• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 20 de maio de 2017

Homem acusa Salvador Trade Center de racismo por ter sido tratado como 'suspeito'


Homem acusa Salvador Trade Center de racismo por ter sido tratado como 'suspeito'
foto:divulgação

Um homem acusou a administração do Salvador Trade Center, localizado na Avenida Tancredo Neves, de racismo. Segundo a publicação no Facebook feita nesta sexta-feira (19) por um amigo, Márcio Dourado, morador do bairro do Nordeste de Amaralina, e seu irmão estavam sentados em um café do prédio. 

Eles foram abordados por um administrador do local, que pediu para eles sair por serem avaliados como suspeitos. "Márcio e o irmão ousaram sentar no Coffee Shopp e, na opinião do administrador do Trade Center, foram avaliados como suspeitos. 

A policia militar foi acionada, entraram no prédio e promoveram a conhecida abordagem aos "cidadãos de cor". Foram educados e zelosos mas o constrangimento foi inevitável", relata Cristiano Santos em uma rede social. Segundo ele, Marcio denunciou o caso em uma delegacia da região. Veja a denúncia publicada no Facebook:



foto:reprodução/facebook

Pai de 3 filhos, nível superior, esposo de advogada, ativista social e militante de causas humanitárias. Nada disso importa quando você é um negro do Nordeste de Amaralina e ousa tomar um café no Salvador Trade Center.
Márcio e o irmão ousaram sentar no Coffee Shopp e, na opinião do administrador do Trade Center, foram avaliados como suspeitos. A policia militar foi acionada, entraram no prédio e promoveram a conhecida abordagem aos "cidadãos de cor". Foram educados e zelosos mas o constrangimento foi inevitável.
Eles? Foram a delegacia denunciar a prática de injuria e constrangimento ilegal. Eu? Mobilizei amigos da imprensa e estou denunciando aqui. E você, vai ficar ai calado?!! #Traderacista#sernegroéfoda
16 mil
1,3 mil
16 mil
f
onte:BN c/reprodução

Pós delações JBS: Militares pregam respeito à Constituição

General-Villas-Boas-13: Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, comandante do Exército
© Cristiano Mariz Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, comandante do Exército - foTO:REPRODUÇÃO
Comandantes das três Forças Armadas do Brasil ExércitoMarinha e Aeronáutica disseram, por meio de notas oficiais, que manterão durante a crise política o compromisso com a Constituição. As manifestações foram feitas após reunião, no final da tarde de sexta-feira, com o presidente Michel Temer (PMDB) no Palácio do Planalto. Também participaram do encontro, convocado pelo peemedebista, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, e o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen.
“No encontro, foi destacada a estrita observância das Forças Armadas aos ditames constitucionais”, diz nota do Exército. “O general Villas Boas, comandante do Exército, reafirma que a atuação da força terrestre tem por base os pilares da estabilidade , legalidade e legitimidade e ressalta a coesão e a unidade de pensamento entre as Forças Armadas”, diz a nota, assinada pelo Centro de Comunicação Social do Exército.
Também em nota, assinada pelo brigadeiro do ar Antonio Ramirez Lorenzo, chefe do Centro de Comunicação Social, a Aeronáutica disse que no encontro “prevaleceram a unidade de pensamento e o estrito cumprimento das normas legais, características inerentes às Forças Armadas brasileiras”. Já a Aeronáutica, também em nota do Centro de Comunicação Social, disse que “no encontro foi discutida a total subordinação das Forças aos ditames constitucionais”.
No Twitter, o comandante do Exército reforçou o compromisso das Forças Armadas com a lei. “A Constituição Federal brasileira há de ser sempre a solução a todos os desafios institucionais do país. Não há atalhos fora dela!”, publicou.
Temer, como prevê a Constituição, é o comandante das Forças Armadas brasileiras. Caso ele renuncie ou seja afastado, a saída constitucional prevista é a posse do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que deverá convocar eleição indireta para escolher quem será o presidente da República até o final de 2018, quando haverá as eleições regulares.
Partidos de oposição a Temer, como o PT, PSOL e PCdoB, sindicatos e grupos de esquerda, como a Frente Brasil Popular e Frente Povo sem Medo, defendem a aprovação de uma emenda à Constituição para antecipar as eleições diretas para este ano. Uma emenda precisa da aprovação de 2/3 dos parlamentares do Congresso Nacional.
fonte:MNS/reprodução

Novo pronunciamento: Temer diz que empresário cometeu o "crime perfeito"

