• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 23 de setembro de 2017

Bahia: Polícia prende quadrilha suspeita de matar ex-prefeito de Pedro Alexandre

foto:divulgação/reprodução
A polícia matou um suspeito e prendeu outros três integrantes de uma quadrilha responsável pela morte de um ex-prefeito baiano durante uma operação nesta sexta-feira (22) em Pedro Alexandre, no interior do Estado. O grupo também é apontado por homicídios em Sergipe e Pernambuco.
A operação para desarticular o bando contou com policiais civis do Departamento de Polícia do Interior (Depin) e militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste que também apreenderam um fuzil AR15, uma espingarda calibre 12 e duas pistolas.
Cleciano Vieira Santos, conhecido como Gordo, 34 anos, Adomarcos Silva Souza, o Donga, 37, e Adagilson Nunes de Jesus, 48, estavam escondidos no interior e foram presos em flagrante. Úilson Gonçalves de Souza, suspeito por homicídio, reagiu à abordagem, foi baleado e não resistiu aos ferimentos.
Foto: Divulgação/SSP
Na Bahia o grupo é investigado pela morte do ex-prefeito do município de Pedro Alexandre, Petrônio Pereira Gomes, e da tentativa de homicídio contra o vice-prefeito Tonho de Zezinho, que teve o carro alvejado por mais de 60 tiros. Ele reconheceu os autores.
Já em Sergipe eles são suspeitos da morte do presidente da câmara do município de Carira, Jailton Martins de Carvalho, conhecido como Jailton do Preá e do assassinato do ex-vereador Claudeir dos Santos, conhecido como Pinho de Santa Rosa, morto em março deste ano, na cidade de Poço Redondo. Em Pernambuco eles são suspeitos de praticarem homicídios e tentativas também contra políticos.


Bahia: Turistas deverão pagar tarifa para visitar Morro de São Paulo


Praia em Morro de São Paulo.: Praia em Morro de São Paulo , na Bahia
© Dedoc Praia em Morro de São Paulo , na Bahia
Os turistas pagarão uma taxa de visitação de 15 a 20 reais para visitar o arquipélago de Tinharé, na Bahia – onde se localiza o Morro de São Paulo. A cobrança foi estabelecida pela prefeitura de Cairu, responsável pelo local, e entrou em vigor na última sexta-feira, quando foi publicada no Diário Oficial do município baiano.
A lei estipula que a cobrança será aplicada para todos que passarem pelo local ou permanecerem nele. A justificativa para cobrança é usar os valores arrecadados para “assegurar a manutenção, restauração, manutenção e preservação do Patrimônio do Arquipélago, bem como assegurar a manutenção das condições ambientais e ecológicas do Município de Cairu”, segundo o texto.
A taxa varia conforme o número de visitantes, e será cobrada junto com a compra de passagens aéreas para o local, ou no momento do desembarque em aeroportos e terminais marítimos. O local fica localizado a cerca de 60 quilômetros de Salvador, e atrai mais de uma centena de milhares de turistas por ano, segundo a prefeitura.
A administração municipal já estabeleceu taxas para o acesso ao arquipélago em outras duas ocasiões – entre 2007 e 2012, e 2012 e 2016. Mas a cobrança foi derrubada por decisões da Justiça, que aceitou argumentos do Ministério Público da Bahia, que alegou inconstitucionalidade das medidas por restringir a liberdade de movimentação das pessoas. Além do Morro de São Paulo, a região abrange as ilhas Boipeba, Garapuá, Moreré, e Gamboa.
fonte:MSN

Homem sobrevive a quatro paradas cardiorrespiratórias depois de ser submetido à hipotermia terapêutica,


Crédito: Fabio Braga
NOVA CHANCE O engenheiro Carlos Neves e o aposentado Antônio Carlos (abaixo): graças às técnicas revolucionárias, eles sobreviveram (Crédito: Fabio Braga)
foto:INOVAÇÃO Diretor do Incor, Sergio Timerman foi um dos responsáveis por trazer a técnica ao Brasil (Crédito:Kelsen Fernandes)
O engenheiro Carlos Alberto Neves sofreu um infarto enquanto dirigia em uma avenida movimentada de São Paulo. Depois de perder os sentidos e bater o carro, Neves foi ajudado por um policial militar que passava pelo local. A caminho do Instituto do Coração (Incor), o engenheiro teve outras quatro paradas cardiorrespiratórias. A mais severa delas durou 25 minutos. Nesse tempo, seu coração literalmente parou de bater. “Eu não lembro de quase nada”, diz. “Todos achavam que não sobreviveria ou que poderia ficar vegetando em uma cama. Quando voltei, minha família não acreditou. Posso dizer que nasci de novo.” Como isso foi possível? Neves foi submetido à hipotermia terapêutica, técnica ainda pouco difundida no País que, ao lado de outras inovações no tratamento a pacientes enfartados, pode salvar incontáveis vidas. Apenas no Brasil, ocorrem 720 paradas cardíacas por dia.

