• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 24 de dezembro de 2022

Salvador: Após mobilização, advogada é encontrada em Arembepe


         
                                               foto:reprodução

                              

O percussionista baiano Marcus Musk usou as redes sociais para revelar que encontrou sua irmã, a advogada Luciana Ramiro Pires de Oliveira, que estava desaparecida desde a última quarta-feira (21). Ele disse que ela foi encontrada em Arembepe, em Camaçari, e que precisou ser hospitalizada para verificar o seu estado de saúde.

Não foi revelado como a advogada foi parar em outra cidade, mas Musk prometeu repassar informações "tão logo puder". "A família agradece imensamente todo carinho multiplicado, toda mobilização, mas pedimos compreensão para manter nossa privacidade nesse momento para um grande respiro", pediu o músico.

 

Ele ainda agradeceu aos orixás e às pessoas que deram esperança à família. "Me permito chorar de alegria também, viu?", concluiu. Segundo o músico, ela tinha sido vista pela última vez na Rua Monsenhor Gaspar Sadoc, no bairro do Costa Azul, em Salvador, durante a noite.

 

De acordo com as informações, ela saiu de casa para descartar algumas sacolas de lixo e não foi mais avistada. A mãe da advogada registrou o desaparecimento na tarde desta sexta-feira (23).


Fonte:BN 24/12/2022

Lula deseja reconciliação das famílias em mensagem de Natal,


 (crédito: EVARISTO SA / AFP)

(crédito: EVARISTO SA / AFP)

O presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou há pouco, pelo Twitter, em uma mensagem de Natal. Ele fez menção a um desejo de "reconciliação" e criticou o "ódio político" que teria dividido as famílias brasileiras.

"Desejo que o Natal seja o da reconciliação das famílias, e da reconciliação do Brasil consigo mesmo. Vou trabalhar mais do que trabalhei nos governos anteriores para que o Natal de todos, em especial dos que mais precisam, seja melhor no próximo ano", escreveu. Informações do Correio Brazliense c/adaptações.

Bolsonaro não passará faixa e decide ir para um Resort de Trump nos EUA

 20.dez.22 - O presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, no Palácio da Alvorada - Lucio Tavora/Xinhua

20.dez.22 - O presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, no Palácio da AlvoradaImagem: Lucio Tavora/Xinhua
O presidente Jair Bolsonaro bateu o martelo e não vai cumprir o rito democrático de passar a faixa presidencial ao presidente eleito e diplomado Lula, como também se ausentará do país a partir do dia 28/12/2022
Segundo pessoas próximas, ele viajará para o EUA, mais precisamente para o condominio Mar -a Lago em Palm Neach que fica na Flórida que tem como proprietário o ex- presidente americano Donald Trump, que assim como ele não aceitou a derrota nas urnas quando concorreu a reeleição em 2020. Ainda segundo essas pessoas, o presidente teria dito que ficará por lá por um ou dois meses.
.

Latino faz procedimento e internauta diz que "parece diabo de Auto da Compadecida"

Nas duas primeiras imagens, Latino antes e depois de procedimento. Na terceira, o demônio de O Auto da Compadecida (reprodução redes sociais)

O cantor Latino resolveu aderir um novo visual e se submeteu a um rejuvenescimento facial. O músico carioca realizou os procedimentos com a dermatologista Caroline Pereira em São Paulo e, segundo o colunista Léo Dias, teria gastado em torno de R$ 30 mil. Mas é bem provável que o artista tenha feito uma permuta com a clínica, como costuma acontecer nestes casos.

A médica informou ao jornalista que realizou um preenchimento, usou toxina botulínica e fios com técnica do Fox Eyes para abertura do olhar e elevação da sobrancelha, algo que tem sido muito buscado por homens na clínica paulistana, segundo a especialista.

A médica destacou ainda que o principal objetivo deste procedimento é “deixar o paciente mais jovem sem mudar as característica naturais”. Mas, como é bem recente, Latino está muito diferente da imagem a que o público se acostumou.

