• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 2 de março de 2024

"basta entrar nas redes sociais de um político bolsonarista para "ver sua inutilidade" diz o pastor Anderson Silva

                                                foto:reprodução/vídeo

O pastor Anderson Silva, aquele mesmo que em junho/23, causou polêmica quando em uma live com a participação do dep. Nikolas Ferreira (PL-MG), pediu a Deus que "arrebentasse a mandíbula" do presidente Lula, fez uma postagem em sua rede social, onde se diz arrependido de ser bolsonarista.

Confira abaixo no link abaixo do site UOL de hoje (2):

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2024/03/02/pastor-que-atacou-lula-se-diz-arrependido-de-ser-bolsonarista-vergonha.htm

MEC divulga 2ª Chamada do ProUni 2024

Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

 Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado (2) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada da oferta de bolsas da edição 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni). A lista já está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. 

https://prounialuno.mec.gov.br/consulta/publica/opcao/1/tipo/1

 

Houve alteração também no prazo para entrega de documentação do candidato pré-selecionado, que vai até o dia 12 de março. A apresentação pode ser feita presencialmente na instituição de ensino ou por meio eletrônico. As informações são da Agência Brasil.

 

Caso o candidato não seja selecionado nas duas chamadas, poderá manifestar interesse na lista de espera nos dias 18 e 19 de março.


Fonte:BN c/adaptações 02/03/2024

Barreiras: CB estão atuando no resgate dos três corpos vítimas de acidente aéreo


                                           foto:reprodução/CB

                                           foto:reprodução redes sociais

12 bombeiros militares do 17° BBM, em Barreiras, estão realizando o resgate docorpos dos três ocupantes do avião de pequeno porte que caiu na manhã deste sábado (2), numa área de difícil acesso em Barreiras, Oeste da Bahia.

Os militares já conseguiram acessar o local, uma extensão bastante íngreme e, para a recuperação dos corpos, estão utilizando equipamentos de desencarceramento e resgate para extração das vítimas do avião. 

As três pessoas que morreram após a queda de uma aeronave de pequeno porte na cidade de Barreiras, no Oeste da Bahia, neste sábado (2), foram identificadas. 

As vítimas do acidente aéreo são o piloto Lucas Corisco, o engenheiro eletricista Matheus Bransford Bonfim, 27 anos, e do pai dele, Jackson Bonfim. 

Pai e filho eram de Ilhéus. Os três posaram juntos para uma foto momentos antes da decolagem. 


O Corpo de Bombeiros da cidade informou que a aeronave caiu em uma área de vegetação que fica na Associação Barreirense de Aviação (ABA), um aeródromo que fica a 6 km do centro da cidade. A suspeita é que o avião teve um problema após a decolagem,  por volta de 10h20. Os detalhes, no entanto, não foram especificados.

FONTE: BN -02/03/2024

Bahia: Pôr do sol no Morro do Pai Inácio revela cenário resplandecente na Chapada Diamantina

      foto:Montegem/JC/reprodução

Localizado no município de Palmeiras, o Morro do Pai Inácio se destaca como um dos destinos mais procurados da Chapada Diamantina. Sua popularidade não se deve apenas à paisagem natural deslumbrante, com seus imponentes morros e exuberante vegetação, mas também à vista impressionante de um pôr do sol que parece saído diretamente das telas do cinema.

Assim que chegam, os visitantes têm a oportunidade de capturar belas fotografias no extenso precipício do Vale do Cercado, situado a 1.150 metros de altitude, um dos cartões-postais mais emblemáticos da região. A vista para o pôr do sol mais belo da Chapada Diamantina pode ser apreciada a partir das 18h no verão e às 17h30 durante as outras estações do ano.

A experiência de contemplar o pôr do sol do alto de um morro, cercado por uma paisagem natural exuberante, torna o momento verdadeiramente especial. À medida que o sol se põe no final da tarde, sua coloração alaranjada parece se mesclar com a imensidão da natureza local, criando uma cena única e inesquecível para aqueles que têm o privilégio de desfrutá-la.

Além do famoso pôr do sol, do alto do morro é possível observar outros morros, como o do Camelo e os Três Irmãos, além de cânions e vales verdes. No entanto, a experiência é acompanhada por um forte vento frio, característico do local, o que muitas vezes torna necessário o uso de roupas térmicas para garantir um passeio mais confortável.



