• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 31 de outubro de 2020

Reino Unido volta a decretar lockdown após crescimento de casos de Covid-19

Reino Unido volta a decretar lockdown após crescimento de casos de Covid-19
Foto: Pippa Fowles/ No 10 Downing Street / Fotos Públicas

 O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, decidiu decretar um segundo lockdown no Reino Unido. A medida, que funciona como uma espécie de confinamento total, foi anunciada neste sábado (31), depois que a nação atingiu a marca de 1 milhão de casos de Covid-19. Os números da pandemia no Reino Unidos voltaram a crescer, assim como no resto da Europa e tem preocupado os líderes políticos. 

Mais cedo, o primeiro-ministro da Grécia também anunciou novas restrições e outros países do continente tem feito o mesmo.  

No Reino Unido, o lockdown atingirá estabelecimentos comerciais, que ficarão fechados por cerca de um mês, da próxima quinta-feira (5) ao dia 2 de dezembro. Empreendimentos industriais e da construção civil poderão permanecer abertos e, dessa vez, o mesmo vale para escolas e faculdades que já haviam retornado às aulas presenciais.

 

De acordo com a CNN Brasil, a decisão de fechar lojas foi tomada com base em estudos que estimam a possibilidade de ainda mais mortes na região nesta segunda onda do coronavírus.

 

"Não vamos voltar ao bloqueio total de março e abril, as medidas que descrevi são muito menos primitivas e menos restritivas. Embora, receio, a partir de quinta-feira a mensagem básica seja a mesma: fique em casa, proteja o NHS (serviços de saúde) e salve vidas", declarou o primeiro-ministro Boris Johnson. "O Natal vai ser diferente este ano, talvez muito diferente, mas é minha sincera esperança e convicção de que, tomando medidas difíceis, podemos permitir que famílias em todo o país estejam juntas", acrescentou, ressaltando que a falta de macas obrigará médicos e enfermeiras a escolherem entre pacientes com e sem Covid, se as lideranças não agirem.

 

Segundo o portal, apenas hoje, o Reino Unido registrou 21.915 novos casos da doença, chegando a 1.011.660. Quanto aos óbitos, são 46.645 vidas perdidas, conforme apurado pela Universidade Johns Hopkins, que acompanha a evolução da pandemia no mundo.

Em privado, Maia culpa Bolsonaro por Aras reabrir investigações contra ele na PGR

 

Em privado, Maia culpa Bolsonaro por Aras reabrir investigações contra ele na PGR
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não reagiu bem após a Procuradoria-Geral República (PGR) reabrir dois inquéritos para apurar supostos atos de corrupção envolvendo o parlamentar e a empreiteira OAS.

 

De acordo com informações da coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, Maia estaria “espumando de raiva” na manhã deste sábado (31). Segundo a publicação, em conversas privadas, o deputado atribui a Jair Bolsonaro a iniciativa tomada pelo procurador geral da República Augusto Aras, já que ele foi indicado pelo presidente ao cargo. Informações do BN c/adaptações

Salvador está entre capitais com tendência de crescimento de coronavírus, diz Fiocruz


    Pelourinho - Centro -Salvador -Ba foto:Michele Rocha

Salvador é uma das capitais brasileiras com sinal forte de crescimento de coronavírus e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas próximas semanas. O dado consta no boletim InfoGripe, divulgado nesta sexta-feira (30), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com informações da Agência Brasil, Aracaju, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Macapá e Maceió também apresentam a mesma perspectiva da capital baiana. Belém, São Luís e São Paulo apresentam sinal moderado de crescimento em contaminações.

No caso das capitais da Bahia, Pará, Santa Catarina, Ceará, Paraíba, Amapá e Maranhão, existe há pelo menos um mês indicação de crescimento na tendência de longo prazo. 

Os dados se referem à semana epidemiológica de 18 a 24 de outubro, com base nos dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe até o dia 27 deste mês.

De acordo com o boletim, a cidade de São Paulo apresenta sinal de crescimento a longo prazo pela primeira vez desde o início do processo de queda, embora tenha dado sinais de possível interrupção da tendência de queda. Já Porto Alegre apresentou sinal de estabilização nas tendências de curto e longo prazo.


fonte:Redação do site Bahia.Ba - 31/10/2020 14h:16min.