Redução de danos

A técnica consiste em reduzir a temperatura do indivíduo para até 32 graus, quando o normal é 36,5. O paciente é envolvido por uma manta fria ou, em algumas situações, por cubos de gelo espalhados pele corpo. O processo dura no mínimo 24 horas e tem como objetivo fazer o organismo trabalhar menos, reduzindo o seu metabolismo. “Hoje em dia é mandatório que pacientes que tenham sofrido paradas cardiorrespiratórias passem por esse procedimento”, diz Sergio Timerman, diretor do Centro de Treinamento em Emergências do Incor e um dos responsáveis pela chegada da nova técnica ao Brasil. “O procedimento permite que o indivíduo tenha uma recuperação melhor, menos agressiva e fique quase sempre sem sequelas neurológicas permanentes.”


Outro procedimento promete ser ainda mais eficaz. Nele, a pessoa é submetida a um cateterismo que induz a hipotermia em no máximo 18 minutos. O cateter é inserido na veia femural (que fica na perna) e, antes de chegar ao coração, resfria o sangue do paciente para uma temperatura entre 32 e 34 graus. Segundo Timerman, essa técnica reduz os impactos do infarto. “O procedimento melhora o pós-operatório, evitando arritmia, cicatrizes grandes e um futuro AVC”, afirma. A diferença desse método é que, além de ser mais rápido, ele permite que o paciente fique acordado o tempo todo.

Vítima de um segundo infarto, o aposentado Antônio Carlos Ramos passou pelo procedimento no ano passado. Ao sair da igreja, sentiu dores no peito, ligou para o filho e pediu ajuda. Quando chegou ao hospital, já estava enfartando. “O médico informou ao meu filho que iram fazer o cateterismo que induz a hipotermia para preservar a integridade do coração”, diz Ramos. Depois de passar 10 dias na UTI, recebeu alta sem ficar com sequelas. Para Natali Giannetti, cardiologista do Incor, a técnica permite a independência do paciente depois da alta, já que na maioria dos casos é possível levar uma vida normal. “Acompanhamos os pacientes até o trigésimo dia depois do infarto e todos tiveram boa recuperação”, diz a médica.


fonte:Istoé acesso 23/09/17 às 09:50hs,

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

SP: Ex-médico Farah Jorge Farah é encontrado morto

O ex-médico Farah Jorge Farah, de 68 anos, foi encontrado morto em seu apartamento, no começo da tarde desta sexta-feira, 22, quando policiais civis se preparavam para cumprir o mandado de prisão contra ele. Na quinta-feira, 21, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) havia determinado que Farah deveria cumprir na prisão a pena de 14 anos e oito meses a qual havia sido condenado em 2014.
Farah Jorge Farah: O ex-médico Farah Jorge Farah em abril de 2008© Patrícia Santos/Estadão O ex-médico Farah Jorge Farah em abril de +++ RELEMBRE: Farah confessa assassinato, mas diz que não lembra como matou amante
O delegado Osvaldo Nico Gonçalves, do Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas da Polícia Civil, informou que o corpo foi encontrado quando policiais entraram em seu apartamento, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo. "Ele estava vestido de mulher e tinha um corte na perna", disse o delegado.
A polícia trata o caso como suicídio, e uma perícia está sendo realizada no apartamento nesta tarde.
Farah havia sido condenado por homicídio, acusado de matar e esquartejar, em 2003, uma ex-paciente, com quem ele teve um relacionamento amoroso. Em 2007, o ex-médico havia obtido o direito de aguardar o julgamento em liberdade.

