• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 19 de novembro de 2022

Confira as atrações do Festival Virada de Salvador 2022/2023

       Largo do Pelourinho -  foto:Michele Rocha

O prefeito de Salvador, Bruno Reis(UB), detalhou a programação do Festival Virada capital baiana na noite desta sexta-feira (18), em evento realizado no Tokio Marina Hall, em São Paulo. De acordo com a gestão municipal, a festa terá show de fogos durante os cinco dias de festa - entre 28 de dezembro e 1º de janeiro. 

O Festival acontecerá na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, na orla de Salvador. Conforme divulgado, a cantora Ivete Sangalo se apresenta no primeiro dia do evento. Já Claudia Leitte fará a contagem regressiva para a virada do ano, conforme informado anteriormente pela prefeitura.

 

Confira abaixo a programação detalhada do Festival Virada Salvador:

 

28 de dezembro


Bloco afro Ilê Aiyê
Bell Marques
Nattan
É o Tchan
Ivete Sangalo
Tarcísio do Acordeon


29 de dezembro


DJ Alok
Gusttavo Lima
Rafa e Pippo
Xand Avião
Parangolé
Simone Mendes

 

30 de dezembro


Durval Lélys
Jorge & Mateus
Psirico
Mari Fernandez
Vítor Fernandes
Thiago Brava

 

31 de dezembro


Cláudia Leitte (faz a contagem regressiva)
Lincoln
Léo Santana
Wesley Safadão
João Gomes
Zé Vaqueiro
Thiago Aquino

 

1º de janeiro


Daniela Mercury
Saulo
Olodum
Timbalada
Danniel Vieira
La Fúria

Fonte: BN c/adaptações - 19/11/2022

Feira de Santana: Vestida de Guerreira de Wakanda, professora leva crianças pobres para assistirem ‘Pantera Negra’

 

foto:reprodução

Os últimos dias foram de grande expectativa para mais de 30 crianças, moradoras do bairro de grande expectativa para mais de 30 crianças, moradoras do bairro Queimadinha, em Feira de Santana. No grupo de pais do Whatsapp também não se falou em outra coisa. E hoje, 18 de novembro de 2022, o desejo desses meninos e meninas foi realizado, quando tiveram a oportunidade, alguns pela primeira vez, de entrar no cinema para assistir ao filme Pantera Negra: Wakanda Forever, lançado pela Marvel.

A ação ocorreu no Boulevard Shopping e foi idealizada pela professora de música Denise Fersan, que atua no projeto Tenda da Paz, parceiro do Núcleo Neojiba.

Ela se vestiu de guerreira e gravou um vídeo para as redes sociais pedindo apoio ao shopping para levar as crianças. Precisava além do acesso ao cinema, de transporte e lanche.

“Essa iniciativa surgiu na última segunda-feira (14), véspera de feriado. Eu estava em casa e tinha marcado com minhas amigas para assistir ao filme, mas não deu certo. E como eu trabalho na internet também, fiquei pensando: ‘Eu acho que vou fantasiada de rainha de Wakanda, para assistir ao filme’. Se eu for vestida de guerreira, todo mundo vai achar que é uma ação do shopping, então vamos fazer essa barganha. Eu vou de guerreira, e em troca o shopping me daria os ingressos para os meus alunos irem assistir ao filme gratuitamente”, revelou a professora.

Ela contou que já conhecia o filme e lançou o desafio nas redes sociais para chamar a atenção do shopping.

