• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 19 de outubro de 2024

Copa do Brasil: Atacante Hulk coloca Atlético na final do torneio

 

                         Jogadores comemoram a passagem para a final  foto: Atlético/FACEBOOK oficial

Com um golaço de Hulk , o Atlético empatou com o Vasco por 1 a 1, neste sábado (19/10), em São Januário, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil. O gol do time carioca foi marcado por Vegetti, na etapa inicial. Com o resultado, o Galo se classificou para a final da competição mata-mata.

No primeiro jogo, na Arena MRV, o time do técnico Diego Milito havia vencido por 2 a 1.

No primeiro tempo, o jogo começou travado, com erros técnicos e muito brigado. O Galo criou primeiro com Battaglia, mas o Vasco deu o troco e abriu o placar com Vegetti, de pênalti, aos 37′.

Na etapa final, o Galo buscou o empate desde o primeiro minuto, mas tinha muita dificuldade de entrar na área do Vasco. O gol de empate saiu no talento de Hulk, aos 36′, com um chute lindo no ângulo.

Fonte: No Ataque c/adaptações 19/10/2024

Em Salvador: Vitória vence Bragantino e devolve Corinthians para o Z4


                                      Everaldo foi autor do Gol nesta tarde /noite no Barradão -foto:EC VITÓRIA/facebook

Na tarde deste sábado, o Vitória recebeu o RB Bragantino no Barradão pela 30ª rodada da Série A. O Rubro-Negro começou a rodada dentro da zona de rebaixamento à 5 pontos do adversário, até vencer o massa-bruta por 1 a 0. O gol da partida foi marcado por Everaldo.

Na volta do intervalo o técnico do Vitória, Thiago Carpini, voltou com duas mudanças que fizeram com que o Rubro Negro criasse muito mais chances de gol: Carlos Eduardo e Everaldo. E foi deles que saiu o único gol do jogo, Carlos Eduardo acionou Everaldo que bateu de primeira.

Com o resultado, o Leão alcançou 32 pontos e chegou a 16ª colocação. Primeiro time fora da zona, a próxima rodada é mais um confronto direto, contra o Fluminense, 15° colocado, no Barradão, próximo sábado (26), às 16h30. 

Fonte:BNews - c/adaptações 19/10/2024

Eleições 2024: Esquerda leva 135 prefeituras em cidades onde Bolsonaro venceu em 2022


                                           Foto:Antônio Augusto/Ascom/TSE

Na cidade de Coronel Pilar (RS), na Serra Gaúcha, o Partido dos Trabalhadores (PT) garantiu a maioria dos votos válidos e levou a melhor sobre o Partido Liberal (PL) na disputa pela prefeitura neste ano. O placar reverte o cenário de 2022, quando Jair Bolsonaro (PL) conquistou a maioria dos votos válidos. Essa mudança de fluxo, da direita para a esquerda, se repetiu em 135 cidades brasileiras, conforme mostra levantamento do Metrópoles.

Das prefeituras conquistadas pela esquerda neste ano, 52 são do Partido Socialista Brasileiro (PSB). O Partido Democrático Trabalhista (PDT) levou outras 52, e o PT, 31. Para o levantamento, a reportagem analisou dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) relativos às Eleições Municipais de 2024 e às Eleições Gerais de 2022.

Em Coronel Pilar (RS), onde a direita teve 78% dos votos, em 2022, Ivan Agatti (PT-RS) e Lucas Antoniolli (PL-RS) travaram a disputa pela prefeitura da cidade no pleito deste ano. O candidato do Partido dos Trabalhadores superou o candidato do Partido Liberal, garantindo 63,5% dos votos válidos, e foi eleito prefeito pelos próximos quatro anos.

Veja a lista de cidades:

O levantamento do Metrópoles ainda aponta que o Rio Grande do Sul concentra 52 dessas cidades que registraram vitória da direita em 2022, mas que agora serão comandadas pela esquerda. Na sequência figura o Espírito Santo, com 16 cidades, e Minas Gerais, 14.

O professor de ciência política e administração pública da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Rodrigo Horochovski destaca que esses movimentos na política brasileira não são estranhos. Ele considera que esse tipo de mudança pode refletir fatores como a mudança na Presidência da República e uma “reacomodação política”.

“Temos um presidente da República que, embora lidere uma frente mais de centro, que foi muito mais anti-bolsonarista do que orientada ideologicamente pela esquerda, é um governo identificado com a esquerda”, indica. “É um recurso de poder importante. Contar com o Executivo Federal pode explicar, em parte, este fenômeno”.

