• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 27 de junho de 2020

Em SP: Na quarentena, Sec. Fábio Wajngarten vai em festa do jogador Felipe Melo com cerca de 70 pessoas

Wajngarten
Wajngarten (2º da esquerda para a direita) participa de festa com Felipe Melo durante a pandemia do coronavírus Foto: Reprodução
O secretário executivo do Ministério das Comunicações, Fábio Wajngarten, estava entre as dezenas de convidados da festa do aniversário de 37 anos do jogador do Palmeiras Felipe Melo, em um condomínio em São Paulo, que começou na sexta-feira, 26, e entrou pela madrugada deste sábado, 27. Em vídeos aos quais o Estadão teve acesso, os convidados, incluindo o auxiliar do presidente Jair Bolsonaro, aparecem sem máscara.
Após críticas ao evento com aglomeração durante a pandemia do coronavírus, o atleta usou as redes sociais para se desculpar. Disse que era uma comemoração “reservada” e que “da melhor maneira possível” tentou preservar a segurança de todos os presentes.  Segundo convidados, duas bandas tocaram ao longo da noite. Ao todo, entre músicos, convidados e produção eram cerca de 70 pessoas. O Estadão procurou Fabio Wajngarten para comentar a presença dele na festa, mas ainda não teve o retorno.
Wajngarten (2º da esquerda para a direita) participa de festa com Felipe Melo durante a pandemia do coronavírus Foto: Reprodução
Wajngarten foi o primeiro integrante da comitiva presidencial que esteve nos Estados Unidos com o presidente Donald Trump, em março, a ser diagnosticado com o coronavírus.  Ao todo, 23 pessoas que estiveram no grupo foram contaminadas. Ao chegar ao Brasil, já com sintomas, Wajngarten insistiu em viajar no voo do Força Área Brasileira (FAB) que ia para São Paulo.  Um militar do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que estava no voo foi infectado e chegou a ser hospitalizado. Na ocasião, o então chefe da Secretaria Especial de Comunicação foi criticado por não ter informado a real dimensão de seus sintomas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS),  ainda não há evidências científicas suficientes para afirmar que pessoas que se recuperaram do novo coronavírus estão imunes à doença. O órgão tem repetido que "nenhum estudo concluiu que a presença de anticorpos confere imunidade ao novo coronavírus em humanos".
Em geral, o Ministério da Saúde e autoridades na área recomendam que não se faça aglomeração tanto em ambiente aberto como fechado durante a pandemia. O Ministério recomenda, inclusive, distância de um metro entre as pessoas “em lugares públicos e de convívio social”.
No início deste mês, Wajngarten se recusou a usar uma máscara de proteção durante um voo comercial de Brasília a Guarulhos alegando que já tinha contraído a doença. Conforme revelou o colunista Guilherme Amado, da Revista Época, vários passageiros reclamaram e uma comissária de bordo teve de insistir. Após o pedido, o secretário usou a proteção. 
A festa de Felipe Melo ocorreu em sua residência no condomínio Tamboré II, na Grande São Paulo. Nos vídeos, o jogador canta junto com músicos e convidados. Em um deles, Wajngarten aparece gravando o atleta. O secretário também aparece abraçado com Felipe e outras pessoas em frente ao bolo.  O condomínio fica em Santana de Parnaíba. Até o dia 25 de junho, segundo o site do município, 963 pessoas adoeceram e 36 morreram por causa do coronavírus. 
“Ontem, comemorei meu aniversário com minha família e amigos mais próximos. Sei que o mundo passa por um momento difícil, mas, depois, de muito pensar, meus familiares e eu decidimos comemorar de forma reservada. Foi na minha casa e tentamos, da melhor maneira possível, preservar a segurança d todos que estavam presentes. Se ofendi algumas pessoas, peço desculpas. Não foi esta a intenção”, publicou Felipe em uma rede social.
No Estado de São Paulo,  o governo decretou quarentena, com restrições para realização de eventos públicos. Não há uma regra que proíba uma festa em casa, mas é recomendado que não ocorram. O Ministério da Saúde  recomenda evitar situações de aglomeração e o uso de máscaras em todos os ambientes, incluindo lugares públicos e de convívio social.  A orientação é manter distância mínima de  um metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social.
Felipe Melo se tornou próximo de Bolsonaro, que é torcedor do Palmeiras. O presidente gravou um vídeo para parabenizar o atleta. “Eu te conheço há mais tempo do que você me conhece. Te acompanhei sempre no futebol, sua garra, sua determinação,  sua vontade de vencer, seu empenho, sua liderança em campo. Posso dizer que um pouco de você eu trouxe pra mim. Só quem realmente age dessa maneira atinge seu objetivo final”, disse Bolsonaro, que relembrou que conheceu o jogador quando o Palmeiras ganhou o Brasileirão de 2018. “Confesso que eu me apaixonei por você”, falou. Os dois trocam mensagens frequentemente.  Em 17 de junho, o jogador esteve na posse no ministro das Comunicações, Fábio Faria. Após o evento, almoçou com Bolsonaro.

