• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 3 de outubro de 2015

Governo Dilma: Lula quer trocar Levy por Henrique Meirelles

 Em maio, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy (à dir.), encontrou Henrique Meireles em evento em São Paulo
 Foto: Henrique Meirelles e Joaquim Levi num evento em S. Paulo no mês de maio -Foto:Ernesto Rodrigues -folhapress/reprodução
 
Fortalecido após a reforma ministerial, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se movimentar agora para convencer a presidente Dilma Rousseff a substituir o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, por Henrique Meirelles, que comandou o Banco Central de 2003 a 2010. Para Lula, Levy tem "prazo de validade", que vence quando o governo conseguir aprovar as principais medidas do ajuste fiscal no Congresso.

O ex-presidente já conversou sobre o assunto com a própria Dilma, que, no entanto, não gosta de Meirelles. Os dois foram colegas no governo do petista e protagonizaram duros embates. Lula sugeriu Meirelles para Dilma antes mesmo da nomeação de Levy. Não emplacou. Agora, porém, avalia que a mudança na Fazenda não pode passar do primeiro semestre de 2016.

Três interlocutores do ex-presidente relataram ao Estado que os próximos alvos de Lula, após o aumento de sua influência no Palácio do Planalto, são Levy e a política econômica. Não é só: ele também quer a troca do ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo.

Vice 

Na segunda-feira passada, numa reunião com Michel Temer, em São Paulo, Lula disse que o vice-presidente seria o nome ideal para a Justiça. Disposto a concorrer novamente ao Planalto, em 2018, ele chegou a pedir a Dilma a demissão de Cardozo na reforma do primeiro escalão, sob o argumento de que o ministro não controla a Polícia Federal e permite "vazamentos seletivos" contra o PT na Operação Lava Jato.

Sob pressão, Dilma cedeu aos apelos do padrinho para pôr Jaques Wagner na Casa Civil e despachar Aloizio Mercadante de volta para o Ministério da Educação, mas não aceitou dispensar Cardozo no auge da Lava Jato.

Negativa

"Isso não procede", disse Lula ao Estado, em resposta enviada por e-mail, ao ser questionado sobre sua intenção de trocar Levy e Cardozo. "Eu aprendi, no exercício da Presidência, que a escolha de ministros é de responsabilidade exclusiva de quem é presidente. A presidenta terminou de concluir uma importante reforma ministerial, para superar as dificuldades atuais e criar condições para a retomada do desenvolvimento, criação de empregos e distribuição de renda."
Apesar do desmentido, Lula age para mudar os rumos do governo Dilma, que, no seu diagnóstico, carece com urgência de uma agenda positiva. Aos amigos, ele afirma que a reforma ministerial foi importante para atrair o PMDB, soldar a base aliada, barrar pedidos de impeachment e recuperar a estabilidade na economia. Avalia, no entanto, que só isso não basta e diz ser preciso dar "o próximo passo" para retomar o crescimento. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Antonio Torres e Igor Gielow abrem a programação da FLICA 2015 em Cachoeira


Antonio Torres e Gielow -foto:reprodução

Os jornalistas e romancistas Antônio Torres e Igor Gielow abrem as mesas da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) em 2015. O encontro acontece às 19 horas do dia 14 de outubro e tem como tema 'Gentes brasileiras'. O mediador será o professor e secretário de cultura do estado da Bahia Jorge Portugal.

Além de presença garantida na primeira mesa literária, Antônio Torres é o homenageado da edição 2015 da Flica. Vale lembrar que o baiano ocupa a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras. A presença de Igor Gielow faz parte das homenagens a Torres, já que ele foi aprendiz do autor e jornalista.


Confira a programação completa da Flica 2015!

Governo Dilma: Professor baiano assume secretaria nacional de Igualdade Racial

  Foto:Divulgação/reprodução
 
O baiano Ronaldo Barros, professor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), é o novo secretário de Igualdade Racial da Presidência da República. A vaga, segundo fontes ligadas ao Bocão News, foi emplacada pelo ex-deputado federal e defensor da causa, Luis Alberto (PT).

Barros foi pró-reitor de Ações Afirmativas da Universidade, é filiado ao PT e ligado ao Coletivo Dois de Julho.
A pasta de Barros, cujo status em Brasília é chamado de "vice ministro", fica vinculada ao Ministério das Mulheres, igualdade Racial e Direitos Humanos, com a fusão das secretarias de Direitos Humanos; de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e de Políticas para Mulheres.

O Ministério se chamaria, inicialmente, da "Cidadania", cuja ventilação do possível convite a deputada Moema Gramacho (PT) chegou a ser ventilado. Porém, o cargo ficou com Nilma Lino Gomes. Ela estava no comando da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir). 

Fonte:Bocão News

TJ-BA não terá recursos para pagar salários de fim de ano e 13º

TJ-BA não terá recursos para pagar salários de fim de ano e 13º
Foto: Bahia Notícias/reprodução
 
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) vai precisar recorrer ao Poder Executivo e pedir suplementação para poder pagar o salário dos servidores do mês de novembro, dezembro e o 13ª salário.De acordo com o assessor da presidência do TJ, juiz Anderson Bastos, a situação financeira do tribunal para custeio da folha de pagamento dos servidores não é nada boa, e o tribunal só tem recursos para pagar o salário dos servidores deste mês de outubro. O assessor diz que o tribunal não terá recursos suficiente para pagar os servidores por conta do atual plano de cargos e salários, os aumentos lineares e os reajustes que vem acontecendo no âmbito do Judiciário estadual. “Nós chegamos a um ponto que, associado a crise que afeta o país e a baixa arrecadação do Estado – lembrando que a Bahia é o 23º em arrecadação do PIB – o Estado da Bahia já se encontra com dificuldade para honrar seus compromissos”, sinaliza o assessor, que trabalha diretamente com o presidente do TJ-BA, desembargador Eserval Rocha.
 
Segundo Anderson Bastos, o que estava previsto de repasse do Executivo para Judiciário para o pagamento de pessoal, “já não suporta o que nós vamos gastar esse ano”. “O dinheiro que está previsto de repasse para o Judiciário só é suficiente para pagar o salário de outubro. Nós temos novembro, dezembro e o 13º salário, e temos necessidade de suplementação. O Executivo vai ter que suplementar”, alerta o assessor. Para ele, a hora de lutar pela manutenção dos empregos, dos cargos, do que buscar aumento salarial.

O coordenador do Sindicato dos Servidores Auxiliares do Poder Judiciário (Sintaj), Antônio Jair, ao Bahia Notícias, diz que a situação financeira da Corte é que “o tribunal vem alardeando aos quatro ventos”, mas diz que não sabe até onde a informação é verdadeira, pois nunca recebeu “nenhuma informação financeira do TJ”. “Eles só dizem que o orçamento fica comprometido com os supersalários, mas a gente quer a análise financeira, que sempre foi negada pelo tribunal”, rebate. Com relação aos argumentos de que o TJ não abre seu orçamento, o juiz assessor afirma que os dados são públicos, disponibilizados no Portal da Transparência.

