• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 27 de outubro de 2018

EUA: Atirador deixa ao menos quatro mortos em sinagoga

Atirador deixa ao menos quatro mortos em sinagoga nos Estados Unidos
Foto: Reprodução / Twitter @campbellnyt
Ao menos quatro pessoas morreram em um ataque a tiros cometido neste sábado (27) em uma sinagoga em Pittsburgh, nos EUA. As informações são da emissora CNN.

Segundo autoridades, seis foram feridas, sendo quatro policiais, no ataque cometido por um homem branco, que teria se rendido à Polícia de Pittsburgh. Ele estava sendo transferido ao hospital Mercy, afirmou Curt Conrad, chefe de gabinete do legislador local Corey O’Connor.

Wendell Hissrich, diretor de segurança pública, descreveu a cena do crime como horrível, "a pior que já vi em minha vida inteira". "É muito ruim", afirmou.

Chris Togneri, porta-voz do departamento de polícia de Pittsburgh, afirmou que, entre os baleados, estão três agentes.

Mais cedo, o comandante Jason Lando afirmou que foram disparados vários tiros, que deixaram “várias vítimas”. O ataque está sendo tratado como crime de ódio.

O atirador teria entrado na sinagoga Tree of Life armado com um rifle AR-15 e revólveres e gritado que “todos esses judeus merecem morrer”, segundo relatos.

O agressor foi identificado por vários meios de comunicação como Robert Bowers, 46, de Pittsburgh, cujas páginas em redes sociais estão repletas de conteúdo antissemita.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que controle de armas "têm pouco a ver" com esse tipo de incidente e que as pessoas estariam seguras se houvesse segurança armada dentro da sinagoga.

Defendeu ainda o endurecimento das leis de pena de morte para crimes do tipo. Afirmou que "o ódio tem de parar" e que "algo precisa ser feito". "Quando as pessoas fazem algo assim, elas precisam pegar a pena de morte".

O genro de Trump, Jared Kushner, que também é seu assessor, é judeu. Sua filha Ivanka Trump é judia convertida.

Antes, no Twitter, ele havia dito em rede social que “parece que há múltiplas vítimas. Cuidado com o atirador. Deus os abençoe!”, escreveu.

Em julho, o rabino Jeffrey Myers, que dirige a congregação, acusou o governo americano de ser incapaz de aprovar leis importantes, como a de controle de armas, para proteger os cidadãos. "Apesar de apelos contínuos para um controle de armas sensato e cuidados à saúde mental, nossos líderes eleitos em Washington sabiam que isso diminuiria com o tempo", escreveu.

"A menos que haja uma reviravolta dramática nas eleições de midterms [legislativas], eu temo que o status quo permaneça inalterado e que os ataques a tiros em escolas voltem".

A polícia de Pittsburgh cercou a sinagoga após relatos de tiros no edifício, no bairro de Squirrel Hill. Imagens de TV mostraram policiais no local com fuzis e equipamentos táticos. Paramédicos também foram enviados para a região, que teve o trânsito interrompido.

Lando pediu que todos os que moram perto da sinagoga fiquem em casa, porque a região ainda não estava segura.

A sinagoga Tree of Life se descreve em seu site como uma congregação tradicional, progressiva e igualitária.

O ataque a tiros ocorreu durante os serviços religiosos de shabbat, quando a sinagoga estava cheia. A polícia disse que recebeu várias ligações de pessoas escondidas dentro da sinagoga.

O incidente ocorre após uma semana em que vários pacotes-bomba foram enviados a líderes políticos e personalidades críticas a Trump. O americano Cesar Alteri Sayoc Jr., 56, foi preso e indiciado.

fonte: BN - 27/10/18 - 18:40min.

Ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa declara voto em Haddad

Ex-presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa declara apoio a Fernando Haddad
Foto: Divulgação
O ministro aposentado Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou apoio ao candidato a presidente Fernando Haddad (PT). A declaração foi feita através de sua conta no Twitter. O ministro foi um dos relatores do mensalão, em 2012, que condenou diversos políticos do partido. 

Na publicação, Barbosa afirma: “Votar é fazer uma escolha racional. Eu, por exemplo, sopesei os aspectos positivos e os negativos dos dois candidatos que restam na disputa. Pela primeira vez em 32 anos de exercício do direito de voto, um candidato me inspira medo. Por isso, votarei em Fernando Haddad”. A última postagem do ministro foi em maio deste ano, quando afirmou que não sairia candidato a presidente neste ano.