“Sou fã do Pantera Negra, é um filme muito representativo ter um herói da Marvel negro, para nós que somos da comunidade negra. Senti e lamentei muito pela morte do ator principal, e esse foi um filme muito marcante, ainda mais neste momento que a gente comemora no dia 20 de novembro o Dia da Consciência Negra, que é algo que devemos ter para o ano inteiro. Eu lancei o desafio nas redes sociais e pedi para que todo mundo marcasse o Boulevard, porque eu sei que a internet tem esse poder muito forte, e todo mundo quando viu a causa resolveu abraçar, porque realmente essas crianças precisam ter acesso à cultura dessa forma, e para muitos deles foi a primeira vez. Todo mundo marcou o shopping, que viu e entrou em contato comigo na quarta-feira à noite e disse que iria conseguir os ingressos, que eu poderia ficar tranquila”, relatou a professora ao Acorda Cidade.

crianças no shopping
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Feito o trato, a sessão foi marcada para às 13h30 desta sexta. A alegria das crianças por estarem participando dessa experiência foi contagiante.

“Temos muitos alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade, são crianças negras, que nunca tiveram acesso ao shopping, então essa chama no coração acendeu, e pretendo levar mais. Estamos em um grupo de whatsapp dos pais, e eles falaram como os filhos estavam empolgados, pois muitos deles nunca foram ao cinema e ainda tiveram acesso ao lanche, que o shopping também conseguiu com o MC Donalds. Do total, mais de 15 crianças nunca foram ao cinema”, contou Denise.

Gratidão

Denise faz parte do projeto Tenda da Paz, que oferece aulas de música para uma média de 30 a 40 crianças, com idades de 6 a 15 anos.

Ajudar crianças através da música é algo gratificante para Denise, que nascida na cidade de Santo Antônio de Jesus, viveu na periferia da cidade e sempre estudou em escolas públicas. Apesar das dificuldades, a professora nunca deixou de sonhar com a chance de um dia também poder compartilhar seus sonhos com outras pessoas e também fazê-las sonhar.

“Tem uma frase que eu sempre digo que é: ‘quando você sonha e acredita no seu sonho, possibilita a outras pessoas sonharem também’. Na verdade, a música me escolheu, e eu sou muito feliz por ser professora de música. Quando vejo meus alunos recebendo outros benefícios, porque eu escolhi sonhar e acreditar, acho que os sonhos deles também se realizam por causa deste ponto de partida.”

Estudante do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Denise afirmou que se sente desafiada cada vez mais a continuar ajudando pessoas através da educação e daquilo que mais gosta de fazer, que é cantar.

Consciência Negra

Ela ressaltou que ser negro ou negra no Brasil atualmente traz enormes desafios de sobrevivência.

“Ser negro hoje no Brasil é um desafio, e ainda ser uma professora negra, que veio da periferia e do ensino público, e consegui entrar na Universidade. Aqui em Feira de Santana, dei aula no Música na Escola, que é um projeto do município, e nesse desafio de ser educadora, a gente sabe que a música não é tão valorizada no nosso país, então eu saber que sou uma professora negra, em um estado onde 56% da população é totalmente negra, isso pra mim é um desafio todos os dias, até de se manter viva. Mas estamos batalhando todos os dias, e eu sei que a gente só consegue transformar esse estado de racismo no Brasil e conquistar coisas através da educação.”

/Professora Denize | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ver mulheres negras estrelando filmes e alcançando reconhecimento internacional faz com que não somente ela, mas muitas garotas na mesma condição social se sintam representadas.

“Me sinto uma guerreira, como a ‘Mulher Rei’ (filme estrelado por Viola Davis), e assisto a esses filmes, porque me dão essa força. São atrizes negras e nelas consigo me enxergar, pois também posso ser uma heroína e as histórias são muito significativas.”

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O professor Daniel Santos, que também faz parte do projeto Tenda da Paz, esteve no cinema com as crianças e parabenizou a iniciativa.

“Eles ficaram muito contentes, foi uma oportunidade que tiveram e muitos deles estrearam no cinema, devido à dificuldade, alguns nunca vieram sequer ao shopping. Foi uma experiência importante e espero que aconteça mais vezes. A professora Denise se comprometeu em fazer essa parte junto ao shopping e conseguiu essa parceria, para que essas crianças se divertissem. Foi até um sonho na vida de muitos”, observou.