Prefeitura promove palestra e caminhada, marcando o Setembro Amarelo em Irecê



foto:reprodução/facebook

Abordando a prevenção e o combate ao suicídio, a Prefeitura de Irecê, através do Caps Dias Melhores, promoveu na manhã desta quinta (21), uma palestra com o médico psiquiatra Georjane Dourado. Com o tema “Falar é a melhor solução”, a palestra lotou o auditório do Colégio Modelo, e contou com a presença do prefeito Elmo Vaz, da primeira-dama Cynara Barbosa, secretários municipais e comunidade.

Para a coordenadora do Caps, Vera Matos, “é mais do que necessário chamarmos a atenção da sociedade para o suicídio enquanto uma questão de saúde pública. É através de medidas socioeducativas e da divulgação que alertamos a população e evitamos mortes prematuras, já que para mais de 90% dos casos existe a possibilidade de prevenção”.

Após a ação, os integrantes se juntaram à caminhada pela Cultura da Paz em Irecê, percorrendo as ruas do centro em direção à Praça da Prefeitura.


Fonte: Ascom / Segov

Bahia: Resultado provisório do concurso de oficiais da PM é divulgado






O resultado provisório da 1ª etapa do concurso para a formação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros (CBMBA) foi divulgado na manhã de hoje(22), no Diário Oficial do Estado (confira a lista).
O boletim individual que constará as notas do candidato será disponibilizado a partir das 12h, no site da Uneb e da Consultec. Para ter acesso, o candidato deverá registrar a data de nascimento e o número de inscrição ou o CPF.
Para quem for interpor recursos, o prazo é de dois dias úteis; ou seja, nesta sexta, 22, e na próxima segunda, 25. A interposição será feita presencialmente no Centro de Processos Seletivos (CPS) na Uneb, na rua Silveira Martins, nº 2.555, no Cabula, em Salvador. Lá, o candidato deverá se dirigir, de acordo com a opção escolhida, ao Comandante-Geral da PMBA ou ao Comandante-Geral do CBMBA. Os resultados, se deferido ou indeferido, serão divulgados no sites da Uneb e da Consultec.
Confira no link abaixo também:


http://fw.atarde.uol.com.br/2017/09/20179219338327_resultado-provisorio-do-concurso-da-pm-e-corpo-de-bombeiros.pdf

Brasil: Alegando suspeição, Antônio Mariz deixa defesa de Temer

Antônio Mariz alega suspeição e decide deixar defesa de Michel Temer: Advogado explicou que já atuou para o doleiro Lúcio Funaro, cujos depoimentos estão entre os que embasaram segunda denúncia contra o presidente
© DR Advogado explicou que já atuou para o doleiro Lúcio Funaro, cujos depoimentos estão entre os que embasaram segunda denúncia contra o presidente
Após o Supremo Tribunal de Justiça (STF) autorizar o encaminhamento da denúncia contra Michel Temer à Câmara dos Deputados, nessa quinta-feira (21), o advogado Antônio Mariz de Oliveira informou que deixará a defesa do presidente.
Além de advogado, Mariz é amigo de Temer. Por isso mesmo, deve permanecer como conselheiro do peemedebista e ainda prometeu, de acordo com informações da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, sugerir quatro nomes de sua confiança. O presidente deve escolher o substituto entre eles.
Como justificativa, Antônio Mariz alegou suspeição, por já ter defendido Lúcio Funaro, preso na Lava Jato. Na segunda denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente, por organização criminosa e obstrução de justiça, constam vários pontos da delação premiada do doleiro.
Conforme explica o advogado, ele já teria conhecimento de muitas informações relacionadas à nova denúncia contra Temer, devido ao tempo em que prestou serviço a Funaro, apontado como operador financeiro do PMDB na Câmara. Mariz também afirma ter atuado para outras pessoas, físicas e jurídicas, citadas no processo. A mudança deve ser formalizada nesta sexta-feira (22).
O advogado, inclusive, é citado na delação de Funaro. O doleiro disse aos investigadores que, quando ainda era cliente do criminalista, enviou a ele por engano um e-mail com cotações de preços de escritórios que fazem delação. Depois disso, Geddel Vieira Lima teria indagado se ele pensava em se tornar colaborador.

Gov.Rui: Oposição critica nomeação de Jusmari Oliveira para a Sedur

Resultado de imagem para jusmari oliveira
A ex-prefeita de Barreiras -foto:reprodução


A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) criticou nesta quinta-feira (21) a nomeação da ex-prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira, para o comando da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano.