 Horochovski considera que o resultado apresentado pelas eleições municipais demonstra, principalmente, uma reacomodação do sistema político após um crescimento dos personagens que se apresentam como “antissistema”, especialmente em 2018.

“O que nós vemos, no fundo, inclusive o fenômeno do centrão tem a ver com isso, é um retorno ao que mais ou menos era a política brasileira em sua tradição. Com a sua correlação de forças mais clássica, mais tradicional, embora, digamos assim”, destaca. “Então, há uma mudança no cenário da política nacional nos últimos dois anos, e eu diria que essa mudança é uma reacomodação. E dela, até o PT se beneficia”, exemplifica.

FONTE: METROPOLES - 19/10/2024

 

 

Bahia: O perfil do aluno de 14 anos que matou 3 colegas em Heliópolis

 

Jonathan,Adriele,Fernanda, as três vítimas do colega -  foto:reprodução


A tragédia ocorrida no fim do turno de aulas da tarde, na sexta-feira (18), na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental D Pedro I, localizada no povoado de Serra dos Correias, na pequena Heliópolis, sertão da Bahia, ganhou as manchetes dos jornais em todo o país e até no exterior. Um aluno de 14 anos sacou um revólver dentro da sala de aula, disparou na cabeça de três colegas de classe e depois na sua própria cabeça. Todos morreram.

Casos desse tipo se tornaram relativamente comuns em vários lugares do mundo nas últimas décadas, especialmente nos EUA. No Brasil, não é algo raro, mas passa longe de ser corriqueiro. Quando acontece, o choque toma a todos e autoridades e familiares passam a se questionar sobre o que teria ocorrida para que tal ato de violência fosse levado a cabo.

A primeira pergunta, quase sempre, é sobre o perfil do atirador. No caso da escola rural baiana, uma diretora e um professor da unidade, ouvidos pela reportagem Bahia, deram relatos bem diferentes a respeito do menino que protagonizou o morticínio.

“Era um menino bem sociável, um estudante participativo, gostava de criar, de teatro. Mês de junho mesmo ele criou um casamento caipira, ele que sugeriu. Tinha notas boas. Um menino bem tranquilo, até então”, diz Jinelma Maria dos Santos, diretora da escola municipal e que trabalha no local há mais de 20 anos.

A gestora educacional disse ainda que o atirador de 14 anos e as três vítimas, identificadas como Jonathan Gama dos Santos, Adriele Vitória Silva Ferreira e Fernanda Sousa Gama, todos de 15 anos, eram amigos e se davam muito bem. Ela explicou ainda como teria ocorrido a tragédia.

“Eram todos amigos... A gente nunca imaginava... Estavam fazendo atividade e de repente ele sacou a arma da bolsa e começou a atirar para cima, aí começou todo o terror... (Temos) uma escola bem pacífica, alunos sem questão de agressão física, acolhedores. Questão de bullying a gente não tinha muito índice, no início do ano teve uma questão já resolvida no sexto ano, mas nessa turma, não tinha nada”, conta Jinelma ao Correio da Bahia.

Os tiros começaram depois das 16h30, perto do horário de fim das aulas, numa sala de 9° ano que tinha 10 alunos, sendo que no momento do ocorrido apenas uma não estava presente, pois está de licença maternidade. Tudo teria ocorrido sem qualquer motivo ou circunstância envolvendo o autor e as três vítimas. Uma antes da tragédia, a diretora contou que ainda viu o aluno que provocou o crime ir à cantina comprar algo para comer. “Ele foi comprar o lanche dele. Aparentava normalidade”, relembra.

Essa impressão sobre o atirador é bastante diferente da visão que o professor de matemática José Magnoélio Silva passou ao Correio da Bahia. Ele não estava na escola no momento da tragédia porque cumpre uma licença que vai até dezembro, mas conhece todos os alunos da classe muito bem. As primeiras considerações do docente são sobre as três vítimas.

“Todos bem estudiosos, alunos exemplares, frequentavam escola, não davam trabalho a professor, tiravam nota boa. Os que foram assassinados eram destaques da sala”, começa dizendo.

Já em relação ao rapaz que efetuou os disparos, José Magnoélio não faz comentários assustadores, mas afirma que ele estava longe de ser “sociável” e de ter amizade próxima com os três jovens que matou.

