• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Em São Bernardo: Lula recebe condolências pela morte de Marisa Letícia


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o apoio da ex-presidente Dilma Rousseff durante o velório da ex-primeira-dama Marisa Letícia
Lula ao lado de Dilma recebe abraços de condolências durante o velório de D. Marisa foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo/reprodução
Uma cerimônia aberta para o público e marcada por uma série de abraços de condolências no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva marca neste sábado (4) o velório da ex-primeira dama Marisa Letícia. Ela está sendo velada desde as 9h no salão nobre do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), onde os dois, viúvos à época, se conheceram na década de 1970.
De terno preto e ao lado do caixão, não lacrado, da mulher, Lula recebe desde as 10h condolências de políticos, trabalhadores, sindicalistas e de representantes de movimentos populares. A ex-presidente Dilma Rousseff esteve no velório por volta das 11h30.
Passaram pelo local os governadores Luiz Fernando Pezão, do Rio, e Fernando Pimentel, de Minas, além dos ex-ministros Miguel Rosseto, Gilberto Carvalho, Paulo Vanucchi, Miriam Belchior, Benedita da Silva e Luiz Dulci. Senadores e deputados federais e estaduais também cumprimentaram Lula. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad também esteve no velório.
Reprodução/ Facebook
Coroa de flores com mensagem assinada por Lula. Mais de cem coroas de flores foram enviadas para o velório de Marisa Letícia
O velório foi inicialmente fechado para a família. Por volta das 10h, ele foi aberto para o público e deve prosseguir até as 15h. Em seguida, o corpo segue para cremação.
Uma multidão que veio prestar prestar homenagens a Marisa Letícia forma fila do lado de fora do sindicato. O corpo dela está envolto pelas bandeiras do PT e do Brasil.
fonte:uol c/adaptações

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

SiSu 2017.1: UFBA divulga novo calendário de matrícula dos alunos aprovados


A Universidade Federal da Bahia (Ufba) divulgou nesta sexta-feira (3) o novo calendário da matrícula para os estudantes selecionados pelo SISU 2017.1. O ingresso dos alunos ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro. O novo calendário foi possível após a Ufba receber, ontem (2) os dados necessários para a efetivação da matrícula, indicando quais as cotas e categorias a serem preenchidas pelos estudantes. 

Todos os detalhes estão disponíveis no site da universidade https://ingresso.ufba.br/

A matrícula ocorrerá na Escola Politécnica, na Federação (Salvador) e no Instituto Multidisciplinar em Saúde do campus Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista. Informações do BN c/adaptações.

EUA: Ator Schwarzenegger e presidente Trump voltam a trocar farpas

                                      O presidente Trump e o ator Schwarzenegger  - foto:reprodução
Arnold Schwarzenegger e Donald Trump voltaram a trocar farpas após o episódio em que o presidente americano reclamou da queda de audiência do programa Celebrity Apprentice (Aprendiz Celebridades). Agora, durante o evento anual National Prayer Breakfast, Trump pediu que o ator fosse incluído na tradicional oração da reunião. O motivo? Novamente a audiência do reality show.
“Eles contrataram Arnold Schwarzenegger, uma grande estrela de cinema para ficar no meu lugar. E vimos no que isso resultou. As audiências estão descendo pelos canos”, disse o presidente americano. “Então eu quero orar por Arnold, por essa audiência.”
A brincadeira não passou despercebida por Schwarzenegger, que pouco depois publicou no Twitter um vídeo com uma ótima resposta. “Eu tenho uma ideia. Por que a gente não troca de empregos? Você assume a TV, pois é um grande especialista em audiência, e eu assumo seu trabalho. Assim, finalmente, as pessoas poderão voltar a dormir em paz”, disse o ator. Informações de Veja.

