• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 25 de novembro de 2023

Irecê: Uneb irá realizar o I Seminário Nacional de Culturas Negras; Confira a programação

 



O DCHT - Campus XVI -Irecê através da  Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu - Mestrado em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras (PPGEAFIN) estará realizando  I Seminário Nacional de Culturas Negras – Populações Negras no Sertão e os 20 Anos da Lei 10.639/03, que ocorrerá, entre os dias 30 de novembro a 02 de dezembro de 2023. 

O mestrado no Campus XVI-Irecê tem a coordenação do prof. Dr. Joabson Figueiredo, e segundo o professor, o seminário visa aprofundar o debate sobre a temática da diversidade em diferentes domínios, abordagens e dimensões historiográficas, a partir do diálogo entre interlocutores nacionais e estrangeiros, além de ampliar as discussões pautadas no respeito à diferença em articulação com a defesa deste evento que ocorrerá em um ano marcado por importantes efemérides, os 20 anos da Lei 10639/03 e do decreto 4887/03. A primeira tornando-se obrigatória o ensino de história e culturas africanas e afro-brasileiras e a segunda que define parâmetros para demarcar e titular as terras dos atuais quilombos.

Neste Seminário debateremos através de mesas-redondas, conferência, apresentação de comunicações temáticas que dialogam diretamente com a Lei e o decreto citado. Ressaltamos que o evento ocorrerá em duas das nossas sedes nas cidades de Irecê e Salvador, diz o Coordenador.


Clique no link abaixo e confira a programação completa.


file:///C:/Users/jorge/Downloads/Programac%CC%A7a%CC%83o%20em%20Irece.pdf

Porto Seguro: Quem era o chef de cozinha espanhol conhecido assassinado com a esposa brasileira

 

                                      foto:reprodução/redes sociais

A Polícia Civil da Bahia investiga um crime que, até o momento, é cercado de mistério. O chef de cozinha espanhol David Pegrina Capó e sua esposa, a brasileira Érica da Silva Santos, foram encontrados mortos, com várias perfurações de bala, às margens de um rio em Porto Seguro, uma zona altamente turística do sul do estado.

O chef de cozinha espanhol David Pegrina Capó e sua esposa Érica da Silva Santos

Capó tinha 53 anos e Érica, sua companheira, 38. Ele era natural da Mallorca, a principal das Ilhas Baleares, no Mar Mediterrâneo, e estava no Brasil havia alguns anos à frente do restaurante Os Ribeirinhos, em Porto Seguro. O espanhol costumava postar muitas fotos em eventos gastronômicos e recentemente apareceu como uma das atrações do “Festival Esquina do Mundo”, realizado no distrito de Arraial D’Ajuda, também no mesmo município turístico do sul baiano.

Nas redes de Capó há também muitas fotos e declarações de amor a Érica. Embora não seja possível afirmar quanto tempo os dois estavam juntos, muitas das imagens mostram o casal bem mais jovem, o que sugere uma longa relação. Também ainda não informações se eles tinham filhos ou algum outro familiar vivendo junto com o casal.

O casal em imagem de quando eram bem mais novos

Os investigadores que assumiram o caso não informaram se já têm alguma linha para chegar aos autores do crime, e disseram que aguardam alguns laudos e exames a cargo dos peritos. A Polícia Civil da Bahia apenas confirma que o episódio trata-se de um duplo homicídio, e que está em andamento com depoimentos e oitivas.

Quem se manifestou sobre a morte do casal foi a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Costa do Descobrimento e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Seguro, que divulgaram um comunicado conjunto de pesar após a confirmação das mortes.

