• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 29 de junho de 2019

Ao questionar, ' para que serve a OAB' ,entidade responde ao presidente Bolsonaro





Bolsonaro questiona 'para que serve a OAB?'; entidade rebate ataque do presidente
foto:Alan Santos/PR/reprodução


Depois de Jair Bolsonaro (PSL) questionar "para que serve a OAB?", o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, afirmou que a entidade "existe porque sem advogado não há Justiça". 

"E garantir as prerrogativas do advogado – de exercer livremente seu ofício – é condição essencial para que o direito individual do cidadão seja respeitado, em especial seu direito à defesa, que garante o equilíbrio da Justiça", acrescentou. 

Na entrevista à rádio Jovem Pan, Bolsonaro citou uma informação negada pela OAB, de que a entidade teria pedido proteção ao sigilo telefônico de Adélio Bispo. Bolsonaro disse: "Sobre os vazamentos, olha o meu caso: o telefone do Adélio, por uma ação da OAB, a Polícia Federal não pode entrar nele. Não podemos saber com quem ele conversou naqueles dias quando tentou me matar. Que Justiça é essa? Não quero generalizar a Justiça brasileira. Quem está criticando ou tentando incriminar o Moro, que aliás eu não vi nada demais [nas supostas mensagens], poderia fazer uma campanha em cima da OAB".

Para o presidente da OAB, Bolsonaro tem "dificuldade de ter compromisso com a verdade"."A dificuldade em enxergar a função e a importância da OAB talvez se explique pela mesma dificuldade de ter compromisso com a verdade, de reconhecer o respeito à lei e à defesa do cidadão e de assumir o espírito democrático que deve reger as relações de um governante com seu povo, suas entidades e as instituições estabelecidas pela Constituição", pontuou.  


fonte:Bnotícias

Em diálogos vazados: procuradores criticam o então Juiz Moro "Viola sistema acusatório" "

Resultado de imagem para bolsonaro e moro
foto:reorodução renovamídia

Novas conversas vazadas na operação Lava Jato pelo site Intercept Brasil mostram que até mesmo os Procuradores do MP liderados pelo Procurador Chefe da operação Deltan Dallagonol discordavam da maneira que o Juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba e hoje ministro da Justiça Sergio Moro atuava na operação. A procuradora Isabel Groba, integrante da equipe, segundo o diálogo vazado diz " é o fim se encontrar com Bolsonaro, e semana que vem interrogar o Lula" as Procuradoras Jerusa Viceli Laura Tesser condordaram "Pelo amor de Deus!!! Alguém fala por Moro não ir encontrar Bolsonaro!!!", escreveu a procuradora Laura.  Confira a reportagem completa no link abaixo no site Uol.

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/06/29/lava-jato-mensagens-vazadas-moro.htm

'Pena que não foi na Indonésia', diz Bolsonaro sobre prisão de sargento com cocaína


'Pena que não foi na Indonésia', diz Bolsonaro sobre prisão de sargento com cocaína
foto:Alan Santos/PR/Reprodução





O presidente Jair Bolsonaro afirmou que foi uma "pena" que o caso do sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues, 38, que carregava 39 kg de cocaína, tenha sido na Espanha e não na Indonésia, onde os condenados por tráfico de drogas são executados.

"Uma pena que não foi na Indonésia, eu acho que ele ia ter o destino do Archer", disse Bolsonaro, numa referência ao brasileiro Marco Archer, executado no país asiático em 2015, após ter sido condenado à morte por tráfico de drogas.

O sargento foi preso em Sevilha, na quarta-feira (26). Ele fazia parte de uma tripulação que ficaria na cidade espanhola para esperar Bolsonaro voltar do Japão. O presidente disse ainda que Rodrigues "traiu a confiança" da comitiva por levar drogas em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira).
Durante encontro do G20, em Osaka, Bolsonaro disse que está se mantendo informado sobre o caso. Ele afirmou ter pedido que a aeronáutica levante dados sobre a vida do sargento para averiguar sinais de enriquecimento. Na sexta (28), ele disse que essa não deve ter sido a primeira vez que o militar transportou drogas em um avião da FAB.

