• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 10 de novembro de 2012

Bahia: Em Alcobaça professores elegem futuro secretário de Educação

                                             Os professores escolheram o futuro secretario de Educação -Foto:Liberdade Neus  /reprodução

O prefeito eleito de Alcobaça, Bernardo Olívio (PV), realizou neste sábado (10) uma eleição entre os professores da Rede Municipal de Ensino para a escolha do futuro secretário de Educação. O pleito foi realizada na Câmara de Vereadores do município do sul baiano e o professor Carlos Lindenberg foi o mais votados entre os três nomes apresentados pelo postulante vitorioso. Após a votação, considerada um fato inédito na política regional, o futuro prefeito afirmou que cobrará empenho de todos os chefes de pasta do seu governo. "Secretário pra ser secretário tem que trabalhar, mostrar serviço, cumprir dignamente o seu papel e é assim que vai ser na sua gestão," disse o verde. Informaçõe do BN.

Bahia: Jovem advogado é executado em Rio Real

                                              Urbano foi executado em Rio Real -foto:arquivo pessoal  /reprodução

O advogado Urbano Nascimento Júnior, de 28 anos, foi executado no final da manhã deste sábado (10) em um bairro do centro de Rio Real, no nordeste baiano. De acordo com o sargento Santos, da 6ª Companhia Independente da PM (CIPM), contatado pelo Bahia Notícias, dois homens em uma moto efetuaram os disparos contra o jurista, que morreu dentro do carro, no bairro conhecido como Primavera. Agentes da Polícia Civil realizam perícia no local. No dia 14 de janeiro último, Urbano Junior foi espancado por PMs na porta da delegacia de Rio Real, após ser acionado por um de seus clientes, detido na época por suspeita de um suposto delito cometido. Ao chegar à delegacia, o advogado presenciou agressões físicas praticadas por PMs contra seu cliente. O advogado teria tentado cessar as agressões, mas subitamente um dos PMs agrediu também umas das testemunhas de defesa, o que exigiu nova intervenção do jurista, que acabou sendo retirado à força da unidade policial por seis PMs, que o agrediram física e verbalmente. Na ação, Urbano Júnior chegou a ficar desacordado e precisou ser levado ao Hospital Municipal de Rio Real. No dia seguinte, ele submeteu-se a exame de corpo de delito. A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA), enviou na época ao governador Jaques Wagner, ao secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, e ao Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, um pedido de providências "necessárias e urgentes" para punir os militares que teriam "desrespeitado o exercício profissional da advocacia". Segundo familiares da vítima, ouvidas pelo site, um dos PMs agressores teria sido desligado da Corporação nesta sexta (9), após ser condenado pela má conduta. Procurada, a assessoria da PM não confirmou o desligamento do militar, mas garantiu que prestaria esclarecimentos sobre o assunto. O crime chocou a população, já que o advogado era bastante conhecido na cidade por atuar nas camadas mais pobres do município.

Fonte:BN/reprodução

Delegado Eduardo Rafael é sepultado em Salvador

                                                 O Delegado tinha oito anos na Polícia Civil -Foto:reprodução
                                               Centenas de  servidores da PC compareceram ao enterro.Foto:reprodução/BN
 
 
Centenas de servidores da Polícia Civil compareceram ao sepultamento do titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), Eduardo Rafael de Santana Lima, na manhã desta sexta-feira (9), no cemitério Jardim da Saudade, em Brotas. O titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa, e o delegado geral Hélio Jorge Paixão acompanharam a cerimônia fúnebre. “Sofremos a perda de um profissional exemplar. Mas a Polícia Civil da Bahia mantém a cabeça erguida na busca da identificação e prisão dos autores”, prometeu o delegado geral no sepultamento.  De acordo com a polícia, as investigações conduzidas pelo delegado Nilton Borba, da DRFRV, avançam, e a expectativa é de o crime seja elucidado com brevidade. Em oito anos como delegado, Eduardo Rafael de Santana Lima trabalhou em Coaraci, Ilhéus e, em Salvador, atuou também nas delegacias Territoriais de São Caetano, Pituba e Tancredo Neves. Aos 35 anos, Eduardo tinha dois filhos. Informações do BN.

