• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 17 de novembro de 2012

Brasil: Zé Dirceu quer o passaporte de volta

                                          Dirceu  passa o feriadão em condomínio fechado localizado numa praia do  litoral da Bahia, municipio de 
                                               Camaçari. A casa foi emprestada por Manuel Martinez, empresário do setor imobiliário -Foto:Edson Ruiz/Estadão
 
A defesa do ex-ministro José Dirceu recorreu da decisão do relator do mensalão, Joaquim Barbosa, que determinou a entrega do passaporte dos condenados no julgamento, além de proibir a todos que se ausentem do país sem prévio conhecimento e autorização do Supremo Tribunal Federal (STF). “Uma decisão cautelar contra 25 réus não pode ser genericamente justificada pelo comportamento de 'alguns dos acusados', sem que sejam individualizados aqueles que adotaram a tal atitude 'incompatível'. Ora, a Constituição admite que um réu sofra medida cautelar por conta de 'comportamento incompatível' adotado exclusivamente por outro acusado? Aí reside gravíssimo equívoco da decisão, genérica porque não individualiza o comportamento de nenhum acusado”, argumentam em agravo regimental os criminalistas José Luís Oliveira Lima e Rodrigo Dall'Acqua. Segundo a defesa, a determinação de Barbosa “fere o bom senso e se afasta das regras que permeiam o Estado Democrático de Direito”. Informações do Estadão.

Fonte:BN

Governo Dilma: Presidente critica austeridade da Europa na Ibero-Americana na Espanha

                                                          Dilma durante a 21ª Cúpula Ibero-Americana-Foto:AFP
A presidente Dilma Rousseff atacou neste sábado as políticas de austeridade para enfrentar a crise e defendeu a adoção de medidas de estímulo ao crescimento e à inclusão social na 21ª Cúpula Ibero-Americana.
Dilma sustentou enfaticamente que o Brasil "defende que a consolidação fiscal exagerada e simultânea não é a melhor resposta à crise mundial, e que pode até agravá-la, levando a uma maior recessão", e acrescentou que esta visão permitiu ao Brasil superar os efeitos da crise a partir de 2008.
Em um discurso seguido com atenção pelos chefes de Estado e de governo de Espanha e Portugal, países europeus fortemente atingidos pela crise, a presidente da sexta maior economia do mundo afirmou que a austeridade, por enquanto, submeteu suas populações a "enormes sacrifícios".
"Sabemos que os impactos da crise são diferentes entre os países, e que as respostas também têm suas diferenças, e que produzem consequências diferenciadas. O erro é pensar que a consolidação fiscal coletiva, simultânea e acelerada seja benéfica e resulte em uma solução eficaz", disse.
A prioridade da austeridade, acrescentou Dilma, "embora afaste o risco de uma quebra financeira, não afasta a desconfiança dos mercados, e, ainda mais importante, não afasta a desconfiança das populações". Para enfrentar a crescente insatisfação social, acrescentou, é necessária a adoção de uma estratégia que "mostre resultados concretos para as pessoas e apresente um horizonte de esperança, não apenas a perspectiva de mais anos de sofrimento".
Além disso, a austeridade sequer foi capaz de consolidar seu objetivo principal, o equilíbrio fiscal, afirmou. "Em virtude do baixo crescimento e do austero corte de gastos, assistimos agora ao crescimento dos déficits fiscais, e não sua redução, que, por sua vez, conduzem à redução do PIB", afirmou.

Fonte:AFP/Terra /reprodução

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Chuva com ventos fortes causam queda de árvores em Irecê

                                          A árvore caiu em cima do veículo gol que estava estacionado na av.Santos Lopes- Foto: reprodução/facebook
                                     
A partir das  16:30 dessa tarde (16) uma chuva acompanhada de ventos fortes causaram trantornos a cidade de Irecê, cidade polo do território há 474 km de Salvador.
Algumas árvores cairam na av. Santos Lopes, uma das via de acesso ao centro da cidade, inclusive uma caiu sob um veículo  marca Gol de propriedade do Presidente do CDL da cidade, o empresário  Adalvo Martins, onde o veículo estava estacionado no inicio da avenida sentido, Centro- Contorno da BA-052.
A Coelba através da empresa terceirizada foi acionada e teve de  intervir na rede elétrica evitando assim perigo para todos  que estevam naquela imediações da avenida. Também várias ruas do centro e dos bairros periféricos ficaram inundadas e tivemos uma queda de energia durante o período que durou a chuva.

Crédito foto:Taise Freitas/facebook/reprodução
.

A emissora de rádio CaraíbasFm postou  um vídeo com a reportagem do radialista Quinzinho que você pode assistir nesse link  http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=iSrhhOQecXc

Bahia: Bandidos arrombam caixa eletrônico do BB em João Dourado

 
                                                    Fotos: Site Lucas Souza/reprodução
                                                          O município de João Dourado fica 25 km de Irecê
             
 
Um caixa eletrônico da agência do Banco do Brasil do municipio de João Dourado, no território de Irecê foi arrombado na madrugada desta sexta-feira (16). De acordo com informações do site Lucas Souza, cinco criminosos entraram no prédio por volta das 2h e usaram um maçarico para arrombar o equipamento. Os bandidos ainda fizeram duas pessoas reféns que passavam pela rua em frente à agência no momento da ação. As vítimas foram liberadas logo em seguida e passam bem. Não há informação sobre o valor subtraído do caixa eletrônico. Ninguém foi preso até o momento. 
 
