• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 26 de novembro de 2016

CONFIRA A REPERCUSSÃO DA MORTE DE FIDEL CASTRO PELO MUNDO


Reprodução/rol-benzaken


CONFIRA A REPERCUSSÃO DA MORTE DO LÍDER CUBANO FIDEL CASTRO PELO MUNDO.. CONFIRA O LINK DO SITE DA UOL.

http://www.uol/noticias/especiais/fidel-castro.htm

Lava Jato: Odebrecht delata Alckmin, Aécio e Serra , afirma site

                                                           foto:reprodução
Só a anistia pode salvar os tucanos. Isto é o que afirma o site O Antagonista. De acordo com a publicação, a Odebrecht, segundo a Veja, detalhou os pagamentos de propina eleitoral a José Serra, Geraldo Alckmin e Aécio Neves. Advogados e executivos da Odebrecht tentarão novamente assinar a delação na Procuradoria-Geral da República na terça-feira (29), coforme informações do colunista Lauro Jardim, de O Globo.
 
Os termos dessa delação de quase 80 executivos foram fechados, o que está faltando agora é acertar com o governo americano detalhes do valor que vai ser devolvido pela empresa. A multa chegou a ser estimada em US$ 2,5 bilhões e falta decidir quanto vai para os Estados Unidos, onde segundo Ministério Público, a empreiteira praticou parte dos crimes. A assinatura do acordo de delação deve envolver quase 80 executivos da Odebrecht. Eles vão delatar políticos, fala-se em cerca de 200 nomes de diferentes partidos. Informações do Bocão News.

Religião: Morre aos 87 anos o teólogo Russel Shedd





Morre Russell Shedd, aos 87 anos -foto:reprodução facebook


"Exposição da Palavra reconhece em primeiro lugar que a Bíblia é a Palavra de Deus. Explicar o que diz o texto deveria, portanto, ser obrigatório. Oferecer opiniões humanas, contar histórias e comentar eventos políticos do país e do cenário mundial não satisfazem as necessidades prementes dos cristãos sedentos para saberem se não há alguma palavra do Senhor. "Pregue a palavra" é a ordem de Paulo para Timóteo; não é menos necessário hoje do que no século primeiro". 
Dr. Russell Shedd em 08/16.