Turismo:As impressões sobre o Brasil do homem que já esteve em todos os países do mundo

  • Arquivo pessoal/REPRODUÇÃO
    Henrik visitou cinco destinos brasileiros, entre eles Fernando de Noronha
    Henrik visitou cinco destinos brasileiros, entre eles Fernando de Noronha
O dinamarquês Henrik Jeppesen visitou todos os 193 países do mundo reconhecidos pelas Nações Unidas antes de completar 28 anos. Dedicou mais de três mil dias de sua vida (cerca de nove anos) a viagens; hospedou-se em mais de mil hotéis; pegou carona em mais de mil carros; esteve a bordo de 900 aviões de 200 companhias aéreas diferentes; preencheu dez passaportes com vistos e carimbos.
Esteve duas vezes no Brasil, e o Rio de Janeiro está em seu Top 10 de cidades favoritas. "Até imaginava que o Rio seria bonito, mas a vista da cidade de cima é um dos cenários mais lindos que já vi, e não foram poucos os lugares que conheci", diz Jeppesen.
Também não esperava se deparar com um Rio diferente da imagem de cidade violenta que construíra sobre a capital carioca. Ele conta que, se levasse em consideração o noticiário internacional sobre o Rio, provavelmente teria riscado a cidade do roteiro.
Mas lá, os únicos sustos que teve foram com bolas arremessadas em sua direção de partidas de futebol de areia nas praias de Copacabana.
"Fui roubado em cidades europeias consideradas seguras, e nunca tive nenhuma experiência desconfortável no Rio ou em outra cidade brasileira", conta Jeppesen.
"Claro que também usava o bom senso e não me colocava em situações que poderiam ser arriscadas", pondera.
lPara um dinamarquês acostumado ao estado de bem-estar social e a uma relativa igualdade da população, os problemas sociais e a desigualdade no Brasil o incomodaram algumas vezes. Mas ele prefere dizer que a experiência "abriu a cabeça" para outras realidades.
Viagem ao Egito deu início a odisseia

Jeppesen é de Thy, um distrito na Dinamarca com 44 mil habitantes. Cresceu numa cidade pacata próxima a um dos principais parques nacionais do país.

Aos 17 anos, em 2006, viajou sozinho ao Egito. A partir dali, a Dinamarca ficou pequena. Foi quando parou de estudar e revolveu juntar as economias e viajar pelo mundo.
Além disso, fez um empréstimo no banco local. Pelas suas contas, desembolsou US$ 80 mil nos últimos nove anos, algo em torno de 25 euros (R$ 85) por dia para bancar custos como voos, transporte, alojamento, alimentação e vistos. Recebeu ainda apoios de companhias aéreas e hotéis.
"Tento me hospedar com pessoas locais. Em vez de táxi, prefiro caronas ou ônibus", conta Jeppesen de suas economias, descritas em seu blogFacebook e Instagram.
Arquivo pessoal
Fernando de Noronha é um dos locais que mais agradou a Henrik no Brasil
Jeppesen visitou o Brasil ("Um dos meus países favoritos") em 2011, passando por, além do Rio, São Paulo, Brasília, Recife e Fernando de Noronha.
Este último lugar também fisgou o dinamarquês. A tranquilidade da ilha no Nordeste brasileiro era o oposto das barulhentas capitais que visitara antes, e fez questão de comentar o pão de queijo que comeu por lá e a gentileza do povo local.
Ele lembra que chegou a ganhar a passagem aérea para chegar a Noronha, mas não tinha fechado apoio para hospedagem. Resolveu ir mesmo assim, e pedir algum apoio no próprio local.
Chegando ao aeroporto, já era aguardado pelo diretor de um hotel. Além de um quarto, ganhou um guia turístico.
Descobertas na América Latina
Jeppesen também tem lembranças agradáveis da América Latina e Caribe. Em Belize, hospedou-se no estabelecimento de Francis Ford Coppola e diz que teve boas experiências com a gente local.

