• Praça do Feijão, Irecê - BA

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Política: Depois dos EUA, políticos pressionam para que Itália não receba Bolsonaro

Bolsonaro ao lado de Matteo Salvini - Gabinete de Matteo Salvini/Via AFP
Bolsonaro ao lado de Matteo Salvini - Imagem: Gabinete de Matteo Salvini/Via AFP

CONFIRA A NOTÍCIA COMPLETA NO LINK ABAIXO DA COLUNA DE JAMIL CHADE NO SITE UOL DE HOJE(10):

https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/01/10/depois-dos-eua-politicos-pressionam-para-que-italia-nao-receba-bolsonaro.htm 

RJ: Maior ídolo do Vasco, Roberto Dinamite é sepultado em Caxias

                                            foto:reprodução

O corpo do ex-atacante Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Vasco da Gama, foi sepultado na tarde desta teça-feira (10) no cemitério Nossa Senhora de Belém, em Duque de Caxias, cidade onde o craque nasceu na  Baixada Fluminense. O caixão chegou ao local, em cima de um caminhão do Corpo de Bombeiro, após cortejo do Estádio de São Januário até o cemitério em Caxias - também conhecido como Cemitério do Corte Oito - onde estão enterrados os pais de Dinamite.

Cerca de mil fãs aguardaram em frente ao cemitério a chegada do corpo do craque cruzmaltino, incluindo torcedores com camisas de outros clubes. O ex-jogador Edmundo acompanhou todo o cortejo. Após as últimas homenagens ao craque, o corpo de Dinamite foi sepultado em cerimônia restrita a familiares e amigos.  

Muito emocionados, os familiares não falaram com a imprensa. Vizinho de Dinamite quando o craque morava em Caxias, o músico Delly Gama Valentim Filho, de 76 anos, se despediu do amigo.

“Eu sou amicíssimo da família, da falecida mãe dele, do pai, dos irmãos, das filhas, então era um amigo que eu tinha. Eu toco saxofone nas horas vagas. Quando ele ia treinar, que não era esse Dinamite explosivo, eu ia junto com ele na Brasília. Um grande craque, eu sou vascaíno. O céu está em festa porque está ganhando um grande artilheiro”, disse após o sepultamento.

O corpo de Dinamite foi velado durante todo o dia de ontem (9), em cerimônia aberta ao público, em São Januário. Na manhã deste terça (10), familiares e amigos próximos participaram de uma missa. Nos momentos finais, Carlos Roberto Osório, primeiro vice-presidente do Vasco, leu uma carta do clube para o craque Roberto Dinamite.

“Em meio a tanto ídolos de São Januário, você foi o maior. Não foi mais um, não foi apenas um dos maiores. Foi e é o maior de todos. Entre nós não há segredos: Vasco e Roberto Dinamite são sinônimos e sempre serão. Essa é minha promessa, meu amigo. Nunca deixarei que os vascaínos e o mundo esqueçam dos seus feitos”, afirmou Osório no início da leitura.

O ex-jogador Roberto Dinamite, de 68 anos, morreu no último domingo (8), após mais de um ano em tratamento contra um câncer de intestino. 

Fonte: Ag. Brasil - 10/01/2023* Colaboração de Igor Santos, repórter da TV Brasil, e Pedro Dabés (estagiário), sob supervisão de Verônica Dalcanal

Ataque a democracia: Veja íntegra da decisão de Moraes que decreta prisão de Anderson Torres


                                            Foto:Adriano Machado/Reuters

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) embasou os mandados de prisão contra o ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres e o ex-comandante da Polícia Militar do DF (PMDF) em “omissão dolosa”

Moraes afirmou que “absolutamente todos serão responsabilizados civil, política e criminalmente pelos atos atentatórios à Democracia, ao Estado de Direito e às Instituições, inclusive pela dolosa conivência – por ação ou omissão – motivada pela ideologia, dinheiro, fraqueza, covardia, ignorância, má-fé ou mau-caratismo”, disse.

Para ele, estão presentes os requisitos legais necessários para decretação da prisão preventiva e busca e apreensão, por pedido da Polícia Federal, frente a “necessidade para aplicação da lei penal, para a investigação ou a instrução criminal e, nos casos expressamente previstos, para evitar a prática de infrações penais – e sua “adequação” – adequação da medida à gravidade do crime, circunstâncias do fato e condições pessoais do indiciado ou do acusado”.

