• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Espanha: Vinícius Jr desabafa na internet: 'Os insultos seguem, mas o baile também'


Vinícius Jr desabafa na internet: 'Os insultos seguem, mas o baile também'

Vinícius Jr desabafa na internet: 'Os insultos seguem, mas o baile também' - © Vini Jr foi eleito craque do Mundial de Clubes (Foto: KHALED DESOUKI / AFP)

Real Madrid venceu o Osasuna por 2 a 0 neste sábado, em mais uma partida fora de casa pelo Campeonato Espanhol. Como de costume, Vinícius Jr mais uma vez foi alvo constante da torcida adversária, que não deixou o brasileiro encostar na bola sem ser ao som de xingamentos e vaias.

Dentro de campo, o camisa 20 do Real mais uma vez deu um show. Foi ele o responsável pela assistência do gol de Federico Valverde, que abriu o placar da partida. Além disso, o atacante brasileiro chegou marcar na partida, mas teve o gol anulado por impedimento.

Com excelentes jogadas, fazendo da defesa adversária um verdadeiro salseiro, Vinícius foi mais uma vez o protagonista em um triunfo da equipe merengue. Após a vitória ele desabafou na internet sobre a perseguição que sofre na Espanha por torcidas adversárias.

- Os insultos continuam... mas a dança também... Nos vemos em Liverpool! HALA MADRI! - escreveu o atacante.

EUA: Blogueiro Bolsonarista volta a provocar o judiciário brasileiro; Vídeo

 Blogueiro Allan dos Santos

Reprodução/ Jovem Pan - Allan dos Santos

O foragido Allan dos Santos voltou a provocar o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes ao publicar neste sábado (18) um vídeo no seu perfil do Instagram. O blogueiro bolsonarista postou um suposto visto que o permite trabalhar nos Estados Unidos.

“Chora sim, tirano de merda. Chora, Xandão, foragido é seu forevis”, afirmou Allan em tom de deboche. O jornalista, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), é investigado pela justiça brasileira e está foragido. Ele resolveu morar nos Estados Unidos após participar de atos antidemocráticos em que ocorreram ataques ao STF.

Moraes determinou a prisão preventiva depois de um pedido da Polícia Federal em 2021. Santos é alvo do inquérito das fake news que tramita no Supremo Tribunal Federal. Em janeiro, o Ministério da Justiça pediu ao governo dos Estados Unidos e a Interpol para que fosse acelerado o processo de extradição.

fonte:PORTAL IG - 18/02/2023

STj: Gilmar Mendes anula decisão do TJRJ que beneficiava Carlos Bolsonaro


 (crédito:  Renan Olaz/CMRJ)

(crédito: Renan Olaz/CMRJ)

O ministro do Supremo Gilmar Mendes colocou o vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos) de volta no banco dos réus. Nesta quinta-feira, 17, ele anulou decisões do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que rejeitavam uma queixa-crime que o PSOL havia oferecido contra o filho do ex-presidente.

O caso aconteceu em abril de 2020. Na ocasião, o "02" compartilhou uma publicação do blogueiro Oswaldo Eustáquio e uma notícia que acusavam o PSOL de ter participação no atentado sofrido por Jair Bolsonaro durante a campanha de 2018. Os textos diziam "CONFERE? Precisa desenhar ainda tudo que está acontecendo???? O desespero 'bate na bunda' do piçou, a linha auxiliar do PT e 'adversário' conivente do PSDB. O problema é que no sentido real, vão gostar..." e "Exclusivo: em depoimento à PF, testemunha revela que Adélio Bispo esteve no gabinete de Jean Wyllys".

Eustáquio chegou a ser condenado por causa das publicações compartilhadas por Carlos. A Justiça paranaense lhe impôs uma pena de quatro meses de detenção e uma multa de R$ 10 mil.

O tratamento dado a Carlos Bolsonaro foi diferente. A Justiça do Rio rejeitou a queixa-crime contra ele na primeira e na segunda instâncias, alegando que a conduta foi atípica (não se enquadra com exatidão como crime). "Chama a atenção a excentricidade da rejeição da queixa-crime pelo TJ-RJ", afirmou Gilmar na decisão. O ministro também entendeu que não se aplica ao caso a imunidade parlamentar, porque a prerrogativa não é um "privilégio pessoal, extensão da personalidade" do vereador.

