPARO-BA
29. RIO DO PIRES-BA
30. SANTALUZ-BA
31. SÃO DOMINGOS-BA
32. SÃO JOSÉ DO JACUÍPE-BA
33. SERRA DO RAMALHO-BA
34. VÁRZEA NOVA-BA
35. WANDERLEY-BA

No extremo, estão vinte municípios destacados pelo MPF como exemplos de transparência dos dados da administração pública. Entre as 27 capitais no país, Salvador ocupa a 11ª colocação com nota 9,10. Veja o ranking dos melhores cidades colocados na Bahia:

Mais informações sobre o projeto, gráficos, notas dos estados e municípios e rankings estaduais e nacionais estão disponíveis em www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br

Fonte:Bocão News

Para o Alvorada: Atriz convoca militância para levar comida para Dilma

Após Temer cortar vale-alimentação, atriz convoca militância para levar comida para Dilma
Foto: Reprodução / Facebook
A atriz Tássia Camargo gravou um vídeo no qual convoca a militância, dentro e fora do Brasil, para protestar contra as medidas do presidente interino Michel Temer, que vetou o uso de aviões da Força Aérea Brasileira por Dilma Rousseff e cortou o vale-alimentação que abastecia o Palácio do Planalto. “Já está nos jornais que o vice Temer tirou o avião e a comida da presidente ou presidenta Dilma. 
Ela ainda é presidente ou presidenta do Brasil. Ela não foi julgada ainda, apesar deles estarem apressando esse julgamento e não dando chance de defesa”, disse a artista, que classificou as decisões de Temer como “golpe dentro do golpe”. “Isso se chama exilio, ela está sendo exilada”, enfatizou Tássia Camargo, convocando as pessoas a “levar comida para a presidenta Dilma”. “É um pedido que eu faço, em nome da democracia, em nome do nosso voto”, justifica, antes de dizer palavras de ordem: “exilio não! Golpe nunca mais! Volta querida e fora Temer”.

Fonte:BN

Salvador: ACM Neto corre contra tempo para inaugurar obras e acirra embate com Rui Costa

ACM Neto inaugura creche em São Cristóvão -foto:Gilberto Jr./reprodução

Até o fim do mês, o prefeito ACM Neto (DEM) deve inaugurar 197 obras. Depois disso, nova maratona apenas a partir de outubro, com o fim das eleições. O demista corre contra o tempo para apresentar a população o máximo de suas realizações, quase todas são recuperação ou requalificações de equipamentos como escolas, creches, UPAs, praças e vias.
Pela lei eleitoral nº 9.504/97 são consideradas condutas vedadas a agentes públicos inauguração de obras entre outros. A proibição visa dar equanimidade entre os candidatos que disputam as eleições.
Se por um lado Neto consegue comandar as vitrines que vai apresentar em sua campanha à reeleição, pro outro, o governador Rui Costa (PT) também pretende entregar aos candidatos da base obras para que sejam usadas como chamariz.


Rui Costa entrega casas em Alagados -fotos:Gilberto Jr./reprodução
Neste domingo, Rui entregou à população a Avenida Orlando Gomes e o viaduto de integração com a Avenida 29 de Março. Mais uma obra dentro do pacote de mobilidade.
Enquanto ACM Neto terá obras para chamar de sua, um ou mais candidatos à prefeitura de Salvador apoiado por Rui Costa terá de chamar para si obras do Estado feitas na capital.
Durante o primeiro semestre do ano, demista e petista disputaram até espaço na mídia para mostrar quem fazia mais por Salvador. Assinatura de ordem de serviços, inauguração, entrega de obra eram realizados simultaneamente pelos dois gestores, atraindo, desta forma, os holofotes da imprensa.

Além do próprio Neto, que vai se beneficiar das obras que fez, um séquito de vereadores vai comparecer ao lado do demista até o fim do mês. Cada um, claro, querendo tirar proveito eleitoral das obras da prefeitura. Cada um quer uma obra para chamar de ‘minha’, sobretudo em seus redutos eleitorais.
Aliás, o mesmo acontece com os vereadores de partidos da base de Rui Costa, que, aos poucos, foram turbinando as inaugurações feitas pelo governador. Diga-se de passagem o mais assíduo deles é José Trindade (PSL), que tem que cortar um dobrado para tentar se reeleger, já que não contará com a ajuda do irmão Maurício Trindade, que é quem de fato tem votos e vai disputar uma vaga na Câmara no campo adversário.

Para além de 2018, quando Neto e Rui se enfrentarão nas urnas, ambos vão, de certa forma, competir logo mais em outubro. Se não apoiar três chapas, ao menos duas são contabilizadas como certas na tentativa de levar o pleito para o segundo turno e não dar moleza a ACM Neto, cuja popularidade bate  80%, segundo pesquisas internas.
Mesmo sem a certeza de que o PT terá candidato própria, certo é que Rui deve apoiar candidaturas de partidos que gravitam em sua base: PCdoB, PSB e PDT. Isso, claro, se forem confirmadas as candidaturas de Alice Portugal, Lídice da Mata e Sargento Isidório.
Não foram raras as vezes que o trio compareceu ao lado de Rui Costa em inaugurações sobretudo nas entregas de obras de contenção de encosta.
OBRAS PARA O POVO VER 
Rui e Neto competem para ver quem entrega mais encostas. Há competição também quando o quesito é entretenimento. Neto inaugurou na semana passada o Parque da Cidade. Há duas semanas, Rui devolveu à população a Concha Acústica.
E se um bom governo se notabiliza pelas melhorias conseguidas em áreas como a saúde e educação, é bem verdade que para se manter no poder ele precisa de obras vistosas, que geralmente gera impacto na população. Nessa perspectiva, no quesito mobilidade, enquanto Rui Costa comemora ter colocado, finalmente, o metrô nos trilhos e inaugura viadutos e vias, Neto entregou a ligação Cajazeiras V a X. Mas diz que tem como grande obra viária a ligação Cajazeiras/Valéria/BR-324, cujo custo da obra está em R$ 60 milhões.
Fonte:Bocão News/reprodução

terça-feira, 7 de junho de 2016

Em Irecê: Gov. Rui assina ordem de serviço para a construção da Policlínica

                                     


