Votar é fazer uma escolha racional. Eu, por exemplo, sopesei os aspectos positivos e os negativos dos dois candidatos que restam na disputa. Pela primeira vez em 32 anos de exercício do direito de voto, um candidato me inspira medo. Por isso, votarei em Fernando Haddad.

fonte:BN -27/10/18 -12:17hs. 

Em Boa vista: Presidente da Assembleia invade rádio e agride prefeita no ar

Deputado estadual reeleito, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Jalser Renier (Solidariedade), adentrou um estúdio de rádio para contestar a prefeita da capital Boa Vista, Teresa Surita (MDB), enquanto ela concedia entrevista nesta sexta-feira (26). Aos gritos, Jalser a chamou de mau caráter e acusou de traição ao tucano José de Anchieta Júnior, candidato ao governo do estado pela coligação "Todos por Roraima" (PSDB, MDB, DEM, Solidariedade, PSD, DC, PPS e PTC).
Em determinado momento da confusão, Jalser fica cara a cara com Teresa Surita, em pé, esbravejando com a prefeita. Vendo que um homem o filmava com um telefone celular, o parlamentar deu um tapa no aparelho.
"Por que encerrar a entrevista agora? Por que essa prefeita é uma prefeita irresponsável! É uma pilantra! Essa prefeita é uma prefeita sem noção, sem caráter!. Ela apoiou o Anchieta e agora está virando as costas. Sem caráter!", disse o deputado, imediatamente antes de se levantar da cadeira e desferir o tapa.
Veja no vídeo:

A entrevista transcorria na Rádio 93 FM quando o deputado adentrou o estúdio sem ter sido convidado. A emissora pertence ao ex-marido de Teresa, o senador Romero Jucá (MDB), que não foi reeleito depois de mais de duas décadas de Senado.
"Você vai pagar, sua vaca, sua vagabunda. Eu vou te prender, sua puta", acrescentou o deputado.
Sem qualquer condição de ir adiante, a entrevista foi interrompida. Depois do celular jogado ao chão, ouve-se uma voz parecida com a de Jalser gritando: "Atira! Atira, vagabundo!". A fala sugere que um segurança da prefeita, ou mesmo da rádio, sacou um revólver para conter o agressor.
Veja a cena por outro ângulo:

A polícia foi chamada por funcionários da emissora. Segundo a imprensa local, Jucá enviou mensagem aos seus subordinados orientando-os a retirar o deputado do local.
Teresa disse que se manifestaria por meio de nota no instante adequado. Já o presidente da Assembleia negou ter agredido a prefeita e disse que a discussão saiu de controle em razão da temperatura eleitoral elevada.
fonte:Congresso em foco/reprodução

Eleições 2018: Das 123 fake news encontrada,104 beneficiaram Bolsonaro, diz agências de checagem