O episódio submeteu o governo a constrangimento internacional, provocou desconforto no Planalto e pôs em dúvida o aparato de segurança de viagens do presidente. Prisão durante escala Rodrigues foi detido durante uma escala do avião. Após a prisão, a escala da aeronave de Bolsonaro, programada para a cidade espanhola, foi transferida para Lisboa na quarta (25). Em mensagem em rede social, o presidente disse ser "inaceitável" o comportamento do militar.

A detenção do sargento se deu após ele deixar o avião, quando passava pelo controle aduaneiro do aeroporto, segundo a imprensa espanhola. O jornal El País afirmou que Rodrigues levava um porta-terno e uma mala pequena com 37 pacotes sem camuflagem. Cada um continha pouco mais de 1 kg da droga. 

O segundo-sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues, preso em Sevilla, na Espanha, por transportar cocaína. Reprodução Rede Social O segundo-sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues, preso em Sevilla, na Espanha, por transportar cocaína.     

Ele responderá por crime contra a saúde pública, tipo penal que engloba os casos de narcotráfico na Espanha. As autoridades do país apuram agora o destino da droga. Suspeita-se que o sargento faria a entrega para uma máfia dentro do país. 

O vice-presidente Hamilton Mourão, que exerce interinamente as funções de Bolsonaro, chamou o sargento de "mula qualificada". Segundo ele, o militar era taifeiro (prestador de serviços de copa) e atuaria no avião com Bolsonaro no trecho de retorno entre Sevilha e o Brasil, previsto para o fim de semana, após a cúpula. 

"A legislação vai cumprir o seu papel. Esse elemento vai ser julgado por tráfico internacional de drogas e vai ter uma punição bem pesada", declarou. Um inquérito policial militar foi aberto para apurar o episódio. Segundo relatos de integrantes do governo, raramente a tripulação de suporte é submetida a revista policial ou a detectores de metais antes do embarque no Brasil. A cúpula militar aventa que o sargento teria sido pago para levar a droga à Espanha para uma facção criminosa. Sevilha é porta conhecida para a entrada de droga na Europa.


fonte:Folhapress 29/06/19

Lava Jato: Deltan queria acelerar ações contra Wagner antes do 2º turno, diz Coluna






Deltan queria acelerar ações contra Jaques Wagner em 2018, diz coluna
foto:reprodução/facebook





O procurador do Ministério Público Federal (MPF),  Deltan Dallagnol, disse, em outubro de 2018, a colegas da Lava Jato que era preciso acelerar ações contra Jaques Wagner (PT), que tinha acabado de se eleger senador pela Bahia e tomaria posse em fevereiro.

Segundo mensagens divulgadas pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo, Deltan afirmou que valeria fazer busca e apreensão sobre o petista "por questão simbólica". Em uma das conversas, o chefe da Lava Jato pergunta: “Caros, Jaques Wagner evoluiu? É agora ou nunca... Temos alguma chance?".

Um procurador identificado como Athayde (provavelmente Athayde Ribeiro Costa) responde: "As primeiras quebras em face dele não foram deferidas”. Mas novos fatos surgiram e eles iriam “pedir reconsideração".

"Isso é urgentíssimo. Tipo agora ou nunca kkkkk", escreve Deltan. Athayde diz que “isso não impactará o foro”. Deltan responde: “Não impactará, mas só podemos fazer BAs [operações de busca e apreensão] nele antes [da posse]”. 

Logo, uma procuradora pondera que Wagner já tinha sido alvo de um mandado de busca e apreensão (relembre aqui): “Nem sei se vale outra”. Deltan responde: “Acho que se tivermos coisa pra denúncia, vale outra BA até, por questão simbólica”. E completa: “Mas temos que ter um caso forte”. Athayde informa que seria “mais fácil” Wagner aparecer “forte” em outro caso, e Deltan finaliza: “Isso seria bom demais”. Informações do Bnotícias.

sexta-feira, 28 de junho de 2019

BH: Maia diz que não sabe se Onyx continua no governo



















O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta sexta-feira, 28, em Belo Horizonte, que o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, “tem toda a confiança do Parlamento”. Questionado se o auxiliar do presidente Jair Bolsonaro (PSL) permanece no cargo, Maia respondeu: “Não sei”.
Há nove dias, Bolsonaro transferiu a articulação política da Casa Civil para a Secretaria de Governo. A tarefa de negociação do Palácio do Planalto com o Congresso será, agora, comandada pelo general Luiz Eduardo Ramos.

