• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 20 de maio de 2023

Vídeo com estudante baiano viraliza mundialmente após post de Leonel Messi

 


                                            Foto: Divulgação/SEC

Um dos maiores ídolos do futebol, o argentino Lionel Messi, divulgou no seu perfil do Instagram, nesta sexta-feira (19), uma homenagem a história do baiano Domingos José dos Santos, 35 anos, estudante da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ex-aluno do Colégio Rômulo Galvão, localizado em Elísio Medrado, que é cego. As informações são do Blog do Valente, parceiro do Bahia Notícias.

 

No vídeo, o craque cita o OrCam MyEye, um óculos especial fabricado por uma empresa israelense, usado por Domingos que possibilita a leitura de livros para deficientes visuais.

 

“Tenho orgulho de compartilhar com vocês a maravilhosa história de Domingos, um estudante cego da Bahia, Brasil. Graças à revolucionária tecnologia de assistência da #OrCam MyEye, o dispositivo transformou a vida de Domingos, proporcionando-lhe mais independência, permitindo-lhe frequentar a faculdade e ajudando-o a alcançar os seus sonhos”, diz a mensagem do atleta.

 

No vídeo, o estudante aparece detalhando sua trajetória, conta como perdeu a visão e mostra a forma que utiliza a tecnologia em seus estudos. Nas imagens, Messi também fala sobre a melhoria de vida das pessoas cegas ou com perda de visão, como o estudante baiano, com o uso do aparelho.

 

O universitário vibrou com a viralização do post de Messi. “Estou feliz que tenha acontecido isso porque, assim, mais pessoas vão assistir. A tecnologia veio para tornar este mundo mais inclusivo. O aparelho transformou a minha vida. Temos que acreditar mais na educação e nas transformações que ela proporciona, principalmente quando caminha lado a lado com a tecnologia”, afirmou.

 

Em 2021, o estudante recebeu o óculos da Secretaria da Educação da Bahia (SEC), no ano seguinte,  José foi aprovado para o curso de Direito na UNEB e atualmente está cursando o 4º semestre.

 

O baiano também foi aluno do Centro de Apoio Pedagógico Aurélio Pires (CAP), local onde recebeu as primeiras orientações educacionais, desenvolveu sua mobilidade, aprendeu informática acessível, braile e soroban.

 

Confira: 

 


Fonte: REDAÇÃO BN - 20/05/2023

DF: Sem vacina, Carla Zambelli é internada na UTI com Covid e mente nas redes

 

                                              foto:reprodução

A deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) está internada na UTI de um hospital de Brasília com Covid-19. Antes da confirmação do quadro, a própria parlamentar postou nas redes sociais que teve “um mal-estar súbito” e que por isso procurou um hospital. Ela é negacionista, não se vacinou contra o Sars-Cov-2 e, segundo sua assessoria, estaria “assintomática”, embora não explique por qual razão a extremistas estaria há tantos dias internada e sob cuidados intensivos.

“Cheguei de viagem (da Coreia do Sul), descansei dois dias. Viagem exaustiva, mais de 30 horas de viagem. Quando eu tive esse mal-estar, meu médico achou melhor me internar, foi fazer vários exames”, falou inicialmente a deputada de extrema direita. Ela está na unidade de saúde internada desde a última segunda-feira (15).

A própria Zambelli explicou que estava na Unidade de Terapia Intensiva, inclusive acrescentando que a previsão de alta deste setor é para terça-feira (23), embora tenha a intenção de seguir de atestado médico mais alguns dias após voltar para casa. Ela disse que pediu ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que permita sua participação nas votações pelo modelo remoto.

Percebendo que não seria possível evitar que seu diagnóstico se tornasse público, a equipe de comunicação de Zambelli emitiu um comunicado confirmando a internação e o motivo, mas reiterando que a deputada passa bem e que realmente jamais se vacinou.

“A deputada Carla Zambelli não se vacinou contra a Covid-19 por recomendação médica e nos últimos anos, a parlamentar manteve sua imunidade em níveis elevados. É provável que tenha contraído o vírus durante sua viagem de volta da Coreia do Sul, que durou aproximadamente 24 horas. Vale ressaltar que a parlamentar encontra-se assintomática e já se passaram 5 dias desde o diagnóstico”, diz a nota oficial.