Leia decisão na íntegra:

Alexandre de Moraes decreta prisões após atos de vandalismo by Metropoles on Scribd

Nos EUA

À coluna de Igor Gadelha, no MetrópolesAnderson Torres afirmou que ainda está nos Estados Unidos, mas voltará após o mandato.

Torres viajou de férias com a família para Orlando na sexta-feira (6/1), dois dias antes das invasões golpistas aos prédios do Congresso Nacional, do STF e do Palácio do Planalto.

Trata-se da mesma cidade americana para onde o ex-presidente Jair Bolsonaro viajou para um período sabático, em 30 de novembro, dois dias antes da posse do presidente Lula.

Segundo a coluna, com o mandato de prisão, Torres está consultando advogados, mas já avisou a auxiliares que sua intenção é voltar ao Brasil em breve e se entregar à Polícia Federal.

FONTE: METRÓPOLES - 10/01/2023

Ataque a democracia: Ex-primeira-dama que invadiu Congresso já foi investigada por corrupção

 

                                                foto:reprodução

Uma entre milhares de bolsonaristas que participaram de ato terrorista em Brasília, Pâmela Bório, ex-primeira-dama da Paraíba, já foi investigada por corrupção quando era casada com Ricardo Coutinho, ex-governador do estado. Justamente o crime que ela criticou durante a invasão do Congresso.

"O país está afundado na corrupção", denunciou ela. No entanto, na gestão do marido, o uso do cartão corporativo foi alvo de inquérito do Tribunal de Contas da Paraíba, segundo o jornal Extra.

Contas de um enxoval e acessórios para um quarto de bebê foram pagos com dinheiro dos contribuintes. Bem como idas ao restaurante para degustar postas de bacalhau, lagostas, cordeiros sem osso e bebidas alcoólicas. Além disso, a quantidade de farinha láctea comprada no espaço de um mês surpreendeu os auditores: 460 latas.

Baiana, Pâmela no passado participou de diversos concursos de beleza na juventude. Em 2005, ela infringiu a regra em um destes ao desfilar com um salto acima do permitido. Diante das suspeitas, se trancou no quarto do hotel para evitar que medissem sua altura, 1,64m, e descobrissem a fraude. Ela negou a “fuga”. E justificou dizendo que fora fazer hidratação nos cabelos.

Em 2017, ela teria sido vítima de um hacker e teve nudes vazados. A jornalista acusou o ex-marido (eles separaram em 2015) pelo vazamento e postou uma série de textos o difamando. O caso foi parar na Justiça e Pâmela perdeu a ação, sendo obrigada a apagar tudo.

Os dois enfrentam uma nova batalha judicial, com ambos disputando a guarda do filho de 12 anos do casal. O adolescente, inclusive, foi levado por ela para a invasão.

Fonte: 

Ataque a democracia: Presidente interina do CFM celebrou ato golpista

                                    foto:reprodução

Rosilayne  Rocha exaltou a suposta omissão de policiais do DF diante de invasores do STF. Confira a reportagem da coluna Painel da Folha de São Paulo de hoje(10) no link abaixo:

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2023/01/presidente-interina-do-cfm-celebrou-ato-golpista.shtml



Ataque a democracia: PF faz operação na casa de Anderson Torres, ex-ministro de Bolsonaro


Agentes da Polícia Federal entram na casa do ex-ministro Anderson Torres, em BrasíliaArquivo Pessoal

Agentes da Polícia Federal (PF) estão na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, localizada no condomínio Ville de Montagne, no bairro Jardim Botânico, em Brasília.

Ex-ministro de Bolsonaro, Torres era o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal no dia em que ocorreram os ataques terroristas contra os prédios dos Três Poderes. Ele foi exonerado pelo governador afastado do DF, Ibaneis Rocha, após os atentados.

A assessoria de imprensa da PF não soube informar à coluna se há um mandado de prisão ou de busca e apreensão contra Torres.

Não se sabe se o ex-ministro está ou não em casa. Ele havia viajado para Orlando, nos Estados Unidos, de férias com a família.

A propriedade de Torres fica no mesmo condomínio onde Bolsonaro procurou casa para alugar.

Fonte:Metropoles - 10/01/2023

Moraes diz que golpistas serão punidos e que prisão não é 'colônia de férias: 'Agora reclamam'


Confira o que diz o ministro do STF e presidente do TSE Alexandre de Moraes sobre  fez hoje(10) discurso firme, com menção a punição aos golpistas que invadiram os prédios dos Três Poderes no domingo(8). Confira um trecho do discurso na posse do novo diretor da PF feito nesta manhã.