Para o líder do bloco, deputado Leur Lomanto Jr. (PMDB), o governador Rui Costa (PT) fere o princípio da moralidade na administração pública ao nomear Jusmari, condenada em maio deste ano a uma pena três anos por fraude em licitação para compra de medicamentos, materiais hospitalares e odontológicos. “É um absurdo que o governador nomeie para um cargo tão importante, em uma das maiores secretarias do estado, uma gestora que responde na Justiça por atos de improbidade administrativas.

Há uma evidente falta de observância a um dos princípios que deve valer na escolha de um titular, que é a comprovação de um comportamento inquestionável que o gestor deve ter a frente de uma administração e não é isso que a ficha da ex-prefeita aponta”, afirmou. 

Para o vice-líder da bancada, Luciano Ribeiro (DEM), a decisão de Rui foi apenas política. “Fica claro o desrespeito e a intenção apenas política do governador em nomear uma liderança de um município grande, às vésperas de um ano eleitoral, num sinal de uso da máquina pública para articulação da pré-campanha ao governo da Bahia”, frisou. Informações do BN.

Goiânia: Empresário diz que matou jovem casal por um " impulso"


foto:reprodução


O empresário Ricardo de Oliveira Sousa Lobo, 27 anos, confessou nesta quinta-feira (21) que matou a tiros um casal em Goiânia. Mário Silva de Moura, 26, e Camila Edna Silveira, 28, eram noivos. O acusado é casado com uma prima de Camila e disse que matou os dois por conta de um "impulso" depois que a vítima enviou para a mulher dela uma foto em que o empresário aparece com várias mulheres em uma festa. A informação é do G1.

Segundo Ricardo, Camila costumava se meter em seu relacionamento, o que o incomodava. "Quando cheguei em casa, olhei no celular da Gleicy (a esposa dele) e chegou bem na hora a mensagem com o ‘print’. A Camila falou que no dia que ela quisesse sair com eles para festa, era só avisar que buscava", afirmou. "Como tive outros problemas, fui lá para resolver a situação, saber o porquê daquilo. Não fui lá com a intenção de matar ninguém, foi impulso".
Na madrugada, Ricardo se entregou à polícia. Ele disse que depois de ver a mensagem de Camila foi com a mulher e o filho, de apenas 1 ano e 9 meses, até a casa das vítimas, que é próxima de onde ele vivia com a família. “Chamei a Camila no portão e, assim que o portão abriu, eu estava com o celular da Gleicy na mão e mostrei pra ela. Perguntei o porquê daquilo e, quando ela viu o que aconteceu, assustou, pulou em mim, e foi na hora que, sem querer, atirei nela. O Mário veio correndo e no impulso do nervosismo, achei que ia dar uma facada em mim e atirei naquele impulso", explicou ele, durante sua apresentação à imprensa. 
Mensagem enviada pela vítima à mulher do acusado (Foto: Reproduçaõ)
O crime aconteceu às 23h do domingo. Câmeras de segurança registraram quando o acusado chega ao local. A polícia o identificou pelas imagens, que registraram o carro dele, e também com ajudas de testemunhas. "Seria alguém conhecido por ter chamado o nome do Mário no portão. Diante disso, a gente buscou quem da família ou próximo tinha um Polo branco. Descobrimos que uma prima tinha e que ela era casada com um rapaz que tinha problema com a Camila e o Mário. Tivemos informação que estavam incomunicáveis, ela não foi ao velório, e fomos ligando os pontos", diz o delegado Thiago Martimiano, detalhando como chegou ao suspeito.
Ricardo afirmou que costuma andar armado e diz que não pegou o revólver por ter premeditado matar o casal. Afirmou também que se arrependeu. "Mexo com comércio, já fui assaltando várias vezes. Então, quando ia fazer depósito, uma hora ou outra a gente sempre andava com arma. E, por incrível que pareça, estava no carro. Estou muito arrependido. Estraguei a minha vida, a vida da minha família. Vou perder o contato com meu filho por um bom tempo, que é tudo o que eu mais prezo. Trabalho no meu comércio, sou honesto e manchei meu nome num ato de impulso".
O delegado não crê nessa versão e afirma que o crime foi planejado. Ricardo vai responder por duplo homicídio duplamente qualificado - impossibilitar defesa da vítima e motivo fútil.
fonte:Correio da Bahia