Tanto que nas redes sociais muita gente não perdoou e já começaram as piadas e comparações bizarras no Twitter. Houve até que o chamasse de "Jason Momoa da Shopee", em referência ao ator de Aquaman. Até ao demônio do filme O Auto da Compadecida ele foi comparado, como fez @leticiaslima no Twitter. E teve também quem visse semelhança com o carnavalesco Clóvis Bornay.

Fonte:Correio da Bahia - 24/12/2022

Rio: Ex-técnico da seleção é assaltado e leva bronca por derrota na Copa

                                             foto:reprodução

O ex-técnico da Seleção Brasileira Tite foi assaltado, na manhã deste sábado (24/12), no Rio de Janeiro. De acordo com informações do Blog do Ancelmo Gois, Tite saiu para caminhar por volta das 6h, na Barra da Tijuca, para ficar longe de eventuais assédios.

No entanto, ele acabou sendo assaltado em plena véspera de Natal. O assaltante levou um cordão e ainda chamou a atenção de Tite pela derrota da Seleção na Copa. Informações do site Metropoles c/adaptações.

Novo Governo: Lula já definiu líderes do governo na Câmara e no Senado

 

                                          Lula e Wagner em Salvador durante a campanha foto:reprodução

Após uma semana marcada por definições na composição da Esplanada para o próximo ano, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também encaminhou quem serão os parlamentares escolhidos para ocupar a liderança do governo na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. A única indefinição de momento segue sendo quem será o líder do governo no Congresso Nacional.

Metrópoles apurou com parlamentares próximos ao petista que o líder do governo no Senado será o senador Jaques Wagner (PT-BA). O baiano teve atuação fundamental nos bastidores para criar um clima de apoio em torno da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, que viabilizou o cumprimento de promessas feitas por Lula em campanha.

Na Câmara, o escolhido de Lula para o cargo de liderança do governo é o deputado federal José Guimarães (PT-CE). Atuante durante toda campanha do petista à Presidência, Guimarães também teve participação ativa ao longo das negociações da PEC na Casa.

Fonte:Metropoles c/adaptações 23/12/2022

Salvador: Família procura advogada que desapareceu no Costa Azul

                                            foto:reprodução

A família de Luciana Ramiro Pires de Oliveira, de 36 anos, está procurando a advogada, que desapareceu na quarta-feira (21). Luciana foi vista pela última vez na Rua Monsenhor Sadoc, no bairro do Costa Azul, depois de sair de casa e não retornar mais. 

Segundo a Polícia Civil, a mãe da advogada registrou o desaparecimento na tarde da sexta na Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP). A mãe contou que estava chegando do trabalho quando viu a filha caminhando na rua com algumas sacolas, indo em direção ao descarte de lixo. Depois disso, contudo, Luciana não foi mais avistada.

 irmão de Luciana, que atua como consultora jurídica, fez um post nas redes sociais pedindo ajuda para tentar localizá-la. Marcus Musk, que é percussionista, destaca que o paradeiro dela é "completamente desconhecido". "Precisamos encontrá-la. Precisamos da ajuda de vocês".

A polícia diz que testemunhas serão ouvidas e diligências serão feitas para tentar localizar Luciana.

Quem tiver informações que podem ajudar a localizar Luciano pode entrar em contato, sigilosamente, com o DPP pelo WhatsApp (71 99631-6538) ou lugar para os números 71 3116-0000 e 71 3116-0357.

