• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 5 de agosto de 2017

Venezuela:Ex-procuradora-geral foge das forças policiais de Maduro;veja o vídeo

Destituída de seu cargo de procuradora-geral da Venezuela, Luisa Ortega Días precisou da ajuda de manifestantes para fugir das forças policiais de Nicolás Maduro. As tropas invadiram a sede do MP venezuelano com o objetivo de prendê-la, depois que o governo anunciou que ela não era mais a chefe da Procuradoria. Luisa Ortega subiu na garupa de uma moto e saiu pelas ruas de Caracas. Além de destituí-la do cargo, o governo pediu a sua prisão alegando crime de traição. Aliada do chavismo desde o princípio, Luisa Ortega passou a criticar a radicalização de Nicolás Maduro. A mais recente de suas medidas foi pedir a anulação da Assembleia Constituinte instalada pelo regime nesta semana. (Leonardo Coutinho, de Washington)

Apenas um dia: PSG vende 1 milhão de euros em camisas de Neymar



Agora faltam apenas 221 milhões de euros. Se o Paris-Saint Germain tiver outros dias como o desta sexta, o montante da multa rescisória paga ao Barcelona para contar com o atacante brasileiro Neymar será recuperado sem problemas. A venda de camisas com o nome do craque foi a febre do dia na capital francesa. Nas duas lojas oficiais do clube, uma em frente ao estádio Parque dos Príncipes e outra na avenida Champs-Élyssés, o produto mais procurado era o uniforme com o número 10 e nome de Neymar nas costas. 

Segundo o PSG, foram vendidas 10.000 camisas – uma receita bruta de 1 milhão de euros (uma parte considerável do valor da camisa fica com o fabricante, no caso a americana Nike). Na ‘boutique’ localizada no metro quadrado mais nobre de Paris, as filas começaram a ser organizadas às 7 horas da manhã desta sexta – as lojas só abriram as portas às 10h. Um dos primeiro a chegar foi o empresário indiano Shahid Lokhandwala, que passa férias na cidade. “Vi a movimentação na noite de quinta pelo o anúncio da vinda de Neymar e não pensei duas vezes”, disse Shahid, de 31 anos. Ele saiu da loja com um modelo de cada (cada camisa custa 100 euros, cerca de 366 reais), todas personalizadas com o nome do brasileiro.

fonte:Veja c/adaptações

Corpo de Luiz Melodia é enterrado ao som de sucessos do artista


Corpo de Luiz Melodia é enterrado ao som de sucessos do artista


O corpo do cantor e compositor Luiz Melodia, 66 anos, foi enterrado hoje (5) pela manhã no cemitério do Catumbi, depois de ter sido velado desde o final da tarde de ontem (4) na quadra da Escola de Samba Estácio de Sá, escola de coração do cantor, que nasceu e foi criado no morro de São Carlos, que deu origem a escola de samba do tradicional bairro da boemia carioca.

O cantor vinha lutando há meses contra um câncer de medula, mas nos últimos dias seu estado de saúde piorou, devido aos efeitos da quimioterapia. Ele teve de ser internado e morreu no hospital. Na quadra da escola de samba, o caixão foi coberto com bandeiras de duas paixões do artista, o Clube de Regatas Vasco da Gama e a Escola Estácio de Sá.

Melodia fez uma canção que se tornou sucesso, em homenagem ao bairro do coração do artista, e que foi lembrada pelos presentes, chamada Estácio, Holly Estácio: "Se alguém quer matar-me de amor / Que me mate no Estácio / Bem no compasso, bem junto ao passo / Do passista da escola de samba / Do Largo do Estácio".