Bolsonaro e Haddad
Foto:Marcelo Camargo / Ricardo Stuckert
Em cerca de 70 dias desde o início da campanha eleitoral, as iniciativas de checagem de fatos tiveram de desmentir mais de 100 boatos contra o candidato à Presidência Fernando Haddad (PT) e seu partido. Levantamento do Congresso em Foco mostra que, ao todo, foram 123 checagens de boatos diretamente ligados a Haddad e ao candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro (PSL) desmentidos desde 16 de agosto.
As agências de checagem Lupa e Aos Fatos e o projeto Fato ou Fake, do Grupo Globo, tiveram de desmentir pelo menos 104 “fake news” contra Haddad e o PT e outras 19 prejudiciais a Bolsonaro e seus aliados.
A reportagem procurou ambas as campanhas. A assessoria de Haddad afirmou que não se manifestaria e a de Bolsonaro não respondeu aos contatos até a publicação. O espaço está aberto para ambas as partes.
O total de 123 checagens de notícias falsas é equivalente a quase dois boatos desmentidos por dia até esta quinta-feira (25). Algumas das mentiras mais espalhadas tiveram de ser esclarecidas pelas três iniciativas de checagem.
É o caso do boato que atribui a Haddad uma declaração que nunca existiu. A mentira espalhada afirmava que o petista tinha dito que crianças passam a ser “propriedade do Estado” ao completarem cinco anos. O candidato, que nunca disse isso, conseguiu uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 25 de setembro, que determinava a retirada imediata do post com a mentira. Contudo, dois dias depois, a Lupa verificou que a imagem continuava em posts no Facebook.
Contra Bolsonaro, as principais notícias falsas estavam ligadas à facada da qual foi vítima no dia 6 de setembro. Entre as mentiras espalhadas estavam a de que o candidato teria chegado andando ao hospital em Juiz de Fora (MG) após ter sofrido o atentado. A imagem, em que ele aparecia com a mesma roupa que usava ao ser esfaqueado, foi tirada mais cedo naquele dia.
Uma teoria da conspiração também afirmou que a facada foi uma armação para esconder um câncer do candidato - doença que os médicos que trataram o candidato desmentiram.
Vices
Os candidatos a vice nas chapas de ambos os candidatos à Presidência também foram alvos de notícias falsas. A mais recente foi reproduzida pelo próprio Haddad, que mais tarde reconheceu o erro. Durante sabatina a veículos do grupo Globo, o petista disse que Mourão foi um dos torturadores do cantor Geraldo Azevedo.
No dia 19 de outubro, durante show em Jacobina (BA), Geraldo Azevedo disse que foi preso duas vezes na ditadura e que foi torturado. O músico acusou Mourão de ser um de seus torturadores em 1969. Mas, naquela época, o hoje general tinha 16 anos e não estava nas Forças Armadas. Após constatar que havia se equivocado, Geraldo pediu desculpas pelo “transtorno causado”. Mourão afirmou que processará ambos.
A vice de Haddad, Manuela D’Ávila (PCdoB), foi alvo de manipulações de imagens e declarações falsas atribuídas a ela.
Uma das mentiras usou a frase do cantor John Lennon, ex-vocalista dos Beatles, sobre ser mais popular que Jesus. A agência Aos Fatos e o Fato ou Fake desmentiram que a deputada gaúcha tenha dito “somos mais populares que Jesus”. Na realidade, Lennon disse a frase há 52 anos, em 1966, para um perfil publicado no jornal inglês London Evening Standard.
Entre as manipulações de imagens, uma camiseta usada por Manuela, em que se lia “rebele-se!” foi digitalmente alterada para “Jesus é travesti”.
Mais compartilhado
Entre os boatos mais compartilhados nas redes está a foto que supostamente seria de um “ato pela saúde de Bolsonaro”, após o candidato ser esfaqueado durante ato de campanha. Segundo levantamento da Agência Lupa, essa foi a “notícia” falsa mais compartilhada no Facebook durante o período do primeiro turno, com 238,3 mil compartilhamentos.
A própria Lupa, Aos Fatos e Fato ou Fake mostraram que a foto registrando milhares de pessoas em uma avenida era, na verdade, de torcedores assistindo a um jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo em Campinas (SP), e não na porta do hospital onde Bolsonaro estava internado, como diz a legenda.

fonte:Congresso em Foco - 27/10/18 - 09:44min.

Presidente do STF defende liberdade de expressão nas universidades


Presidente do Supremo defende liberdade de expressão nas universidades
foto:reprodução
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, defendeu hoje (26) autonomia e independência das universidades brasileiras. Em nota divulgada à imprensa, Toffoli disse que liberdade de expressão e de manifestação política deve ser garantida.
As declarações do ministro foram motivadas pela repercussão na imprensa das decisões da Justiça Eleitoral que autorizaram ações policiais e de fiscais eleitorais em diversas universidades públicas para apurar suposta realização de propagandas eleitorais irregulares.
"O Supremo Tribunal Federal, como guardião da Constituição Federal, sempre defendeu a autonomia e a independência das universidades brasileiras, bem como o livre exercício do pensar, da expressão e da manifestação pacífica. Essa liberdade é o pilar sobre o qual se apoia a própria noção de Estado Democrático de Direito. No julgamento da ADPF 130, o Tribunal reafirmou que 'a Lei Fundamental do Brasil veicula o mais democrático e civilizado regime da livre e plena circulação das ideias e opiniões'”, diz o texto.
fonte:Ag. Brasil c/adaptações

Irecê: "Ex-prefeito está sendo oportunista, não me submeto a chantagem", diz prefeito Elmo ao rebater críticas


                                                        foto:facebook/reprodução

O prefeito de Elmo Vaz(PSB) de Irecê concedeu ontem(26) entrevista ao programa jornalístico da emissora FM Caraíbas, onde em uma hora, respondeu questionamentos sobre sua gestão e mais recentemente sobre a aprovação pela Câmera de Vereadores do Projeto de Lei que autoriza o governo municipal a contrair empréstimo acima de 7 milhões junto a Desenbahia, estatal do Governo do Estado.

Na mensagem enviada ao Legislativo, a solicitação de empréstimo é para ser usado na área de Infraestrutura da cidade, especialmente em pavimentação de ruas. O projeto foi votado na quinta feira(25) e aprovado por 9 votos contra 5 da bancada da oposição, já que não foi necessário o presidente da casa, o vereador Figueiredo votar.