O PSOL recorreu até a terceira instância por meio de um Recurso Extraordinário. O ministro-relator entendeu que houve "grave omissão" e "frontal violação ao dever de fundamentação das decisões judiciais" por parte da Corte carioca. Ao anular as decisões da justiça do Rio, Gilmar determinou que o processo volte para o primeiro grau e comece a tramitar do zero.

COM A PALAVRA, A DEFESA DE CARLOS BOLSONARO

A reportagem entrou em contato com o advogado Antonio Carlos Ribeiro Fonseca, que representa Carlos Bolsonaro na ação. Contudo, até a conclusão da reportagem, não obteve retorno. A palavra está aberta para manifestação.

Fonte: Correio Braziliense/Ag. Estado - 18/02/2023 08h

Quebra de Sigilo: CGU retira sigilo de processo do ex-ministro da Saúde

Bolsonaro e ex-ministro da Saúde Pazuello

Bolsonaro e ex-ministro da Saúde Pazuello, em carro de som, falam com apoiadores no Rio de Janeiro (23-05-2021)

Foto: Reprodução / CNN

A Controladoria-Geral da União (CGU) deu prazo de 10 dias para que o Comando do Exército libere acesso ao inteiro teor dos documentos que tratam do processo disciplinar que envolveu o ex-ministro da Saúde e general Eduardo Pazuello. Em 2021, já fora do cargo de ministro, mas ainda general da ativa, Pazuello participou de um ato político ao lado do então presidente Jair Bolsonaro, no Rio de Janeiro, onde subiu no palanque do mandatário. 

Na época, o país vivia ainda um dos piores momentos da pandemia de covid-19. O código de conduta militar, impede a participação de militares da ativa em atos de caráter político-partidário sem autorização do Comando. 

O caso acabou ensejando a abertura de um processo administrativo contra Pazuello, que acabou sendo absolvido de infração disciplinar. Os autos desse processo, mesmo encerrado, acabaram sendo classificados com sigilo de 100 anos. Desde então, o Exército vinha se negando, em pedidos de acesso, como base na Lei de Acesso à Informação (LAI), a liberar esse conteúdo. 

De acordo com parecer da CGU, como a transparência é regra e o processo em questão já foi encerrado, os autos deveriam ser tornados públicos. Como a Controladoria é órgão revisor sobre classificações de transparência de documentos públicos, a decisão agora deverá ser cumprida pelo Exército, ressalvado o tarjamento de informações pessoais e dados biográficos de Pazuello, que são protegidos de exposição.  

Fonte: Fábio Massalli/agência Brasil - 18/02/2023

Política: Carla Zambelli quer ser prefeita de SP: 'O povo me ama'


                                     29.10.2022 Deputada federal Carla Zambelli (PL) foi filmada apontando uma arma contra um homem negro na rua. - foto:reprodução

 Carla Zambelli (PT) já definiu seu futuro político. Ela quer ser candidata a prefeita da cidade de São Paulo em 2024 e vem trabalhando nos bastidores para se viabilizar. As negociações são com o próprio partido, PL, mas a parlamentar não descarta ouvir outras siglas.

A coluna ouviu de uma pessoa muito próxima da deputada que ela já está decidida. "O povo me ama", teria dito a parlamentar bolsonarista numa conversa com integrantes do PL. O principal argumento usado por ela foi sua expressiva votação em 2022, quando se tornou a segunda deputada mais votada do Estado.

Zambelli lembrou, em reunião com Valdemar da Costa Neto, que ficou atrás apenas de Guilherme Boulos (PSOL), que já é pré-candidato a prefeito , inclusive com apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Para Zambelli, não existe nome mais forte no bolsonarismo, já que ela reúne apoio da militância e dos mais fiéis seguidores da ideologia. O problema, porém, é que ela não é bem vista pela família e já entrou em forte atrito com o próprio Jair Bolsonaro .

O PL tem dado ouvidos a deputada e a deixado articular a possível candidatura. Em contrapartida, ninguém da legenda garante que ela será a candidata, até porque o próprio Valdemar articula para diminuir o poder dos bolsonaristas dentro do partido. Ele chegou a dizer, como a coluna antecipou, que o ex-presidente "acabou" .