Fonte: Revista Fórum - 20/05/2023

LAVA JATO: "GENTE MUITO 'CHINFRIM' INTELECTUALMENTE ASSUMIU A LIDERANÇA DO BRASIL", DIZ GILMAR MENDES

                                                                  TV 247/YOUTUBE
 

CONFIRA UM TRECHO DA ENTREVISTA DO MINISTRO GILMAR MENDES DO STF A TV 247 NO VÍDEO ACIMA DE HOJE(20).

RJ: Campos dos Goytacazes também foi usada na fraude da vacina por Mauro Cid, diz o site UOL


Dados do Ministério da Saúde identificados pelo UOL mostram registros de vacinas em Campos de Goytacazes - UOL
Dados do Ministério da Saúde identificados pelo UOL mostram registros de vacinas em Campos de Goytacazes  - Imagem: UOL

Confira a reportagem exclusiva assinada pelos jornalistas  Amanda Rossi e Aguirre Talento

Do UOL, em São Paulo e Brasília no link abaixo do site UOL de hoje(20):

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/05/20/fraude-vacinas-coronel-cid-ajudante-ordens-bolsonaro-campos-dos-goytacazes.htm 

Desembargador insinua que juiz com filho autista não deveria prestar concurso; Vídeo

                                       foto:reprodução

Durante uma sessão realizada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), nessa quarta-feira (17/5), magistrados analisavam o pedido de teletrabalho por parte de um juiz – que fez a solicitação para que pudesse cuidar do filho diagnosticado com autismo –, quando uma fala proferida pelo desembargador Raimundo Bogea causou revolta.

Ao expressar o seu posicionamento contrário ao pedido, Bogea defendeu que, durante um concurso para a magistratura, fosse avaliado se o inscrito tem filho com algum tipo de deficiência. “Eu acho até que nesse concurso já se devia avaliar se o juiz, quando faz o concurso, tem um filho com problema”, disse o desembargador.

Veja:

  • Veja a sessão completa realizada pelo Órgão Especial aqui

Inconformados com a fala de Bogea, um grupo de magistrados de tribunais judiciários do Brasil publicou uma nota de repúdio à alegação. “Para além de discriminador, o conteúdo das declarações revela uma violação a direitos humanos, iguais e inalienáveis. Cabe esclarecer que deficiência não é doença e, muito menos, um ‘problema’, mas sim uma característica”, começou a nota.

“Ademais, ter um filho com deficiência não é e nunca poderá ser causa que impeça a participação e/ou admissão de um indivíduo em qualquer cargo ou função, seja de natureza pública ou privada”, pontua.

“[…] Dessa forma, não trata-se de um direito a ser reconhecido em virtude da condição econômica ou social, mas em razão das necessidades diferenciadas da pessoa com deficiência que está sob a sua guarda, e, por isso, demanda a sua presença. Tanto que o tema já foi regulamentado pelo Conselho da Justiça Federal e por muitos tribunais”, escreveram os magistrados. (Leia abaixo o documento completo).

A resolução do CNJ a qual se refere a nota é a 343/2020. Segundo o entendimento, podem ser concedidas “condições especiais de trabalho” a magistrados(as) e servidores(as) com deficiência, necessidades especiais ou doença grave, bem como os que tenham filhos(as) ou dependentes legais na mesma condição.


Em sua defesa, o desembargador disse que “não compactuo e jamais” compactuará “com qualquer tipo de discurso ou prática discriminatória”.

“O trecho destacado do meu voto, infelizmente, foi tirado de contexto. Não retratando, assim, a minha compreensão sobre o tema, como, aliás, o revela o meu histórico na concretização de direitos humanos e, especialmente, do direito à saúde”, começou Bogea.

“Em momento algum pretendi ou sugeri impedir a participação em concurso e/ou admissão de candidatos com filhos e/ou cônjuges deficientes ou com necessidades especiais, mas criar mecanismos para permitir ao tribunal efetuar lotações de futuros magistrados, nessa situação, em comarcas próximas a grandes centros urbanos. Minimizando, dessa forma, a necessidade de teletrabalho e garantindo ao usuário do serviço público jurisdicional, a presença do juiz em sua comarca, conforme estabelecido na Lei Orgânica da Magistratura Nacional”, declarou.