Segundo o RUF: UEFS fica em 1º lugar dentre as Universidades Estaduais da Bahia; Ufba é a 15ª do país


      foto:Edvan Barbosa/reprodução

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) se destacou no Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado esta semana pelo Jornal Folha de São Paulo. De acordo com a pesquisa, a Uefs ocupa a primeira colocação entre as universidades públicas estaduais. Em segundo lugar, entre as estaduais da Bahia, está a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

    Entre todas as públicas (federais e estaduais) em primeiro lugar na Bahia está a Universidade Federal da Bahia (Ufba), que no ranking aparece como a 15ª melhor do país entre todas as instituições avaliadas. 
    Na avaliação geral, obtém a segunda colocação no estado da Bahia, dentre instituições públicas e privadas, estando a frente dela apenas a Universidade Federal da Bahia (Ufba). No cenário nacional, a Uefs aparece na 63ª posição do ranking.

    Nas avaliações específicas, que fazem parte do conceito geral do RUF, alguns cursos da Uefs se destacam nacionalmente. O curso de Odontologia, por exemplo, é indicado pelo ranking como o 9º melhor do país, no quesito “Avaliação Docente” e o 14º na avaliação geral. Já o de Farmácia é o 12º em qualificação docente e o 26º melhor curso do Brasil.

    O reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento, encara os resultados com uma importante reflexão. “Apesar dos cortes orçamentários, da perda de docentes com titulação de mestre e doutor devido a aposentadorias, do impacto da redução de verbas de pesquisas oriundas da Capes, da Fapesb e do CNPq, a Uefs segue como uma universidade de boa reputação acadêmica. Mas é preciso fazer um alerta: essa situação adversa não sustentará essa reputação indefinidamente. É preciso reverter o ciclo recente de financiamento inferior ao necessário”, disse.
    O ranking avalia, anualmente, os cursos de graduação de universidades e faculdades públicas e particulares de todo o Brasil. Como nos anos anteriores, 195 instituições fazem parte da avaliação, feita com base em dados nacionais e internacionais, além de análise dos seguintes aspectos: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.

    Apenas três instituições de Feira aparecem no RUF (públicas e privadas)

    Ranking com todas da Bahia entre públicas e privadas:





    fonte:Acorda cidade

    quinta-feira, 21 de setembro de 2017

    SP: Jornalista Boris Casoy paga indenização a gari após comentário ofensivo

    Boris Casoy paga indenização de R$ 60 mil a gari após comentário ofensivo
    Foto: Divulgação
    O apresentador de telejornal Boris Casoy pagou indenização ao gari José Domingos de Melo, após ofender o profissional durante transmissão ao vivo do "Jornal da Band". O fato ocorreu na virada de 2009 para 2010, quando o gari deixou uma mensagem de chegada de ano novo para o telejornal. Após a exibição, o jornalista fez um comentário que vazou para os telespectadores: “Que merda, dois lixeiros desejando felicidades do alto das suas vassouras. O mais baixo na escala do trabalho”. 

    Boris foi processado e a Justiça determinou o pagamento de R$ 60 mil a José Domingos. Segundo informações do Uol, a quantia já foi depositada pelo apresentador e o varredor informou ao sindicato dos garis de São Paulo que vai usar o dinheiro para ajudar a mãe de 75 anos a reformar a casa. Informações do BN.

    Gov. Rui Costa anuncia ex- prefeita de Barreiras como nova secretaria de Desenvolvimento Urbano

    [Rui anuncia ex-prefeita de Barreiras na Secretaria de Desenvolvimento Urbano]
    foto:reprodução
    O governador Rui Costa anunciou em suas redes sociais na manhã desta quinta-feira (21) que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado passa a ser comandada por Jusmari Oliveira.  A nomeação foi publicada no Diário Oficial desta quinta e a cerimônia de posse será nesta sexta-feira (22), às 15h, no Salão de Atos da Governadoria.Jusmari ocupa a vaga deixada por deputado federal Fernando Torres (PSD) que entregou ao governador uma carta de exoneração. Torres pediu para voltar pra Brasília e reassumir o mandato de deputado federal, cuidando de suas emendas parlamentares voltadas para Feira de Santana. "Vou para novos desafios em Brasília neste momento muito delicado no cenário nacional", comentou Torres.
    Ainda na s redes, o governador agradeceu os serviços prestados por Fernando Torres e disse que o convite feito a Jusmari fortalece a representatividade do interior do estado.
     Por sua vez, a ex-prefeita de Barreiras disse que ficou muito honrada com o convite do governador. "Sei que este será um grande desafio e vou assumir com muita garra e vontade. Quero aprender muito com o governador neste momento. A cada dia ele corre mais", declarou Jusmari Oliveira.

    fonte:BNEWS

    Em Nova York: Meirelles diz que recessão acabou e é hora de investir no Brasil



                     foto:(Wilson Dias/Agência Brasil)
                               O ministro da Fazenda, Henrique Meireles f


    Agência Brasil - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse hoje (20) que o Brasil saiu da “pior recessão da história” e que agora é o momento de investir no país. A afirmação foi feita no seminário Oportunidades de Investimentos no Brasil, promovido pelo jornal Finantial Times, em Nova York.

