• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 30 de dezembro de 2023

Bahia: Piloto de lancha estava embriagado em acidente com 2 mortos em Boipeba

                                              foto:reprodução

O piloto da lancha que colidiu com outra embarcação em Boipeba, município da Bahia, apresentava sinais de embriaguez no momento do acidente, na tarde dessa sexta-feira (29/12). O homem foi preso em flagrante e encaminhado para a cadeia de Valença, também no litoral baiano.

Duas pessoas que estavam na lancha Dattoli 12, que naufragou, morreram. As vítimas foram identificadas como Mário André Machado Cabral, de 34 anos, de Alagoas, Advogado com Doutorado na área de Economia pela USP, e  morava em São Paulo.  A goianiense Larissa Fanny Galantini Pires, de 35, que veio de São Paulo. 

 O piloto da Bicudinha 3 foi autuado em flagrante pelos crimes de expor a perigo embarcação causando naufrágio e lesão corporal com morte. Ele apresentava sinais de embriaguez e foi levado para a cadeia de Valença. O marinheiro deve ser transferido para um presídio onde deve aguardar o julgamento do processo.



Fonte:Metrópoles e BN 30/12/2023

Rio: Carlos não participará de eventos do PL Mulher com Bolsonaro e Ramagem



                                       Carlos Bolsonaro - foto:reprodução/facebook oficial

Carlos Bolsonaro é vereador pelo PL na cidade do Rio de Janeiro e filho preferido do ex- presidente da República Jair Bolsonaro, mas não convide para a mesa, o vereador e a ex- primeira dama Michele Bolsonaro.

Informações do colunista Guilherme Amado do Metrópoles diz que Carluxo não estará em eventos do PL mulher, cuja presidência é exercida pela madrasta. 

Ainda segundo o colunista, no primeiro evento PL mulher no Rio de Janeiro em novembro, que contou com a presença de Bolsonaro e Ramagem, possível candidato do partido a prefeitura do Rio, Carluxo não compareceu.

As intrigas entre Carluxo e a ex-primeira dama Michele são antigas. No debate do segundo turno para presidente realizado pela TV Globo, o vereador não acompanhou o pai, e depois a imprensa noticiou que houve atritos entre o mesmo e Michele, tendo o desempenho de Bolsonaro ter sido prejudicado pela ausência do filho, segundo os assessores mais próximos confidenciaram. 



SP: Show de Alexandre Pires em cruzeiro é cancelado após tragédia

 

                                            foto:reprodução


As atividades no cruzeiro MSC Preziosa, mesmo navio onde foi realizado o evento "Ney em Alto Mar", foram paralisadas na noite desta sexta-feira ((29), por conta de uma briga de casal que terminou em uma verdadeira tragédia. Ocorre que um homem caiu de uma das varandas das cabines da embarcação, durante o bate-boca com a companheira. Até o começo da manhã deste sábado (30), ele ainda não havia sido encontrado pelas equipes de buscas

"A equipe está em busca para salvar ou resgatar o corpo. Enquanto não achar, fica tudo parado", contou o humorista Francisco Garcia, que está a bordo do navio. Na sequência, o influenciador contou mais detalhes sobre o episódio. "O pessoal está acompanhando o resgate. Continuam à procura do corpo e, até agora, nada. O pessoal estava explicando que quando ele se afogou, o navio estava em movimento", disse o rapaz. Na ocasião, a embarcação passava pelas águas de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.

Claudia Baronesa, mãe do cantor MC Gui, que também está no navio para o Réveillon, publicou nos stories do Instagram sobre a fatalidade: “O negócio está sério e triste. Estão procurando o corpo do rapaz”, disse a ex-Power Couple, que ficou indignada com o cancelamento do show de Alexandre Pires.

Show cancelado

Segundo o portal LeoDias, um show do cantor Alexandre Pires, que estava previsto para acontecer na noite de ontem, na área externa do navio, foi cancelado. O cancelamento foi necessário para que as buscas fossem realizadas pelas equipes de segurança.

