• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 4 de novembro de 2023

Israel x Hamas: Jornalista palestino desabafa após saber de morte de colega em Gaza: "somos vítimas, aguardando nossa vez"

                                           FOTO:REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Um vídeo de um jornalista palestino viralizou pelo mundo ao denunciar a revolta pela morte de mais um colega na guerra Israel-Hamas. Salman al-Bashir estava ao vivo quando foi informado da morte do correspondente da TV Palestina, Mohammed Abu Hattab, na última quinta-feira (2).

 

 

"Não aguentamos mais, estamos exaustos. Somos vítimas. Somos mortos um após o outro. E ninguém se preocupa com a magnitude da catástrofe ou com o crime que sofremos em Gaza", desabafou ao saber que o colega era uma das vítimas de um ataque aéreo em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza.

 

Ainda revoltado, Al-Bashir removeu e jogou no chão o equipamento de proteção usado por jornalistas em locais de conflito, que inclui capacete e colete com a inscrição "Press" (Imprensa). "Não há proteção internacional, não há proteção para nada. Estes coletes e capacetes não protegem nenhum jornalista, são apenas símbolos que usamos. Somos vítimas, vítimas ao vivo no ar. Estamos perdendo nossas vidas, uma após a outra, sem garantia alguma. É questão de tempo. Somos vítimas aguardando a nossa vez. Mohammad esteve aqui há meia hora [para a reportagem]. Agora, ele está morto com sua família neste mesmo hospital", afirmou.

 

Mohammed Abu Hattab é o 36° jornalista morto no conflito, segundo o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (em inglês: Committee to Protect Journalists - CPJ).


Fonte: BN-04/11/2023

Ex- presidente Bolsonaro diz não torcer por cassação de Moro


                                               O ex- presidente e o ex ministro da justiça -foto:reprodução


Mesmo com Michelle Bolsonaro liderando pesquisas para uma possível nova eleição ao Senado no Paraná, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse à coluna não torcer pela cassação de Sergio Moro (União Brasil-PR).

Bolsonaro afirmou que não torce pela cassação de Moro, “assim como não torceu pela cassação” do ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol (Novo), que perdeu seu mandato como deputado federal.

“Não torço pela cassação do Moro, assim como não torci pela cassação do Dallagnol. Mas essa nossa corte (o Tribunal Superior Eleitoral) está esquisita”, declarou o ex-presidente, reforçando críticas a mesma Justiça Eleitoral que o deixou inelegível pelos próximos oito anos.

 Na quarta-feira (1ª/11), por exemplo, Bolsonaro se reuniu em em Brasília com o ex-deputado Paulo Martins (PL-PR), que perdeu para Moro na corrida ao Senado no Paraná em 2022.

O ex-deputado é um dos principais interessados na possível cassação do ex-juiz. A ação que pode levar à cassação de Moro, inclusive, foi ajuizada pelo PL, a pedido de Paulo Martins.

Fonte: Igor Gardelha/Metrópoles 04/11/2023

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

RJ: Morre a atriz Elizangela do Amaral Vergueiro aos 68 anos

Foto do rosto da atriz Elizangela do amaral - metrópoles

A atriz Elizangela do Amaral Vergueiro morreu, aos 68 anos, nesta sexta-feira (3/11), em Guapimirim, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela prefeitura do município.


De acordo com a Prefeitura Municipal de Guapimirim, a atriz deu entrada no hospital com uma parada cardiorrespiratória. Em nota, foi informado que Elizangela havia procurado a unidade de saúde com graves problemas respiratórios há algumas semanas.


Esta é a segunda vez que o sistema de saúde do município atendeu Elizangela. Na primeira, Elizangela deu entrada na unidade com graves problemas respiratórios, e depois de algumas semanas, teve alta da unidade”, informa a nota do hospital.

Trajetória

Elizangela do Amaral Vergueiro nasceu em 11 de dezembro de 1954, no Rio de Janeiro. O começo na televisão foi ainda criança, aos 7 anos de idade, na TV Excelsior. A chegada à Globo foi em 1966, quando trabalhou nos bastidores de Capitão Furacão.

