• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 14 de junho de 2025

Eleições 2026: Ex-presidente Bolsonaro quer os três filhos no Senado

 

                                             foto:reprodução


O ex-presidente Jair Bolsonaro que está inelegível até 2030, dobra aposta para ter os três filhos no Senado da República a partir de 2027. Segundo o colunista Igor Gadelha do Metrópoles, o ex-presidente já comunicou a deputada Julia Zanata (PL-SC) que o seu filho Carlos, que é vereador no Rio de Janeiro, será candidato ao Senado pelo Estado. 

Segundo o mesmo colunista, a deputada O ex-presidente informou ainda a Julia que, nesse cenário, a deputada deveria ser candidata à reeleição na Câmara, mas a deputada já abriu canais de comunicação com outras legendas.

Como já está decidido que o Senador Flávio será candidato a reeleição, e que o dep. licenciado Eduardo Bolsonaro será candidato a uma das duas vagas por São Paulo, e com essa ideia do pai de lançar Carlos pelo Estado Catarinense, o mesmo poderá ter a partir de 2027, os três filhos no Senado.

Ainda há possibilidade de a mulher Michele Bolsonaro ser candidata pelo Distrito Federal na eleição do ano que vem. Concretizando essas candidaturas e sucesso nas urnas, o ex-presidente terá a família toda no Senado.

A resposta está nos dedos dos eleitores dos respectivos Estados.

Região de Irecê: 'Aqui em Xique-Xique está tudo normal': entenda meme com cidade baiana


                    Xique-Xique, município na região de Irecê, tem ganhado destaque nas redes foto: redes sociais


Xique-Xique, município do interior da Bahia, a cerca de 600 km de Salvador, tem ganhado destaque nas redes sociais há algum por um motivo inusitado: o nome da cidade, que na verdade, homenageia uma espécie de cacto bastante comum na região, e a suposta distância dela dos grandes centros urbanos.

A expressão “Aqui em Xique-Xique/Bahia está tudo normal” tornou-se recorrente em memes publicados no X (antigo Twitter) e no TikTok. As postagens fazem alusão à ideia de que, por estar em uma região remota, os moradores da cidade não se preocupam com acontecimentos globais. Em tom de brincadeira, internautas usam frases como: “moro em Xique-Xique, então não me preocupo com isso”. Em ocasiões como o Oscar, por exemplo, surgiram comentários do tipo: “Aqui em Xique-Xique, Fernanda Torres já ganhou”.


Durante as eleições dos Estados Unidos e o Conclave, em Roma, também circulou um meme que dizia: "Caravana para votar nas eleições/ir ao Conclave. Saída: Xique-Xique-BA".


Durante as eleições dos Estados Unidos e o Conclave, em Roma, também circulou um meme sobre a cidade. | Foto: Redes Sociais

Durante as eleições dos Estados Unidos e o Conclave, em Roma, também circulou um meme sobre a cidade. | Foto: Redes Sociais




O humor em torno de Xique-Xique começou a ganhar força em 2023, mas foi em 2024 que se espalhou de forma viral, impulsionando a curiosidade do público sobre a cidade. A repercussão levou o nome do município a circular com frequência nas plataformas digitais, transformando Xique-Xique em um símbolo do humor brasileiro na internet.


O humor em torno de Xique-Xique começou a ganhar força em 2023. | Foto: Redes Sociais

O humor em torno de Xique-Xique começou a ganhar força em 2023. | Foto: Redes Sociais




Como é Xique-Xique?


Apesar da notoriedade recente, o município é uma das cidades mais antigas da Bahia. Fundada em 1714 e emancipada em 6 de julho de 1832, Xique-Xique está localizada às margens do Rio São Francisco e ocupa uma área de 5.079,662 km². Com população estimada em 46.979 habitantes em 2024, a cidade apresenta baixa densidade demográfica, de 9,2 habitantes por km², segundo o IBGE. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) registrado em 2010 foi de 0,585, classificado como baixo.


