• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 10 de maio de 2025

Por 5 a 0: STF derruba manobra pró-Ramagem que daria brecha a Bolsonaro


                                   foto:reprodução


(Folhapress) – A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou neste sábado (10) a manobra da Câmara a favor do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) e da suspensão de apenas parte do processo contra o parlamentar por participação na trama golpista de 2022.

A posição do Supremo confronta a decisão da Câmara de sustar toda a ação penal contra Ramagem e confirma que a ação dos congressistas não tem poder de paralisar o processo contra os demais réus, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, votou contra a paralisação de toda a ação penal contra o deputado e foi acompanhado pelos ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia, em julgamento no plenário virtual da corte.

Fux apresentou voto acompanhando Moraes, mas minutos depois o nome do ministro sumiu da página do plenário virtual da corte. O Supremo diz que verificaria possível erro no sistema de votação e que ele votaria até o fim do prazo do julgamento.

Cerca de três horas depois, ele se manifestou na linha da maioria, seguindo o entendimento de que a prerrogativa do Legislativo para a suspensão da ação penal só pode alcançar os crimes supostamente ocorridos após a diplomação.

Moraes afirma que a Constituição não prevê nenhuma outra situação em que o Poder Legislativo pode suspender a atividade jurisdicional do STF. Por isso, a atribuição da Câmara no caso Ramagem é limitada.
“Os requisitos do caráter personalíssimo e temporal, previstos no texto constitucional, são claros e expressos, no sentido da impossibilidade de aplicação dessa imunidade a corréus não parlamentares e a infrações penais praticadas antes da diplomação”, diz no voto.

O ministro ainda determinou a suspensão da prescrição dos crimes supostamente cometidos pelo parlamentar, já que o andamento de parte do processo só poderá prosseguir após o fim do mandato de Ramagem.

Dino: ‘Indevida igerência’ da Câmara

Flávio Dino deu o voto mais duro. Ele diz que a Câmara, ao tentar suspender todo o processo, ultrapassa suas atribuições constitucionais e tenta promover “indevida ingerência em um processo judicial de competência exclusiva do Supremo Tribunal Federal”.

“Somente em tiranias um ramo estatal pode concentrar em suas mãos o poder de aprovar leis, elaborar o orçamento e executá-lo diretamente, efetuar julgamentos de índole criminal ou paralisá-los arbitrariamente — tudo isso supostamente sem nenhum tipo de controle jurídico”, afirmou Dino.

Zanin afirma que a jurisprudência do Supremo é clara ao permitir a suspensão de ações penais contra parlamentares por “crimes cometidos depois da diplomação do mandato em curso, e não aqueles pretéritos”.
Ramagem é réu por, segundo a PGR (Procuradoria-Geral da República), integrar o núcleo central do grupo que planejou um golpe de Estado no fim de 2022 para manter Bolsonaro na Presidência da República.

STF

Primeira turma do STF derrubou por unanimidade manobra da Câmara para beneficiar Ramagem (Foto: Fernando Sampaio/STF)

Flávio Dino deu o voto mais duro. Ele diz que a Câmara, ao tentar suspender todo o processo, ultrapassa suas atribuições constitucionais e tenta promover “indevida ingerência em um processo judicial de competência exclusiva do Supremo Tribunal Federal”.

“Somente em tiranias um ramo estatal pode concentrar em suas mãos o poder de aprovar leis, elaborar o orçamento e executá-lo diretamente, efetuar julgamentos de índole criminal ou paralisá-los arbitrariamente — tudo isso supostamente sem nenhum tipo de controle jurídico”, afirmou Dino.

Zanin afirma que a jurisprudência do Supremo é clara ao permitir a suspensão de ações penais contra parlamentares por “crimes cometidos depois da diplomação do mandato em curso, e não aqueles pretéritos”.
Ramagem é réu por, segundo a PGR (Procuradoria-Geral da República), integrar o núcleo central do grupo que planejou um golpe de Estado no fim de 2022 para manter Bolsonaro na Presidência da República.