Três apitos de alerta soaram no navio, interrompendo a navegação, e avisos sonoros foram feitos em toda a embarcação para manter os passageiros informados sobre toda a situação. No fim da manhã deste sábado, o MCS Preziosa continuava seguindo viagem para Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro. 

Fonte:Correio Braziliense - 30/12/2023

Salvador: MP-BA pede com urgência cancelamento de 'Réveillon Gospel' em Piatã

                                               Reprodução/Redes sociais


O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou uma ação civil com pedido de tutela de urgência, buscando a suspensão do evento Réveillon Gospel, agendado para este domingo (31) na Praça de Piatã, o mesmo local onde existe a "colônia de gatos". A ação foi assinada pela promotora de Justiça Joseane Suzart.

Caso não seja possível a prefeitura de Salvador realizar o translado dos animais para unidades de acolhimento e tratamento dentro de 24 horas, o MP solicita a suspensão do evento, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 15.000, que serão recolhidos para o Fundo Federal do Meio Ambiente.

O evento tem sido alvo de críticas por parte dos ativistas pelos direitos dos animais, que argumentam que qualquer show ou atividade naquela região poderia causar danos aos aproximadamente 300 bichanos que residem na área após terem sido vítimas de abandono.

Além disso, o MP requereu à gestão municipal a "urgente e imediata assepsia do espaço físico" e a "retirada de detritos, entulhos e restos alimentícios que possam degradar o meio ambiente e causar prejuízos para a saúde pública".

A promtora argumenta que, do ponto de vista biológico, os gatos são sensíveis a sons e movimentações atípicas no ambiente em que vivem. Além disso, por serem felinos, possuem instintos territoriais e, quando têm seu território invadido sem oportunidade de defesa, tendem a fugir para escapar de possíveis ameaças. A fuga pode causar atropelamentos, dizem, já que a colônia está situada às margens da Avenida Octávio Mangabeira. 

Fonte: BNews - 30/12/2023

Rio: Morre filho de 9 anos de miliciano apontado como sucessor de Zinho


                                                       fotos:reprodução


 RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Morreu, na madrugada deste sábado (30), no Rio de Janeiro, o filho do miliciano Antônio Carlos dos Santos Pinto, 44, o Pit, apontado como braço direito e sucessor do miliciano Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho.

A criança, de 9 anos, estava internada em estado gravíssimo após ser baleada na cabeça na sexta-feira (30). O menino foi atingido durante o ataque que matou a tiros seu pai na comunidade Três Pontes, em Paciência, zona oeste da cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o menino recebeu os primeiros cuidados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da região e foi transferido para o Hospital Municipal Miguel Couto, na zona sul, onde estava internado. A direção do hospital confirmou a morte da criança.

Pai e filho estavam em carro que foi alvo de ataque em comunidade, na zona oeste do Rio, nesta sexta-feira (29).

Com a morte do filho de Pit, subiu para 25 o número de crianças baleadas na Região Metropolitana do Rio neste ano. As informações são do Instituto Fogo Cruzado. Segundo a plataforma, 10 morreram e 15 ficaram feridas.

O menino estava com o pai em um Gol branco que foi alvo do ataque. O corpo de Pit foi encontrado dentro do veículo, com marcas de tiros, por equipes do batalhão de Santa Cruz que foram acionadas para uma ocorrência de encontro de cadáver, de acordo com a Polícia Militar.

No local os agentes receberam a informação de que uma criança também havia sido baleada e levada para o hospital.

Outro homem, identificado como Leonel Patrício de Moura, também foi morto a poucos metros do local onde Pit foi encontrado. O corpo foi achado, com as mãos amarradas, em outro veículo.

Informações preliminares apontam que Leonel iria se encontrar com Pit, quando foi sequestrado e torturado por criminosos que o abrigaram a entregar a localização do miliciano. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital.

De acordo com as investigações, Pit era um dos responsáveis pelas finanças do grupo de Zinho, que no dia 24 de dezembro se entregou à Polícia Federal e está preso desde então.