“Um cara fechado, que não conversava muito, era na dele. Só falava quando a gente perguntava. Não era muito de interagir... Ele não tinha muitas amizades, não tinha chamego com ninguém. Ele tinha uma namoradinha, mas já tinha terminado. Tinha amizade com um ou dois, mas não tinha vínculo de proximidade [com os alunos que matou]. Não era inimigo, nunca falou com raiva um do outro, nunca presenciei bate-boca na sala, nem no intervalo”, conta.

Sobre como expressava emoções, o professor relembra que o autor do crime não era indisciplinado, tampouco de responder com agressividade, mas tinha dificuldade em sorrir.

“Era um aluno que não tinha problemas de disciplina, nem briga. Comportado, frequentava as aulas, fazia deveres e as aulas. Se falasse com ele respondia, se tentasse tirar sorriso dele, às vezes que um sorriso maroto, discreto”, concluiu José Magnoélio.

Com o avançar das investigações, a Polícia Civil da Bahia quer agora descobrir a origem da arma usada pelo adolescente para promover o massacre. O revólver calibre 38 foi recolhido pelos peritos da Polícia Científica e ainda não há informações oficiais sobre artefato, se seria legal, ou ainda se teria numeração para ser rastreado.

A cidade de Heliópolis fica há 330 km de Salvador, e possui uma população de um pouco mais de  12 mil habitantes.

FONTE: REVISTA FÓRUM - c/acréscimo no final do texto -  19/10/2024

Cinema: A Forja atrai 1,7 milhão de brasileiros: 'Feito sob orientação de Deus'


                                               Imagem: Divulgação

Confira a reportagem no link abaixo da coluna SPLASH DO UOL de hoje (19)

https://www.uol.com.br/splash/noticias/2024/10/19/a-forja-filme-religioso-atrai-17-milhao-de-brasileiros-ao-cinema.htm 

Porto Alegre: "Reabrimos o Aeroporto Salgado Filho antes do que muitos imaginavam", diz Paulo Pimenta

                                        foto:Lucas Leffa / Secom-PR)


247 – Após mais de cinco meses fechado devido às enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em maio, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, voltou a operar nesta sexta-feira, 18 de outubro. O evento de reabertura contou com a presença dos ministros Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social (Secom), e Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, que desembarcaram no primeiro voo a utilizar a nova pista.

Paulo Pimenta destacou a rapidez com que o aeroporto foi reativado, superando as expectativas iniciais. “Nós estamos reabrindo este aeroporto muito antes do que muitas pessoas imaginavam. O recomeço é a demonstração de que, com união, reconstrução, determinação e trabalho, não existe desafio que não possa ser superado”, afirmou o ministro durante a cerimônia.

Os esforços conjuntos entre o Governo Federal, o governo estadual e a Fraport, concessionária do terminal, foram essenciais para a recuperação da infraestrutura. Cerca de R$ 426 milhões foram destinados para as obras emergenciais, que garantiram a reabertura com 80% da capacidade operacional. O ministro Silvio Costa Filho ressaltou a importância desse momento: “O ato de hoje tem um simbolismo muito grande, que é da unidade, da construção coletiva. Mas o mais importante é o simbolismo da efetiva reconstrução do estado do Rio Grande do Sul.”

A reabertura parcial marca o início de uma retomada gradual das operações. O primeiro voo oficial está previsto para a próxima segunda-feira, 21 de outubro, com aeronaves utilizando 1.730 metros da nova pista, o que permitirá voos nacionais. Até o final do mês, o aeroporto deverá operar com capacidade plena, atendendo a 122 voos diários e transportando até 16 mil passageiros.

Com a reativação do Salgado Filho, o setor de turismo também projeta uma recuperação acelerada, especialmente com a aproximação das festividades de fim de ano, conhecidas pelas decorações natalinas no estado. “A indústria gaúcha, desde julho, voltou a crescer em índices superiores à média nacional. Nós vamos chegar ao mês de dezembro com o aeroporto funcionando, com o turismo bombando, com a economia crescendo, gerando empregos e mostrando que o Rio Grande do Sul e o Brasil estão no rumo certo”, concluiu Pimenta.

STF: Ministro Moraes suspende nomeação de parentes do governador do Maranhão

                                             foto: Carlos Brandão foi reeleito em 2022 -foto:reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (18), a suspensão das nomeações de cinco parentes do governador do Maranhão, Carlos Brandão, para o governo estadual, sob acusação de nepotismo.

 

Segundo informações da Agência Brasil, a decisão foi motivada por uma ação movida no STF pelo partido Solidariedade para derrubar as nomeações. Na denúncia, o partido alegou que 14 parentes do governador foram colocados no governo de forma ilegal.