“É com profundo pesar que a CDL de Porto Seguro expressa suas condolências pela irreparável perda dos queridos amigos David e Érica, do restaurante OS RIBEIRINHOS. Nossos corações estão entristecidos, e nossos pensamentos estão com suas famílias neste momento difícil. Que encontrem conforto na memória do legado deixado por esse casal incrível e que a justiça do papai do céu seja feita! No silêncio de suas ausências, encontramos a força nas memórias que compartilhamos. A família Abrasel Costa do Descobrimento está em luto. Nossos sinceros sentimentos a todos os familiares”, diz a nota da CDL e Abrasel.

fonte: Revista Fórum - 25/11/2023

TJ-MG MANDA BANCOS INTERROMPEREM COBRANÇAS DA 123 MILHAS NO CARTÃO DE CRÉDITO


                                          Aeroporto de Salvador - foto:passageiro de primeira/reprodução

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou que o Bradesco, o Banco do Brasil, o Santander, o Itaú e o Nubank suspendam as cobranças nos cartões de parcelas remanescentes do serviço contratado junto à empresa 123 Milhas. A ação foi movida pelo Instituto Defesa Coletiva e contempla clientes que não receberam e nem receberão os serviços prestados pela empresa, que é suspeita de funcionar como um esquema de pirâmide.

O recurso, apresentado em setembro, justifica a suspensão das parcelas futuras com base no Código de Defesa do Consumidor. Segundo o documento, os consumidores possuem direito de contestar cobranças e “enquanto não for adequadamente solucionada a controvérsia”, recomenda-se a suspensão do pagamento. Ao acolher o recurso, a Justiça determinou multa de R$ 2.000,00 por cada desrespeito da ordem judicial, limitada a R$ 20.000,00, por consumidor. 

A desembargadora Shirley Fenzi, da 11ª Câmara Cível, decidiu nessa quarta-feira (23) que a suspensão resguarda os consumidores de novos pagamentos, mas ainda sim não versou sobre possível reembolso.  “É evidente que a espera pelo julgamento do recurso poderá causar perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo, haja vista que imputaria aos inúmeros consumidores lesionados o risco concreto de efetuar pagamentos por um serviço que foi noticiado que não será devidamente prestado”, afirmou na decisão. 

Para Lilian Salgado, advogada e presidente do comitê técnico do Instituto Defesa Coletiva, a decisão da desembargadora foi “certeira”, pois cumpre à risca o estabelecido no Código de Defesa do Consumidor.

“Se as instituições financeiras e operadoras de cartão de crédito lucraram com as operações de pagamento de cartão de crédito das compras da 123 milhas, no âmbito dos arranjos de pagamento integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), quem deve sofrer prejuízos em decorrência da não prestação de serviço pela 123 Milhas, são as instituições financeiras ou à empresa que causou o dano, não podendo o consumidor ser penalizado por tal falha”, explica a advogada.

A relação de credores da 123 Milhas ultrapassa 700 mil pessoas em um cálculo inicial, dos quais a maioria é consumidor. Em agosto, a empresa informou que suspenderia a venda de pacotes e emissão de passagens das viagens com datas flexíveis, que tinham embarques previstos entre setembro e dezembro deste ano.

fonte: CONGRESSO EM FOCO - 25/11/2023

Escritor Fernando Morais assume agência internacional de notícias

 

Foto: Ricardo Stuckert/PR


Consagrado na arte da biografia, o jornalista brasileiro Fernando Morais passa a escrever uma nova história na carreira. Ele assumiu, neste mês, a Inter Press Service (IPS), uma agência internacional de notícias com 59 anos de serviços, com escritórios e correspondentes nos cinco continentes. Ele foi eleito por unanimidade pela equipe de 13 diretores do veículo para um mandato de 3 anos.

Trata-se de uma agência de notícias que tem por meta levar informação sobre grupos marginalizados ao mundo inteiro. A nova tarefa acontece enquanto ele também chega na reta final da produção do segundo volume da biografia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em entrevista à Agência Brasil, Fernando Morais considera a nova missão como um “desafio gigantesco” em uma agência de quase 60 anos de existência. “Uma agência que tem uma capilaridade no mundo inteiro e que nasceu na época do auge da Guerra Fria, no momento em que surgia também o movimento de países não alinhados, nações que mantinham uma distância dos Estados Unidos e União Soviética”.