Eduardo Bolsonaro, que também teve votação expressiva em SP, garante a pessoas próximas que não tem pretensões de concorrer à prefeitura, mas não aprova o nome de Zambelli. Ela também não conta, neste momento pelo menos, com a aprovação do governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Embora não veja futuro nas articulações políticas, Zambelli defende que seu nome irá se impor quando as pesquisas eleitorais começarem. Ela não descarta, segundo uma fonte confirmou à coluna, mudar de partido para viabilizar sua candidatura.

Fonte:Daniel Nunes/Portal IG -18/02/2023

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Governo italiano pede prisão de Robinho no Brasil


O governo italiano pede a execução da pena do ex-atacante Robinho no Brasil. Ele e um amigo foram condenados a nove anos de prisão por estuprar uma jovem de 23 anos, em Milão, em 2013, quando o ex- atacante do Santos e seleção brasileira jogava pelo Milan. Informações da #CNNBrasil

Salvador: Bruna Marquezine diz que pode repetir cena que viralizou em 2019: "Se tiver necessidade sim"


foto: Bruno Leite / Bahia Notícias/reprodução

A atriz Bruna Marquezine veio curtir o Carnaval de Salvador e afirmou que estava com saudades de vir à folia na capital baiana. Bruna deixou em aberto a possibilidade de repetir uma cena que viralizou em 2019, quando uma imagem sua voltando para o hotel de mototáxi repercutiu nas redes sociais (relembre aqui).

 

“Se tiver necessidade sim. Eu amo muito o Carnaval de Salvador, estou me divertindo muito. Eu cheguei aqui ontem e ontem mesmo eu fui para Ivete. Devo ficar até domingo, dá pra curtir bastante”, disse Bruna Marquezine. Informações do Bahia Notícias em 17/02/2023

 

Há registro de que Bolsonaro tomou vacina contra a Covid, revela ministro da CGU



                                     foto:Marcelo Camargo/reprodução

Apesar de afirmar que não tomou a vacina contra a Covid-19, como forma de reforçar sua narrativa contra a eficácia - comprovada por especialistas - dos imunizantes, Jair Bolsonaro, ao que tudo indica, se vacinou e mentiu para a população. O ex-presidente colocou seu cartão de vacinação sob sigilo e a Controladoria-Geral da União (CGU), sob o governo Lula, trabalha para tornar a informação pública. 

Nesta sexta-feira (17), em entrevista à CNN Brasil, o ministro da CGU, Vinícius de Carvalho, revelou que o órgão descobriu um registro dando conta de que Bolsonaro teria se vacinado contra a doença do coronavírus em São Paulo no dia 19 de julho de 2021, com o imunizante de dose única da Janssen. 

A CGU, no entanto, ainda apura se o registro foi adulterado para confirmar se, de fato, o ex-presidente recebeu a dose ou não. "No final do ano passado, a partir de uma denúncia de que havia uma possível adulteração no cartão de vacina, porque hackers teriam tentado adulterar o cartão, o então ministro da CGU abriu essa investigação, no dia 30 de dezembro. Tomamos posse tendo que analisar os recursos para acessar o cartão de vacina do presidente", disse Carvalho. “Esse registro existe. Pelo menos pelo que a gente sabe das informações. Se isso está em um ofício da CGU, a CGU não faz uma pergunta à toa. Se esse registro está em um ofício da CGU, eu não tenho como negar", prosseguiu o ministro.

 Segundo o chefe da CGU, "se há anotações no cartão de vacina dele no DataSUS que ele se vacinou e se houver uma inserção indevida, seja no sentido de colocar informações de que ele se vacinou ou no sentido de retirar informações, a nossa expectativa é que com apuração a gente descubra se isso aconteceu".

Fonte: Revista Fórum - 17/02/2023

Após retirada de sigilo: Embaixadores Bolsonaristas questionaram cobranças feitas por países europeus sobre morte de Marielle


Vereadora do PSOL foi executada em março de 2018, no Rio de Janeiro
Divulgação - Vereadora do PSOL foi executada em março de 2018, como também o seu motorista  no Rio de Janeiro.


Embaixadores questionaram as cobranças feitas por países europeus e latino-americanos para agilizar as investigações sobre a morte da vereadora Marielle Franco e comparou o crime ao atentado contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os documentos foram divulgados após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retirar o sigilo de 100 anos em telegramas do Itamaraty.

Uma das cartas enviadas é assinada pelo embaixador do Brasil na França, Luiz Fernando Serra. Ao rebater a preocupação do Partido Socialista francês, Serra compara a morte da vereadora carioca com a facada levada por Bolsonaro quando ainda era candidato à presidência da República e faz comparações com o caso de Celso Daniel.