    “Agora é o momento que a economia vai começar a crescer, mas os preços ainda não refletem essa retomada”, disse o ministro. Meirelles destacou a aprovação da reforma trabalhista, o estabelecimento de um teto para os gastos públicos e a proposta de uma taxa de juros do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) mais alinhada com o mercado como fatores que melhoraram a situação do país. Além disso, segundo ele, o governo está empenhado em aprovar a reforma da Previdência.
    “Os agentes econômicos estão confiantes que estamos no trilho certo e a economia vai continuar crescendo”, disse.
    Perguntado sobre um vídeo nas redes sociais em que aparece pedindo oração a pastores pela geração de emprego e pela economia, o ministro respondeu que é preciso “juntar todo o apoio” da sociedade. “Evidentemente, eu falo muito para homens de negócios, banqueiros e investidores. Estou sempre falando com esses grupos. Decidi que também era um momento de falar com outras partes da sociedade também”, disse.
    Na semana passada, Meirelles recebeu para almoço em sua casa deputados da bancada de seu partido, o PSD. Ele foi convidado para ser candidato a presidente nas próximas eleições. Meirelles, no entanto, negou que seja pré-candidato.

    Recuperação gradual

    Mais cedo, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, disse, também em Nova York, que o crescimento econômico no Brasil está em recuperação gradual, depois de dois anos em recessão. Goldfajn afirmou que o impulso para a recuperação veio do crescimento do consumo, estimulado pelos ganhos de renda com a “forte desinflação”. “O próximo passo para um crescimento sustentável e equilibrado virá de novos investimentos”, disse.
    Em agosto, o governo federal anunciou concessões de aeroportos, rodovias e terminais portuários e privatizações, como da Casa da Moeda.