Ataque a democracia: Para especialista, possibilidade de deportação de Bolsonaro nos EUA é real


                                                         Leonardo Leão - Especialista em Direito Internacional

Desde o último dia 30/12, o ainda presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o Brasil rumo ao estado da Flórida, nos Estados Unidos, e de lá, viu no último dia 09/01, o pior atentado à democracia brasileira, desde a redemocratização do país em 1985. A repercussão negativa dos ataques terroristas no Brasil, similar aos ataques ao Capitólio nos Estados Unidos, acabaram deixando o ex-presidente brasileiro em uma “saia justa” com o governo norte-americano, isso que (embora não exista nenhuma acusação formal), a opinião pública internacional tem responsabilizado o ex-presidente pelos ataques.

Pelo menos cinco congressistas do partido Democrata dos Estados Unidos já pediram publicamente a expulsão de Bolsonaro do país, inclusive, a deputada Alexandria Ocasio-Cortez, da Flórida, que em seu Twitter declarou que "Quase 2 anos depois do dia em que o Capitólio dos EUA foi atacado por fascistas, vemos movimentos fascistas no exterior tentando fazer o mesmo no Brasil", em referência a invasão do Congresso americano em 6 de janeiro de 2021, por apoiadores do ex-presidente americano Donald Trump."Os EUA devem parar de conceder refúgio a Bolsonaro na Flórida", acrescentou ela.

Embora ainda não exista legalmente nenhum elemento jurídico para uma deportação ou pedido de extradição, de acordo com Leonardo Leão, advogado, especialista em Direito Internacional e consultor de imigração, depois dos ataques extremistas em Brasília, quase em uma cópia do que houve no Capitólio, a situação de Bolsonaro, um declarado apoiador do também ex-presidente Donald Trump, não é das mais confortáveis.

"Cinco deputados democratas já falaram em extradição ou mesmo de uma expulsão do país. Existem chances de Bolsonaro ter que deixar os EUA sim, uma vez que o ex-presidente tenha seu visto de permanência nos Estados Unidos revogado, obrigando-o a retornar ao Brasil para não ficar na ilegalidade. O que também pode acontecer é uma expulsão dos EUA, caso o governo norte-americano considere que a sua permanência seja inconveniente. Como Bolsonaro entrou no país com visto diplomático, o que não existe mais, ele pode ter o visto revogado e ser obrigado a deixar os EUA.", comentou Leão.

Leão também enfatizou que, em caso de extradição, o processo pode se tornar ainda mais complexo. Para analisar a viabilidade de um processo de extradição é preciso olhar se ambos os países reconhecem o suposto crime (atentado terrorista em Brasília) de maneira semelhante. “Seria preciso que os EUA reconhecessem e que fosse comprovado um vínculo do ex-presidente com os terroristas que o apoiam e depredaram as sedes dos Poderes em Brasília. É importante lembrar que no episódio norte-americano a Justiça americana condenou esses invasores."

Para o especialista em Direito Internacional, o fato do ex-presidente ter entrado nos EUA com um visto diplomático, o qual, segundo o próprio o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, poderia não estar mais vigente, já que que deixa de valer quando a pessoa perde o cargo, o que aconteceu com Bolsonaro desde o primeiro dia deste ano, poderia facilitar a sua saída do país. 

"Quando alguém entra nos Estados Unidos com um visto 'A', essencialmente um visto diplomático para diplomatas estrangeiros e chefes de Estado, se um portador de um visto não está mais envolvido em assuntos oficiais, cabe ao portador do visto deixar o país ou pedir uma mudança de tipo de visto, que é a autorização migratória, em um período de 30 dias."

A Embaixada americana em Brasília disse que não poderia esclarecer a situação de Bolsonaro porque o visto de qualquer pessoa é considerado uma informação privada e sigilosa. Segundo o especialista em Direito Internacional, a revogação do documento e a subsequente expulsão de seu portador são possibilidades reais. .

"Biden nunca foi próximo de Bolsonaro, um aliado próximo de seu antecessor, Donald Trump, e os pedidos de correligionários, se ganharem força, podem fazer com que o atual governo dos Estados Unidos convide o ex-presidente a deixar o país.", finalizou. 

MP de Contas pede bloqueio de bens de Bolsonaro, Ibaneis e Anderson Torres por atos criminosos no DF


Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Pedido foi assinado pelo sub-procurador geral do MPTCU, Lucas Rocha Furtado, feito ao ministro do TCU, Bruno Dantas Governador do DF (afastado), Ibaneis Rocha (MDB), ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL) - Reprodução


O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas de União (MPTCU) pediu para a corte o bloqueio de bens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do governador afastado do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha (MDB), e do ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres.