Pit foi preso em maio de 2019 pelo crime de milícia privada e porte de arma em uma operação da Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas), da Polícia Civil --na ocasião os agentes também cumpriram um mandado de prisão contra ele por organização criminosa. Ele foi solto em setembro deste ano. A reportagem ainda não localizou seus advogados.

Fonte: FOLHA S. APULO -30/12/2023


SALVADOR: CONFIRA AS ATRAÇÕES DO FESTIVAL DA VIRADA NESTE SÁBADO


                                                       foto:Dinaldo Silva/BNews

Neste sábado (30), o Festival Virada Salvador vai chegar ao seu terceiro dia de festa. Em sua programação, o evento vai trazer para o público os shows de Claudia Leitte, Xanddy Harmonia e Ana Castela. O line-up da noite ainda contará com as apresentações dos artistas João Gomes, Pabllo Vittar, Leonardo e Vintage Culture. Informações do Bahia Notícias c/adaptações.

DIA 30: 


PALCO PRINCIPAL


Ana Castela
João Gomes 
Pabllo Vittar
Leonardo
Vintage Culture
Claudia Leitte
Xanddy Harmonia



PALCO SUPER TRIO


Cortejo Afro
Chicafé
A Dama
Fitdance


PALCO BRISA DIVAS:


DIA 30:


Libreânia
Cinara
Nêssa Convida Maya
Vanessa
Dai

 

PALCO ESCALADA ELETRÔNICA


DIA 30:


Pedro Chamusca
Maluf
Nai Kiese part Tícia
Pivoman
Tsant


sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Palestinos divulgam lista com 106 jornalistas mortos pelas tropas de Israel em Gaza e na Cisjordânia

Shireen Abu-Akleh, respeitada jornalista palestina morta em 2021 por forças de Israel.Créditos: Al Jazeera Media Network, CC BY-SA 4.0
                                          Shireen A            FOTObu-Akleh, respeitada jornalista palestina morta em 2021 por forças de Israel.Créditos: Al Jazeera Media Network, CC BY-SA 4.0

Foto:reprodução

Desde o último 7 de outubro, quando começou a nova escalada de ataques israelenses contra palestinos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, 106 jornalistas já foram mortos na Palestina pelas forças armadas de Israel, as chamadas “Israeli Defense Forces” (IDL) que, apesar do nome, não estão se defendendo. Ao contrário, estão promovendo uma verdadeira carnificina contra civis. De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde de Gaza na última segunda-feira (25), já são mais de 20 mil mortos e 54 mil feridos na Palestina.

A contagem começa justamente na data em que também começou a nova escalada de agressões militares após uma operação militar do Hamas, o partido islâmico-palestino que governa a Faixa de Gaza, deixar uma centena de mortos em territórios controlados por Israel. De lá pra cá, o que se viu foram bombardeios e incursões terrestres que penalizaram coletivamente os palestinos com a desculpa de se combater o “terrorismo do Hamas”. No entanto, paralelamente, a Cisjordânia governada pelo Fatah também tem sofrido ataques tanto da IDF como de milícias civis formadas por colonos israelenses.

A recente informação de que a soma de jornalistas mortos chega a 106 desmonta uma vez mais a narrativa de que Israel seria uma espécie de “democracia” no Oriente Médio. O dado foi divulgado por Mnar Adley, jornalista palestina-estadunidense responsável pelo site Mintpress News, que faz jornalismo investigativo. Ela lembrou os colegas em texto que escreveu sobre um prêmio recebido e a eles dedicado.