Na Guatemala, diz que viveu uma aventura de moto. Na Costa Rica, foi parar numa hospedagem ecológica sem internet.
Em Cuba, diz que aprendeu que "em cada lugar as coisas funcionam de sua maneira".
Depois de tanto viajar, agora Jeppesen passa férias em casa, na sua pequena cidade-natal na Dinamarca. Em abril, coloca de novo o pé na estrada, a começar pela América Latina.
Seu próximo plano é visitar os 132 territórios do planeta - aqueles lugares não reconhecidos como Estados ou com reconhecimento limitado. Já esteve em 94 deles.

Fonte: Site Uol/reprodução

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Ética Médica? Dados de Marisa foram compartilhados por médicos em grupo do WhatsApp



                             A ex-primeira dama Marisa Letícia Lula da Silva foto:Leonardo Benassatto/Futura Press/Folhapress/reprodução



Uma médica do Hospital Sírio-Libanês que compartilhou informações sigilosas sobre o diagnóstico e estado de saúde da ex-primeira-dama Marisa Letícia foi demitida da unidade de saúde. 
Reumatologista, Gabriela Munhoz, 31 anos, enviou mensagens com as informações para um grupo de WhatsApp com antigos colegas de faculdade, logo após a internação de Marisa Letícia, há dez dias. Ela informou que a mulher de Lula estava no pronto-socorro com diagnóstico de AVC hemorrágico de nível 4 na escala Fisher, seguindo para a UTI. A informação é de O Globo.

O Código de Ética Médica informa que profissionais de saúde não podem permitir que terceiros tenham acesso a prontuários de paciente sem autorização.
A médica mandou a imagem para um grupo que reúne formandos de 2009 de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e a partir daí ela se espalhou pela web. O boletim médico que o hospital divulgou no dia do internamento não dava detalhes sobre a gravidade do diagnóstico.
Um médico que não é do Sírio Libanês foi o primeiro que mandou informações de Marisa no grupo. Pedro Paulo de Souza Filho postou imagens de uma tomografia dela, com outros detalhes que Gabriela confirmou depois. 
As informações de Pedro Paulo vieram de outro grupo e seriam do cardiologia Ademar Poltronieri Filho, não localizado para se posicionar. 
Gabriela disse a amigos que apenas confirmou informações já divulgadas pela mídia para um grupo de sua confiança, lamentando que imagens tenham sido compartilhadas fora dali. Ela preferiu não falar com a imprensa.
No grupo no qual as informações foram postadas, um médico neurocirurgião sugeriu que os profissionais que atendiam Marisa Letícia deviam "romper no procedimento". "Esses fdp vão embolizar ainda por cima", escreveu, falando do procedimento de provocar o fechamento de um vaso sanguíneo para diminuir o fluxo de sangue. "Tem que romper no procedimento. Daí já abre pupila. E o capeta abraça ela", escreveu o médico, que não foi localizado para comentar o caso.

Quebra de sigilo

Em nota, a direção do Sírio-Libanês informou ter “uma política rígida relacionada à privacidade de pacientes” e repudiou a quebra do sigilo de pacientes por profissionais de saúde. “Por não permitir esse tipo de atitude entre seus colaboradores, a instituição tomou as medidas disciplinares cabíveis em relação à médica, assim que teve conhecimento da troca de mensagens”, diz a mensagem, divulgada por O Globo.

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) investiga o caso e a postura dos médicos envolvidos.

fonte:Correio da Bahia

Visita a Lula: Presidente Temer e comitiva foram hostilizados na porta do hospital em SP


O presidente Michel Temer chega ao hospital Sírio Libanês - Movimentação em frente ao hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internada a ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva
O presidente Michel Temer chega ao hospital Sírio Libanês - Movimentação em frente ao hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internada a ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva (Leonardo Benassatto/Folhapress)