Temer diz que Joesley fez 'crime perfeito' e anuncia que vai pedir suspensão de inquérito
Foto: Marcos Corrêa/PR/reprodução
O presidente Michel Temer fez um segundo pronunciamento na tarde deste sábado (20) sobre as delações premiadas dos executivos da empresa JBS. Em sua fala, ele disse que o executivo Joesley Batista cometeu o “crime perfeito” e anunciou que a sua defesa vai entrar com um pedido no Supremo Tribunal Federal para suspender o inquérito contra ele. Temer fez duras críticas ao empresário e ao fato dele ter sido liberado pela Justiça. “O autor do grampo está livre e solto nas ruas de Nova York. Ele não passou um dia na cadeia”, bradou.


fonte;BN

Turismo: Azul vai colocar mais de 150 vôos extras para a Bahia em julho

Resultado de imagem para aérea azul

imagem:reprodução

Durante a alta temporada de julho, a companhia aérea Azul vai alocar mais de 150 voos extra cuja origem ou destino são cidades da Bahia. Os traslados irão ou partirão de Campinas, Belo Horizonte, Goiânia e irão para Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Valença. 
“Estamos bastante confiantes no acréscimo de demanda para a alta temporada de julho e já estamos nos preparando com aproximadamente mil voos extras em todo o país.”, disse Daniel Tkacz, diretor de Planejamento de Malha da Azul.
Os vôos já estão disponíveis para compra nos canais de venda da companhia aérea. A Azul opera em dez cidades em toda a Bahia e opera com cerca de 30 decolagens diárias. 
fonte:Correio da Bahia

Cultura: Conselhos de Clarice Lispector


Crédito:  Agência IstoÉ
Clarice Lispector -foto:Ag.Istoé/reprodução

Reedição de “A Hora da Estrela” com ensaios inéditos e uma nova obra sobre seu legado literário confirmam os atributos que a tornaram a mais citada das escritoras brasileiras

Jamais houve na literatura brasileira uma voz feminina capaz de ecoar como a de Clarice Lispector (1920-1977). Judia nascida na Ucrânia, ela chegou ao Brasil no colo da mãe em 1922, quando o movimento modernista dava seus primeiros gritos tropicais. Sem vínculos com a terra natal, gostava de se dizer pernambucana — e foi como brasileira que escreveu a obra hoje considerada a mais influente de uma autora da língua portuguesa. 
Passados quase 40 anos desde sua morte, frases extraídas dos romances, contos, novelas e crônicas que Clarice escreveu permanecem vivas em citações para todas as ocasiões. “Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade” é um dos muitos conselhos de Clarice que circulam pelas redes sociais. Como bem definiu Dinah Silveira de Queiroz, “a literatura de Clarice pode ser cortada à vontade, em pedacinhos, porque muito mais que o todo importa o detalhe”.
Pois sintetizar o que ela pensava sobre o amor, a solidão, o medo, a espiritualidade e até seu método para matar baratas é o propósito do tocante “Como Clarice Lispector Pode Mudar Sua Vida” (Büzz), de Simone Paulino, mestre em Teoria Literária e colaboradora do Departamento de Estudos Lusófonos da Université Paris-Sorbonne. 
O livro chega em boa companhia para os fãs de Clarice: a Editora Rocco acaba de publicar uma edição com ensaios inéditos e manuscritos de “A Hora da Estrela”, sua última obra. O volume traz o texto integral do romance acrescido de rascunhos e anotações feitas à mão, na caligrafia de difícil leitura de Clarice, e análises a cargo de especialistas do Brasil e do exterior.
Vida nas palavras
A edição permite decifrar parte do processo criativo da autora e compreender de que forma ela contribuiu para elevar a literatura brasileira a um patamar inteiramente novo. Por sua natureza acadêmica, os ensaios tendem à erudição, o que pode torná-los um tanto áridos ao leitor habituado à clareza precisa e direta da escritora. Ao propor uma leitura guiada pela emoção, “Como Clarice Lispector Pode Mudar Sua Vida” tem boas chances de cumprir a promessa do título.
Autora de vários livros, entre eles “Minha Mãe, Meu Mundo”, com mais de 400 mil cópias vendidas, Simone Paulino prende o leitor ao compartilhar as transformações que as palavras de Clarice operaram em sua vida. O livro traz capítulos curtos: “Como deixar a vida ser o que ela é”, “Como ser feliz”, “Como ter compaixão” e assim por diante. Cada um deles traz uma citação. Talvez a mais emblemática seja a última: “E com uma palavra podia inventar um caminho de vida”. Não por acaso, “vida” é o significado em hebraico da palavra Chaya, o nome de batismo da imortal Clarice.