O pedido – assinado pelo sub-procurador geral do MPTCU, Lucas Rocha Furtado – feito ao ministro do TCU, Bruno Dantas, é justificado pelos atos criminosos do último domingo (8) em Brasília, no qual as sedes dos Três Poderes foram atacadas por bolsonaristas.

“Em razão de processo de Tomada de Contas e do vandalismo ocorrido no Distrito Federal no dia 8 de janeiro de 2023, que provocou inúmeros prejuízos ao erário federal, solicito seja decretada a indisponibilidade de bens”, escreve o pedido.

Além do trio, o sub-procurador também solicita o bloqueio de bens “de outros responsáveis, sobretudo de financiadores de mencionados atos ilegais”.

“Aproveito a oportunidade para me colocar à disposição dessa Corte para novos pedidos de indisponibilidade”, conclui o pedido.

CNN tenta contato com a defesa de Bolsonaro, Ibaneis e Torres para comentar o pedido.

Fonte:Site CNN em 10/01/2023 13h:54

Atriz Cindy Mendes, da série 'Antônia', morre aos 38 anos

                                                foto:reprodução

A atriz Cindy Mendes, uma das personagens da série e do filme "Antônia" (2006), morreu aos 38 anos, neste domingo (8), em São Paulo. Nas redes sociais, amigas e colegas de elenco da cantora lamentaram a morte da artista. 

Em uma publicação no Instagram, a atriz Leilah publicou uma série de fotos para lamentar a morte da amiga. "Hoje a Cindy descansou e o coração está apertado em dar esta notícia! Obrigada por ter feito parte de um projeto tão importante que representou meninas do Brasil todo. Sua rima, sua voz, sua interpretação está eternizada no cinema e em nosso coração", escreveu.

 

Ela continuou e desabafou que sobre a falta de reconhecimento do trabalho de Cindy. "Esteja certa que cumpriu seu tempo na terra e fez muita gente feliz! Sim, você brilhou muito como uma diva! Diva incompreendida e 'pouco reconhecida' como você mesma dizia. Talvez um dia todos ouçam sua arte e conheçam seu valor! Todo meu amor e força a família. Meus sentimentos a todos os fãs e amigos! Seguimos aqui com amor e saudades!", disse Leilah.

"Cindy, eu não tenho palavras para me despedir. Eu só preciso dizer obrigada, irmã. Fizemos sim história viu e você foi parte disso. Obrigada pelo seu talento. Você é de muita luz sim! Agora vai brilhar no céu. Minha linda irmã. Você é e será sempre uma Antonia! Te amo", afirmou Quelynah, que também fez parte da série. 

 

Já Negra Li escreveu nos stories do Instagram "luto". Nos comentários da publicação de Leilah, artistas como Emicida, Pathy de Jesus e Drik Barbosa também lamentaram a morte da atriz.

Fonte: BN - 10/01/2023

Ataque a democracia: Ministro do STF vê responsabilidade de Bolsonaro nos atos em Brasília


                         fotos:reprodução
                       
 O palácio do planalto após a invasão

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou que o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), possui responsabilidade nos atos de invasão e depredação feitas por manifestantes extremistas em Brasília no último domingo (08). Segundo o ministro, o fato de Bolsonaro não ter desestimulado os manifestantes acarretaram nas cenas de depredação dos edifícios-sede dos Três Poderes. 

Mendes acrescentou que as autoridades vão investigar a fundo as eventuais responsabilidades jurídicas dos envolvidos nos atos. "As autoridades da investigação vão se debruçar sobre isso e vão tirar as suas conclusões. Certamente haverá mensagens, certamente quebras de sigilo, tem uma série de comunicações e acho que as investigações vão prosseguir em busca de responsáveis".

Ao ser questionado sobre a parcela de culpa de Bolsonaro nos atos, o ministro disse que sente "que quem tem responsabilidade política, quem tem liderança, deve atuar para não estimular a violência". 

O ex-presidente está fora do país, em Miami, desde o dia 30 de dezembro, um dia antes de terminar o mandado. Um dia depois da partida, Bolsonaro fez uma publicação no Twitter em que dizia que as manifestações e depredações "fogem à regra", além de refutar as acusações de insuflar as manifestações, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria feito.

Na publicação, Bolsonaro reforçou que manifestações fazem parte do jogo democrático, mas acrescentou que "depredações e invasões de prédios públicos, assim como os praticados pela esquerda em 2013 e 2017, fogem à regra".