A Editora Vida Nova anunciou de forma oficial o falecimento do pastor e teólogo Russel Shedd, um dos mais influentes do Brasil. A nota foi publicada no seu site e nas redes sociais, a qual o portal Gospel Prime reproduz na íntegra:
Com enorme pesar, informamos que nosso fundador e presidente emérito, o dr. Russell Phillip Shedd, faleceu na madrugada de hoje.
Juntamente com a igreja brasileira, lamentamos profundamente a perda deste servo valoroso, que deixará uma lacuna irreparável. Ainda assim, alegramo-nos no Senhor por saber que ele, tal como o Apóstolo Paulo, combateu o bom combate, terminou a carreira, guardou a fé e tem reservada para si a coroa da justiça.
Fiel mensageiro da Palavra, o dr. Shedd foi incansável em seu ministério, tendo percorrido todo o Brasil como conferencista e professor, pregando e palestrando em congressos, igrejas, seminários e faculdades de Teologia. Foi exemplo extraordinário de uma vida de amor à Palavra. A literatura e o ensino teológicos no Brasil devem muito à incansável, inspiradora e comovente dedicação desse grande servo de Deus.
Ele deixa a esposa, dona Patricia Shedd, com quem foi casado por 59 anos, além de 5 filhos (Timothy, Nathanael, Pedro, Helen e Joy), 14 netos (Laura, Kelley, Rebecca, Katherine, Leander, Cayenne, Henry, Jonathan, Michael, Stephanie, Evelyn, Scott, Susan e Katie) e uma bisneta (Izabella).
O velório será a partir de amanhã (27/11) na Igreja Bíblica Evangélica da Comunhão, Rua Tito 240, Vila Romana – São Paulo. O enterro será na próxima quarta-feira (30/11) no Cemitério da Paz, Rua Doutor Luiz Migliano, 644, São Paulo.
Um breve relato da vida e da obra de Russell Shedd
Russell Phillip Shedd nasceu em Aiquile, pequena cidade boliviana, no ano de 1929. Aos dez anos de idade, já falava espanhol, inglês e aprendera também o dialeto local. A semente de seu amor à Palavra germinou já na mais tenra infância, quando o menino acompanhava os pais, Leslie e Della Shedd, ambos missionários, em percursos evangelísticos pelas aldeias da Bolívia.
No início da adolescência, volta com os pais e irmãos para os Estados Unidos e cursa o segundo grau em duas instituições: Westervelt Home e Wheaton College Academy. Depois disso, a profunda sede pelo conhecimento da Palavra leva o jovem Shedd a uma intensa jornada de cursos. Primeiro, estuda Teologia no Wheaton College, onde recebe o grau de bacharel com especialização em Bíblia e Grego. Depois, decide fazer um mestrado em estudos do Novo Testamento na Wheaton College Graduate School. Muda-se então para o estado da Filadélfia e matricula-se no Faith Seminary, onde adquire o título de mestre em Teologia, em 1953. Dois anos depois, aos 25 anos de idade, conquista o grau de doutor em Filosofia (PhD) na renomada Universidade de Edimburgo, na Escócia. Em 1955, volta para os Estados Unidos e aceita o cargo de professor no Southeastern Bible College, em Birmingham, no estado do Alabama, onde conhece uma aluna, Patricia Dunn, com quem viria a se casar em 22 de junho de 1957.
Tendo os olhos e o coração voltados para a obra missionária, em 1959 o jovem casal é enviado pela Conservative Baptist Foreign Mission Society (CBFMS) para Portugal. Ali, Russell Shedd recebe com grata satisfação o encargo de acompanhar um ministério de literatura em formação. Denominado “Edições Vida Nova”, esse ministério fora fundado com o propósito de fornecer textos teológicos básicos e obras de referência bíblica para estudantes, professores e pastores.
Passados três anos, Russell Shedd e os demais missionários notaram que o programa de publicações sofria duas sérias limitações: os altos custos de impressão e a baixa e lenta demanda dos livros na minúscula comunidade evangélica portuguesa. Após muitas orações e deliberações, os olhos dos missionários voltam-se para um país do outro lado do Atlântico, com uma comunidade evangélica maior e em franco crescimento, contando ainda com a possibilidade de baixos custos na produção editorial. O plano inicial era que Russell Shedd ficasse dois anos no Brasil com o objetivo de implantar uma ação editorial em São Paulo e depois voltasse para Portugal.

Em agosto de 1962, o casal Shedd chega ao Brasil, onde permanece, sem retornar a Portugal, e onde Russell Shedd passa a ensinar e a inspirar amor à Palavra de Deus, dando continuidade ao ministério de Edições Vida Nova. Ele sempre se dedicou de corpo e alma ao estudo e ao ensino das Escrituras, seja na área do ensino teológico, seja na área de publicação de livros evangélicos que facilitassem a compreensão e o conhecimento das Escrituras, sendo mais de 25 deles de sua autoria. Por muito tempo esteve à frente do ministério de Edições Vida Nova e, embora há vários anos tivesse passado a presidente emérito, jamais deixou de amar e participar dessa obra. Também atuou como consultor da Shedd Publicações. Sua influência perdura até hoje mesmo depois de aposentado, sendo um ativo influenciador de líderes e membros da igreja brasileira.

Na Faculdade Teológica Batista de São Paulo foi professor de Novo Testamento e diretor do Departamento de Novo Testamento e Exegese. Lecionou também em outras renomadas instituições ao redor do mundo.
Somos profundamente gratos a Deus pela forma maravilhosa em que usou o dr. Shedd para influenciar e impactar a todos a quem ele teve a oportunidade de discipular, usando-o também por meio de aulas e palestras e dos muitos livros escritos ou editados por ele. Com certeza, seu exemplo e ensino serão seguidos por muitos anos. Todos os que o conheceram só podem dizer, juntamente com ele, Soli Deo gloria!
fonte: Site Gospel prime

CUBA: FIDEL CASTRO MORRE AOS 90 ANOS

O ex-presidente de Cuba Fidel Castro morreu aos 90 anos de idade, informou neste sábado (26) seu irmão, o atual mandatário do país, Raúl Castro, em um discurso transmitido pela televisão estatal.

O líder histórico da Revolução Cubana faleceu na noite de sexta-feira (25), às 22h29 (hora local), e seu corpo será cremado "atendendo sua vontade expressa", explicou Raúl Castro, visivelmente emocionado.