 “Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida. Mas antes da pré-história havia a pré-história da pré-história e havia o nunca e havia o sim” Clarice Lispector, A Hora da Estrela
“Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida. Mas antes da pré-história havia a pré-história da pré-história e havia o nunca e havia o sim”
Clarice Lispector, A Hora da Estrela (Crédito:Divulgação)

“Se tu puderes saber 

através de mim… então aprende de mim, que tive 
que ficar toda exposta”
A Paixão Segundo G.H.
“Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada” 
Água Viva
“Se só sabemos muito pouco de Deus, é porque precisamos pouco: só temos Dele o que fatalmente nos basta”
Perto do Coração Selvagem
“Eu antes tinha querido ser outros, para conhecer o que não era eu. Entendi então que eu já tinha sido os outros e isso era fácil. MInha experiência maior seria ser o outro dos outros. E o outro dos outros era eu”
Para Não Esquecer
“E com uma palavra podia inventar um caminho de vida”
Perto do Coração Selvagem





“É impossível abafar essa voz”


21
foto:divulgação
20



Pela dimensão da obra que deixou, Clarice Lispector criou uma sombra que se projetou por muito tempo na literatura brasileira. Alguns autores até confessaram ser incapazes de prosseguir no ofício após ler seus escritos. “Por saber que é impossível abafar essa voz, eu não procurei escrever como a Clarice, mas com ela”, diz Simone Paulino (foto). “Você pode ler a Clarice racionalmente, mas não é isso o que transforma. O bom é ler sentindo”, diz a autora cujo pai era analfabeto. “Para mim, ela não só foi transformadora como continua a me transformar.
fonte:Edição Istoéonline de 19/05/17 -2475 em matéria assinada por  Celso Masson/reprodução

Salvador: Ex- ministro Wagner desaprova gravações contra Temer com aval da PF

 Foto: Vagner Souza// BNews
O secretário de Desenvolvimento Econômico e ex- ministro do governo Dilma Jaques Wagner desaprovou a forma como a Polícia Federal autorizou as gravações da conversa entre o presidente Michel Temer e o dono da JBS, Joesley Batista. Para o ex-governador da Bahia, o “estado policialesco” montado no país não é favorável para a democracia.
Em entrevista ao BNews, durante o Congresso do PT, realizado na Faculdade de Arquitetura da Ufba, na noite desta sexta-feira (19), Wagner disse achar perigosa a forma como a PF vem conduzindo as delações e criticou a liberação dos áudios a apenas uma rede de televisão. “Eu acho perigoso. O ‘Fora Temer’ que gritamos é pela ilegitimidade no cargo, pelo estado policialesco que se montou no Brasil.
Eu prefiro não me empolgar por aí. Porque o Lula está apanhando a uma porrada de tempo por causa disso. E não é porque um delator falou, foi lá grampear, gravar o presidente.
Essa gravação na minha opinião, fora de qualquer padrão ilegítimo. Como é que vaza isso a apenas uma rede de televisão? Quando o jornalismo da globo está por trás, eu sempre fico com o pé atrás”.
Wagner ainda opinou sobre a cassação da chapa Dilma-Temer. Para ele, essa não é a melhor opção para a saída do presidente. “Eu sou contra a cassação no TSE porque significaria admitir que a chapa da presidenta Dilma teve motivos para ser cassada, independente do impeachment.
Mas isso depende dos ministros. Mas essa hipótese eu não acalento. As duas hipóteses que sobram é a renuncia, que é algo pessoal dele, ou o processo de impeachment que levaria quatro meses para ser desenrolado”, disse.

fonte:Bocão News c/adaptações

Concurso: Embasa reabre inscrições do Edital 01/2017; nova data das provas 09/07



Resultado de imagem para CONCURSO EMBASA


A Embasa- Empresa Baiana de Águas e Saneamento publicou hoje(20) no Diário Oficial do Estado, a retificação e reabertura das inscrições ao CONCURSO PÚBLICO REFERENTE AO EDITAL Nº 001/2017, que segundo a empresa após a análise do Ministério Público do Trabalho, Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª região. Confira a publicação oficial abaixo:

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL EMBASA Nº. 01/2017

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. ­ EMBASA e o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação ­ IBFC, no uso de suas atribuições, torna pública a retificação e reabertura das inscrições do Edital nº 01/2017 do Concurso Público após análise em conjunto com Ministério Público do Trabalho, Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região ­ Salvador, conforme a seguir:

1. Excluir a 2ª Etapa - Prova de Aptidão Física das funções de Agente Operacional e Operador de Processos de Água e de Esgoto do Concurso Público.