Nessa semana, vereadores da bancada de oposição e o ex- prefeito da cidade por dois mandatos, Adalberto Lélis Filho(MDB) o Beto Lélis(1997-2004) concederam entrevistas em outra emissora da cidade, onde criticaram duramente o projeto e a gestão do prefeito.

O prefeito afirmou  que a gestão anterior(2013-2016) período do ex-prefeito  Luizinho Sobral pegou uma dívida de R$ 21 milhões junto ao INSS e entregou com R$ 90 milhões e que não viu ninguém da oposição reclamar,bradar. 

Elmo ainda afirmou que fica muito decepcionado e  triste com o comportamento do ex-prefeito Beto Lélis, pois, "Beto Lélis que já foi prefeito, deputado e sabe o que é uma prefeitura e que nesse momento o mesmo está sendo oportunista, pois a oposição não tem em quem mais se agarrar. O Beto está sendo oportunista, pois a oposição pensando em 2020, já está construindo uma candidatura, pois o ex-prefeito está inelegível, e a oposição coloca o Beto para ir pra Câmera e outros lugares".

No final da entrevista, ao ser indagado se as críticas da oposição a sua gestão tem lhe angustiado, ele afirmou que: "quem me guia, é minha consciência, eu durmo todos os dias. Quando ele falei que ia dar os nomes aos bois. Todo mundo sabe que a politica em Irecê antes da nossa gestão favorecia muita gente, tem uma certa rádio em Irecê  que não vou dizer o nome que no 2016 faturou mais de  R$ 600.000,00 com a  prefeitura de Irecê, eu falo e provo, quem me passou esses dados foi Celso Cambuí, que levantou um por um e pode vim aqui  detalhar e mostrar porque tem gente que fica dia noite falando de Elmo Vaz, fica falando sabe porque?  Eu não me submeto a chantagem. Eu não  vim pra Irecê ser prefeito para ser chantageado, porque aqui tem um homem. Não vou pegar o dinheiro do povo para pagar imprensa. Portanto, o  desespero de alguns ai é porque perdeu a boquinha. Porque prefeito que você não responde críticas e dar  explicações em determinada emissora da região de Irecê, porque não boto minha boca em lata de lixo".

A entrevista foi realizada no auditório da emissora. Elmo estava acompanhado de secretários,vereadores de sua base e correligionários.





fonte:Facebook/Caraíbas FM
texto:Blog Fique Informado

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Eleições 2018: Norte puxa crescimento de Haddad, diz Datafolha


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, multidão e atividades ao ar livre
foto:reprodução/facebook
Entre as cinco regiões do país, o Norte é onde se verificou o crescimento mais acentuado de Fernando Haddad, candidato do PT à Presidência da República, nas duas últimas pesquisas Datafolha divulgadas em 18 de outubro e esta quinta-feira (25)
Embora permaneça atrás de Jair Bolsonaro (PSL), o petista subiu de 34% para 41% nas intenções de votos válidos nos estados da região. O deputado caiu sete pontos porcentuais (66% para 59%).
O cálculo de votos válidos, desconta brancos nulos e indecisos e é o mesmo parâmetro usado pelo Tribunal Superior Eleitoral para a totalização do resultado das eleições.
No Sul, a variação também ocorreu acima da margem de erro (que é de dois pontos porcentuais). Bolsonaro caiu de 69% para 65% na região, enquanto Haddad foi de 31% a 35%.
A única região onde Haddad lidera é no Nordeste. Ele passou de 63% em 18 de outubro para 66% nesta quinta, ampliando sua vantagem sobre Bolsonaro, que oscilou para baixo (de 37% para 34%).
No Sudeste, o deputado federal do PSL caiu de 65% para 63% (Haddad foi de 35% a 37%). Bolsonaro ampliou sua vantagem apenas no Centro-Oeste, onde passou de 68% para 69% e o petista oscilou de 32% para 31%.

Votos totais

A pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta mostra a redução da diferença entre Bolsonaro e Haddad. Em relação à semana passada, Bolsonaro caiu três pontos, de 59% para 56% e Haddad subiu, de 41% para 44%.
Nos votos totais, Bolsonaro oscilou negativamente de 50% para 48%, enquanto Haddad cresceu, de 35% para 38%. Brancos e nulos são 8% e indecisos são 6%. Segundo o Datafolha, 22% dos eleitores cogitam mudar de ideia até o dia da eleição.
O Datafolha ouviu 9.173 pessoas, entre os dias 24 e 25 de outubro, em pesquisa contratada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos e foi registrado no TSE sob o número BR-05743/2018.

fonte:Estadão MSN/ 26/10/2018 -20:39hs.