O ministro lembrou que os atos de agressividade são geralmente voltados ao Supremo e ao Congresso Nacional, sendo inflados pelo ex-presidente em manifestações como as ocorridas no 7 de setembro. "Obviamente eram atitudes de incentivo à agressividade contra os Poderes, especialmente o Poder Judiciário".

Gilmar Mendes ainda defendeu a decisão de Alexandre de Moraes em afastar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, por 90 dias, além da desmobilização dos acampamentos de bolsonaristas radicais no Setor Militar Urbano. "Muitas medidas são necessárias como essa que hoje está sendo cumprida de esvaziamento dos acampamentos", disse o ministro.

Gilmar Mendes ainda avaliou as ações tomadas até o momento, dizendo que "muitas das medidas já poderiam ter sido tomadas e teria evitado responsabilidade maiores", acrescentando que caso elas tivessem sido tomadas, a imagem do país poderia não estar tão ruim como no momento.

Segundo o magistrado, o STF terá que trabalhar duro para reverter os prejuízos causados e voltar a normalidade após a depredação. As atividades voltam apenas em fevereiro, e deverá se iniciar com uma análise acerca dos danos.

Fonte:Portal IG- 10/01/2023

Bahia: Ciganos na mira de sequestradores: pelo menos 6 casos

 

                                              foto:divulgação

                                           

"Cada passo que você dá, eu sei. Foi seu filho. O próximo é você”. O bilhete trata-se de uma ameaça a um pai, realizada em maio do ano passado, depois de ele pagar o resgate de R$ 150 mil. No último mês de dezembro,  foi registrado o caso mais recente: uma família entregou R$ 250 mil para que a vida de rapaz fosse poupada. Estes casos aconteceram dentro da comunidade cigana na Bahia, que vem sendo atingida pelo flagelo dos sequestros. Pelo menos, seis casos e quatro tentativas foram comunicados até agora ao Instituto Ciganos do Brasil (ICB).

 

Além dos sequestros, há relatos também de extorsões. As razões apontadas para esta “preferência” dos bandidos estão essencialmente ligadas ao fato de a comunidade ser bem-sucedida, pois muitos são comerciantes, que atuam no ramo de compra e venda de veículos, segudo o ICB. Mas a outra razão é que os ciganos não acionam a polícia e pagam os resgates, alimentando o interesse dos criminosos.

 

 

“Virou comércio na Bahia. Sabem que o povo cigano costuma não denunciar. Há situações que nem chegam para nós, e que só ficamos sabendo meses depois através de relatos de terceiros. Ou seja, podem haver muito mais casos. E esses criminosos agem sem medo, porque perceberam a facilidade de sequestrar. A qualquer momento uma tragédia poderá acontecer”, declarou o presidente do ICB, Rogério Ribeiro. Em 2021 foram 21 ocorrências, entre sequestros e extorsões que o ICB tomou conhecimento.

 

Recente

Estima-se que aqui no Brasil vivam pouco mais de 3 mil pessoas integrantes de povos ciganos distribuídos em pelo menos três etnias: calon, roma e sinti.  Os primeiros ciganos acolhidos aqui, enviados de Portugal como degredados, chegaram a partir de 1574. Vieram para trabalhar como ferreiros e ferramenteiros. Só chegaram como autônomos a partir do século XIX, acompanhando o cortejo de D. João VI. Segundo o ICB, a população cigana na Bahia é de 80 mil pessoas.

 

O caso mais recente da ação de sequestradores na Bahia aconteceu no início do último mês dezembro, no município de São Félix. “Um cigano estava em um terminal bancário, quando foi surpreendido por três homens armados, que monitoravam seus passos”, contou Rogério. A vítima passou 48 horas em um cativeiro e libertada após a família pagar o resgate de R$ 250 mil.

 

Segundo o ICB, o principal motivo pelo qual os ciganos não denunciam é o fato de que eles sabem quem está por trás dos sequestros. “OS relatos que as vítimas nos trazem é a participação de policias e ex-policiais. Elas temem represálias. E há também o envolvimento de outros ciganos que passam informações privilegiadas aos sequestradores. Precisamos de uma resposta urgente referente a esses casos, pois os ciganos estão apavorados”, declarou Rogério.