O assessor do presidente da Corte baiana disse que um caminho para aliviar a folha de pagamento é o anteprojeto de lei para reformar o plano de cargos e salários, proposto por Eserval Rocha. O anteprojeto enxuga da folha os diversos “penduricalhos” pagos aos servidores, que elevam os valores dos contracheques. A apresentação da minuta foi criticada pelos sindicatos, que taxaram a postura do presidente do TJ de ser “antidemocrática” e de não abrir o diálogo com os servidores, por não nomear um representante para integrar o grupo de trabalho instituído para receber as sugestões. Sobre tal atitude, Bastos esclarece que foi apenas um ponto de partida para o início das discussões. “Quando se trata de um tema dessa magnitude, que muda o sistema de remuneração de servidores, que sai do regime de vencimento para o regime de subsídio, o Tribunal de Justiça precisa colocar na mesa o ponto de partida. Foi o que o tribunal fez”, diz Bastos.

O assessor diz que a partir da apresentação da minuta, o “tribunal adotou uma postura que a gente nunca viu na história do TJ-BA”, por chamar todas as instituições para apresentarem suas sugestões, com reuniões específicas com cada sindicato e organização. Somente após o fim do prazo da consulta pública é que, segundo ele, o presidente irá apresentar suas propostas. O assessor ainda esclarece que depois da finalização das propostas, é que o projeto realmente será discutido, na Comissão de Reforma do TJ-BA. O juiz assessor garante que os sindicatos estão participando do processo de elaboração das propostas e que as “críticas não procedem”. “Depois dessa participação é que se encaminha para comissão de reforma. Depois vai para o pleno, com novas discussões, aí sim, vai aprovar ou não. Não procede a informação de não permitir a participação dos servidores. O momento é esse. Em regra, o momento de participação é na comissão de reforma. Permitimos a participação prévia”, explana. Sobre a participação na comissão, Bastos diz que isso depende do presidente de cada comissão, mas acredita que ela será garantida nos próximos passos da construção do texto.

O assessor da presidência do TJ explica que a proposta, através do sistema de subsídio, impede a chamada incorporação de valores nos vencimentos. “O servidor trabalha durante um tempo naquela função e recebe um valor no salário dele e mesmo que ele deixe de desempenhar essa função, ele recebe como se lá ainda estivesse. Não existe isso mais na área federal, não existe isso mais nos outros estados. Só a Bahia trata dessa forma”, pontua. Bastos ainda diz que a instituição do subsídio impede que qualquer reajuste que seja feito “incida sobre todos os penduricalhos que existem nos salários dos servidores”. Ele ainda diz que o projeto não implica em perda salarial para os servidores, apenas congelando o salário daqueles que já recebem altas cifras. “Se hoje um servidor, que pelas diversas leis da Bahia, tiver atingido um salário de R$ 50 mil, tem uma lei que garante o recebimento deste valor. Se é moral ou imoral, não cabe entrar nessa questão. É uma lei e o TJ tem que respeitar. Se o cargo é de R$ 10 mil, o salário dele não vai ser reduzido para R$10 mil. Ele vai receber R$10 mil de subsídio e R$ 40 mil de parcela complementar. No próximo ano, quando tiver o aumento linear, esse reajuste vai incidir apenas sobre o subsídio de R$ 10 mil. Se houver um aumento de 10%. O subsídio vai para R$ 11 mil e a parcela complementar que eram R$ 40 mil, vai para R$ 39 mil. O valor nominal, o que efetivamente entra na conta, fica congelado. Isso quer dizer que todas as pessoas que estão no mesmo cargo que ele, estão aumentando o subsídio”, explica Bastos, completando que, quando o subsídio chegar a R$ 50 mil, aí sim, ele passaria a receber o reajuste na remuneração.

Segundo Bastos, o tribunal pode economizar até R$ 70 milhões nos próximos três anos, caso a inflação seja de 5%. Tal valor permite o tribunal nomear de 600 a 800 servidores. Ele diz ainda que tem recebido manifestações favoráveis a proposta dos próprios servidores. As críticas, de acordo com o assessor, partem daqueles que recebem os supersalários. “A intenção do projeto não é prejudicar, é equalizar as contas do TJ e permitir a melhoria dos serviços”, frisa. Bastos ainda destaca que o anteprojeto atingirá todos os servidores, independente de sua lotação, seja no primeiro grau ou no segundo.
 
Fonte:Claudia Cardozo/BN/reprodução

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

ENEM 2015: INEP DIVULGA LOCAIS DE PROVA DO EXAME



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou para consulta o cartão de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. No cartão, o candidato oderá conferir o local em que fará a prova neste ano.

Desta vez, o cartão de confirmação não será enviado pelos Correios e o estudante deverá acessá-lo pela internet, na página do participante no site do Enem ou no link direto

http://enem.inep.gov.br/participante/#/login Para acessá-lo, o participante deverá informar o número do CPF e a senha. É a mesma senha criada no momento da inscrição, mas, caso tenha esquecido, ela poderá ser recuperada por e-mail ou por mensagem SMS no celular.

Além do local de prova, o cartão contém o número de inscrição, a data e o horário das provas, a opção de língua estrangeira, solicitação de certificação do ensino médio, se for o caso, além da indicação do atendimento especializado ou específico, se houver sido solicitado pelo participante. A recomendaçnao do Inep é que o candidato imprima e leve o cartão para o local de prova.

As provas do Enem, que este ano teve mais de 7,7 milhões de inscritos, serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. 

Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, no horário de Brasília. A prova começará a ser aplicada às 13h30 - horário de Brasília.

Fonte:Guia do Estudante c/adptações

Bahia: "UEFS não pode parar" diz nota pública da Universidade

                                                           Foto:reprodução

A Universidade Estadual de Feira de Santana emitiu nota pública na tarde desta sexta feira (2), reiterando as dificuldades orçamentárias enfrentadas em 2015. Hoje a Universidade tem um orçamento R$ 6 milhões menor que o de dois anos atrás, para investimento e custeio. A situação é definida na nota distribuída pela assessoria de comunicação da universidade como um "estrangulamento financeiro". 
   
A Uefs não somente tem dificuldade de honrar pagamentos a fornecedores e prestadores de serviços. A falta de dinheiro já reflete na rotina da instituição de ensino, e também compromete a qualidade da pesquisa, ensino e extensão.

Em entrevista à Tribuna Feirense, o Reitor Evandro do Nascimento, já previa severas dificuldades para o segundo semestre deste ano.  A nota de hoje afirma que o quadro atual é gravíssimo, mas que a Administração Superior continuará empenhando esforços para evitar que a Universidade pare.
 