Casos

O Brasil registrou até a noite de sexta-feira, 26, 56.109 mortes por coronavírus e 1.280.054 casos confirmados da doença, segundo levantamento feito pelo consórcio dos veículos de imprensa junto às secretarias estaduais. O Estado de São Paulo, que desde o início é o epicentro da doença, contabiliza 258.508 casos e 13.996 óbitos. 
O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre jornalistas dos seis meios de comunicação, que uniram forças para coletar junto às secretarias estaduais de Saúde e divulgar os números totais de mortos e contaminados. A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia. Diante da repercussão, o Executivo voltou a divulgar os dados consolidados.

Responsável pela Comunicação do governo, Wajngarten usou as redes sociais para rebater às críticas feitas ao Ministério da Saúde, que passou a informar números da pandemia do Brasil às 22h. No dia 8 de junho, usou o Twitter para comparar a divulgação dos dados do coronavírus com as partidas de futebol.  “Novamente dois pesos e duas medidas por parte da mídia: divulgar boletim da saúde às 22:00 é um escândalo. Transmitir futebol às 22h sem transporte público, todos ficam calados”, escreveu
fonte: Estadão - 27/06/2020 22h:45min.

Irecê regista 3º óbito pela Covid-19 neste sábado


foto:reprodução/facebook/PMI

A cidade de Irecê, centro norte do Estado registrou neste sábado(27) mais um óbito pela covid-19, chegando ao total de três desde o inicio da pandemia. A informação foi divulgada agora a noite pela prefeitura no boletim publicado. A Secretaria de saúde vem realizando testes rápidos para a covid-19 diariamente, e neste sábado somente uma pessoa testou positivo, e desde 1º caso em 13/04, o município registra 86 casos confirmados, tendo 60 curados, tendo ainda 27 caos em investigação no Lacen e nenhuma pessoa internada.

O boletim informou: "Tivemos também o terceiro óbito confirmado. Trata-se de um homem de 98 anos, sem histórico de contato com caso positivo ou viagem, do povoado Mocozeiro. Deu entrada no PA Covid no dia 22/06, conduzido pelo SAMU, com diagnóstico de Síndrome Respiratória Aguda Grave e histórico de febre e tosse há 5 dias, permanecendo no domicílio. Foi coletado o material para realização do exame no Lacen, porém o mesmo foi a óbito no mesmo dia de entrada no PA. O resultado confirmatório positivo para a Covid-19 foi recebido neste sábado, 27/06".⁣

Irecê, apesar de ser a cidade polo da região, está em 2º lugar no número de casos confirmados, já que a cidade de João Dourado, distante 25 km já registrou 87 casos, tendo 51 recuperados.

Nenhuma descrição de foto disponível.
fonte:Sec. Municipal de Saúde/reprodução

Em Santa Bárbara: Vereador com covid-19 ameaça servidora que o pediu para não andar na rua

foto:TSE

História do município
foto:Santa Bárbara/wikipédia


Uma servidora da Secretaria de Saúde de Santa Bárbara, no portão do sertão, denunciou que um vereador da cidade, Neném de Vidal, circula pelo município mesmo tendo sido diagnosticado com o novo coronavírus.

O Bahia Notícias obteve acesso a uma declaração da servidora Jamile Evangelista Lima, enviada ao poder público municipal na última quinta-feira (25), e também a uma ligação gravada por ela com o parlamentar. 

Na conversa, após ser repreendido por Jamile, Vidal diz: “vou lascar com vocês”. Alterado, no final da ligação ele diz: "vão tomar... Não vou dizer onde vocês devem tomar, não". Ele ainda argumenta que foi diagnosticado com a Covid-19 há 22 dias. Contudo, ele não teria informado à prefeitura sua condição.

No documento, ela declara que ligou para o vereador para pedir que ele “se resguardasse em isolamento, sobretudo para a sua proteção, e para a proteção dos cidadãos barbarenses, tendo em vista que estaria descumprindo todas as regras de isolamento e orientações desta Secretaria Municipal da Saúde, bem como do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde”.

“Declaro, ainda, que ao ser advertido sobre a ilegalidade de seus atos, ou seja, da impossibilidade (inclusive com repercussões criminais) de uma pessoa infectada pela COVID-19 transitar pela cidade, que a um só tempo coloca em risco a si próprio e a toda população, o mesmo respondeu com críticas e ameaças contra esta servidora e contra o Município de Santa Bárbara/BA”, acrescenta, em outro trecho do documento, enviado á Câmara Municipal, ao Poder Judiciário e ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). 