O cortejo levando o corpo do cantor foi seguido a pé por um grupo de músicos desde a quadra da escola de samba até o cemitério do Catumbi, onde artistas acompanharam as composições de Luiz Melodia que se tornaram sucesso, cantadas também pelo povo e integrantes da escola Estácio de Sá.
fonte:ag.Brasil

Bahia: Amab repudia advogado que disse não ter no TJ-BA 10% de juízes honestos

Resultado de imagem para associação magistrados da Bahia  da Bahia -Ba
A Associação dos Magistrados da Bahia (Amab) emitiu uma nota de repúdio contra o advogado Felisberto Córdova, que fez duras críticas aos juízes do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). “Nós conhecemos os tribunais, como o da Bahia, que são podres inteiramente. Talvez, não tenha 10% de juiz honesto lá dentro”, acusou Córdova em entrevista à Rádio CBN Diário nesta sexta-feira (4).
Neste sábado (5), a associação dos magistrados baianos considerou a declaração do advogado "irresponsável".

Anteriormente, na quinta-feira (3), Córdova protagonizou outro momento polêmico. Durante uma audiência em Florianópolies, ele disse que o desembargador Eduardo Gallo cobrou propina de R$ 700 mil para julgar favoravelmente uma ação na 1ª Câmara de Direito Civil da capital catarinense numa causa que envolvia um valor na ordem R$ 35 milhões.
Confira a nota de repúdio da Amab contra o advogado:
NOTA DE REPÚDIO
A Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), entidade que congrega os juízes e desembargadores
 da Justiça estadual, apresenta esta nota de repúdio em função de insinuações de cunho difamatório feitas pelo advogado catarinense Felisberto Odilon Córdova contra a magistratura baiana. As declarações, prestadas durante entrevista à Rádio CBN, de forma irresponsável, mostram desequilíbrio e preconceito.


Sem apresentar dados concretos ou informações comprobatórias de suas declarações, e no intuito de minimizar o afronte cometido contra o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o advogado faz comparações abstratas com o Tribunal de Justiça da Bahia e generaliza agressões, de forma gratuita, aos magistrados baianos. Sua afirmação tentar apontar superioridade ética e profissional dos juízes catarinenses contra os baianos, e mostra, de forma desrespeitosa, atitude preconceituosa não apenas contra o Judiciário do nosso estado mas a toda a população da Bahia.

adores da Justiça estadual, apresenta esta nota de repúdio em função de insinuações de cunho difamatório feitas pelo advogado catarinense Felisberto Odilon Córdova contra a magistratura baiana. As declarações, prestadas durante entrevista à Rádio CBN, de forma irresponsável, mostram desequilíbrio e preconceito.
Os magistrados baianos, mesmo enfrentando sérias dificuldades estruturais, apresentam alta produtividade, com uma média, por ano, de 1.152 processos finalizados por cada juiz. Em um ano, os magistrados do estado baixaram 675 mil processos, com 526 mil sentenças. Ouvir ilações de um profissional do Direito que pouco conhece nosso estado e nosso cotidiano causa tristeza e indignação.
A AMAB, em nome dos magistrados baianos, tomará as medidas jurídicas cabíveis e exigirá do advogado a comprovação das suas afirmações, apontando nomes e ilegalidades que fundamentam suas declarações. É preciso passar a limpo o fato, em respeito a todos os juízes sérios, éticos e trabalhadores que atuam neste estado.
fonte:Bnews

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

STF decide que imunidade parlamentar vale também no WhatsApp

Entendimento aplicado pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal dá conta de que a imunidade material do parlamentar alcança todas as manifestações que guardam relação com o desempenho da função legislativa ou tenham sido feitas por causa dela, inclusive o envio de mensagens por Whatsapp.
 
A 2ª turma decidiu o caso rejeitando queixa-crime contra o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), por injúria e difamação, apresentada pelo jornalista Tião Lucena. Segundo o jornalista, o vice-presidente do Senado teria proferido, em fevereiro deste ano, declarações ofensivas à sua honra em mensagens no grupo de WhatsApp "Imprensa Paraíba".
 