O Morro do Pai Inácio é o principal destino turístico no município de Palmeiras | FOTO: Reprodução/ Deco Lima |

Dicas de viagem


Para desfrutar plenamente da visita ao Morro do Pai Inácio, é recomendável levar itens essenciais como protetor solar, repelente e água, já que não há infraestrutura disponível no topo do morro. Além disso, é importante levar um lanche e armazenar todos os itens em uma mochila para facilitar durante a trilha, vestindo roupas confortáveis e calçados apropriados para caminhadas.

Fonte: Jornal da Chapada - 02/03/2024

Na Faixa de Gaza: Após ataque a famintos, Israel bombardeia "tendas de pessoas deslocadas" em Rafah

 

                                 foto:reprodução

247 - Depois de assassinar mais de uma centena de palestinos que buscavam por suprimentos alimentares em um raro comboio de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, Israel matou neste sábado (2) 11 pessoas e feriu outras 50 em um ataque aéreo “visando tendas de pessoas deslocadas” na cidade de Rafah, disse o Ministério da Saúde de Gaza em um comunicado, relata a Al Jazeera.

27Shares
whatsapp sharing button
facebook sharing button
sharethis sharing button

Fonte: BRASIL 247 - 02/03/2024

Confira as resoluções do TSE com regras para Eleições 2024


                           imagem:reprodução/TSE 

As resoluções que regerão as Eleições Municipais de 2024 foram publicadas, nesta sexta-feira (1º), no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As 12 normas, aprovadas pela Corte nesta terça-feira (27), fixam as regras do pleito, previsto para o dia 6 de outubro (1º turno).

Os textos servem de diretrizes para candidatas, candidatos, partidos políticos e o eleitorado que vai às urnas escolher novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos.

Confira, no Portal do TSE, todas as 12 resoluções que regerão as Eleições 2024.

Relatadas pela vice-presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, as resoluções foram elaboradas a partir das normas-base, publicadas em anos anteriores. As alterações, pontuais, decorreram da necessidade de atualização e foram feitas após ouvir as sugestões dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), de partidos políticos, de cidadãos, de universidades e de entidades da sociedade civil em audiências públicas, realizadas em janeiro.

Conforme explicou a relatora, as resoluções das eleições buscam dar exequibilidade e efetividade aos fins postos no sistema constitucional e na legislação de regência, “com absoluta deferência e respeito aos comandos do Poder Legislativo”. “O papel da Justiça Eleitoral com as resoluções é apenas desdobrar o que está posto na Constituição e nas leis”, ressaltou a ministra Cármen Lúcia, na sessão de terça.

CA/LC

Leia mais:

28.02.2024 - Normas do TSE sobre uso de inteligência artificial nas eleições são apresentadas no Plenário do STF

28.02.2024 - TSE proíbe uso de inteligência artificial para criar e propagar conteúdos falsos nas eleições

27.02.2024 - Eleições 2024: TSE aprova todas as resoluções que regerão o pleito

Fonte: Site do TSE - 02/03/2024

sexta-feira, 1 de março de 2024

Futebol: Confira a 1ª convocação de Dorival Junior para Seleção Brasileira

 Staff Images/CBF

Dorival Júnior, Seleção Brasileira - Metrópoles

Confira a lista da 1ª convocação do técnico Dorival Junior dos jogadores para seleção brasileira 


Goleiros:

  • Bento
  • Ederson
  • Rafael

Laterais:

  • Danilo
  • Yan Couto
  • Ayrton Lucas
  • Wendell

Zagueiros

  • Beraldo
  • Gabriel Magalhães
  • Marquinhos
  • Murillo

Meio-campistas

  • André
  • Andreas Pereira
  • Bruno Guimarães
  • Casemiro
  • Douglas Luiz
  • João Gomes
  • Lucas Paquetá
  • Pablo Maia

Atacantes

  • Endrick
  • Gabriel Martinelli
  • Raphinha
  • Richarlison
  • Rodrygo
  • Savinho
  • Vini Jr.


Ataque a democracia: Ex-comandante do Exército chamado de “cagão” por Braga Neto depõe na PF

Forças Armadas General Freire Gomes ex-comandante Exército

O ex-comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, dará depoimento na Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (1/ 3) no âmbito do inquérito sobre a suspeita de uma tentativa de golpe de estado arquitetada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados.

Freire Gomes teria participado de conversas sobre a chamada minuta do golpe, segundo a delação do ex-chefe da Ajudância de Ordem da Presidência, tenente-coronel Mauro Cid. Essa minuta do golpe foi um documento que previa o cancelamento das eleições de 2022.