França: Baiana morta em ataque é homenageada em Nice

 

 (crédito: Kennedy Santos Silva/Cedida ao Correio)
                                                         (crédito: Kennedy Santos Silva/Cedida ao Correio)

Dezenas de amigos e de familiares participaram de um protesto, no centro de Nice (sul da França), em memória de Simone Barreto Silva — a brasileira de 45 anos morta pelo terrorista tunisiano Brahim Aouissaoui, 21, dentro da Basílica de Notre-Dame. A partir das 14h de hoje (10h em Brasília), os manifestantes marcharam em silêncio, pelas ruas da cidade da Riviera Francesa.

Vestidos de branco, carregavam flores brancas, velas e alguns balões no formato de coração. "A passeata foi tranquila, silenciosa. A polícia nos acompanhou o tempo todo, do nosso lado, porque a gente não sabia o que podia acontecer", contou ao Correio o músico e ajudante de pedreiro Kennedy Santos Silva, 32, que conhecia Simone desde 2011.



Um dos momentos mais emocionantes do protesto ocorreu em frente à Basílica de Notre-Dame, onde Aouissaoui decapitou uma idosa de 60 anos, degolou o sacristão e golpeou Simone no abdome. Ferida gravemente, a brasileira natural de Salvador morreu a poucos metros, dentro de uma cafeteria. Diante da igreja, os amigos cantaram o Hino Nacional Brasileiro e mostraram bandeiras do Brasil. Alguns deles não conseguiram conter o choro. Pouco depois, gritaram "Queremos paz!". A mobilização contou com a cobertura de vários jornalistas e com a presença de curiosos, que registraram as cenas com o celular.

Simone vivia em Nice desde 1995, onde trabalhava como cuidadora de idosos e organizava eventos culturais. Ela tinha se formado recentemente como chef de cozinha e pretendia abrir um restaurante. Antes de morrer, a brasileira fez um pedido às pessoas que tentavam ajudá-la: "Diga aos meus filhos que eu os amo". A França encontra-se em estado de alerta máximo, depois do atentado de quinta-feira. O triplo assassinato teria sido motivado pelas caricaturas do profeta Maomé, publicadas pelo jornal satírico Charlie Hebdo, alvo de um massacre em 7 de janeiro de 2015, quando dois irmãos invadiram a redação e executaram 12 pessoas.

fonte:Correio Braziliense - 31/10/2020

Mulher com 120 anos vence a Covid-19


Uma mulher de 120 anos venceu a Covid-19 em Sirnak, na Turquia. Mãe de 12 filhos e avó de mais de 100 netos, Menica Encu, ficou duas semanas hospitalizada, mas recebeu alta e já voltou para casa. As informações são do Daily Star.

Menica agradeceu ao hospital infantil, que foi adaptado com uma instalação improvisada para Covid-19. “Eles cuidaram muito bem de mim aqui. Graças aos esforços deles, fiquei boa”, disse a matriarca à Agência Anadolu.

“Minha sogra geralmente só come produtos orgânicos. Ela se recuperou depois de receber atenção médica muito boa. Deus abençoe os médicos e enfermeiras que cuidaram dela”, afirmou Halime Encu, de 65, também à Agência Anadolu.

De acordo com o pneumologista Dr. Bilim Kehya Akcan, Menica respondeu bem ao tratamento e teve alta. Ele acrescentou que a idosa deve continuar a cuidar da saúde durante as próximas semanas, pois ainda está fraca, mas a equipe do hospital avalia que ela está bem o suficiente para ser deixada em casa aos cuidados de sua família. Informações do da Istoé.

Salvador: Confira o que abre e o que fecha na capital no feriado do Dia de Finados


                    foto:reprodução/facebook/ACM Neto

Devido ao feriado do Dia de Finados, alguns estabelecimentos da capital baiana irão funcionar com o horário alterado para atender melhor a população. Confira os novos horários para a segunda-feira (2) e veja o que vai funcionar durante o feriado e programe-se:

Shopping da Bahia

Âncoras e megalojas (que possuem acordo com o Sindicato dos Comerciários) – 12h a 21h
Praça de alimentação e restaurantes – 12h a 21h
Farmácias – 12h a 21h
Pão de Açúcar – 12h a 21h
Bodytech – 09h às 13h
Cinema – Horário normal conforme a programação
Clivale – Fechado
Lojas e quiosques – Fechados

