• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 3 de agosto de 2024

Paris 2024: Brasil sem Marta vence e vai a semi-final do futebol feminino

 

                                foto:Robert Cianflone/Getty Images


Seleção Brasileira feminina está na semifinal e disputará ao menos a medalha de bronze na Olimpíada de Paris 2024. Neste sábado (3), o time treinado por Arthur Elias surpreendeu a França e venceu as donas da casa por 1 a 0.

A atacante Gabi Portilho fez o gol brasileiro no Estádio La Beaujoire, em Nantes, e brilhou ao lado de Lorena. Além de defender um pênalti de Karchaoui no primeiro tempo, a goleira do Grêmio parou o ataque francês na etapa final.

Com o triunfo, o Brasil reencontrará a Espanha na semifinal. O time brasileiro foi derrotado pelas atuais campeãs do mundo na fase de grupos (2 a 0). O jogo acontece na próxima terça-feira (6), às 16h (de Brasília).

Do outro lado da chave, Estados Unidos e Alemanha duelam por uma vaga na decisão.

O jogo, que fechou a participação brasileira na primeira fase do futebol feminino em Paris, ficou marcado pela expulsão de Marta. A camisa 10 e capitã da Seleção levantou o pé em uma dividida, acertou uma espanhola e chorou bastante após receber o vermelho.

Fonte:Band.com 03/08/2024

Paris 2024: Rebeca Andrade segue fazendo história e leva prata no salto

 

                                               foto:reprodução

Rebeca Andrade segue dando orgulho para o Brasil nas Olimpíadas. A atleta de ginástica artística conquistou a medalha de prata na disputa do salto, neste sábado (3/8), com 14.966 pontos.

O pódio foi completo por Simone Biles, que conquistou o ouro com 15.300 pontos, e na terceira posição apareceu a Jade Carey, com 14.466.

Essa é a segunda Olimpíadas que Rebeca Andrade conquista medalha no salto. Em Tóquio, em 2021, a ginasta conquistou o ouro. No total, a brasileira com mais medalhas na história dos Jogos Olímpicos, tem cinco (um ouro, três pratas e um bronze).


Fonte: Metrópoles - 03/11/2024

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Alagoas: Médicas e acadêmico em Medicina foram as vítimas do acidente na BR-101 nesta sexta-feira (2)

 

                                        A médica Flávia Alves  e o acadêmico Lucas Queiroz -foto:Sinmed/reprodução
  

As vítimas  fatais do acidente registrado na manhã desta sexta-feira (2), entre um veículo de marca Tiggo e uma carreta  na BR -101, trecho de Flexeiras, no sentido Maceió para Recife, foram identificadas como a médica Flávia Alves França, de 27 anos, e o acadêmico em Medicina da Uncisal, Lucas Queiroz da Silva, de 26 anos.

Testemunhas relataram que o veículo Tiggo era conduzido pela médica Flávia Alves, que seguia junto com o acadêmico,e a  médica Lizianny Toledo de 27 anos, para  unidades de saúde na cidade de Joaquim Gomes, distante 72 km da capital alagoana, onde as médicas trabalhavam, e o jovem fazia seu estágio, pois, estava no período do internato do curso, com formatura prevista para o próximo ano.

No percurso, eles se envolveram no acidente com uma carreta. Flávia e Lucas ficaram presos às ferragens e morreram ainda no local.

                                                                foto:Reprodução/Sinmed

Já Lizianny Toledo (foto acima), que estava no banco de passageiro, ficou ferida e as equipes de resgate do Samu e Corpo de Bombeiros, como de uma aeronave também deu apoio à ocorrência, sendo a médica conduzida  para o Hospital Geral do Estado em Maceió, onde segundo a nota divulgada(abaixo) pela prefeitura da cidade de Joaquim Gomes, seu estado de saúde é estável.

O motorista da carreta saiu ileso do acidente.

Baiano

Lucas era natural da cidade de Livramento de Nossa Senhora no interior da Bahia  foto:reprodução
                

Lucas Queiroz da Silva, tinha 26 anos, e estava no internato do curso de Medicina em Maceió, na  53ª turma da Uncisal- Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. 

Lucas era natural do centenário município de Livramento de Nossa Senhora, no Sudoeste do Estado da Bahia,  distante 600 km de Salvador.