O jornalista havia publicado no grupo que o senador tentava tirar proveito político das obras de transposição do Rio São Francisco, mostrando uma reportagem com a opinião de Cunha Lima contrária à obra, quando era superintendente da Sudene, e depois um vídeo recente comemorando a obra. O senador respondeu com a seguinte frase: “Bajulador! Já me bajulou muito. Lambe ovo do governador. Já lambeu muito o meu”.
Na defesa enviada ao STF, informa o Conjur, o senador paraibano pediu que fosse reconhecida a nulidade da representação por atipicidade do fato e por ausência de justa causa para seu prosseguimento. Afirmou que foi omitido o contexto em que o fato ocorreu, na medida em que suas declarações foram precedidas de injusta provocação por parte de Lucena.
 
O ministro relator Ricardo Lewandowski votou pela rejeição da queixa-crime por falta de justa causa da ação penal, pois, segundo seu entendimento, a atribuição a alguém da característica de “bajulador” não tem a gravidade necessária para justificar a submissão de uma pessoa a processo penal. “A incidência do Direito Penal nas situações da vida deve observar seu caráter subsidiário de ultima ratio [última razão]”.
 
Além disso, Lewandowski considerou que Cunha Lima atuou com imunidade parlamentar e eventual excesso de sua conduta deve ser apurado no âmbito do Congresso Nacional. De acordo com o relator, embora o ato tenha sido praticado fora do Congresso, tem conexão com o exercício do mandato parlamentar, tendo em vista que a discussão foi travada em razão de suposta incongruência e posicionamentos políticos de Cunha Lima.
 
Lewandowski acrescentou que eventual excesso deve ser apreciado pelo Senado Federal, que é o ente apropriado para analisar se a postura de Cunha Lima foi compatível com o decoro parlamentar ou, se ao contrário, configurou abuso das prerrogativas asseguradas a membro do Congresso Nacional.

Diretor da UNEB - Senhor do Bonfim morre em acidente na BR- 407

12
foto:reprodução




Caminhão também saiu da pista após a colisão | Foto: Netto Maravilha/reprodução


O diretor da UNEB - Campus VII - Senhor do Bonfim prof. Marcos Fábio Oliveira Marques, 37 anos faleceu ontem(2) vítima de acidente automobilístico ocorrido na BR- 407, km 167, perto de Aroeira município de  Fialdélfia, em torno da 22:30hs. 

O acidente envolveu o automóvel Gol de placa PKL -7388 e um caminhão de placa KGB 3557 e também deixou feridos mais duas pessoas que foram atendidas no hospital municipal de Ponto Novo.

Marcos Marques foi graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana, especialista em Bioética pela Universidade Federal de Lavras, mestre em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco,e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Botânica da Universidade Estadual de Feira de Santana.



LUTO: UNEB LAMENTA FALECIMENTO DO DIRETOR MARCOS FÁBIO OLIVEIRA MARQUES

A Reitoria da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) externa o mais profundo sentimento de pesar pelo falecimento do diretor do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da instituição, em Senhor do Bonfim, Marcos Fábio Oliveira Marques.
Servidor da UNEB desde 2006, Marcos Fábio nasceu em 28 de março de 1980, no município de Feira de Santana, no interior baiano. Carinhosamente apelidado por seus alunos e colegas de “Funguinho”, foi coordenador do curso de Química/Proesp (2010-2012) e do curso de Ciências Biológicas do campus.
Teve também brilhante atuação como professor do mestrado em Biodiversidade Vegetal e das especializações em Educação do Campo; em Meio Ambiente, Educação e Sustentabilidade no Semiárido e em Biodiversidade do Semiárido, todas pós-graduações da UNEB. A proeminente carreira acadêmica o credenciou para dirigir o DEDC por dois mandatos consecutivos.
Marcos Fábio foi graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2004), especialista em Bioética pela Universidade Federal de Lavras (2008), mestre em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Botânica da Universidade Estadual de Feira de Santana (2012).
Ao dedicar a vida para a educação, Marcos nos deixa um legado de luta e de grandiosas realizações, tendo credenciado nacionalmente as suas pesquisas nas áreas de taxonomia e ecologia de fungos e popularização da ciência em micologia.