Presidente da ABL diz que tecnologia não vai modificar a Literatura

 
                                                             Foto:reprodução 
A presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Ana Maria Machado, afirmou que a internet e os novos dispositivos eletrônicos de leitura não vão mudar a essência da literatura. A declaração foi feita nesta sexa-feira (9) da Festa Literária Internacional das Unidades de Polícia Pacificadora (Flupp), que será realizada até domingo (11) na comunidade do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa. Ana Maria conversou com um grupo de crianças e adolescentes de escolas públicas do Rio de Janeiro e respondeu a perguntas da plateia. “A tecnologia não vai modificar a literatura. Pode mudar o mercado de livros. Mas a literatura é a mesma desde que existe a linguagem. Muito antes de existir a escrita, já existia Homero, com a Odisseia e com a Ilíada. A literatura já foi escrita em papiro, em pergaminho, em rolo, em tablita [tabletes de argila]. O que muda é o suporte dela, se é uma tela [de computador] ou se é um livro, isso é secundário”, explicou. Autora de 140 livros, com cerca de 19 milhões de exemplares vendidos, a presidente da ABL disse que ainda não possui nenhuma obra em formato eletrônico. “Enquanto não se descobrir como remunerar o direito autoral, fica só a pirataria”, disse. Sobre a presença da ABL na Flupp, realizada em uma área onde antes da pacificação das UPPs aparecia quase diariamente na imprensa por causa de tiroteios envolvendo o tráfico de drogas, Ana Maria disse que a academia tem uma ligação histórica com as favelas. “A gente tem que lembrar que o fundador da academia, Machado de Assis, nasceu no Morro da Providência, a primeira favela do Brasil. Nossa presença aqui é uma volta ao lugar de onde nunca deveríamos ter saído.”

Fonte:BN

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Procurador Gurgel defende a prisão imediata dos réus do Mensalão

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, insistiu nesta quinta-feira, 8, na necessidade de o Supremo Tribunal Federal (STF) ordenar a prisão imediata dos réus ao final do julgamento.
"O que o Ministério Público vai defender e já vem defendendo é que não há motivo para que não se dê a execução definitiva imediata à decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal", afirmou o procurador em entrevista a jornalistas. A tendência no STF é determinar as prisões apenas após o julgamento de eventuais recursos dos condenados.
O ministro Joaquim Barbosa determinou na quarta-feira, 7, a apreensão dos passaportes brasileiros e estrangeiros dos 25 condenados no processo do mensalão.
Para o procurador, a apreensão dos passaportes é uma "medida corriqueira" prevista na legislação processual criminal brasileira. Ele destacou que na quarta-feira Joaquim Barbosa também determinou a comunicação da decisão às autoridades responsáveis pela fiscalização das fronteiras para que impeçam eventuais tentativas de saída do País. "É algo que tranquiliza, na medida em que é preciso lutar pela efetividade da decisão do Supremo", disse.
Ao determinar a entrega dos passaportes num prazo de 24 horas após a intimação dos réus, Joaquim Barbosa fez críticas ao comportamento de alguns réus. "Uns (réus), por terem realizado viagens ao exterior nesta fase final do julgamento. Outros, por darem a impressão de serem pessoas fora do alcance da lei, a ponto de, em atitude de manifesta afronta a este Supremo Tribunal Federal, qualificar como ''política'' a árdua, séria, imparcial e transparente atividade jurisdicional a que vem se dedicando esta Corte, neste processo, desde o dia 2 de agosto último", afirmou no despacho.
Roberto Gurgel não quis comentar nesta quinta o teor do depoimento prestado em setembro pelo publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, que foi condenado pelo STF por envolvimento com o mensalão a penas que somadas ultrapassam 40 anos de reclusão.
Segundo Gurgel, o depoimento não tem repercussões no processo do mensalão. "Nada do que eventualmente ele venha a dizer ou tenha dito pode ser utilizado neste julgamento e também não pode resultar para ele nenhum benefício neste julgamento", afirmou.