Veja a nota na íntegra:

Nota Pública

A Uefs não pode parar

Como é de conhecimento público, a UEFS vem enfrentando sérias dificuldades orçamentárias em 2015, principalmente porque seus recursos para custeio e investimento foram reduzidos de R$ 55 milhões, em 2013, para R$ 51 milhões em 2014 e R$ 49 milhões em 2015. Esse estrangulamento vem precipitando inúmeros problemas, dentre os quais a perda da capacidade de pagamento das obrigações contratuais de natureza contínua – a exemplo de empresas prestadoras de serviços terceirizados como os de segurança patrimonial, transporte de servidores, limpeza e conservação, manutenção predial. Serviços que foram terceirizados por decisão política dos governos estaduais.

Desde 2014, a Administração Superior tem procurado exaustivamente diversos setores do Governo do Estado para reiterar a necessidade de suplementação orçamentária, demonstrar a trajetória de precarização do funcionamento da universidade e alertar para o risco crescente de paralisação das suas atividades. A suplementação orçamentária foi pauta da greve docente, que se estendeu por três meses, e, também, das mobilizações de estudantes e servidores técnico-administrativos. Todas essas tentativas, até aqui, foram em vão: mesmo diante do cenário de possível interrupção do funcionamento da Universidade e dos danos inestimáveis que seriam então causados, o Governo do Estado mantém sua posição de negar a indispensável suplementação.

Nossas dificuldades se aprofundaram com a publicação do Decreto Estadual N.º 15.924, de 06/02/2015, sobre execução orçamentária em órgãos estaduais, que retirou grande parte da autonomia universitária para decidir e executar a contratação de eventos, a contratação de serviços, a aquisição de bens de consumo e patrimoniais, as concessões de diárias, a realização de despesas com capacitação e outros gastos de natureza essencial para o funcionamento da Instituição. Por outro lado, a Lei 12.949, de 14 de fevereiro de 2014 (Lei Anti-calote), que institui mecanismo de controle do patrimônio público do Estado da Bahia, criou problemas adicionais. Este importante instituto legal passou a exigir dos órgãos da administração pública a quitação de todos os possíveis débitos contratuais para sua completa implantação. Ora, quitar os débitos atuais é exatamente o que não é possível fazer sem a suplementação orçamentária.

O quadro atual é gravíssimo: a UEFS não dispõe de recursos orçamentários suficientes para honrar o pagamento das faturas das empresas contratadas, o que pode implicar em interrupção na prestação dos serviços, como já ocorreu nas últimas semanas, com os serviços de transporte de servidores e de coleta de lixo, e pode voltar a ocorrer a qualquer momento. Visando garantir a finalização do semestre de 2015.1, a UEFS foi obrigada a realizar remanejamentos orçamentários e adotar medidas de priorização de despesas, divulgadas através da CIC nº 18, emitida pelo Gabinete da Reitoria.

A Administração Superior continuará empenhando todos os esforços para evitar o pior, que seria a suspensão das atividades e pagamentos dos serviços terceirizados. Sem a suplementação orçamentária, porém, nenhum esforço será suficiente. Se o funcionamento da universidade se tornar inviável, a responsabilidade será do Governo do Estado. A palavra final, porém, pertence à sociedade, pois é dela o patrimônio que se vê ameaçado.

Fonte:Tribuna Feirense

Lava Jato: STF autoriza que ex- presidente Lula seja ouvido





                                     José Dirceu e Lula - foto:reprodução

O ministro Teori Zavascki, relator dos processos do petrolão no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja ouvido, como informante, nas investigações da Operação Lava Jato. Com isso, o maior escândalo de corrupção da história da República chega definitivamente ao ex-chefe máximo do país. No despacho, Zavascki também permitiu que sejam tomados os depoimentos de ex-ministros do governo petista, como Ideli Salvatti e Gilberto Carvalho, e dos ex-presidentes da Petrobras José Sergio Gabrielli e José Eduardo Dutra, do ex-tesoureiro da campanha de Dilma em 2010, José de Filippi Junior, e do ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu, ele próprio um dos presos pela Operação Lava Jato.

No início de setembro, o delegado Josélio Azevedo Sousa solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-presidente fosse ouvido nas investigações do propinoduto armado para assaltar a Petrobras. Conforme o documento, o ex-presidente pode ter sido "beneficiado pelo esquema em curso na Petrobras, obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo". O pedido da Polícia Federal é em parte amparado nos depoimentos do doleiro Alberto Youssef, do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e do ex-gerente de Engenharia da estatal Pedro Barusco.

O pedido para que o petista prestasse depoimento faz parte de um dos inquéritos da Operação Lava Jato em que são investigados, entre outros, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o senador Ciro Nogueira (PP-PI), o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e parlamentares.

"Atenta ao aspecto político dos acontecimentos, a presente investigação não pode se furtar de trazer à luz da apuração dos fatos a pessoa do então presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva, que, na condição de mandatário máximo do país, pode ter sido beneficiado pelo esquema em curso na Petrobras, obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidário sustentada à custa de negócios ilícitos na referida estatal", diz a PF.


Fonte:Veja

São Paulo: Prefeito de Elias Fausto é assassinado

Prefeito de cidade paulista é assassinado
Foto: Reprodução/ Youtube
 
O prefeito da cidade paulista de Elias Fausto, Laércio Betarelli (PSDB), foi assassinado na manhã desta sexta-feira (2) quando visitava uma obra no bairro Carimã. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o corpo do prefeito foi levado para necrópsia no Instituto Médico Legal de Piracicaba, também no interior de São Paulo. 
De acordo com a Agência Brasil, após ser comunicado do crime, o secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre de Moraes, viajou até Piracicaba para conversar com o diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior, Paulo Afonso Bicudo. As investigações serão feitas pela Delegacia de Investigações Gerais da Seccional de Piracicaba.
De acordo com a secretaria, ontem o prefeito, o secretário de Segurança Pública e oito vereadores da cidade estiveram reunidos para assinar um convênio com a Polícia Militar. Laércio Betarelli nasceu em 13 de fevereiro de 1957. Foi professor de estatística e física e trabalhou no Departamento de Obras da prefeitura, até que, em 1989, foi eleito vereador. Foi prefeito da cidade entre os anos de 1997 e 2000 e de 2005 a 2008 e cumpria seu terceiro mandato na prefeitura. A prefeitura de Elias Fausto publicou no Facebook uma mensagem de luto em homenagem ao prefeito. Informações da agência Brasil.

No TCU: Relator pede rejeição das contas de Dilma de 2014


Estadão


Relator pede rejeição das contas de Dilma em 2014-foto:reprodução

O ministro Augusto Nardes, relator de processo que avalia o balanço da União, recomendou aos colegas do Tribunal de Contas da União (TCU) que deem parecer pela rejeição das contas do governo da presidente Dilma Rousseff em 2014. A proposta consta do voto distribuído por ele aos gabinetes da corte no fim da noite de quinta-feira, 1.
O TCU deve apreciar na semana que vem as contas de Dilma. Os demais ministros podem seguir ou não a proposta de Nardes. Eventual parecer adverso ao Planalto pode desencadear um processo de impeachment da presidente Dilma no Congresso, patrocinado pela oposição e setores rebelados da base aliada. O argumento principal é que ela cometeu crime de responsabilidade ao permitir manobras como as pedaladas fiscais, caracterizadas como irregulares pela área técnica do TCU. Informações do site da ISTOÉonline.