Os colegas, amigos e funcionários da Uncisal, organizaram uma vaquinha para ajudar a família com os gastos do traslado do corpo e velório do estudante para sua cidade natal.


NOTA DE PESAR - UNCISAL

NOTA DE PESAR - PREFEITURA DE JOÃO GOMES




NOTA DE PESAR - SINMED


A classe médica está em luto, pelo trágico acidente ocorrido na manhã 
dessa sexta-feira, 2/8, quando uma carreta passou por cima do veículo 
que conduzia médicos para trabalhar em Joaquim Gomes e que levou
a óbito a Dra. Flávia Alves, 27 anos, e o acadêmico Lucas Magalhães
26 anos (em fase de conclusão do curso de Medicina).

O acidente ainda deixou gravemente ferida uma outra médica, Dra Lisiane 
Toledo  também de 27 anos. Todos estavam na primeira experiência
 profissional, e foram alunos de destaque da Uncisal. 
Nossos pêsames aos familiares. Oremos por todos, principalmente pela
recuperação da única sobrevivente.





Fotos do Acidente:

                                   foto:JG Notícias/reprodução
                           Carreta tombou na Rodovia Governador Mário Covas | Foto: Cortesia / Ascom PRF
                               foto:Cortesia/ Ascom/PRF
                               Foto:Cortesia/Ascom/PRF

  Foto: JG NOTÍCIAS/REPRODUÇÃO

                                                 Foto: JG NOTÍCIAS/REPRODUÇÃO

     Foto:JG NOTÍCIAS/REPRODUÇÃO
           FOTO: JG NOTÍCIAS/REPRODUÇÃO

Fontes: ALAGOAS 24H/JG NOTÍCIAS -C/ADAPTAÇÕES DO BLOG  

Paris-2024: Judoca Beatriz Souza conquista o primeiro ouro do Brasil

Paris-2024: Beatriz Souza vence israelense e conquista o primeiro ouro do Brasil

                                            Foto: Reprodução / X / Paris 2024


 A judoca brasileira Beatriz Souza conquistou, na tarde desta sexta-feira (2), a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. 


Bia derrotou a israelense Raz Hershko, que é a 2ª colocada do Ranking Mundial e atual campeã europeia.


Na fase classificatória Bia venceu Izayana Marenco, de Nicarágua, em sua estreia, e derrotou Kim Hayun, da República da Coreia nas quartas de final e nas semis venceu a francesa Romane Dicko por imobilização no golden score.

 

Essa é a primeira medalha de ouro do Brasil na categoria +78kg.  Informações do BN

Eleições 2024: Cantor gospel Sandro Nazireu é anunciado como vice na chapa de Zé Neto em Feira de Santana

zé neto anuncia vice

Foto: Neyl Silva/Acorda Cidade


O cantor gospel Sandro Nazireu acaba de ser anunciado como vice na chapa do deputado federal José Neto (PT) para disputar a eleição 2024 em Feira de Santana. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (3) na Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos Felipe Freitas. O pré-candidato Zé Neto afirmou que a escolha pelo nome de Sandro foi tomada em conjunto.

“Os partidos, as lideranças, foi uma decisão de todos. E pra mim é muito importante abraçar uma pessoa evangélica, religiosa, alguém da cultura da cidade, que ajudou a construir o caminho da música gospel em Feira de Santana. Além disso, tem a pessoa dele, que encantou a mim e a todos que compõe nossa caminhada partidária. Ele representa muito a união por Feira”, afirmou.

O pré-candidato Zé Neto afirmou que a escolha pelo nome de Sandro foi feita em conjunto e disse que não estava pré-determinado que o nome para ocupar a chapa de vice fosse uma pessoa evangélica. O pré-candidato reforçou que a escolha não foi só de uma pessoa e foi tomada de forma coletiva e harmônica.

“Os partidos, as lideranças, foi uma decisão de todo o conjunto. Pra mim é muito importante abraçar uma pessoa evangélica, religiosa, alguém da cultura da cidade, que ajudou a construir o caminho da música gospel em Feira de Santana. Além disso, tem a pessoa dele, que encantou a mim e a todos que compõe nossa caminhada partidária. Ele representa muito a união por Feira”, afirmou.