O presidente Michel Temer e sua comitiva foram hostilizados na chegada do Hospital Sírio-Libanês, na noite desta quinta-feira (2). O cardiologista Roberto Kalil Filho, que cuida da ex-primeira-dama Marisa Letícia, foi até o lado de fora do hospital para receber a comitiva, que incluía o ex-senador José Sarney, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, o senador Romero Jucá, e os ministros José Serra, Henrique Meirelles e Eliseu Padilha. 
Manifestantes xingaram os políticos, que desceram de uma van. O grupo foi xingado de "golpista", "vagabundo" e "assassino". 
O ex-presidente Lula segue no hospital e deve receber o grupo. Mais cedo ele recebeu a visita e solidariedade do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Marisa Letícia segue em uma UTI. Ela não tem mais fluxo no cérebro. A família já autorizou a doação de órgãos. 

fonte:Correio

Rodrigo Maia reeleito,Temer agora convoca Imbassahy para governo

                                       O baiano Imbassahy vai pro lugar de Geddel -foto:reprodução
Passadas as eleições no Congresso Nacional, o governo de Michel Temer começa a acomodar aliados em postos considerados essenciais na sua gestão. O deputado federal Antônio Imbassahy (PSDB-BA) será nomeado nesta sexta-feira secretário de Governo, cargo responsável pela articulação política entre o Planalto e o Congresso e que estava vago desde o final de novembro.
O nome de Imbassahy já era dado começo certo desde o ano passado, mas foi mantido na geladeira como uma forma de manter o PSDB fiel à reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na presidência da Câmara – o que foi confirmado nesta quinta-feira – e evitar também um racha na base com o lançamento de uma candidatura própria dos tucanos.
fonte:Veja c/adaptações

SiSu 2017.1: Aprovados na UFBA terão novo calendário de matrículas


Os alunos que foram aprovados na Universidade Federal da Bahia (Ufba), através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017.1, não poderão se matricular nas datas previamente divulgadas pela instituição. As matrículas, que ocorreriam nos dias 3, 6 e 7 foram adiadas porque, segundo a Ufba, o Ministério da Educação (MEC) não enviou a listagem dos aprovados.  
Em nota, a Ufba informou que outras instituições federais também não receberam a lista com os nomes de alunos contemplados para o primeiro semestre de 2017.
"Queremos enfatizar que os alunos aprovados terão seu direito à matrícula garantido. Tão logo a Ufba receba a referida listagem, divulgaremos amplamente o novo calendário, para que todos possam se apresentar com a documentação necessária. Este atraso não implicará qualquer prejuízo aos alunos que escolheram a Universidade Federal da Bahia", completa a nota. 
De acordo com a Ufba, o início do período letivo, programado para o começo do mês de maio, está mantido. 
fonte:Correio da Bahia

Lava Jato: Ministro Edson Fachin será o novo relator no STF




                                   Fachin herdou os processos ligados a operação Lava Jato - Carlos Humberto/SCO/STF

O ministro Edson Fachin foi escolhido para ser o novo relator dos processos da Operação Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), em sorteio realizado nesta quinta-feira (2) por determinação da presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia. De acordo com o site Uol, o ministro vai herdar os processos ligados à operação que estavam com o ministro Teori Zavaski, morto num acidente aéreo em janeiro.
Cabe ao relator decidir sobre medidas judiciais, como pedidos de prisão e diligências das investigações. Já decisões sobre a condenação de investigados são tomadas de forma colegiada pela 2ª Turma do Supremo, à qual pertence o relator.
Ainda segundo o Uol, o relator também deverá receber os novos pedidos para abertura de investigações contra políticos que devem ser feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, após ser homologada a delação premiada de 77 executivos da Odebrecht.
Uma das decisões que deverá ser tomadas pelo ministro na Lava Jato é se ele irá manter o sigilo sobre as delações da Odebrecht. A ministra Cármen Lúcia, que homologou as delações em caráter de urgência após a morte de Teori, decidiu manter o segredo de justiça sobre o conteúdo dos depoimentos.
Cabe ao Supremo julgar políticos com foro privilegiado, como deputados federais e senadores.
O sorteio do relator foi realizado entre os cinco ministros que compõem a 2ª Turma do Supremo, à qual também pertencia Teori. Compõem a 2ª Turma os ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Celso de Mello e Edson Fachin, que pediu para migrar da 1ª Turma e teve a transferência aceita pela presidente Cármen Lúcia nesta quinta-feira.
O STF utilizou para o sorteio o mesmo sistema eletrônico utilizado para a distribuição de processos entre os ministros.
                                                     