“Por fim, nada obstante o presente esclarecimento, peço desculpas às colegas e aos colegas da magistratura, e à sociedade em geral, que, eventualmente, tenham se sentido ofendidos pela minha manifestação”, finalizou o desembargador.

Iniciativas a favor do autismo

O entendimento do magistrado foi proferido na mesma semana em que o CNJ lançou o Manual de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na cartilha, o órgão incentiva um debate sobre o TEA, o colocando dentro do Judiciário, e amplia a discussão para outras instâncias da sociedade.

Ainda no mesmo período, o Tribunal Regional Federal 1 (TRF 1), no DF, autorizou um homem de 40 anos, diagnosticado tardiamente com autismo grau 1, a sacar os valores depositados no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O pedido havia sido negado pela Caixa.

Na sentença, proferida pelo juiz Caio Castagine, o magistrado pontuou ser “um equívoco comum pensar que um grau leve de autismo é menos grave ou menos significativo do que um grau mais severo”.

No Brasil, o saque do benefício é permitido apenas nos seguintes casos: demissão — o saque-rescisão —; em mês de aniversário; em situações extraordinárias definidas pelo governo; existência de doenças graves; no momento da aposentadoria; diante de calamidades públicas; ou a partir dos 70 anos.

Pelo fato de não compor, de maneira explícita, o rol das doenças graves, a instituição ignorou a condição do homem e negou o acesso ao dinheiro. No entanto, enquanto analisava o caso, o juiz considerou uma normatização interna da Caixa, em que o banco diz considerar o autismo severo para obtenção do benefício, e defendeu a inclusão do grau leve na regulamentação.

Na determinação, o magistrado garantiu ao cidadão o saque do benefício. “A concepção equivocada de que um grau leve de autismo é menos grave pode levar a uma falta de compreensão e apoio adequado às pessoas com essa condição. Embora possam ser altamente funcionais em algumas áreas, ainda podem enfrentar desafios significativos em outras. Essas dificuldades podem impactar qualidade de vida, bem-estar emocional e oportunidades de educação e emprego”, destacou Caio Castagine.

Confira a nota na íntegra:

“Nós, magistrados e magistradas brasileiros, pais de filhos com ou sem deficiência, sem prejuízo das demais providências cabíveis, vimos a público repudiar as declarações prestadas pelo Exmo. Sr. Desembargador Raimundo Bogea, durante sessão realizada pelo Órgão Especial do E. Tribunal de Justiça do Maranhão, no dia 17/05/2023, ao proferir voto no julgamento de teletrabalho de magistrado local, em virtude deste último possuir filho com deficiência, sobretudo, ao afirmar “eu acho até que nesse concurso já se devia avaliar se o juiz quando faz o concurso ele já tem um filho com problema”.

Para além de discriminador, o conteúdo das declarações revela uma violação a direitos humanos, iguais e inalienáveis.

Cabe esclarecer que deficiência não é doença e, muito menos, um “problema”, mas sim uma característica.

Ademais, ter um filho com deficiência não é e nunca poderá ser causa que impeça a participação e/ou admissão de um indivíduo em qualquer cargo ou função, seja de natureza pública ou privada.

Ainda, o regime especial de teletrabalho, exercido por pessoas que possuem filhos e/ou cônjuge e/ou dependente com deficiência, não se trata de um privilégio, mas de um direito de qualquer trabalhador que se encontre nestas condições, visando o bem estar, principalmente, emocional, da pessoa com deficiente, conforme assegurado pelo artigo 17 da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, subscrita e ratificada pela República federativa do Brasil através do Decreto 6.949/2009, a qual, por força da cláusula de abertura material prevista no parágrafo 3º do artigo 5º da Constituição Federal e, por esta razão, possui status constitucional.

Não se trata de um direito a ser reconhecido em virtude da condição econômica e/ou social do trabalhador público ou privado, mas em razão das necessidades diferenciadas da pessoa com deficiência que esta sob a sua guarda e, por isso, demanda a sua presença, tanto que já regulamentado pelo Conselho da Justiça Federal e por muitos Tribunais de Justiça.

Por fim, o exercício do múnus público através de teletrabalho, quando realizado de forma responsável e comprometida não desonra o exercício da magistratura e, muito menos, o uso da toga. Ao contrário, a produtividade dos magistrados não diminuiu por conta do teletrabalho daqueles que necessitam dar mais assistência aos seus dependentes com deficiência.