2. Alterar os prazos dos subitens abaixo para:

5.2.1. As inscrições para o Concurso serão efetuadas, exclusivamente, nas formas descritas neste Edital, e encontrar-se-ão abertas a partir da 0h00mindo dia 22/05/2017 até as 23h59min do dia 12/06/2017, sendo o dia 13/06/2017 o último dia para o pagamento do boleto bancário, observado o horário de Brasília-DF.

5.2.11. A partir de 21/06/2017 o(a) candidato(a) deverá conferir, no endereço eletrônico www.ibfc.org.br se os dados da inscrição foram recebidos e o pagamento processado. Em caso negativo, o(a) candidato(a) deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao(a) Candidato(a) - SAC do IBFC, pelo telefone (11) 4788-1430, de segunda a sexta-feira úteis, das 9h às 17h (horário de Brasília - DF), para verificar o ocorrido.

5.3.1. Para a realização da solicitação de isenção do pagamento da inscrição, o(a) candidato(a) deverá preencher o formulário de inscrição, via Internet, no site do IBFC www.ibfc.org.br no período da 0h00min do dia 22/05/2017 às 23h59min do dia 26/05/2017, observado o horário de Brasília/DF, no qual deverá se enquadrar na condição de:

5.3.1.1. Inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), nos termos do Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007 e ser membro de família de baixa renda, nos termos do referido Decreto.

5.3.7. A relação das isenções deferidas e indeferidas será disponibilizada no site do IBFC www.ibfc.org.br na data de 30/05/2017.

6.6. Para solicitar inscrição na reserva de vagas, o(a) candidato(a) com deficiência deverá encaminhar ou entregar até o dia 13/06/2017, via SEDEX ou correspondência com registro de Aviso de Recebimento (AR) ao IBFC, Rua Waldomiro Gabriel de Mello, 86 - Chácara Agrindus - Taboão da Serra - SP - CEP: 06763-020, os documentos a seguir:

a) Cópia do comprovante de inscrição ou isenção para identificação do(a) candidato(a);

b) Laudo médico original ou cópia autenticada expedido no prazo máximo de 6(seis) meses da data da publicação deste Edital, atestando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde - CID, bem como a provável causa da deficiência;

c) Requerimento de condições especiais, Anexo II, devidamente preenchido e assinado, para assegurar previsão de adaptação da sua prova, quando for o caso.

8.2.1. O(A) candidato(a) que, por qualquer razão, passe a necessitar de condições especiais para a realização das provas, deverá encaminhar, até o dia 13/06/2017, via SEDEX ou correspondência com registro de Aviso de Recebimento (AR), ao IBFC, situado à Rua Waldomiro Gabriel de Mello, 86, Chácara Agrindus, Taboão da Serra - SP - CEP: 06763-020 o requerimento de condição especial, Anexo II, devidamente preenchido e assinado.

10.1. A aplicação das Provas Objetivas e Provas Discursivas está prevista para o dia 09/07/2017, e será realizada nas seguintes localidades do Estado da Bahia: Salvador, Barreiras, Feira de Santana, e Vitória da Conquista.

10.3. O cartão de convocação para as provas objetivas contendo o local, a sala e o horário de realização serão disponibilizados no endereço eletrônico www.ibfc.org.br, a partir de 03/07/2017.

3. Alterar o Cronograma Previsto para:

Item
Descrição
Início
Término
2
Período de solicitação de isenção do valor de inscrição
22/05/2017
26/05/2017
3
Publicação da relação de isentos do valor de inscrição
30/05/2017
30/05/2017
4
Período de inscrições
22/05/2017
12/06/2017
5
Data limite para pagamento do boleto bancário
13/06/2017
13/06/2017
6
Divulgação da relação de inscrições efetivadas
21/06/2017
21/06/2017
7
Publicação dos locais das provas objetivas e discursivas
03/07/2017
03/07/2017
8
Execução - Provas Objetiva e Discursiva
09/07/2017
09/07/2017

4. Permanecem inalteradas as demais condições estabelecidas no Edital de abertura de inscrições e suas retificações.

5. Os candidatos já inscritos anteriormente neste concurso, conforme lista publicada no dia 18/04/2017, permanecem com suas inscrições ativas, não sendo necessário nenhum tipo de ação. Salvador, 19 de maio de 2017-Rogério Costa Cedraz - Presidente

FONTE: DOE 20/05/17(sábado)página executivo/SECRETARIA INFRAESTRUTURA HÍDRICA E SANEAMENTO