Questionado sobre a ausência de representantes do PSB durante a coletiva para anúncio do vice, Zé Neto garantiu que não existe nenhum mal-estar e que o PSB estará presente na convenção partidária que será realizada neste sábado para oficializar a candidatura.

“Vão estar com a gente na convenção. Beto é uma figura gigante e não se trata de escolher esse ou aquele nome para ser vice. Foi uma decisão tomada coletivamente. Nessa decisão todos estão presentes”.

Sandro Nazireu falou ainda sobre seu papel como vice de Zé Neto. Segundo ele, o papel será de auxiliar e discutir em conjunto. O pré-candidato a vice disse que tinha a intenção de se candidatar a vereador, mas se aproximou de Zé Neto durante o evento Canta Bahia, de forma natural.

“Estou à disposição para somar com a experiência que tenho sobre família. Hoje conheço as dores que Feira tem e estou a disposição para dizer que essa cidade vai ser reconhecida como a cidade de melhor administração. Me filiei ao Podemos com a intenção de ser candidato a vereador, mas a coisa aconteceu de forma muito natural. Foi um diálogo, uma escolha que aconteceu no tempo certo”, destacou.

Sandro também falou sobre o posicionamento mais conservador do público evangélico em contraponto com o Partido dos Trabalhadores, que não tem muita identificação com pautas conservadoras. Ele disse que vai pregar o amor.

“O que prevalece no meio dos evangélicos é o amor e é isso que devemos pregar. Os evangélicos não estão em guerra com ninguém, estamos unidos. É isso que quero que seja plantado na nossa cidade. Vamos acabar com essa polaridade entre direita e esquerda, o que mais interessa é Feira de Santana. Essa é minha batalha”, destacou.

Fonte:Acorda Cidade/Com informações do repórter Ney Silva 

Bahia: Montadora BYD anunciou novas vagas de emprego para Camaçari

 

                                            foto:reprodução



A BYD, líder mundial em tecnologias limpas e veículos elétricos, anunciou a abertura de várias novas vagas de emprego para sua nova unidade em Camaçari, na Bahia. A empresa está em processo de instalação de uma montadora no estado e já anunciou diversas seleções de emprego.

As novas oportunidades são para cargos como Analista Ambiental, Analista de Departamento Pessoal, Analista de Infraestrutura de TI, Analista de PCP, Analista de Qualidade, Assistente de Recurso Humanos, Auxiliar de Almoxarifado, Comprador, Consultor de Implementação de TI, Consultor de Sistemas Tributários, Consultor SAP, Engenheiro de Compras, Engenheiro de Equipamentos, Engenheiro de Processos, Engenheiro de Protótipo, Engenheiro de Redes, Engenheiro de Software, Supervior de QHSE, Supervisor de Relações Trabalhistas e Técnico de Segurança.

Outras seleções, abertas há algumas semanas, englobam funções como Analista de Atração e Seleção, Analista de Embalagens, Analista de Planejamento Logístico, Engenheiro Ambiental, Engenheiro de Automação Logística, Engenheiro de Hardware Powertrain, Engenheiro de Planejamento, Engenheiro de Processos, Engenheiro de Produção, Engenheiro de Projetos, Engenheiro de Qualidade, Engenheiro de Robótica, Engenheiro de Suprimentos, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Industrial, Engenheiro Mecânico, Especialista em Comércio Exterior, Especialista em Logística, Especialista em Planejamento, Especialista em Projetos, Especialista em Recursos Humanos, Gerente de Produção, Líder de Produção e Supervisor de Comércio Exterior.

Além destes anúncios, a empresa mantém cadastro em banco de talentos para para vagas gerais e vagas técnicas que eventualmente possam surgir no futuro. Também estão disponíveis vagas para unidade de produção de ônibus e módulos fotovoltaicos em Campinas, e na unidade administrava, em São Paulo.

A BYD oferece um pacote de benefícios a seus colaboradores e suas famílias, como convênio médico e odontológico coparticipativo para os colaboradores e seus dependentes, além de programas de saúde e bem-estar que incentivam práticas saudáveis no dia a dia.

A empresa disponibiliza o Cartão Golden Farma, que proporciona descontos em compras de medicamentos, itens de higiene e beleza diretamente na folha de pagamento, e o Gympass, uma plataforma que facilita o acesso a atividades físicas e cuidados com a saúde mental. Além disso, o refeitório da empresa oferece café da manhã e almoço, complementado pelo vale alimentação.