 

Ao analisar a questão, Moraes concedeu parcialmente a liminar para afastar somente cinco parentes que estão irregulares. Em relação aos demais citados no processo, o ministro entendeu que as nomeações estão dentro da lei.

 

Após julgamento, Moraes estabeleceu o afastamento de Mariana Braide Brandão Carvalho, coordenadora da Secretaria de Saúde (sobrinha); Melissa Correia Lima de Mesquita Buzar (cunhada); Elias Moura Neto, gerente da Companhia de Gás do Maranhão (concunhado); Ítalo Augusto Reis Carvalho, subsecretário da Secretaria de Infraestrutura (marido de uma sobrinha do governador) e de Gilberto Lins Neto, diretor da Empresa Maranhense de Administração Portuária (marido de uma sobrinha).

 

"A prática do nepotismo é injustificável em nossa realidade atual, é imoral, fere a ética institucional que deve reger os poderes do Estado, pois fere o senso de razoabilidade da comunidade a utilização de cargos públicos para o favorecimento familiar e garantia de empregabilidade doméstica", afirmou o ministro.

 

O governo do Maranhão ainda não se manifestou sobre o caso.


fonte:BN - 18/10/2024

PF vai indiciar Bolsonaro, Heleno, Braga Netto e ex-chefe da Marinha no inquérito do golpe


                                             foto:reprodução/arte do Metróples

Novembro vai ter um gosto amargo para Jair Bolsonaro e alguns de seus ex-ministros: a Polícia Federal vai indiciar, em meados do mês, o ex-presidente; os ex-ministros e generais Augusto Heleno e Walter Braga Netto; o ex-comandante da Marinha e almirante Almir Garnier Santos; o ex-ministro Anderson Torres; e o ex-ministro Paulo Sérgio Nogueira, entre outros. Os seis serão indiciados no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado, após a derrota para Lula, em 2022.

A Polícia Federal tem elementos que mostram a participação dos cinco na trama golpista colocada em prática ao longo de 2022, e, em especial, após o resultado do segundo turno da eleição daquele ano.

Mensagens encontradas recentemente pela PF ligam Bolsonaro à minuta golpista que implementava instrumentos jurídicos que permitiram contestar o resultado das eleições, à margem da Constituição. No texto, encontrado posteriormente com o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid, constava o decreto de Estado de Sítio e de uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem.

A situação de Bolsonaro também foi agravada pela confirmação dos ex-comandantes do Exército, general Marco Antonio Freire Gomes, e da Força Aérea Brasileira (FAB), tenente-brigadeiro do ar Carlos Baptista Júnior, de que Bolsonaro os pressionou a aderir a um golpe de Estado para se manter no poder.

O ex-comandante da Marinha Almir Garnier foi o único dos três chefes militares a, segundo a investigação da PF, colocar suas tropas à disposição para uma intentona golpista. O ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, é listado como pertencente ao núcleo de oficiais de alta patente que teriam se valido do cargo “para influenciar e incitar o apoio aos demais núcleos de atuação, por meio do endosso de ações e medidas a serem adotadas, para a consumação do golpe de Estado”.

Já Anderson Torres, fora a omissão no 8 de Janeiro — quando ele, mesmo sendo secretário de Segurança e sabendo do risco de invasão das sedes dos Três Poderes, decidiu tirar férias e deixar Brasília —, será indiciado por ter servido, nas palavras dos ex-comandantes militares, como “tradutor jurídico” da minuta golpista.

Augusto Heleno e Braga Netto

Contra o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional Augusto Heleno, uma das principais provas encontradas pela Polícia Federal foram anotações de teor golpista em uma agenda apreendida em sua casa. O compilado reunia medidas que poderiam ser adotadas pelo governo Bolsonaro, por exemplo, para frear a Polícia Federal e o Supremo, prevendo até a prisão de delegados que se dispusessem a cumprir ordens judiciais consideradas ilegais pelo governo.

A Polícia Federal encontrou provas documentais e colheu depoimentos confirmando que o ex-ministro da Defesa e candidato derrotado à Vice-Presidência, Walter Braga Netto, tentou pressionar o ex-comandante do Exército Freire Gomes a aderir ao golpe de Estado. Numa das mensagens, ele chama o general de “cagão” por não ser golpista.

A PF também encontrou no celular de Braga Netto mensagens trocadas em dezembro de 2022 entre ele e Ailton Gonçalves Moraes Barros, amigo de Bolsonaro, com orientações para que o ex-comandante da Aeronáutica Baptista Júnior fosse atacado, pela mesma razão.