A IPS tem sede em Roma e deve ser transferida para Madri. Segundo o jornalista Carlos Tibúrcio, diretor da IPS Latino-Americana e assessor especial da Presidência, com Fernando Morais a agência terá sede também em São Paulo, a partir de abril de 2024.

Fernando Morais relembrou que a relação dele com a agência era antiga, como cliente. “Em algum dos veículos em que eu trabalhei, se utilizava material da IPS. É uma tarefa de tamanho gigante. Mas estou muito animado e disposto”.

Morais destaca que a agência tem uma característica híbrida porque traz conteúdos de diferentes gêneros, incluindo materiais sobre problemas de países, principalmente pobres, da região do Sul Global.

Meio ambiente

Ele entende que a IPS considera uma das suas principais prioridades a relação com reportagens, ensaios e reflexões sobre a defesa do meio ambiente. “Na agência, é possível encontrar uma preocupação com a defesa do meio ambiente”.

Morais disse que a IPS tem um compromisso já histórico com temas aprofundados sem perder o olhar sobre os fatos cotidianos. “[É necessário] até para atrair mais leitores, criar vínculo diário ou semanal com os seus leitores e, ao mesmo tempo, com os clientes da IPS, que são veículos espalhados por todo o planeta”.

Desinformação

Fernando Morais avalia que a onda de desinformação pela qual o mundo passa no século 21 sempre existiu. Para ele, no entanto, a disseminação de mentiras pela internet tornou a prática devastadora. “Se houver condições materiais para multiplicar mentiras para milhões de leitoras, de espectadores, de internautas, transforma-se a mentira na verdade”.

Morais lembra que as eleições dos Estados Unidos que elegeram Donald Trump presidente entre 2017-2021, fizeram com que ele ficasse escandalizado. “A disseminação das mentiras era infinitamente maior do que a do desmentido. Então, eu vi coisas horrorosas, acusações de que Hillary Clinton [a adversária nas eleições] era acusada de crimes não cometidos”. Da mesma forma, ele considera que tenha ocorrido o mesmo no Brasil.

O jornalista ressalta que a internet possibilita uma comunicação personalizada. O lado ruim, segundo ele, é que a desinfomação pode dar um tiro certeiro com as mesmas ferramentas. “A mentira pode chegar exatamente onde se está querendo. Entendo que uma agência que tenha a respeitabilidade e a credibilidade que tem a Interpress pode dar uma grande contribuição na guerra contra a desinformação e contra a manipulação da informação”.

Prêmios e biografias

Fernando Morais tem carreira premiada na imprensa brasileira, incluindo três vezes o Esso. Em 2001, recebeu o prêmio Jabuti pelo livro Corações sujos. Suas obras já chegaram a 38 países. Entre os trabalhos, A Ilha, Olga, Chatô: o Rei do Brasil e Lula, volume 1. O volume 2 sai em março, segundo o escritor.

Nesta semana, o presidente Lula cumprimentou o escritor pelo novo cargo. “Fico muito feliz em ver agora o meu amigo e biógrafo dirigindo uma agência internacional dessa relevância", afirmou o presidente.

Fonte: Agência Brasil

Espanha: Vítima de Daniel Alves vive estresse pós-traumático grave, revela MP


                                              foto:reprodução


 Preso em Barcelona desde janeiro deste ano, Daniel Alves pode ser condenado a 9 anos de prisão caso a justiça espanhola acate o pedido do Ministério Público.

O atleta é acusado de estupro, e além do longo período na prisão, o MP incluiu no pedido uma indenização à vítima no valor de 150 mil euros, devido a um quadro de "transtorno de estresse pós-traumático de intensidade globalmente elevada, com repercussão funcional e limitações de várias áreas de funcionamento" por conta do episódio. Desde o ocorrido, a mulher realiza tratamento psiquiátrico com uso de remédios.