STF tenta intimar Eduardo Bolsonaro há mais de 20 dias

STF tenta intimar Eduardo Bolsonaro há mais de 20 dias
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) está há 23 dias tentando intimar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Um oficial de Justiça tem ido diariamente ao gabinete dele em Brasília, mas até o momento não conseguiu localizá-lo.

Segundo informações da Coluna do Estadão, o filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL-RJ) foi denunciado em abril pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por ter ameaçado uma jornalista com quem teria tido um relacionamento. Na ocasião, ele enviou mensagens à mulher através do aplicativo Telegram e disse que iria "acabar com a vida dela" e que ela "se arrependeria de ter nascido". Em abril, o deputado divulgou um vídeo em que acusava a jornalista de inventar histórias envolvendo outras pessoas.

De acordo com o STF, a chefe de gabinete dele afirmou que ele atenderia o oficial depois do dia 22 de outubro. Até agora, no entanto, isso não aconteceu. Eduardo Bolsonaro foi não só o deputado federal mais votado em São Paulo nesta eleição, mas o parlamentar mais votado na história da Câmara dos Deputados.

fonte:BN - 26/10/18/ - 11:17min.

Confira o que abre e fecha no domingo do 2º turno em Salvador 25

foto: reprodução/brinquedoteca Art & Vida-Cabula
O segundo turno das eleições, que acontece neste domingo (28), das 8h às 17h, afetará o funcionamento dos principais centros comerciais de Salvador. Nos principais shoppings da cidade, as lojas estarão fechadas, mas mercados, cinemas, praças de alimentação e áreas de lazer terão funcionamento normal. 
Confira abaixo uma lista do que abre e fecha durante o período em Salvador:

Shoppings

Shopping da Bahia: a praça de alimentação funcionará entre 12 às 21h, o cinema terá horário normal e o Playland e Planeta Criança funcionam entre 12h às 21h. As lojas estarão fechadas.
Salvador Shopping: a praça de alimentação, o lazer e as farmácias do shopping funcionarão das 12h às 21h. O mercado Bompreço funcionará das 8h às 21h. As lojas estarão fechadas.
Shopping Barra: o cinema terá funcionamento normal, a praça de alimentação funcionará das 12h às 21h, o Barra Gourmet funciona entre 12h às 23h e a Oficina de Slime, Slimelândia, tem funcionamento das 12h às 21h. As lojas estarão fechadas.
Shopping Paralela: as lojas estarão fechadas, a praça de alimentação e a parte de lazer estarão abertos das 12h às 21h.
Shopping Piedade: O shopping não abre aos domingos.
Center Lapa: o cinema e a praça de alimentação funcionam das 10h às 20h. O Atacadão dos Remédios e as Lojas Americanas funcionam das 12h às 18h As lojas e quiosques não abrem.
Salvador Norte Shopping: a praça de alimentação e a área de lazer estarão abertos das 12h às 21h, o Hiper Bompreço funcionará das 8h às 21h. As lojas, quiosques e a Clivale estarão fechados. 
Bela Vista: a praça de alimentação, os espaços de lazer, o GBarbosa e as farmácias funcionarão das 12h às 21h. As lojas não abrirão e o cinema funcionará em horário normal.
Itaigara: as lojas estarão fechadas, o Bompreço funcionará das 7h às 18h e o restaurante Terraço funcionará das 11h às 15h.
Paseo: as lojas estarão fechadas, a alimentação funcionará opcionalmente a partir das 12h e o cinema terá horário normal.
Shopping Cajazeiras: as lojas estarão fechadas, a praça de alimentação estará aberta das 13h às 21h. O Play Kids funcionará das 13h às 21h e o cinema terá funcionamento normal.

Mercados

G Barbosa: a unidade do GBarbosa do Costa Azul funciona das 7h às 21h, a de Lauro de Freitas funciona das 7h às 19h, a de Guarajuba terá funcionamento entre 8h e 18h, a do Horto Bela Vista funcionará no horário do Shopping, o Hiper Iguatemi terá funcionamento das 7h às 19h, os do Hiper San Martin, Pau da Lima e Cabula funcionarão das 8h às 16h
e a unidade de Brotas terá funcionamento das 8h às 14h.
Perini: As lojas da Pituba, da Vasco da Gama, da Graça e da Barra funcionarão das 6h30 às 21h. A loja do Costa Azul terá funcionamento das 7h às 21h. Nos Shoppings Barra, da Bahia, Paralela e Salvador, as lojas seguirão horário dos respectivos centros de compras.
Mercantil Rodrigues: As unidades da Calçada, Ogunjá e Pirajá funcionarão das 7h às 18h, a de Lauro de Freitas terá funcionamento das 7h às 19h.
Walmart/Bompreço: As unidades do Walmart, Walmart Supermercado, Bompreço, Hiper Bompreço, Maxxi Atacado, Sam’s Club e TodoDia vão abrir normalmente, mantendo o horário de funcionamento padrão de cada loja. 
Extra: As lojas terão funcionar normal. As unidades da Vasco da Gama e da Rótula do Abacaxi abrirão das 07 às 22h. A da Paralela é 24h.
Ferreira Costa: A loja estará fechada.
fonte: Correio da Bahia c/adaptações 26/10/2018 -08:54min.