Fonte:Acorda Cidade/Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade - 19/11/2022

Copa 2022: Presidente da Fifa repreende europeus: "Devíamos pedir desculpas"


                                        
 foto:reprodução
   

                  

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, acusou os europeus de hipocrisia na questão dos trabalhadores migrantes que morreram na construção dos estádios e infraestruturas para o Mundial do Catar.

De acordo com a Anistia Internacional, cerca de 6.500 pessoas faleceram durante as preparações da competição.

Para o presidente da FIFA, o "velho continente" tem telhado de vidro ao longo da sua história e nada fez para melhorar a situação desses migrantes.

"Tendo em conta o que nós, europeus, andamos fazendo nos últimos três mil anos, devíamos pedir desculpas pelos próximos três mil anos antes de começar a dar lições de moral. Se a Europa realmente quisesse saber destes jovens, faria como o Catar: criaria canais legais, albergando uma percentagem desses trabalhadores. Isto significa que não deveríamos apontar o dedo ao que não funciona. Estas lições de moral num só sentido são apenas hipocrisia", disse o líder do órgão máximo do futebol, este sábado, no seu discurso de abertura da Copa do Mundo.

Ainda no discurso, Infantino fez questão de garantir que compreende o que sentiam muitos dos afetados pelo regime qatari.

"Hoje me sinto qatari; hoje me árabe; hoje me sinto africano; hoje me gay; hoje me deficiente; hoje me um trabalhador migrante. Claro que não sou qatari, árabe, africano, gay ou deficiente. Mas me sinto como tal, pois sei o que é ser discriminado, como estrangeiro num país diferente. Quando criança, na escola, o que fiz? Olhei para o chão e fui para o quarto chorar. Depois tentei criar lanços e fazer amizades. É isto que deveríamos fazer. Quando criança, fui discriminado (na Suíça) porque era ruivo e tinha sardas, era italiano e não falava bem o alemão", acrescentou.

Por fim, ele falou que não se tratava de uma defesa do Catar. "Não tenho de defender o Catar, eles sabem defender-se sozinhos. Estou aqui defendendo o futebol e a injustiça", concluiu.

Fonte:Portal IG- 19/11/2022

Bahia: A 'covid subiu de novo' alerta Conselho de Saúde do Estado

 

                                          Alta de casos e de pacientes com suspeita na Bahia começa a pressionar UPAs como a dos Barris (Foto: Paula Fróes/CORREIO)

O aumento no número de casos da covid-19 na Bahia colocou a doença novamente como tema de rodas de conversas de amigos e familiares. Em um mês, entre 14 de outubro e a última segunda-feira (14), 4.624 novos casos foram identificados no estado e 63 pessoas vieram a óbito, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Na sexta-feira (18), o Conselho Estadual de Saúde (CES) enviou aos governos federal e estadual recomendações urgentes para frear a disseminação acelerada do vírus. 

Retorno da obrigatoriedade de apresentação do cartão de vacina em locais de aglomeração, ampliação de testagem e aceleração da vacinação estão entre as medidas indicadas pelo Conselho. A medida leva em consideração a disseminação das subvariantes da Ômicron e a alta nas hospitalizações. 

No Hospital Espanhol, reativado na Barra por conta da pandemia, o clima de tensão voltou a pairar. Em pouco mais de duas semanas, houve um aumento de 73% no número de internamentos. A ocupação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) chegou a 85% na manhã de sexta-feira (18), com 34 dos 40 leitos ocupados majoritariamente por pacientes acima de 60 anos, com comorbidades e esquema vacinal incompleto.

“Desde setembro soubemos das subvariantes da Ômicron e progressivamente os casos foram aumentando, mas não esperávamos que nesses últimos dias fosse ter um aumento tão expressivo”, afirma Thaísa Ribeiro, enfermeira responsável pela gestão de leitos do Espanhol. A situação na enfermaria da unidade é melhor: dos 40 leitos, 10 ainda estão disponíveis.

prefeito Bruno Reis disse na quinta-feira (17) que não descarta a ampliação de tendas e gripários em Salvador. A prefeitura também decidiu reativar pontos de drive-thru para a vacinação.