Fonte:Bahianotícias
 c/adaptações
 

Clube da Alemanha vai ajudar filha do ex-jogador Alex Alves

O clube Hertha Berlim anunciou em seu site oficial nesta sexta-feira (16) que vai ajudar financeiramente a filha do ex-atacante baiano Alex Alves, que morreu aos 37 anos na última quarta-feira. Alessandra, 13 anos, é filha do jogador com a modelo Nádio França.
Em nota, o clube alemão presta condolências à família e Michael Preetz, diretor esportivo da equipe, disse que a quantia para ajudar a menina será tirada de um fundo feito para diversas causas.
 

                                    "É claro que vamos ajudar a menina. Nós vamos fazer um seguro para a Alessandra, que ela poderá usar quando for mais velha. Acho que é justo e seria legal com Alex Alves se ajudássemos a sua filha", declarou Preetz, que chegou a jogar com Alves no clube.
O Hertha Berlin vai fazer um minuto de silêncio em homenagem ao jogador antes do jogo contra o St. Pauli na segunda-feira, pelo Campeonato Alemão. 
Alex Alves jogou pelo clube entre 1999 e 2003. O jogador morreu com problemas financeiros e todos os custos da cerimônia de velório e cremamento do corpo foram pagos pelo Vitória, time que o revelou.

Fonte:CorreiodaBahia
Imagem:reprodução site clube/correio

Violência:Ônibus com turistas é assaltado na orla de Salvador




                                              Modelo do ônibus assaltado faz a linha  aeroporto-Pç da Sé -Foto:google/reprodução

“Muito assustado. Salvador está abandonada”. O desabafo do fiscal de pista Jansen Abud de Azevedo, 37 anos, foi postado por ele no Twitter logo depois de viver momentos de medo ao ser assaltado, junto com muitos turistas, em um ônibus tipo jardineira que havia acabado de sair do aeroporto de Salvador.

A ação aconteceu na manhã, no ônibus da empresa Rio Vermelho que saiu por volta de 8h do aeroporto e seguia pela orla até o seu ponto final, na Praça da Sé. Dois homens anunciaram o assalto  quando o coletivo — com cerca de 40 passageiros — passava pelo bairro de Piatã.

“O ônibus deixou o aeroporto lotado. Havia até sete pessoas em pé”, conta. De acordo com o site da empresa Rio Vermelho, o coletivo tem capacidade para  33 passageiros sentados.

Jansen conta que um dos bandidos estava armado e ficou em pé ao lado de onde ele estava sentado e apontando a arma para os passageiros, enquanto o outro foi recolhendo os objetos das pessoas.

“Foi um terror. Nunca tinha passado por uma situação dessas; 80% dos passageiros eram turistas. Tinha gente do Brasil e do exterior. Um turista que estava sentado no fundo quase reagiu e foi ameaçado”, contou Jansen ao CORREIO.

Terror
Jansen, que quase diariamente usa o ônibus para sair do aeroporto e voltar para casa, no Costa Azul, conta que um dos assaltantes subiu em um ponto no bairro de São Cristóvão. “Ele subiu e foi para o fundo, onde o outro já o esperava”, declarou. Cerca de meia hora depois, na altura do Habib’s de Piatã, os dois bandidos passaram para a frente e anunciaram o assalto. “O que se apoiava na minha cadeira era negro, alto, de barba rala e estava com um revólver, enquanto o outro usava uma mochila para recolher os objetos,  como relógios, celulares, computadores”, contou a vítima.

De acordo com o funcionário da Infraero, os bandidos estavam nervosos e a todo instante ameaçavam todos os passageiros de morte. “O homem armado ficava mirando o revólver para as cabeças, um terrorismo psicológico”, lembrou.
Depois da ação, os bandidos desceram nas imediações do Parque de Pituaçu. Eles atravessaram a rua, pegaram outro ônibus e seguiram no sentido Itapuã. Segundo Jansen, as pessoas ficaram desnorteadas. “Fiquei com tanto medo e bastante nervoso que desci assustado, peguei um táxi e fui para casa. De mim
não levaram nada. Acredito porque estava ao lado de um deles e não houve tempo”, disse.

Juíza
Entre os passageiros, havia uma juíza federal de Pernambuco e seu marido, auditor fiscal do mesmo estado. Ele teve o iPad e o notebook levados pelos bandidos. Os dois registraram a ocorrência no Grupo Especial de Repressão a Furtos e Roubos em Coletivos (Gerrc). O casal veio passar o feriado em Morro de São Paulo.

De acordo com informações da unidade, as investigações vão ficar a cargo do delegado titular, Marcos César, a partir de segunda-feira. Até o fechamento da edição, às 22h, ninguém havia sido preso. O motorista e cobradora também foram ao Gerrc registrar os R$ 67 levados pelos bandidos do caixa do ônibus.

Já uma escriturária de São Paulo registrou na Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), no Pelourinho, uma ocorrência por furto de celular, no mesmo ônibus.

Fonte:Redação CorreiodaBahia c/adaptações

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Bahia: Professores do Estado anunciam novas paralisações


                                                                   Imagem:reprodução/google

Novo impasse na rede estadual de educação: professores rejeitaram ontem em assembleia a proposta do governo do estado de dois calendários letivos e prometem duas paralisações este mês: uma na próxima terça-feira, dia 20, e outra no dia 27. De acordo com o calendário divulgado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), o ano letivo de 2013 terá dois inícios.

As aulas começam em março para as 1.076 escolas que vão concluir o ano letivo entre 13 de dezembro e 31 de janeiro. No restante das escolas, o ano letivo começará em abril. Neste grupo estão as instituições que vão concluir o ano letivo no período entre fevereiro e março.