Entre os diversos trabalhos marcantes, destaca-se o papel de Emilene na primeira versão de Pecado Capital (1975). Ao longo da carreira, a atriz esteve em outras produções, como Jogo da Vida; Por Amor; e Senhora do Destino.

Em 2019, fez uma participação em A Dona do Pedaço, de Walcyr Carrasco.

A artista havia se recusado, no ano passado, a tomar a vacina da Covid-19, o que lhe custou um papel na emissora. 

 

Elizangela chegou a ser convidada por Gloria Perez para atuar na novela “Travessia”, porém foi impedida pela Globo por recusar a vacina. Um tempo depois, ela confirmou que não tomou qualquer imunizante contra a Covid.

Polêmica com vacina

Em 2022, Elizangela foi internada com sequelas da Covid-19. A atriz, à época, teve complicações e quase precisou ser intubada.

A prefeitura do município fluminense informou que ela não havia, naquele momento, tomado nenhuma dose da vacina contra o novo coronavírus.

Fonte:Metropoles/BN em 03/11/2023

Atriz Sheron Menezzes fala após sobreviver assalto com “homens fortemente armados”; Vídeo

                                              Foto: Reprodução/Instagram

A atriz Sheron Menezzes contou, através das suas redes sociais, nesta sexta-feira (3) que sobreviveu a “dois milagres” após viver momentos difíceis há alguns dias. De acordo com o relato da artista, ela foi vítima de um assalto à mão armada ao mesmo tempo em que um ônibus bateu em seu carro. 

 

 

 

"Há dois dias, eu sofri um assalto, um carro fechou o meu na pista da esquerda, desceram quatro homens fortemente armados, querendo roubar as coisas, querendo levar o carro, pediram para o descer. [...] Enquanto eu estava descendo, um ônibus a mais de 80 por hora eu acredito, bateu na traseira do meu carro enquanto eu estava sendo assaltada. Esse motorista não viu o que estava acontecendo, não viu o carro parado na rua. Eu me machuquei, mas foi muito pouco perto do que tinha acontecido", descreveu a atriz.

 

"Não dispararam nenhum tiro, conseguiram fugir e esse ônibus não passou por cima de mim na via se eles tivessem levado meu carro. Ele conseguiu parar na via", detalhou. "Foi uma coisa muito potente ter sido assaltada à mão armada e uma batida muito forte e eu estou aqui", completou.

 

Sheron aproveitou o desabafo para tranquilizar os fãs. Conforme a artista, apesar de ter ido para o hospital, ela passa bem. Além disso, Menezzes acredita ter tido uma nova chance na vida. "Estou em casa, estou bem, estou com a minha família e estou feliz de estar aqui", afirmou.


Fonte: BN - 03/11/2023 15h:48

SC: Marido da dep. bolsonarista Júlia Zanatta agride idosos no rincão; VÍDEO

                                    foto:reprodução

O executivo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Guilherme Horácio Colombo, marido da deputada federal bolsonarista Júlia Zanatta (PL-SC), se envolveu em uma confusão nesta quinta-feira (2) e agrediu integrantes do PL de Santa Catarina, entre eles três idosos. As informações são do site Melhores Publicações, que cobre notícias de Criciúma (SC) e região. 

A confusão se deu no comitê do Partido Liberal (PL) na cidade de Balneário Rincão, litoral catarinense. De acordo com testemunhas, Colombo estaria, aparentemente, alcoolizado. Ele estava comemorando seu aniversário e teria recebido uma ligação de sua esposa, Júlia Zanatta, após a parlamentar ter entrado em uma discussão política com correligionários no comitê. 

O marido da bolsonarista, então, foi até o local e, em meio à discussão com integrantes do PL, chutou um portão. Ao ser questionado por um homem, Colombo reagiu o empurrando. O agredido é Juceli Eufrasio, de 66 anos de idade. Debrandino Delfino, de 65 anos, também teria sido agredido por Colombo com um soco no rosto e há ainda relatos de agressão contra uma mulher, também idosa. 

Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência como vias de fato, liberando na sequência do registro os envolvidos na agressão. 