 

Bilhete

Mas a participação de ciganos nos sequestros vai além de passar detalhes das vítimas a outros bandidos. O caso de Miguel Calmon, ocorrido em maio do ano passado, foi planejado e executado por três ciganos – uma mulher e dois homens –, todos de uma mesma família e vizinhos dos pais da vítima, um menino de 10 anos. “A cigana era a chefe. Ela arquitetou tudo com a ajuda do marido outra pessoa da família dela. Ela tinha uma vida muito boa, mas o pai morreu e ela torrou todo o dinheiro com droga. Só que ainda ficou devendo e por isso planejou o crime”, contou um parente do garoto sequestrado.

 

 

Cigano que teve filho sequestrado recebe novas ameaças de criminosos (Foto: Divulgação)

Segundo ele, o menino estava com outras crianças, quando a cigana usou uma distração para facilitar a ação dos comparsas. “Ela deu uns baralhos para eles, que não perceberam a aproximação de dois homens mascarados, que pegaram o menino e levaram em um carro”, relatou. Os sequestradores exigiram R$ 1 milhão, mas a negociação ficou em R$ 150. “Colocamos o valor do resgate numa sacola e mandamos no mesmo dia entregar em Salvador. A condição era que o menino solto em seguida”, disse a fonte, que não soube dizer o destino quantia.

 

No entanto, como o garoto não foi solto, a família acionou a Polícia Civil. Através da investigação, os agentes descobriram que o carro usado pelos criminosos havia quebrado ainda em Miguel Calmon.  Durante buscar, foi descoberto o cativeiro foi improvisado numa de um condomínio de casas populares, onde dois, dos três sequestradores foram presos, entre eles a líder, e o menino foi entregue à família. A polícia descobriu que o trio pretendia raptar outros filhos de ciganos. 

 

Mas apensar disso, os parentes do garoto andam amedrontados. Meses depois a cigana foi solta por uma decisão judicial e coincidência ou não, um bilhete com ameaça ao pai do menino foi deixado fixado do para-brisa do carro: “Cada passo que você dá, eu sei. Foi seu filho. O próximo é você”. “Estamos apavorados porque não sabemos o que ela é capaz de fazer, pois está solta”, disse a fonte.

 

Polícia Civil

A partir da prisão do trio de ciganos, a polícia chegou outros comparsas. “Conseguimos prender 12 pessoas. Quando há investigação, a gente consegue chegar à autoria e a prisão, mas sem a notícia do fato ficamos de mãos atadas. (Sequestros) Não é um número baixo, mas infelizmente, sem ocorrência policial, sem a notícia dos fatos, a coordenação não tem como atuar”, declarou o coordenador de Repressão a Extorsão Mediante Sequestro da Polícia Civil, delegado Adailton Adam. 

 

 “Muitas vezes só tomamos conhecimento do sequestro depois do ocorrido, ainda assim, tentamos falar com esses ciganos que foram vítimas, mas não nos dão informações que precisamos para levar as investigações adiante. Fica difícil até para a gente trabalhar. Já fizemos inúmeras reuniões, mas sem sucesso”, completou o delegado.

 

 

 

Segundo o ICB, no ano passado, 30 ciganos foram assassinados na Bahia

 

 

 

De acordo com o Instituto Ciganos do Brasil (ICB), nos últimos dois anos, pelo menos 30 ciganos foram asassinados na Bahia. No dia 30 de julho de 2021, Lindomar da Silva Matos se tornou o oitavo irmão de uma família de ciganos morto pela Polícia Militar, no capítulo da epopeia de sangue que começou quando o tenente Luciano Libarino Neves e o soldado Robson Brito foram assassinados em Vitória da Conquista dias antes. Desde então, a PM iniciou a caçada contra os suspeitos de envolvimento no duplo homicídio, cujo resultado, a cada etapa, deixou um rastro de corpos no Sudoeste baiano.

 

A nona morte, ocorrida em Anagé, cidade próxima a Conquista, teve narrativa semelhante às anteriores, sempre apresentada na voz da PM. Segundo a versão da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Lindomar tentava invadir residências na localidade conhecida como Lagoa Grande e foi denunciado à polícia por moradores. A SSP informou ainda que o cigano portava revólver calibre 38, munições e uma faca.

 

Na ocasião suposto confronto, Lindomar foi baleado e não resistiu aos ferimentos. A polícia afirmou também que, na ação, recuperou a pistola do soldado Robson Brito, que teria sido roubada após ele ser assassinado.