  O gov. durante a coletiva com os radialistas - Foto:Instagram radialista Vitor Souza/reprodução

O governador do Estado Rui Costa(PT) esteve ontem(6) visitando a cidade de Irecê, sede da microrregião  no centro norte do Estado para uma agenda institucional. Com uma agenda apertada devido a compromissos em Salvador, como a posse do Senador licenciado Walter Pinheiro na SEC. Na ocasião Rui assinou a ordem de serviços para construção da 4ª Policlínica, que foi um compromisso de campanha.  O equipamento será administrado por meio de um consórcio de saúde e atenderá  aos 19 municípios da região, com até 18 especialidades médicas, além de serviços de apoio ao diagnóstico, como radiografia, tomografia, ultrassonografia, endoscopia e ressonância magnética. O investimento de R$ 19 milhões em obras e equipamentos beneficiará mais de 420 mil pessoas.

O governador explicou como funcionará a gestão do equipamento: “do custeio, 60% será rateado entre os municípios do consórcio e 40% será bancado pelo Estado, para levar saúde para o povo”.


Rui ainda entregou seis viaturas da Polícia Militar, para a cidade de Irecê, Central, João Dourado, Presidente Dutra e Uibaí, e também  tratores agrícolas, com implementos, para fortalecer a agricultura familiar, e inaugurou ao lado do prefeito Luizinho  a nova rotatória na saída para a cidade de Lapão e BRs e BA.  
O governador esteve acompanhado da Senadora Lídice da Mata(PSB) de deputados federais e estaduais votados na região. 

Entrevista Coletiva

Foi a primeira visita de Rui esse ano a cidade e como toda visita de um governador na região, a movimentação foi grande, principalmente em ano eleitoral. 

Após o momento solene para assinatura da ordem de serviços, o governador já no início da tarde, concedeu uma entrevista coletiva a emissoras de rádio da região, onde foi questionado pelos radialistas previamente indicados e respondeu uma série de perguntas, onde destacamos as principais:

Estradas:

Reafirmou da importância da BA- 052(Estrada do Feijão) e prometeu recuperar 100% da malha rodoviária através já de uma iniciativa de um empréstimo junto de  200 milhões de Euros junto ao BIRD, bem  como disse que irá atrás de mais recursos para toda malha rodoviária baiana que precisa ser recuperada em todo o Estado.

Segurança Pública:

Foi questionado pelo radialista Vitor Souza da 101.5 FM sobre a situação da região  sem delegados, presídio recém construído, mas ainda sem inaugurar, e o governador respondeu que nomeou recentemente delegados que estão em fase de exames para assumir as funções e quanto ao presídio que devido a crise econômica, o Estado teve que se adequar a realidade e que espera em breve, assim como o presídio de Barreiras entregar a obra.

O radialista Ricardo Freitas da rádio Cidade AM e 101.5 FM perguntou ao governador sobre a obra do centro de comunicações integrada da PM, localizada no 7º BPM em Irecê que foi desde o mandato do ex- gov. Paulo Souto a obra está paralisada com equipamentos já entregues, no que o governador solicitou um tempo para resposta  por "desconhecer esse fato" e pediu a assessoria para entrar em contato com o secretario Mauricio Barbosa. Antes, do final da entrevista, afirmou que dentro de quatro meses, essa situação estará resolvida.

Pagamentos Terceirizados: 

O governador que o Estado tem atualmente 119 contratos de serviços terceirizados, e esse número tem causado transtornos aos trabalhadores com o descumprimento das obrigações trabalhistas. Por isso, o governo estará reduzindo o número desses contratos visando que as empresas vencedoras da licitação cumpram integralmente com os compromissos assumidos e se resolva um dos problemas que é o atraso de até três meses de salário. 

Na solenidade anteriormente a entrevista, um grupo de merendeiras manifestaram através de cartazes o momento que estão vivenciando com uma empresa terceirizada que presta serviços a SEC. 

Política

Tive o prazer de ter feito uma pergunta  acatada pelo amigo radialista Vitor Souza da FM 101.5 FM, onde o questionamento era o seguinte: Se essa disputa com o prefeito ACM Neto na capital não corre o risco de aumentar a concentração de obas do Estado na capital em detrimento do interior? Por exemplo, fim de semana o Estado entregou a ampliação da Av. Orlando Gomes e Neto inaugurou o novo parque da cidade e tem sido assim. A própria propaganda do Governo traz em suas inserções nas mídias "Essa obra é do Gov. do Estado". 

O governador discorreu que não existe essa disputa e que muitos baianos antes mesmo de estarem no interior passam pela capital e numa cidade de mais de três milhões de habitantes, as obras realizadas pelo Estado gera emprego e renda.

Sucessão em Irecê

Apesar de não ser perguntado sobre apoio a candidaturas na sucessão municipal de 2016 na entrevista coletiva, o governador em seu discurso na solenidade havia  parabenizado o prefeito Luizinho Sobral(PTN) pela gestão realizada na cidade, sendo muito cordial em suas citações ao prefeito de Irecê, e ao nosso ver deu sinais que não vai interferir a favor de candidaturas de partidos aliados como PCdoB,PSB e até mesmo do PT, até porque, o PTN partido do prefeito,também é aliado ao governo do Estado.