A popularidade atual de Xique-Xique não está relacionada apenas a sua localização ou dados demográficos, mas também ao nome peculiar, que remete a um tipo de cacto nativo da região. Em meio ao fenômeno nas redes, uma frase resume bem o tom dos memes: "Aqui em Xique-Xique está tudo normal".


Vista da Igreja Matriz de Xique Xique. | Foto: Divulgação

Vista da Igreja Matriz de Xique Xique. | Foto: Divulgação




O cacto Xique-Xique


O xique-xique (Xiquexique gounellei), espécie endêmica do Brasil e presente em grande parte do Nordeste, é mais do que um simples cacto: é um símbolo de resistência, fonte de alimento, inspiração cultural e peça-chave na biodiversidade do semiárido.


Encontrado em paisagens áridas do sertão, o xique-xique pertence à família Cactaceae, adaptada a ambientes de escassez hídrica. A planta domina áreas de Caatinga e Cerrado em estados como Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de aparecer, em menor escala, em Minas Gerais. Com caules suculentos, cheios de espinhos e capazes de atingir até três metros de altura, o xique-xique cresce sobre solos pedregosos e rasos, especialmente em afloramentos rochosos.


A estrutura da planta é resultado de uma longa adaptação ao clima semiárido. Sem folhas, que evoluíram para espinhos, o caule passou a realizar a fotossíntese, minimizando a perda de água e protegendo-se de predadores. Essa arquitetura não impede, porém, que o xique-xique seja um elo vital para a fauna local.


O xique-xique, espécie endêmica do Brasil e presente em grande parte do Nordeste. | Foto: Flickr/brcacti/Creative Commons

O xique-xique, espécie endêmica do Brasil e presente em grande parte do Nordeste. | Foto: Flickr/brcacti/Creative Commons




As flores noturnas da espécie atraem morcegos nectarívoros, beija-flores e insetos polinizadores. Os frutos, de interior exótico e visual semelhante ao da pitaya, são consumidos por aves, roedores e répteis. Já em tempos de estiagem, seus caules servem de alimento para cabras e ovelhas.


O ser humano também se beneficia da planta. Os frutos doces podem ser consumidos in natura ou transformados em sucos, geleias, doces e sorvetes. Além do uso alimentar, o xique-xique é utilizado na medicina popular, na forma de chás com propriedades associadas ao alívio de diversas condições de saúde. Ricos em antioxidantes, potássio e cálcio, os frutos contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico e a melhora da digestão.


Os frutos, de interior exótico e visual semelhante ao da pitaya, são consumidos por aves. | Foto: Pexels/Any Lane

Os frutos, de interior exótico e visual semelhante ao da pitaya, são consumidos por aves. | Foto: Pexels/Any Lane.


Fonte: ARATUON -14/06/2025

Mundo: Israel aconselha que comitivas brasileiras permaneçam no país, diz Itamaraty

 

                             Cidade de Tel Aviv na manhã deste sábado (14/6) - crédito: AFP


Ministério de Relações Exteriores (MRE) publicou um comunicado informando sobre as comitivas brasileiras de autoridades que estão em Israel e dos contatos feitos para assegurar a segurança das delegações. De acordo com o Itamaraty, as autoridades estaduais e municipais foram a convite do governo israelense e governo local aconselha a permanência dos brasileiros no país até que as condições sejam seguras para a partida. 

Entre as autoridades em Israel estão o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), e quatro secretários de estado do Distrito Federal. A primeira-dama Mayara Noronha também esteve no país, mas retornou antes do começo dos ataques. 

"O governo brasileiro tomou conhecimento da presença de duas comitivas de autoridades estaduais e municipais do país em Israel, a convite do governo local, no momento do início das hostilidades em curso, com o ataque israelense ao Irã, na noite de quinta-feira (12). Até o momento, autoridades israelenses têm aconselhado as comitivas estrangeiras a permanecerem no país, até que as condições permitam qualquer deslocamento desses grupos por via aérea ou terrestre", afirma em nota.