O deputado responde por cinco crimes: associação criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado democrático de Direito, dano qualificado contra o patrimônio público e deterioração do patrimônio tombado.

A Constituição prevê que a Justiça deve consultar o Congresso caso decida abrir uma ação contra parlamentares acusados de crimes cometidos após a diplomação —no caso de Ramagem, em dezembro de 2022.

O texto constitucional, portanto, limita o veto da Câmara ao seguimento do processo penal contra ele a dois crimes ligados aos ataques de 8 de janeiro de 2023: dano qualificado contra o patrimônio e deterioração do patrimônio tombado.

Os outros três delitos pelos quais Ramagem responde, cujas penas são maiores, não estariam no guarda-chuva de análise da Câmara, já que teriam sido praticados antes de sua diplomação.

Câmara desconsiderou decisão do STF

A Câmara desconsiderou a posição do Supremo ao aprovar, na quarta-feira (7), um projeto que pretendia suspender por completo a ação penal contra Ramagem.

O texto elaborado pelo relator Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) ainda tentou, ao mencionar o processo de forma genérica, paralisar a ação penal contra todos os oito réus do núcleo central da trama golpista, como Bolsonaro e o ex-ministro Walter Braga Netto. A proposta foi aprovada por 315 a 143 votos. Até deputados de partidos que compõem a base do governo Lula votaram a favor de Ramagem, como o União Brasil (50 votos) e o MDB (32 votos).

Quatro ministros do Supremo afirmaram à Folha, sob reserva, que a decisão da Câmara era inconstitucional e deveria ser derrubada pela Primeira Turma. Eles reforçaram que o presidente da desta turma, Cristiano Zanin, fez-se claro ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), ao delimitar qual parte do processo contra Ramagem os congressistas poderiam suspender.

“A Turma determinou para dar ciência à Câmara dos Deputados, nos termos do voto do Ministro Relator, para aplicação do § 3º, do artigo 53 da Constituição Federal, tão somente em relação ao réu Alexandre Ramagem Rodrigues e, especificamente, pelos crimes praticados após a diplomação”, disse Zanin em ofício enviado à Câmara há duas semanas.


Fonte: ICL NOTÍCIAS - 10/05/2025

Brasil: Não há rastro de 5.000 documentos de terra citados no 'Abrace o Marajó' no governo Bolsonaro

 


Confira a reportagem de Juliana Sayuri, Talyta Vespa e Fabrício Venâncio com  com apoio do Pulitzer Center Rainforest Reporting Grant, no link abaixo da Coluna TAB UOL de hoje (10):

https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2025/05/10/abrace-o-marajo-divulgou-18-mil-concessoes-de-terra-nao-ha-rastro-delas.htm

TJ-BA determina que prefeitura deve priorizar pagamento de salários atrasados




                                    foto:Bahia/G1/reprodução

 O desembargador Nivaldo Aquino, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), negou o pedido da Prefeitura de Quijingue, cidade da região nordeste da Bahia, para suspender a liminar que obriga o município a pagar os salários atrasados de dezembro dos servidores municipais.

Na decisão, o desembargador entendeu que, apesar de o município alegar dificuldades financeiras e estado de emergência administrativa, existem provas robustas de má gestão dos recursos públicos.

Ainda segundo a decisão, a Prefeitura de Quijingue “optou por priorizar despesas festivas em detrimento das obrigações salariais, privando os seus servidores de suas verbas alimentares e revelando escolha administrativa incompatível com a alegada insuficiência de recursos”.

Sisaleira

O municipio de Quijingue fica há 322 km de Salvador e tem uma população de aproximadamente 25.272 habitantes

A cidade está localizada na região sisaleira, no nordeste da Bahia. 


Fonte:Bocão News c/adaptações

sexta-feira, 9 de maio de 2025

Saúde: Reabilitação online reduz sequelas de Covid longa, diz Neurologista no Sarah

                                        KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo


Mesmo anos após se recuperarem da fase aguda da Covid-19, muitos pacientes continuam enfrentando sintomas da chamada Covid longa. Entre os mais comuns estão a fadiga persistente e dificuldades cognitivas, como lapsos de memória, déficit de atenção e lentidão para processar informações.