Parque Shopping Bahia


Lojas – 13 às 21h
Alimentação – 12h às 21h
Hiper Ideal – 6h30 às 21h
PSG, Smart Fit – Fechados

Shopping Piedade


Fechado

Shopping Itaigara


Lojas, alimentação, cafés, quiosques e bancos – Fechados
Bompreço – 08h às 18h

Shopping Passeo


Lojas e serviços – Fechados
Alimentação – 12h às 20h
Cinema – Fechado
Academia Alpha – 9h às 13h

Shopping Center Lapa


Praça de alimentação – 12h às 20h;
C&A, Riachuelo e Lojas Americanas – 12h às 18h;
Cinema – Horário normal conforme a programação dos filmes

Shopping Barra


Lojas – 12h às 21h
Praça de alimentação – 12h às 21h
Restaurantes – 12h a 0h
Academia – 9h às 13h
Cinema: Horário normal conforme a programação

Salvador Shopping


Bompreço – 8h às 21h
Alimentação, Lojas âncoras (C&A, Casas Bahia, Centauro, Etna, Fast Shop, Le Biscuit, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Marisa, Renner e Riachuelo), Farmácias (Drogasil, Extrafarma, Globo, Pague Menos e São Paulo), Salões de beleza (Barber City, Jacques Janine, Salão Miau e Via Paris) – 12h às 21h
Drive Thru – 12h às 21h (apenas das lojas que estarão funcionando)
Espaço Gourmet – 12h às 00h
Cinema – 14h15 às 22h30
Bancos, Clínicas (Clivale, Immune Vacinas e Labchecap), Correios, Farmácias de manipulação, Lotérica, SAC, demais lojas e quiosques associados ao Sindicato dos Comerciários – fechados

Salvador Norte Shopping


Academia SmartFit – 9h às 15h
Cinema – 13h às 21h
Alimentação, Lojas âncoras e megalojas (Americanas, C&A, Riachuelo, Renner, Fast Shop, Kalunga, Leader, Marisa, Login, Studio Z, Centauro, Le Biscuit, Beleza Natural), Farmácias (Drogasil, Drogaria São Paulo e Pague Menos) – 12h às 21h
Drive Thru – 12h às 21h (apenas das lojas que estarão funcionando)
Demais lojas e quiosques associados ao Sindicato dos Comerciários, Clivale e Caixa – fechados
SAC Móvel – fechado

MERCADOS

GBarbosa


Iguatemi – das 7h às 18h
Costa Azul – das 7h às 18h
San Martin – das 7h às 16h
Brotas – das 7h30 às 16h
Lauro de Freitas – das 7h às 18h
Pau da Lima – das 7h30 às 16h
Cabula – das 7h30 às 18h
Guarajuba – das 8h às 19h
Horto Bela Vista – horário de funcionamento do shopping

Extra Hiper


Todas sas unidades estarão funcionando das 7h às 22h

Perini


Graça, Pituba, Barra e Vasco da Gama – das 6h30 às 20h
Costa Azul – das 7h às 18h
Guarajuba – das 8h às 17h
Shoppings da Bahia, Barra, Paralela e Salvador Shopping – horário de funcionamento dos shoppings

Assaí


Calçada de Paripe – 7h às 18h
Pau da Lima – 7h às 20h
Caamaçari – 6h às 20h
Lauro de Freitas – 6h às 21h

Mercantil


Ogunjá, Pirajá, Calçada e Lauro de Freitas – 7h às 21h

RedeMix


6h30 às 20h, com horário sujeito a alterações ocasionais em algumas unidades.

Ferreira Costa


Fechado

Covid-19: Morre vereador Paulo Lessa de Livramento de Nossa Senhora

 

Morre vereador de Livramento de Nossa Senhora, vítima da Covid-19
Foto: Lay Amorim/ Achei Sudoeste

O vereador Paulo Lessa, do município baiano de Livramento de Nossa Senhora, faleceu na madrugada deste sábado (31). O edil de 50 anos foi mais uma vítima da Covid-19. Segundo o portal Achei Sudoeste, ele estava no Hospital de Base, em Vitória da Conquista, quando morreu.

 

De acordo com informações disponíveis no portal Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lessa estava em seu terceiro mandato como vereador e disputava o quarto na eleição deste ano pela Rede Sustentabilidade. 