Além disso, foi anexado ao processo um documento detalhado sobre a noite do crime. As informações foram divulgadas pelo programa de rádio espanhola Y Ahora Sonsoles.

No documento a mulher conta que estava na boate Sutton com sua prima e uma amiga quando Daniel Alves e seu amigo as convidaram para uma área privada do estabelecimento, e que elas cederam por conta da insistência dos homens. A vítima relata que a partir deste momento as agressões sexuais começaram, e que pelo comportamento do atleta, deu para "perceber os interesses" dele rapidamente.

Mais tarde, ainda naquela madrugada, a vítima diz que acompanhou Daniel Alves para outro local da boate após convite do atleta, mas não sabia que se tratava de um local fechado. Lá, o jogador a colocou numa cabine do banheiro e fechou, impedindo que ela saísse.

O documento narra que a partir deste momento o brasileiro utilizou de força e após sentar no vaso sanitário, agarrou a vítima pela cintura em uma atitude "depreciativa" em relação à resistência da mulher, e a fez cair de joelhos, batendo repetidamente em seu rosto e pedindo para que ela disesse obscenidades. A vítima relata que no momento, ficou com falta de ar pelos momentos de “angústia e terror” vividos.

Daniel Alves não obteve sucesso ao tentar fazer sexo oral na vítima, posteriormente a penetrou sem preservativo. O brasileiro saiu “imediatamente depois” do ato, deixando a vítima no banheiro. Ela saiu do banheiro procurando a prima, e na saída do local, caiu em lágrimas. Um segurança da boate a atendeu, ativou o protocolo de agressão sexual e deu início aos procedimentos de cuidado com a vítima e denúncia do crime.

fonte: Portal IG- 25/11/2023

Rio: Policial que investigava milícias foi assassinada aos 31 anos na porta de casa


vaneza lobao1

Vaneza era lotada na 8ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar do Rio, e atuava na investigação de policiais ligados a milícias - foto:reprodução

Vaneza Lobão, policial militar assassinada na sexta-feira (24/11) no Rio de Janeiro, tinha 31 anos e estava lotada na corporação desde 2013. Ela atuava na investigação de policiais ligados a milícias, e foi morta na porta de casa por um grupo de criminosos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, o crime ocorreu na Rua Passo da Pátria, em Santa Cruz, Zona Oeste da cidade do Rio.

Os criminosos armados atiram contra Vaneza na porta da casa dela e fugiram.

 Cabo da Polícia Militar, Vaneza era lotada na 8ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar do Rio, vinculada à Corregedoria-Geral da Polícia Militar.

O órgão tem, entre outras atribuições, a função de receber denúncias e instaurar sindicâncias contra militares. Dentre os casos analisados, estão os de PMs ligados a milícias.

Luto

Nas redes sociais, a nutricionista Andreza Lobão, irmã mais velha da militar, lamentou a morte.

“Você sempre será o amor da minha vida, minha filha, minha melhor amiga. A sua lealdade com os seus jamais será esquecida. Covardia, revolta, é o que meu coração sangra. Daria a minha vida para você viver em meu lugar”, escreveu. Ainda não há informações sobre o sepultamento de Vaneza.

 Integrante das milícias preso

Na madrugada deste sábado (25/11), um miliciano foi preso por policiais do 27º Batalhão de Polícia Militar em Santa Cruz, durante uma diligência para capturar criminosos envolvidos na morte da militar.

“Com o criminoso, uma arma de fogo foi apreendida. A ocorrência ainda está em andamento”, divulgou a polícia. A corporação também divulgou um cartaz solicitando informações sobre os envolvidos no crime.

 “Disque denúncia pede informações que possam identificar os envolvidos na morte da cabo da Polícia Militar em Santa Cruz. Recompensa: R$ 5 mil”, consta no cartaz.