Fonte:Estadão

Violência: PMs assassinados foram sepultados com "Honras Militares" em Cruz das Almas

                                                      Raimundo e Vilson foram  sepultados em Cruz das Almas  -Foto:reprodução/google

  
O sepultamento dos políciais militares assassinados na tarde de ontem em Feira de Santana ocorreu às 17h desta quinta-feira (08) no Cemitério da Paz em Cruz das Almas, onde fica Lotada a Companhia que integravam. De acordo com informações do Major Lanziilote, Comandante da 27ª CIPM (Companhia Independente de Policia Militar) o enterro terá “Honras Militares”, em homenagem as vítimas.  Um féretro irá desloca-se de Muritiba, da residência de Wilson Raimundo Santos até o  cemitério de Cruz das Almas,  enquanto o deslocamento do corpo de Raimundo Larceda da Paixão, sairá da casa de seus familiares em Feira de Santana, onde foi velado. Ambos seguem para o momento fúnebre no Cemitério de Cruz das Almas, onde familiares e amigos darão  o último adeus.

Fonte:Voz da Bahia c/adaptações

Fotografia: Baiano de Coité ganha concurso nacional

                                                         A foto vencedora: "Sonho" de Eder Araújo -foto:reprodução
Foram mais de 1.200 fotos inscritas no 3º Concurso Fotográfico “Você nos Trilhos”.
O concurso que tem abrangência nacional premiou o coiteense Éder Araújo, em 1º lugar com a foto “Sonho”.
Mesmo exercendo a função apenas como hobby, o jovem é apaixonado pela arte.
Os três primeiros colocados serão premiados com uma viagem nacional e, os demais ganhadores  terão suas fotos exibidas em exposições itinerantes por estações ferroviárias de todo o Brasil.
No mês de março o tambem coiteense Robson de Almeida, foi premiado no maior concurso de fotografia do país.

Veja as fotografias vencedoras.


Fonte:Calila notícia/reprodução

Violência: Morre o delegado Eduardo Rafael baleado em assalto em Salvador

                                               O delegado Eduardo tinha 35 anos e 8  na polícia civil- Foto:reprodução
O delegado baleado na madrugada desta quinta-feira (8), no bairro do Barbalho, morreu nesta manhã no Hospital Geral do Estado (HGE), onde estava internado, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Eduardo Rafael de Santana Lima, 35 anos foi rendido pelos criminosos quando chegava em casa, segundo informações da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM-Barbalho).
O delegado estacionava o próprio veículo, um Gol branco, quando foi abordado por dois homens, que anunciaram o assalto. Segundo testemunhas, Eduardo Rafael reagiu ao assalto e entrou em confronto físico com os bandidos.
Durante a luta, a vítima foi alvejada três vezes: no tórax, abdômen e perna direita. O delegado ainda tentou pedir socorro ao atravessar a rua, mas caiu na calçada em frente ao prédio onde morava. Eduardo Rafael foi socorrido por uma viatura da Polícia Militar (PM) da região para o HGE, onde foi submetido a uma cirurgia ainda na madrugada para retirada das balas.
Segundo informações do Posto de Polícia da unidade médica, apesar de todos os procedimentos, Eduardo Rafael não resistiu aos ferimentos e morreu enquanto aguardava transferência para a Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) da instituição. 

O caso está sendo investigado pela 1ª Delegacia (Barris). Os bandidos fugiram com duas armas e com o veículo do delegado, plantonista na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV). No local do crime, a polícia também encontrou um revólver de calibre 38 com numeração raspada.
O corpo do delegado será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde deve passar por uma perícia antes de ser liberado para o sepultamento.

F  onte:Redação do Correio da Bahia/Com informações do repórter Leo Barsan

Bahia: Estado vai pagar 1ª parcela da GAP IV a PM


A primeira parcela de pagamento da GAP IV para os policiais militares baianos será efetuada no contracheque deste mês, de acordo com a lei 12.566/12, que estabelece a progressão dos servidores nos níveis da Gratificação por Atividade Policial. A lei prevê o pagamento da primeira parcela da GAP IV agora em novembro, e do restante em abril de 2013. A GAP V, ainda conforme o previsto, será paga em 2014 e 2015. A Secretaria da Administração (Saeb) informa, ainda, que acordos em termos similares foram fechados com as demais categorias de servidores da área de Segurança Pública, e estarão sendo encaminhados nos próximos dias à Assembléia Legislativa. Investigadores, escrivães, peritos e delegados terão o pagamento das respectivas gratificações nas mesmas condições conferidas aos policiais militares.