"A diferença do caso Marielle Franco e o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, ocorrido em 18 de janeiro de 2002, nunca foi esclarecido. Aduzi que jamais tinha sido identificado o autor intelectual da tentativa de assassinato contra o então candidato Jair Bolsonaro. E deixei registrado que estes dois crimes, tão graves quanto aqueles com os quais as parlamentares muito se preocupam, não tinham delas recebido qualquer manifestação", afirma o embaixador na carta, disponibilizada após um pedido da CNN Brasil via Lei de Acesso à Informação (LAI).

Outro embaixador que criticou as cobranças sobre o andamento das investigações do caso Marielle foi Hélio Vitor Ramos Filho, que representa o país na Itália. Ele "repudia" a reportagem feita pelo jornal Le Reppublica que reconta o crime. O jornal citou que Ronnie Lessa, ex-PM e um dos acusados de executar a vereadora e seu motorista Anderson Gomes, foi preso em uma casa no mesmo condomínio em que morava o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ramos Filho disse que as citações de Bolsonaro na reportagem são "ilações difamatória e infundadas".

"A matéria tem por objetivo exclusivo levantar suspeitas sobre a honra do Presidente da República Jair Bolsonaro, eleito democraticamente pelo povo brasileiro", afirmou.

Além de França e Itália, Bélgica, Chile e Uruguai cobraram um posicionado sobre o caso.

Fonte: PORTAL IG -17/02/2023

Bahia:Estado convoca 924 aprovados do concurso da PC para os exames pré-admissionais

                                                                  imagem:reprodução


A Polícia Civil da Bahia convocou para os exames pré-admissionais os 924 candidatos aprovados no concurso público para os cargos de delegado, escrivão e investigador. A relação dos aprovados e demais informações estão no Edital de Convocação, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira (17).

Os aprovados devem comparecer, entre os dias 29 e 31 de março, das 6h às 19h, na Academia da Polícia Militar (Vila Militar de Dendezeiros) para a realização dos testes de aptidão física. Já a realização dos exames médicos e a entrega da documentação de investigação social e conduta pessoal será entre os dias 29 de maio de 2 de junho.

Thank you for watching

Por fim, os exames psicológicos serão realizados nos dias 22 e 23 de julho. Cada uma destas etapas será precedida da publicação de edital de convocação, trazendo todos os esclarecimentos necessários aos candidatos.

A convocação traz a relação dos aprovados na ampla concorrência, nas cotas raciais e entre os candidatos com deficiência. O candidato que não atender a estas convocações, todas de caráter eliminatório, na forma e prazo determinado, seja qualquer o motivo alegado, perderá o direito a nomeação.

Para fazer a inscrição foi exigido curso superior em direito para o cargo de delegado e curso superior, em qualquer graduação, para os cargos de escrivão e investigador, todos devidamente registrados, fornecidos por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Em 29 de novembro do ano passado foi publicada no Diário Oficial do Estado a Portaria Conjunta, com resultado final do certame.

Serão convocados para os exames pré-admissionais, por ordem rigorosa de classificação por cargo, o número de candidatos no limite das vagas definidas no edital de abertura das inscrições. 

FonteG - 17/02/2023

Salvador: Bruna Marquezine usa vestido de R$ 15 mil para curtir a pipoca da Ivete

 Bruna Marquezine chega para a Pipoca da Ivete, no primeiro dia do Carnaval de Salvador - Larissa Couto/UOL

Bruna Marquezine chega para a Pipoca da Ivete, no primeiro dia do Carnaval de Salvador -Imagem: Larissa Couto/UOL
CONFIRA A REPORTAGEM no link abaixo do site UOL DE HOJE(17) NA COLUNA NOSSA MODA:
https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2023/02/17/marquezine-usa-vestido-de-mais-de-r-15-mil-para-pular-carnaval-em-salvador.htm

DF: Michelle diz que Bolsonaro precisa continuar nos EUA para "descansar mais"


                 
                                      foto:reprodução

                           
                 
Sem ser reconhecida, a ex-primeira dama do país Michelle Bolsonaro fez um passeio rápido, na tarde de hoje, por um dos principais shoppings da capital federal. Acompanhada da filha Laura, de 12 anos, passou o tempo dentro de uma  loja de óculos. Ao telefone, saiu para falar em um corredor menos movimentado. Estava casual, vestindo camiseta verde, calça jeans e tênis. O cabelo preso e um grande óculos escuros disfarçavam o rosto.