Um estudo apresentado nesta sexta-feira (9/5) durante o 1º Congresso Latino-Americano da Federação Mundial de Neurorreabilitação (WFNR), no Hospital Sarah, em Brasília, mostra que essas sequelas podem ser reduzidas com a ajuda de um programa de reabilitação feito inteiramente pela internet.

O neurologista Josep Vendrell, do Hospital de Santa Creu i Sant Pau, em Barcelona, na Espanha, apresentou os resultados do projeto, que avaliou pacientes com queixas cognitivas após a Covid-19.

“Ainda não entendemos completamente os mecanismos envolvidos nessas sequelas, mas temos visto que intervenções digitais bem planejadas podem promover melhorias importantes”, afirmou o médico durante a palestra.

Reabilitação pela internet

Entre maio e dezembro de 2024, 81 pacientes procuraram o hospital com sintomas relacionados à Covid longa. Após um processo de triagem, 42 seguiram com o tratamento até o fim. A média de idade era de 50 anos, e a maioria dos participantes era mulher.

Todos usaram uma plataforma de reabilitação cognitiva desenvolvida no centro médico, com exercícios voltados para funções como memória, atenção, linguagem, leitura e raciocínio.

 O sistema se adapta ao desempenho do paciente, ajustando automaticamente a dificuldade dos exercícios. Em um dos casos apresentados, uma mulher de 47 anos usou a plataforma por cerca de dois meses, em sessões curtas de aproximadamente dez minutos por dia. Com o tempo, conseguiu avançar em atividades que antes exigiam múltiplas tentativas.

Um dos exercícios consistia em visualizar imagens por poucos segundos e, depois, escolher a correta entre várias opções. “A velocidade de apresentação das informações foi ajustada de forma gradual, até que a paciente conseguisse processar as imagens em 100 milissegundos por palavra”, relatou o neurologista.

Tecnologia como aliada

O programa foi inicialmente desenvolvido para reabilitação em casos de AVC, esquizofrenia, Alzheimer e outras doenças neurológicas. Com a chegada da pandemia, a equipe adaptou o sistema para atender pacientes com sequelas da Covid longa.

“No início, estávamos focados apenas nas queixas de memória e atenção. Depois, percebemos que a fadiga também interferia no desempenho. Tivemos até que contar com a ajuda de um cardiologista para entender melhor o sintoma”, contou Vendrell.

Uma das pacientes atendidas contou que não sentia fadiga ao caminhar ou conversar, mas ficava extremamente cansada ao tentar fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Outra disse que, antes, lia um livro por mês, mas agora perde o fio da história já nas primeiras páginas.

Apesar dos bons resultados, Vendrell reconhece que ainda há um longo caminho até que os ganhos no ambiente virtual se traduzam em melhorias concretas no dia a dia dos pacientes.

“Não falamos em cura, mas em melhora da função cognitiva, o que já impacta diretamente na qualidade de vida. Em tempos de tecnologia, é importante voltar a um princípio clássico da medicina: sentar-se, observar e escutar o paciente”, afirmou.

Fonte: METROPOLES - 09/05/2025 

 

STF: Ministro Dino faz voto mais duro que Moraes em caso Ramagem e manda recados à Câmara

                                            Vídeo:UOL/YOUTUBE  - 09/05/2025


O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), concordou com o relator, Alexandre de Moraes, sobre derrubar a manobra do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) para suspender a ação contra ele e aproveitou seu voto para mandar recados para a Câmara dos Deputados, que aprovou a medida.