Fonte: Correio da Bahia - 24/12/2022

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Último indulto natalino de Bolsonaro livra PMs do massacre do Carandiru

 2.out.1992 - Massacre do Carandiru: corredor alagado de sangue no pavilhão da Casa de Detenção de São Paulo, após a intervenção da Polícia Militar do Estado de São Paulo para conter uma rebelião, em São Paulo - Folhapress

2.out.1992 - Massacre do Carandiru: corredor alagado de sangue no pavilhão da Casa de Detenção de São Paulo, após a intervenção da Polícia Militar do Estado de São Paulo para conter uma rebelião, em São Paulo Imagem: Folhapress

CONFIRA REPORTAGEM NO LINK ABAIXO NO SITE UOL DE HOJE(23):

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2022/12/23/ultimo-indulto-natalino-de-bolsonaro-livra-pms-do-massacre-do-carandiru.htm?utm_source=youtube&utm_medium=social-media&utm_campaign=uol&utm_content=geral

Prestígio internacional para a posse de Lula desanima golpistas

 O Itamaraty encaminhou, formalmente, os convites para os presidentes e chefes de Estado de todo o mundo, para a posse de Lula

O Itamaraty encaminhou, formalmente, os convites para os presidentes e chefes de Estado de todo o mundo, para a posse de Lula - © Fornecido por Correio do Brasil


De acordo com o setor de Protocolo do Itamaraty, nos próximos dias, novos nomes devem ser confirmados. A presença estrangeira ainda conta com líderes africanos, asiáticos e do Oriente Médio.

A participação estrangeira na posse de Lula acentua o reconhecimento internacional do resultado das eleições brasileiras e condena os seguidos pedidos de ruptura institucional por parte dos apoiadores neofascistas; além de blindar a cerimônia de possíveis tumultos que possam ser praticados por bolsonaristas e militantes da extrema direita.

Em linha com as confirmações internacionais à posse do presidente eleito, manifestantes que se amontoam desde o fim de outubro, acampados na Praça dos Cristais, em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, continuaram o desmonte das barracas iniciado na véspera, conforme noticiou o Correio do Brasil. Em mensagens pelas redes sociais, parte dos manifestantes golpistas afirma que pretende permanecer, mas o fato é que a maioria prefere passar o Natal com a família, em vez de manter os atos de protesto contra a democracia.

Na Capital Federal, as manifestações se iniciaram logo após o resultado das eleições deste ano, em que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi escolhido como o futuro presidente. Assim como em várias partes do país, os atos começaram com o bloqueio de rodovias no entorno da capital. Com a reprovação pela maior parte dos brasileiros, os grupos mudaram de endereço e foram para a frente do Forte Caxias.

O local abrigou milhares de pessoas, sobretudo nas primeiras semanas após o resultado. Com o tempo, o movimento minguou, perdeu força. Fora dos limites do Setor Militar Urbano, onde fica o quartel, também houve manifestações. Uma delas terminou com ônibus e carros incendiados, sem que ninguém fosse preso, até agora.

Fonte:Correio do Brasil c/adaptações 23/12/2022


DF: Saúde abre concurso com mil vagas para agente e salário de R$ 4,4 mil

 

                                                FOTO:REPRODUÇÃO


Veja as principais informações do concurso:

  • Banca organizadora: Funatec

  • Cargos ofertados: agente de vigilância ambiental (Avas) e agente comunitário de saúde (ACS)

  • Escolaridade: nível médio

  • Salários iniciais: até R$ 4.485

  • Vagas: 119 imediatas + 900 para cadastro reserva


  • Taxa de inscrição:

    • Avas: R$ 70

    • ACS: R$ 65

  • Inscrições: de 30 de janeiro a 6 de março

  • Provas: 26 de março de 2023

  • Edital
Fonte: Metropoles  c/adaptações 23/12/2022

Extremo Sul do Estado: Trecho há 17 km de Eunápolis na BR-101 é liberada

                                             Vídeo: Youtube/reprodução

A BR-101, na altura do distrito de Mundo Novo, a cerca de 17 quilômetros do centro de Eunápolis, está totalmente liberada para a passagem de veículos.

A rodovia teve trecho interrompido no início da madrugada desta sexta-feira (23), na região do Km 701, por conta de uma queda de barreira.


No início da tarde, o Dnit – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes -, informou que concluiu a remoção de terra e pedras.


A rodovia, então, foi liberada pela Polícia Rodoviária Federal.


ITAMARAJU 


Já o trecho da BR-101 que desmoronou no km 817, entre as cidades de Itamaraju e Teixeira de Freitas, ainda não tem previsão de liberação, conforme informou o Dnit na tarde desta sexta.