O governo brasileiro também afirma que está em contato com os brasileiros e que o MRE junto ao Ministério de Relações Exteriores de Israel estudam uma forma "que ambos os grupos tenham garantias de segurança e possam retornar ao Brasil assim que as condições naquele país permitirem". A pasta também informou que o secretário de África e Oriente Médio mantém contato com seu homólogo da chancelaria israelense e pediram "tratamento prioritário" na saída das delegações brasileira.

O ministro do MRE, Mauro Vieira, também entrou em contato com seu homólogo da Jordânia na tentativa de obter uma rota alternativa, pelo país, para a evacuação dos brasileiros de Israel. "Quando as condições de segurança em Israel permitam um deslocamento por terra até a fronteira", conclui em nota.

Primeira-dama do DF também esteve em Israel, mas voltou antes 

Em vídeo publicado no Instagram, a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, narrou como foram os momentos anteriores ao ataque em Israel que levou secretários do DF a se refugiarem em um bunker de um hotel em Tel Aviv. Mayara contou que cumpria agenda na região e visitava a comunidade kibutz, quando se assustou com o barulho de uma sirene. "Vi que um míssil se chocou com o outro, ao ser interceptado por Israel. Na hora, eu só pensei em correr e me escondi em um bunker", relatou.

fonte: O ESTADO DE MINAS- 14/06/2025

Salvador: Criminalista Daniel Keller é sepultado com cerimônia intimista e reservada a família

                                        foto:reprodução

O advogado Daniel Keller, que foi encontrado morto na manhã de sexta-feira (13) em um apartamento na capital baiana, teve uma despedida íntima e reservada para amigos e familiares, na manhã deste sábado (14), de acordo com a TV Bahia. 


O corpo dele foi velado no crematório do Jardim da Saudade, e não nas convencionais capela do cemitério particular, como acontece normalmente no local. Depois disso, ele foi sepultado.


O professor universitário foi encontrado morto em um quarto do Mercure Boulevard, no Caminho das Árvores, em Salvador. 

Policiais militares foram acionados por volta das 9h. A delegada Maritta Souza confirmou a morte e informou que uma arma de fogo foi encontrada no local. O revólver foi recolhido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e passa por perícia. 

MS: Criança de 2 anos mata mãe com tiro acidental ao manusear arma do pai

                                      
Uma criança de 2 anos matou acidentalmente a mãe ao manusear uma arma e atingir a mulher, de 27 anos, com um tiro acidental. O trágico acidente aconteceu na cidade de Rio Verde de Mato Grosso (MS), na sexta-feira (13).

 


Nas imagens que circulam na internet e foram registradas por câmeras de segurança, a criança pega a arma do pai, que estava em uma mesa e manuseia o objeto na frente do casal por alguns segundos. Logo em seguida, os disparos são feitos em direção à mãe. 

 

A mãe do garoto foi atingida no braço e no tórax. Ela chega a se levantar assustada após os disparos, enquanto o filho corre e a abraça. O marido pega a arma do chão e tenta socorrer a esposa. A mulher chegou com vida ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

 

Segundo a Polícia Civil, o homem é produtor rural e possuía o porte e registro da arma, uma 9 milímetros, que foi apreendida. 

 

O responsável pelo garoto vai responder por homicídio culposo em liberdade, enquanto a situação da criança será avaliada. 


fonte: BN -14/06/2025

STF: Moraes nega ida de bolsonarista preso a ritual: “Risco de fuga”


                                          O cacique bolsonarista -foto:reprodução


O ministro Alexandre de Moraes negou o pedido do cacique bolsonarista Tserere Xavante para deixar a prisão domiciliar e participar de um ritual tradicional do povo Xavante, no Mato Grosso.

Ao barrar o deslocamento, Moraes destacou que Tserere Xavante permaneceu foragido por cinco meses e lembrou que o cacique foi capturado na fronteira com a Argentina, após romper medidas cautelares.

“O réu, em anterior ocasião em que esteve submetido a medidas cautelares, permaneceu foragido por 5 (cinco) meses, entre 23/7/2024 e 23/12/2024, tendo sido preso em região de fronteira com a Argentina, o que revela a absoluta necessidade e adequação das medidas cautelares ora vigentes”, justificou o magistrado.