No entanto, Freire Gomes, assim como o então responsável pela Aeronáutica, não teria aceitado a tese golpista. Apenas o chefe da Marinha teria aderido ao suposto golpe.

Ex-comandante chamado de “cagão”

O candidato a vice-presidente de Bolsonaro em 2022, general Braga Netto, ficou revoltado com a falta de adesão das Forças Armadas ao golpe e chamou Freire Gomes de “cagão”, em mensagens extraídas do celular do ex-major Ailton Barros.

Em fevereiro, o blog da Malu Gaspar revelou que diálogos obtidos pela investigação mostram que Freire Gomes recebeu informações de Cid sobre os planos de golpe de Jair Bolsonaro e aliados.

Operação da PF

Bolsonaro e aliados foram alvos da Operação Tempus Veritatis, no dia 8 de fevereiro. Na ocasião, foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, quatro de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão.

Os pedidos de busca e prisão da PF foram aprovados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que é o relator do caso.

De acordo com a investigação, Bolsonaro e seu grupo político, incluindo ex-integrantes do seu governo, arquitetaram uma tentativa de golpe de estado para impedir a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Fonte: Metropoles - 01/03/2024

Economia brasileira cresceu 2,9% em 2023, diz IBGE

Fernando Haddad e Lula

Fernando Haddad e Lula (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)


 Por Roberto de Lira, Infomoney - O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ficou estável (0,0%) no quarto trimestre de 2023 ante o trimestre anterior, conforme informou nesta terça-feira (5) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ante o mesmo trimestre do ano anterior, a alta foi de 2,2%. Com isso, a economia brasileira fechou o ano passado com expansão de 2,9%.

O dados veio abaixo do consenso LSEG de analistas, que esperava uma alta de 0,1% na comparação trimestral e crescimento de 2,2% ante o quarto trimestre de 2022.

A atividade Agropecuária cresceu 15,1% de 2022 para 2023, influenciando o desempenho do PIB. Houve crescimento também na Indústria (1,6%) e em Serviços (2,4%).

Segundo Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, o resultado recorde da Agropecuária, superando a queda apresentada em 2022, teve influência do crescimento da produção e do ganho de produtividade do setor.

“Esse comportamento foi puxado muito pelo crescimento de soja e milho, duas das mais importantes lavouras do Brasil, que tiveram produções recorde registradas pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA)”.

Fonte: BRASIL 247 -01/03/2024

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

SP: Secretário de Educação alegou risco de auxiliar de autista “comer” alunas, diz deputada

Francisco Cepeda / Governo do Estado de SP

foto colorida do secretário de Educação de SP, Renato Feder, durante lançamento do programa de alfabetização - Metrópoles

São Paulo — A deputada estadual Andréa Werner (PSB) afirma que o secretário da Educação paulista, Renato Feder, alegou risco de acompanhantes terapêuticos de alunos autistas cometerem abuso sexual contra estudantes para justificar o veto à presença desses auxiliares nas escolas da rede estadual de ensino.

A parlamentar é mãe de um aluno autista de 15 anos e anunciou que estava processando o governo de São Paulo por não oferecer inclusão na rede estadual ao seu filho.

Ao Metrópoles, Andréa disse que ouviu o argumento do secretário durante uma reunião que teve com ele em outubro do ano passado. No encontro, ela apresentou ao titular da Educação uma sugestão de decreto para regulamentar a Lei 17.798, que fala sobre a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

A ideia, segundo ela, era conseguir incluir no decreto a autorização para que acompanhantes terapêuticos pudessem participar do dia-a-dia de alunos autistas nas escolas estaduais, atuando no apoio aos estudantes dentro e fora da sala de aula.

Andréa diz que já tinha conversado sobre o tema com Feder em outra ocasião e que o secretário, inicialmente, teria recebido bem a ideia. Na reunião do dia 26 de outubro, no entanto, a deputada afirma que foi questionada pelo secretário sobre a possibilidade de envolvimento sexual dos acompanhantes com estudantes da escola.

“Ele mandou a seguinte frase: ‘E se o AT [acompanhante terapêutico] de um aluno autista ‘comer’ uma aluna na escola?’”, disse a deputada ao Metrópoles.