O finais em datas diferentes e o novo calendário com dois inícios  em 2013 é fruto da greve de 115 dias que os professores promoveram entre abril e agosto deste ano. Segundo a SEC, os calendários foram aprovados pelos colegiados escolares, que contam com participação de professores, servidores, pais e estudantes.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado  (APLB) alega que o calendário duplo pode aumentar a evasão escolar, esvaziar as escolas que começam em abril (já que os estudantes optariam por se matricular nas que começam em março) e afetar as férias dos docentes que trabalham em duas escolas.

Segundo a superintendente de acompanhamento e avaliação da rede escolar da SEC, Eni Bastos, as escolas tiveram períodos diferenciados de adesão à greve. “Tecnicamente é um absurdo você ficar defendendo a manutenção de um calendário único, quando se tem situações extremamente diferentes na rede”.
Fonte:CorreiodaBahia/reprodução

UNEB prorroga inscrições do vestibular 2013 até o dia 25/11



A  UNEB- Universidade do Estado da Bahia prorrogou as inscrições do processo seletivo vestibular 2013 até o próximo dia 25/11/12.

Para efetivar as inscrições acesse    www.vestibular.uneb.br


Confira o termo aditivo referente ao processo  publicado no DOE de hoje(15). 

TERMO ADITIVO N° 1 AO EDITAL Nº 084/2012

O Reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público o Termo Aditivo n° 1, ao Edital n° 084/2012, publicado no D.O.E de 29 e 30/09/2012, e republicado no D. O. E. de 03 de outubro de 2012, referente ao Processo Seletivo Vestibular 2013, nos seguintes termos:

1.Ficam prorrogadas até o dia 25 de novembro de 2012, até às 23h e 59 min.

2.As inscrições deverão ser feitas pelo site www.uneb.br e os boletos deverão ser pagos até o dia 26 de novembro de 2012, no horário bancário.

3.Ficam mantidas as demais cláusulas constantes do Edital nº 084/2012, republicado no D. O. E. de 03 de outubro de 2012. Gabinete da Reitoria, 14 de novembro de 2012.

Lourisvaldo Valentim da Silva
Reitor

Fonte: DOE de  15/11/12  página  da  Educação.

Salvador: Filho de procurador é preso com R$ 30 mil em haxixe em bairro nobre


Felipe e Pietro  - foto:reprodução /portaliBahia
Dois universitários foram presos com dois quilos de haxixe, avaliados em R$ 30 mil, na terça-feira (13) no Caminho das Árvores por investigadores do Departamento de Narcóticos (Denarc). A droga foi encontrada com Pietro Gaetano Laranjeira Scolaro e Felipe Veiga Gama, ambos de 26 anos - o segundo é filho de um procurador, segundo a Polícia Civil.

A polícia chegou aos suspeitos depois de flagrar um usuário de drogas, o estudante de direito Alexandre Silva Freire Barbosa, 22, comprando drogas no apartamento de Felipe, no edifício La Luna, que fica na rua da Graviola.

Alexandre foi abordado pelos investigadores quando saia do prédio com 15 gramas de haxixe, pelos quais pagou R$ 300. Ele levou os policiais ao prédio de Felipe, onde este e Pietro foram flagrados fracionando a droga para ser posteriormente embalada e revendida em porções menores. No local, a polícia ainda encontrou dois quilos de haxixe em uma mala debaixo da cama de Felipe.

Alexandre, morador do Loteamento Aquarius, na Pituba, contou à polícia que comprou a droga para levar para o "feriadão" em Itacaré. Ele foi ouvido na sede do Denarc e liberado depois de assinar um Termo Circunstanciado por uso de droga. Outro usuário de drogas foi detido ao chegar no apartamento de Felipe para comprar a droga - Daniel Barbosa de Souza Tapioca, 25 anos, também foi liberado depois de ser ouvido pela polícia e assinar o termo.

No apartamento, além do haxixe e de maconha, os policiais ainda encontraram uma balança do precisão e material para embalagem da droga. Felipe e Pietro foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e encaminhados para o Complexo Policial dos Barris.

Segundo a investigação, Felipe recebia o haxixe de um traficante de outro estado e revendia em festas e também para clientes que iam até seu apartamento.

Fonte: portalibahia/reprodução

Caso Bruno: Ministro Joaquim Barbosa nega pedido para suspender julgamento de Bola

                                                       O futuro presidente do STF  -Joaquim Barbosa- Foto:reprodução
                                               
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa negou nesta quarta-feira pedido feito por Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, corréu no processo que acusa o ex-goleiro Bruno Fernandes das Dores de Souza pelo assassinato de Eliza Samúdio, para suspender seu julgamento marcado para o dia 19 de novembro em Contagem (MG). A defesa alegou cerceamento ao direito de defesa e violação da Súmula Vinculante nº 14 do STF, que concede direito de amplo acesso às provas. Segundo o defensor, a juíza de direito da Vara do Tribunal do Júri de Contagem teria negado acesso a cópia das mídias de áudio e vídeo das audiências.
Em sua decisão, Joaquim Barbosa entendeu não haver violação da súmula no caso. "Verifico que a autoridade reclamada não impediu o acesso da defesa às mídias contendo as gravações das audiências realizadas na instrução criminal, mas apenas fixou regras para consultas às tais mídias, considerando-se principalmente a pluralidade de réus e as peculiaridades do caso concreto para resguardar as imagens das testemunhas", diz a decisão.
O ministro destaca também que o indeferimento do pedido não prejudica o reclamante, pois, caso constatada a alegada negativa de acesso às mídias, com prejuízo da defesa, os atos instrutórios e de julgamento poderão ser eventualmente invalidados. A proximidade da sessão do julgamento também não autorizaria precipitação por parte do STF, "uma vez que a reclamação foi ajuizada somente a cinco dias do julgamento, quanto o suposto cerceamento de defesa, se existiu, teria ocorrido há mais de um mês".
Reclamação
De acordo com a reclamação encaminhada pela defesa, a juíza de primeiro grau fundamentou sua decisão, alegando o direito à imagem das testemunhas. A magistrada sustentou que o conteúdo dos depoimentos estaria à disposição por escrito e que os originais gravados poderiam ser vistos pela defesa e pela acusação dentro das dependências do fórum.