A cerimônia indígena está marcada para ocorrer entre os dias 9 e 15 de junho e inclui rituais como furação de orelhas, corrida com troncos e caça simbólica.

A defesa alegou que as restrições de mobilidade poderiam representar violação à liberdade cultural e religiosa do grupo indígena, uma vez que o impedimento da participação de Tserere em edições anteriores teria causado “danos ao equilíbrio sociocultural da comunidade” e à presença de seu filho adolescente em ritos de passagem.

Moraes, no entanto, rejeitou o pedido e afirmou que “cabe ao requerente adequar seu cotidiano às medidas cautelares determinadas, e não o contrário”.

Em setembro de 2023, Tserere Xavante saiu da prisão com tornozeleira eletrônica, mas descumpriu as medidas cautelares e rumou para a Argentina em busca de asilo político.

Em dezembro do mesmo ano, ele foi capturado pela Polícia Federal em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira entre Brasil e Argentina.

Fonte: Paulo Capelli/Metrópoles - 14/06/2025

Justiça reconhece mensagens enviadas fora do horário de trabalho pelo WhatsApp como horas extras

                                    foto:reprodução


A Justiça do Trabalho reconheceu o direito ao pagamento de horas extras à uma funcionária de Limeira, no interior de São Paulo, que continuava respondendo mensagens em grupos de WhatsApp da empresa após encerrar o expediente e bater o ponto. O Judiciário considerou a situação como prestação de serviço fora da jornada formal. Agora, a trabalhadora deverá receber as diferenças, com acréscimo legal.

De acordo com a autora da ação, seu expediente era presencial, de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 15h33, e aos sábados das 9h às 15h20. No entanto, ela continuava respondendo mensagens até às 20h40.

Apesar de registrar a saída no sistema, ela alegou que seguia trabalhando virtualmente, enviando mensagens nos grupos corporativos até o período noturno. Mesmo quando promovida a coordenadora e com jornada estendida presencialmente, manteve a rotina de permanecer conectada após o expediente, o que motivou o pedido de horas extras.

No processo, a empresa negou a alegação, sustentando que o uso de celulares na área operacional era proibido por questões de segurança e sigilo. Afirmou, ainda, que todas as horas extras feitas foram devidamente computadas em banco de horas e compensadas.

Justiça

Funcionária que continuava trabalhando pelo WhatsApp após o expediente garante pagamento de horas extras.

Decisão da Justiça

A decisão da juíza Solange Denise Belchior Santaella, da 2ª Vara do Trabalho de Limeira, em julgamento realizado na quarta-feira (4), reconheceu o direito da funcionária. No processo, uma testemunha confirmou a habitualidade da disponibilidade da trabalhadora, que seguia enviando mensagens após o expediente. Como não houve prova de compensação ou pagamento dessas horas adicionais, a magistrada deferiu o pedido.

A sentença condenou a empresa ao pagamento de horas extras com adicional de 50% e reflexos sobre demais verbas trabalhistas, considerando o expediente estendido até as 20h40 em todos os dias trabalhados. A decisão é de primeira instância e ainda cabe recurso.


Fonte: ICL NOTÍCIAS - 14/06/2025

Mundo: Incêndio atinge arranha-céu de 67 andares em Dubai


                                       foto: Reprodução/X

 Mais de 3.800 pessoas foram evacuados de suas casas depois que um incêndio varreu um prédio residencial da Marina de Dubai na noite de sexta-feira (13). O incêndio começou nos andares superiores da Torre dos Tigres, também conhecida como Marina Pinnacle, no movimentado distrito por volta das 21h30.

As autoridades disseram que nenhum ferimento foi relatado, mas vários moradores foram levados para o hospital devido à inalação de fumaça.

“As equipes especializadas evacuaram com sucesso 3.820 moradores de 764 apartamentos no prédio de 67 andares com segurança e sem ferimentos”, disse o Escritório de Mídia de Dubai.