Uma câmera de segurança do comitê do PL registrou as agressões. As imagens foram divulgadas pelo site Melhores Publicações, que veiculou um vídeo, ainda, de Colombo e Júlia Zanatta sendo questionados sobre o ocorrido. Ambos se recusaram a dar esclarecimentos. 

Em publicação nos stories do Instagram, Júlia Zanatta informou que faria uma live na noite desta quinta-feira para falar sobre o assunto. 

Confira o vídeo que mostra a agressão

 

TEMAS

Em Salvador: Ministra Margareth Menezes se emociona durante encontro com Angela Bassett e Viola Davis

 

                                              foto:reprodução/instagram

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, publicou, nesta quinta-feira (02), os registros do encontro emocionante com Angela Bassett, Viola Davis e Taís Araújo, durante jantar de estreia do Festival Liberatum, em Salvador. 

 

Na legenda da publicação, a cantora ressalta: “A minha emoção nesse momento, em todos os aspectos da minha caminhada como mulher negra baiana, artista, gestora cultural e como Ministra da Cultura do Brasil, é inexplicável o que sinto.” O jantar foi realizado em um hotel no Centro Histórico de Salvador. 

 

Margareth complementa ainda que este encontro define um marco na cultura baiana. “Estar com @violadavis, @im.angelabassett, @taisdeverdade. Caramba, alguma coisa já está mudando. O que posso dizer é que teremos novos capítulos para contar desse grande movimento. Maravilha!”

 

Fonte:BN -03/11/2023

SP: Estado desviou R$ 40 bi da Educação para bancar aposentadorias em 5 anos, diz site

Imagem colorida mostra sala de aula vazia em SP. Local tem quatro fileiras com mesas brancas e cadeiras verdes - Metrópoles

São Paulo — governo de São Paulo deixou de aplicar quase R$ 40 bilhões na Educação paulista nos últimos cinco anos para bancar os pagamentos de aposentadorias.

O valor calculado pelo Metrópoles corresponde ao montante que foi retirado da verba destinada à manutenção e ao desenvolvimento do ensino público para cobrir o déficit da previdência de servidores da educação, entre os anos de 2018 e 2022. A soma final foi corrigida pela inflação no período.

Só neste ano, entre os meses de janeiro e agosto, mais de R$ 9 bilhões destinados ao ensino foram empenhados em gastos com as aposentadorias.

O orçamento da educação está na mira da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), que enviou à Assembleia Legislativa uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para flexibilizar o valor aplicado no ensino paulista.

A Constituição Estadual determina que o governo destine pelo menos 30% da receita líquida com impostos para o ensino público. O percentual é maior do que o exigido pela Constituição Federal, que estabelece piso de 25% da arrecadação para a Educação.

A ideia de Tarcísio é criar um dispositivo legal que permita transferir os 5% “extras” da Educação para a área da Saúde, quando o governo julgar necessário.

medida tem sido criticada por especialistas em educação, que afirmam que não há sobra de dinheiro na área e denunciam o histórico de descaso com o cumprimento do piso estadual.

Histórico de descumprimento

Em 2000, uma CPI na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) apontou que o percentual mínimo obrigatório de 30% para a educação já não era cumprido.

O relatório final da comissão citava que as despesas com o ensino “apresentavam-se indevidamente majoradas de despesas previdenciárias”.

A prática contraria a legislação federal sobre o tema. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) indica o uso da verba para despesas como o salário de professores, a compra de material didático e a manutenção de equipamentos.

Não há menção na LDB sobre a utilização dos recursos para gastos com previdência.

Desde 2018, as gestões que governaram São Paulo se apoiam em uma lei estadual, aprovada pelo então governador Márcio França (PSB), para justificar a manobra dos recursos.

A lei autoriza o governo a aplicar a parcela excedente aos 25% exigidos pela Constituição Federal com “despesas necessárias ao equilíbrio atuarial e financeiro do sistema previdenciário”.

Em 2020, a Procuradoria-Geral da República entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a constitucionalidade da lei paulista. A ministra Cármen Lúcia, relatora da ação, já declarou seu voto contrário à manobra, mas o julgamento do caso ainda não foi finalizado.