  

Família dizimada

Antes de Lindomar, sete dos seus nove outros irmãos tiveram o destino idêntico. O primeiro dos irmãos a ser morto foi Ramon da Silva Matos, baleado no mesmo dia da execução dos PMs em Vitória da Conquista. A versão da polícia é a de que ele teria reagido a tiros. No dia seguinte, mais três corpos. Morais da Silva Matos, de apenas 13 anos, foi alvejado dentro de uma farmácia da cidade. Embora as circunstâncias não tenham sido esclarecidas, a família acusa a polícia pelo crime.

 

Em Itiruçu, também no Sudoeste do estado, Arlan e Dalvan da Silva Matos estavam em um CrossFox preto e teriam reagido a tiros ao avistarem uma barreira da PM. Na sequência, outros três integrantes da família entraram na lista. Sólon, Diogo e Bruno da Silva Matos morreram em confronto com a polícia no município de Anagé. Segundo a PM, o trio estava às margens do Rio Gavião e teria resistido à abordagem com disparos de armas de fogo. 

 Fonte: Bruno Wendell/Correio da Bahia 10/01/2023

Ataque a democracia: Quem ganha e quem perde com o fracasso do golpe bolsonarista, Por Ricardo Noblat

 

manifestação bolsonarista no QG do Exército em Brasília na data 18-12-2022 - MetrópolesHugo Barreto/Metrópoles

Lula ganha. Não só por ser o presidente, alvo do golpe que deu em nada, mas porque aproveitou a ocasião para reafirmar sua autoridade. Poderia ter bancado o apaziguador, concedendo em troca de vantagens futuras, mas não. Decretou intervenção no Distrito Federal, exigiu o desmonte imediato dos acampamentos à porta de quartéis e queixou-se da inação dos militares. A defesa da democracia uniu a maioria dos brasileiros, e ele se beneficiou disso.

Bolsonaro perde. O pior presidente da história foi o que mais enfraqueceu a democracia. Armou os brasileiros para que nunca mais “fossem escravos de ninguém”. Afrontou a Justiça, desqualificou o processo eleitoral e incentivou o golpe caso fosse derrotado. Fugiu do país a menos de 48 horas do fim do seu mandato com medo de ser preso. Isolou-se, e agora está sendo isolado por parte da direita não extremista. Corre o risco de ser declarado inelegível.

Alexandre de Moraes ganha. O ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral comanda há 3 anos um inquérito sobre o financiamento de atos hostis à democracia. Havia sinais de que o inquérito pudesse ser concluído sem nenhuma grande revelação. A fracassada tentativa de golpe veio a calhar, legitimando as decisões tomadas por ele até aqui; a mais recente afastou do cargo por 90 dias o governador do Distrito Federal.

Ibaneis Rocha perde. Advogado, uma das maiores fortunas do Distrito Federal, ele filiou-se ao MDB para brincar de ganhar eleição. Há 4 anos, lançou-se candidato ao governo do Distrito Federal, elegendo-se no segundo turno. Para se reeleger, aliou-se a Bolsonaro e venceu no primeiro turno. Pisou feio na bola quando sua polícia ignorou em dezembro os ataques bolsonaristas a prédios públicos e, anteontem, a invasão das sedes dos Poderes da República.

A direita civilizada ganha. Por civilizada, entenda-se a que jamais admitiu ser chamada de direita, e que só perdeu a vergonha e se assumiu como tal quando apareceu Bolsonaro, tomou-lhe seus poucos votos e derrotou a esquerda em 2018. Se aprendeu alguma coisa, ela dará um chute na bunda de Bolsonaro e tentará construir uma alternativa a ele e a Lula para 2026. Fácil não será, tanto mais se Lula der de comer aos que têm fome, mas impossível não é.

Os militares perdem. Há 4 anos, realizaram o sonho de voltar ao poder pegando carona na candidatura de Bolsonaro. Em troca de cargos no governo, gordos holerites, Previdência Social para chamar de sua, Viagra a rodo e outras vantagens, venderam a alma ao execrável paraquedista que no passado envergonhou seus pares. Aprenderam a cantar: “Vence na vida quem diz sim”. Para completar sua desdita, mancharam a farda ao se tornarem gentis anfitriões de golpistas.

Fonte:Blog do Noblat/Metropoles- 10/01/2023

Ataque a democracia: Bolsonaristas roubaram até leite em pó e café do Planalto

                                            Foto:Igo Estrela/metrópoles

Além de obras de arte, arquivos, computadores, celulares e armas, bolsonaristas roubaram latas de leite em pó e sacos de café do Palácio do Planalto no último domingo (8/1). A informação consta de um levantamento feito por funcionários da Presidência nesta segunda-feira (9/1).