Fonte:portal Terra

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Salvador: ANAC vai investigar manobra de avião que estava o governador Cid Gomes

                                                      Pousos e decolagens foram suspensos por 5 minutos - Foto:reprodução
                          
A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) investiga uma manobra feita por um avião fretado pelo governador do Ceará, Cid Gomes, na pista do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, na sexta-feira. Por conta da manobra, e do desambarque de passageiros, pousos e decolagens foram suspensos por cinco minutos na pista. O caso aconteceu no dia 9 deste mês.
Segundo o G1 CE, o governo do Ceará fretou uma aeronave Cessna CItation operada pela empresa Táxi Aéreio Fortaleza (TAF), que voou de Fortaleza e pousou no aeroporto de Salvador às 13h17. Depois de taxiar, dois passageiros, entre eles o governador Cid Gomes, desembarcaram e seguiram andando pela pista até a Base Aérea de Salvador. Por ter dois passageiros caminhando na pista, uma aeronave da Avianca arremeteu voo e uma da Gol teve o procedimento de voo abortado.
Segundo a Anac, uma possível aplicação de penalidades só poderá ser definida quando a apuração do caso foi concluída, o que ainda não tem previsão. A empresa TAF e o comandante da aeronave podem sofrer punições, incluindo a suspensão ou cassação de certificados.
A TAF informou ainda não tem posição oficial sobre o caso porque ainda vai ouvir o comandante da aeronave. Segundo a empresa, o comandante tem autoridade absoluta quando na aeronave e não deve seguir orientações de passageiros sobre qual local o avião deve posar. Informações do Correio da Bahia.

UNEB vai abrir 28 vagas para professor substituto em 17 campi





A UNEB vai abrir seleção simplificada para admissão de professor substituto. Estão sendo oferecidas 28 vagas, distribuídas em 17 campi da universidade, sediados na capital e no interior do estado.
As inscrições para o certame vão estar abertas entre os próximos dias 19 e 23.
Os interessados devem se inscrever das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, nas secretarias dos departamentos. A taxa de inscrição é de R$ 60.
Para participar do processo seletivo os candidatos devem possuir titulação mínima de especialista. Os documentos necessários para realizar a inscrição constam no edital da seleção veja também retificação ao edital
“Em busca de qualificação acadêmica, nossos docentes sempre precisam se afastar temporariamente. Por isso, seleções de professor substituto são importantes, pois ajudam a preencher essas lacunas temporárias”, explica o pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP) da UNEB, Marcelo Ávila.
A seleção pública, que será realizada de 26 a 29 de novembro, nos departamentos, contará de prova de títulos, entrevista e prova didática.
Os candidatos selecionados irão trabalhar em regime de 40h, com remuneração mensal de R$ 3.136,13.
Informações: PGDP/Campus I – tel. (71) 3117-2428.



Fonte:Núcleo Jornalismo Ascom/UNEB
Imagem:Site da instituição

Bahia: Soldado PM é assassinado em Feira de Santana

                                                       O soldado Paulo Araújo tinha 18 anos de corporação-Imagem:Google
 
O soldado da Polícia Militar da Bahia, Paulo Rogério Araújo, 40 anos, foi assassinado na manhã desta quarta-feira (14) em Feira de Santana. O PM, lotado na 66ª Companhia Independente (CIPM), foi buscar o filho na escola quando foi surpreendido por criminosos que abriram fogo contra ele. O PM foi alvejado no tórax e no maxilar. Ele chegou a ser encaminhado ao hospital Clériston Andrade, mas não resistiu aos ferimentos. Em nota, a Polícia Militar informou que o soldado integrava a corporação há 18 anos e estava em serviço no posto da unidade da Apae de Feira de Santana, quando saiu para cumprir horário de almoço. “As circunstâncias do fato estão sendo investigadas pelo CPR/Leste e serviço de inteligência, atuam para que os autores sejam alcançados o mais breve possível. Nesse momento as diligências estão sendo realizadas para identificação e localização dos autores do crime”, informou o comunicado. iInformações do site Bahianotícias.

Brasil: Morre o ex-jogador Alex Alves em Jaú-SP

                                               Alex jogou também no Hertha Belim da Alemanha- foto:reprodução


O atacante Alex Alves, revelação do Vitória nos anos 1990, faleceu na manhã desta quarta-feira (14). Ele lutava contra leucemia e havia passado por um transplante de medula óssea no mês de outubro. A informação da morte do craque de 37 anos foi confirmada pela assessoria de imprensa do Hospital Amaral Carvalho, que fica em Jaú, onde ele se tratava da doença.

O hospital não confirma se a doença na medula foi a causa da morte do jogador. Alex Alves estava acompanhado da irmã e tinha proibido que qualquer informação sobre sua saúde fosse divulgada pela instituição, amigos e familiares. De acordo com amigos, Alex Alves evitou se internar em um hospital público baiano para que a informação sobre o problema não fosse divulgada.