O Achei Sudoeste conta ainda que, ao longo de sua trajetória política, ele foi secretário municipal de Educação - ele também era professor - e presidente da Câmara de Vereadores.

 

O parlamentar, que faria 51 anos na próxima quinta-feira (5), deixa esposa, filhos e neto.

 

 NA CIDADE


Números do boletim divulgado pela Secretaria de Saúde Estado (Sesab) na noite de sexta-feira (30) indicam que Livramento de Nossa Senhora tem 388 casos de coronavírus. Quanto ao registro de óbitos, a prefeitura da cidade confirma três mortes em decorrência da Covid-19.




fonte:BN c/adaptações 31/10/2020 -11h

EUA: Primeiro 'James Bond', Sean Connery morre aos 90 anos

 

Primeiro 'James Bond', Sean Connery morre aos 90 anos
Foto: Divulgação

O ator escocês Sean Connery faleceu, aos 90 anos. O óbito foi confirmado pela família do astro à BBC, mas ainda não há mais detalhes, a exemplo da causa e de quando a morte ocorreu.

 

Com uma carreira de mais de 50 anos, o ator deu vida a mais de 90 personagens. Um grande marco em sua filmografia foi o espião James Bond dos filmes "007". Ele foi o primeiro a dar vida ao personagem, que até hoje é interpretado nos cinemas.

 

Mas Connery é também lembrado por "Os Intocáveis", de 1987, que lhe rendeu um Oscar como "Melhor Ator Coadjuvante", por "A Rocha", de 1996, e por "Indiana Jones e a última Cruzada", de 1989, entre outros filmes. Seu último longa-metragem foi "A Liga Extraordinária", lançado em 2003. Três anos depois, ele anunciou sua aposentadoria dos cinemas.

 

No campo pessoal, o ator deixa esposa e um filho.  Informações do BN.

Governo Bolsonaro: Custo de gratificações sobe 9,7% para militares e cai 17,5% para civis

 O governo federal ampliou em 9,7% o valor dos jetons pagos a servidores militares de janeiro a julho deste ano na comparação com o mesmo período de 2019. A cifra subiu de R$ 471 mil para R$ 517 mil.

O presidente Jair Bolsonaro durante celebração do Dia do Soldado, em 2019© Sérgio Lima/Poder360 O presidente Jair Bolsonaro durante celebração do Dia do Soldado, em 2019

Jetons são pagamentos feitos a servidores por participarem como representantes da União em Conselhos de Administração ou Conselhos Fiscais de empresas controladas direta ou indiretamente pelo governo.

A alta no valor pago a militares contrasta com o movimento que ocorreu com os funcionários civis, para os quais o governo reduziu neste ano o pagamento de jetons: foi R$ 9,2 milhões. Isso equivale a 17,5% a menos que os R$ 11,2 milhões de 2019.

© Fornecido por Poder360


Disparam em 2018

De 2017 para 2018, os gastos com jetons militares subiram 675%. Até novembro de 2017, só 5 recebiam o benefício. A partir do mês seguinte, entrou em vigor novo estatuto jurídico das empresas estatais, que aumentou a quantidade de cargos.

Esse movimento continuou no 1º ano do governo de Jair Bolsonaro. No total, os oficiais receberam R$ 904 mil em 2019, recorde desde 2013, início da série histórica disponível. Se os pagamentos de 2020 continuarem superiores aos do ano passado, baterão 1 novo recorde.


Quem mais paga

São as empresas:

  • Emgepron – fornece tecnologia para projetos da Marinha;
  • Nuclep – fabrica componentes para usinas nucleares e construção naval;
  • Amazul – fornece tecnologia ao Programa Nuclear Brasileiro e ao setor nuclear da Marinha;
  • Imbel – produz munições de armas de fogo.

Dentre os ministros militares do governo, Bento Albuquerque (Minas e Energia) foi o único que recebeu jetons nesse período. Desde que assumiu o cargo que ocupa, recebeu R$ 85 mil. Procurada pelo Poder360, a sua assessoria enviou cópias dos estatutos das empresas das quais ele recebe permitindo o acréscimo.

fonte:Poder 360 -31/10/202010h:54min.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Andressa Urach quer de volta as doações que fez para igreja: “Não queria entrar na justiça'



Crédito: Reprodução/ Instagram

Urach frequentava a igreja Universal - foto:divulgação/reprodução

Andressa Urach fez um apelo em sua rede social. Ela quer de volta todas as doações que fez a igreja evangélica que frequentava. No Instagram, Urach contou que ficou decepcionada com o templo e, caso não receba o que doou, irá entrar na Justiça e procurar os seus direitos.