Confira a reportagem completa no link abaixo do site UOL de hoje (9):


https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/05/09/dino-faz-voto-mais-duro-que-moraes-em-caso-ramagem-e-manda-recado-a-camara.htm

Previdência: Saiba como pedir ressarcimento se foi vítima de fraude do INSS


                                    foto:reprodução

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, anunciou, nesta quinta-feira (8), que os aposentados e pensionistas vítimas de descontos não autorizados de mensalidades associativas serão ressarcidos pelos prejuízos sofridos entre março de 2020 e março de 2025.

“O marco temporal [para ressarcimentos] são os últimos cinco anos, que é o prazo de prescrição [quinquenal]. Ou seja, março de 2020”, declarou Waller, durante coletiva de imprensa, no Palácio do Planalto.

A prescrição quinquenal, ou seja, de cinco anos, estabelece que os beneficiários da Previdência Social podem cobrar parcelas vencidas de benefícios, restituições ou diferenças até o limite de cinco anos da data em que deveriam ter sido pagas.

Como vai acontecer o ressarcimento?

Segundo Waller, na próxima terça-feira (14), o instituto começará a notificar cerca de 9 milhões de beneficiários da Previdência Social de cujos benefícios foram deduzidas as mensalidades de filiação a associações, sindicatos e outras entidades sociais.

A notificação será feita por meio do aplicativo Meu INSS e, alternativamente, pela Central de Atendimento telefônico da autarquia, no número 135.

“[O cidadão] vai abrir estes canais e [verificar que] teve um desconto [feito] pela associação X e que o valor descontado [em determinado período] é tal. Olhando esse dado, ele pode falar: realmente, eu fui associado. Ou, eu não fui associado. Eu não reconheço este vínculo associativo e não concordo com este desconto”, acrescentou Waller.

Caso a pessoa comunique ao INSS que não autorizou os descontos, o instituto notificará a entidade para a qual repassou toda a quantia cobrada junto ao benefício previdenciário da pessoa. A entidade terá 15 dias úteis para comprovar que o aposentado ou pensionista se filiou e autorizou o desconto em folha.

“As que não o fizerem, nós encaminharemos para a AGU [Advocacia-Geral da União], demonstrando o débito para que sejam tomadas as medidas cabíveis”, explicou Waller, assegurando que o beneficiário que questionar os descontos não vai precisar apresentar nenhum documento ao INSS.

“Ele não vai preencher nada. Ele simplesmente vai clicar [no Meu INSS] e falar, “este desconto eu não reconheço”, prosseguiu o presidente do instituto. Caberá às entidades comprovarem a legalidade dos descontos questionados.

Ainda segundo Waller, só ao fim deste processo de averiguação o INSS saberá quantos aposentados e pensionistas foram, de fato, lesados. Bem como o montante descontado ilegalmente.

De acordo com a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU), entre 2019 e 2024, o INSS descontou de benefícios previdenciários cerca de R$ 6,3 bilhões que foram integralmente repassados às organizações sociais autorizadas a oferecer o desconto de filiação em folha. Parte deste montante, contudo, foi cobrado legalmente, com o aval dos beneficiários, e repassado a entidades que prestam serviços e oferecem benefícios a seus membros.


Fonte: Revista Fórum c/adaptações 09/05/2025

STF: Moraes vota por 10 anos de prisão e perda do mandato de Zambelli


                                Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para condenar a deputada Carla Zambelli a 10 anos de reclusão, em regime fechado, além da perda do mandato parlamentar, a ser decidido pela Câmara dos Deputados.

Relator do caso em que a parlamentar e o hacker Walter Delgatti são réus pela invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e por falsidade ideológica, Moraes foi o primeiro a votar em sessão virtual da Corte que começou nesta sexta (9/5) e vai até dia 16 de maio, se não houver pedido de vista ou destaque.

O ministro também imputou em seu voto a pena de 8 anos e três de reclusão a Delgatti. Os dois réus na ação penal, ainda segundo Moraes, devem ser condenados a pagar o valor mínimo indenizatório a título de danos materiais e morais coletivos de R$ 2 milhões.

Em maio de 2024, os cinco ministros da Primeira Turma, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino, aceitaram a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra ambos. 