O STF já havia declarado inconstitucional outra lei paulista, de 2007, que também permitia utilizar a verba da Educação para o pagamento do déficit previdenciário.

Fundeb

Nos últimos anos, análises do Ministério Público de Contas mostraram que o governo estadual chegou a usar até mesmo o dinheiro do Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, para cobrir o desfalque na previdência.

Em 2018, mais de R$ 3 bilhões do Fundeb foram desviados para este fim. O uso do fundo federal foi questionado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que terminou fazendo um acordo com a gestão João Doria (sem partido) para que houvesse redução gradual do uso até 2024.

Em nota, a gestão Tarcísio disse que não utiliza recursos do Fundeb para o pagamento de inativos e pensionistas da Educação.

A lei que promulgou o novo Fundeb, em 2020, proibiu explicitamente a aplicação dos recursos para pagamento de aposentadorias e pensões.

Impacto nas escolas

Com o desvio dos recursos de uma área para outra, falta dinheiro para solucionar problemas históricos da educação paulista, como a superlotação das salas de aula e a falta de infraestrutura nas escolas.

Para José Marcelino de Rezende Pinto, professor da Universidade de São Paulo e vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca), o não cumprimento do piso de 30% é um dos fatores que ajudou a degradar a rede estadual nos últimos anos.

Ele cita, entre outros fatores, a falta de laboratórios nas escolas, a remuneração defasada dos professores e o número alto de educadores temporários na rede.

“É uma rede em que mais de 40% dos professores são temporários. Como é que se constrói um projeto educacional como professores que a cada ano são demitidos e podem ser contratados para outras escolas?”, diz o especialista.

José Marcelino afirma que a PEC enviada por Tarcísio para a Alesp piora as previsões de melhoria na área.

“Se hoje o piso de 30% já não é cumprido, a gente vai chegar nos 25% como o teto”, diz ele.

FONTE: METROPOLES/REPRODUÇÃO 03/11/2023

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Segurança particular: Caso no TRE-PR indica que Moro contou com PM em situação ilegal na campanha

 Documentos enviados pelo Podemos para o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná na ação que pede a cassação do senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) indicam que o ex-juiz federal contou com segurança feita por policial militar em situação irregular mirando a disputa em 2022.

Moro fez pré-campanha à presidência da República pelo Podemos, mas se elegeu Senador pelo PR já no União Brasil
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A informação foi revelada pelo jornal Folha de S.Paulo e se refere ao breve período em que Moro almejou disputar a presidência da República pelo Podemos. Posteriormente, ele trocou de partido para o União Brasil, pelo qual se elegeu senador pelo Paraná.

Nessa primeira fase, Moro usou serviços de segurança em São Paulo prestados por um PM que é réu em pelo homicídio de dois jovens em 2016. Pelo regulamento da corporação, a atuação como segurança particular de quem está na ativa é transgressão disciplinar grave.

Essa informação só foi descoberta porque o TRE-PR pediu ao Podemos para apresentar comprovantes de pagamentos relacionados à pré-campanha de Moro à presidência da República.

À Folha, o PM da ativa preferiu não se manifestar. Já Moro afirmou que a contratação foi feita pelo Podemos e não pelo senador. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que o caso será apurado.

Moro é alvo no TRE-PR de uma ação de investigação judicial eleitoral proposta pelo Partido Liberal (PL) e pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação em sua campanha para o Senado.

As legendas argumentam que Moro promoveu desequilíbrio eleitoral ao concorrer ao Senado pelo União Brasil depois de ter se lançado como pré-candidato à Presidência da República com uma estrutura robusta de marketing e fundo partidário do Podemos.

Aije 0604298-64.2022.6.16.0000

Fonte: CONJUR - 02/11/2023

Em Salvador: Atriz Angela Bassett, de Pantera Negra, e Taís Araújo são coroadas em evento

montagem com duas fotos da atriz angela basset de cropped e calça brancos com estampa verde com turbante colorido - metrópoles

foto:reprodução/instagram

A atriz Angela Bassett, conhecida como a rainha Ramonda de Pantera Negra, foi coroada durante um evento em Salvador, na Bahia, nesta quinta-feira (2/1). A homenagem foi feita na prévia do Festival Liberatum, que ocorreu na sede do bloco, localizada no bairro do Curuzu.

eita com um turbante, a coroação simbólica reconhece a contribuição cultural africana para o Ocidente, além de resgatar a ancestralidade deste povo. Junto de Angela, estavam as atrizes Taís Araújo e Luana Xavier, a cantora Majur e o influenciador Hugo Gloss.