O presidente cubano afirmou que, nas próximas horas, será anunciado como acontecerá o funeral de Fidel Castro, que foi visto pela última vez no último dia 15, quando recebeu em sua residência o presidente do Vietnã, Tran Dai Quang.

90 anos de trajetória

Ao longo de seus 90 anos, Fidel Castro se transformou em indiscutível e controverso protagonista do último século. Em 2011, o líder da Revolução Cubana admitiu que nunca pensou que viveria "tantos anos" e em abril deste ano pareceu se despedir: "Em breve serei como todos os outros. A vez chega para todos".
Fidel tinha 32 anos quando entrou triunfante em Havana. Era 1959, usava barba e uniforme e vinha da derrota de um exército de 80.000 homens contra uma guerrilha que em seu pior momento contou com 12 homens e sete fuzis. Sem passado militar, Fidel Castro expulsou do poder o general e ditador Fulgêncio Batista, na luta que começou com o fracasso da tomada do quartel Moncada, em 1953.
Fidel aplicou uma "doutrina militar própria" e conseguiu "transformar uma guerrilha em um poder paralelo, formado por guerrilheiros, organizações clandestinas e populares", disse Alí Rodríguez, ex-guerrilheiro e atual embaixador venezuelano em Cuba.
O líder cubano derrotou conspirações apoiadas pelos EUA e enviou 386.000 concidadãos para lutar em Angola, Etiópia, Congo, Argélia e Síria. Ao longo de 40 anos (1958-2000) escapou de 634 tentativas de assassinato, escreveu Fabián Escalante, ex-chefe de inteligência cubano, segundo o veículo de informação alternativa Cubadebate.
Ao jornalista Ignacio Ramonet, Fidel confessou que quase sempre carregava uma pistola Browning de 15 tiros. "Oxalá todos morrêssemos de morte natural, não queremos que se adiante nem um segundo a hora da morte", declarou em 1991.
Divulgação

'Efeito Fidel'

"Fiquei tão impressionada! Não pude fazer mais que olhar no rosto dele e dizer: te amo". Mercedes González, uma cubana de 59 anos, só viu de perto por duas vezes o líder cubano, mas não resistiu ao "efeito" Fidel.
Seja pelo aspecto rude de guerrilheiro ou seus discursos quilométricos - a maioria espontâneos porque ele gostava do "nascimento das ideias", segundo Salomón Susi, autor do Dicionário de Pensamentos de Fidel Castro -, Fidel fascinava também as massas, as mulheres, os políticos e os artistas.
"Ele projeta uma imagem pública muito atraente", um dom que também "faz parte de sua lenda", diz Susi. Já longe do poder, Fidel publicou reflexões sobre diversos temas. Apesar disso, o grande sedutor mantém a portas fechadas sua vida privada (dois casamentos e sete filhos com três mulheres é a única coisa que se conhece).
"A vida privada, na minha opinião, não deve ser instrumento da publicidade, nem da política", sentenciou em 1992.

Amado e odiado

"É o homem dos 'E's: ególatra, egoísta e egocêntrico". Assim Fidel Castro é definido pela dissidente Martha Beatriz Roque, 71. Quem se opôs, acrescenta, enfrentou uma tripla resposta: "a prisão, os espancamentos e os protestos de repúdio".
Fidel desafiou dez presidentes dos Estados Unidos antes que seu irmão Raúl, que o sucedeu no poder, decidisse restabelecer relações diplomáticas com seu adversário da Guerra Fria no fim de 2014, o que Fidel nunca se opôs que acontecesse.
Fidel Castro governou com mão de ferro, e durante anos (1990 e 2002) a ilha foi condenada internacionalmente pela situação de direitos humanos a pedido da desaparecida Comissão de Direitos Humanos da ONU.
Em 1959, o governo de fidel condenou a 20 anos de prisão o comandante de Sierra Maestra, Huber Matos, por insurreição. Na "primavera negra" de 2003 mandou prender 75 dissidentes, incluindo Martha Beatriz Roque, e nesse mesmo ano foram fuzilados três cubanos que roubaram uma lancha para fugir dos Estados Unidos.
Fidel sempre negou os pedidos internacionais para uma abertura política e considerou os opositores "mercenários". "Eu vou lembrar dele como um ditador", diz Roque.
Reprodução/rol-benzaken