Segundo a denúncia da PGR, Carla Zambelli foi responsável por comandar a invasão de sistemas utilizados pelo Judiciário com o intuito de adulterar informações oficiais. Enquanto Delgatti teria sido o responsável pela realização do crime, entre agosto de 2022 e janeiro de 2023.


Invasão


  • Pelo que é analisado na Ação Penal 2428, a deputada Carla Zambelli e o hacker Walter Delgatti teriam invadido seis sistemas do Poder Judiciário por 13 vezes e supostamente inseriram nas plataformas 16 documentos falsos, incluindo um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, seguido pela ordem de quebra de sigilo bancário e bloqueio de bens do ministro.
  • A denúncia da PGR afirma que os dois queriam “adulterar dados, tudo no intuito de prejudicar a administração do Judiciário, da Justiça e da credibilidade das instituições e gerar, com isso, vantagens de ordem política para a denunciada”.
  • Delgatti e Zambelli respondem por: invasão a dispositivo informático e falsidade ideológica.
  • Eles negam as acusações.

O Ministério Público argumenta que “entre agosto e novembro de 2022, Carla Zambelli, ciente de que Walter Delgatti possuía conhecimento técnico e meios necessários para tanto, o abordou com a proposta de invasão a sistemas de elevado interesse público, oferecendo, em retorno pelo serviço prestado, a contratação formal para prestação de serviços relacionados à sua atividade parlamentar”.


Fonte: Luciana Alcantara?Metrópoles - 09/05/2025

RS: Policial militar aliado ao CV pretendia matar colegas de farda


foto:PCRS/reprodução

 Um policial militar, identificado como Carlos Alexandre dos Santos, também conhecido como o Bicho, pretendia matar policiais e guardas municipais. As informações são do site Metrópoles.

Segundo o portal de notícias, a revelação foi feita pelo próprio PM durante conversa com comparsas sobre a organização de roubos e  tráfico de drogas comparsas. 

Na declaração, ele teria mencionado a possibilidade de realizar planos para matar policiais e guardas honestos, que estariam atrapalhando suas ações criminosas.

O PM foi preso em um hotel no Rio Grande do Sul, no dia 5 de maio deste ano, durante a Operação Hitman, deflagrada pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Limeira. As investigações apontam que ele conciliava a função de policial militar de líder de uma quadrilha aliada ao CV.


fonte: Bocão News - 09/05/2025

MG: aluno ataca e mata a tesouradas adolescente em escola particular

                                        foto:reprodução

                   
Um aluno matou uma adolescente de 14 anos com golpes de tesoura em um colégio particular, em Uberaba (MG), na manhã dessa quinta-feira (8/5). 

O jovem que atacou a vítima é estudante do 9º ano.

Melissa Campos (foto em destaque) foi socorrida por um professor até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe de resgate tentou reanimar a vítima, que não resistiu e teve a morte confirmada ainda no local.

O corpo foi levado para o Instituto Médico-Legal (IML) para exames.

Após o crime, o aluno fugiu da escola e foi encontrado no fim da tarde e apreendido pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Agora, o caso vai ficar a cargo da Polícia Civil de Minas Gerais.

As investigações seguem em andamento.

Fonte: COLUNA NA MIRA/METROPOLE 09/05/2025


Salvador: Suspeito morre e PM é baleado durante tentativa de assalto em Patamares

                                      foto:reprodução/BN

Um suspeito morreu e um policial militar foi baleado na cabeça durante uma tentativa de assalto, na Orla do bairro de Patamares, em Salvador, na manhã desta sexta-feira (9). O caso aconteceu próximo ao supermercado Atacadão Atakarejo, na saída da Avenida Pinto de Aguiar, uma das vias mais movimentadas da Orla da capital baiana. 


A situação teria ocorrido quando o suspeito junto com seu comparsa estava efetuando assaltos na região. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a guarnição da PM evitou um desses roubos que seria praticado pela dupla, em uma farmácia da localidade. Os agentes localizaram os criminosos e durante a fuga, um dos suspeitos fez uma mulher de escudo humano. 