Empresas de "fachada" escondiam Cunha na Suíça


 MP da Suíça identifica quatro contas relacionadas a Eduardo Cunha
 foto:Eduardo Cunha e a mulher | Foto: Reprodução/ Br.blastingnews

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), abriu empresas de fachada em paraísos fiscais para esconder seu nome nas contas registradas na Suíça. A informação, revelada pelo site estadao.com.br foi repassada pelo Ministério Público suíço à Procuradoria-Geral da República. Autos de uma investigação contra o peemedebista foram encaminhadas na quarta-feira, 30, para as autoridades brasileiras. 

A Suíça já congelou cerca de US$ 5 milhões em quatro contas bancárias cujos beneficiários são o presidente da Câmara e seus parentes. 

Auditoria interna do banco que guarda esses valores - cujo nome não foi divulgado - foi responsável pelo informe que levou à abertura da ação criminal contra Cunha no país europeu por suspeita de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. 

Em abril deste ano a instituição financeira entregou aos procuradores suíços um informe no qual sugeria que o peemedebista havia criado uma estrutura para tentar esconder seu nome da conta. Segundo fontes ouvidas pela reportagem, Cunha abriu empresas de fachada em paraísos fiscais que seriam as titulares das quatro contas. Seu nome, portanto, apenas apareceria como um "beneficiário".

'Disparidades'

Segundo investigadores da Suíça, a manobra é normalmente usada por quem tenta esconder algo, seja da Justiça ou de algum ator exterior. A auditoria do banco suíço também encontrou "disparidades" entre a renda do deputado declarada e os valores transferidos. Parte dos depósitos vinham de contas que já estavam sendo rastreadas. 

"O Escritório do procurador-geral da Suíça confirma que abriu um processo criminal contra Eduardo Cunha sob a base de suspeita de lavagem de dinheiro, ampliando em sequência para corrupção passiva", informou a assessoria do procurador-geral Michael Lauber.

O presidente da Câmara já foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal por corrupção e lavagem de dinheiro. 

A apuração da movimentação das contas teve início com a cooperação entre os procuradores dos dois países. A Suíça investiga os pagamentos relacionados com a Petrobrás desde março de 2014 e, durante meses, pediu que bancos entregassem à Justiça detalhes sobre dezenas de contas. Até agora, mais de 300 já foram identificadas e bloqueadas com cerca de US$ 400 milhões. Mais de US$ 150 milhões já estão autorizados a retornar ao Brasil.

Mais de 30 bancos do país passaram a colaborar no caso, entre os quais Julius Baer, Pictet, Cramer, HSBC e outros de grande porte. Autoridades suíças chegaram a reconhecer que o "caso Petrobrás" teve um importante impacto na praça financeira. 

O Ministério Público da Suíça repassou à Procuradoria-Geral da República todos os dados obtidos, sem prosseguir com a ação criminal contra Cunha. O objetivo é permitir que o deputado seja investigado no Brasil. 

Fundamental na localização das contas atribuídas a Cunha foram os depoimentos prestados por acusados que fecharam acordos de delação premiada com a força-tarefa da Operação Lava Jato. Os suíços abriram investigações criminais, por exemplo, contra os lobistas Fernando Antônio Falcão Soares, o Fernando "Baiano", e João Augusto Henriques, apontados como operadores do PMDB. 

Fonte:DIÁRIODOPODER

Pela governabilidade: Dilma anuncia novos ministros e mais cortes


 Dilma Rousseff anuncia cortes em ministérios e secretarias do governo - Foto: Antonio Cruz | Agência Brasil
 Foto:Antonio Cruz/Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff acaba de anunciar a reforma ministerial que reduz em oito o número de ministérios. A nova configuração ministerial, finalizada nesta quinta, 1°, com a ajuda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inclui a extinção e fusão de pastas e a realocação de titulares dos ministérios.
Além disto, a presidente anunciou a redução de 30 secretarias nacionais em todos os ministérios e três mil cargos comissionados, além do corte de 10% na remuneração dos ministros.

"Vamos reduzir em até 20% os gastos de custeio e criar em todos os ministérios limites de gastos com telefone, passagens e diárias. Vamos revisar todos os contratos de aluguel, prestação de serviços, como de vigilância, segurança, TI (tecnologia da informação) e demais serviços administrativos e rever o uso do patrimônio da União, buscando tornar mais eficientes os imóveis de propriedade da União", disse ela.

No novo desenho da equipe, o PMDB teve ampliado de seis para sete o número de pastas. Entre os ministérios que o partido passa a comandar estão o da Saúde, com o deputado Marcelo Castro (PI), e o da Ciência e Tecnologia, com Celso Pansera (RJ). A Secretaria da Pesca foi para Agricultura.

O Gabinete de Segurança Institucional perdeu o status de ministério, e a Secretaria de Assuntos Estratégicos será extinta. A Secretaria-Geral se uniu à de Relações Institucionais e passa a ser chamada Secretaria de Governo, que vai ser responsável pelo Gabinete de Segurança Institucional, Secretaria da Micro e Pequena Empresa.

Ministério das Mulheres, igualdade Racial e Direitos Humanos, com a fusão das secretarias de Direitos Humanos; de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e de Políticas para Mulheres. 

Veja quem são os novos ministros:
 
- Chefe da Casa Civil: Jaques Wagner
- Defesa: Aldo Rebelo
- Educação: Aloísio Mercadante
- Trabalho e Previdência Social: Miguel Rossetto
- Saúde: Marcelo Castro
- Comunicações: André Figueiredo
- Ciência e Tecnologia: Celso Pansera
- Secretaria de Governo: Ricardo Berzoini
- Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos:  Nilma Lino
- Ministério dos Portos: Helder Barbalho

Fonte:Ag. Brasil

Celulares na Bahia,Minas e Sergipe ganham 9º dígito no dia 11





Celulares na Bahia, Minas e Sergipe ganham 9º dígito no dia 11
Foto: Agência Brasil/reprodução
 
Os celulares da Bahia (DDDs 71, 73, 74, 75, 77), Minas Gerais (DDDs 31, 32, 33, 34, 35, 37 e 38) e Sergipe (DDD 79) terão que incluir o nono dígito a partir do dia 11 de outubro, por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para atender a demanda por telefonia móvel. Com o número 9 à frente dos números dos celulares permite mais combinações às operadoras, o que permite receber novos consumidores do serviço. 
O primeiro estado a adotar o nono dígito foi São Paulo, em 2012. Até outubro deste ano, 14 estados já passaram pela mudança. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o objetivo da Anatel é modificar os números de todos os estados gradualmente até dezembro do próximo ano, mas ainda não há um cronograma definido para o fim do processo.