Homem que virou mito

Enquanto proclamava o triunfo da revolução em 1959, várias pombas voaram a seu redor e uma delas pousou docemente em seu ombro. As pessoas entenderam como um sinal sobrenatural. O mito marcou a vida de Fidel.
Em um país onde o cristianismo se mistura aos cultos africanos, os cubanos atribuíram a Fidel a proteção do orixá Obatalá, o deus pai, o mais poderoso. Viam-no como um homem inabalável, que tinha solução para tudo, era considerado quase imortal até adoecer em 2006.
A figura paternal do "comandante", tão respeitada como temida, é onipresente. Era visto tanto no meio de um furacão, quanto ensinando a preparar uma pizza. Se acreditou até que se protegia com um colete à prova de balas. "Tenho um colete moral, é forte. Esse tem me protegido sempre", disse aos jornalistas enquanto mostrava o peito durante uma viagem aos Estados Unidos em 1979.
Fidel dizia não apreciar o culto à personalidade. Não há estátuas, mas sua imagem se multiplica na ilha.

Líder contagiante

Em 2001 Fidel Castro prometeu que traria de volta seus cinco agentes presos pelos Estados Unidos três anos antes. "Quando Fidel disse 'voltarão', disse ao povo cubano: vocês os trarão", disse René González, um dos cinco cubanos libertados por Washington entre 2011 e 2014. González ilustra assim o poder do ex-mandatário de contagiar com suas ideias, por mais incríveis que parecessem.
Mas nem sempre o Quixote caribenho venceu. Após um esforço titânico, não conseguiu, como tinha proposto, produzir 10 milhões de toneladas de açúcar em 1970. Mas conseguiu que Cuba derrotasse o analfabetismo em apenas um ano (1961).
Também se propôs a fazer de Cuba uma "potência médica", quando tinha somente 3.000 médicos no país. Hoje tem cerca de 88.000 especialistas, um para cada 640 habitantes.
Na ilha, proliferaram os "planos Fidel", experimentos sem sucesso para criar búfalos, gansos ou transformar Cuba em produtora de queijos de qualidade, quando ainda tinha um déficit de vacas.
Também não conseguiu que os Estados Unidos devolvessem o território de Guantánamo, cedido há um século, mas conseguiu trazer de volta o menino Elián González, levado clandestinamente em uma embarcação por sua mãe, que morreu na tentativa de chegar a Miami e cuja custódia provocou uma queda de braço entre Havana e Washington.
Prensa Presidencial Venezuela