 

As equipes de bombeiros permaneceram no local por cerca de seis horas em um esforço para controlar o intenso incêndio, que se espalhou para outras áreas do edifício.

Muitos inquilinos que fugiram do bloco da torre se reuniram na rua do lado de fora enquanto uma grande presença de emergência lutava para evitar que o fogo se espalhasse ainda mais.

A causa do incêndio não é conhecida, e nenhum edifício ao redor foi danificado.

Fonte:RDINDEPENDENTE.COM.BR  14/06/2025

sexta-feira, 13 de junho de 2025

Concurso: Inscrições para PF são prorrogadas até dia 17/06


                                                  imagem:reprodução


A Polícia Federal prorrogou para as 18 horas de terça-feira (17) o prazo de inscrições para o concurso público destinado ao preenchimento de mil vagas em cargos de delegado, perito criminal, escrivão, agente e papiloscopista. Inicialmente, o prazo terminaria nesta sexta-feira (13).

Os interessados devem se inscrever exclusivamente no site oficial da banca organizadora, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Taxa de inscrição

A taxa de inscrição varia conforme o cargo disputado. Para disputar as vagas de delegado e de perito criminal da Polícia Federal, o valor é de R$ 250.

Para cargos de escrivão, agente e papiloscopista a taxa é de R$ 180.

A data final para o pagamento da taxa de inscrição foi mantida em 20 de junho.

Para solicitar a inscrição, o candidato deverá informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e enviar, via upload, sua fotografia individual, tirada nos últimos seis meses anteriores, em que necessariamente apareça a sua cabeça descoberta e seus ombros.

Os candidatos deverão verificar, no endereço eletrônico, das 10 horas de 18 de junho às 18 horas de 19 de junho de 2025 (horário oficial de Brasília/DF), se a foto encaminhada obedeceu rigorosamente às instruções do edital.

Caso não tenha sido reconhecida, o candidato deverá fazer novo envio de uma nova foto que atenda às determinações do edital, no período acima.

inscriç

O concurso abrange vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Vagas

As oportunidades da Polícia Federal estão distribuídas da seguinte forma: 120 vagas para delegados, 69 para peritos criminais, 630 para agentes, 160 para escrivães e 21 para papiloscopistas.

O concurso exige dos candidatos curso superior e oferece salários iniciais que variam de R$ 14.164 a R$ 26,8 mil.

A jornada de trabalho é de 40 horas semanais para todos os cargos do certame.

Cotas

Para concorrer às vagas reservadas a pessoas negras, o candidato deverá, no ato da inscrição, optar por concorrer às vagas reservadas às pessoas negras (20% para cada cargo ou área) e se autodeclarar negro, conforme quesito cor ou raça adotado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os candidatos que se autodeclararem negros (pretos ou pardos) passarão pelo procedimento de heteroidentificação, realizado por uma comissão, para verificar a identidade racial autodeclara pelo candidato.

O edital também reserva 5% do total das vagas para cada cargo do processo seletivo a pessoas com deficiência (PCD).

Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deverá assinalar a opção no ato da inscrição e enviar imagem legível de laudo caracterizador de deficiência emitido por profissional de saúde que atue na área da deficiência do candidato.

O laudo deve ter sido emitido, no máximo, nos 36 meses anteriores ao último dia de inscrição (17 de junho).

O candidato com a inscrição aprovada será convocado para passar pela avaliação biopsicossocial promovida por equipe multiprofissional do Cebraspe.

O candidato com deficiência poderá requerer atendimento especializado no ato da inscrição tanto para o dia em que fará as provas, bem como para as demais fases do concurso, devendo indicar as condições que necessita.

Provas

As provas objetivas e discursivas de caráter eliminatório e classificatório estão previstas para 27 de julho e serão aplicadas em todas as capitais e no Distrito Federal.

Os detalhes completos sobre os cargos, requisitos e etapas do processo seletivo estão disponíveis no edital publicado em 20 de maio.


Fonte:agência Brasil 13/06/2025