O vereador Neném de Vidal ,chama-se  Raimundo Figueiredo da Silva, 53 anos e foi eleito pelo PPS nas eleições de 2016 com 446 votos, tendo sido eleito por média. Ao TSE no registro de candidatura o vereador então candidato informou que não possuía o Ensino Médio  completo.

A cidade de de Santa Bárbara fica  a 147 km da capital Salvador e possui um pouco mais de 21 mil habitantes segundo o IBGE.  O boletim da Secretaria de Saúde do município de ontem(26) registra-se 124 casos confirmados, com 69 curados, 02 internados e 02 óbitos.

o Bahia notícias informa que o vereador não atendeu às ligações para repercutir sobre a denúncia. 





fonte:BN - 27/06/2020 21h:21min. c/adaptações e acréscimos

TRE-BA é uma das cortes eleitorais mais produtivas do país, diz CNJ

TRE-BA é uma das cortes eleitorais mais produtivas do país, diz CNJ
Foto: Cláudia Cardozo / Bahia Notícias
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) é o primeiro colocado em dois tópicos de produtividade estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante a pandemia. A informação foi divulgada neste sábado (27), pela corte eleitoral baiana. 

Na 14ª semana de trabalho remoto, que corresponde ao período entre 15 e 21 de junho, o TRE-BA está em primeiro lugar no total de sentenças e acórdãos, tendo expedido 419 de um montante de 2.612. A Bahia também lidera as movimentações processuais neste período, com 17.382 serventias judiciárias de um total de 103. 374. Informações do BN.

Bahia registra mais de 65 mil casos confirmados da Covid-19 e 1.697 óbitos neste sábado

Juazeiro ganha habitantes, mas continua sendo a quinta cidade mais ...
foto:Blog Carlos Britto/reprodução - 1659º óbito foi de mulher de 32 anos, residente em Juazeiro, sem informação de comorbidades, foi a óbito dia 25/06. 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 884 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de 1,6%), 55 óbitos (+3,3%) e 8.801 curados (+28,2%). Dos 65.244 casos confirmados desde o início da pandemia, 39.993 já são considerados curados, 23.554 encontram-se ativos e 1.697 tiveram óbito confirmado.
A partir deste sábado (27), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) passará a validar todas as fichas de notificação no sistema e-SUS, do Ministério da Saúde com resultados positivos, mesmo que o campo “classificação final” não tenha sido preenchido pelos municípios. Assim, reiteramos o nosso compromisso com a transparência e precisão nas informações. Deste modo, a incorporação de novos 7.938 casos no boletim epidemiológico de hoje, se deve a decisão da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) de não aguardar mais a validação dos municípios, que estava demorando demasiado, com casos acumulados por mais de 30 dias, constando apenas como “notificados”. Reiteramos que esses casos não ocorreram nas últimas 24 horas e que refletem mais de 30 dias de represamento nos sistemas.
As confirmações ocorreram em 386 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (47,91%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Itajuípe (1.415,26), Gandu (1.404,19), Ipiaú (1.351,56), Uruçuca (1.169,65) e Salvador (1.084,17).
O boletim epidemiológico contabiliza 65.224 casos confirmados, 154.293 casos descartados e 67.470 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado.
Na Bahia, 7.944 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui.

fonte:Sesab-Ba - 27/06/2020

Covid-19: Prefeito de Itabuna disse que vai reabrir comércio, 'mesmo que mandem prendê-lo'

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas
Prefeito Fernando Gomes -foto:reprodução/facebook
Prefeitura de Itabuna inicia interdição de vias para conter avanço ...
foto:acesse política/reprodução
O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (PTC), disse que o comércio no município vai abrir na próxima quarta-feira (1), mesmo que mandem o prender.
”O povo não aguenta mais não, precisa trabalhar. O juiz impedindo isso, nem que me prenda, mas o comércio abre na quarta”, afirmou, em entrevista ao blog iPolítica, durante visita a obras no bairro de Santo Antônio.
De acordo com o boletim epidemiológico de quinta-feira (25), Itabuna já registrou 2.162 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus. Já morreram no município 66 pessoas, tendo ainda 48 pessoas internadas entre leito clinico e UTI e 342 aguardando o resultado pelo Lacen.
A cidade de Itabuna é uma das mais importantes cidades do Sul da Bahia, e tem uma população estimada em mais de 213 mil habitantes, segundo o IBGE.


fonte Boletim:PMI/facebook

Minas Gerais: Bolsonaro sem máscara volta a causar aglomeração em Araguari


bolsonaro com criança do colo em aglomeração
foto:reprodução


Fora da agenda, o presidente Jair Bolsonaro(sem partido) viajou na manhã deste sábado (27) para Araguari (MG), município a 391 km de Brasília, fora da agenda oficial. Segundo o Palácio do Planalto, o presidente estaria em uma agenda particular. Sem máscara no rosto, ele causou aglomeração na beira de uma estrada para cumprimentar apoiadores e voltou a pegar uma criança no colo . Bolsonaro disse que sua viagem era uma "missão".