O virologista Gúbio Soares explica que já era esperado que o vírus da covid-19 se multiplicasse em formatos de novas cepas. Essa é a forma que o micro-organismo encontra para continuar circulando entre os seres humanos. Por isso, o especialista indica que cuidados sejam retomados para que medidas de isolamento social não voltem a acontecer no país. 

Na Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde alunos e professores já estavam deixando de usar máscaras nas salas de aula, o Comitê de Assessoramento da Covid-19 da universidade emitiu um comunicado no qual recomenda o uso em ambientes fechados por conta do avanço das subvariantes. Um concerto que aconteceria no Museu de Arte Sacra na sexta-feira (18), precisou ser adiado depois que oito músicos da orquestra sinfônica da Ufba testaram positivo para a covid. 

“É importante que os locais voltem a disponibilizar álcool em gel e que as pessoas usem máscaras em locais fechados. Não vai acontecer uma nova pandemia como foi no início, mas o vírus não vai deixar de circular e as pessoas precisam ter consciência”, defende Gúbio Soares. Pelo menos três variantes, BQ.1, CK.2.2.2 e BA.5.3.1, já foram identificadas no país. Dor de cabeça e garganta, febre e cansaço são os principais sintomas.

Aplicação da quinta dose começa em Salvador


Em meio a alta de casos, a Secretaria de Saúde de Salvador (SMS) começou a aplicar a quinta dose da vacina contra a covid-19, ou terceira dose de reforço, em pacientes imunossuprimidos com mais de 18 anos. É preciso estar com o nome na lista do site da SMS e ter tomado a quarta dose até o dia 17 de julho deste ano. Em um dia, 519 pessoas foram aos postos para se imunizar com a quinta dose. 

A Sesab não informou quantas cidades do estado já estão aplicando a quinta dose, mas além da Bahia, outros seis estados do Nordeste já disponibilizaram o reforço. Dos nove estados da região, apenas Piauí, Ceará e Pernambuco não ofereceram a quinta dose à população. O Ministério da Saúde ainda não emitiu parecer técnico sobre a aplicação da quinta dose. 

Fonte:Correio da Bahia - 19/11/2022

Bolsonaro está impaciente para ir embora, diz colunista

                                            foto: Rafaella Felicciano/Metrópoles

Bolsonaro queixa-se da longa espera para a posse de Lula, segundo Mônica Bergamo, colunista da Folha de S. Paulo. Ele tem dito a interlocutores que a lei precisa mudar para tornar mais curta a distância entre a eleição e o início de um novo governo.

A longa espera, entende Bolsonaro, é aflitiva. O presidente que está deixando o cargo já não tem mais poder algum e suas opiniões não têm relevância. A ele, restaria ficar batendo ponto e dando tempo ao tempo. É um horror, além de humilhante.

Sugestão: por que não renuncia e cede o lugar ao vice, o general Hamilton Mourão? O vice não tem do que se queixar. Elegeu-se senador pelo Rio Grande do Sul. Será um dos convidados para a posse de Lula. Poderia transferir-lhe a faixa presidencial.

Fonte: Blog do Noblat - 19/11/2022

DF: Saiba quem é o militar da FAB que matou colega no Ministério da Defesa

                                           foto:eprodução

O soldado da Força Aérea Brasileira (FAB) que matou outro militar com um tiro na cabeça é Felipe de Carvalho Sales, de 19 anos. Ele brigou com Kauan Jesus de Cunha Duarte durante a troca de turno no Ministério da Defesa, neste sábado (19/11), por volta das 7h. O crime ocorreu no piso térreo, no anexo da pasta.