Incentivo ao Turismo:Gov. Rui irá reduzir ICMS de querosene de aviação




Rui Costa irá reduzir ICMS de querosene de aviação para incentivar turismo
Fotos: Mateus Pereira/GOVBA/reprodução
 
Um decreto será editado pelo governador Rui Costa para que a aviação seja ampliada no estado. Na avaliação de Rui, o decreto deve “fomentar ainda mais o turismo” no estado. A medida prevê a redução de 17 para 12% da alíquota do ICMS na aquisição de querosene para aviação, para empresas que investirem em voos no estado. “A Bahia é a resposta para a alta do dólar e do Euro”, afirma governador, pensando nos turistas estrangeiros e brasileiros.
 
Em reunião com o mandatário nesta quinta-feira (1º), no Centro Administrativo da Bahia, representantes da Gol Linhas Aéreas, primeira empresa a aderir antecipadamente ao incentivo, se comprometeram a implantar dez frequências regulares de destinos diferentes do Brasil e um da Argentina, para Porto Seguro, além de voos diários de Congonhas para Salvador e Ilhéus, incrementando em cerca de 25 mil assentos mensais a disponibilidade para o estado.
 
Participaram da reunião os secretários estaduais do Turismo, Nelson Pelegrino, da Fazenda, Manoel Vitório, da Infraestrutura, Marcos Cavalcante, e do Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, e o secretário de Turismo de Porto Seguro, Humberto Nascimento, além do deputado Robério Oliveira. Segundo Pelegrino, Porto Seguro receberá quatro voos diários da Gol, de Confins, Congonhas e Guarulhos, além de Salvador, e mais seis do sudeste, sul e centro-oeste. Pelegrino lembra que, no governo passado, foram editados dois decretos para incentivar a aviação regional. “Hoje nós temos dez aeroportos importantes do interior da Bahia, porta de entrada para o turismo, que estão servidos de voos regionais regularmente. Agora queremos ir mais adiante. 
 
Todas as empresas aéreas poderão aderir a este decreto”. O secretário informa que, além de Porto Seguro, Salvador e Ilhéus, a perspectiva é que a iniciativa beneficie Lençóis, Paulo Afonso, Valença, Caravelas, que tem um novo aeroporto e Una. “Nós temos a opinião de que os principais destinos indutores do nosso estado serão beneficiados por este decreto”. 
 
Fonte:BN

Bancários da Bahia confirmam greve a partir de terça-feira(6)

 Resultado de imagem para greve dos bancários
 Imagem:reprodução/google
 
Os bancários da Bahia confirmaram, em assembleia na noite desta quinta-feira (1), a greve geral para a próxima terça (6). A categoria rejeitou a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de 5,5% de reajuste salarial. Na segunda (5), às 18h, eles voltam a se reunir para organizar o movimento grevista.
 
Segundo Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, a crise financeira do momento não é bastante para fundamentar o valor apresentado do reajuste muito inferior à inflação no período, que foi de 9,5%.
 
“Não existe crise para eles. Lucraram mais neste semestre do que no mesmo período do ano passado. Estão sendo intransigentes com essa proposta pífia e nós responderemos com a greve. Dia 6, do Acre ao Rio Grande do Sul, as agências estarão de portas fechadas. Só desta forma, conseguiremos avanços reais. Queremos, no mínimo, a reposição da inflação”, declarou Vasconcelos.
 
Além da proposta de reajuste de 5,5 %, a Fenaban ofereceu um abono de R$ 2.500,00 aos trabalhadores, também muito criticado pela categoria.Informações do Bocão News.


quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Rio: Justiça manda fechar batalhão prisional após PMs agredirem juíza

 Batalhão Especial Prisional (BEP) no Rio de Janeiro
 Batalhão Especial Prisional (BEP) no Rio de Janeiro(Vitor Silva/Futura Press/reprodução

O juiz Eduardo Oberg, titular da Vara de Execuções Penais (VEP), determinou que todos os 221 policiais militares presos no Batalhão Especial Prisional (BEP), em Benfica, Zona Norte do Rio de Janeiro, sejam transferidos para o Complexo de Gericinó (cadeia comum) em até 72 horas. A ordem para fechar a unidade foi dada horas depois de outra juíza da VEP, Daniela Assumpção, ser agredida por um detento enquanto tentava vistoriar uma das galerias. Em sua decisão, o magistrado foi direto: "O que ocorreu hoje demonstra que o BEP não tem condições de garantir a segurança de funcionários e juízes", escreveu Oberg.

Ao site de VEJA, um dos presos do BEP contou que a juíza chegou com alguns seguranças e tentou entrar na galeria E da unidade, mas foi impedida por alguns detentos. O local é famoso pelas regalias e, justamente por conta disso, a mesma magistrada suspendeu, em agosto, visitas de parentes de presos até que a direção da unidade oferecesse condições para que os encontros acontecessem fora das celas - que na verdade são pequenos quartos.

A juíza perdeu um sapato, os óculos e teve a blusa rasgada durante a confusão com seus seguranças. Ela imediatamente acionou o Batalhão de Choque e o Bope, que foram para o local. Os 221 policiais militares presos no BEP formam um efetivo que, se comparado aos que patrulham as ruas do Rio de Janeiro, é do tamanho do 41º batalhão (Irajá), responsável pela região mais perigosa da estado. Lá estão presos, por exemplo, vários integrantes de milícia, os acusados pela morte e desaparecimento do pedreiro Amarildo de Souza, em 2013, na Rocinha, e os cinco policiais da UPP da Providência que mataram o jovem Eduardo Felipe e forjaram o confronto, na manhã de quarta-feira. Informações de Veja.

Primeira operadora exclusiva da Assembleia de Deus é lançada no Brasil


Primeira operadora exclusiva da Assembleia de Deus é lançada no Brasil
Foto: Reprodução / Mais AD
 
A primeira operadora de telefonia móvel virtual exclusiva da Assembleia de Deus, a Mais AD, começou a funcionar no país. Segundo informações da Revista Galileu, os chips, que custarão R$ 9,90, começam a ser vendidos na próxima segunda (5). Além das chamadas , mensagens de texto e acesso a internet, os usuários tem acesso a conteúdos evangelizadores da Assembleia de Deus e a vagas de empregos para assembleianos, aplicativos evangélicos, pode fazer contribuição às igrejas, além de  ter “atendimento cristão diferenciado” e “promoções exclusivas”. 
Após se cadastrar e comprar o chip, os usuários podem optar por pacotes mensais saem a partir de R$ 19,90 (pacote de internet de 400MB) e até R$ 24,90 (600MB). A Mais AD, que tem como slogan “Deixe a fé falar mais alto”, foi criada pelo pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil. “Admiro o pastor por ter colocado a Assembleia de Deus dentro da revolução tecnológica”, disse o diretor-geral da operadora, Raul Aguirre, em entrevista à Galileu. 
 