ALBA publica edital com 123 vagas para nível superior e médio

foto:Sede da ALba/divulgação em Salvador
Confira as vagas: Para candidatos de nível superior há vagas na carreira de Analista Legislativo nas especialidades:
Administração (5)
Análise de Sistemas/Informática /Tecnologia da Informação (6)
Taquigrafia (3)
Enfermagem (1)
Jornalismo/ Comunicação (1)
Medicina do Trabalho (2)
 Nutrição (1) 
 Redação e Revisão Legislativa (6);
 Auditor Legislativo (3)
 Procurador (3).
 O salário dos cargos será de R$ 4.872,61.
Já para aqueles com formação de ensino médio completo ou técnico são ofertadas vagas de Técnico Legislativo nas especialidades:
Administrativa (35);
 Agente de Polícia Legislativa/ Feminino (11)
 Agente de Polícia Legislativa/ Masculino (43)
 Odontologia (3). 
A remuneração é de R$ 4.118,67.
Inscrições ALBA
As inscrições no concurso estarão abertas pela internet, no site www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/alba2018
das 14h do dia 29 de outubro até as 12h do dia 16 de novembro de 2018. A taxa de inscrição custa R$ 66,00 para Técnico e é de R$ 77,00 para Analista, Procurador e Auditor, devendo ser paga até o dia 16 de novembro em qualquer agência bancária.
Haverá isenção da taxa de inscrição para o candidato economicamente hipossuficiente que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico e for membro de família de baixa renda.

Provas em dezembro

O concurso público será composto de provas objetivas com 70 questões de múltipla escolha para os cargos de nível médio e técnico e de 80 questões para os cargos de nível superior.
As questões envolvem áreas de língua portuguesa, legislação específica, raciocínio lógico, noções de informática, conhecimentos específicos e conhecimentos gerais para todos, além de direito administrativo, direito constitucional, direito civil e processual civil, direito ambiental, direito eleitoral, direito do consumidor, direito penal e processual penal, direito tributário e financeiro e direito trabalhista, processual trabalhista para Procurador; e estatística e matemática financeira, direito administrativo, direito constitucional, direito tributário, economia, administração, contabilidade e auditoria para o cargo de Auditor Legislativo.
Haverá ainda prova discursiva para o cargo de Procurador, prova prática para Analista Legislativo na especialidade de Taquigrafia e avaliação psicológica, teste de aptidão física, investigação social e curso de formação para Agente de Polícia Legislativa.
As provas objetivas serão aplicadas no dia 16 de dezembro na cidade de Salvador-BA em locais divulgadas por meio de edital de convocação para provas, a ser publicado pela organizadora do concurso. O resultado preliminar e o gabarito oficial preliminar da Prova Escrita Objetiva serão divulgados pela FGV.
A validade do certame é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final do concurso público no Diário Oficial do Estado da Bahia, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, à critério da Administração da ALBA.
fonte:Ache Concursos/ c/adaptações


Eleições 2018: Universidades são alvo de operações por suposta propaganda eleitoral