Ao chegar para o almoço na casa da ministra Cármen Lúcia, Maia disse que Lorenzoni tem respaldo entre os deputados, mas que não tem informações sobre o futuro do ministro no governo. “O Onyx tem toda a nossa confiança na interlocução entre o governo e o parlamento.” Informações de Veja.com.
foto:Estadão/reprodução



O ex-deputado pelo Rio Grande do Sul tem demonstrado abatimento nos últimos dias, mas nega a possibilidade de que sua saída do governo esteja próxima. Diz ainda que o seu foco é a votação da reforma da Previdência. No fim de semana, o ministro esteve na fazenda do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM). O motivo teria sido o de se aconselhar, e saber se deveria pedir demissão.
Ao chegar para o almoço na casa da ministra Cármen Lúcia, Maia disse que Lorenzoni tem respaldo entre os deputados, mas que não tem informações sobre o futuro do ministro no governo. “O Onyx tem toda a nossa confiança na interlocução entre o governo e o parlamento.”
O presidente da Câmara foi a Minas para visita a uma Associação de Proteção e Assistência a Condenados (Apac), em Nova Lima, na região metropolitana de BH. Após o almoço na casa da ministra, Maia segue para a Assembleia Legislativa para visita ao presidente da Casa, Agostinho Patrus (PV).

SP: Nardoni, Cravinhos, Lindenberg, Mizael e Rugai participam de audiência conjunta

Uma imagem que retrata os
foto:reprodução


Nardoni, Cristian Cravinhos, Guilherme Longo, Mizael Bispo, Carlos Hasegawa, Lindenberg Alves e Gil Rugai deixaram Penitenciária II de Tremembé nesta quarta, 26, para participar de uma audiência conjunta no Departamento Estadual de Execução Criminal de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, São Paulo. A oitiva foi determinada pela juíza Sueli Zeraik no âmbito de supostas irregularidades atribuídas ao ex-prefeito de Ferraz de Vasconcelos Acir Filló na produção de seu livro "Diário de Tremembé - O presídio dos famosos". O próprio Filló também cumpre temporada na prisão.
Uma imagem que retrata os "famosos" do presídio de Tremembé todos reunidos no fórum de São José dos Campos circula nas redes sociais.
A audiência foi marcada no último dia 13, em decisão no âmbito de um pedido de entrevista formulado por Filló no início do mês. Na ocasião, a magistrada Sueli Zeraik indeferiu a solicitação do detento "em face de ponderações do Diretor da unidade prisional".
Segundo a juíza, o relato do diretor indicou que o conteúdo do "Diário de Tremembé - O presídio dos famosos" estaria causando "comoção entre os presos", "refletindo de maneira negativa no ambiente prisional e gerando instabilidade instauração de procedimento para apuração de infração".
Ao indeferir o pedido do ex-prefeito de Ferraz, Sueli apontou que o conteúdo sobre os presos citados "carece de fidedignidade, de legitimação, e de necessária autorização para divulgação ou exposição pública dos indivíduos".
"Acrescente-se que todos estão sob a custódia do Estado, que portanto deve assegurar-lhes o direito à privacidade, nele abrangido o direito à intimidade, à honra e à imagem, a teor do disposto no inciso X do artigo 5º da Constituição Federal", assinalou a magistrada.
Ela considerou que haveria irregularidade na conduta de Filló e determinou a instauração de um procedimento para "apuração de infração de acordo com tais fatos".
O ex-prefeito foi preso em abril de 2017 após investigações do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), braço do Ministério Público, apontarem licitações irregulares que teriam lesado os cofres públicos em pelo menos R$ 15 milhões. Ele responde por 9 ações criminais e 18 processos por improbidade.
Os detentos 'famosos'
O ex-policial militar Mizael Bispo dos Santos foi condenado em 2013 a 20 anos de prisão em regime fechado pelo assassinato da ex-namorada, a advogada Mércia Nakashima, em maio de 2010.
Já o motoboy Lindemberg Alves, de 25 anos, foi condenado a 98 anos e 10 meses de prisão por matar a ex-namorada Eloá Cristina Pimentel, de 15, e por outros 11 crimes, em outubro de 2008.
Alexandre Nardoni foi sentenciado a 30 anos e dois meses de detenção por matar a filha Isabella que tinha 5 anos quando foi jogada do 6º andar do prédio onde morava. Em abril a Justiça concedeu a Alexandre, preso há 11 anos na Penitenciária de Tremembé, progressão de pena para o regime semiaberto.
Guilherme Longo foi extraditado da Espanha em janeiro de 2018, a pedido do governo brasileiro, para responder pelo assassinato de Joaquim Pontes Marques, seu enteado de três anos.
Cristian Cravinhos foi condenado a 38 anos e 6 meses de prisão pela morte do casal Marísia e Manfred von Richthofen, em 2002, em São Paulo. Ele, seu irmão Daniel e a namorada Suzane von Richthofen, filha do casal, planejaram e executaram o assassinato do casal na casa da família.
Publicitário e ex-seminarista, Gil Rugai foi condenado a 33 anos e nove meses de prisão pelo assassinato do pai e da madrasta em Perdizes, na zona oeste de São Paulo em 28 de março de 2004.
O empresário Carlos Sussumu Hasegawa está preso preventivamente por ordem da Justiça Estadual desde 2016 por supostos crimes de extorsão e quadrilha armada. Ele responde a processos por sonegação estadual e federal em São Paulo e no Rio, que, segundo os investigadores, somam R$ 566 milhões.
O livro
A descrição apresentada no site do livro indica que o mesmo tem "inéditos relatos sobre os midiáticos crimes" cometidos pelos detentos ouvidos nesta quarta e outros como Róger Abdelmassih. A publicação de Acir tem 360 páginas e é comercializada por R$ 59,90.
Durante a divulgação do "Diário do Tremembé" foram encaminhados à imprensa termos de autorização de uso de imagem assinados por detentos retratados no livro, entre eles Mizael Bispo e Cristian Cravinhos.
fonte:Estadão/28.06.19/atarde