Fonte:Site Política Livre/reprodução

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Educação: Prefeito de Jussara é acionado pelo MP para pagar salários dos profissionais da Educação

O prefeito Ronaldo Souza- Foto:reprodução/google

                                                             Ofício do MPE ao Prefeito Ronaldo Souza de Jussara -imagens:reprodução

A APLB/Sindicato Núcleo de Jussara, mais uma vez acionou o Ministério Público solicitando a intervenção urgente do órgão e, inclusive, solicitando o bloqueio das contas do município, com o intuito de garantir o pagamento dos salários aos Profissionais da Educação para reverter esse quadro.
Vale ressaltar que o Art. 17 da Lei Federal nº 11.494/2007 determina que os recursos destinados ao FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) são repassados automaticamente para as contas únicas e específicas dos municípios, vinculadas ao respectivo Fundo. Os repasses são feitos a cada dez dias, o que derruba a argumentação do Poder Executivo de que não há recursos nas contas. Dentro dessa sistemática (recebimento de dinheiro do FUNDEB a cada dez dias) é possível, inclusive obrigatório, realizar o pagamento dos salários dentro do mês trabalhado.
No último dia 25 de Outubro de 2012, O Ministério Público do Estado da Bahia, da promotoria de Justiça de Irecê/BA, recomenda ao Exmo.Sr. Ronaldo Almeida Souza, Prefeito do Município de Jussara/BA, que a partir do mês de Novembro de 2012 seja normalizado o pagamento dos Profissionais da Educação, tanto no que diz respeito a data de pagamento quanto aos valores devidos a cada servidor, sob pena de adoção das medidas cabíveis, como prova o documento em anexo. Esperamos que o Ministério Público faça cumprir sua decisão e que possamos continuar contando com o apoio da instituição para que este problema seja sanado.

Fonte:APLB/Jussara /reprodução

Cursistas do UPT do pólo Irecê assistem palestra com o escritor Aleilton Fonseca



                                            
                                                                Prof. da UEFS e escritor  Aleilton Fonseca
O livro Desterro dos mortos de Aleilton Fonseca indicado para  o vestibular de 2013 da UNEB
                                          Os alunos  do UPT se juntaram aos discentes do Campus para prestigiar a palestra do prof. Aleilton


Na noite do dia 05/10/2012, segunda-feira, o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias-Campus XVI/Irecê teve a honra de receber escritores contistas como a profª Dr.ª Állex Leilla (UEFS), o Prof. Dr. Aleilton Fonseca (UEFS), a Profª. Drª. Rosana Ribeiro (UEFS) e o Prof. Dr. Suênio Campus de Lucena (UNEB) que deram início ao 1º Encontro de Estudos e Produções Ficcionais do Conto Contemporâneo B
rasileiro.

A abertura do evento contou com a presença e composição da mesa através da pessoa Diretora do DCHT Campus XVI, Helga Porto de Miranda; o Coordenador da Universidade para Todos-UPT, Jorge Luiz, o Prof. Ms. e Coordenador do Curso de Letras, Marielson Carvalho
 o Prof. Ms. e Coordenador do NUPE, Joabson Lima Figueiredo e, representando o corpo discente do Campus, a estudante e escritora, Pollyana Correia Lima.

O evento também  nos  dias, 06 e 07/11 recebeu  profissionais como o escritor Pita Paiva da cidade Uibaí, a Profª. Drª. Rachel Esteves Lima (UNEB), além de docentes que atuam no Campus XVI como a Profª. Esp. Andréa Silva Santos, Prof. Ms. Orlando Freire Júnior e o Prof. Ms. Felippe Serpa.
Este evento surgiu da motivação encontrada pelos discentes do Curso de Letras do 7º semestre, a qual se depararam com a disciplina ofertada no 5º semestre e tiveram a iniciativa de realizar um encontro que abordasse sobre o gênero conto na contemporaneidade.

O objetivo também era de envolver a comunidade externa,  principalmente  o público jovem das escolas públicas da região e no dia 05 tivemos a presença dos alunos do  Universidade para Todos – UPT, da sede de Irecê,  uma vez que um dos convidados, prof. Aleilton Fonseca, teve sua obra Desterro dos Mortos indicada para o vestibular 2013 da UNEB e pode expor sobre suas propostas abordadas em seu livro.

