quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Ministérios: Demorou, mas Wagner agora vai para Casa Civil


Mercadante-Wagner
Mercadante, que sai da Casa Civil, e Wagner, que entra em seu lugar -foto:reprodução

A presidente Dilma Rousseff cedeu ao seu antecessor e decidiu retirar o ministro Alozio Mercadante da Casa Civil. Para esse posto vai Jaques Wagner, atualmente ministro da Defesa.
Luiz Inácio Lula da Silva defendia de forma ostensiva a saída de Mercadante do Palácio do Planalto como forma de “distensionar'' as relações do Poder Executivo com o Legislativo. Na Casa Civil, Mercadante acumulou muito poder e era visto como um interlocutor arestoso por vários deputados e senadores aliados ao governo.
Nessa troca, a Defesa ficará com Aldo Rebelo (PC do B), que sai da pasta da Ciência e Tecnologia. Já Aloizio Mercadante, que ficou sob forte bombardeio durante vários meses, será realocado para o Ministério da Educação, local que já ocupou durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff.

O Palácio do Planalto passará a ter uma trinca de ministros fortemente ligados ao ex-presidente Lula. Além de Wagner na Casa Civil, a articulação política ficará com o petista Ricardo Berzoini (que vai sair da pasta das Comunicações). E na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República já está e vai permanecer Edinho Silva, do PT de São Paulo.


Fonte:Uol c/adptações

1 comentários:

  1. Até que enfim, a presidente Dilma cedeu. Aliás em Abril de 2015, pontuei isso em um artigo: PMDB nosso de cada dia que está na coluna artigos do nosso Blog. veja um trecho.
    "Sempre como maior partido, líderes extremamente experientes e habilidosos, o PMDB ao longo dessa três décadas, esteve em todos os cargos mais importantes da república e continua com o apetite voraz em ampliar sua atuação no governo da presidente Dilma, principalmente no atual cenário, prova disso, foi a repentina mudança do discurso do Presidente da Câmera Deputado Eduardo Cunha com relação ao planalto, após um jantar restrito e a nomeação do Henrique Alves para o ministério do Turismo. Jantar esse que contou com a presença do ex-governador da Bahia Jaques Wagner, inclusive, Dilma, pagou caro em não colocar Wagner na linha de frente de sua articulação política e teve de ceder ao seu Vice-Presidente e presidente do partido Michel Temer fazer um papel que caberia a ela designar logo no início desse segundo mandato. "

    ResponderExcluir