TJ-BA nega recurso e prefeitura de Ibititá terá de realizar concurso para servidores


Resultado de imagem para cafu barreto
Cafu Barreto do PSD é atual gestor do município

A prefeitura de Ibititá, no centro norte baiano, não conseguiu suspender uma sentença em que é obrigada a realizar concurso público. É que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), nesta sexta-feira (28), negou um pedido de liminar da gestão local. Segundo decisão do Tribunal Pleno do TJ-BA não ficou evidenciado a “ameaça à ordem e economia públicas” nem que o concurso poderia causar “comprometimento” do caixa da prefeitura.

Além dessas situações, a prefeitura argumentou que o concurso seria inviável devido também a limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e perdas oriundas do ajuste econômico do governo federal.  Com a decisão desta sexta permanece em vigor a decisão da Comarca de Irecê, responsável pelos processos de ibititá.

Assim, o prefeito local terá de realizar concurso em prazo de 180 dias em substituição a servidores contratados sem passar pelo processo seletivo. A multa em caso de desobediência é de R$ 10 mil diários.

fonte:BNotícias 28/06/19

quinta-feira, 27 de junho de 2019

CEF aumenta valor de saque nas lotéricas


[Caixa sobe limite de saque em lotéricas de R$ 1.500 para R$ 2.000]
foto:reprodução

Caixa Econômica Federal aumentou o valor máximo para saques nas casas lotéricas a clientes Caixa e do Banco do Nordeste. 
O aumento do limite de R$ 1.500 para R$ 2.000 entrou em vigor na quarta-feira (26) e não tem relação com o pagamento de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo e Serviço) nem com o seguro-desemprego.
Esses dois pagamentos têm limites próprios de saque e não foram alterados. Pagamentos do FGTS podem ser feitos em valores de até R$ 3.000, enquanto o seguro-desemprego pode ser sacado integralmente.
Para o cliente Caixa ou do Banco do Nordeste fazer o saque é preciso levar o cartão do banco e um documento com foto, como RG ou CNH.
A medida do banco faz parte de um pacote de mudanças nas casas lotéricas. Além do aumento do limite de saque, a Caixa criou nova remuneração para negócios e uma linha de crédito exclusiva para lotéricos.
O banco também planeja implementar ações como aceitação de cartão de débito e crédito nas casas lotéricas.Informações do BNews.
 