“Recentemente recebi o Prêmio Mulheres e Mídia do Instituto da Mulher para a Liberdade de Imprensa. Embora seja verdadeiramente uma honra receber este reconhecimento pelo jornalismo que conduzo no MintPress News, é quase impossível para mim deleitar-me com este elogio quando o meu coração está completamente sobrecarregado pela turbulência em curso em Gaza. Como jornalista palestino-americana que viveu sob a sombra opressiva da ocupação israelense e testemunhou em primeira mão a brutalidade implacável do regime do apartheid, não posso permanecer calada enquanto o meu povo enfrenta a opressão e a violência implacáveis. Quero dedicar este prêmio aos intrépidos jornalistas em Gaza que arriscam as suas vidas para nos mostrar a dura realidade da vida sob as bombas israelenses”, escreveu Adley.

Para ela, Israel não quer que o mundo veja a realidade do seu ataque a Gaza, por isso está “assassinando os mensageiros”.

“Israel elimina sistematicamente jornalistas, um por um, e mata as suas famílias. O exército israelense já custou a vida de pelo menos 82 jornalistas palestinos em Gaza. Estas pessoas corajosas, empenhadas em revelar a verdade, tornaram-se alvos diretos de um regime desesperado por esconder as suas ações genocidas do escrutínio do mundo. Na maior parte do mundo, usar uma jaqueta marcada como ‘imprensa’ proporciona proteção. Mas neste momento, na Palestina, você se torna um alvo militar, pois Israel transformou Gaza naquilo que o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários chamou de “cemitério de jornalistas”, completa.

A jornalista também critica os colegas da chamada “mídia corporativa convencional”, a versão internacional da “mídia hereditária brasileira”, que não noticiam as mortes de colegas mas se esforçam em replicar ao infinito notícias que funcionam como verdadeiras propagandas de guerra para Israel.

“Os principais meios de comunicação social, como o New York Times ou a CNN, cobrem jornalistas palestinos mortos em Gaza, não têm a integridade jornalística básica para dizer quem os matou e não salientam que Israel os está a perseguir sistematicamente. A mídia corporativa está encobrindo os crimes israelenses e fazendo-se de boba, fingindo não entender de onde vêm os mísseis. Fingem não ouvir a retórica genocida que emana de Tel Aviv. E mesmo que Israel faça de Gaza o lugar mais perigoso do mundo para ser jornalista, eles ignoram o que está diante dos seus olhos, construindo consentimento para a limpeza étnica”, denuncia.

À continuação, ela lembra das corajosas mulheres jornalistas que perderam suas vidas tentando documentar o ataque israelense. Antes de falar das recentes mortes de colegas, ela se lembra de Shireen Abu-Akleh, uma cidadã americana e vencedora do mesmo Prémio Mulheres e Mídia, morta com um tiro em 2021 pelas forças israelenses.

“Mulheres como Alaa Taher Al-Hassanat, apresentadora da AlMajedat Media Network, cuja casa foi bombardeada por mísseis israelenses em 20 de Novembro. E Salma Mkhaimer, morta juntamente com o seu filho num ataque aéreo israelita contra a sua casa em Rafah, Gaza. A jornalista independente Ayat Khadoura também foi morta na sua casa por um ataque aéreo israelense. Em sua ‘última mensagem ao mundo’ postada no Instagram, ela disse: ‘Costumávamos ter grandes sonhos, mas agora nosso sonho é ser morto inteiro para que saibam quem somos’”, lembrou.

“Quanto às jornalistas como eu”, finaliza Adley, “estamos empenhados em continuar o seu legado e amplificar as suas vozes no Ocidente. Repetiremos a sua mensagem de esperança e verdade ao desafiarmos e confrontarmos o mesmo sistema que perpetua a destruição do meu povo, apoiado diretamente pelos nossos governos e pelos seus meios de comunicação social. Se as guerras podem ser desencadeadas pelo engano, então unamo-nos pela paz através da verdade inquebrantável”.

Os 106 jornalistas mortos

Conheça seus nomes completos e a data da partida.