Acompanhado na viagem ao interior de Minas Gerais pelo diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, os ministros de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas e da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, do pastor Wilbert Golden Batista, e do deputado federal Cabo Junio Amaral (PSL-MG), Bolsonaro foi ao Centro de Instrução de Engenharia de Construção (CIECnst) do Exército, que teve um evento neste sábado. Parte de sua manhã foi registrada em transmissão ao vivo em seu perfil no Facebook.

Bolsonaro embarcou para a Araguari por volta das 8h da manhã, da Base Aérea de Brasília. Já em Araguari, parou na beira de uma rodovia para cumprimentar populares. O presidente estava sem máscaras de proteção contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2) e teve contato direto e próximo com as pessoas. Em dado momento, ele chegou a segurar a máscara em suas mãos, mas depois ela foi guardada. Além de pegar criança no colo, Bolsonaro também cumprimentou e se aproximou de pessoas idosas.
Na última segunda-feira (22), o juiz Renato Coelho Borelli, da Justiça Federal em Brasília, impôs ao presidente Jair Bolsonaro a obrigatoriedade de usar máscara na capital federal . Em caso de descumprimento, a multa diária será de R$ 2 mil , mas a medida só vale no território do Distrito Federal.

Fonte:Portal IG -27/06/2020

Covid-19: Teixeira de Freitas tem 178 casos ativos e 19 óbitos

O Povo News - Teixeira de Freitas é 3º município mais populoso do ...
Teixeira de Freitas no extremo Sul da Bahia- foto:o povo news/reprodução
No início da noite desta sexta-feira, dia 26 de junho, às 18h30min., a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas atualizou o seu boletim epidemiológico relacionado à Covid-19, o novo coronavírus.
Foram registrados 38 novos casos confirmados em relação aos números do dia anterior e o município atingiu o total de 1213 pacientes positivos para o novo vírus, sendo que 178 são considerados ativos.
Teixeira de Freitas tem 1016 casos recuperados. Trata-se de 83,75% de pessoas recuperadas em relação ao número total de casos positivos. São 19 mortes. A taxa de letalidade em Teixeira de Freitas é de 1,56%. Segundo o boletim, 26 pessoas estão internadas.
A cidade de Teixeira é uma mais importantes do extremo sul da Bahia e tem uma população estimada de mais de 160 mil habitantes, segundo o IBGE.

Fonte:Da redação Teixeira Hoje c/adaptações 27/06/2020

Itaberaba: Ex-prefeito João Filho é chamado de ‘sapeca’, ‘Harry Potter’ e vira meme

foto:reprodução/burburinho News
Acusado de desviar R$1 milhão por mês da prefeitura do município de Itaberaba, o ex-prefeito João Almeida Mascarenhas Filho (PL) foi chamado de ‘sapeca’, ‘Harry Potter’ e virou meme por causa da corrupção em sua gestão. O vídeo, que circula nas redes sociais, é uma produção do Burburinho News, canal conhecido pelo repórter ‘Tenóbio’, que sempre visita uma cidade baiana para mostrar as ‘sapequices’ de algum político que ficou famoso por sua falta de compromisso com o erário.
E “o sapeca mais famoso da cidade” de Itaberaba acumula ainda outras condenações e acusações sérias. A reportagem jocosa lembra a denúncia que foi parar no Fantástico (Rede Globo), e que parou a cidade considerada o portal de entrada da Chapada Diamantina (veja aqui e aqui). Recentemente, o ex-gestor foi condenado a perda dos direitos políticos, mas o processo aguarda o ‘trâmite julgado’ para conclusão. O parecer do Ministério Público Federal (MPF), órgão que João Filho disse que não resolve nada, é pela manutenção da perda dos direitos (leia aqui e aqui).
O ex-gestor de Itaberaba, João Almeida Mascarenhas Filho | FOTO: Reprodução/Globo |
João Filho ensaia uma pré-candidatura a prefeito de Itaberaba e é considerado um dos homens mais ricos da cidade, conforme cita o vídeo do site Burburinho News. As imagens mostram empreendimentos pessoais do ex-prefeito e faz um link com o crescimento de patrimônio declarado em apenas quatro anos. “Tudo isso conquistado com muito suor e honestidade”, ironiza a publicação. No primeiro mandato como prefeito, João declarou patrimônio de R$48 mil, sendo que no segundo mandato declarou já um patrimônio de mais de R$2 milhões. E foi aí que o político foi chamado de ‘Harry Potter’, em alusão a uma franquia cinematográfica cujo protagonista é um bruxo jovem que faz mágicas.
E não para por aí. O “herói de Itaberaba” ainda acumula outras acusações, como a de 2013, quando foi denunciado ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) por estelionato. Em 2017, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou procedente uma denúncia contra João e o relator chegou a condenar o ex-gestor a pagar multa de mais de R$50 mil e pediu o ressarcimento ao erário de mais de R$3,5 milhões com recursos pessoais do político. No vídeo, ainda tem mais, confira as imagens nesta publicação.
Confira o vídeo abaixo e veja a conclusão da reportagem sobre corrupção em Itaberaba:

fonte: Jornal da Chapada de 27/06/2020 13h:55min.