Ao liberar Agrotóxicos, Brasil vai na contra-mão da tendência mundial, diz Le Monde


Dirceu Portugal /Fotoarena/Folhapress
foto:reprodução


Matéria publicada hoje(27) no jornal Le Monde da França traz uma matéria de meia página discorrendo sobre a liberação de agrotóxicos pelo governo do presidente Bolsonaro indo na contramão da tendência Mundial. Confira a reportagem completa no link abaixo publicado pelo site Uol.


https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2019/06/27/ao-liberar-agrotoxicos-brasil-vai-na-contramao-da-tendencia-mundial-diz-le-monde.htm

Educação tem maior aumento de desaprovação no governo Bolsonaro









foto:reprodução Veja.com
Um dos principais focos de crise nos primeiros meses do governo de Jair Bolsonaro, com troca de ministros, demissões em série de diretores e anúncio de medidas polêmicas, a área de educação foi a que mais viu sua avaliação despencar neste início de mandato, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira, 27.
De acordo com o levantamento, o número de pessoas que desaprovam a atuação de Bolsonaro na educação aumentou de 44% para 54% entre abril – quando foi feita a primeira pesquisa do instituto para a CNI (Confederação Nacional da Indústria) e – junho. O aumento de dez pontos percentuais está acima da margem de erro do levantamento, que é de dois pontos para mais ou para menos, e é superior à verificada nas outras áreas. Depois da educação, também tiveram aumentos na desaprovação acima da margem da erro entre abril e junho as áreas de combate ao desemprego (de 49% para 55%), saúde (de 51% para 56%) e impostos (de 56% para 61%). Todos os setores, no entanto, tiveram variação para cima na desaprovação, mesmo que dentro da margem de erro.
Entre os nove setores pesquisados em junho, a desaprovação é maior que aprovação em sete deles – apenas segurança pública (54% aprovam e 43% desaprovam) e meio ambiente (46% contra 45%) tem mais gente a favor do que contra o tratamento dado pelo governo ao assunto. 

À deriva

Apesar de ser um dos temas mais importantes da agenda nacional e dono de um dos maiores orçamentos do governo, o Ministério da Educação (MEC) ficou à deriva sob o comando de Ricardo Vélez Rodríguez nos quatro primeiro meses de governo. Reportagem de capa publicada por VEJA mostrou que, neste período, projetos estavam emperrados e demissões ocorriam em massa — o ministério já tinha contabilizado dezessete baixas em cargos de alta escalão até então.
Enfraquecido, bombardeado por evangélicos, militares e partidos, e enredado com os “olavetes”, cujo mestre é o guru Olavo de Carvalho, Vélez não deixou a pasta antes porque Bolsonaro não queria demiti-lo durante uma crise com o Congresso. Contudo, no dia 8 de abril, o colombiano foi exonerado e substituído pelo economista Abraham Weintraub. O que ninguém esperava é que o atual ministro seria tão polêmico quanto o anterior.
No final de abril, Weintraub disse que o ministério cortaria os recursos das universidades que promovessem “balbúrdia” em seus campi – mais especificamente na UnB (Universidade de Brasília), na UFF (Universidade Federal Fluminense) e na UFBA (Universidade Federal da Bahia). Depois, mudou o discurso e afirmou que os cortes seriam uma necessidade orçamentária e atingiria 30% das despesas não obrigatórias de todas as instituições.
O anúncio dos cortes mobilizou professores, alunos, entidades e partidos de esquerda e levou a grandes manifestações contra o governo – talvez as maiores até agora – em centenas de cidades pelo país nos dias 15 e 30 de maio. Segundo a presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Marianna Dias, em entrevista a VEJA, “houve desrespeito” do MEC.
O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e ouviu 2.000 pessoas em 126 entre os dias 20 e 23 de junho. A pesquisa anterior foi feita entre os dias 12 e 15 de abril, dias após Weintraub assumir a pasta.