No dia 06(terça-feira) participaram da palestra sobre a obra do professor e escritor Aleilton Fonseca os alunos do Ensino Médio do colégio Manoel Levi e da extensão do UPT em Uibaí.

Fonte:Texto de Amanda Cascaes c/adaptações
Foto:Amanda Cascaes

Economia: Microsoft vai investir R$ 200 milhões no Brasil



Nesta quarta-feira, a Microsoft anunciou que fará investimento de R$ 200 milhões no País para alavancar a competitividade nacional através da pesquisa e desenvolvimento locais - o anúncio foi feito em Brasília (DF) após audiência com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O projeto está alinhado com o Programa TI Maior, lançado em agosto deste ano pelo governo para estimular o desenvolvimento de softwares no Brasil.
Entre as iniciativas previstas, a que mais se destaca é a instalação de um Laboratório de Tecnologia Avançada (ATL, na sigla em inglês) da Microsoft Research no País, o quarto no mundo. O ATL Brasil combinará a capacidade local de inovação tecnológica e engenharia avançada com a expertise em pesquisa aplicada da Microsoft e de seus parceiros acadêmicos para expandir a produção de conhecimento de origem nacional.
De acordo com o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, as iniciativas estão alinhadas com a prioridade do governo de incentivar o desenvolvimento do País e gerar mais oportunidades na área de tecnologia da informação (TI). "Os projetos anunciados representam um investimento expressivo da Microsoft no Brasil e estão em sintonia com os objetivos traçados pelo Programa TI Maior, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Estamos convictos de que essas iniciativas contribuem para tornar o País referência em tecnologia de ponta, a qual é fundamental para o aumento da competitividade nacional", afirmou Levy, de acordo com comunicado à imprensa feito pela Microsoft.
O foco do laboratório será em recuperação de informação e análise e entendimento de dados com a meta de desenvolver tecnologias que melhorem a experiência dos usuários em buscas. O cientista-chefe da Microsoft Research no mundo, Henrique (Rico) Malvar, disse que "temos um longo histórico de parcerias com pesquisadores acadêmicos no Brasil. Agora, com uma presença permanente no País, estamos comprometidos em promover colaborações de longo prazo nos âmbitos de ciências da computação, educação e pesquisa científica."
Entre as outras iniciativas estão a criação de uma empresa de investimentos no Brasil, a fundação de uma aceleradora de negócios focada em startups, e a abertura de um centro de desenvolvimento da plataforma de busca da Microsoft (Bing). De acordo com Malvar, existem planos de compartilhar o conhecimento gerado no ATL Brasil com as empresas emergentes apoiadas pela aceleradora. Também foi confirmado o estabelecimento de um centro de desenvolvimento do Bing, plataforma de buscas da Microsoft, no País.
A companhia ainda firmou compromisso com a revitalização do edifício Barão de Mauá, que é patrimônio histórico da cidade do Rio de Janeiro e será o local a abrigar todos os projetos anunciados.
"As iniciativas anunciadas gerarão mais de 100 empregos diretos, que contemplam pesquisadores, desenvolvedores e empreendedores. Como o objetivo maior é promover a inovação, nossa expectativa é de que estas oportunidades se multipliquem ao longo de toda cadeia de valor, impactando milhares de profissionais.", destacou Levy.

Fonte:Portal Terra

Bahia: Bandidos assaltam ônibus da Bonfim da linha Aracaju-Itabuna na Br-101


                                                                       Imagem:ilustrativa /google
Três homens encapuzados e armados roubaram na noite desta terça-feira (6) cerca de R$ 10 mil em um assalto a ônibus interestadual na BR-101,  próximo ao posto de combustível Eucalipto.

Segundo informações da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana, responsável pelo caso, os bandidos estavam em um veículo Prisma, cor verde, quando interceptaram o ônubus da empresa Bonfim, que fazia linha Aracaju-Itabuna.

O assalto aconteceu pouco antes da meia noite. Todos os passageiros tiveram seus pertences saqueados. Na ocorrência policial foi registrado o roubo de celulares, jóias, documentos pessoais e uma quantia de, aproximadamente, R$ 10 mil em dinheiro.

Após o crime, os bandidos fugiram. Até o momento nenhum deles foi identificado. Nenhum dos passageiros ficou ferido.