fonte:Site Uol

SP: Família de Lula autoriza doação de órgãos da ex-primeira-dama Marisa Letícia


                                            Marisa e Lula se casaram em 1974 -foto:reprodução álbum site uol
A ex-primeira-dama e mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marisa Letícia Lula da Silva, 66, teve morte cerebral nesta quinta-feira (2) em razão de complicações causadas por um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico.
Lula e sua família autorizaram o procedimento de doação de órgãos após constatação de "ausência de fluxo cerebral". Em post no Facebook, o ex-presidente agradeceu às "manifestações de carinho e solidariedade".
fonte:Uol

Congresso: STF libera candidatura de Maia, eleição é hoje(2)


Brasília - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, durante sessão para discutir o PL 2617/15 que muda a lei de regularização de ativos enviados ilegalmente ao exterior, a Lei da Repatriação (Marcelo C
Rodrigo Maia é o candidato do planalto na eleição favorito na eleição© - Marcelo Camargo/Agência Brasil/reprodução
Depois que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello liberou sua candidatura à reeleição, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) oficializou na noite de ontem (1º) o registro para concorrer hoje(2) a um novo mandato na presidência da Câmara dos Deputados.
Apesar de o caso ainda não ter sido julgado em definitivo pela Corte, Maia comemorou a decisão que possibilitou que ele dispute a eleição à Presidência da Câmara nesta quinta-feira (2). “A gente sempre teve a clareza da possibilidade da candidatura e sempre entendemos que esta era uma questão interna da Câmara e que esse debate deveria prevalecer, o debate entre deputados e deputadas”, disse Maia.
Os pedidos de impugnação argumentavam que a Constituição e o Regimento Interno da Câmara impedem que membros da Mesa Diretora sejam reconduzidos ao cargo na mesma legislatura. Rodrigo Maia foi eleito presidente da Câmara em julho do ano passado, para um "mandato-tampão" para substituir Eduardo Cunha, após a cassação de Cunha.
Em defesa apresentada ao Supremo, Maia argumentou que a recondução é matéria interna corporis, ou seja, assunto interno da Casa, em que não caberia interferência do Judiciário. “Mesmo sendo uma decisão positiva, não foi, do meu ponto de vista, o melhor caminho para a Câmara dos Deputados que ficou discutindo a Justiça e não discutindo o país”, disse. “A decisão do ministro garante a independência entre os Poderes de forma harmônica”.
Celso de Mello rejeitou o pedido de liminar em três ações que questionavam a candidatura de Maia e decidiu não aceitar o recebimento de uma quarta ação, também sobre o processo eleitoral na Câmara.
Na decisão, o ministro deu prazo de cinco dias para que Maia se manifeste a respeito das ações. "Em juízo de estrita delibação, e sem prejuízo de ulterior reexame tanto da cognoscibilidade desta ação de mandado de segurança quanto da pretensão mandamental nela deduzida, indefiro o pedido de medida liminar. [...] determino seja citado, na condição de litisconsorte passivo necessário, o deputado federal Rodrigo Felinto Ibarra Epitácio Maia. Para tanto, o ora impetrante deverá adotar, no prazo de cinco dias (Súmula 631/STF), junto à Secretaria deste Supremo Tribunal, as providências necessárias à efetivação do referido ato citatório. Publique-se", diz trecho da decisão de Mello.
Em coletiva após a decisão, Rodrigo Maia lamentou que o debate em torno da legalidade da sua candidatura tenha dominado a discussão sobre a sucessão na Câmara. Segundo ele, a judicialização do processo acaba por diminuir o papel do Legislativo. “Ficamos mais tempo discutindo questões jurídicas, que diminuem a Câmara dos Deputados, até decisões de primeira instância foram buscadas”, disse.
Candidaturas
Além de Maia, até o momento, cinco deputados oficializaram as candidaturas para a presidência da Casa: André Figueiredo (PDT-CE), Jovair Arantes (PTB-GO), , Luiza Erundina (PSOL-SP), Júlio Delgado (PSB-MG). O último a registrar a candidatura foi o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). O deputado Rogério Rosso (PSD-DF), que havia manifestado interesse em se candidatar, desistiu.
fonte:MSN Estadão