Na Itália: Escolas só reabrem em setembro, anuncia governo


Escolas na Itália só reabrem em setembro, anuncia governo

Giuseppe Conte e Lucia Azzolina | Foto: Divulgação


As escolas na Itália vão reabrir em 14 de setembro, usando medidas de distanciamento social, anunciaram na sexta-feira (26) o primeiro-ministro Giuseppe Conte e a ministra da Educação, Lucia Azzolina.

Segundo o governo, as escolas terão que escalonar a entrada dos alunos de manhã e os estudantes terão de se sentar mantendo um metro de distância entre eles. Eles também terão de comer a merenda dentro da classe, em vez de ir à lanchonete da escola.

"Essas orientações permitirão que nossos filhos e filhas possam voltar para a escola com o máximo de segurança", disse Conte em uma entrevista coletiva.

No Brasil, o governo de São Paulo também anunciou o retorno às aulas em setembro, de forma gradual, combinando aulas presenciais e remotas. Mas enquanto na Itália o número de novos casos de coronavírus cai de forma sustentada desde abril, no Brasil, grande parte dos estados continua a ter crescimento no total de novas infecções.

A ministra da Educação admitiu que ainda há "certos problema" por causa da falta de espaço dentro das escolas para acomodar todos os alunos respeitando o distanciamento. Segundo ela, cerca de 15% dos alunos serão afetados pela falta de espaço.

Apenas alunos mais velhos serão autorizados a estudar de forma remota, e o governo afirmou que irá usar escolas desativadas e encorajar as atividades ao ar livre , como excursões, para lidar com a falta de espaço.

"Deixemos os estudantes respirarem cultura...por que não? podem levar as crianças pequenas para parques, quando o clima permitir, e deixá-las ficar perto da natureza", disse Azzolina.

Em preparação para a volta às aulas em setembro, o governo irá investir 1 bilhão de euros adicionais (cerca de R$ 6 bilhões) para reformar escolas, comprar produtos de limpeza e proteção, e treinar educadores.

"Esse dinheiro não vai ser usado apenas para enfrentar o coronavírus. Nosso sonho é ter uma escola diferente, em que realmente conseguimos investir dinheiro para melhorias", disse a ministra.

"Alunos do jardim da infância e do ensino fundamental, e aqueles que têm deficiência, foram os que mais sofreram durante o lockdown. É para eles que as escolas devem dar a melhor resposta em setembro."


fonte:BN/Folha de São Paulo- 27/06/2020

Futuro ministro: Professor do Insper acusa Decotelli de possível plágio em dissertação de mestrado



Untitled-7.jpg
foto:reprodução/facebook 
Depois de ser desmentido pela Universidade Nacional de Rosario (Argentina) sobre seu suposto título de doutorado, o novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, recebe acusação de plágio em sua dissertação de mestrado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Pelo Twitter, Thomas Conti, professor do Insper, destacou trechos do texto de Decotelli similares aos de um documento da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) do Banrisul.
"Tinha tanta coisa parecida entre esse relatório da CVM e a dissertação que eu desisti de achar as partes iguais na mão e joguei em um software de detecção de plágio. Mais de 10% da dissertação de mestrado é cópia idêntica ao relatório da CVM. 4.200 palavras", aponta Conti. Informações do Conversa Afiada.
Aqui o início da thread publicada no Twitter por Conti (clique nela para ver as outras mensagens):

Política: 'Sob Bolsonaro, Brasil volta à Idade Média', diz cantor Milton Nascimento

Untitled-4.jpg
foto:Reprodução/TV Globo
O cantor e compositor Milton Nascimento, um dos maiores nomes da história da música brasileira, afirmou em entrevista ao Estadão que "o Brasil vive hoje um colapso", durante o governo de Jair Bolsonaro.
"Todos os estudos científicos são completamente ignorados. A ciência é ignorada. E é ignorada justamente por quem deveria nos orientar. Temos um governo que não confia na Ciência e isso é absurdo. Tenho dito isso em várias entrevistas: voltamos à Idade Média. A tragédia só aumenta, o abandono é geral. O panorama é de terror", disse Milton.
Ele também analisou os protestos contra o racismo nos Estados Unidos após a morte de George Floyd e como tudo isso se manifesta no Brasil.
"É a nossa força que tá aí, eles acharam que passaria assim, sem nada, se enganaram. Agora é o seguinte, essa nossa união precisa continuar. A hora é agora. Na Missa dos Quilombos (celebração religiosa criada por dom Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra, com música de Milton), tem uma coisa que o dom Pedro Casaldáliga falava, e que é a melhor definição deste momento: 'Está na hora de cantar o Quilombo que vem vindo, está na hora de celebrar a Missa dos Quilombos, em rebelde esperança, com todos os negros da África, os afros da América, os negros do mundo, na aliança com todos os pobres da Terra'", afirmou.
fonte:Conversa Afiada - 27/06/2020