    7x1: Maioria do STF vota pelo envio da 2ª denúncia contra Temer à Câmara


    ctv-gfd-stf-stf-stf: Plenário da sessão do STF
    © ANDRE DUSEK/ESTADAO Plenário da sessão do STF
    A maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) votou na tarde desta quarta-feira, 20, contra a suspensão da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer pelos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça. A sessão foi suspensa e será retomada na quinta-feira, 21.
    A defesa do presidente quer a suspensão da tramitação da denúncia, até que sejam esclarecidos os indícios de irregularidade envolvendo as delações do empresário Joesley Batista e do executivo Ricardo Saud, do grupo J&F.
    Na prática, independetemente de como votarem os três ministros restantes, a segunda denúncia contra Temer seguirá para a Câmara dos Deputados. Sete dos 11 ministros apoiaram o seguimento da denúncia contra o presidente. Apenas Gilmar Mendes se posicionou contra, e ainda pediu que a denúncia voltasse para a PGR.
    O ministro Dias Toffoli acompanhou os colegas, mas ressaltou que o Supremo pode, sim, rejeitar uma denúncia apresentada contra um presidente da República antes da análise da Câmara se entender que há problemas que possibilitem isso. Isso poderia ser feito, de acordo com a visão de Dias Toffoli, se o relator entender que há algum tipo de irregularidade na denúncia e, assim, enviasse o tema para julgamento no plenário antes de decidir pelo envio à Câmara.
    Já o ministro Gilmar Mendes divergiu dos colegas e votou para que o envio da denúncia fosse suspenso até a conclusão das investigações sobre os indícios de irregularidade envolvendo delatores do grupo J&F. Gilmar também votou para que a denúncia fosse devolvida à PGR por mencionar fatos que não dizem respeito ao mandato de Temer.
    Ainda faltam votar três ministros: a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia; o decano da Corte, Celso de Mello; e Marco Aurélio Mello.
    Aptidão. O entendimento majoritário dos integrantes da Corte foi no sentido de que a denúncia da PGR deve ser encaminhada à Câmara dos Deputados, cabendo ao STF se pronunciar apenas em momento posterior, caso os parlamentares autorizem o prosseguimento da acusação formal contra o presidente.
    “Se a Câmara dos Deputados disser, sim, o STF é livre para verificar da aptidão ou não da denúncia. Se ela é apta ou é inepta. Mas o momento é exatamente de aguardar esse juízo político que antecede ao juízo jurídico", frisou o ministro Luiz Fux.
    O ministro Luís Roberto Barroso concordou. “A denúncia se submete a prévio juízo político por parte da Câmara dos Deputados e não há, portanto, razão para se precipitar qualquer pronunciamento do Supremo Tribunal Federal nessa matéria. Não é possível, a meu ver, interferir com a prerrogativa da Câmara e impedir que ela aprecie a admissibilidade da acusação”, disse Barroso.
    Para Barroso, neste momento a “palavra está com a Câmara” para saber se há interesse público em saber se fatos narrados na denúncia contra Temer verdadeiramente aconteceram.
    “Caberá à Câmara dos Deputados admitir ou não a acusação para que se investigue se é verdade que havia esquemas criminosos na Petrobrás, em Furnas, no Ministério da Integração Nacional, na Caixa Econômica Federal, na Secretaria de Aviação Civil, no Ministério da Agricultura e outros espaços da vida pública”, observou Barroso.
    Barroso destacou que a segunda denúncia contra o presidente reúne informações trazidas por outros 15 delatores, entre eles delatores da Odebrecht, o ex-diretor de abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa e a empresária Mônica Moura, mulher do marqueteiro João Santana.
    “Ainda que caísse por qualquer razão a delação premiada discutida (de Joesley e Saud) há um conjunto vasto de provas que subsistem íntegras”, frisou Barroso.
    Memorial. A nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, encaminhou manifestação aos ministros do STF na qual se posiciona contra o pedido da defesa do presidente Michel Temer para tenta barrar o envio da denúncia contra o peemedebista à Câmara dos Deputados. O texto foi entregue aos ministros nesta quarta-feira, por volta de 13h, pouco antes do início da sessão do plenário.
    Raquel aponta, no memorial, que “não há lugar para impugnar a viabilidade da denúncia" antes da decisão da Câmara dos Deputados.
    A denúncia contra Temer por obstrução de justiça e organização criminosa foi enviada ao STF pelo ex-procurador-geral Rodrigo Janot, no penúltimo dia útil de seu mandato. Esta é a primeira manifestação da procuradora-geral, que sucede Janot, sobre o tema.

    quarta-feira, 20 de setembro de 2017

    Na ONU: Trump ameaça "destruir totalmente" a Correia do Norte


    O presidente dos EUA, Donald Trump, fala durante a 72ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York... 


    O presidente americano Donald Trump ameaçou "destruir totalmente" a Coreia do Norte, caso tenha que defender os Estados Unidos ou seus aliados. A declaração foi dada durante seu primeiro discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, nesta terça-feira (19). Trump ironizou o líder norte-coreano Kim Jong-un e se referiu a ele como um "homem-foguete em uma missão suicida", em referência aos recorrentes lançamentos de mísseis feitos pelo governo de Pyongyang na região do Oceano Pacífico. "Os Estados Unidos têm grande força e paciência, mas se forem forçados a defender a si ou a seus aliados, não teremos outra escolha além de destruir totalmente a coreia do Norte", disse o presidente americano.

    Embaixador da Coreia do Norte para ONU, Ja Song Nam, deixou a assembleia antes mesmo do início do discurso. Durante sua fala, Trump reforçou que o país asiático é uma ameaça para o mundo e pediu mais enfrentamento contra o governo de Kin Jong-Un. "É hora de as nações trabalhem juntas para isolar o regime de Kim até que ele cesse seu comportamento hostil", declarou. Informações do BN.

    terça-feira, 19 de setembro de 2017

    UNEB divulga Gabarito Preliminar do REDA

    UNEB - Seleção de Concursos e Vestibulares

    A UNEB - Universidade do Estado da Bahia, divulgou hoje(19) o gabarito preliminar do Processo Seletivo Reda para Nível Superior aplicado no último domingo(17) em Salvador e mais seis cidades do interior do Estado. Para o Campus XVI-Irecê são duas vagas.