Insatisfação

A pesquisa também revelou que a insatisfação do eleitorado com a gestão Jair Bolsonaro no geral aumentou entre abril e junho. O percentual de pessoas que avaliam o governo como “ruim/péssimo’ subiu de 27% em abril para 32% em junho. Já a taxa de brasileiros que avaliam o governo como “ótimo/bom” caiu de 35% em abril para 32% em junho.
O número de pessoas que não confiam no presidente também cresceu de 45% para 51% no mesmo período, enquanto as pessoas que desaprovam a maneira de governar de Bolsonaro subiu de 40% para 48%.

Em Feira: Bandido faz criança refém ao ser preso pela PC



foto:reprodução
Policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) prenderam nesta quinta-feira (27), na Rua Saquarema, bairro Caseb em Feira de Santana, Darlan da Silva Conceição, 23 anos, que mora no conjunto Feira VII. Ele é acusado de ter praticado vários crimes na cidade como assaltos, homicídios e latrocínios e estava com mandado de prisão em aberto.
Darlan da Silva Conceição estava na casa de uma mulher, que ele informou ser comadre dele. No momento em que as equipes da polícia chegaram para efetuar a prisão, Darlan pegou uma criança de dois anos, afilhado dele, e disse que não soltaria até chegar à delegacia.
Ao chegar na delegacia, Darlan solicitou a presença da imprensa para soltar a criança. Na presença dos repórteres, ele afirmou que estava com medo de ser morto pela polícia e que levou o afilhado para se proteger. Informações do Acorda Cidade c/adaptações.

Gov. Rui Costa visita ex-presidente Lula e reforça tese de "perseguição política-partidária"


[Rui Costa visita ex-presidente Lula e reforça tese de foto:reprodução

O governador Rui Costa visitou o ex-presidente Lula nesta quinta-feira (27), em Curitiba. Após o encontro, Rui afirmou que "ele manifestou sua inquietação e preocupação com as notícias sobre o aumento da fome, da população de rua e da pobreza no país. Mas sempre muito otimista, falando do potencial do país e da necessidade de o Brasil voltar a crescer, gerar empregos e cuidar das pessoas". 
Na visita, o governador da Bahia foi acompanhado pelo governador do Piauí, Wellington Dias. Em conversa com militantes, Rui disse também ter manifestado a Lula "a solidariedade do povo nordestino e dos governadores do Nordeste e a vontade que se faça Justiça. As últimas notícias deixam claro para o mundo inteiro a falta de respeito à Lei e à Constituição e a perseguição política-partidária ao ex-presidente Lula".


fonte: Bnews 27/06/19

Mundo:Não tem acordo comercial com Brasil se o país sair do acordo climático, diz presidente Françês