 

Na ação, os militares interceptaram a dupla e durante confronto um dos bandidos acabou ferido. Ele echegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Já o outro individuo segue sendo procurado pelas Forças da Segurança.



O cabo da PM, atingido na cabeça, foi levado para o Hospital Geral Roberto Santos, no bairro do Cabula e segundo a SSP, o estado de saúde dele é estável. 

 

Em imagens enviadas ao Bahia Notícias é possível ver que a ocorrência causou tensão nos motoristas que passavam no local durante o momento. Na ocasião, é possível ver um dos suspeitos imobilizados pelos agentes. 


Fonte: BN - 09/05/2025

Roma: Papa Leão 14 celebra primeira missa e faz alerta contra o 'ateísmo prático'

                                                       UOL/YOUTUBE -  09/05/2025

                                      

Em sua primeira homilia pública, o papa Leão 14 fez um apelo direto à autenticidade da fé cristã. Reunido com os cardeais na Capela Sistina, o novo pontífice convidou os fiéis a refletirem sobre a identidade de Jesus e o papel da Igreja Católica em um mundo marcado pela indiferença espiritual.

Leia a reportagem completa no link abaixo do site UOL de hoje (9):


https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2025/05/09/papa-leao-14-celebra-primeira-missa-e-faz-alerta-contra-o-ateismo-pratico.htm 

Reportagem do ICL Notícias: O Império Invisível de Silas Malafaia


                                              EPISÓDIO 1 -  ICL/YOUTUBE  - 09/05/2025


O portal ICL notícias começou uma série de PodCast sobre o pastor que se tornou um porta voz evangélico do Bolsonarismo no Brasil. Confira no link abaixo a 1ª reportagem e o 1º episódio do Pod Cast investigativo do ICL.

Confira abaixo no link:

https://iclnoticias.com.br/imperio-malafaia/ 

Morro de São Paulo: Lancha com 14 passageiros inunda e deixa dois feridos durante passeio; VÍDEO


                                      foto:reprodução


Uma lancha com 14 passageiros inundou durante um passeio no Arquipélago de Cairu, nas proximidades de Morro de São Paulo. O acidente ocorreu durante o final da manhã desta quinta-feira (8) e deixou duas pessoas feridas com ferimentos leves. Informações preliminares apontam que a embarcação teria colidido com uma pedra.

 

A Capitania dos Portos da Bahia informou que o grupo realizada um passeio conhecido como “volta à ilha”, que visita o entorno da ilha de Morro de São Paulo. Os dois feridos fora para atendimento no Posto de Saúde em Garapuá. O tripulante, sofreu uma fratura na décima costela, enquanto uma mulher teve cortes na perna.



 

“De acordo com informações inicialmente apuradas, a embarcação 'JP Miranda', que realizava o passeio conhecido como 'volta à ilha', teria naufragado parcialmente, por razões ainda desconhecidas. O tripulante e uma passageira sofreram ferimentos leves e foram encaminhados para atendimento no Posto de Saúde em Garapuá. A embarcação foi reflutuada e retirada para um local seguro. Não foram observados indícios de poluição hídrica na área”, disse a Capitania.


Segundo a entidade, um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) será instaurado para apurar as causas e circunstâncias do ocorrido. O prazo inicial de conclusão é de 90 dias.



Fonte: BN -09/05/2025

quinta-feira, 8 de maio de 2025

Salvador recebeu 2,6 milhões de turistas no primeiro trimestre de 2025

                                  Centro Histórico de Salvador -  Foto: Michele Rocha


Salvador recebeu 2,6 milhões de turistas no primeiro trimestre de 2025 no primeiro trimestre de 2025, número de visitantes 7,5% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) nesta quinta-feira (8), Dia Nacional do Turismo. A estimativa é de que a receita turística de 2024 tenha movimentado cerca de R$20 bilhões na capital, ou seja, 50% a mais do que no ano anterior.