Felipe sacou uma pistola e atirou na cabeça do colega. O corpo da vítima foi encontrada dentro do anexo do ministério. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas o soldado já estava morto quando a ambulância chegou.

Peritos do Instituto de Criminalística (IC) foram ao local fazendo a perícia. Por volta das 11h05, um carro do Instituto Médico Legal (IML) chegou ao Ministério da Defesa para retirar o corpo da vítima. Como se trata de um crime militar, o inquérito será conduzido pela FAB, sem a participação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

A coluna apurou que a briga entre os militares com desfecho trágico teria ocorrido após discussão motivada pela troca de turno.

Fonte: Metropoles - 19/11/2022


sexta-feira, 18 de novembro de 2022

No Egito: Ministro do Meio Ambiente é visto fazendo turismo durante a COP27





 O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, foi flagrado em um píer turístico na manhã de hoje no Egito, durante a realização da COP27 (Cúpula do Clima das Nações Unidas), prorrogada até amanhã.

No local, Leite aguardava para fazer um passeio entre os corais do Mar Vermelho. Imagens do chefe da pasta foram compartilhadas nas redes sociais e confirmadas pelo próprio ministro, que disse ter se dirigido à COP27 após o mergulho. Veja o vídeo acima no site UOL/Youtube.

Política: Dono de caminhão no QG do Exército doou R$ 22.222,22 a Bolsonaro

 


Homem usando bandeira do Brasil como capa anda próximo a caminhões estacionados. Nota das Forças Armadas, que critica "restrições a direitos, por parte de agentes públicos" e defende direito à manifestação, animou militância pró-Bolsonaro - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles

Uma família de empresários que vem fomentando os protestos no QG do Exército, em Brasília, investiu valores, no mínimo, curiosos na campanha de Jair Bolsonaro (PL) pela reeleição. A Fermap Transportes LTDA, que enviou à manifestação um caminhão vindo de Mato Grosso tem como um dos sócios Ilo Pozzobon. O bolsonarista fez três doações para o candidato preferido de número 22 na urna. Em dois deles, houve a transferência de valores com apenas o numeral dois.

Foram doações de R$ 22.222,22 e R$ 2.222,22. Ele ainda transferiu R$ 97.777,78 em outra parcela. Ou seja, ao todo, Ilo desembolsou R$ 122.222,22 para o candidato do PL, que acabou derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O mesmo sobrenome aparece em outros dois registros de pagamentos para a campanha. Nelsi Pozzobon fez dois pagamentos com o valor exato doado por Ilo, de R$22.222,22 e R$ 2.222,22. Daniele Pozzobon ainda transferiu R$ 5 mil ao político em 13 de outubro.

Os pagamentos foram identificados por um levantamento do Metrópoles que cruzou dados de caminhoneiros que participam da manifestação a favor de interferência federal no resultado das urnas com informações de doações ao político do PL. A matéria mostra relações entre o presidente da República e os protestantes que estão em frente ao QG do Exército, em Brasília. Na prática, há dezenas de empresários que pedem anulação do resultado democrático após pagarem e não conseguirem reeleger Bolsonaro.

Mais casos

CNPJs e CPFs de manifestantes que levaram caminhões ao Distrito Federal são vistos na lista de doadores da campanha do presidente derrotado nas urnas. Ao todo, empresários identificados no protesto do DF doaram quase R$ 1,5 milhão ao candidato.

O levantamento analisou os proprietários de 234 caminhões no protesto bolsonarista listados pelo Governo do Distrito Federal após ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Os registros, em sua maioria, são CNPJs. Nesse caso, a reportagem procurou pelo nome dos administradores ou sócios da empresa.

Esses dados foram cruzados com a lista dos principais doadores que contribuíram financeiramente com a campanha do presidente, com doações de R$ 5 mil ou mais. Nos últimos dias, Moraes determinou o bloqueio imediato das contas bancárias de 43 pessoas físicas e jurídicas supostamente envolvidas nos atos antidemocráticos contra o resultado das eleições, “diante da possibilidade de utilização de recursos para o financiamento de atos ilícitos”.