Resultado de imagem para presidente da frança
foto:reprodução
O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou nesta quinta-feira (27) que não assinará nenhum acordo comercial com o Brasil caso o presidente Jair Bolsonaro saia do acordo climático de Paris, ameaçando colocar em risco os trabalhos de negociações comerciais entre União Europeia e Mercosul.
As negociações da União Europeia com o grupo do Mercosul se intensificaram, com Bolsonaro dizendo este mês que um acordo poderia ser assinado “logo”, enquanto o grupo europeu o chamou de “prioridade número um”.
No entanto, a irritação da União Europeia em relação ao aumento de importações de carne e a hesitação do Mercosul sobre abertura de alguns setores industriais, como o automotivo, fizeram prazos anteriores para um acordo serem descumpridos. Se um acordo estiver perto, está além do alcance.
A França em particular está preocupada com o impacto sobre sua vasta indústria agrícola de importações sul-americanas, que não teriam que respeitar as estritas regulações de meio ambiente da União Europeia.
“Se o Brasil deixar o acordo de Paris, até onde nos diz respeito, não poderemos assinar o acordo comercial com eles”, disse Macron a jornalistas no Japão, antes da reunião do G20.
“Por uma simples razão. Estamos pedindo que nossos produtores parem de usar pesticidas, estamos pedindo que nossas companhias produzam menos carbono, e isso tem um custo de competitividade”, disse ele.
“Então não vamos dizer de um dia para o outro que deixaremos entrar bens de países que não respeitam nada disso”, acrescentou o presidente francês.
Em Tóquio, onde acompanha o presidente Jair Bolsonaro (PSL) para a reunião do G20, o general Augusto Heleno, ministro-chefe do GSI, evitou comentar a fala de Macron.
Questionado se o Brasil vai permanecer no Acordo de Paris, ele disse que “isso já foi dito". "Pode ou não, se for perguntado. Não está na pauta do G20 isso”, afirmou o ministro.
O ministro falou que a política de meio ambiente é totalmente injusta ao Brasil.
"O Brasil é um dos países que mais preserva meio ambiente no mundo. Quem tem moral para falar da preservação de meio ambiente do Brasil? Este países que criticam? Vão procurar a sua turma”, disse.
Heleno defendeu que o Brasil tem que buscar "o famoso desenvolvimento sustentável", que aproveite as riquezas sem prejudicar o meio ambiente.
Ele ainda afirmou que países não podem "dar palpite no Brasil".
"A gente não dá palpite em ninguém, por que que a gente não dá palpite no meio ambiente da Alemanha? Quais são as florestas que o europeu preservou? veja o que tinha de floresta no início  do século e o que tem hoje. Veja o que o Brasil tinha de floresta e tem hoje."
Ele ainda disse não ter dúvidas de que há ONGs por trás das estratégias de países que questionam a proteção ambiental no Brasil.
“Eu não tenho nenhuma dúvida, eu nunca tive nenhuma dúvida. Estratégia de preservar o meio ambiente do Brasil para mais tarde eles explorarem. Está cheio de ONG pro trás deles, ONG sabidamente a serviço de governos estrangeiros. Vocês têm que ler mais um pouco sobre isso, viu? Vocês estão muito mal informados.”
Mais cedo neste ano, a França votou contra a abertura de negociações comerciais entre a União Europeia e os Estados Unidos por conta da decisão de Washington de deixar o acordo climático de Paris.
No entanto, a medida francesa não bloqueou a abertura de negociações comerciais porque a maioria necessária de membros da União Europeia a apoiou. Não está claro se a França seria capaz de levar outros países do bloco a votarem contra o acordo do Mercosul.
Antes mesmo da reunião começar, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse a parlamentares alemães que vê com grande preocupação as ações do governo brasileiro em relação ao desmatamento.
"Assim como vocês, vejo com grande preocupação a questão das ações do presidente brasileiro [em relação ao desmatamento] e, se ela se apresentar, aproveitarei a oportunidade no G20 para ter uma discussão clara com ele", afirmou a chanceler. Informações da Folhapress


Caso de laranjas: PF prende assessores do ministro de Turismo

Polícia Federal prende assessores de ministro do Turismo em caso dos laranjas do PSL
Ministro do turismo -foto:reprodução

A Policia  Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira (27), Mateus Von Rondon, que é assessor especial do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Segundo o G1, a prisão ocorreu em Brasília. 

Também foi detido, em Ipatinga, um dos coordenadores da campanha de Álvaro Antônio à Câmara dos Deputados em 2018, Roberto Silva Soares, conhecido como Robertinho. 

As prisões fazem parte da investigação da Polícia Federal sobre supostas candidaturas de laranjas do PSL em Minas Gerais. Desde fevereiro, a PF e o Ministério Público Eleitoral investigam o uso de candidatas para desvio de recursos do fundo eleitoral. Informações do Bahia Notícias.