Não foi abordada por frequentadores do shopping, apenas pelo blog. Ao ser reconhecida, não foi arredia. Sorriu e aceitou falar um pouco.  Disse que o marido, Jair Bolsonaro, deve ficar ainda pelos EUA.

“Acho que ele precisa descansar mais, continuar por lá. Estou com ele há 15 anos e nunca o vi descansar.”

Presidência do PL Mulher 

Michelle assumiu ontem a presidência nacional do PL Mulher. Vai receber um salário de mais de R$ 30 mil.

“Não é tanto assim. Não é o valor líquido. E, se vou ter de viajar o país todo, preciso ter condições”, comentou ao ser questionada.

Sobre ter o nome cogitado para ser a sucessora política do marido, caso ele fique inelegível, sorriu um pouco envaidecida, mas desmentiu:

“Não tenho pretensão alguma. Falam muita coisa, mas nem sempre é assim. E eu ja esclareci isso nos meus stories”,  referindo-se ao seu perfil no Instagram.

Perguntada sobre qual será seu primeiro compromisso oficial como presidente do PL Mulher, disse que não sabe ainda o que irá fazer:

“Não sei de nada ainda. Terei uma reunião para tratar disso. Eu ainda estou organizando a minha vida pessoal”, respondeu, já demonstrando pressa para encerrar a conversa.

Chamou a filha e disse que tinham de ir embora para outro compromisso. Michelle não fez compras no shopping.

Sobre o motivo de sua volta ao Brasil, antes de Bolsonaro, contou que foi por causa de Laura. “Ela precisava retomar a vida dela aqui. Tem escola …”

A filha acompanhava atenta os passos da mãe. Comentou que tem certa preocupação por não terem mais seguranças Michelle interrompendo a conversa, pediu para sair e deixou o Brasília Shopping, que fica bem perto da Esplanada dos Ministérios, na região central da capital federal. 


Fonte: Samanta Sallum /Correio Braziliense - 17/02/2023

"tem que governar para as pessoas que mais necessitam", diz Lula sobre presidente do BC


                                           foto:reprodução/facebook oficial de Lula

Em meio aos debates sobre aumento da taxa básica de juros e revisão da meta de inflação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não é interesse "brigar com um cidadão que é presidente do Banco Central", numa referência direta a Roberto Campos Neto. Uma escalada de tensão tem sido observada ao longo das duas últimas semanas após Lula criticar o posicionamento do presidente do Banco Central sobre a política de juros da entidade.

"Não cabe ao presidente da República ficar brigando com o presidente do Banco Central. Eu até teria direito, porque ele não é presidente do Banco Central indicado por mim. Ele foi indicado pelo [ex- presidente Jair] Bolsonaro, pelo [ex-ministro Paulo] Guedes. Então significa que a cabeça política dele é uma cabeça muito diferente da minha cabeça e daqueles que votaram em mim, mas ele está lá. Está eleito e tem um mandato", disse Lula, em entrevista a CNN Brasil, nesta quinta-feira (17). O tom da fala, inclusive, rechaça as sinalizações de pessoas do entorno do governo de que a independência do Banco Central poderia entrar em xeque na atual administração federal.

"A única coisa que eu quero é que ele cumpra, sabe... Se ele topar, quando eu for levar o meu governo para visitar os lugares mais miseráveis deste país, eu vou levá-lo para ele ver. Ele tem que saber que a gente, neste país, tem que governar para as pessoas que mais necessitam", completou Lula.

Fonte: BN-17/02/2023

Mundo: Jovem afirma ser Madeleine McCann, menina desaparecida há 16 anos

Uma jovem alemã causou burburinho nas redes sociais, nesta semana, ao se apresentar como Madeleine McCann, a menina desaparecida na Praia da Luz, em Portugal, em 2007. Pelo Instagram, a mulher compartilhou um vídeo com “evidências” de que é a garota sumida.

Conhecida pelo arroba iammadeleinemcann, a jovem loira de 21 anos disse que “um comentário” de sua avó comparando-a a Madeleine a fez pensar na possibilidade. Além disso, a mulher manda um recado aos pais da garota.