A Mais AD não divulga, mas de acordo com Galileu, a empresa quer alcançar 1 milhão de clientes já no primeiro ano de atividade e pretendem, até 2025, ser a maior operadora de telefonia móvel do país. “Isso é um comércio”, definiu Bezerra da Costa. Informações do BN c/adptações.

Governabilidade: Dilma demite Renato Janine da Educação

 
 Foto: Renato Janine Ribeiro foi ministro por apenas 5 meses. Foto: Antonio Cruz/ABr/reprodução                   
 
O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, foi demitido do cargo na tarde desta quarta-feira (30) pela presidente Dilma. Janine, antigo militante de esquerda e ministro da "cota pessoal" da presidente, passou apenas pouco mais de cinco meses no cargo.
 A demissão de Janine era esperada. Especula-se na Esplanada que a saída de Janine abre espaço para o atual ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, ocupar a pasta da Educação. Mercadante está "de saída" da Casa Civil há meses, após receber crtíticas de aliados e até do ex-presidente Lula, além de ter sido citado na Operação Lava Jato como alvo de propina na roubalheira à Petrobras.

Renato Janine Ribeiro tomou posse em 6 de abril deste ano e não conseguiu completar nem mesmo seis meses. Informações do Diário do Poder.

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Criador do "Dilma Bolada" rompe com a presidente nas redes sociais


 



Criador do perfil Dilma Bolada, o publicitário Jeferson Monteiro fez um duro ataque à presidente Dilma Rousseff em sua conta pessoal no Facebook nesta quarta-feira(30) Na mensagem, ele critica o fato de Dilma ter oferecido mais espaço ao PMDB no governo e cita o famoso trecho de um samba da cantora Beth Carvalho que diz: "Você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão".

"Dilma não precisa do meu apoio no governo dela, nem o meu e nem do apoio de ninguém que votou nela. Afinal, para ela só importa o apoio do PMDB e de parte do empresariado para que ela se mantenha lá onde está. Trocou o governo pelo cargo. Não é o governo que eu e mais de 54 milhões de brasileiros elegemos", escreveu.
Antes de fazer a referência à música, ele afirmou que a "vida é feita de escolhas" e que agora só restava torcer para que "saia algo bom para o Brasil" das escolhas feitas por Dilma.

No perfil da personagem fictícia Dilma Bolada no Facebook, Monteiro publicou um clipe da música de Beth Carvalho e a frase: "Lema do meu segundo mandato". No Twitter, ele também republicou vários comentários de seguidores com críticas à presidente. Um deles dizia que o rompimento da Dilma fictícia com o governo estava repercutindo mais que o do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Aos seguidores incrédulos, que estão acostumando com Monteiro elogiando e defendendo a presidente nas redes sociais, ele reafirmou em outra postagem tudo o que havia dito. "Pessoal, só esclarecendo. Ninguém invadiu minha conta eu não fui hackeado", disse.

No ano passado, o publicitário chegou a ser recebido por Dilma no Palácio da Alvorada após as eleições. Apesar de admitir que recebeu propostas para fechar um contrato durante a campanha, ele afirmou na época que não havia chegado a um acordo e que nunca havia recebido dinheiro nem do governo nem do PT para continuar declarando o seu apoio à presidente.

Fonte: AE/Diário do Poder c/adptações

UNIVASF oferta vagas para Professor Efetivo e Substituto em Juazeiro e Petrolina

 UNIVASF

 
 A UNIVASF- Universidade Federal do Vale São Francisco divulgou a realização de mais dois Editais de admissão para professor da instituição. O Edital nº 032/15 para professor substituto e o Edital nº 033/15 para professor efetivo. Confira os Editais completo no links abaixo:

  PARA PROFESSOR SUBSTITUTO:

http://www.concurso.univasf.edu.br/ini_concurso.php?altura=823&cid=191&frameparent=out&frameset=&altura=913

PARA PROFESSOR EFETIVO:

 http://www.concurso.univasf.edu.br/ini_concurso.php?altura=823&cid=192&frameparent=out&frameset=&altura=913


Municípios Brasileiros: Confira a posição de sua cidade,segundo levantamento da revista Istoé e Austin Rating


                               
      
                                              Arte:reprodução/GOOGLE

Levantamento inédito mostra como cada uma das 5.565 cidades do país foram classificadas em indicadores sociais, fiscais, econômicos e digitais

 Depois de premiar as melhores cidades brasileiras, a Revista Istoé e a consultoria Austing Rating divulgam o ranking completo de todos os 5.565 municípios do país. 
Em uma levantamento inédito, com base em mais de 500 itens de informação, a lista mostra a posição de cada município de acordo com indicadores sociais, fiscais, econômicos e digitais.

No território de Identidade de Irecê, nos 19 municípios, o ranking  é o seguinte, segundo o levantamento.

AMÉRICA DOURADA - 3.836
BARRA ALTO - 2.859
BARRA DO MENDES - 2.878
CAFARNAUM - 3.017
CANARANA - 2.569

CENTRAL -  3.349
GENTIO DO OURO - 4.271
IBIPEBA-    2.976
IBITITÁ -    3.110
ITAGUAÇU - 4.044

IRECÊ-  856
JOÃO DOURADO - 2.609
JUSSARA - 3.343
LAPÃO - 2.560
MULUNGU DO MORRO - 3.991
PRESIDENTE DUTRA - 3.175
SÃO GABRIEL - 2.882
UIBAÍ - 3.224
XIQUE-XIQUE - 1.895




Clique no link abaixo para saber em que posição está sua cidade:

http://melhorescidadesdobrasil.com.br/ranking-geral-melhores-cidades-brasil-2015/


fonte: Site  melhorescidadesdobrasil.com.br/ Isto éonline/30/09/15 c/acréscimo sobre a região de Irecê.

Blitze da PM: "A redução dos índices mostra que estamos no caminho certo"diz Rui Costa

Blitze da Polícia Militar prendem 473 pessoas em setembro
Foto: Manu Dias/Gov. BA/reprodução
 
As blitze da Polícia Militar, que tiveram um aumento nas últimas semanas por ordem do governador Rui Costa (PT), resultaram na prisão em flagrante de 473. Além disso, entre 31 agosto e 28 de setembro, 256 veículos foram recuperados e 125 armas de fogo apreendidas. Os dados foram apresentados na manhã desta quarta-feira (30), no Comando da PM, no Largo dos Aflitos, após reunião de trabalho com a presença do governador Rui Costa, do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão. 
 