Por isso, ele buscou uma alternativa em São Paulo. Após esperar na fila do Sistema Único de Saúde (SUS), ele recebeu a notícia de que a medula do irmão era compatível para que fosse feita a doação.

Partida beneficente

Amigos de Alex, os ex-jogadores Paulo Isidoro e Edílson pretendiam organizar uma partida beneficente para arrecadar fundos em prol da vida do ídolo do Leão, que passava por problemas financeiros. A partida, inclusive, seria realizada no Barradão. O presidente do Vitória, Alexi Portela, já havia dito que o clube daria apoio à ideia.

Carreira

Alex Alves despontou de vez para o futebol em 1993, ano do vice-campeonato brasileiro do Vitória. Naquela oportunidade, o atacante entrou para seleção da Bola de Prata, maior premiação do Campeonato Brasileiro. Além de ser lembrado pelos gols, ficou marcado por comemorar com golpes de capoeira e detém o status de primeiro jogador metrossexual do futebol brasileiro. Sua preocupação com a aparência chamou a atenção do país nos anos 1990.

O sucesso o levou ao Palmeiras, campeão em cima do Vitória em 1993. O atacante natural de Campo Formoso, na Bahia, ainda participou da conquista do título nacional palmeirense de 1994. Alex Alves também se destacou com a camisa do Cruzeiro, no final dos anos 90. Ele ainda defendeu o Vitória entre 2005 e 2006, mas sem destaque. Seu último clube foi o União Rondonópolis, do Mato Grosso, em 2010. O atacante não chegou a anunciar a aposentadoria do futebol.

Fonte:Site iBahia.com /CorreiodaBahia

Governo Dilma: Luiz Caetano critica falta de baiano no ministério

O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), participou nesta terça-feira (13) em Brasília de uma mobilização de prefeitos por mais verbas para os municípios e criticou o que chamou de “falta de sotoque baiano” nos ministérios da presidente Dilma Rousseff. “A gente circula pela Esplanada dos Ministérios e não encontra atualmente nem um ministro baiano sequer”, contou o petista. Caetano, que também é presidente da União dos Municípios da Bahia(UPB), defende que durante a reforma ministerial prevista para acontecer no início do próximo ano, a presidente nomeie pelo menos um ministro baiano. “Pelo papel que desempenha do ponto de vista econômico e político no cenário nacional, a Bahia tem de estar presente no Ministério. Isso é ruim para o Estado”, avaliou.
Fonte:Bahianotícias
Foto:Google

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Violência: OAB acusa PM de matar advogado por vingança em Rio Real

 
 
                                                Ophir Cavalcante  - Presidente da OAB do Brasil -foto:reprodução
 
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, criticou a “falta de segurança” com que trabalham os advogados, profissionais que, segundo ele, estão mais próximos do cidadão. A declaração foi feita na noite desta segunda-feira (12) durante a sessão plenária do Conselheiro Federal da OAB, que relatou a morte do advogado de Rio Real, Urbano Nascimento Jr., de 28 anos, executado no último sábado (10). “O Conselho Federal da OAB se solidariza com a Bahia, com sua advocacia e se coloca à disposição para tomar toda e qualquer medida a fim de manifestar nossa preocupação junto ao governador Jaques Wagner e ao secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, para que situações como essa não se repitam", afirmou Cavalcante. O delegado titular da cidade, Geuvan Franca, responsável pelas investigações, descartou a possibilidade de latrocínio – roubo seguido de morte – no caso. Até esta terça (13), seis pessoas já foram ouvidas, segundo o delegado. "Foi execução. Todos os pertences dele estavam no carro", contou, em entrevista ao Bahia Notícias. A polícia investiga a participação de policiais militares. Urbano foi agredido por PMs duas vezes este ano em Rio Real. Em janeiro, o jurista se envolveu em uma discussão com PMs após tentar defender uma testemunha. Em julho, o advogado voltou a ser agredido após se negar a parar o veículo em uma abordagem policial. Ele só parou o carro ao chegar em frente à delegacia da cidade. Segundo a OAB, um dos policiais responsáveis pela agressão na época, já tinha outros antecedentes graves registrados em sua ficha e acabou excluído da corporação na última sexta (9). "O PM é suspeito de, por vingança, ter perseguido o advogado e o assassinado a tiros, com o uso de uma motocicleta", acusa a entidade. Em janeiro, um documento enviado pela OAB-BA à SSP-BA com um pedido de punição aos “desrespeitadores ao exercício profissional da advocacia” cita os nomes dos soldados da PM Hermes, Ferreira, Valnei e Genivaldo, todos lotados em Rio Real. Procurada, a assessoria da PM ratificou o processo na corregedoria militar contra um dos soldados envolvido nas agressões, mas não confirmou o seu desligamento. Após o assassinato, a OAB requereu a designação imediata de um delegado especial para a investigação do caso. A seccional na Bahia informou que solicitará ao Comando Geral da PM uma intervenção imediata no batalhão da 6ª Companhia Indenpendete (CIPM). Moradores ouvidos pela reportagem do Bahia Notícias atribuem o caso à uma possível ação de milícia no município que estaria sendo prejudicada pela atuação do jurista, que costumava atuar nas camadas mais pobres do município, inclusive chegou a presidir o Conselho Titular na cidade.