A estrela de Pantera Negra também vai participar no Festival Liberatum no sábado (4/11). Na data, ela recebe o prêmio Pioneira Cultural, que atesta a importância da atriz como importante representação da cultura negra em todo o mundo. Quem também desembarca no Brasil para o evento é Viola Davis.

O evento tem diversas outras homenagens e ocorre de sexta (3/11) a domingo (5/11) em Salvador. A programação inclui conversas, que podem ser acessadas mediante retirada de ingressos on-line.

Fonte: Beatriz Queiroz/Metrópoles 02/11/2023

Atriz Viola Davis já está em Salvador e posa ao lado do presidente da Fundação Palmares


                                             foto:reprodução/instagram

A atriz, ativista, produtora, filantropa e escritora Viola Davis já está em solo baiano. Ela participa nesta sexta-feira (3) do Festival Internacional Liberatum Brasil, em Salvador, ao lado do seu esposo, Julius Tennon, da empreendedora criativa Melanie Clark e da atriz brasileira Taís Araújo. 

 

Viola posou em foto ao lado do presidente da Fundação Palmares e ex-presidente do Olodum, João Jorge Rodrigues. 

 

“Com Viola Davis afro americana em Salvador que emoção”, escreveu Rodrigues em publicação no Instagram na noite desta quarta-feira (1º). 

 

 

O evento desta sexta acontecerá no Centro de Convenções da Boca do Rio e a mesa terá como tema “Contos da Afrodiaspórica”. No mesmo dia, Viola Davis e demais convidados do festival participarão de um jantar  em homenagem à cantora maranhense Alcione, no restaurante Amado, e incluirá o desfile de moda artesanal "Bahia Ancestral e Contemporânea" (saiba mais).


Fonte: BN -02/11/2023

Conflito Israel x Palestina: Avião com brasileiros vindos da Cisjordânia pousa em Brasília

 

Brasileiros repatriados da Cisjordânia chegam à Brasília WhatsApp Image 2023-11-02 at 09.05.55Brasileiros repatriados da Cisjordânia chegam à Brasília

                                     

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que decolou trazendo brasileiros da Cisjordânia, no lado palestino do conflito entre Israel e o grupo fundamentalista Hamas, pousou na Base Aérea de Brasília na manhã desta quinta-feira (2/11), às 6h36, trazendo mais 26 cidadãos de volta ao Brasil.

No voo pela Operação Voltando em Paz, a primeira parada em solo brasileiro foi no Recife (PE), onde seis passageiros desembarcaram (destes, três foram para Fortaleza).

A aeronave do modelo VC-2 (Embraer 190), cedida pela Presidência da República, decolou de Amã, capital da Jordânia, na tarde dessa quarta-feira (1º/11). Dos 32 passageiros, há 30 brasileiros, uma jordaniana e um palestino (cônjuges de brasileiros). Seis são idosos, 11 crianças e dois cadeirantes. Não há animais de estimação.

Os passageiros que desembarcam em Brasília também têm como destino final outras cidades brasileiras: Foz do Iguaçu (oito), São Paulo (cinco), Florianópolis (quatro), Recife (três), Rio de Janeiro (três), Fortaleza (três), Curitiba (dois), Goiânia (dois) e Porto Alegre (um). Um cidadão resgatado fica na capital federal.

Todos os voos da Voltando em Paz contam com profissionais de saúde: médico, psicólogo e enfermeiros.

Fonte: Metropoles - 02/11/2023

Portugal: Alunos brasileiros enfrentam castigos, violência e abusos verbais nas escolas

Youtube/UOL

Pais e mães brasileiros que se mudaram para Portugal para dar aos filhos educação de qualidade têm encontrado uma rotina de abusos verbais, violência física e maus-tratos nas escolas de lá. As histórias passam por crianças amarradas a cadeiras, professores ameaçando alunos com golpes de régua na cabeça e agressões entre estudantes, sem que a direção das escolas proteja os jovens.