Aliás, muitos magistrados, mesmo sofrendo com as agruras das circunstâncias decorrentes de alguns tipos de deficiência, são tão ou MAIS produtivos do que outros que não necessitam de regime excepcional. Basta que sejam verificados os índices de produtividade, logicamente, respeitando-se as proporções e níveis de trabalho em cada instância ou esfera jurisdicional.

Rio de Janeiro, 18 de maio de 2023.

Desembargadora Regina Lucia Passos (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro)

Juíza Federal Claudia Valéria Bastos Fernandes (Justiça Federal do Rio de Janeiro)

Juiz Rodrigo Rocha de Jesus (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro)

Juiz Rafael Rodrigues Carneiro TJRJ

Luciana Fiala de Siqueira Carvalho
Juíza de Direito do TJRJ

Juíza Érika Bastos de Oliveira Carneiro – TJRJ

Macario R J Neto – TRF2

Fonte: Metrópoles/reprodução 20/03/2023

Em apoio a Deltan: Moro erra vírgula em frase curta e web não perdoa

                                  foto:reprodução

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) compartilhou na sexta-feira (19) o vídeo de recepção de Deltan Dallagnol (Podemos-PR), cujo mandato de deputado federal foi cassado por decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao chegar em Curitiba. Ao compartilhar o momento, o parlamentar não percebeu que cometeu um erro de português.

“Respeitamos, é claro as instituições, mas é uma injustiça muito grande a cassação do mandato de Deltan Dallagnol”, escreveu Moro em seu perfil no Twitter.

O correto, no entanto, seria “respeitamos, é claro, as instituições, mas é uma injustiça muito grande a cassação do mandato de Deltan Dallagnol”.

Na web, internautas ironizaram o erro cometido pelo ex-juiz. “Como passou no concurso? Preciso de algumas dicas”, escreveu um usuário.

Confira alguns tuítes:

Quebra de sigilo de assessores: Bolsonaro teve encontro fora da agenda que discutiu a compra da TV Globo

                                             foto:reprodução


A quebra dos sigilos telemáticos de assessores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, reforça os indicativos de que vários encontros e compromissos oficiais do governo anterior ficaram de fora dos registros formais.

Ministros do próprio governo, integrantes do Judiciário, políticos e empresários, entre outros, aparecem nesses diálogos como tendo se reunido com o então presidente da República apesar de nada disso constar na agenda pública.

De acordo com mensagens trocadas entre Mauro Cid, então ajudante de ordens de Bolsonaro, e Célio Faria, então chefe do gabinete pessoal do presidente e depois ministro da Secretaria de Governo, um desses encontros ocorreu em 13 de outubro de 2021 na casa do ministro Dias Toffoli, do STF.

Em mensagem enviada a Célio às 22h18 desse dia, Mauro Cid informou que Bolsonaro estava na casa de Toffoli e citou ainda outros nomes, como o procurador-geral da República, Augusto Aras, e André Esteves, presidente do conselho de administração e sócio sênior do BTG Pactual.

Quando Cid escreveu "André Esteves", Célio questionou com um "do BTG?". O ajudante de ordens então confirma ("isso") e emenda: "comprar a Globo...".

"Está falida", escreveu ainda Cid. Célio respondeu com críticas à Globo e a afirmação de que, se fosse para alguém comprar a empresa, seria melhor Esteves do que os "chineses".

Procurado pela reportagem, o BTG Pactual não se manifestou.

Em nota, a Globo afirmou que a emissora "desconhece a realização desse suposto encontro, mas, se existiu e se o tema foi o mencionado, tratou-se de uma fantasia: não há nem nunca houve qualquer intenção de venda do Grupo Globo, cuja saúde financeira é reconhecida pelo mercado".

A reportagem não conseguiu falar com Célio Faria. A defesa de Mauro Cid disse que se manifestará nos autos. A assessoria de Augusto Aras não se manifestou. Toffoli não respondeu ao contato da reportagem.

Outras reuniões não agendadas 


Outros encontros que não constam da agenda de Bolsonaro ocorreram com o deputado federal e ex-presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG), em 27 de março e em 19 de outubro de 2021, indicam as mensagens dos assessores de gabinete de Bolsonaro.