A BYD também oferta suporte à maternidade e paternidade, oferecendo licença maternidade de 6 meses, licença paternidade de 20 dias, kit maternidade para o bebê e auxílio creche para dependentes até 2 anos. Os colaboradores também terão acesso a transporte fretado e o horário flexível.

Para concorrer, os interessados devem se atentar os requisitos e atribuições de cada cargo disponível. As inscrições são realizadas por meio da página de recrutamento da empresa, hospedada na plataforma Gupy.

A seleção será composta por cadastro, triagem, entrevista com RH, entrevista com gestor e contratação.

A Agência Sertão ressalta que não recebe currículos nem intermedia contratações, limitando-se apenas à divulgação de oportunidades de emprego, estágios, concursos públicos e qualificações profissionais. Mais informações podem ser encontradas no nosso Guia de Oportunidades.

Fonte: Ag.Sertão -02/08/2024

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Apresentador Mion é advertido no Instagram por distorcer dados sobre salários de atletas


                                           foto:reprodução

O Instagram advertiu Marcos Mion por postagem enganosa sobre salários dos atletas brasileiros que estão em Paris disputando a olimpíadas. Confira no link abaixo da coluna Celebs do site UOL de hoje( 01).

Clique abaixo:

https://www.uol.com.br/splash/noticias/2024/08/01/mion-e-advertido-no-instagram-por-distorcer-dados-sobre-salarios-de-atletas.htm 

GO: Quem é o padre bolsonarista que dirigiu bêbado, armado, e que tentou subornar PMs

                                      fotos:reprodução/instagram/Rede X

O padre goiano e bolsonarista Danillo Joaquim Costa Netto, conhecido por seu apoio a Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022 e posições negacionistas durante a pandemia de Covid-19, foi detido no último domingo (28) na rodovia GO-010, em Bonfinópolis, região metropolitana de Goiânia. Ele foi preso por conduzir sob efeito de álcool e por tentativa de suborno a policiais.

Ainda nesta quinta-feira (31), foi descoberto que Danilo Neto portava arma de uso restrito com munição e estava com uma cerveja dentro do carro. Ele foi parado após dirigir em zigue-zague pela rodovia e quase atropelar dois ciclistas. Em vídeo divulgado nas redes, gravado durante a abordagem, o padre confessou ter bebido cervejas. Ele ainda tentou usar a "influência" para oferecer subornos aos policiais para o acompanharem até a casa onde mora. Relembre:

Clique no link abaixo para ver o vídeo:

https://x.com/TVAnhangueraGO/status/1818696229427232871?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1818696229427232871%7Ctwgr%5Ea5a5fb3e52aa2cc391ca8327b0ab525b2959460c%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fd-292075335045607872.ampproject.net%2F2406131415000%2Fframe.html



Quem é o padre

Danillo Joaquim Costa Netto ocupa o cargo de administrador paroquial na Paróquia São Sebastião, localizada em Bonfinópolis. Natural de Petrolina de Goiás, o padre completa 37 anos no dia 5 de agosto. Segundo o site da Diocese de Anápolis, ele teria cursado filosofia no Seminário Mater Ecclesiae em Itapecerica da Serra (SP) e teologia no Instituto Sapientiae em Anápolis (GO). 

Ele também teria atuado como vigário paroquial na Paróquia Imaculado Coração de Maria em Alexânia (GO) e desempenhado a função de administrador paroquial nas paróquias Santo Antônio em Olhos D’Água (GO) e Imaculado Coração de Maria em Nerópolis (GO). 

Histórico de chiliques

Em novembro de 2022, padre Danilo Joaquim Costa Neto ficou conhecido após abandonar uma celebração religiosa em Nerópolis e se envolver em uma briga com fiéis que apoiavam o atual presidente Lula (PT).  Durante uma abordagem policial, ele afirmou ser um "padre famoso que aparece no jornal", mas foi a sua atuação controversa naquele episódio que realmente chamou a atenção da mídia. Ele teria tirado a batina após discussão com fiéis por questões políticas e dito que “quem tivesse votado no Lula poderia ir embora”. 