Fonte: Davi Mendes/Bahianotícias/reprodução

Bahi a: Estado não pode perder parte do seu território, diz Imbassahy

                                           "Não é possível que isso vá acontecer no governo do PT" diz Imbassahay                                       

O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) espera que o governador Jaques Wagner aja com firmeza em relação à disputa por algumas áreas do território baiano, que vem sendo travada pelos estados de Goiás, Piauí e Tocantins. Imbassahy ressalta que esse processo, considerado de risco, poderá resultar em perda de cerca de 100 mil hectares de uma das regiões consideradas mais ricas do estado, o oeste baiano, visto como importante celeiro agrícola nacional. O deputado observa que, a despeito de se tratar de uma briga antiga, jamais um representante estadual permitiu dividir a Bahia com outros estados. “Não é possível que isso vá acontecer agora, no governo do PT”, disse. Para o parlamentar, é preciso defender a integridade territorial baiano com unhas e dentes. “O governador tem falado sobre entendimento, o que é preocupante, porque, nesse caso, entendimento pode significar perda, e isso nós não podemos aceitar. A Bahia já perdeu demais nos últimos anos, não queremos perder também uma parte importante do nosso território”, concluiu.

Fonte:Política  livre
- foto:Bahia econômica/reprodução                                        

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

STF condena Dirceu a quase 11 anos de prisão


                                                                    Foto:reprodução/ABr
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foi condenado a dez anos e dez meses de prisão como resultado do julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão. A pena pode ser alterada até o final do julgamento, conforme alertaram alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), mas inicialmente, a pena deve ser cumprida em regime fechado por ter superado os oito anos.
A fixação das penas de Dirceu não provocou debates mais acalorados porque o ministro-revisor Ricardo Lewandowski, responsável por votos de contraponto com punições mais amenas, não participou desta etapa. Ele não poderia participar porque absolveu Dirceu de todos os crimes da ação penal. Também não participou da votação o ministro Antonio Dias Toffoli, pelo mesmo motivo.
Em relação ao crime de formação de quadrilha, a votação foi unânime para condenar Dirceu a dois anos e 11 meses de prisão, conforme voto apresentado pelo relator Joaquim Barbosa. Já quanto ao crime de corrupção ativa de parlamentares da base aliada, a condenação foi fixada em sete anos e 11 meses de prisão mais 260 dias-multa de dez salários mínimos cada, que somam cerca de R$ 676 mil em valores não atualizados, proposta também pelo relator. Apresentaram pena menor os ministros Marco Aurélio Mello e Cármen Lúcia, que acabaram vencidos.
As penas de Dirceu foram bastante majoradas porque os ministros consideraram que ele teve papel preponderante no esquema, como autor intelectual. A faixa de punição para formação de quadrilha é um a três anos de prisão e a de corrupção ativa é dois a doze anos de prisão. Em relação à corrupção ativa, a pena ainda foi agravada porque o STF entendeu que houve corrupção de nove parlamentares. As informações são da Agência Brasil.

Fonte:Ag.Brasil

Manifestação em Irecê pede providências quanto ao desaparecimento da jovem Gabriela


                                                 A jovem Marilia Gabriela tem 28 anos-foto:reprodução
                                                              Foto:TV João Dourado/reprodução

Cerca de 100 pessoas participaram de um protesto em Irecê, na manhã desta segunda-feira (12). O ato foi para pedir mais agilidade da polícia na investigação do desaparecimento da jovem Marília Gabriela, 28 anos, que desapareceu no dia 03 de outubro na cidade de Ibititá, localizada há 32 km de Irecê.

A manifestação aconteceu no centro da cidade e reuniu familiares, amigos, professores e estudantes. Os participantes portavam cartazes e gritavam palavras de ordem como “Queremos respostas” e “Queremos justiça”.

Presente no movimento, o esposo de Marília Gabriela, o vereador eleito Renato de Reinato, lamentou a situação e pediu ajuda da sociedade. “Amanhã completa 40 dias de solidão, desespero e ansiedade. Precisamos da ajuda e apoio de todos para desvendarmos esse caso”, conclamou, pedindo também mais empenho das autoridades.

O delegado Henrique Moraes, responsável pela Coordenadoria Regional do Interior, diz que o caso é estranho por não haver, até o momento, nem um pedido de resgate, caso a jovem tivesse sido sequestrada, e nenhuma denúncia anônima diante de tantas fotos que foram espalhadas na região e nas redes sociais.