Fonte: Metrópoles - 25/11/2023

 

 

 

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

"sem este judeu segurando a Bahia, Lula ia ter perdido as eleições de 2022", diz cientista político após criticas de José de Abreu

 

Jaques Wagner votou a favor da PEC que limita o poder do STF  |   Bnews - Divulgação Elza Fiúza / Agência Brasil e Reprodução / Redes Sociais

O ator José de Abreu usou o X (antigo Twitter) na quinta-feira (23) para alfinetar o senador Jaques Wagner (PT), o qual se envolveu em uma polêmica após votar a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o poder do Supremo Tribunal Federal (STF).

O senador Jaques Wagner, judeu de origem polonesa, já deu sua opinião sobre o massacre palestino em Gaza?”, indagou.

Em seguida, o CEO da Atlasintel, Andrei Roman, rebateu o comentário do ator. Ele desejou solidariedade ao petista.

“Um grande líder político que merece respeito pela sua trajetória, seu equilíbrio e sua coragem! E todo repúdio ao antissemitismo cada vez mais destrutivo que está corroendo a fibra moral de pessoas irresponsáveis. Lamentável!”, iniciou.

Aviso aos antissemitas de esquerda: sem este judeu segurando a Bahia, Lula ia ter perdido as eleições de 2022”, completou.

Fonte: Bocão News - 24/11/2023

Irlanda: Brasileiro interrompe ataque a escola com golpe de capacete

O suspeito está sendo acusado de esfaquear três crianças e dois adultos na quinta-feira (23/11), as vítimas foram encaminhadas ao hospital -  (crédito: Reprodução/PAUL FAITH / AFP)

O suspeito está sendo acusado de esfaquear três crianças e dois adultos na quinta-feira (23/11), as vítimas foram encaminhadas ao hospital - (crédito: Reprodução/PAUL FAITH / AFP)

                                            Vídeo:UOL/Youtube/reprodução


 Caio Benício, brasileiro de 43 anos, trabalha como entregador em Dublin, na Irlanda, e foi responsável por conter o homem que atacou uma escola no centro da capital. O suspeito está sendo acusado de esfaquear três crianças e dois adultos na quinta-feira (23/11), as vítimas foram encaminhadas ao hospital.

Em um áudio compartilhado com os amigos pelo WhatsApp, Caio conta que passava de moto no local e parou quando viu o que parecia ser uma briga. “Quando eu vi a faca, joguei a moto no chão e fui para cima do cara que estava esfaqueando uma criança de cinco anos no peito. Nem pensei em nada, tirei meu capacete, dei uma porrada na cabeça dele e derrubei o cara”, “eu agi por instinto", disse o carioca.

O governo irlandês não considera o ataque como terrorismo, mas a polícia local investiga o caso para saber as motivações do crime. O ataque à escola gerou uma série de protestos em Dublin. Nesta sexta-feira (24/11), as autoridades prenderam 34 pessoas durante uma onda de manifestações violentas anti-imigração.

Ônibus e bondes foram queimados, carros da polícia destruídos e 13 lojas saqueadas em Dublin, após grupos da extrema direita iniciarem os protestos contra imigrantes.

fonte:Correio Braziliense - 24/11/2023

Apresentadora Ana Hickmann pede medida protetiva de urgência contra Alexandre Corrêa

 

                                            foto:reprodução

A apresentadora Ana Hickmann teria pedido uma medida protetiva de urgência contra Alexandre Corrêa, semanas após ser agredida pelo companheiro em sua casa, em São Paulo. De acordo com Leo Dias, o motivo da solicitação seria uma arma que anda sempre com o empresário.

Segundo o colunista, a contratada da Record TV sabe que o marido anda armado e, por sua segurança, teria solicitado a medida protetiva com urgência.

Mais cedo, Ana esclareceu um anel apontado como uma aliança que apareceu usando no Hoje em Dia, matinal da Record. A apresentadora deixou claro que ganhou o item de presente de uma amiga.

Em nota publicada em seu perfil no Instagram, Alexandre Correa negou que ande com uma arma sem registro e afirmou que vai esclarecer o assunto na Justiça.