A ampliação em 50% no número de blitze em todo o estado resultou na abordagem de 262.939 pessoas, 100.565 veículos, 2.761 ônibus e 3.387 táxis. A rigidez das revistas refletiu também na diminuição de delitos. Houve redução de 20,2% no número de roubos de veículos e 26,4% de assaltos a coletivos, quando comparado ao mesmo período de 2014.  "A redução dos índices mostra que estamos no caminho certo. 
 
Com o reforço das blitze, em trinta dias, conseguimos a redução de praticamente todos os índices. Infelizmente reduzir não significa zerar. Vamos continuar reforçando as ações de segurança para que a gente consiga ainda melhores resultados", afirmou Rui Costa. Além disso, a PM registrou 386 ocorrências com apreensão de drogas e 132 apreensões de adolescentes. Quanto aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), houve redução de 3,6% em Salvador e 11,5% na região metropolitana. Informações do BN.

ENEM 2015: Edição deste ano tem mudanças no horário de início das provas

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que terá provas em 24 e 25 de outubro próximo, devem ficar atentos às mudanças na edição deste ano. Entre elas, a do novo horário de início das provas. Os portões de acesso às salas serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, sempre no horário de Brasília. As provas serão entregues aos candidatos às 13h30.

Os candidatos devem verificar as diferenças resultantes do horário de verão, que então estará em vigor. Ou seja, dos horários locais em relação ao da capital federal.

De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Chico Soares, as alterações são uma questão de segurança. “Com todos os alunos na sala, os detectores de metal podem ser passados de acordo com a conveniência dos fiscais”, disse. “E, principalmente, os malotes com as provas serão abertos apenas com os estudantes dentro das salas, com o testemunho de alunos e de fiscais; é uma mudança pequena, mas importante.”

Outra decisão importante refere-se aos participantes isentos da taxa de inscrição. Aqueles que não comparecerem nos dois dias de provas deste ano não terão como usufruir o direito à isenção no exame de 2016. O objetivo da mudança no critério é diminuir o índice de abstenções e evitar desperdício de recursos públicos.

Além disso, este ano, o cartão de confirmação do Enem terá formato digital. Com isso, os participantes devem buscar o acesso ao sistema de inscrição do exame pela internet — nas edições anteriores, o comprovante era enviado pelos Correios.

Provas — Os participantes farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma prova de redação. 
No sábado, 24 de outubro, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No domingo, 25, será a vez de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.


Fonte:Assessoria de Comunicação Social/MEC/reprodução

EUA:Trabalho do procurador Argentino Nisman vira filme

Nisman nos cinemas
Nisman nos cinemas -foto:reprodução
 
O atentado contra a Associação Mutual Israelita da Argentina (Amia), em 1994, no qual morreram 85 pessoas, é o ponto de partida do documentário Los Abandonados (Estados Unidos, 2015), que será lançado na quinta-feira(1) no Vimeo On Demand, um serviço de streaming de vídeo na internet. 

O filme narra os fracassos das primeiras investigações do atentado e descreve o trabalho do procurador Alberto Nisman, morto em fevereiro deste ano, na véspera de uma audiência em que ele apresentaria as razões para denunciar a presidente Cristina Kirchner e o seu chancelar Alberto Timmerman pela tentativa de encobrimento do crime.

Dirigido pelo americano Matthew Taylor, o filme tem coprodução de Douglas Farah, ex-repórter investigativo do Washington Post, e traz entrevistas com políticos, peritos, procuradores e ex-membros do serviços de inteligência argentino para apontar as relações promíscuas entre os governos da Argentina, Venezuela e Irã e as trapalhadas para tentar transformar em “suicídio” um homicídio flagrante.

Fonte:Coluna Radar de Lauro Jardim

UEFS diminui dias de vestibular em 2016 e anuncia datas

 As provas vão acontecer nos dias 20 e 21 de março de 2016 - Foto: UEFS | Divulgação
 Foto:reprodução


A Uefs anunciou nessa terça-feira, 29, a alteração das datas do vestibular 2016 da universidade. As provas, que antes aconteciam em três dias, serão nos dias 20 e 21 de março do próximo ano.

Com a diminuição no número de dias, o tempo para os candidatos responderem às questões foi ampliado de quatro para cinco horas por dia. O objetivo da medida é reduzir o tempo de espera dos candidatos entre o resultado do processo e a convocação para matrícula dos aprovados.

Interessados em participar do vestibular devem se inscrever no período de 20 de novembro a 20 de dezembro de 2015.Informações de atardeonline.

TJ-BA teme falta de dinheiro para pagar folha


  • Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia defendeu anteprojeto que vai ser enviado à AL-BA - Foto: Marco Aurélio Martins | Ag. A TARDE 14.12.2014
    Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia Eserval Rocha -foto:Marco Aurélio Martins | Ag. A TARDE 14.12.2014/reprodução
O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Eserval Rocha, defendeu, nesta terça-feira, 29, o anteprojeto que o TJ-BA vai enviar para a Assembleia Legislativa visando extinguir penduricalhos agregados a um grupo de servidores do Judiciário. Segundo Rocha, se medidas de contenção não forem adotadas, faltarão recursos para pagar a funcionários.

Semana passada o desembargador enviou uma carta aos sindicatos e associações de servidores judiciais para esclarecer  pontos do anteprojeto. "Nada mais fizemos do que dar andamento ao projeto, que quer, efetivamente, moralizar a folha de pessoal do Tribunal de Justiça, corrigir injustiças.

Temos oficiais de justiça que recebem R$ 6 mil e outros que recebem R$ 15 mil, R$ 16 mil e mais: pelas projeções que nós temos, seria uma irresponsabilidade do gestor não tomar providências", disse.Informações de atardeonline.

Salvador: Mulher acusada de racismo em shopping está presa

 A confusão ocorreu na noite desta terça-feira, 29, no Shopping Barra, em Salvador - Foto: Cidadão Repórter | Via WatsApp
 Cidadão Repórter | Via WatsApp/reprodução

Nuzia Santos de Aquino, 49 anos, acusada de chamar um funcionário de uma loja no Shopping Barra de "macaco", está presa desde a noite desta terça-feira, 29, quando ocorreu o caso.

Segundo a Polícia Civil, a mulher é investigadora da Polícia Civil, está afastada da função e tem um histórico de vários afastamentos do serviço por distúrbio emocional. Ela aguardava a licença-prêmio para se aposentar. Nuzia está há 15 anos na corporação.

A mulher foi autuada por injúria racial, por chamar um funcionário de "macaco", e por lesão corporal, por agredir um outro funcionário que tentou acalmá-la.
A confusão envolvendo Nuzia começou quando ela entrou na loja Fast Shop e não quis ser atendida por um funcionário negro. Ainda na noite de terça, todos os envolvidos foram levados para Central de Flagrantes, no Iguatemi, e ouvidos.
Segundo a polícia, a mulher está fora de si, inclusive ameaçando se matar. Ela está presa na Corregedoria da Polícia Civil  com acompanhamento especial.
Em depoimento, a mulher alegou que mora só. Até as 10h desta quarta, nenhum familiar de Nuzia foi contatado. A corregedoria irá abrir um processo administrativo disciplinar, além do inquérito policial.