Fonte:Irecê reporter c/adaptações

Brasil: Morre o ator e diretor Marcos Paulo aos 61 anos

                                                           Marcos tinha 61 anos -Foto:reprodução
Morreu na noite de domingo (11), de embolia pulmonar, o ator e diretor Marcos Paulo. Ele estava em casa, no Rio, e tinha 61 anos idade. Nesta sexta-feira (9), Marcos Paulo havia comparecido ao 9º Amazonas Film Festival, que aconteceu em Manaus.
Em agosto do ano passado, ator e diretor passou por cirurgia para remover um tumor no esôfago. Ele havia sido diagnosticado com câncer em maio de 2011.
Segundo comunicado da Central Globo de Comunicação divulgado na época, Marcos Paulo havia descoberto o tumor precocemente em exames de rotina e tinha dado início ao tratamento em seguida.
De acordo com o portal Memória Globo, Marcos Paulo Simões nasceu em São Paulo, em 1º de março de 1951, e foi criado no bairro do Bixiga. Ele era filho adotivo do ator e diretor Vicente Sesso, o que lhe garantiu contato precoce com a TV.
Sua primeira novela foi “O morro dos ventos uivantes”, da TV Exclesior, em 1967 – ele tinha 16 anos. Passou ainda pela Record e pela Bandeirantes antes de ir para a TV Globo, em 1970. Na Globo, atuou em dezenas de novelas, como a primeira versão de “Gabriela” (1975) e “Tieta” (1989). Na década de 1980, destacou-se por suas participações em “Sinhá moça” (1986), de Benedito Ruy Barbosa, e pelo papel-título da minissérie “O primo Basílio”, baseada no romance do escritor português Eça de Queiroz. Mais recentemente, ele esteve em “Páginas da vida” (2006).
Seu primeiro trabalho como diretor foi na novela “Dancin’ days” (1978). Seu principal trabalho como diretor de novelas foi em “Roque Santeiro” (1985). No cinema, seu único trabalho como diretor de longa-metragem foi em “Assalto ao Banco Central” (2010).
Marcos Paulo já trabalhava na produção do que marcaria seu segundo filme como diretor. Segundo ele, “Sequestrados” seria um “thriller policial”, com parte de suas cenas gravadas no Amazonas. O elenco teria Lima Duarte, Milhem Cortaz, Fábio Lago, Vinícius de Oliveira e Eriberto Leão.
Desde 1998, Marcos Paulo era responsável por um dos núcleos de direção de programas da TV Globo. Além de novelas, o núcleo produziu episódios de “Você decide”, “Malhação”, o especial de fim de ano “Estação Globo” e o programa humorístico “Os caras de pau”.

Fonte:Líder notícias

domingo, 11 de novembro de 2012

Governo Dilma: Presidência pagou mais R$ 135 mil a jornais que não existem

 
 
A Presidência da República gastou R$ 135,6 mil para fazer publicidade oficial em cinco jornais de São Paulo que não existem. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo deste domingo (11), as publicações fictícias são vinculadas à Laujar Empresa Jornalística S/C Ltda, com sede registrada em um imóvel fechado e vazio, em São Bernardo do Campo (SP). A empresa aparece em 11º lugar em um ranking de 1.132 empresas que, desde o início do governo Dilma Rousseff, receberam recursos públicos da Presidência para veicular propaganda do governo em diários impressos. Embora esteja à frente de empresas responsáveis por publicações de ampla circulação e tradição no país, como o gaúcho "Zero Hora" e o carioca "O Dia", a Laujar não publica nenhum jornal. Foi constatado que os cinco nomes de jornais da empresa que teriam sido beneficiados pela Presidência inexistem em bancas do ABC Paulista, onde supostamente são editados. Os supostos veículos  também não são cadastrados em nenhum sindicato de nenhuma categoria do universo editorial e são completamente desconhecidos de jornalistas e jornaleiros da região, muito menos aparecem em cadastros municipais de jornais aptos a fazer publicidade de prefeituras, de acordo com a reportagem. Os exemplares enviados à Presidência como provas de que os jornais existem apresentam sinais de serem forjados. A Laujar mandou as supostas edições do dia 15 de março do ano passado do "Jornal do ABC Paulista", "O Dia de Guarulhos", "Gazeta de Osasco", "Diário de Cubatão" e "O Paulistano". Todas elas teriam os mesmos textos e a única diferença seria o nome da publicação. Para comprovar a existência de uma publicação que receberá dinheiro público para veicular propaganda federal, o governo exige apenas o envio de seis exemplares de datas aleatórias. No ato de apresentação, a Laujar declarou que seus jornais tinham uma tiragem total de 250 mil exemplares, vendidos por R$ 2,50 cada. Segundo a Folha, se a informação fosse verdadeira, as supostas publicações da empresa teriam, juntas, uma circulação parecida com a do jornal "O Globo", a quinta maior do país. Em maio, o governo afirmou que a empresa foi excluída do cadastro, não pela existência, mas sim por não especificarem os municípios de circulação. Já o dono da Laujar, Wilson Nascimento, disse que os jornais existem. "Você encontra nas principais bancas da região [ABC Paulista]", afirmou.


Fonte:Bahianotícias/reprodução
Imagem:google

Brasil:Empresário diz que ONG ligada ao PCdoB desviou 90% recursos do programa segundo tempo

                                                     Empresário mostra nota fiscal -Foto:estadão/reprodução
O dono de uma empresa subcontratada para fornecer alimentos a crianças atendidas por um programa de esportes do governo federal diz que cerca de 90% dos R$ 4,65 milhões que recebeu dos cofres públicos entre 2009 e 2010 foram desviados para políticos de Brasília, Santa Catarina e Rio.
"Era tudo roubo. Vi maços de dinheiro serem distribuídos", afirma o dono da JJ Logística Empresarial Ltda., João Batista Vieira Machado, em entrevista exclusiva ao Estado.
Machado diz que foi usado em um esquema montado para fraudar o Segundo Tempo, programa do Ministério do Esporte que atende crianças em atividades físicas em horário extraescolar.
A microempresa sediada no município de Tanguá, na região metropolitana do Rio, foi subcontratada pelo Instituto Contato, entidade sem fins lucrativos dirigida por integrantes do PC do B de Santa Catarina que mantinha dois convênios com o Ministério do Esporte. Machado tinha de fornecer lanches para as crianças.
O dono da JJ Logística, porém, afirmou ao Estado ter fornecido alimentos cujo valor atingiu apenas R$ 498 mil. Os outros R$ 4,15 milhões saídos dos cofres públicos federais que teriam de ser usados para o fornecimento de lanches para as crianças acabaram desviados "para fins políticos", segundo as palavras de Machado.
Irregularidades no Programa Segundo Tempo já custaram o cargo do então ministro do Esporte Orlando Silva, demitido pela presidente Dilma Rousseff em outubro do ano passado - a pasta hoje é comandada por Aldo Rebelo, também do PC do B. No último dia 7 de outubro, Orlando não conseguiu se eleger para o cargo de vereador de São Paulo.
O dono da JJ Logística aponta como responsáveis pelos desvios a ONG catarinense que a subcontratou e o empresário José Renato Fernandez Rocha, o Zeca, ex-assessor parlamentar do deputado federal Dr. Paulo Cesar (PSD-RJ).
"O dinheiro vinha do Ministério do Esporte para a ONG de Santa Catarina, que passava para cá. Daqui sacava o dinheiro e mandava de volta para Brasília e Santa Catarina. Retornava o dinheiro todo", afirma o empresário. "O José Renato (Fernandez Rocha) sacava o dinheiro, colocava numa sacola e levava tudo embora para Brasília e Santa Catarina", diz o dono da JJ Logística, que alega não saber exatamente para quais políticos o dinheiro era encaminhado.
Um terceiro personagem, identificado pelo denunciante como Wellington Monteiro, era o articulador entre as pontas do esquema no Rio, Brasília e Santa Catarina.