  • 1. Ahmed Jamal Al-Madhoun (24/12/23)
  • 2. Mohammed Abu Hwaidi (23/12/23)
  • 3. Rizq Arrouq (22/12/23)
  • 4. Muhammad Al-Saidi (22/12/23)
  • 5. Adel Zorob (19/12/23)
  • 6. Abdullah Alwan (18/12/23)
  • 7. Haneen Ali Al-Qashtan (17/12/23)
  • 8. Mashal Ayman Shahwan (16/12/23)
  • 9. Assem Kamal Musa (16/12/23)
  • 10. Rami Badir (15/12/23)
  • 11. Ali Ashour Abu Malek (15/12/23)
  • 12. Samer Abu Daqqa (15/12/23)
  • 13. Khamis Hussain (15/12/23)
  • 14. Ahmed Abu Abseh (13/12/23)
  • 15. Hanan Ayad (13/12/23)
  • 16. Narmeen Qawas (13/12/23)
  • 17. Abdel Kareem Oudeh (12/12/23)
  • 18. Mohammed Abu Samra (10/12/23)
  • 19. Doaa al-Jabour (9/12/23)
  • 20. Ola Atallah (9/12/23)
  • 21. Hossam Omar Ammar (8/12/23)
  • 22. Hamada Al-Yaziji (6/12/23)
  • 23. Abdul Hamid Al-Qarinawi (3/12/23)
  • 24. Mahmoud Salem (3/12/23)
  • 25. Shaima Al-Jazzar (3/13/23)
  • 26. Hassan Farajallah (3/12/23)
  • 27. Hudhayfah Lulu (3/12/23)
  • 28. Muhammad Farajallah (2/12/23)
  • 29. Abdullah Darwish (1/12/23)
  • 30. Muntaser Al-Sawwaf (1/12/23)
  • 31. Marwan Al-Sawwaf (1/12/23)
  • 32. Adham Hassouna (1/12/23)
  • 33. Nader Al-Nazli (25/11/23)
  • 34. Amal Zuhd (24/11/23)
  • 35. Mostafa Bakeer (24/11/23)
  • 36. Mohamed Mouyin Ayyash (23/11/23)
  • 37. Mohamed Nabil Al-Zaq (21/11/23)
  • 38. Assem Al-Barash (21/11/23)
  • 39. Jamal Haniyeh (21/11/34)
  • 40. Farah Omar (21/11/23)*
  • 41. Rabih Al Maamari (21/11/23)*
  • 42. Ayat Khadoura (20/11/23)
  • 43. Alaa Al-Nimr
  • 44. Bilal Jadallah (19/11/23)
  • 45. Abdelhalim Awad (18/11/23)
  • 46. Sari Mansour (18/11/23)
  • 47. Hassouneh Sleem (18/11/23)
  • 48. Mostafa El Sawaf (18/11/23)
  • 49. Amr Salah Abu Hayah (18/11/23)
  • 50. Mossab Ashour (18/11/23)
  • 51. Mahmoud Matar (15/11/23)
  • 52. Ahmed Fatima (13/11/23)
  • 53. Yaacoub Al-Barsh (13/11/23)
  • 54. Mousa Al-Barsh (12/11/23)
  • 55. Ahmed Al-Qara (10/11/23)
  • 56. Yahya Abu Manih (7/11/23)
  • 57. Mohamed Abu Hasira (7/11/23)
  • 58. Mohamed Al Jaja (5/11/23)
  • 59. Haitham Harara (3/11/23)
  • 60. Mohamad Al-Bayyari (2/11/23)
  • 61. Mohammed Abu Hatab (2/11/23)
  • 62. Majd Fadl Arandas (1/11/23)
  • 63. Iyad Matar (1/11/23)
  • 64. Imad Al-Wahidi (31/10/23)
  • 65. Majed Kashko (31/10/23)
  • 66. Nazmi Al-Nadim (30/10/23)
  • 67. Yasser Abu Namous (27/10/23)
  • 68. Duaa Sharaf (26/10/23)
  • 69. Zaher Alafghani (25/10/23)
  • 70. Jamal Al-Faq'awi (25/10/23)
  • 71. Saed Al-Halabi (25/10/23)
  • 72. Ahmed Abu Mahadi (25/10/23)
  • 73. Salma Mkhaimer (25/10/23)
  • 74. Hudhayfah Al-Najjar
  • 75. Mohamed Al Hassani
  • 76. Mohamed El-Shorbajei
  • 77. A'ed Ismail Al-Najjar (24/10/23)
  • 78. Iman Al-Aqili (24/10/23)
  • 79. Mohammed Imad Labad (23/10/23)
  • 80. Roshdi Al-Sarraj (22/10/23)
  • 81. Mahmoud Abu Zarifa (22/10/23)
  • 82. Hany Al-Madhoun (21/10/23)
  • 83. Mohammed Ali (20/10/23)
  • 84. Khalil Abu Aathra (19/10/23)
  • 85. Sameeh Al-Nady (18/10/23)
  • 86. Mohammad Balousha (17/10/23)
  • 87. Issam Behar (17/10/23)
  • 88. Abdulhadi Habib (16/10/23)
  • 89. Yousef Maher Dawas (14/10/23)
  • 90. Salam Mema (13/10/23)
  • 91. Ali Nisman (13/10/23)
  • 92. Husam Mubarak (13/10/23)
  • 93. Issam Abdallah (13/10/23)*
  • 94. Abdul Rahman Shihab (12/10/23)
  • 95. Anas Abu Shamala (12/10/23)
  • 96. Ahmed Shehab (12/10/23)
  • 97. Mustafa Al-Naqeeb (11/10/23)
  • 98. Rajab Al-Naqeeb (11/10/23)
  • 99. Mohamed Fayez Abu Matar (11/10/23)
  • 100. Saeed Al-Taweel (10/10/23)
  • 101. Mohammed Sobh Abu Rizq (10/10/23)
  • 102. Hisham Alnawaieha (10/10/23)
  • 103. As’ad Shamlakh (8/10/23)
  • 104. Mohammad Jarghoun (7/10/23)
  • 105. Ibrahim Mohammad Lafi (7/10/23)
  • 106. Mohammad Al-Salhi (7/10/23)