Fonte: O ESTADO DE MINAS - 20/05/2023


Do UOL: Michelle e depósitos de Cid: todos depositavam para ex-primeira-dama, menos o marido


Uol/reprodução

O colunista do UOL Aguirre Talento conversou com José Roberto de Toledo e Kennedy Alencar sobre suas recentes reportagens sobre as contas da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e os depósitos feitos pelo ex-ajudante de ordens Mauro Cid, preso no último dia 3 de maio por suspeita de articular um esquema de fraude em certificados de vacinação. Veja o vídeo acima no Uol/Youtube.

Algoz de Deltan é relator da ação que pode deixar Bolsonaro inelegível


                                        oto:Min. Benedito Gonçalves/reprodução STJ

Autor da decisão que fundamentou a cassação do deputado Deltan Dallagnol, o ministro Benedito Gonçalves, do TSE, é relator da ação que pode deixar Bolsonaro inelegível. E isso não é um bom sinal para o ex-presidente.

O processo analisa uma reunião de Bolsonaro com embaixadores, em julho de 2022. Nela, o então presidente citou supostas fraudes no sistema eleitoral e atacou as urnas eletrônicas.

A acusação movida pelo PDT atribui a Bolsonaro os supostos crimes de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. A ação inclui o vice na chapa de Bolsonaro, Braga Netto.

Fontes do Tribunal Superior Eleitoral afirmam que Benedito, corregedor-geral da Justiça Eleitoral, votará pela inelegibilidade de Bolsonaro, mas poupará Braga Netto. Se a decisão for confirmada pelo plenário da Corte, o ex-presidente não poderá disputar eleições pelos próximos oito anos.

Fonte:Paulo Cappelli/Metropoles 20/05/2023

Salvador: Suspeito de participar da morte de PM durante roubo a loja é morto em Pernambués

 

Soldado estava na loja quando trio chegou para roubar (Reprodução)

Um dos suspeitos de envolvimento na morte do soldado Gleidson Santos de Carvalho, 33 anos, foi morto pela Polícia Militar na noite da sexta-feira (19), depois de uma troca de tiros no bairro de Pernambués.

Segundo a PM, equipes da Rondesp Atlântico encontraram o suspeito depois de denúncias anônimas. O carro usado no roubo e morte do soldado foi localizado na Rua da Sergipana. Um grupo armado no local reagiu à chegada da PM atirando e houve confronto, segundo a polícia.

Na troca de tiros, um dos suspeitos foi baleado e morreu. Com ele foi apreendido um revólver calibre 38, similar ao que foi usado para matar o soldado.

O caso foi registrado Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A arma encontrada foi enviada para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), que vai fazer perícia e verificar se é a mesma usada para matar o soldado Gleidson.

Há ainda outros dois suspeitos de participar da morte de Gleidson, que seguem sendo procurados.

Crime

Gleidson Santos de Carvalho era lotado no Batalhão de Choque. Ele foi morto na tarde de ontem, durante um assalto a uma loja da qual era dono, na Rua Senador Theotônio Vilela, no Parque Bela Vista. Três homens entraram para roubar o estabelecimento. A cena foi registrada pelas câmeras de segurança.

Conforme mostram as imagens, Gleidson tenta pegar a arma na cintura, mas é baleado por outro integrante do grupo armado. A vítima foi socorrida por enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o Hospital Geral do Estado (HGE) em estado grave, mas não resistiu aos ferimentos.

A polícia trata o caso como sendo de latrocínio, crime de roubo seguido de morte. Isso significa que a morte não foi premeditada, de acordo com a Polícia Civil.

O corpo de Gleidson será sepultado na tarde de hoje, no Bosque da Paz.

Fonte: Correio da Bahia - 20/05/2023 14h:10

 

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Curitiba: Deputado cassado Deltan Dallagnol é intimado a depor em processo de Tacla Duran

Deltan Dallagnol - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O juiz Eduardo Fernando Appio, da 13ª Vara Federal de Curitiba, intimou Deltan Dallagnol (Podemos-PR) a prestar depoimento no caso de Tacla Duran. O despacho ocorreu nesta sexta-feira (19).

deputado federal cassado será testemunha em relação às declarações de Rodrigo Tacla Duran, advogado e réu por lavagem de dinheiro pela empreiteira Odebrecht.