Advogado acusa Moro de plágio em artigo. Ex-juiz diz que coautora escreveu

Moro admite plágio em artigo publicado, mas responsabiliza coautora
Foto: Ruy Baron / Valor
O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro admitiu plágio em um artigo científico assinado por ele. A acusação foi feita pelo advogado Marcelo Augusto Rodrigues, que reclama a autoria dos trechos plagiados.

A publicação de Marcelo foi feita no portal Consultor Jurídico em setembro de 2019. Já o texto de Moro e da advogada Beathrys Ricci Emerich, que é sobre lavagem de dinheiro do crime por meio do pagamento a advogados, é de um período posterior a abril de 2020, segundo o portal Metrópoles.

Procurado pelo portal nessa sexta-feira (26), o ex-ministro confessou o plágio, mas culpou Beathrys. "A redação é basicamente do orientando", disse ele. A advogada é orientada pelo ex-juiz na Unicuritiba. "Houve cópia de dois trechos curtos no trabalho, sem a necessária citação, motivo pelo qual se pede escusas pelo inconveniente. O artigo foi retirado da revista e será reavaliado", acrescentou. Ele se refere à revista Relações Internacionais no Mundo Atual.

Diante desse quadro, o advogado disse que ficou muito surpresa ao constatar o plágio e que avalia possíveis medidas judiciais contra os autores. É importante lembrar que cópia de obra intelectual sem citação é crime.

"Eu fico honrado de ser citado por um jurista como Moro, mas não esperava não ser creditado por isso. (...) "Mas esperaria no mínimo uma retratação dos autores, um reconhecimento", ressaltou Lemos.

O Metrópoles tentou contato com Beathrys, mas não obteve retorno. Ela fechou o acesso público a suas redes sociais, mas, antes disso, foi possível. Informações do site da metrópoles.

SP: Prefeito de 35 anos morre vítima da Covid-19 no interior

O prefeito de Santo Antônio do Aracanguá, Rodrigo Aparecido Santana Rodrigues, de 35 anos, morreu hoje vítima de covid-19 - Divulgação/Prefeitura de Santo Antônio do Aracanguá
 prefeito de Santo Antônio do Aracanguá, Rodrigo Aparecido Santana Rodrigues, de 35 anos, morreu ontem vítima de covid-19 - Imagem: Divulgação/Prefeitura de Santo Antônio do Aracanguá

O prefeito de Santo Antônio do Aracanguá, Rodrigo Aparecido Santana Rodrigues, de 35 anos, morreu ontem vítima de covid-19. A cidade tem 41 casos confirmados e três óbitos e um deles foi o do prefeito. 

Confira a reportagem completa no link abaixo do site UOL de hoje(27).


https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/06/26/em-cidade-de-sp-com-3-mortos-por-covid-19-um-deles-e-o-prefeito-de-35-anos.htm

Grife cobra R$ 4.600 em sandália de couro encontrada na Barroquinha por R$ 20

Foto: Prada/ Instagram/ Arquivo Pessoal
foto:reprodução/instagram

Tradição no Nordeste brasileiro, as famosas sandálias de couro ganharam novos ares. Mas se engana quem acredita que são os artesões locais, em sua maioria, responsáveis pela cultura dos calçados trançados feito à mão que estão por trás dessa fama.
A grife Prada surpreendeu internautas na última quinta-feira (25) ao exibir o produto em seu catálogo online. Na descrição, a marca informa que a sandália também foi feita à mão, seguindo a tradição brasileira, mas o choque mesmo ficou por conta do produto, US$ 850, o equivalente a R$ 4.658, na cotação atual.
Em Salvador, é possível encontrar peças similares a que está sendo anunciada pela grife com o valor 4375 mil vezes menor. Com o dinheiro investido em uma peça da Prada, caso as sandálias continuem sendo vendidas por R$ 25, é possível comprar 186 pares na capital baiana. O bairro da Barroquinha, por exemplo, é conhecido por comercializar peças de couro. É possível encontrar peças a partir de R$ 5 reais, para incrementar o guarda-roupa ou até mesmo decorar a casa.
A atriz Regina Casé foi uma das atrizes que se pronunciou sobre o assunto, falando da origem do produto. “Da feira de Caruaru! Brasil!”, escreveu a carioca.
Nos comentários da postagem do perfil de humor e celebridades ‘Vem Me Buscar Hebe’, internautas sugeriram outros locais para comprar a sandália e economizar no bolso.
“Pelourinho aqui em Salvador a gente acha de 15, ainda tem vários modelos!!!”, disse uma. “Eu vou pra Caruaru, volto, compro uma sandália igual lá e ainda não gasto esse valor todo”, brincou outra. “Eu compro por 20 em Aracaju, se conversar vai para 15”, comentou uma terceira. “Esses gringos vão lá no nordeste compram várias a 15 conto e metem um carimbo da Prada e as blogueiras vão comprar!”, observou mais uma.