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Eleições 2018: "Otto pode, quem sabe, ser nosso candidato", diz vice-prefeito de Salvador.


                                          Bruno Reis(PMDB) é o vice-prefeito de Salvador -foto:divulgação

O vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (PMDB), em conversa com a imprensa na noite desta quarta-feira (1), após a eleição de Ângelo Coronel (PSD) a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, foi bombardeado de perguntas a respeito de acordos com o senador Otto Alencar (PSD) que visem 2018.
Na conversa, Reis, responsável pela articulação política do prefeito ACM Neto (DEM), não descartou a chance de Alencar ser um eventual candidato ao governo apoiado pela oposição, contudo negou a possibilidade de surgimento de uma terceira via no atual cenário. 
“Eu não vejo Otto como nosso adversário e não vejo espaço na política da Bahia para terceira via. O que nós temos certo para 2018 é a candidatura à reeleição de Rui Costa. No outro campo, Otto pode, quem sabe, ser nosso candidato. Otto não é nosso adversário”, disse.
“O nome mais forte no campo a oposição, caso tome essa decisão, é indiscutivelmente o prefeito ACM Neto. Em um cenário de candidatura entre Rui Costa e ACM Neto não há espaço para terceira via, ainda mais com projetos consolidados. Agora ACM Neto não sendo candidato, tem aí possibilidades”, completou.


fonte:Bocão News 

Declaração 2017:Dependentes no IR a partir de 12 anos devem ter CPF




Mais uma novidade para o IRRF em 2017 . A receita baixou uma instrução normativa em que os contribuintes brasileiros que desejarem incluir seus dependentes na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2017 terão de registrá-los a partir de 12 anos no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Até o momento, a obrigatoriedade era para dependentes a partir de 14 anos.
 
A alteração está em instrução normativa da Receita Federal publicada hoje(1°) no Diário Oficial da União. Segundo nota da Receita, a mudança “reduz casos de retenção de declarações em malha [fina] e riscos de fraudes relacionadas à inclusão de dependentes fictícios”. 

Ainda de acordo com a Receita, a medida vai evitar a inclusão do mesmo dependente em mais de uma declaração.
 
A Receita Federal começa a receber a declaração do IRPF 2017 em 2 de março. Em 23 de fevereiro estará disponível para download o programa gerador da declaração no site do órgão. O prazo para entrega termina em 28 de abril.