O objetivo do juiz é de esclarecer se Dallagnol tem “vínculo de amizade pessoal e íntima” com o procurador Walter José Mathias Júnior.

Duran alega que Mathias Júnior, justamente, tem proximidade com Dallagnol, que foi procurador da força-tarefa em Curitiba, e por isso não pode atuar em seu caso.


Fonte:ISTOÉ -19/05/2023

Processo Seletivo: Sefaz Salvador oferta 60 vagas para Nível Superior; Confira

 

(Foto: Jefferson Peixoto/Secom)



A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) de Salvador divulgou a abertura do processo seletivo simplificado com 60 vagas profissionais em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

 As inscrições serão feitas exclusivamente por meio deste site, a partir da próxima terça-feira (23). 

Serão 15 vagas destinadas para profissionais de Direito;

10 para Economistas;

10 para bacharéis em Ciências Contábeis;

 5 para Estatísticos;

 20 para Nível Superior em qualquer área de atuação. 

O processo simplificado terá validade de dois anos, a partir da data de publicação, com possibilidade de renovação por igual período.

A jornada de trabalho será de 40 horas semanais com remuneração de R$ 5.685,49. A taxa de inscrição é de R$ 50 reais e deve ser paga por meio de boleto bancário em qualquer instituição vinculada ao Sistema de Compensação Nacional.

Processo seletivo – O processo seletivo terá etapa de avaliação curricular de caráter eliminatório e classificatório. A análise dos títulos ficará a cargo de uma equipe técnica constituída por servidores da Secretaria Municipal da Fazenda.

De acordo com o edital, 5% das vagas serão destinadas a pessoas com deficiência, conforme determina o Decreto Federal nº 9.508, de 24 de setembro de 2018, e 30% voltadas para candidatos pretos e pardos.

Fonte: Correio da Bahia c/adaptações - 19/05/2023

Ex-presidente da Funai é indiciado pela PF por omissão no caso Dom e Bruno


 (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Marcelo Xavier, ex-presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), foi indiciado pela Polícia Federal no caso envolvendo os assassinatos do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira. De acordo com as investigações, ele agiu com dolo eventual, ou seja, não agiu para conter a violência na região, mesmo tendo a obrigação de fazer.

A corporação aponta que Xavier não agiu após a morte do indigenista Maxciel dos Santos, morto em 2019. Em uma reunião realizada com a equipe da Funai, ele foi alertado sobre os riscos na região e teria ignorado pedidos de proteção por parte de servidores do órgão que atuam na região.

Maxciel era servidor da Funai e foi assassinado com dois tiros na cabeça. Ele também era parceiro de Bruno e ambos atuavam no combate ao garimpo ilegal no Vale do Javari. Além de presidente da Funai, Xavier é delegado federal. Ele foi colocado no cargo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com fontes ligadas às investigações, ficou evidente que o então presidente do órgão indigenista teve acesso a informações suficientes para saber que novos assassinatos poderiam ocorrer na localidade e que ativistas e servidores poderiam ser alvos dos grupos criminosos, mas mesmo assim, não agiu para combater o problema.

Neste caso, os investigadores entenderam que ele não tinha intenção de que os homicídios de Dom e Bruno fossem efetuados, mas que assumiu o risco de que este tipo de crime ocorresse. Dom e Bruno desapareceram em junho do ano passado, enquanto realizavam uma expedição no Vale do Javari, para a produção de reportagens e de um livro.

Os corpos deles foram encontrados dias depois, esquartejados e carbonizados. A perícia apontou que eles sofreram diversas perfurações por disparos de arma de fogo. Além disso, também foi identificados sinais de violência com facão, em uma perícia realizada em Brasília.

A Polícia Federal prendeu Rubén Dario da Silva Villar, conhecido como "Colômbia", acusado de ser o mandante do crime. Além disso, também foram detidos Amarildo da Costa Oliveira, o "Pelado", Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como “Dos santos”, e Jefferson da Silva Lima, conhecido como “Pelado da Dinha”, acusados de cometerem os homicídios. O relatório do caso aponta que as mortes ocorreram após a dupla flagrar ações de garimpo ilegal na região. O Correio revelou que quase um ano após o crime, o Vale do Javari continua enfrentando violência e que a situação ainda é crítica na região.

Fonte:Correio Braziliense  -19/05/2023