Segundo o órgão, o trabalho de reconstrução da pista ainda não teve início. No local, houve uma erosão devido ao aumento do volume de um curso d´água.


As chuvas que atingem o Extremo Sul da Bahia provocaram deslizamentos de terra, queda de árvores e desmoronamentos de pista em outros trechos das BRs 101 e 367. Nestas áreas, o trânsito flui parcialmente.


Fonte:Radar64/reprodução 23/12/2022

Concurso: BB oferta 170 vagas para a Bahia; Irecê também será local de prova

 

agência do BB - Irecê - foto:Blog Fique Informado

O Banco do Brasil irá realizar um novo concurso para escriturário onde a exigência escolar mínima é que o candidato tenha o Ensino Médio completo. Serão 4 mil vagas imediatas e 2 mil para cadastro reserva.

No Estado da Bahia, serão ofertadas 170 vagas, sendo 149 para contratação imediata e 21 para Cadastro Reserva.

Concurso: BB

Cargo: Escriturário

Nível Escolaridade: Enino Médio Completo

Salário Inicial: R$ 3.623,22

Inscrições: 23/12/2022 a 24/02/2023

Valor: R$ 50,00

Provas: Objetivas e Redação

Data: 23/04/2023(domingo)

Banca Organizadorahttps://www.cesgranrio.org.br/

Segundo o Edital nº EDITAL Nº 1 - 2022/001 BB, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2022, terão provas as seguintes cidades no estado da bahia: 

sALVADOR - Capital

 LAURO DE FREITAS OU CAMAÇARI - RMS

 SANTO ANTONIO DE JESUS - RECONVACO

 ITABUNA OU ILHÉUS - sul do estado

VITÓRIA DA CONQUISTA OU JEQUIÉ - sudoeste do estado

GUANAMBI - sudoeste do estado

 BARREIRAS - oeste 

IRECÊ - centro norte do estado

JUAZEIRO - norte do estado

PAULO AFO
NSO
- SERTÃO

BURITIRAMA -MICROREGIÃO DA BARRA

CRONOGRAMA:

EVENTOS BÁSICOS

DATAS

Inscrições.

23/12/2022 a 24/02/2023

Solicitação de inscrição com isenção do valor da mesma.

23/12/2022 a 03/01/2023

Resultado preliminar dos pedidos de isenção do valor de inscrição.

12/01/2023

Prazo para recurso dos(as) candidatos(as) que tiveram a solicitação de isenção do valor de inscrição indeferida.

12 e 13/01/2023

Divulgação da relação de candidatos(as) que tiveram a solicitação de isenção do valor de inscrição deferida, após contestação.

23/01/2023

Resultado preliminar dos pedidos dos atendimentos especializados e/ou vagas reservadas PCD.

14/03/2023

Prazo para recurso dos(as) candidatos(as) que tiveram a solicitação de atendimentos especializados indeferidos e/ou vagas reservadas PCD em discordância.

14 e 15/03/2023

Resultado dos recursos dos(as) candidatos(as) que solicitaram recurso dos pedidos de atendimentos especializados e/ou vagas reservadas PCD em discordância.

22/03/2023

Obtenção impressa do Cartão de Confirmação de Inscrição no endereço eletrônico (www.cesgranrio.org.br).

19/04/2023

Atendimento aos(às) candidatos(as) com dúvidas sobre os locais de provas, vagas reservadas ou atendimentos especializados para realização das provas.

20 e 21/04/2023

Aplicação das provas objetivas e de Redação.

23/04/2023

Divulgação dos gabaritos das provas objetivas.

24/04/2023

Interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados.

24 e 25/04/2023

Prazo para acerto cadastral (nome, identidade, data de nascimento e endereço), se necessário, no endereço eletrônico da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br).

18/05/2023

Disponibilização da imagem do Cartão-Resposta.

02/06/2023

Divulgação dos resultados das provas objetivas e das notas preliminares de Redação.