 

Segundo o Relatório Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego, em 2023, o setor foi responsável por 75 mil empregos formais em Salvador. Nos últimos três anos, a taxa média de ocupação, fluxo turístico e receita turística tem registrado constantes crescimentos, com variações superiores a 5%.

 

A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos (PDT), comentou os números: “Salvador se tornou uma referência nacional quando o assunto é turismo. Se antes os visitantes chegavam à cidade apenas pelo sol e mar e no período do verão, hoje conseguimos manter o turismo aquecido durante todo o ano. A capital baiana se estruturou para receber visitantes, e esses feriados prolongados são oportunidades de ter a cidade aquecida, gerando emprego e renda para os nossos cidadãos”, disse.

 

Em 2024, a capital baiana recebeu 9,4 milhões de visitantes, cerca de 7% a mais do que no ano de 2023. Eventos como o Festival Virada Salvador e o Carnaval, folia que este ano reuniu na quarta-feira pré-carnavalesca até a terça-feira de Momo 1,2 milhão de turistas, são apontados como exemplos de eventos que fazem do verão de Salvador um dos mais concorridos do país.

 

Entre os brasileiros, os principais turistas são de São Paulo e Rio de Janeiro, seguidos por Minas Gerais, Distrito Federal e Pernambuco. Já os estrangeiros que mais visitaram Salvador são da Argentina e Estados Unidos, depois aparecem os uruguaios, chilenos e franceses.


Fonte: Redação BN -08/05/2025

Novo Papa: Quem quem foi Leão XIII e entenda por que ele inspirou o papa Leão XIV

                                  foto:Divulgação Reuters

247 – Num conclave histórico, realizado nesta quinta-feira (8), o cardeal Robert Francis Prevost foi eleito novo papa da Igreja Católica. Missionário agostiniano com longa trajetória na América Latina e, até então, prefeito do poderoso Dicastério para os Bispos, Prevost surpreendeu ao adotar o nome Leão XIV. Com isso, estabeleceu um elo direto com Leão XIII, pontífice que governou entre 1878 e 1903 e que entrou para a história como o criador da Doutrina Social da Igreja.

Ao escolher esse nome, Leão XIV sinaliza que sua liderança será marcada pelo compromisso com os pobres, os trabalhadores e os marginalizados, resgatando o espírito reformador e progressista de Leão XIII. Mais do que uma homenagem, a escolha revela um projeto de Igreja voltada à justiça social, ao diálogo com o mundo contemporâneo e à ação concreta em defesa da dignidade humana.

A revolução silenciosa de Leão XIII

Nascido Vincenzo Gioacchino Pecci, Leão XIII assumiu o papado num momento conturbado para a Igreja. A perda dos Estados Pontifícios e a ascensão de regimes liberais e anticlericais ameaçavam a autoridade da Santa Sé. Em vez de se fechar no conservadorismo, ele optou por enfrentar os desafios do mundo moderno com uma postura intelectual e pastoral ousada.

Em 1891, publicou a encíclica Rerum Novarum (“Das coisas novas”), um documento revolucionário que passou a ser conhecido como a carta magna do pensamento social católico. Nela, Leão XIII denunciava os abusos do capitalismo industrial, defendia os direitos dos trabalhadores à jornada justa, ao descanso, à organização sindical e à proteção do Estado. Ao mesmo tempo, criticava o socialismo marxista por sua proposta de abolir a propriedade privada, reafirmando o equilíbrio entre liberdade e justiça.

Rerum Novarum deu origem à Doutrina Social da Igreja, influenciando não apenas os pontífices que vieram depois – como João XXIII, Paulo VI e Francisco – mas também movimentos populares cristãos em todo o mundo. Leão XIII tornou-se símbolo de uma Igreja que sai das sacristias e entra no debate público, com autoridade moral e espiritual – o que fez com que as buscas por seu nome disparassem no Google Trends nesta quinta-feira 8, assim que a escolha do novo papa foi anunciada.


Fonte: BRASIL 247 -08/05/2025