Dez anos longe do poder

Em julho, Fidel Castro completou 10 anos afastado do poder. No dia 31 de julho de 2006, a emissora oficial cubana de televisão anunciou que o líder da Revolução delegava provisoriamente a chefia de Estado a seu irmão, Raúl Castro, após ter passado por uma complicada cirurgia.
Após dois anos de rumores e especulações nos quais a saúde de Fidel foi um segredo de governo, Raúl foi nomeado formalmente presidente do Conselho de Estado em fevereiro de 2008. Um mês depois de ter chegado ao poder, iniciou as primeiras reformas econômicas.
Foi uma substituição suave e sem traumas que terminou de se consolidar em 2011, com a escolha do menor dos Castro como primeiro-secretário do Partido Comunista. Ao longo dessa década, Cuba deu um giro substancial: sem perder seus ideais revolucionários e estrutura comunista, o país embarcou em uma série de reformas econômicas ambiciosas e se reconciliou com seu histórico inimigo, os Estados Unidos.
Ismael Francisco/www.cubadebate.cu/AFP
Raúl, o artífice da "atualização socialista", empreendeu uma série de ambiciosas reformas - lentas demais, para muitos -, como abertura de setores à iniciativa privada, maiores facilidades ao investimento estrangeiro e o fim de restrições que afetaram os cubanos por décadas, como as viagens ao exterior ou a compra e venda de carros e casas.
Na Cuba de hoje, cerca de 500 mil pessoas são "cuentapropistas", uma nova classe de empreendedores, microempresários e trabalhadores autônomos que mudaram o panorama econômico do país com milhares de pequenos negócios, como restaurantes, cafeterias, hotéis, ginásios e salões de beleza.
A vida do cubano no período experimentou uma importante mudança com a reforma migratória de 2013, que permitiu que milhares de moradores da ilha saíssem do país e, em muitos casos, reconstruíssem famílias até então fragmentadas durante anos pelo exílio.
A possibilidade de adquirir um carro, uma casa, entrar em hotéis que antes só admitiam estrangeiros ou conectar-se à internet - ainda proibido nas casas - também aliviou parte da pressão no dia a dia.
Contudo, devido aos baixos salários e às dificuldades vividas por muitas famílias, as reformas não frearam o êxodo de cubanos, especialmente em direção aos EUA, motivados pelos benefícios migratórios, como ficou em evidência com a crise provocada no ano passado pelos emigrantes cubanos que lotaram a América Central.
Sem deixar sua fidelidade às causas do mundo em desenvolvimento, à esquerda e aos parceiros "bolivarianos", Raúl Castro construiu uma política externa mais pragmática e aberta que o aproximou, entre outros, da União Europeia, bloco com o qual Cuba assinou no ano passado o primeiro acordo de diálogo político e cooperação.
No entanto, não há dúvida que a mudança mais radical na Cuba "raulista" foi o descongelamento das relações diplomáticas com os EUA depois de mais de cinco décadas de tensões e atritos.
No dia 17 de dezembro de 2014, os presidentes Raúl Castro e Barack Obama anunciaram que Cuba e EUA restabeleceriam as relações, um giro diplomático que surpreendeu tanto a comunidade internacional como os próprios cubanos, que receberam a notícia com otimismo e alegria, apesar de um pouco de cautela.
Desde a data fatídica, o povo cubano, que espera com ansiedade o fim do embargo que asfixia a econômica do país, viveu eventos impensáveis quando Fidel deixou o poder: a reabertura da embaixada americana em Havana e uma visita de um presidente do país inimigo à ilha em março, algo que não ocorria há 88 anos.
Atraídos por essa imagem de "ilha proibida", milhares de americanos visitaram Cuba, que em 2015 bateu o recorde de 3,5 milhões de turistas, um "boom" que está fortalecendo a economia com receitas vitais em moeda estrangeira, mas que também evidência a frágil infraestrutura do país.
Também chegaram a Cuba empresários e investidores de todo o mundo para explorar opções de negócios e se adiantar em relação a seus concorrentes americanos diante de um eventual fim do embargo, apesar de a entrada de capital estrangeiro na ilha ainda enfrentar obstáculos.
A "nova" Cuba foi, além disso, palco de eventos impensáveis na época de Fidel, como o histórico show do The Rolling Stones em março de 2016 ou o desfile da marca Chanel em uma avenida central de Havana dois meses depois. (Com agências internacionais)

FONTE; SITE UOL/REPRODUÇÃO

Conquista: Justiça autoriza uso de força policial se Uesb não for desocupada em 24h

A Justiça determinou que os estudantes que ocupam o prédio da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista, devem desocupar a unidade de ensino em até 24 horas. Caso isso não aconteça, foi autorizado o uso de força policial para que a desocupação aconteça. Os alunos protestam contra a chamada PEC do Teto. 
(Foto: Blog do Anderson/reprodução)
A decisão foi tomada nesta sexta-feira (25) pelo juiz Ricardo Frederico de Campos, da comarca de Conquista. O juiz diz que a desocupação "deve ser realizada sem violência, com toda a cautela necessária à situação, mediante a participação de um representante dos ocupantes e dos autores para a melhor solução possível, observando-se a boa convivência acadêmica, em um clima de paz".
Se for necessário, a força policial pode ser usada após o prazo, diz a decisão. "Se ultrapassado o prazo, sem a desocupação, autorizo, como medida extrema, contando com o bom senso das partes e o empenho na melhoria das condições de vida no campus, o uso de força policial".
O campus está ocupado desde 21 de outubro.

Fonte:Correio c/adaptações

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Bahia: 30% da população rural do Estado está na miséria, diz secretário da SDR


Resultado de imagem para secretário jerônimo rodrigues da bahia
foto:reprodução
O secretário estadual Jerônimo Rodrigues, do Desenvolvimento Rural, estima que 30% da população rural da Bahia esteja em condição de miséria. De acordo com o titular da SDR, a agricultura familiar baiana tem desempenhado papel importante na produção de alimentos atualmente. 
“Temos comunidades indígenas vivendo em um sistema precário. Se a gente não tiver uma inteligência para fazer o pacto federativo, não vamos para a frente. Antigamente, o trabalhador da zona rural morria muito cedo. Embora tenha uma vida menos tensa, as pessoas ainda vivem tensões no campo", avaliou o secretário em entrevista ao apresentador Zé Eduardo, na Metrópole FM, na manhã desta sexta-feira (25).
Rodrigues também falou, na ocasião, sobre a  29ª edição da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro) acontece entre este sábado (26) e o dia 4 de dezembro no Parque de Exposições de Salvador. Informações do Bocão News.