fonte:Bahia.Ba - 27/06/2020

Ao vivo: Repórter da CNN é assaltada por homem com faca e perde dois celulares

reprodução CNN
Uma repórter da CNN Brasil foi assaltada no começo da manhã de hoje, enquanto fazia uma aparição ao vivo em um dos noticiários da emissora, o CNN Sábado. Foi possível ver uma abordagem à jornalista Bruna Macedo durante uma cobertura sobre a chuva na cidade de São Paulo, e mais tarde o âncora do programa informou que se tratou de um roubo, que a fez perder os dois celulares que portava, sob ameaça de uma faca. As informações são do UOL.
“Faz mais ou menos 20 minutos que aconteceu, a Bruna Macedo estava entrando no ar, num quadro dividido. Na imagem do meio, a Bruna é vista sendo abordada por um rapaz. Não deu para entender na hora o que estava acontecendo, se era um morador de rua passando. Mas depois do que aconteceu, cortamos a imagem e ela explicou que foi roubada”, relatou o apresentador Rafael Colombo.
Bruna estava na região da Ponte das Bandeiras, mostrando o nível elevado do rio Tietê, por conta das chuvas da madrugada na capital paulista. Às 8h16, é possível ver ela sendo abordada por um homem, que avança sobre ela, enquanto Bruna entrega um dos aparelhos.
“Esse indivíduo a abordou com uma faca e levou os dois celulares dela embora. Ele fez ameaças e ela entregou um celular. Mas ele sabia que ela tinha dois celulares, porque ela tem um particular e um corporativo”, explicou.
Colombo afirmou que Bruna foi levada de volta à redação e passa bem, apesar do choque. “Ela está bem, já está aqui na redação. Tomou um susto danado, mas está bem, não sofreu nenhum tipo de ferimento. Ela vai prestar queixa na polícia e é vida que segue”, concluiu o âncora.
Bruna foi liberada do trabalho e voltou para casa para se recuperar do incidente, informou a emissora.
fonte:Veja.com 27/06/2020

Avon demite executiva que manteve idosa em trabalho escravo em bairro nobre de SP

Mariah Corazza Üstündag (Reprodução)
Funcionária de alto escalão na Avon, Mariah Corazza Üstündag, 29 anos, manteve uma idosa de 61 anos em condições análogas à escravidão em sua casa no Alto de Pinheiros, bairro nobre da zona oeste de São Paulo.
No Linkedin de Mariah, que foi deletado após a repercussão do caso, consta que ela é gerente global da marca no setor de “inovação em fragrância”. Estudou na Universidade de São Paulo (USP) e é filha de uma famosa cosmetóloga brasileira, Sônia Corazza.
Sônia, por sua vez, é engenheira química e foi responsável por criar produtos para as principais empresas de cosmético do país e do exterior, como Natura, Boticário e Avon.
A idosa foi resgatada neste mês pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Ela não recebia salários por seu trabalho como empregada doméstica desde 2011.
A vítima foi encontrada morando sozinha no imóvel em um quarto nos fundos do terreno. Abandonada pelos patrões, que mudaram de residência, a casa precisou ser arrombada pelas autoridades.
O quarto em que a idosa vivia, segundo os procuradores, era uma espécie de depósito e tinha cadeiras, estantes e caixas amontoadas. Um sofá velho era utilizado como cama e não havia banheiro disponível.
Avon se manifesta
Após a publicação da matéria mostrando que a executiva que manteve a idosa em trabalho escravo era funcionária da Avon, a empresa enviou à Fórum uma nota informando que tem “compromisso irrestrito com a defesa dos direitos humanos” e que Mariah Corazza não integra mais os quadros de colaboradores da companhia.
Confira a íntegra da nota.
“Com grande pesar, a Avon tomou conhecimento de denúncias de violações dos direitos humanos por um de seus colaboradores. Diante dos fatos noticiados, reforçamos nosso compromisso irrestrito com a defesa dos direitos humanos, a transparência e a ética, valores que permeiam nossa história há mais de 130 anos. Informamos que a funcionária não integra mais o quadro de colaboradores da companhia. A Avon está se mobilizando para prestar o acolhimento à vítima”
*Matéria atualizada às 19h39 em 26/06/2020 para acréscimo da nota da Avon

fonte:REVISTA FORUM /reprodução - 27/06/2020 -10H:54min.