Em reconhecimento às valorosas contribuições de Marcos Fábio para a educação baiana, a reitoria decreta luto oficial de três dias no âmbito da UNEB e suspende as atividades acadêmicas e administrativas do Departamento de Educação do campus VII, em Senhor do Bonfim, no mesmo período.
fonte:Calila noticias/site da UNEB
fotos:Neto Maravailha/reprodução Calila Notícias

SEC convoca novos professores para Educação Básica e Téc. Nível Médio/Mediador(Emitec); pelo REDA

Resultado de imagem para sec bahia



A Secretaria da Educação do Estado publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), desta quinta-feira (3), uma nova relação de convocados do processo seletivo simplificado em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Estão sendo convocados 22 aprovados, por ordem de classificação, para as funções de professor da Educação Básica. Para estas funções, também foi feita convocação de 304 aprovados no último sábado (29/7). A convocação do DOE de hoje inclui, ainda, 685 aprovados para a função de técnico nível médio/mediador do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec).
Veja as listas de convocados:


Para o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, “o EMITec tem a proeza de chegar aos lugares mais longínquos da Bahia, levando a Educação a povoados e distritos onde nem carro chega. A convocação destes profissionais é fundamental, porque eles fazem a mediação entre os alunos e os professores que estão nos estúdios do EMITEc, no Instituto Anísio Teixeira. Com isso, vamos fortalecer ainda mais este programa”, afirma Pinheiro.
Os convocados pelo Diário Oficial desta quinta-feira têm um prazo de 10 dias úteis, a partir de hoje, para comparecer aos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) aos quais pertencem os municípios para quais foram aprovados. É preciso levar uma série de documentos, dentre eles, originais e cópias do CPF, Identidade, certidão de nascimento e de casamento, se for o caso, e da carteira de trabalho.

fonte;SEC Bahia/c/ adaptações

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Câmera: Veja quem votou a favor de Temer da bancada baiana; Ronaldo Carletto ausente


Imagem relacionada
Carletto(PP) se ausentou da votação -foto:Alba/reprodução

Veja como votou a bancada baiana na Câmara Federal sobre o arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB).
Dos 27 estados, a bancada baiana foi a 23ª a votar.
Os deputados federais Fernando Torres(PSD)  e Josias Gomes(PT)  que o governador Rui Costa exonerou da Secretaria de Estado para irem a Brasília votaram NÃO, ou seja contra o parecer da CCJ da Comissão de Constituição de Justiça apresentado pelo deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) em favor do presidente Michel Temer.

VOTAÇÃO DO ARQUIVAMENTO DA DENÚNCIA CONTRA O PRESIDENTE TEMER

AFONSO FLORENCE (PT) - NÃO
ALICE PORTUGAL (PCdoB) - NÃO
ANTONIO BRITO (PSD) - NÃO
ARTHUR MAIA (PPS) - SIM
BACELAR (PTN) - NÃO
BEBETO (PSB) - NÃO
BENITO GAMA (PTB) - SIM
CACÁ LEÃO (PP) - SIM
CAETANO (PT) - NÃO
CLAUDIO CAJADO (DEM) - SIM
DANIEL ALMEIDA (PCdoB) - NÃO
ELMAR NASCIMENTO (DEM) - SIM
ERIVELTON SANTANA (PEN) - SIM
FÉLIX MENDONÇA JÚNIOR (PDT) - NÃO
FERNANDO TORRES (PSD) - NÃO
IMBASSAHY (PSDB) - SIM
IRMÃO LAZARO (PSC) - NÃO
JOÃO CARLOS BACELAR (PR) - SIM
JOÃO GUALBERTO (PSDB) - NÃO
JORGE SOLLA (PT) - NÃO
JOSÉ CARLOS ALELUIA (DEM) - SIM
JOSÉ CARLOS ARAÚJO (PR) - SIM
JOSÉ NUNES (PSD) - NÃO
JOSÉ ROCHA (PR) - SIM
JOSIAS SOUZA (PT) - NÃO
JUTAHY JUNIOR (PSDB) - NÃO
LÚCIO VIEIRA LIMA (PMDB) - SIM
LUCIANO BRAGA (PMB) - SIM
MÁRCIO MARINHO (PRB) - SIM
MÁRIO NEGROMONTE JR. (PP) - SIM
NELSON PELEGRINO  - NÃO
PAULO AZI (DEM) - SIM
PAULO MAGALHÃES (PSD) - NÃO
ROBERTO BRITTO (PP) - SIM
RONALDO CARLETTO (PP) - AUSENTE
SÉRGIO BRITO (PSD) - NÃO
ULDURICO JUNIOR (PV) - NÃO
VALMIR ASSUNÇÃO (PT) - NÃO
WALDENOR PEREIRA (PT) - NÃO