“Eu fiquei paralisada, não esperava ouvir aquela expressão do secretário. Meu chefe de gabinete e minha chefe do jurídico também [ficaram paralisados]”, afirma a parlamentar. Segundo ela, o secretário ainda repetiu a frase durante a conversa.

“A gente [equipe da deputada] tentou dar uma mexida no decreto depois, para contemplar alguma coisa nesse sentido [de proteção], mas não faz sentido. O Código Penal está aí para ser usado se acontece esse tipo de coisa [abuso sexual]”, diz a deputada.

Segundo a assessoria de Feder, o secretário nega ter usado o termo citado pela deputada na reunião ocorrida em outubro. Em nota ao Metrópoles, a Secretaria da Educação afirmou que Feder recebeu Andréa “para discutir avanços na educação inclusiva do estado” e que o secretário fez “sugestões ao projeto da parlamentar para ampliar a segurança dos alunos com deficiência”.

Dias depois, segundo a secretaria, a deputada escreveu ao secretário concordando com as sugestões e enviou um arquivo com a alteração do artigo proposto. “O texto alterado diz o seguinte: ‘Em caso de suspeita de violência ou atos ilícitos praticados pelo acompanhante pessoal contra a pessoa com deficiência ou qualquer pessoa no ambiente escolar, a gestão escolar deverá notificar a família, bem como as autoridades, podendo ser solicitada imediatamente a retirada e afastamento do acompanhante do ambiente escolar’”, diz a pasta, em nota.

Por fim, a secretaria informou que disponibiliza cerca de 8 mil profissionais de apoio a alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista), DI (Deficiente Intelectual), DM (Deficientes Múltiplos) e outros tipos de deficiência que necessitem de apoio.

Ação contra o governo

Andréa Werner fez menção pela primeira vez a suposta fala de Feder durante uma sessão na Assembleia Legislativa (Alesp) na última terça-feira (27/2). Na ocasião, ela também anunciou que estava processando o governo por não oferecer inclusão na rede estadual de ensino ao seu filho autista.

Segundo a deputada, a escola estadual em que o adolescente está matriculado não fornece profissionais especializados para ajudá-lo a acompanhar as aulas. A família também teria sido proibida de enviar um acompanhante particular para auxiliar o estudante no colégio.

Fonte: Metrópoles - 29/02/2024


Brasileirão série A: Vitória estreia contra Palmeiras e Bahia pega o Inter

 

                                  Vitória estreia no Barradão contra o Palmeiras -foto:EC oficial/facebook

Confira abaixo todos os jogos de Bahia e Vitória no 1° turno da Série A do Campeonato Brasileiro. Aqui você confere a tabela completa.

 

1ª rodada - 13, 14 ou 15 de abril


Internacional x Bahia e Vitória x Palmeiras

 

2ª rodada - 17 ou 18 de abril


Bahia x Fluminense e Cuiabá x Vitória

 

3ª rodada - 20, 21 ou 22 de abril 


Vitória x Bahia

 

4ª rodada - 27, 28 ou 29 de abril 


Bahia x Grêmio e Cruzeiro x Vitória

 

5ª rodada - 4, 5 ou 6 de maio 


Botafogo x Bahia e Vitória x São Paulo

 

6ª rodada - 11, 12 ou 13 de maio 


Bahia x RB Bragantino e Vasco x Vitória

 

7ª rodada - 18, 19 ou 20 de maio 


Atlético-MG x Bahia e Vitória x Atlético-GO

 

8ª rodada - 25, 26 ou 27 de maio 


Bahia x Fortaleza e Juventude x Vitória

 

9ª rodada - 1 ou 2 de junho 


Criciúma x Bahia e Vitória x Internacional

 

10ª rodada - 12 ou 13 de junho 


Flamengo x Bahia e Vitória x Atlético-MG

 

11ª rodada - 15, 16 ou 17 de junho 


Bahia x Cruzeiro e RB Bragantino x Vitória

 

12ª rodada - 19 ou 20 de junho 


Bahia x Vasco da Gama e Fluminense x Vitória

 

13ª rodada - 22 ou 23 de junho


São Paulo x Bahia e Vitória x Athletico-PR

 

14ª rodada - 26 ou 27 de junho 


Bahia x Juventude e Corinthians x Vitória

 

15ª rodada - 29, 30 de junho ou 1 de julho


Palmeiras x Bahia e Vitória x Criciúma

 

16ª rodada - 3 ou 4 de julho 


Athletico-PR x Bahia e Vitória x Botafogo

 