Departamento de Educação
 Serrinha -Bahia - foto:divulgação/reprodução
SALVADOR BELO HORIZONTE – Pelo menos duas universidades – a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus de Serrinha (a 175 km de Salvador) – foram alvo nesta quinta-feira, 25, de ações da Justiça Eleitoral ou do Ministério Público Eleitoral por suposta propaganda eleitoral irregular a favor do candidato do PT ao Palácio do Planalto, Fernando Haddad, que disputa o segundo turno das eleições presidenciais com Jair Bolsonaro (PSL).
Já na Universidade Federal de Grandes Dourados (UFGD), no Mato Grosso do Sul, na manhã desta quinta, a Polícia Federal impediu, a mando do juiz eleitoral Rubens Witzel Filho, a realização de uma palestra sobre fascismo marcada para acontecer na instituição de ensino. Na decisão, o magistrado alegou que o prédio, por ser público, não poderia ser usado para campanha política, já que Bolsonaro era citado nos materiais de divulgação da aula. Em uma dessas peças, compartilhada nas redes sociais, os estudantes alertavam para "o perigo da candidatura de Bolsonaro" para o País.
A aula pública, contudo, chegou a ser iniciada no campus da instituição. Entretanto, após alguns discursos, o evento foi interrompido pelos agentes da PF, segundo a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Na Universidade Federal de Campina Grande, a ação se deu na Associação de Docentes da UFCG (AUFCG), resultando na apreensão, pela Superintendência da Polícia Federal da Paraíba, de uma série de panfletos intitulados "Manifesto em Defesa da Democracia e da Universidade Pública" e outros materiais pró-Haddad. Além disso, de acordo com a universidade, cinco HDs de computadores foram levados pelos agentes da PF.
A corporação cumpria mandado de busca e apreensão concedido pelo juiz eleitoral Horácio Ferreira de Melo Júnior, da 17ª zona eleitoral de Campina Grande. Um ato circunstanciado foi assinado, com assinatura de advogados da seção sindical. No documento, enviado ao Estado por um docente da UFCG, uma lista com nove itens apreendidos foi escrita a caneta. Além de HDs e panfletos, também foram levados pela Polícia Federal envelopes com o manifesto que seriam endereçados a professores.
Professor do curso de psicologia da UFCG, o diretor da ADUFCG, Tiago Iwasawa Neves, afirmou ao Estado que o manifesto defendia bandeiras do sindicato, como a universidade pública, gratuita e de qualidade, além da autonomia universitária, e não tinha conteúdo partidário. Ele classificou como "um ataque severo à liberdade" a ação da Polícia Federal.
"A gente considera essa ação mais um atentado às liberdades democráticas porque o mandado era para apreender material com cunho político-partidário, que fazia a defesa de uma candidatura, mas nosso manifesto não tinha esse cunho, não tinha nenhum material de campanha na nossa sede. A gente vê isso como uma tentativa de cerceamento. A gente se vê mais uma vez atacado de forma severa", afirmou o dirigente sindical, defendendo que o manifesto feito pela entidade é legítimo e não defende qualquer candidatura.
No final da tarde desta quinta-feira, a ADUFCG emitiu nota repudiando a ação da PF. O Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes) também criticou as ações da polícia e do Ministério Público Eleitoral pelo País, em nota publicada em seu site.
Na Bahia, a Polícia Federal não foi ao campus da Uneb em Serrinha, de acordo com a assessoria da instituição de ensino. Segundo a universidade, após notificação do Ministério Público Eleitoral, foram retirados cartazes afixados nas paredes pedindo voto para o candidato do PT à Presidência.
As providências foram reportadas ao MP, segundo informações divulgadas pela instituição, que disse ter enviado alerta à direção dos departamentos sobre a possível ilegalidade. A situação causou crítica dos docentes, que enxergaram a ação como uma violação da liberdade.
A Justiça Eleitoral fez outras interferências em universidades públicas nesta semana. Na última terça, 23, uma faixa contra o fascimo pendurada no campus de Niterói da Universidade Federal Fluminense (UFF) foi retirada por agentes da PF, a pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). A ação gerou uma manifestação dos estudantes na quarta-feira, 24. Eles alegam que a atuação da corporação foi arbitrária e que a faixa, com a inscrição "Direito UFF Antifascistas", não fazia referência a nenhum candidato.
Também na quarta, em Minas Gerais, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) exigiu que a Universidade Federal de São João Del Rei retirasse uma nota publicada do site oficial, em que a instituição reafirma “seu compromisso com os princípios democráticos”, mencionando que a Universidade sempre adotou as cotas no vestibular e o uso do nome social para pessoas trans.
Sem mencionar nomes, a nota da UFSJ afirma que o cenário político nacional “é marcado, da parte de um dos candidatos à Presidência da República, por discursos de ódio e intolerância para com a diferença”, o posicionamento ainda menciona a “escalada da violência física por apoiadores desse candidato” e também diz que a Universidade tem “própria existência ameaçada nesse contexto de violência e de desrespeito à democracia”.
Ordem judicial exige retirada de nota no site oficial da Universidade Federal de São João Del Rei
© Reprodução Ordem judicial exige retirada de nota no site oficial da Universidade Federal de São João Del Rei

“Por tais razões, convidamos a todos a refletir sobre o momento eleitoral e a não transigir com nenhuma ação que represente o rompimento com os princípios democráticos”, disse a Universidade na nota.
A juíza Moema Miranda Gonçalves do TRE-MG considerou que, mesmo sem citar nomes de candidatos e por se tratar de uma instituição pública, a nota é irregular, pois ultrapassa “o plano da liberdade de expressão e ofenda a igualdade de oportunidades entre os candidatos”.
A instituição federal tomou conhecimento da decisão judicial e afirmou que irá retirar do ar a publicação dentro do prazo estabelecido pela justiça. “A UFSJ respeita o Poder Judiciário e defende a democracia. Embora de forma alguma concordemos com as conclusões exaradas nos autos”, declarou. 
FONTE:Estadão c/ colaboração de Kleber Nunes de Recife  26/10/2018 - 08:05min.