Neto gerou controvérsia ao publicar uma postagem nas redes sociais sobre a polêmica em questão. Na imagem compartilhada, um print de uma conversa mostrava o padre falando coisas como, o “mal do comunismo” e que há “padres que só discursam para agradar. O líder religioso já subiu ao altar e ordenou que todos os eleitores de Lula deixassem a igreja. Segundo relatos à época de residentes de Nerópolis, Danilo sempre foi um “bolsonarista declarado”.

Fonte: Revista Fórum *Com informações de Mais Goiás 01/08/2024


Educação: Entenda as mudanças do Novo Ensino Médio


                                             imagem:reprodução


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei nº 14.945/24, que institui o novo ensino médio. O texto sancionado pelo presidente estabelece aumento da carga horária e definição dos itinerários formativos. Serão mantidas as disciplinas obrigatórias: português, inglês, artes, educação física, matemática, ciências da natureza (biologia, física, química) e ciências humanas (filosofia, geografia, história, sociologia).

De acordo com a entidade Todos Pela Educação, a consulta pública incluiu a escuta de estudantes, professores, gestores e especialistas. Junto com a colaboração oficial do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed)

Na avaliação do Todos Pela Educação, o texto aprovado com mudanças no Novo Ensino Médio significa um grande avanço para o país. Ele preserva princípios da reforma efetivada em 2017 e, mais importante, corrige erros e traz múltiplas melhorias frente ao seu desenho original, atualmente em vigor. As mudanças aprovadas trazem perspectivas promissoras para o Ensino Médio brasileiro”, disse o órgão em nota.

O que muda na prática

Na prática, há a ampliação da carga horária da Formação Geral Básica (FGB), que passa a ser de 2.400 horas, para os estudantes que optarem por itinerários de aprofundamento nas áreas do conhecimento. Já os estudantes que escolherem os itinerários de formação técnica e profissional terão a FGB mínima de 2.100 horas. Atualmente, a FGB possui carga horária máxima de 1.800 horas ao longo dos três anos de ensino médio. 


Os estudantes poderão escolher as disciplinas mais adequadas à profissão que desejam seguir. Os itinerários formativos incluem linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ou ciências humanas e sociais aplicadas.

Para o Todos Pela Educação, que participou ativamente da reformulação,  a convergência entre as disciplinas é de extrema importância para garantir um processo efetivo de implementação e sustentação ao longo prazo. Além da ampliação da carga horária ser  positiva, uma vez que o máximo de 1.800 horas reduz o  tempo dedicado a algumas disciplinas correspondentes à Base Nacional Comum Curricular durante o ensino médio. 


“ O estabelecimento de mínimos dá flexibilidade para os sistemas de ensino trabalharem a Formação Geral Básica em mais tempo quando ampliam a jornada escolar”, analisa o Todos Pela Educação. 


Nova Lei altera normas anteriores

A proposta de reforma foi sugerida em 2015, na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff, pelo Ministério da Educação. Desde então, a sociedade civil, educadores e especialistas em educação vêm debatendo as mudanças. O texto também foi submetido a consulta pública. Em 2017, durante a gestão de Michel Temer, foi promulgada a  Medida Provisória 746/16, que instituiu a reforma do ensino médio. A medida provisória passou por tramitação na Câmara e no Senado, foi analisada, alterada e aprovada.

O texto atual, por sua vez, veio do Projeto de Lei (PL) nº 5230/2023, que faz mudanças no chamado novo ensino médio, apresentado pelo governo Lula em 2023. A relatoria ficou por conta do deputado Mendonça Filho (União Brasil – PE) e da senadora Professora Dorinha (União-TO).

A lei sancionada por Lula nesta quinta-feira (1º) modifica as reformulações que haviam sido introduzidas no ensino médio pela Lei nº 13.415/17. A reforma de 2017 começou a ser implementada em 2022, e na época sofreu duras críticas de especialistas em educação, professores e estudantes. A atual norma também altera a Lei nº 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e as Leis nºs 14.818/24, 12.711/12, 11.096/05 e 14.640, de 31 de julho de 2023.  