17ª rodada - 6 ou 7 de julho 


Bahia x Cuiabá e Fortaleza x Vitória

 

18ª rodada - 10 ou 11 de julho 


Bahia x Corinthians e Grêmio x Vitória

 

19ª rodada - 17 ou 18 de julho 


Atlético-GO x Bahia e Vitória x Flamengo


Fonte:BN c/adaptações

PF indicia dep. Carla Zambelli e hacker Delgatti por invasão do site do CNJ

                                                  Zambelli é indiciada pela PF- foto:reprodução

                                            
A Polícia Federal concluiu o inquérito sobre a invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), registrada em 4 de janeiro de 2023, e indiciou o hacker Walter Delgatti Neto e a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por suspeita de terem cometido diversas vezes os crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

 

No hackeamento do CNJ, foram inseridos documentos falsos no sistema do Judiciário, como uma falsa ordem de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), imitando a assinatura dele mesmo.

 

O relatório da PF, de acordo com o g1, será analisado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que decidirá se denuncia ou não Carla Zambelli ao STF. Uma eventual denúncia, se recebida pelo Judiciário, marcaria o início da ação penal que pode levar à condenação ou absolvição. O relator dessa investigação no STF é Moraes.

 

O blog da Andréia Sadi buscou contato com Zambelli e Delgatti, mas não obteve resposta. Zambelli foi a segunda deputada federal mais votada em São Paulo, com quase 1 milhão de votos, e era uma das principais aliadas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 


Em 10 de agosto de 2022, às vésperas da eleição, ela levou Delgatti para um encontro com Bolsonaro no Palácio da Alvorada para falar sobre urnas eletrônicas.

 

Embora a PF não tenha encontrado trocas de mensagens entre Zambelli e Delgatti — ele relatou aos investigadores que apagava as conversas por precaução —, foram achados nos equipamentos pessoais de Zambelli, apreendidos em agosto do ano passado, quatro documentos falsos inseridos criminosamente pelo hacker no sistema do CNJ.

 

OS DOCUMENTOS FALSOS SÃO:

 

  • Uma ordem de quebra do sigilo bancário de Moraes, gerada no computador de Delgatti no dia 4 de janeiro de 2023, às 22h22, e criada no celular de Zambelli apenas 22 segundos depois — o que deixa claro, segundo a PF, que "tão logo Walter baixou o documento do site do CNJ, ele o encaminhou para Carla, que o baixou/abriu";

 

  • Um recibo de bloqueio de bens de Moraes, no valor de R$ 22,9 milhões (o mesmo valor da multa que o ministro impôs ao PL por contestar a eleição). O arquivo foi criado no equipamento de Delgatti no dia 4 de janeiro, às 22h23, e no celular de Zambelli no dia seguinte, 5 de janeiro, às 16h14;

 

  • Um segundo recibo de bloqueio de bens do ministro, no valor de R$ 500 mil, criado no equipamento de Delgatti no dia 25 de novembro de 2022, às 22h34. A PF não encontrou exatamente mesmo arquivo com Zambelli, mas achou seu teor reproduzido no celular dela em dois arquivos com nomes distintos gerados na mesma data, um às 22h15 e outro às 22h19 — antes, portanto, de o hacker inserir a ordem de bloqueio no CNJ;

 

  • E a minuta do mandado de prisão contra Moraes, criada no computador de Delgatti no dia 4 de janeiro, às 17h12, e no celular de Zambelli na mesma data, às 18h39 — ou seja, segundo a PF, "1 hora e 27 minutos depois, claramente se tratando do documento que foi publicado na imprensa".

 

A minuta da falsa ordem de prisão contra Moraes foi publicada na imprensa na noite de 4 de janeiro, três horas após Zambelli recebê-la do hacker. A divulgação na imprensa alertou o CNJ sobre o hackeamento e motivou a investigação da PF.

 

Para a polícia, foi Zambelli que, após instigar o hacker a cometer a invasão do CNJ, divulgou o documento a jornalistas com o objetivo de difundir suspeitas sobre a credibilidade do Judiciário.

 

Na ocasião, apoiadores de Bolsonaro usaram o episódio para questionar nas redes sociais a lisura do processo eleitoral conduzido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é presidido por Moraes. A divulgação da invasão do CNJ ocorreu às vésperas dos atos golpistas do 8 de janeiro, quando militantes extremistas acampavam em frente aos quartéis do Exército. 


Fonte: BN -29/02/2024