“Conversei amigavelmente com a igreja para eles me devolverem as doações que fiz nos últimos anos, mas infelizmente não tive retorno ainda, não queria entrar na justiça. Mas não estou bem, estava vulnerável na época e não pensei no futuro do meu filho e muito menos no meu, estava em uma fase muito frágil e ainda estou, então vou voltar aos meus tratamentos”, explicou.

E continuou: “Gente eu não escondo nada de ninguém. Nos últimos meses passei por uma decepção tão grande, que literalmente rasgou meu coração, não deu para estudar, vou ter que trancar a faculdade de jornalismo, pois não tenho cabeça para pensar sobre isso. Dediquei meus últimos 6 anos da minha vida para Jesus como todos sabem, mas acabei me sentindo como um objeto descartável, nunca me senti assim nem no tempo da prostituição. Sei que Jesus não tem nada haver com isso e a obra de Deus é feita por pessoas falhas. Fui excluída de grupos fazendo eu me sentir como se eu tivesse ‘demônios’ por deixar de fazer parte da instituição. Se eu falasse tudo que aconteceu comigo nesses últimos anos vocês ficariam escandalizados e eu teria virado ateia. Mas graças a Deus no hospital em 2014 estive de frente com a morte e passei por uma experiência pessoal com Deus e sei que Jesus é vivo”.

A modelo ainda disse que ama a igreja, mas não consegue mais frequentá-la porque pegou ranço. “Hoje como todos sabem tenho contrato com a Record aqui no Rio Grande do Sul e dependo financeiramente do meu salário e o mesmo vai até março do próximo ano. (Se eles não me demitirem até lá), como já fizeram da outra vez que estava em São Paulo quando desobedeci a orientação que recebi e casei com o pai do meu filho”, concluiu

               fonte:ISTOÉ - 30/10/2020 - 18h:31min.

Grande manifestação em Jerusalém contra Macron e caricaturas de Maomé

Grande manifestação em Jerusalém contra Macron e caricaturas de Maomé

Palestinos protestam contra presidente francês, Emmanuel Macron, em Jerusalém em 30 de outubro de 2020 - AFP

Milhares de palestinos protestaram na Cidade Velha de Jerusalém após a grande oração muçulmana desta sexta-feira (28) contra o presidente francês Emmanuel Macron, que defendeu vigorosamente a liberdade de caricaturar o profeta Maomé.

“Não há deus além de Deus, Macron é o inimigo de Deus” ou “Maomé, sua nação não cederá”, gritavam os manifestantes na Esplanada das Mesquitas, o terceiro lugar sagrado do Islã.

Em seu sermão, o xeque Ekrima Sabri disse que Macron é responsável “por atos de violência e caos na França devido às suas declarações provocativas contra o Islã”, referindo-se a vários ataques fatais recentemente perpetrados na França, incluindo o da última quinta-feira em uma basílica em Nice, sul da França.

Após a manifestação na Esplanada das Mesquitas, eclodiram confrontos nos becos da Cidade Velha entre os manifestantes e a polícia israelense, que prendeu três pessoas, segundo seu porta-voz Micky Rosenfeld.


fonte:AFP - 30/10/2020

Covid-19: Bolsonaro rebate Mourão sobre compra de vacina chinesa: "A caneta Bic é minha"

                                 foto:reprodução


O presidente Jair Bolsonaro voltou a se colocar contra a aquisição de doses da Coronavac, vacina contra a covid-19 em desenvolvimento pelo Instituto Butantan e a empresa chinesa Sinovac, e disse nesta sexta-feira (30/10) que a palavra final sobre o assunto cabe a ele.

"A caneta Bic é minha", afirmou o mandatário, ao portal R7. A declaração dele é uma resposta ao que foi dito mais cedo nesta sexta pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, de que o governo federal vai ajudar na compra da Coronavac.