FONTE;bNEWS C/ADAPTAÇÕES

263 x 227: Após ofensiva com deputados, Temer enterra denúncia na Câmara

Após uma intensa ofensiva nos últimos dias junto aos deputados, o presidente Michel Temer (PMDB) conseguiu que a Câmara dos Deputados negasse autorização para que fosse encaminhada ao Supremo Tribunal Federal a denúncia contra ele por corrupção passiva, feita pela Procuradoria-Geral da República. Com a rejeição, o peemedebista só poderá ser processado por essa acusação agora quando não estiver mais no cargo, a partir de janeiro de 2019.
Em uma sessão que começou às 9h e se arrastou durante todo o dia por causa de uma guerrilha travada pela oposição, que tentava impedir a votação ou ao menos adiá-la para o início da noite – quando os governistas teriam de se expor em horário nobre na TV- , o prosseguimento da tramitação da denúncia foi rejeitado no início da noite. O número mínimo de votos para a denúncia ser rejeitada foi alcançado logo depois das 20h.
O principal argumento usados por aqueles que votaram a favor do relatório do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que recomendou o arquivamento da denúncia, era garantir a recuperação econômica, inclusive dando andamento às reformas propostas por Temer – além da trabalhista, já aprovada, o governo deve enviar as da Previdência e tributária. Outros argumentos foram a necessidade de dar estabilidade política ao país e a suposta fragilidade da acusação apresentada pela PGR.
O governo jogou pesado durante os últimos dias para garantir o mínimo de votos necessários para barrar a denúncia. A principal arma foi a liberação desenfreada de emendas para atender interesses paroquiais de deputados. Entre junho, quando a acusação da PGR chegou à Câmara,  e julho, R$ 4,1 bilhões saíram dos cofres do governo federal para os parlamentares – no restante do ano, a liberação tinha sido de apenas R$ 102,5 milhões. O uso de emendas para conquistar deputados prosseguiu inclusive durante a sessão, com o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, negociando pessoalmente, dentro do plenário, o atendimento às demandas dos parlamentares.
Votação da denúncia contra Temer na Câmara: Tumulto durante discussão da denúncia contra Michel Temer na Câmara – 02/08/2017
© AFP Tumulto durante discussão da denúncia contra Michel Temer na Câmara – 02/08/2017

Temer também exonerou dez ministros que são deputados federais para que eles reassumissem os seus mandatos para votar contra o prosseguimento da denúncia – três do PMDB (Max Beltrão, Leonardo Picciani e Osmar Terra), dois do PSDB (Bruno Araújo e Imbassahy), um do DEM (José Mendonça Filho), um do PSB (Fernando Bezerra), um do PV (José Sarney Filho), um do PTB (Ronaldo Nogueira) e um do PR (Maurício Quintella).
A sessão foi marcada por troca de acusações e houve ao menos um momento em que parlamentares quase se agrediram no plenário quando Paulo Pimenta (PT-RS) falava e foi chamado de “babaca”. Na sequência, Wladimir Costa (SD-PA), o deputado que ficou célebre após tatuar o nome de Temer no ombro, passou a girar dois “Pixulecos”, bonecos de Lula vestido como presidiário – a oposição foi para cima e rasgou os dois bonecos.
Logo depois, Carlos Zarattini (SP), líder do PT na Câmara, passou a jogar para o alto dinheiro falso que a oposição havia levado em malas para simbolizar a mala com 500 mil reais com a qual o ex-assessor especial de Temer Rodrigo Rocha Loures foi flagrado correndo em São Paulo após encontro com Ricardo Saud, diretor da JBS – para a PGR, o volume era para Temer.