A Fermap Transportes LTDA, dos pagamentos com número 22, é uma das empresas que teve contas bloqueadas. O ministro também determinou que, em até 10 dias, a Polícia Federal colha depoimentos de todas as empresas e pessoas listadas, além de indicar as diligências necessárias para apurar o caso. Ao todo, 149 caminhões vieram de Mato Grosso, segundo o levantamento da SSP. Empresários de Goiás, Bahia e Paraná também enviaram dezenas de veículos.

Quem são os manifestantes que doaram

Um caminhão Scania de Mato Grosso que fomenta a manifestação contra o resultado das urnas, por exemplo, foi identificado pela SSP-DF como sendo de proprietários da Transportadora Rovaris LTDA. No registro da empresa, Atílio Elias Rovaris aparece como sócio-administrador. Em 11 de outubro, pouco antes do segundo turno entre Lula (PT) e Bolsonaro, ele doou R$ 500 mil ao candidato do PL.

O sobrenome Rovaris aparece em outra doação, no nome de José Carlos Rovaris, em 30 de agosto, no valor de R$ 20 mil. A transportadora é uma das empresas que teve contas bloqueadas pelo STF. A SSP identificou ainda três caminhões Mercedes-Benz, sendo dois de Goiás e um de Mato Grosso, de propriedade da empresa Armazéns Gerais Paraíso LTDA. O dono da companhia é Victor Cezar Priori, que fez uma doação de R$ 300 mil para Bolsonaro uma semana antes do segundo turno.

Famílias

Uma família que também chama atenção na relação entre manifestantes e doadores é a Bedin. Oito pessoas com esse sobrenome, além da empresa Sorriagro Insusmos Agrícolas controlada por este sobrenome, foram identificadas com caminhões no protesto: Ary Pedro Bedin, Evandro Bedin, Argino Bedin, Roberta Bedin, Nilson Bedin, Rafael Bedin, Sérgio Bedin e Luciano Bedin.

Esses dois últimos doaram, ao todo, R$ 160 mil para o derrotado por Lula. Há ainda mais quatro doações de brasileiros com esse sobrenome, que somam R$ 37.500,00.

Os Pedrassani também tiveram relação com o protesto e com Bolsonaro. A Drelafe Transportes de Carga LTDA enviou um Scania de Mato Grosso para Brasília. O sócio-administrador da empresa Diomar Pedrassani transferiu R$ 20 mil para o então candidato, em 17 de outubro. Leandro Pedrassani e José Carlos Pedrassani também doaram duas vezes cada, somando R$ 68 mil. Moraes também bloqueou contas da Drelafe.

Fonte: Metropoles - 18/11/2022

Emissão de passaportes está suspensa por tempo indeterminado, diz PF

                                    foto:reprodução

A Polícia Federal anunciou, na noite desta sexta-feira (18), que a emissão de passaportes está suspensa por tempo indeterminado. Segundo o órgão, a suspensão se dá por conta da falta de orçamento por parte do governo Bolsonaro

"A PF informa que está suspensa a confecção de novos passaportes a partir deste sábado (19). A medida decorre da insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem", diz comunicado. 

O problema surge justamente na época do ano de mais alta procura por emissão de passaportes, dada a proximidade com o verão, as festas de fim de ano e as férias escolares. Além disso, vem no momento em que bolsonaristas, após a vitória de Lula (PT) nas eleições, têm feito aumentar a busca por assessorias de imigração e vistos

"O agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF continuarão funcionando normalmente. No entanto, não há previsão para entrega do passaporte solicitado enquanto não for normalizada a situação orçamentária", anunciou ainda a Polícia Federal. 

                                      foto:reprodução

Fonte: Revista Fórum - 18/11/2022