Fonte: Metrópoles c/adaptações 24/11/2023

Definida a banca para o Concurso Público Nacional Unificado




Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, nesta sexta-feira (24/11), a banca organizadora do Concurso Nacional Unificado (CNU): a empresa Fundação Cesgranrio.

Agora, a responsável pela aplicação da prova, que será realizada simultaneamente em 180 cidades do Brasil, deverá divulgar o edital com requisitos, vagas, salários, conteúdo programático, formas de inscrição, critérios de seleção, data e local das provas. A assinatura do contrato entre a Fundação Cesgranrio e o MGI deve ser realizada até o fim de novembro.

A publicação do edital está prevista para até 20 de dezembro. A prova única deverá ocorrer no começo de 2024, entre fevereiro e março. Ao todo, 21 órgãos e entidades aderiram ao CNU, com o total de 6.640 vagas.

Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o fim de abril de 2024. O início dos cursos de formação está previsto para o período entre junho e julho do próximo ano.

As vagas serão distribuídas no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante aplicação simultânea de provas em todos os estados e no Distrito Federal.

Fonte: Metrópoles c/adaptações 24/11/2023

Cansanção: Deslizamento de terra em zona de garimpo de ouro deixa um desaparecido e três feridos


                                              foto:reprodução/BN

Um deslizamento de terra, nesta sexta-feira (24), em uma zona de garimpo de ouro em Cansanção, na região norte da Bahia, deixou uma pessoa desaparecida e três feridas. Segundo informações da TV São Francisco, afiliada da TV Bahia na região, a polícia já registrou o caso. 

 

Testemunhas afirmaram que a terra cedeu no momento em que eles estavam trabalhando. As vítimas, que não tiveram nem o estado de saúde revelado, foram socorridas para um hospital da região. Não há informações sobre o que teria causado o deslizamento. 

 

Os trabalhadores locais acionaram uma equipe do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para fazer o resgate e socorro das vítimas.


Fonte: BN - 24/11/2023

Presos do 8/1 não têm tratamento pior; sistema é ruim para todos, diz Defensora Pública





                                              Vídeo: UOL/Youtube

Confira no link abaixo do site UOL de hoje(24) a Defensora Federal Letícia Torrano sobre a situação dos presos pelos Atos Golpistas de 08 de janeiro de 2023.


https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/11/24/defensora-presos-do-81-nao-tem-tratamento-pior-sistema-e-ruimparatodos.htm
 

VÍDEO: Reféns do Hamas são devolvidos a Israel em ambulâncias da Cruz Vermelha

                                          foto: Reféns sendo liberados em Gaza. Al Jazeera/Reprodução

As primeiras imagens de um grupo de reféns tomado pela organização radical palestina Hamas, nos ataques ao território israelense de 7 de outubro, sendo libertado já circulam o mundo. Alguns homens, mulheres e crianças, de várias nacionalidades, incluindo de Israel, foram colocados dentro de vans e ambulâncias da Cruz Vermelha Internacional e apareceram sendo mandados de volta para casa na noite desta sexta-feira (24) (Gaza está cinco horas à frente do fuso de Brasília).

Segundo as informações oficiais, 24 reféns foram liberados pelo lado palestino em obediência à trégua estabelecida com o governo do extremista Benjamin Netanyahu, que em contrapartida liberou 39 palestinos que estavam presos em penitenciárias do Estado judeu. O cessar-fogo prevê também uma pausa de quatro dias nos bombardeiros e incursões promovidos pelas IDF (Forças de Defesa de Israel, na sigla em inglês) na Faixa de Gaza, que começou a valer hoje.

Ao meio-dia no horário de Brasília, o comboio com 10 tailandeses, um filipino e 13 cidadãos israelenses cruzou a passagem de Rafah, o trecho de fronteira entre Gaza e o Egito, mesmo local por onde brasileiros e estrangeiros escaparam do conflito há poucos dias. Foi possível ver alguns desses homens e mulheres acenando para os jornalistas.