  • FONTE: REVISTA FÓRUM - 29/12/2023

EUA: Morre o bicampeão da Fórmula Indy, Gil de Ferran, aos 56 anos


                                                       foto:reprodução

Morreu na tarde desta sexta-feira (29/12), o bicampeão da Fórmula Indy, Gil de Ferran, aos 56 anos. O piloto estava na Flórida, os Estados Unidos, quando teve uma parada cardíaca durante um evento. As informações são do site Grande Prêmio.

Atualmente, Ferran havia se aposentado das pistas, mas atuava como dirigente esportivo. Foi ainda Campeão da Fórmula 3 Inglesa, das 500 Milhas de Indianápolis e bicampeão da Cart. Nascido na França, mudou-se para o Brasil quando tinha 4 anos.

Guiou pela Fórmula 3000 entre 1992 e 1994 e sem opções para iniciar na Fórmula 1 acabou direcionando sua carreira para a América do Norte, estreando na Indy em 1995 pela pequena equipe Jim Hall, mas conseguindo vencer seu primeiro Grande Prêmio na categoria, em Laguna Seca.

Após deixar as pistas, manteve-se ligado ao automobilismo, primeiro na extinta equipe BAR (depois comprada pela Honda) entre 2005 e 2007, depois, em 2008, foi dono de uma equipe na American Le Mans Series, voltando inclusive a pilotar, mas ao término daquele ano anunciou sua aposentadoria definitiva, aos 41 anos.

Fonte: Metrópoles - 29/12/2023


Concurso 2023: Governo autoriza nomeação de 700 aprovados para a Receita Federal

 

                                                    Imagem:reprodução


Em meio à greve de auditores-fiscais da Receita Federal, o governo federal autorizou a nomeação de 697 aprovados no último concurso público do órgão, aplicado em 2023. São 229 aprovados para o cargo de auditor-fiscal e 468 para analista-tributário. Os dois cargos são de nível superior.