Pandemia de Covid-19 faz aumentar morte cardiovascular em casa



Entenda mais sobre as três principais alterações cardiovasculares ...
imagem: essentia.com/reprodução

A pandemia do novo coronavírus fez aumentar em 32% as mortes cardiovasculares em casa. Entre março e maio deste ano, elas somaram 15.870, contra 11.997 no mesmo período de 2019.

Elas representaram a grande maioria dos óbitos cardiovasculares ocorridos nesse período de análise, que totalizaram 19.573, 31% acima do registrado em 2019 (14.938).

Mortes em domicílio por causas cardíacas inespecíficas, ou seja, sem um diagnóstico fechado, quase que dobraram (passaram de 4.852 para 8.550).

Os dados fazem parte de um novo módulo do Portal da Transparência, lançado nesta sexta (26), que reúne os óbitos por doenças cardíacas e que foi desenvolvido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) em parceria com a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia).

A análise vêm a corroborar uma percepção que havia entre os cardiologistas de que por medo do contágio do coronavírus nos hospitais ou por falta de acesso à assistência, muitas pessoas estavam retardando a busca por socorro.

Segundo o cardiologista Ricardo Costa, presidente da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, a partir da segunda quinzena de março, houve queda de até 70% nas angioplastias primárias (colocação de stents), principal tratamento do infarto.

"Nossa principal suspeita sempre foi que pacientes, mesmo como sintomas de infarto, estão deixando de buscar serviços médicos, com receio de serem expostos [ao coronavírus]."

Além de um maior risco de morte, esse atraso pode piorar a situação clínica, aumentar tempo de internação e gerar mais danos ao músculo do coração, levando a uma insuficiência cardíaca, por exemplo.

Para Marcelo Queiroga, presidente da SBC, além do medo das pessoas, a desorganização das redes assistenciais que levaram à desativação de serviços de urgências e emergências durante a pandemia, ou mesmo a delimitação de hospitais específicos para atender a Covid-19 podem ter contribuído para esse afastamento dos pacientes dos cuidados médicos.

Segundo análise da SBC, entre os estados que mais registraram aumento no número de mortes por doenças cardiovasculares no período analisado está o Amazonas (94%), Pernambuco (85%), São Paulo (70%), Ceará (63%) e Espírito Santo (45%).

As mortes por infarto e AVC tiveram queda de 14% e 5%, respectivamente. Elas caíram nas cidades mais desenvolvidas, mas, na região norte, em especial em Belém e Manaus, registraram aumento.

"Isso mostra o colapso do sistema de saúde nesses locais, que já não era bom e, com a pandemia de Covid, a situação piorou ainda mais", afirma Queiroga.

Mas, mesmo os dados que mostram redução de mortes por infarto e AVC são vistos com ressalvas. Para o presidente da SBC, é possível que muitos casos estejam entre os registros de mortes sem causa definida ocorridas em casa.

Também não é possível saber quantas dessas mortes cardiovasculares estão relacionadas à Covid-19. Os cardiopatas estão entre os principais grupos de risco para doença, ao mesmo tempo que a própria infecção causa danos ao coração.

Segundo a cardiologista Gláucia Moraes Oliveira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para além das mortes, as doenças cardiovasculares não tratadas corretamente durante a pandemia devem causar grande impacto nos sistemas de saúde nos próximos meses. "É preciso campanha pública para conscientizar sobre a importância do cuidado cardiovascular, mesmo durante a pandemia."

A médica Luiza Brant, professora da clínica médica da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), uma das autoras da análise, diz que os dados podem ajudar autoridades de saúde a aumentar a capacidade de assistência médica nesses locais de baixas condições socioeconômicas e atuar de forma preventiva.

O cardiologista Tom Ribeiro, também professor da UFMG, lembra que esses números de mortalidade cardiovascular dos cartórios ainda não são definitivos, mas mostram uma tendência de mortes cardíacas em casa, a exemplo do que também foi registrado em regiões da Itália e nos EUA.

O banco de dados do registro civil brasileiro tem a vantagem de ser a única fonte de dados prontamente disponível de mortalidade, mas eles servem apenas para fins demográficos (e não epidemiológicos).

A fonte oficial de dados de mortalidade para o Brasil é o SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade), que adota procedimentos de investigação, codificação ou redistribuição de causas de mortes.

A qualidade dos dados dos cartórios depende do quão corretamente foram preenchidos os atestados de óbito, que podem variar muito entre os locais e apresentar atrasos.

fonte:Folhapress- 27/06/2020 10h:43min.