Fonte:AE
Imagem:google

Planalto mantém PMDB na presidência do Senado, Eunício foi eleito

Um dos caciques do PMDB e político próximo ao presidente Michel Temer, o senador Eunício Oliveira (CE) foi eleito para a presidência do Senado nesta quarta-feira (1º). Em sessão que começou por volta das 17h30, com mais de uma hora e meia de atraso em relação ao previsto, o cearense teve o apoio de 61 senadores na disputa com José Medeiros (PSD-MT), que conseguiu 10 votos. 10 senadores votaram em branco.
Todos os 81 senadores registraram presença no plenário. Um a um, eles foram convocados a votar secretamente na urna eletrônica colocada à esquerda da mesa diretora, seguindo como ordem os estados que representam.
Com a vitória de Eunício, os peemedebistas ficam por mais dois anos no cargo que já ocupam constantemente desde a redemocratização, em 1985, com duas exceções: Antônio Carlos Magalhães (PFL, 1997 a 2001) e Tião Viana (PT, outubro a dezembro de 2007).
Apesar de ser do mesmo partido do antecessor, o senador Renan Calheiros (AL), Eunício manteve, durante sua campanha, o discurso de uma gestão diferente, buscando uma conciliação entre os Três Poderes. Renan, quando chefiava o Legislativo, negou-se a cumprir uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que o afastava da presidência do Senado em função de ter se tornado réu.

A sessão

O mote da conciliação foi, inclusive, usado por Eunício em seu discurso no plenário minutos antes da votação. "Os desafios postos exigem liderança, maturidade, firmeza, diálogo e desprendimento. É hora de unir, não é hora de dividir. Hora de resgatar a confiança nesse Parlamento e no Estado e de reaproximar o governo do Congresso e da sociedade brasileira", afirmou o senador, que se sentou na cadeira presidencial exatamente às 19h47.
A atenção dos colegas, porém, não estava no discurso de Eunício. Nem nas propostas apresentadas anteriormente por José Medeiros. Com a eleição praticamente selada nos bastidores, a maioria dos senadores quase não prestou atenção no que os candidatos disseram, preferindo mexer no celular e ter conversas paralelas.
Nathan Lopes/UOL/reprodução


Fonte: Site uol c/adaptações

Presidência da AL-BA: ‘Não havia espaço na minha chapa para o PT’,diz Ângelo Coronel


                                                    Dep. Angelo Coronel(PSD) será presidente da AL - para o biênio 2017-2018 -foto:site da AL

Com apoio de deputados da situação e oposição, a chapa que disputa a eleição da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nesta quarta-feira (1º) não conta com nenhum representante do PT. 

O deputado Ângelo Coronel (PSD), candidato único à presidência, defende que essa foi uma escolha do partido, que apoiou a reeleição de Marcelo Nilo (PSL) até o último minuto. "Durante a minha campanha, eu consegui fechar alguns partidos na composição da minha chapa. (...) Como tudo já estava comprometido, não havia espaço na minha chapa para o PT", justifica Coronel. 

A fim de reverter esse quadro, o deputado afirma que tentou acordos com outras bancadas para que algum nome fosse trocado por um representante do Partido dos Trabalhadores, mas não obteve sucesso. "É de casa parlamentar ou bancada fazer esse gesto de dar um lugar ao PT. Da minha parte, não tem nenhum problema, Eu queria que, inclusive, tivesse um representante de cada bancada”, defende Coronel, ressaltando o discurso da pluralidade na assembleia.

fonte:BN

Bahia: Secretário Fernando Torres pede exoneração para votar na eleição da Câmera Federal


Resultado de imagem para deputado fernando torres
Deputado Fernando Torres -foto:reprodução

O deputado Federal Fernando Torres(PSD) que havia licenciado da Câmera Federal para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do governo Rui Costa(PT) no último dia 23/01, não estará mais fazendo parte  da equipe de secretários do governo do Estado, pelo menos, até amanhã(2). 

Como a eleição para a presidência da Câmera Federal ocorrerá amanhã(2) em Brasília, e para que o deputado possa votar, o governador Rui o exonerou. O PSD partido de Torres está apoiando o candidato a reeleição Rodrigo Maia(DEM). No dia 03/02, o deputado deve reassumir  suas funções na secretaria. 




DECRETOS SIMPLES



O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições,



R E S O L V E



exonerar, a pedido, o Senhor FERNANDO DANTAS TORRES do cargo de Secretário de Desenvolvimento Urbano.





PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, em 31 de janeiro de 2017.

RUI COSTA

Governador

fonte:DOE 01/02/17