O Ministério de Relações Exteriores do Catar, que teve papel fundamental nas negociações para libertação de pessoas detidas dos dois lados, confirmou que todos os cidadãos previstos para serem colocados em liberdades neste acordo já foram liberados por Tel Aviv e pelo Hamas.

Em solo egípcio, grandes helicópteros militares israelenses foram deslocados para levar os reféns libertados de volta o território do Estado judeu. Antes de embarcar, todos eles passaram por uma avaliação com médicos e com especialistas da área de psicologia que trabalham com pessoas que ficaram em cativeiro.

Veja o vídeo do momento da libertação:

 

FONTE:REVISTA FÓRUM - 24/11/2023 - 16h:31

Rio: CAC, líder de esquema de pirâmide ostentava armas e carrões nas redes


                                             fotos:reprodução/redes sociais

                                                         

Alvo de investigação do Ministério Público e da Polícia Civil do Rio de Janeiro, André Felipe de Oliveira Silva, apontado como dono de uma empresa que aplicava o golpe da pirâmide financeira no Rio de Janeiro, ostentava armas, carros, relógios e itens de luxo nas redes sociais, além de posar ao lado de celebridades e políticos.

No Instagram, André afirma ter registro Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC). Ele está preso desde março deste ano por porte ilegal de arma de fogo.

Uma operação deflagrada nesta quinta-feira (23/11) cumpriu seis mandados de prisão contra suspeitos de integrar o esquema. De acordo com a polícia, cerca de 1 mil pessoas foram lesadas pelo grupo.

Denúncia

A operação ocorreu após uma notícia-crime apresentada pelo advogado criminalista Joabs Sobrinho, que representa dois clientes vítimas do esquema. Juntos, eles acumulam prejuízo de mais de R$ 800 mil.

No documento, o advogado relata que as vítimas passaram a sofrer ameaças depois de cobrarem o pagamento pelos investimentos.

“Após as empresas pertencentes aos noticiados pararem de honrar com os seus pagamentos, as vítimas passaram a realizar cobranças diárias junto aos referidos representantes, tendo então estes deixados de ostentar em suas redes sociais as viagens internacionais glamorosas, as festas e os carros de luxo, para começarem a postar fotos e vídeos de armamento pesado, tudo é claro com intuito de fazerem ameaças veladas”, alega.

André Felipe chegou a enviar mensagens com xingamentos a um dos investidores que perdeu dinheiro. “A cadeia alimentar será sempre eu lá em cima e você lá embaixo”, escreveu em uma rede social.

ReproduçãoCaptura de tela de conversa no Instagram
Conversa entre André e vítima de golpe

Como funcionava o esquema

O rendimento ocorria a partir de “traders de criptomoedas”, de acordo com a PCERJ. Segundo a organização, as investigações mostram que a Atomx — posteriormente, tornaria-se a Atrion Invest — chegou a patrocinar eventos e atletas esportivos.

Segundo o MPRJ, o grupo prometia um retorno de 3% a 16,33% de lucros fixos mensais do capital aplicado sobre investimentos mínimos de R$ 2,5 mil — popularmente conhecido como golpe da pirâmide financeira.

As autoridades identificaram movimentações suspeitas de mais de R$ 77 milhões — valor que, segundo a polícia, era incompatível com o patrimônio dos integrantes.

Entre os presos estão:

  • André Felipe de Oliveira Silva, dono da Atomx, preso por porte ilegal de arma em maio;
  • André Vitor de Oliveira Silva, braço direito do irmão;
  • Giovanni Andrade da Costa Leste, policial civil da 54ª DP (Belford Roxo), responsável pela escolta dos irmãos;
  • Suellen Marques Mendonça, ex-mulher de André Felipe.

O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou 15 pessoas pelos crimes de organização criminosa armada, estelionatos, crime contra a economia popular e lavagem de dinheiro.

Fonte: Metrópoles -  24/11/2023