Mentira Anterior

Em fevereiro de 2011, o Estado revelou as primeiras irregularidades envolvendo o Instituto Contato. Além de problemas formais e de prazo na execução dos projetos, a reportagem mostrou que a entidade promovia aulas de tênis na rua e com raquetes de plástico e fornecia suco fora do prazo de validade. Procurado na época, Machado confirmou que fornecia lanches para a ONG catarinense, mas citou os desvios. "Fui orientado pelo José Renato a mentir naquela ocasião", diz Machado.
O dono da JJ Logística afirma ter sido "laranja" do esquema. Ele diz que se apresentará amanhã à Polícia Federal para prestar depoimento. Machado também promete levar documentos para as autoridades: notas fiscais, contrato social e alterações e cópias de cheques emitidos.
A documentação, a qual o Estado teve acesso, mostra que a JJ Logística pagou no período em que recebia repasses do Programa Segundo Tempo contas de condomínio em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, faturas de lojas de material de construção, oficinas mecânicas e lojas de tinta. Todos os cheques são assinados por Fernandez Rocha, que também usou as folhas para sacar quase R$ 2 milhões.
O contrato social mostra que foi Fernandez Rocha quem fundou a JJ Logística em abril de 2005. Mesmo depois que a transferiu para João Machado em fevereiro de 2008, continuou assinando os cheques da companhia. Além de atuar na JJ Logística, Fernandez Rocha também é sócio da MLH Comercial Ltda. A empresa recebeu R$ 1,35 milhão da ONG ligada ao PC do B.
Machado diz ter decidido denunciar o esquema por ter sido enganado por Fernandez Rocha. "Éramos amigos, mas quero botar eles na cadeia. Peguei empréstimos de R$ 280 mil e agora me viraram as costas", diz o empresário. "O Segundo Tempo é complicado. É por isso que decidi falar. Para me livrar ou para me enterrar mais. Porque depois que você entra numa dessas, você fica vulnerável com esses caboclos e pode tomar um tiro a qualquer momento."

Fonte: Estadãoonline/reprodução

Concurso do TRT é cancelado em todo o país

Um estrondo no meio da manhã em um dos prédios da Universidade Paulista (Unip) onde estavam sendo aplicadas as provas para o concurso do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 10ª Região (Distrito Federal e Tocantins) provocou tumulto entre os candidatos e o cancelamento das provas em todo o país.
Segundo o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), responsável pela aplicação do concurso, 50 mil candidatos que faziam as provas terão de esperar a divulgação de novas datas. A expectativa é que essa definição seja dada até terça-feira (13).
“Estamos primeiro resolvendo a situação local, mas as provas serão realizadas no menor tempo possível, para não prejudicar os candidatos”, disse Paulo Portela, coordenador-geral acadêmico do Cespe.
As provas do período da tarde, para cargo de nível médio, também foram suspensas. No prédio da Unip em Brasília, mais de 4 mil candidatos faziam o exame quando, no meio da manhã, ouviram estrondos que foram confundidos, inicialmente, com tiros. Ainda pela manhã, o prédio foi evacuado e fechado pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil.
“Estava levando uma menina no banheiro e ouvi o primeiro barulho. Uma outra menina saiu gritando dentro de uma sala e achamos que era tiro”, contou Gustavo Queiroz, que trabalhava como fiscal da prova. “No segundo estrondo, o pessoal desesperou e começou a correr.”
A correria para evacuar o prédio deixou alguns feridos. Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos um candidato se jogou pela janela. “Quando chegamos ao local, transportamos a vítima rapidamente. Estava consciente”, contou a tenente Juliana Leal, oficial do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros do DF.
A bacharel em direito Fernanda Azambuja Ribeiro que fazia prova no local disse que machucou o joelho durante a correria. O subsecretário de operações da Defesa Civil, coronel Sergio Bezerra, garantiu que não houve abalo estrutural no prédio. Segundo ele, o barulho foi provocado por um deslocamento da cerâmica do piso.
“Não há necessidade de interdição porque não houve problema na parte da estrutura, foi no revestimento." Segundo ele, a recomendação de evacuar o prédio e suspender a prova foi para não gerar mais pânico entre os candidatos.
Depois da vistoria no prédio, os técnicos da Defesa Civil disseram que o estrondo foi provocado pela mudança de clima e alteração de temperatura aliada ao uso de material inadequado na colagem da cerâmica. As informações são da Agência Brasil.

Fonte:Agência Brasil