Em entrevista à revista Veja, o general reconheceu que Bolsonaro está reticente em usar recursos da União para adquirir doses da vacina por conta da "briga política" que ele tem com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Mesmo assim, Mourão afirmou que o Executivo não deixaria de contrbuir para a compra do imunizante.

"Essa questão da vacina é briga política com o Doria. O governo vai comprar a vacina, lógico que vai. Já colocamos os recursos no Butantan para produzir essa vacina. O governo não vai fugir disso aí", garantiu Mourão.

Bolsonaro x Doria

Na última semana, Bolsonaro desautorizou um acordo entre o Butantan, que é vinculado ao Governo de São Paulo, e o Ministério da Saúde que garantiria a compra de 46 milhões de doses da Coronavac menos de 24 horas depois de o documento ter sido assinado.

Desde então, o presidente tem dito que a sua gestão não vai colocar dinheiro em uma vacina que ainda não tem comprovação científica e alertado Doria para "procurar outro" que pague pelo imunizante.

O presidente e o governador paulista também estão em atrito por conta da aplicação da vacina. Enquanto Bolsonaro defende que os brasileiros não devem ser obrigados a se imunizarem, Doria é a favor de que a futura resposta contra o novo coronavírus seja aplicada de forma compulsória.

No início da tarde desta sexta, por exemplo, Bolsonaro comentou com apoiadores que Doria está se transformando em um "autoritário" por conta da sua postura.

"Está acabando a pandemia (no Brasil). Acho que (o Doria) quer vacinar o pessoal na marra, rapidinho, porque (a pandemia) vai acabar e daí ele fala: 'acabou por causa da minha vacina'. Quem está acabando é o governo dele, com toda certeza", disse o presidente.

fonte:Correio Braziliense - 30/10/2020

Irecê: Ex- prefeito tem candidatura Indeferida pela justiça eleitoral

 

foto:TSE

Vinte e seis candidaturas a  Câmera de Vereadores em Irecê foram indeferidas pela Justiça Eleitoral e  dentre elas, a  do ex- prefeito de Irecê  José Carlos Dourado das Virgens, o Zé das Virgens no período de 2009 -2012.

Segundo o divulgacand do TSE, a situação de candidatura Indeferida é aquela que não reuniu as condições necessárias para o deferimento do registro de candidatura ou que está vinculado a DRAP indeferido, com pedido já julgado pela Justiça Eleitoral. ( Motivo da Situação:Ficha limpa (LC 64/90)

Zé das Virgens está com 58 anos,e  além de já ter sido prefeito de Irecê, foi três vezes deputado estadual pelo PT. Neste pleito tentava uma das 15 vagas à Câmera do município pelo PC do B.

Europeus preferem Biden nas eleições americanas, diz pesquisa

Europeus preferem Biden nas eleições americanas, aponta pesquisa

            O presidente francês, Emmanuel Macron (esq.), e a chanceler alemã, Angela Merkel (dir.), estiveram várias vezes em choque com o presidente   dos EUA, Donald Trump (centro) - POOL/AFP/Arquivos - AFP - 30/10/20 - 07h02


Se os europeus pudessem votar na eleição presidencial dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden varreria Donald Trump em vários países – aponta uma pesquisa publicada nesta sexta-feira (30), que mostra a grande impopularidade do atual presidente americano no Velho Continente.

Os habitantes de cinco países (Alemanha, Itália, Reino Unido, França e Espanha) foram consultados nesta sondagem da BVA para a rádio francesa RTL.

Na Alemanha, Joe Biden teria os melhores resultados, com 66% dos votos, contra apenas 8% de Donald Trump, e 27% de abstenções ou indecisos.

O presidente dos EUA se sairia um pouco melhor na Itália, embora fosse igualmente perdedor, com apenas 15% das cédulas, em comparação com 42% de seu rival democrata.

A retirada dos Estados Unidos do acordo internacional sobre o clima é uma das medidas mais impopulares adotadas por Trump para os entrevistados destes cinco países europeus, assim como a construção de um muro na fronteira com o México.

A eleição americana desperta grande interesse na Europa, onde 85% dos alemães dizem acompanhar seu desenvolvimento, do mesmo modo que 73% dos franceses e 68% dos italianos.

A pesquisa também contempla a impopularidade de Trump na França, onde mais de quatro em cada cinco pessoas têm uma opinião negativa do presidente. Informações da Istoé em 30/10/2020