Fonte:atardeonline

Índia:Muçulmano é espancado até a morte após sacrificar uma vaca

Devotos hindus deitam no chão, no local de passagem de vacas, durante o ritual do festival Govardhan Puja, em Dhar, nesta segunda-feira (4)
Devotos hindus deitam no chão, no local de passagem de vacas, durante o ritual do festival Govardhan Puja, em Dhar, nesta segunda-feira (4)(Chetan Soni/AP/VEJA/reprodução)
Um grupo de hindus linchou até a morte um muçulmano e deixou em estado crítico um de seus filhos pelo sacrifício de uma vaca, um animal sagrado para os hindus, em uma cidade próxima a Nova Délhi, informou nesta quarta-feira um policial. O linchamento aconteceu na noite da segunda-feira na cidade de Bisara, depois que alguém denunciou durante um culto hindu que o muçulmano tinha matado a vaca, afirmou o policial Anurag Singh. Um sacerdote hindu presente no culto teria autorizado a vingança.

Um grupo de hindus foi à casa das vítimas e linchou Mohammad Akhlaq, um granjeiro de 50 anos, e seu filho de 22 anos. "Umas quinze pessoas chegaram à casa e os atacaram. Até agora foram acusadas dez delas e ocorreram seis detenções. Entre os detidos não está o sacerdote hindu, que foi interrogado e depois posto em liberdade", explicou o policial. Segundo Singh, o filho do morto foi levado a um hospital de Noida, uma cidade próxima a Nova Délhi, e seu estado é crítico.

Meios de comunicação locais informaram que os agentes recolheram mostras da carne que havia na geladeira da casa das vítimas para examiná-la e determinar se era de vaca, embora a filha do falecido disse que eles só comiam "cordeiro". A vaca é considerada um animal sagrado pela religião majoritária da Índia, o hinduísmo, e seu consumo é proibido e penalizado por lei.

No entanto, no gigante asiático é comum que outras comunidades religiosas consumam outros tipos de animais bovinos, como o búfalo. A Índia, embora seja um país eminentemente vegetariano, é um dos maiores exportadores mundiais dessa carne. Os hindus representam 79,8% dos cerca de 1,2 bilhão de indianos e os muçulmanos 14,2%, segundo dados publicados em agosto pelo governo indiano sobre o censo de 2011, o último disponível na Índia.

Fonte:Redação Veja/reprodução

Bahia: Barra registra maior número de incêndios



Barra registra maior número de incêndios na Bahia; caça é principal causa de chamas
Foto: Major Carregosa / Corpo de Bombeiros-BA/reprodução
 
Com o maior número de focos de queimadas e incêndios na Bahia, a cidade da Barra, no oeste do estado, sofre para debelar as chamas. São 317 focos ativos, segundo dados dos ministérios da Ciência e Tecnologia, Inovação e Meio Ambiente. Ao Bahia Notícias, o secretário de meio ambiente de Barra, Joaquim Dantas, disse que os casos começaram a ocorrer de forma mais intensa no início do mês. Segundo ele, a maioria das causas dos incêndios é provocada pela ação de caçadores. "É algo que a gente está tentando acabar, mas sempre persiste. 
 
O Inema [Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos]esteve aqui no último dia 20 e constatou isso", conta ao citar principalmente às caçadas de tatus. Além disso, a prática antiga, feita por agricultores, de provocar queimadas para "limpar o pasto" também gera incêndios
 
Em Barra, 22 bombeiros fazem o trabalho de controle das chamas. Para o secretário, ainda é necessário suporte de aviões para levar os brigadistas até o local dos focos, muitos deles localizados em áreas de difícil acesso.
 
Em Xique-Xique, com 144 focos de queimadas e incêndios, foram registradas mortes de cabras. Agentes do Corpo de Bombeiros também trabalham no controle das chamas no município, sob o comando do Major Carregosa. 
 
Fonte:BN

Ministérios: Demorou, mas Wagner agora vai para Casa Civil


Mercadante-Wagner
Mercadante, que sai da Casa Civil, e Wagner, que entra em seu lugar -foto:reprodução

A presidente Dilma Rousseff cedeu ao seu antecessor e decidiu retirar o ministro Alozio Mercadante da Casa Civil. Para esse posto vai Jaques Wagner, atualmente ministro da Defesa.
Luiz Inácio Lula da Silva defendia de forma ostensiva a saída de Mercadante do Palácio do Planalto como forma de “distensionar'' as relações do Poder Executivo com o Legislativo. Na Casa Civil, Mercadante acumulou muito poder e era visto como um interlocutor arestoso por vários deputados e senadores aliados ao governo.
Nessa troca, a Defesa ficará com Aldo Rebelo (PC do B), que sai da pasta da Ciência e Tecnologia. Já Aloizio Mercadante, que ficou sob forte bombardeio durante vários meses, será realocado para o Ministério da Educação, local que já ocupou durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff.

O Palácio do Planalto passará a ter uma trinca de ministros fortemente ligados ao ex-presidente Lula. Além de Wagner na Casa Civil, a articulação política ficará com o petista Ricardo Berzoini (que vai sair da pasta das Comunicações). E na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República já está e vai permanecer Edinho Silva, do PT de São Paulo.


Fonte:Uol c/adptações

Salvador: Mulher recusa atendimento de negros no Shopping Barra

 Mulher recusa atendimento de negros no Shopping Barra e é repreendida; vídeo
 Foto: Rafael Mota/Leitor Metro1/reprodução

Uma mulher se recusou a ser atendida por vendedores negros no Shopping Barra na noite desta terça-feira (29). De acordo com relatos do leitor do Metro1, Rafael Mota, ela foi atendida por uma manicure de uma loja e depois por um vendedor no Fast Shop, mas recusou o atendimento por se tratarem de pessoas negras. Ao perceber o insulto e ser chamado de macaco pela mulher, um segurança da loja de eletrônicos chamou a polícia.
 "Ela disse para um vendedor negro da Fast Shop que ele deveria ser motorista de traficante", relatou o leitor. Uma confusão foi formada e ela se refugiou em uma loja de roupas. Mesmo com a chegada da polícia, ela se recusou a sair da loja por temer uma agressão por parte da população. Depois de ser convencida a sair pelos policiais, ela saiu escoltada da loja debaixo de muita gritaria por parte dos clientes e foi levada para a Central de Atendimento ao Cliente (CAC). 

Um grupo de pessoas seguiu a mulher até a porta da central. A equipe de reportagem do Metro1 tentou entrar em contato com a assessoria do shopping mas não obteve resposta.

CONFIRA O VÍDEO DA MULHER COM A PROTEÇÃO DE PMs:




Fonte:Jornal Metro/reprodução 
Vídeo: Yotube/reprodução