Diante da resistência de Baptista Júnior em aderir aos planos golpistas, Braga Netto o classificou como “traidor da pátria”, enquanto fazia elogios a Garnier, comandante da Marinha, em concordância com o golpismo bolsonarista.

Todos os seis negam que tenham participado de qualquer plano ilegal ou golpista.

Fonte: Guilherme Amado/Metrópoles - 19/10/2024

Irecê: IFBA oferta 3 vagas para professor substituto, confira as áreas



                                        foto:reprodução


 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Irecê, torna público edital de Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto nas áreas de Filosofia e Informática.

O processo seletivo visa ao preenchimento das vagas definidas neste edital (01 (uma) vaga para o cargo de professor/a de Filosofia, 40h, e 02 (duas) vagas para professor/a de Informática, 40h), e daquelas que porventura surjam durante a validade do certame.
O período de realização das inscrições será de 22 a 30/10/2024, e deverão ser feitas exclusivamente pela internet, através do formulário constante na página oficial do certame.
A remuneração mensal será constituída do Vencimento Básico, no valor de R$ 3.412,63, mais Auxílio-Alimentação de R$ 1.000,00.
O processo seletivo será realizado em duas etapas constituídas de:
a) Primeira etapa: Prova de Títulos (eliminatória e classificatória); e

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Ex-presidente da OAB-BA faz discurso efusivo e diz que eleição da Ordem não “sofrerá interferências”: Vídeo


                                            foto:reprodução

Em meio reta final do período eleitoral, um discurso efusivo do ex-presidente da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA), Fabrício Castro, foi divulgado nas redes sociais.

 O discurso foi realizado em um evento da atual presidente da seccional, Daniela Borges. Na ocasião, Castro se posicionou contra as interferências políticas na instituição. 

 

 

“Senador, aqui não apita não! Capitão, aqui não apita não. Senador, aqui não apita não, porque aqui, quem manda é a advocacia! Aqui a gente é independente e a gente tem coragem pra enfrentar o poderoso que vier, porque aqui tem homens e mulheres que tem coragem, que tem fibra e que vão ganhar no voto, como ganhamos há três anos atrás”, bradou o jurista.  

 

“Porque nós sabemos, como Hermes disse, o que é servir a advocacia. Nós vamos fazer uma campanha limpa, olhando no olho. Nós somos a chapa da advocacia! Advocacia unida e forte!”, defendeu o ex-presidente da Ordem na Bahia. 

 

Fabrício Castro liderou a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros na Bahia como vice-presidente no triênio 2013-2015 e presidente da seccional no triênio 2019-2021. Atualmente, ele atua como Conselheiro Federal da OAB. 


Fonte: BN - 18/10/2024

Bahia: Quem são os adolescentes vítimas da tragédia em Heliópolis

Imagem colorida de três alunos mortos por estudante em escola - Metrópoles
Jonathan,Adriele,Fernanda
    foto:reprodução



O quatro jovens vítimas do massacre no Colégio Municipal Dom Pedro I, em Heliópolis, na Bahia, nesta sexta-feira (18), foram identificados.  Os estudantes são Jonathan Gama dos Santos (15 anos), Adriele Vitória Silva Ferreira (15 anos), Fernanda Sousa Gama (15 anos), e o autor do episódio, Samuel Santana Andrade (14 anos). 

De acordo a Secretaria de Segurança Pública, informações iniciais de testemunhas indicam que um dos alunos disparou com um revólver calibre 38 contra três colegas. Na sequência, ele atirou contra o próprio corpo, vindo também a óbito.

                                        


As Polícias Militar, Civil e Técnica estão no Colégio, tomando todas as medidas relacionadas à preservação do local, coleta de indícios, perícia e remoção das vítimas fatais.

Por causa do episódio, o governador Jerônimo Rodrigues decretou, em edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE), luto oficial de três dias na Bahia.

                                         foto:reprodução/facebook oficial


foto:Portal Férias/reprodução


                              
A cidade de Heliópolis fica há 330 km de Salvador, e possui uma população de um pouco mais de  12 mil habitantes.

TSE: Vereador Fernando Torres é cassado por fraude de partido à cota de gênero em eleição de 2020

 

                                             foto: reprodução/Câmera de Vereadores

Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a cassação do vereador feirense Fernando Torres (PSD). A decisão foi tomada pela ministra Isabel Gallotti, relatora do caso. 