Fonte: CONGRESSO EM FOCO -01/08/2024

Paris 2024: Rebeca Andrade se torna a maior atleta olímpica da história do Brasil

                                              imagem:GE/Youtube


                                          foto:reprodução


Após embate fenomenal contra Simone Biles na Bercy Arena, Rebeca Andrade levou a medalha de prata e um recorde histórico para casa. Em Paris, a ginasta brasileira conquistou um bronze e uma prata, na final por equipes e individual geral, e se tornou a maior atleta olímpica da história do Brasil.

Rebeca já havia igualado o recorde, da jogadora de vôlei, Fofão, e da judoca, Mayra Aguiar, na última terça-feira (30/7). O bronze inédito na final por equipes fez com que a ginasta chegasse à sua 3ª medalha olímpica, mesmo número das duas atletas.

Magnânima, a ginasta é a maior medalhista olímpica mulher da história do Brasil após o pódio desta quinta-feira (1°/8). Com a prata no individual geral, Rebeca chegou a quatro medalhas olímpicas, ultrapassando a marca de Fofão e Mayra Aguiar.

Marca inédita

Em Paris, Rebeca ainda disputa três finais por aparelho na ginástica artística feminina e tem chance de pódio em todas as categorias a serem disputadas. Caso leve a medalha em pelo menos uma das três decisões, a ginasta pode igualar o recorde geral brasileiro de maiores medalhistas olímpicos.

Se subir ao pódio em mais duas ocasiões, Rebeca se tornará a atleta brasileira mais condecorada da história das olimpíadas. Até o momento, o recorde pertence aos velejadores Robert Scheidt e Torben Grael, com cinco medalhas olímpicas para cada.

Fonte: Metrópoles 01/08/2024

Eleições 2024: Quem foi a primeira mulher a se eleger prefeita no Brasil?

 


                                       foto:reprodução/TSE


O artigo 2º do primeiro Código Eleitoral, de 1932, assegurou às mulheres o direito de votar e de serem votadas. Antes disso, porém, a Lei Estadual nº 660, de 25 de outubro de 1927, que regulava o serviço eleitoral no Rio Grande do Norte (RN), já havia concedido essas prerrogativas à população feminina do estado.  

Como resposta à permissão, 20 mulheres potiguares se alistaram como eleitoras em novembro daquele ano, um mês após a publicação da norma. Entre elas, estava a professora Celina Guimarães Vianna, primeira eleitora brasileira. 

Quando o Brasil teve a primeira prefeita? 

A conquista de um cargo eletivo por uma mulher veio no ano seguinte. Por indicação da advogada feminista Bertha Lutz, em 1928, Luíza Alzira Soriano lançou sua candidatura à Prefeitura de Lajes (RN) pelo Partido Republicano. Ela recebeu 60% dos votos válidos e, aos 32 anos, foi eleita a primeira prefeita do Brasil e da América Latina. 

Alzira Soriano tomou posse no dia 1º de janeiro de 1929 e, ao longo de quase dois anos de administração, promoveu grandes feitos na pequena cidade interiorana, localizada a aproximadamente 130 quilômetros de Natal, capital do estado.  

Gestão de Alzira Soriano 

A gestão de Alzira Soriano foi marcada pela construção de novas estradas, de mercados públicos distritais e de escolas. No período, a prefeita também cuidou da iluminação pública a motor. Por não concordar com o governo de Getúlio Vargas, perdeu o mandato com a Revolução de 1930. 

Na redemocratização, em 1945, voltou à vida pública como vereadora do município de Jardim de Angicos (RN), onde nasceu. Foi eleita outras duas vezes consecutivas e chegou a presidir a Câmara de Vereadores em mais de uma ocasião. 

Vereadoras brasileiras pioneiras 

O pleito municipal realizado em 1928 ficou conhecido pela eleição de duas outras mulheres no Rio Grande do Norte. Júlia Alves Barbosa e Joana Cacilda de Bessa foram eleitas para o cargo de intendente municipal – equivalente à atual função de vereador – das cidades de Natal e de Pau dos Ferros, respectivamente. 

TSE Mulheres 

Celebrado até os dias de hoje, o pioneirismo de Alzira Soriano inspirou outras mulheres a ingressarem na política. Essas e outras curiosidades sobre a participação feminina nas eleições brasileiras podem ser conferidas na página TSE Mulheres, disponível no Portal da Justiça Eleitoral. 

BA/LC, DB, com informações do TRE-RN 

Fonte: Site do TSE - 01/08/2024