Mais um: Ministro Geddel vai deixar o governo

                                                             foto:reprodução
O ministro da Secretaria Geral de Governo, o baiano Geddel Vieira Lima, já tomou a decisao de deixar o governo ainda nessa sexta-feira (25) para tentat estancar a crise politica do governo. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Geddel vai oficializar sua demissão por causa da acusação de tráfico de influência feita pelo ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero. 
Ao site O Antagonista, o peemedebista baiano disse que estava em conversa com o presidente Temer fazendo reflexão sobre o seu pedido de demissão. "Estou olhando o sofrimento de minha família e o interesse do país. Temer disse que a decisão é minha", disse.
O ex-auxiliar da Cultura do governo Temer acusou Geddel de pressioná-lo para que o Iphan nacional liberasse a construção do prédio La Vue, na Ladeira da Barra, em Salvador. Calero se recusou a atender o pedido e se queixou ao presidente Michel Temer. Percebendo que Temer decidiu ficar do lado de Geddel, Calero preferiu se demitir.
A crise aumentou muito de proporção e tornou a situação de Geddel insustentável depois que Calero prestou depoimento à polícia federal e acusou Geddel e o próprio Temer de o pressionarem para que autorizasse a obra. Para tentar estancar a sangria política do governo, Geddel vai deixar a pasta.

fonte:Bocão News

Bahia: SEC promove alteração no Calendário Escolar de 2017






A Sec - Secretaria de Educação do Estado promoveu uma mudança no Calendário Escolar de 2017. Pela  nº  9.936/16 de 11/11/16 e  publicada no DOE em 12/11/16, o recesso junino estava programado de 22 a 25/06.

Nessa nova portaria de nº 10.150/2016 publicada no DOE hoje(25) fica estabelecido que o recesso junino será de 22/06 a 02/07/17.  Confira a a publicação abaixo:


PORTARIA Nº 10150/2016

O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, RESOLVE
Fica determinado a alteração do artigo 34, § 1° da Portaria nº 9936/2016, bem como o Anexo V, passando a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 34, §1º Ficam estabelecidos os dias 03 de junho de 2017, 23 de setembro de 2017 e 14 de dezembro de 2017 como dias de reunião do Conselho de Classe.


ANEXO V

CALENDÁRIO ESCOLAR


 ATIVIDADE
PERÍODO
Jornada Pedagógica
01,02,03 de fevereiro de 2017 e 21 de julho de 2017

Início do Ano Letivo
06 de fevereiro de 2017

Recesso do Carnaval
24 de fevereiro a 01 de março 2017

Recesso da Semana Santa
13 a 16 de abril de 2017

Recesso Junino
De 22 de junho a 02 de Julho de 2017

Total de Dias Letivos
200

Término do Ano Letivo
13 de dezembro de 2017

Encerramento das Atividades Finais (Estudo de Avaliação e Entrega de Atas)

De 15 a 20 de dezembro de 2017
Distribuição dos Dias Letivos - 2017

MES
PERIODO
Nº DE DIAS LETIVOS
SÁBADOS LETIVOS
Fevereiro
06 a 28
14

Março
01 a 31
22
11/03/2017
Abril
01 a 30
17

Maio
01 a 31
22

Junho
01 a 30
13

Julho
01 a 31
20
15/07/2017
Agosto
01 a 31
22

Setembro
01 a 30
19

Outubro
01 a 31
20
07/10/2017
Novembro
01 a 30
19

Dezembro
01 a 13
09


TOTAL
197
03
200



Distribuição das Unidades - 2017

UNIDADE
PERÍODO
Nº DE DIAS LETIVOS
SABADO LETIVO
CONSELHO DE CLASSE

I
06/02 a 18/05
67
11/03/2017
03/06/2017
II
19/05 a 01/09
66
15/07/2017
23/09/2017

III
04/09 a 13/12
67
07/10/2017
14/12/2017

TOTAL
200
3
3


Salvador, 24 de Novembro de 2016
Walter Pinheiro
Secretário da Educação

fonte:DOE 25/11/2016 - página da educação