Conforme a magistrada, o PSD cometeu irregularidade em relação à cota de gênero, que determina o mínimo de 30% para candidaturas do gênero em minoria. A decisão foi tomada a partir de um recurso especial interposto contra uma decisão anterior do Tribunal Regional Eleitoral (TER-BA) que havia mantido a candidatura do vereador.

 

Com a decisão do TSE, foi decretada a nulidade dos votos do PSD recebidos na eleição de 2020 para a câmara Municipal de Feira de Santana e a consequente cassação do mandato de Fernando Torres, que já foi presidente da Casa. 


Em 2020, Torres foi eleito com 3.179 votos , ocupando uma das 21 vagas da Câmera. Em 2024, o vereador não se candidatou a reeleição.



Fonte:BN C/ADAPTAÇÕES

Bahia: Comandante-geral fala sobre a prisão de PM influencer: "Orientamos desavisados e punimos incorrigíveis"


                                                 Coronel Paulo Coutinho -  foto: Hugo Leite/BN

Diante do aumento no número de Processos Administrativos Disciplinares (PAD) no âmbito da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), o comandante-geral da corporação, coronel Paulo Coutinho, foi questionado diretamente sobre a prisão do “Soldado Corrêa”, militar influencer com mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais.

 

Em entrevista nesta semana, o militar chegou a alegar que a motivação seria uma declaração dada durante um podcast. Ele teria afirmado que “se mexer com a minha família, que se f*da a lei”.

 

O PM agora vai ficar 30 dias detido no Batalhão de Choque, localizado em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.

 

 

“Uma apuração normal, ele teve direito de defesa e houve uma decisão do comando da corporação, com base nos elementos que estavam no processo administrativo disciplinar. Eu acho que não cabe nada de falar, nem justificar ou disciplinar onde legislação prevê algumas normas que foram desobedecidas”, disse Paulo Coutinho na manhã desta sexta-feira (18).

 

“Nós não queremos simplesmente punir. Muito pelo contrário, a minha determinação desde o início foi orientada, no sentido que fiquem como incompatíveis os exercícios da função pública com determinados comportamentos da rede. E é isso que nós estamos fazendo. Na verdade, primeiro, conscientizando que os que não atenderem a orientação, acho que temos que adotar a medida disciplinar”, acrescentou.

 

O comandante-geral também comentou sobre as ações recentes organizadas pelo Ministério Público que tem militares como alvos.

 

“Não é determinação nossa. Agora também esqueceram de dizer que eu sou o que mais elogiei na história da Polícia Militar. Então eu gostaria de deixar bem claro que nós orientamos os desavisados e punimos os incorrigíveis. E, às vezes, ou na maioria das vezes, essas operações não passam nem pela gestão da Polícia Militar. São órgãos externos que estão feitos no Ministério Público, e que, infelizmente, encontram agentes de Estado, em desvio de conduta”, finalizou.


Fonte: BN -18/10/2024

Porto Seguro: PM prende mulher grávida por simulação no distrito de Caraíva; suspeita é mulher de foragido

 

                                         Foto: Reprodução / Leitor BN WhatsApp


Uma mulher foi presa após simular ser refém em uma ação na tarde desta quinta-feira (17) em Caraíva, distrito de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. 


Segundo o Radar News, parceiro do Bahia Notícias, a mulher – identificada como Gabriele Quintino Ferreira, de 24 anos – é companheira de Jackson Borges da Silva, de 23 anos, conhecido como Mosquitão e apontado como líder da facção criminosa Anjos da Morte.

 

Mosquitão / Foto: Reprodução / Radar News

 

Mosquitão que estava foragido após fugir do presídio de Eunápolis foi detido em Caraíva por policiais militares. Comparsas dele tentaram resgatá-lo, o que incluiu a simulação de que Gabriele, grávida de sete meses, era refém do grupo. Durante a ação, os policiais receberam reforços e conseguiram capturar os suspeitos.

 

Além de Gabriele, foram presos Hérica de Jesus Lacerda, de 23 anos; e o companheiro dela, um adolescente de 17 anos, por tráfico e associação para o tráfico. O grupo foi levado para a delegacia de Eunápolis nesta sexta-feira (18).

 

Mosquitão é apontado como um dos suspeitos na morte de um policial militar em um assalto a uma agência dos Correios de São José da Vitória, no Sul baiano. O crime ocorreu em maio de 2015. O acusado fugiu do presídio de Eunápolis, em 2022, com outros seis detentos. 



Fonte: BN - 18/10/2024