05/06/2023

Vista da prova de Redação e pedido de revisão das notas para os(as) candidatos(as) que obtiverem nota inferior a 70,0 (setenta) no site da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org).

05 e 06/06/2023

Resultado dos pedidos de revisão das notas de Redação e convocação dos(as) candidatos(as) que se autodeclararem negros(as).

13/06/2023

Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos(as) concorrentes às vagas reservadas para negros(as).

18/06/2023

Resultado da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos(as) concorrentes às vagas reservadas para pessoas negras.

29/06/2023

Interposição de eventuais recursos quanto ao resultado da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos(as) concorrentes às vagas reservadas para pessoas negras.

29 e 30/06/2023

Prazo para atualização de endereço, se necessário, na página da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br).

07/07/2023

Previsão de divulgação dos resultados finais.

14/07/2023


Confira Edital Completo no link abaixo e veja  qual o Conteúdo exigido:

https://in.gov.br/en/web/dou/-/edital-de-abertura-selecao-externa-2022/001-453121648



PT decide que vai tirar segurança de Lula do GSI, reduzindo poder da pasta

                                                Lula durante o anúncio de ministros que farão parte de seu 3º mandato -foto:Reuters/reprodução

                                             
Reportagem publicada pelos jornalistas da Folha Marianna HolandaJulia Chaib e 

Nathalia Garcia de hoje(23) diz que por desconfiança, o PT querem manter a todo momento a segurança do presidente sob os cuidados da Polícia Federal. Segundo a reportagem, o futuro ministro da Casa Civil, o governador baiano Rui Costa(PT) diz que cabe a Lula anunciar o novo ministro da GSI, mas que o nome já está definindo. 

Confira a reportagem completa no link abaixo do site UOL abaixo:

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2022/12/pt-decide-que-vai-tirar-seguranca-de-lula-do-gsi-reduzindo-poder-da-pasta.shtml

PRF aposenta aos 47 anos ex-diretor investigado por bloqueios nas eleições


foto:reproduçãoSilvinei Vasques, diretor-geral da PRF, cumprimenta o presidente Jair Bolsonaro após ambos ganharem uma premiação - Metrópoles

O agora ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, investigado por apoiar bloqueios em rodovias que contestavam o resultado das eleições presidenciais, recebeu aposentadoria voluntária da corporação aos 47 anos, segundo publicação no Diário Oficial da União (DOU) dessa quarta-feira (21/12).

A aposentadoria de Silvinei se deu por: “a) após 30 (trinta) anos de contribuição, desde que conte, pelo menos, 20 (vinte) anos de exercício em cargo de natureza estritamente policial, se homem;”. Ele entrou na corporação aos 20 anos, em 1995; portanto, tem 27 anos de contribuição à Previdência.

O ex-diretor da PRF beneficiou-se da regra em vigor na data em que entrou na PRF, época em que se permitia encerrar a carreira com 20 anos de atividade policial, sem levar em conta a idade do servidor.

Silvinei obteve a aposentadoria um dia depois de ser dispensado da função de diretor-geral. A dispensa do cargo foi publicada no DOU dessa terça-feira (20/12), a 11 dias do fim do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Silvinei é réu por improbidade administrativa, acusado de pedir votos de forma ilegal ao então candidato à reeleição à Presidência da República. Além disso, Silvinei é investigado por causa de uma série de blitzes feitas pela PRF no dia do segundo turno das eleições.

Sob investigação

Em novembro, Silvinei prestou depoimento à Polícia Federal (PF) para explicar as blitze ilegais feitas pela PRF durante as eleições presidenciais. O TSE havia vetado tais práticas no dia do pleito, justamente para não comprometer o processo. Mesmo assim, policiais rodoviários federais teriam executado as ações ilegais sob orientação de ofício expedido pelo diretor-geral da corporação.

As ações, realizadas em diversas estradas, contaram com maior atuação no Nordeste, região em que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve mais votos.