A narrativa

Segundo o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, autor da denúncia, Joesley Batista se encontrou com Temer no dia 7 de março no Palácio do Jaburu, depois das 22h, fora da agenda, no porão do prédio, para tratar de assuntos de interesse do empresário, que gravou a conversa. O áudio foi entregue à PGR como parte de um acordo de colaboração premiada firmado por ele com o Ministério Público Federal – sua divulgação colocou Temer no centro do escândalo.
Ainda de acordo com Janot, Temer indicou Rocha Loures como seu representante para tratativas futuras com Joesley. Nos dias 13 e 16 de março, o empresário e o ex-assessor do presidente se encontraram para tratar de uma pendência envolvendo uma empresa de gás de Joesley que enfrentava problemas com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Para resolver a questão, os dois teriam acertado uma propina que poderia chegar a 38 milhões de reais – a mala com 500 mil reais teria sido, segundo a PGR, o pagamento da primeira parcela do acordo.
Temer ainda deve ser alvo de outras denúncias por Janot embasadas nas provas e indícios levantados na delação da JBS. Havia a expectativa de que o procurador-geral da República apresentasse mais duas acusações – por lavagem de dinheiro e obstrução de Justiça -, mas ele pode juntá-las em uma só peça. A nova denúncia teria que passar pela mesma tramitação da acusação rejeitada pelos deputados nesta quarta-feira.

No Planalto

Temer passou o dia no Palácio do Planalto. De manhã, recebeu vários ministros – Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações), Henrique Meirelles (Fazenda), Eliseu Padilha (Casa Civil) e Dyogo Oliveira (Planejamento) – e os governadores do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), e do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), além de deputados. Na parte da tarde, a agenda ficou vazia para que ele pudesse acompanhar a sessão na Câmara.
fonte;MSN/reprodução

Câmera: Dep Aleluia agradece ao Gov. da Bahia por apoio a Michel Temer

Aleluia agradece a Rui Costa por apoio a Michel Temer: 'Momento de rara lucidez'
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Normalmente um crítico ferrenho do governo estadual, o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) agradeceu ao governador Rui Costa pelo apoio ao presidente Michel Temer na votação da denúncia que deve ser feita nesta quarta-feira (2) em Brasília. Rui exonerou dois secretários para assumirem seus mandatos na Câmara. A tendência é que os titulares da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Fernando Torres (PSD), e da Secretaria de Relações Institucionais, Josias Gomes da Silva (PT), se abstenham na votação, contribuindo, dessa forma, com Temer (veja mais). "Quero registrar com satisfação e agradecer ao governador do meu estado, Rui Costa, que demitiu dois dos seus secretários para virem aqui apoiar a negativa da licença solicitada pelo procurador. Na solicitação do procurador sobrou pressa e faltou prova", comentou Aleluia durante a sessão desta quarta. "Temos que agradecer bastante ao governador Rui Costa pelo momento de rara lucidez, olhando o interesse nacional", completou. 

Aleluia também criticou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por levantar suspeitas contra colegas do Congresso Nacional com base "em delações que não havia prova".

fonte:BN c/ adaptações

Confira o que você precisa saber sobre o concurso da PM-BA 2017










O grande dia para os 141.878 candidatos que se inscreveram no concurso da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros está cada vez mais próximo. A prova acontece no próximo domingo (6) e vai selecionar dois mil deles  para o cargo de policial, e 750  para o cargo de bombeiro militar.
Quem vai concorrer para a vaga de PM deve prestar atenção na concorrência, pois de acordo com o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) 123.812 pessoas se inscreveram para as vagas de PM, resultando assim em uma proporção de 61 candidatos por vaga. Já a função de bombeiro recebeu 18.066 inscritos (24 candidatos por vaga). 
O cartão de convocação, contendo o horário e local de prova de cada candidato já está disponível no site da instituição organizadora.