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Azul retoma voo entre Salvador- Aracaju e começa operar SSA - SP/Guarulhos


[Azul retoma voo entre Salvador e Aracaju]
foto:reprodução
Aeroporto Internacional de Salvador terá novamente a rota Salvador-Aracaju. A partir da próxima segunda feira (1), a Azul Linhas Aéreas operará seis voos semanais com aeronaves Embraer E195 de 118 assentos. 
“Bahia e Sergipe têm importantes laços econômicos, além de possuírem uma demanda natural por conta das suas atrações turísticas e laços afetivos. O reestabelecimento do voo direto reforça estas conexões e oferece maior conveniência para baianos e sergipanos”, lembrou a gerente de Negócios Aéreos do Salvador Bahia Airport, Graziella Delicato.
Na mesma oportunidade, a Azul começará os voos regulares na rota Salvador-São Paulo/Guarulhos, com quatro voos diários operados por Airbus A320 de 174 assentos. Além da nova opção para a capital paulista, o público baiano conta com alternativas de conexão para Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e para os Estados Unidos, através de codeshare com a United Airlines.
Para Salvador-Aracaju, as partidas da capital baiana serão diárias (exceto sábados) às 23h25, chegando à 0h15 do dia seguinte. Os voos na capital sergipana também são diários (exceto domingos) às 4h15, chegando às 5h05 em Salvador.
Na rota Salvador-São Paulo/Guarulhos, as partidas do aeroporto baiano são diárias às 3h00, 9h05, 15h20 e 21h30, chegando respectivamente às 5h25, 11h30, 17h45 e 23h55. Já saindo da capital paulista, as partidas também são diárias às 5h55, 12h15, 18h25 e 23h50, chegando à Bahia respectivamente às 8h20, 14h40, 20h50 e às 2h15 do dia seguinte. As passagens podem ser compradas através do site da Azul Linhas Aéreas (www.voeazul.com.br) ou através de agentes de viagens. Informações do BNews.

Avião da FAB com cocaína entra em debate do STF sobre limites de foro especial

Avião da FAB com cocaína entra em debate do STF sobre limites de foro especial
foto:reprodução

O caso da apreensão de 39 kg de cocaína com um sargento da Aeronáutica que integrava a comitiva do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em Sevilha, na Espanha (leia aqui), foi citado no plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quarta (26), durante uma discussão sobre os limites das prerrogativas de autoridades com foro especial.

Os ministros discutiam processos relacionados à Operação Métis, deflagrada pela Polícia Federal em outubro de 2016 nas dependências do Senado.

O que estava em debate era se bastava autorização da primeira instância da Justiça Federal para a PF entrar no Senado ou se era necessária autorização do Supremo, mesmo que os alvos da Métis fossem apenas membros da Polícia Legislativa, que não tem foro especial, e não senadores, que têm essa prerrogativa.

O ministro Alexandre de Moraes afirmou que, em seu entendimento, quem pode autorizar a entrada da polícia na Casa, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, é o seu presidente. Portanto, o mandado deve ser expedido por quem tem autoridade sobre o presidente da Casa --no caso específico do Senado, o STF.

O decano da corte, Celso de Mello, levantou então a questão. "Minha preocupação é que se construam santuários de proteção de criminosos comuns em relação a certos espaços institucionais reservados a certas autoridades com prerrogativa de foro", disse.

"Pegue-se, por exemplo, a situação de um avião da FAB [Força Aérea Brasileira], um avião militar que serve à Presidência da República e em cujo interior é apreendida uma quantidade imensa de drogas. Haveria necessidade de se instaurar investigação no STF quando não há qualquer conexão do fato aparentemente delituoso com o presidente da República, mas sim com algum auxiliar seu, como um sargento taifeiro?", indagou.

Moraes respondeu. Disse que todos se preocupam com eventual impunidade, mas que ela só ocorreria se não houvesse um Ministério Público atuante, como há.

"A questão é quem, constitucionalmente, é o juiz natural para isso [autorizar medidas como busca e apreensão]", disse Moraes.

"A segunda questão, do avião: crime em flagrante, apreensão. Não há necessidade nem de se abrir inquérito no Supremo. Agora, vamos dizer que, daqui a duas semanas, a polícia queira fazer uma perícia no avião presidencial. E pede não só a apreensão, mas deslocamento do avião presidencial. Seria no juízo de primeiro grau [o pedido]? Creio que não", completou.

Em meio ao debate, o ministro Luiz Fux, que presidia a sessão no momento, deu intervalo. O caso da operação Métis voltará a ser discutido pelo plenário após a volta do intervalo.


fonte:Folhapress 26/06/19
Q