O salário inicial de um auditor-fiscal é de R$ 21 mil, acrescido de diversas gratificações e benefícios. Já a remuneração base de um analista é de R$ 11,6 mil.

Segundo a portaria que autorizou as nomeações, publicada na quinta-feira (28/12) no Diário Oficial da União (DOU), caberá à própria Receita verificar as condições para nomeação dos aprovados. 

Os auditores-fiscais pedem a destinação de 25% dos recursos do Plano de Aplicação do Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades de Fiscalização (Fundaf) para o pagamento do bônus de eficiência (ou de desempenho).

Além da demanda específica sobre o bônus de desempenho, os auditores da Receita estão, junto aos demais servidores públicos federais, pedindo o reajuste salarial anual.

Reunião com Haddad

Representantes do Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional) se reuniram, na última quarta-feira (27/12), com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o secretário especial da Receita, Robinson Barreirinhas, para tratar das demandas.

Segundo o sindicato, o ministro informou à categoria que não haverá alteração na proposta apresentada para o pagamento do bônus de eficiência em 2024: o governo mantém o teto de R$ 4,5 mil para primeiro semestre e de R$ 5 mil para os dois últimos trimestres do próximo ano.

Fonte: Metropoles 28/12/2023


Irecê será sede de aplicação do 40º Exame de Ordem Unificado da OAB


Da esquerda para a direita: Dr. Marco Choy, Presidente da Comissão Nacional do Exame de Ordem, Dra. Leonella Pereira - Presidente da Subseção Irecê, 
Dr. Beto Simonetti, Presidente do Conselho Federal da OAB, Dra. Daniela Borges -Presidente da OAB Bahia
 foto:reprodução


Uma ótima notícia para fechar o ano de 2023 para Irecê e toda a microrregião. O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, confirmou nesta sexta-feira (29) através de Edital, a inclusão da cidade na lista das sedes do 40º  Exame de Ordem Unificado(tabela abaixo) no Estado da Bahia.

A presidente da Subseção da OAB na região Dra. Leonella Pereira, se manifestou."Esta é uma conquista da nossa Subseção que será muito importante para toda a nossa região, não apenas para os bacharéis que poderão realizar a prova aqui, mas também pela movimentação da economia local com a realização das provas. Agradecemos à Faculdade Irecê -FAI, nas pessoas do mantenedor Marcos Carvalho e do coordenador do curso de Direito, prof. Hebert Durães, pela importância de terem disponibilizado formalmente os prédios da FAI,  que serão o local de aplicação das provas."

A presidente também agradeceu a presidente da OAB Bahia, Dra. Daniela Borges, pelo acolhimento do pleito da Subseção Irecê, que foi levado ao Conselho Federal, e após inúmeras diligências a Brasilia,o resultado foi bastante positivo.


Confira o Edital no link abaixo:




                       Imagem: reprodução

SiSu 2024: Inscrições será de 22 a 25/01

                                                        imagem:reprodução

                                     

 O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta sexta-feira, 29 de dezembro, o Edital n. 22/2023, referente ao processo seletivo de 2024 para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

Os interessados em participar poderão se inscrever no período de 22 a 25 de janeiro de 2024, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. 

Para participar do processo seletivo do Sisu 2024, é necessário que o candidato tenha participado da edição de 2023 do Enem, bem como não ter zerado a prova de Redação, conforme a Portaria MEC nº 391/2002, e não tenha participado do Enem 2023 na condição de treineiro – candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação.  

Novidades – Conforme anunciado anteriormente neste ano, o Sisu 2024 seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Assim, todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.  

Todas as instituições de educação superior participantes do Sisu 2024 seguirão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, conforme a atualização da Lei de Cotas, de quilombolas.  
 
Resultado 
 O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso.  

Lista de espera – No período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.  

Cronograma Sisu 2024 

Inscrição: 22 a 25 de janeiro de 2024. 
Resultado: 30 de janeiro de 2024. 
Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024.  
Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024. 

 
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)e adatptações do Blog 29/12/2023