A prova acontecerá em colégios e universidades de Salvador e em algumas cidades do interior.
Os portões ficarão abertos das 8h às 9h. As avaliações começam 15 minutos depois do fechamento. 
Reta Final
O professor Jussilvio Pena alerta que, nesta última semana, o ideal é que o aluno revise os conteúdos, identifique no que ele ainda tem dificuldade e foque nisso. Pena aconselha que o estudo deve ser voltado para a resolução de questões de provas anteriores ou de outros concursos organizados pela IBFC.  “ O código penal, por exemplo, tem quase 300 páginas, então ele precisa ver outras provas e observar o que é que sempre cai sobre o código”, contou. 
Para Jussilvio, a concorrência deste ano será muito maior, não só pela quantidade de inscritos, mas porque o acesso aos conteúdos está muito fácil. Hoje, justifica, qualquer pessoa com internet pode contar com cursos online, video aulas, simulados e provas são disponibilizados de graça na rede. 
“No último concurso  a última classificada fez 70%  da prova objetiva. Acredito que neste ano quem fizer abaixo disso não conseguirá se classificar para o exame físico”, declarou. 

O que você deve saber
Não levar: Óculos escuros, boné, lenço, anotações, relógio, calculadora e qualquer tipo de aparelho eletrônico estão proibidos sob pena de eliminação do candidato.
Cartão de Convocação: Os candidatos que não conseguirem ter acesso ao cartão devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato – SAC do IBFC, pelo telefone (11) 4788-1430. 
Celular: Telefones celulares devem permanecer desligados. Na hora da prova, o fiscal indicará onde ele pode ficar acomodado. Caso o aparelho emita algum som, o candidato não tem segunda chance.
Treinamento: Reserve um tempo do seu dia para caminhar, fazer flexões e abdominais. A convocação para o teste de aptidão física pode acontecer a qualquer momento após a realização da prova.
Comida e Água: O nível de glicose pode cair, você pode ter fome e sede. Leve uma bala, alguma comida prática (evite as que lambuzam a mão) e não esqueça da água.
Caneta: Não leve apenas uma caneta e lembre-se que ela precisa ser  esferográfica, transparente e de tinta preta ou azul.
Relaxe: Aproveite os últimos dias para fazer coisas leves, como ir ao cinema, teatro, praia, fazer yoga. Dispense programas muito cansativos. 
Exageros: Nada de virar a noite acordado, dançando, curtindo um show ou até mesmo assistindo filmes e séries. Beber ou fazer uso de entorpecentes também não são opções, pois,  apesar de relaxantes, causam ressaca. 
Redação: Treine seu texto. Escreva sobre temas relevantes e releia várias vezes para encontrar erros e pontos de melhora. Esteja atento também à coerência dos  períodos, força dos argumentos e ortografia. 
Local de Prova: Caso o lugar não seja familiar, vá até ele com alguns dias de antecedência e cronometre o tempo necessário para o deslocamento, considerando os congestionamentos que podem acontecer. Isso evita o desespero no dia da prova.
Chutes: Até para chutar é necessário estudar, quando estiver com dúvida em alguma questão, analise cada alternativa fazendo relações lógicas, jamais faça escolhas aleatórias porque uma questão pode fazer toda a diferença.

fonte:Texto Jordan Bezerra/Correio da Bahia c/adaptações

Feira: OAB pede inspeção do CNJ no TJ-BA por falta de servidores e juízes

OAB de Feira de Santana pede inspeção do CNJ no TJ-BA por falta de servidores e juízes
Pedido foi feito por Marcus Carvalhal | Foto: Divulgação
A falta de servidores e a lentidão no Poder Judiciário baiano, mais uma vez, levou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a pedir ajuda ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Dessa vez, o pedido foi apresentado pela subseção de Feira de Santana, através do presidente da entidade, Marcus Carvalhal. A relatoria será do corregedor nacional de Justiça, João Otávio de Noronha. 