Em vídeos que circularam no dia das eleições, vários eleitores nordestinos em transporte público se queixaram de que não estariam conseguindo chegar aos locais de votação. Após a repercussão de imagens que mostram agentes impedindo o trânsito de eleitores, o termo “Deixem o Nordeste Votar” ficou em primeiro lugar entre os assuntos mais comentados no Twitter.

Também em novembro, Silvinei Vasques virou réu por improbidade administrativa na Justiça Federal do Rio de Janeiro. O Ministério Público Federal (MPF) protocolou o pedido sob a alegação de que o chefe da corporação fez uso indevido do cargo.

De acordo com o MPF, Vasques pediu votos indevidamente para Jair Bolsonaro. Ao citar declarações de Vasques durante eventos públicos, o órgão alegou que o diretor usou a PRF para fazer uma “verdadeira propaganda político-partidária”.

Fonte: Metrópoles - 23/12/2022

Irmã de Paulo Gustavo desabafa em viagem a Salvador: “Voltar sem ele é esquisito”

 

                                             foto:reprodução

                                          

Juliana Amaral, irmã de Paulo Gustavo, compartilhou em seu perfil no Instagram, nesta quinta-feira (22), a dor que sente ao estar em alguns lugares sem o ator. Em particular, na Bahia, onde a produtora passou os últimos dias por conta da estreia do filme ‘Filho da Mãe’, que relata os bastidores do último projeto do humorista, morto em maio de 2021, vítima de Covid-19.
 
"A primeira vez que vim para a Bahia foi com meu irmão e uns 8 amigos! Ficamos apaixonados. E depois voltamos milhares de vezes a lazer e a trabalho. A Bahia é especial demais, com uma energia única que acolhe, conforta, e cura… Ele amava demais estar aqui. Voltar sem ele é esquisito, essa é a 2ª vez", escreveu na legenda da galeria de fotos em que aparece diante do famoso portão repleto de fitinhas da Igreja do Bonfim.

​No relato, Ju lembrou ainda sobre a primeira vez que esteve no estado sem o irmão. "Foi na missa de 3 meses para ele na Santa Dulce e agora para lançar o filme ‘Filho da Mãe’. Vim para ficar 3 dias e fiquei 8", continuou. Devoto da freira baiana, Paulo Gustavo doou R$ 1,5 milhão para suas obras sociais, destinadas ao atendimento de pacientes com câncer. O ator conheceu história de Santa Dulce a partir de um filme e se sensibilizou com seu trabalho.
 
Em uma das imagens postadas nesta quinta-feira, Ju Amaral surge ao lado de Fil Braz, roteirista do documentário ‘Filho da Mãe’, no qual ela também é codiretora. Ambos estiveram no lançamento do longa-metragem, que teve sua pré-estreia na capital baiana realizada no último dia 14, no UCI Orient Paralela. “Obrigada ao meu amigo/irmão @filbraz por esses dias, nem sei como seria se vc não estivesse a todo tempo comigo! Te amo pra sempre! Obrigada por tudo!”, escreveu.

A produtora aproveitou para agradecer o carinho de todos que a cumprimentaram ao longo de sua estada em Salvador. "Aos fãs que me paravam para agradecer a existência de Tatau, muito obrigada do fundo do meu coração, me senti em paz com todo esse amor! Que ele permaneça eternamente!", finalizou.

***


Fonte: Correio da Bahia 23/12/2022

Bahia: Estado antecipa salário de Dezembro



O governador da Bahia Rui Costa(PT) anunciou nesta sexta-feira(23) através de suas redes sociais a antecipação do salário de Dezembro/2022 do funcionalismo público do Estado. "Bom dia com essa notificação maravilhosa: antecipamos o pagamento do salário de dezembro dos servidores estaduais e hoje já tem dinheiro na conta! Graças a muito trabalho para garantir o equilíbrio das contas e a qualidade do gasto público, pudemos ao longo de toda a gestão pagar os salários do funcionalismo em dia com respeito e responsabilidade." afirmou Rui.