As latas de leite em pó e os sacos de café foram saqueados da copa do segundo andar do palácio. É nesse andar que ficam os três salões públicos do Planalto, incluindo o Salão Nobre, com vista para a Praça dos Três Poderes.

Celulares iPhones, computadores Macbooks Pro, armas e lentes de fotografia também foram roubados do Planalto pelos extremistas.

Planalto, Congresso, STF e o Tribunal de Contas da União começaram a apurar o prejuízo aos cofres públicos causado pelo ato terrorista. O plenário do STF foi revirado e inundado, enquanto o plenário do Senado teve incêndios. No Planalto, obras de arte aclamadas mundialmente foram quebradas e furadas com facas. Apenas uma lente custa R$ 40 mil.

Fonte:Coluna Guilherme Amado/Metropoles 10/01/2023

Ataque a democracia: Quem sãos os cantores gospel, pastor, empresários, lutadora de MMA que convocaram atos em Brasília

 

                                                                 Salomão Vieira se identifica como membro da Assembleia de Deus -SP foto:reprodução/facebook

Confira a reportagem do site UOL de hoje(10) onde Pastor, cantor gospel, lutadora de MMA , empresários convocam para o ato terrorista em Brasília no último domingo(8): O repórter Saniel Alves mostra alguns deles.

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/01/10/identificacao-convocadores-invasao-brasilia.htm

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

DF: Todos os governadores foram a reunião com Lula: “Vocês vieram prestar solidariedade ao país e à democracia”


Presidente Lula se reúne com governadores para debater medidas contra terrorismoVinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na noite desta segunda-feira (9/1), com os 27 governadores, vice-governadores ou representantes dos Executivos estaduais do país. A reunião ocorreu no Palácio do Planalto. No encontro, os presentes defenderam a pacificação e a reconstrução do país (veja como foi a reunião mais abaixo).

É o primeiro encontro que Lula tem com os chefes estaduais desde que tomou posse, em 1º de janeiro, em seu terceiro mandato à frente da Presidência da República. Inicialmente, a primeira reunião com os governadores ocorreria apenas em 27 de janeiro — agenda que está mantida.

Na ocasião, Lula disse a governadores que o intuito do encontro era “prestar solidariedade ao país e à democracia”. O presidente fez diversas críticas à Polícia Militar do Distrito Federal e a generais das Forças Armadas que foram omissos e coniventes com os vândalos bolsonaristas que depredaram prédios públicos.

“Nenhum general se moveu para dizer ‘não pode acontecer isso’, ‘é proibido pedir isso’, ‘nós não vamos fazer isso’”, declarou Lula.

Lula ainda justificou o decreto de intervenção federal na segurança pública do DF. “Tive que tomar uma atitude forte, porque a Polícia Militar de Brasília negligenciou”, afirmou.

Presentes na reunião

Veja abaixo, os presentes na reunião desta segunda:

  • Acre: vice-governadora Mailza Gomes (PP)
  • Alagoas: governador Paulo Dantas (MDB)
  • Amapá: governador Clécio Luis (Solidariedade)
  • Amazonas: governador Wilson Lima (União)
  • Bahia: governador Jerônimo Rodrigues (PT)
  • Ceará: governador Elmano de Freitas (PT)
  • Distrito Federal: governadora em exercício Celina Leão (PP)
  • Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB)
  • Goiás: vice-governador Daniel Vilela (MDB)
  • Maranhão: governador Carlos Brandão (PSB)
  • Mato Grosso: vice-governador Otaviano Pivetta (PDT)
  • Mato Grosso do Sul: governador Eduardo Riedel (PSDB)
  • Minas Gerais: governador Romeu Zema (Novo)
  • Pará: governador Helder Barbalho (MDB)
  • Paraíba: governador João Azevêdo (PSB)
  • Paraná: governador Ratinho Jr. (PSD)
  • Pernambuco: governadora Raquel Lyra (PSDB)
  • Piauí: governador Rafael Fonteles (PT)
  • Rio de Janeiro: Cláudio Castro (PL)
  • Rio Grande do Norte: Fátima Bezerra (PT)
  • Rio Grande do Sul: Eduardo Leite (PSDB)
  • Rondônia: representante Augusto Marques
  • Roraima: Antônio Denarium (PP)
  • Santa Catarina: governador Jorginho Mello (PL)
  • São Paulo: governador Tarcísio de Freitas (PL)
  • Sergipe: governador Fábio Mitidieri (PSD)
  • Tocantins: Wanderlei Barbosa (Republicanos)
Fonte: Metropoles c/adaptações 09/01/2023