Ao Bahia Notícias, o representante da advocacia em Feira diz que é “inadmissível que processos se arrastem por dez, quinze, vinte anos”, e enumera algumas preocupações: na cidade, por exemplo, a 1ª Vara da Fazenda Pública tem apenas um juiz titular, três servidores e 75 mil processos. “Se faz necessária a imediata atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) junto ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), objetivando adoção de medidas que assegurem ao cidadão baiano o direito constitucional do acesso à Justiça e a razoável duração do processo”, afirma.

 A OAB de Feira fez um levantamento e constatou que, das 17 comarcas abarcadas por ela, cinco não têm juiz titular há mais de dois anos. É o caso, por exemplo, de Conceição do Jacuípe, sem juiz há três anos. A falta de pessoal causa demora na apreciação de pedidos liminares e prolação de sentenças. Para agravar a situação, os baianos ainda precisam lidar com uma nova realidade: a desativação de 33 comarcas de entrância inicial. Segundo Carvalhal, a Constituição Baiana e a Lei de Organização Judiciária (LOJ) “asseguram aos jurisdicionados deste estado que a cada município corresponderá uma comarca”. “O princípio garantidor do amplo acesso à Justiça está consagrado no texto constitucional, como direito fundamental revestido de grande relevância na sociedade. No entanto, ao invés de ampliar o acesso do cidadão à Justiça, o TJ-BA tem adotado medidas de restrição, que vêm comprometendo o cumprimento de tal garantia constitucional e afetando a eficiência na prestação do serviço público nos municípios”, diz. Para ele, é inegável que as extinções trarão prejuízos e sobrecarregarão as chamadas Comarcas-Mães. Se por um lado, a OAB reclama da falta de servidores e da desativação de comarcas, o TJ-BA, por sua vez, diz que vai analisar toda situação dos quadros de funcionários, a partir da aplicação da Resolução 219 do CNJ. 

Em recente conversa ao Bahia Notícias, o secretário de planejamento do tribunal, Igor Caires, afirmou que a resolução prevê uma quantidade mínima de servidores e que, agora, o TJ avalia qual é esse número mínimo. Para isso, vai lançar um edital colocando o numero de serventias disponíveis para se movimentar de livre e espontânea vontade. “Após essa etapa, o tribunal vai ver qual unidade tem excesso e qual unidade tem carência e fazer esse equilíbrio. Faltou gente, aí vamos ter uma necessidade real de vagas”, diz. “Tendo o mínimo, podemos pensar em melhorar. Vamos pensar em ter a estrutura ideal. Podemos utilizar o concurso que está em vigência, no cadastro de reserva. Nós já temos o mínimo, 9 mil servidores. Se percebermos que precisamos de 9,5 mil servidores, vamos traçar um plano para suprir esses 500”, conta. Ele ainda destaca que não se pode perder de vista que há um cenário de informatização contínua, que faz com que, cada vez mais, se precise menos de servidores. Carvalhal acredita que o tribunal interpreta a Resolução 219 de forma equivocada. “Percebe-se que o TJ-BA partiu para uma estratégia sem antes cumprir o que preconiza a resolução do CNJ. Para se cogitar a extinção das comarcas de 1ª grau, deveriam realizar estudo amplo envolvendo a lotação de pessoal, com os critérios da resolução 219 para justificar as faixas de congestionamento de cada grau de jurisdição em cada localidade e, consequentemente, promover a remoção de servidores para o grau de jurisdição mais congestionado.

 O TJ alega falta de recursos orçamentários para desativação de comarcas. Para cumprir a resolução 219, a presidente [desembargadora Maria do Socorro] sacrificou os cidadãos, principalmente do 1º grau. Essa mesma resolução tem intenção de reestruturar o 1º grau e o tribunal faz o contrário, desativando 33 comarcas”, reclama. O presidente da OAB de Feira ainda diz que neste ano, o próprio tribunal divulgou uma redução de gastos com pessoal, o que o deixa com uma margem para contratação de servidores aprovados no último concurso, ainda vigente. Em suas contas, é preciso pelo menos 25 mil servidores para suprir a defasagem do TJ-BA e seria fazer concurso para 250 juízes.

fonte:BN/reprodução