Bahia:Candidatos são convocados para provas do concurso da PM e CB

                                                          imagem:reprodução

O Governo do Estado está convocando 93.674 candidatos inscritos e considerados aptos a participar das primeiras etapas do concurso público para preenchimento de vagas de soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (Edital 05/2022 PM/BM).  As informações completas para a realização dos exames – incluindo data, horário e duração das provas - estão disponíveis no Edital de Convocação, publicado no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira (22).  

 A primeira e a segunda etapas do concurso correspondem, respectivamente, às provas objetivas e discursiva (redação). A aplicação dos exames será feita no dia 22 de janeiro de 2023, a partir das 9h nos municípios de Salvador, Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus,
Irecê, Ita
beraba, Itabuna, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Serrinha e Vitória da Conquista. 

Para conferir o local de realização da sua prova, o candidato deverá consultar o cartão informativo, enviado por e-mail e disponibilizado no site da Fundação Carlos Chagas, a partir desta quinta (22.12). Caso não tenham recebido o cartão até o terceiro dia antes da aplicação ou tenham dúvidas que não consigam dirimir no site da organizadora, os candidatos podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) da Fundação Carlos Chagas, pelo telefone (0XX11) 3723-4388. O serviço funciona em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas (horário de Brasília).  

A duração total das provas será de quatro horas e meio, sendo que os candidatos deverão permanecer na sala de realização por no mínimo três horas. É recomendável que os candidatos compareçam aos locais de prova pelo menos uma hora antes do horário indicado no edital de convocação. Além disso, será obrigatória a utilização de máscara de  proteção individual e  apresentação do documento de identificação oficial com foto, original, impresso e em bom estado de conservação,  cartão de convocação e comprovante de vacinação contra a Covid-19, de acordo com o edital de convocação. 

No total, estão sendo ofertadas pelo certame duas mil vagas de soldado da Polícia Militar e outras 500 para soldado do Corpo de Bombeiros. Os selecionados da PM serão lotados em Salvador e Região Metropolitana, além de outros oito municípios do interior (Feira de Santana, Alagoinhas, Itaberaba, Ilhéus, Juazeiro, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Barreiras).  Já as vagas para o Corpo de Bombeiros estão disponíveis na capital, RMS e em nove cidades: Itabuna, Porto Seguro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Teixeira de Freitas, Alagoinhas e Bom Jesus da Lapa. 

Fonte:Correio da Bahia - 23/12/2022

Bahia: Fortes chuvas provocam quedas de barreiras e desmoronamento de pista nas BRs 101 no extremo Sul

Deslizamento de terra interditou totalmente BR-101 em Mundo Novo, perto de Eunápolis -foto:reprodução/Radar64

            Asfalto desmoronou na BR-101, causando interdição total entre Itamaraju e Teixeira de Freitas -foto:reprodução/Radar64

Em função das chuvas que atingem o Extremo Sul da Bahia, deslizamentos de terra, queda de árvores e desmoronamentos de pista estão interditando trechos de duas rodovias federais desde a tarde de quinta-feira (22).

Segundo balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal no início da manhã desta sexta (23), o deslizamento de um barranco interditou totalmente a BR-101 na altura do km 701, no distrito de Mundo Novo, a 17 quilômetros do centro de Eunápolis.

No km 725 da mesma rodovia, entre os municípios de Itabela e Eunápolis, há uma pedra grande no meio da pista, que está bloqueada parcialmente.


Ainda na BR-101, no km 817, no trecho que compreende as cidades de Itamaraju e Teixeira de Freitas, a estrada está totalmente interditada. A pista cedeu no local, devido ao aumento do volume de um curso d´água.


Já no km 896 da BR-101, entre Teixeira de Freitas e Posto da Mata, há muita lama na pista.

A BR-367, entre Eunápolis e Porto Seguro, está interditada parcialmente no km 54, devido à queda de barranco e árvore da pista.


A PRF orienta que os motoristas evitem passar por esses trechos, pois há riscos de novos deslizamentos a qualquer momento.


Fonte: Radar64 -23/12/2022 09h:28