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Eleições 2018: Ascensão de Bolsonaro, um 'filme de terror' para vítima de tortura

(Reprodução de vídeo) Cecília concede uma entrevista à AFP no Rio de Janeiro
© Fornecido por AFP (Reprodução de vídeo) Cecília concede uma entrevista à AFP no Rio de Janeiro

Cecília Coimbra foi torturada durante a ditadura (1964-1985) e, hoje, aos 77 anos, diz viver um "filme de terror", ao ver o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, um nostálgico do regime militar, a um passo de ser eleito presidente.
Fundadora da associação Tortura Nunca Mais, esta psicóloga confessou, em entrevista à AFP, que teme por todo o povo brasileiro se, como indicam as pesquisas, se confirmar no próximo domingo a vitória do capitão do Exército na reserva, que elogiou torturadores em várias ocasiões.
- Como a senhora descreve as torturas a que foi submetida?
"Foi um terror inimaginável. É inimaginável e indizível. Por mais que a gente diga o que é, a gente não consegue passar o terror que é. Na hora eu pensava: não estou vivendo isso, é um pesadelo, não está acontecendo. Eu nunca fiz parte do MR8 [movimento de luta armada que se insurgiu contra a ditadura], mas me tornei aliada deles no sentido de, inclusive, apoiá-los em varias ações. Várias pessoas ficavam escondidas na minha casa (...). Em agosto de 1970, eles invadiram a casa da minha mãe. Levaram o meu marido do trabalho dele e a denúncia era que eu era ligada ao sequestro do embaixador norte-americano. Fiquei três meses e meio sem nenhuma acusação formal. Sem ver a luz do sol. Só saia da cela para ir para a chamada sala roxa, que era a sala onde tinha tortura. Pensei que meu filho tivesse sido entregue ao juizado de menores até minha mãe conseguir entrar em contato comigo e mandar uma foto dizendo que estava bem. Isso também tinha sido uma grande tortura".
- Qual era a atitude dos torturadores?
"Era uma tortura extremamente machista. As mulheres são colocadas nuas e xingadas: 'Sua puta, sua comunista. Com quantos você trepou, sua vagabunda?'. Quando um casal era preso, era muito comum um ser torturado na frente do outro. Um dia, amarraram um filhote de jacaré, puxavam por uma corda no pescoço e uma vez me amarraram nua numa cadeira e passavam o jacaré pelo meu corpo. Os choques elétricos são uma coisa indescritível também. Você está molhada para o choque ser mais intenso. Uma ponta do fio é colocado no seu dedo e a outra ponta vai percorrendo o teu corpo, é colocado no nariz, é colocado no ouvido, na boca, na vagina, na ponta do seio, no ânus, nos lugares mais sensíveis e mais úmidos. Eles torturavam porque não tinham o que fazer".
- Como se sente ao ver Jair Bolsonaro prestes a ser eleito presidente da República?
"A sensação que eu tenho é que estou vivendo um filme de terror. Também me digo que isso é um pesadelo, isso não está acontecendo. Não é possível que esteja voltando de novo, de uma forma muito violenta, muito brutal. O fascismo, acho, está rondando a todos nós.... Independente[mente] desse fascista ganhar ou não, está se produzindo uma coisa que é muito perigosa. O mais perigoso de tudo é essa produção de subjetividades extremamente fascistas que estão se espalhando pelo Brasil: a intolerância, o moralismo, os fundamentalismos, onde você não tolera a diferença. Isso é fascismo e estamos vivendo isso. No momento em que essa pessoa fascista ganhar, se institui o fascismo. Temo pelos negros, homossexuais, indígenas... Temo por todo o povo brasileiro. Temo pelos meus filhos, pelos meus netos. Mas não pretendo ficar calada, não pretendo sair do país, como não sai da outra vez (...) A gente [as vítimas da ditadura] tem que ter força para dizer: vamos continuar resistindo. Sabemos que temos papel importante para mostrar os perigos que a gente está vivendo, que a democracia está vivendo".
fonte: AFP/reprodução