    Confira abaixo no link.


    file:///C:/Users/user/Downloads/GABARITO_PRELIMINAR_REDA%20(1).pdf

    Eleições 2018: Lula lidera em todos os cenários,diz pesquisa da CNT


    bolsonaro e lula: Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
    foto:© Agência Brasil Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
    Condenado em julho a nove anos e seis meses de prisão pelo juiz Sergio Moro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando todos os cenários em que é citado para as eleições de 2018, segundo pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional de Transportes (CNT). Nas três simulações feitas para o primeiro turno, o ex-presidente oscila pouco, entre 32% e 32,7% das intenções de voto. Em segundo lugar, dispara o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que em fevereiro estava entre a terceira e quarta posição e viu seu apoio aumentar de cerca de 11% para mais de 18% nos três cenários.
    Antes vice-líder, a ex-senadora Marina Silva (Rede) aparece em terceiro lugar em todos os cenários. A diferença entre as simulações fica por conta do candidato escolhido para representar o PSDB: muito atrás dos correligionários, o senador Aécio Neves (MG) seria a escolha de apenas 3,2% dos eleitores, enquanto o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito paulistano, João Doria, têm 9,4% e 8,7%. Outro candidato pesquisado, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) fica em quarto no cenário que inclui Aécio e em quinto caso enfrente Alckmin ou Doria, com intenções de voto que vão de 4,6 a 5,3%.
    No cenário de pesquisa espontânea, em que não é apresentada uma lista de candidatos ao eleitor, Lula lidera com 20,2% das intenções de voto e Jair Bolsonaro, 10,9%. Citado de forma espontânea pela primeira vez, João Doria vem em terceiro, mas distante dos dois primeiros, com 2,4%. Na sequência, Marina Silva tem 1,5%; Geraldo Alckmin e Ciro Gomes, 1,2%; o senador Álvaro Dias (Podemos), 1,0%; o presidente Michel Temer (PMDB), 0,4%; e Aécio Neves, 0,3%. Do total, 37% se disseram indecisos, brancos e nulos somam 21,2% e outros são 2,0%. A pesquisa ouviu 2.002 e tem margem de erro de 2,2% para mais ou para menos.
    Pesquisa estimulada - 1º turno
    Cenário 1
    Lula (PT) – 32,4%
    Jair Bolsonaro (PSC) – 19,8%
    Marina Silva (Rede) – 12,1%
    Ciro Gomes (PDT) – 5,3%
    Aécio Neves (PSDB) – 3,2%
    Brancos e Nulos: 21,9%
    Indecisos: 5,3%
    Cenário 2
    Lula (PT) – 32%
    Jair Bolsonaro (PSC) – 19,4%
    Marina Silva (Rede) – 11,4%
    Geraldo Alckmin (PSDB) – 8,7%
    Ciro Gomes (PDT) – 4,6%
    Brancos e Nulos: 19%
    Indecisos: 4,9%
    Cenário 3
    Lula (PT) – 32,7%
    Jair Bolsonaro (PSC) – 18,4%
    Marina Silva (Rede) – 12,0%
    João Doria (PSDB) – 9,4%
    Ciro Gomes (PDT) – 5,2%
    Brancos e Nulos: 17,6%
    Indecisos: 4,7%

    Rejeição

    Nas simulações de um enfrentamento em segundo turno, o ex-presidente Lula se daria melhor contra os cinco adversários pesquisados, sendo que Bolsonaro, com 28,5%, é o que chegaria mais perto dele, com 40,5% no cenário. O deputado do PSC superaria todos os nomes do PSDB, mas perderia para Marina Silva, que também se dá melhor contra os tucanos.
    Abalado pela delação da JBS, que chegou a afastá-lo do mandato no Senado, Aécio Neves é o nome mais rejeitado entre todos os pesquisados, com 69,5% de pessoas que disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Ciro Gomes, Geraldo Alckmin, Marina Silva e Lula também têm rejeição acima de 50%.
    Apesar de também terem rejeição alta, ultrapassando 40% do eleitorado pesquisado, João Doria e Jair Bolsonaro são os que menos têm reações negativas entre os pesquisados. O deputado conta com 45,4% de eleitores que não considerariam votar nele, ante 42,9% do prefeito paulistano. De acordo com a análise da CNT, o fato de Doria ter rejeição em patamar semelhante ao de outros possíveis candidatos é um sinal de que ele “passou a ser percebido como um político comum” pelos eleitores.
    Fonte;MSN/reprodução