Certas situações viraram casos de polícia, o que fez os pais abandonarem tudo e voltarem ao Brasil. Confira no vídeo acima do UOL/YOUTUBE em 02/11/2023

Bahia: Prefeito de Canavieiras é cassado pela Câmara de Vereadores



Prefeitura de Canavieiras- foto:reprodução/Wikipédia




                                   foto: TSE/reprodução 

O prefeito de Canavieiras, no Litoral Sul, Clóvis Roberto Almeida de Souza (Solidariedade), foi cassado pela Câmara de Vereadores do município nesta quarta-feira (1°). Foram oito votos a 3 pelo afastamento do gestor, conhecido como Doutor Almeida.

 

Segundo o Políticos do Sul da Bahia, parceiro do Bahia Notícias, o gestor foi denunciado por irregularidades no recolhimento de INSS, pedaladas fiscais e na gestão das finanças do município. Com a cassação de Doutor Almeida, deve assumir o comando do município o vice-prefeito, Paulo Carvalho (PTB), que já estava rompido com o prefeito.

 

O gestor já tinha sido cassado por abuso de poder econômico em 2020, quando se reelegeu no cargo. A denúncia relatava que o administrador fez diversos partos no hospital municipal, evitando contratar médicos especializados e divulgava os procedimentos feitos por ele nas redes sociais. Depois, Doutor Almeida recorreu e conseguiu reverter a decisão, voltando ao posto.

 

O prefeito cassado vai fazer 65 anos no próximo dia 11, foi reeleito em 2020, declarando a justiça eleitoral  um patrimônio de R$ 1.865,834,96. 


O vice-prefeito que vai assumir a gestão Paulo Cézar Ramos Carvalho, tem 69 anos, é comerciante, e declarou a justiça eleitoral em 2020, um total de patrimônio de R$ 400.000,00 mil reais.


                                                               Paulo Carvalho -foto:TSE


A cidade de Canavieiras está situada há  560 km da capital baiana, tem um população de quase 33 mil habitantes e 132 anos de emancipação política.



Fonte: BN c/adaptações e acréscimo.

VÍDEO: Papa Francisco dá resposta surpreendente ao ser perguntado se prefere Maradona ou Messi


                                     Papa Francisco. Foto: Mazur/cbcew.org.uk / Catholic Church (England and Wales)

A paixão do Papa Francisco pelo futebol é pública e notória. Não são poucas as declarações do líder máximo da Igreja Católica sobre o esporte. Em uma longa entrevista ao jornal "TG1" da emissora italiana Rai que foi ao ar na noite desta quarta-feira (1), o pontífice, entre vários outros tópicos, naturalmente foi perguntado sobre o assunto. 

O entrevistador, em dado momento do bate-papo, questiona Francisco, que é argentino, qual dos dois ídolos do futebol latino-americano e mundial prefere: Diego Maradona ou Lionel Messi, que acaba de conquistar sua 8ª Bola de Ouro. 

A resposta do Santo Padre foi surpreendente. Para o Papa Francisco, o melhor jogador de futebol de todos os tempos não é nenhum de seus compatriotas argentinos, mas sim o brasileiro Edson Arantes do Nascimento, o Pelé

"Eu diria um terceiro: Pelé", disparou o pontífice. 

"São os três que acompanhei. Maradona como jogador foi grande. Mas como homem, falhou. Coitado, escorregou. Ele veio me encontrar aqui no primeiro ano do pontificado. Depois, coitado, teve aquele fim. É curioso, muitos esportistas acabam mal. Messi é corretíssimo. É um cavalheiro. Mas para mim, desses três, o grande cavalheiro é Pelé. Um homem de coração. Eu falei com Pelé, uma vez o encontrei em um avião, quando estava em Buenos Aires. Um homem de uma humanidade grande. Os três são grandes, cada um com sua especificidade. Messi é forte neste momento. E Pelé era forte", prosseguiu. 

Assista: 

 

fonte:Revista fórum - 02/11/2023