Fonte:CorreiodaBahia/reprodução

José Dirceu elogia anúncio da proposta de regulamentação da mídia pelo PT




O ex-ministro José Dirceu condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção ativa no julgamento do mensalão, usou seu blog para defender a regulamentação da mídia no Brasil como uma das prioridades do PT para 2013, ao lado da reforma política e da “desconstrução da farsa do mensalão”. O petista citou entrevista coletiva concedida na última quarta-feira (31) pelo presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão, a correspondentes de jornais estrangeiros no Brasil, com a defesa dessa bandeira. "O partido faz muito bem em eleger esta regulação como uma das principais metas a serem conquistadas em 2013, ao lado da reforma política tão imprescindível ao País e da luta para desconstituir a farsa do mensalão", avaliou Dirceu que, em seguida, elogiou Falcão por ter apresentado o plano primeiramente aos correspondentes. "É bom que o Rui tenha falado a correspondentes estrangeiros, porque sabemos que a mídia nacional fará de tudo para ignorar a questão da regulamentação. À exceção dos momentos em que virá com o noticiário enviesado de sempre, para dizer que regulamentação é censura e ameaça à liberdade de imprensa", afirmou. Informações do blog de Claudio Humberto.

Brasileirão série B: Vitória volta a vencer e encosta no líder

Foto:Romildo de Jesus/reprodução/TB

Nenhum time soube tirar proveito das oportunidades em conquistar o acesso antecipado na noite desta terça-feira (6/11), quando os dez jogos movimentaram a 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
O Goiás ficou no empate com o Boa Esporte, em Varginha, e o Criciúma foi surpreendido pelo São Caetano no Heriberto Hülse.
Melhor para o Vitória, que assumiu a vice-liderança.
Entre os desesperados, todos ainda continuam com chances de escaparem do rebaixamento. O Guarani encerrou um jejum de dez jogos e deu um importante passo para permanecer na Segunda Divisão.
O Goiás dependia apenas de suas próprias forças para comemorar o acesso, mas o empate com o Boa Esporte, por 2 a 2, no Estádio Dilzon Melo, não foi suficiente. O Verdão segue na liderança isolada, com 71 pontos, e adiou o sonho para o próximo final de semana. Já o time mineiro vem em 13º lugar, com 43 e está praticamente livre de qualquer risco de rebaixamento.
Na estreia do técnico PC Gusmão, que substituiu Ricardo Silva, o Vitória reencontrou o caminho das vitórias ao bater o América-MG, por 5 a 3, no Barradão. Com 69 pontos, o time baiano assumiu a vice-liderança e deu um importante passe rumo ao acesso. Já o Coelho estacionou nos 50 e segue na zona intermediária, apenas cumprindo tabela até o final

Violência: Jovens estudantes foram executados em Irecê

                                                       Francisco e Daniele -ambos com 17 anos  Foto: reprodução

Um casal foi assassinado na noite da última segunda-feira (5), na Avenida Guararapes, em Irecê. Segundo informações da polícia, Francisco de Assis da Silva Júnior e Daniele Santos da Silva, ambos com 17 anos, voltavam do colégio - em uma moto, quando foram executados.

Segundo testemunhas, os jovens foram perseguidos por homens que estavam em outra moto. Daniele foi alvejada nas costas e no coração. Francisco foi atingido por um tiro na nuca e outro nas costas. Eles morreram no local do crime. De acordo com a família, a jovem estava grávida.

No fim da tarde desta, terça (6), os corpos das vítimas foram enterrados no Cemitério de Irecê, sob revolta e comoção de parentes e amigos. A polícia investiga o caso.

Francisco estudava no colégio municipal Joel Americano Lopes e Daniele no colégio  estadual Polivalente de Irecê.

Fo nte:Caraíbasfm/reprodução

Mundo: Barack Obama é reeleito nos EUA








                                                                 Obama abraça Michele e terá mais quatro anos de mandato - Foto:reprodução

O democrata Barack Obama foi reeleito presidente dos EUA na madrugada desta quarta-feira (7), segundo projeções das redes de TV americanas CNN, Fox News e NBC. Obama derrota o candidato republicano Mitt Romney em uma votação acirrada. Pelo Twitter, o chefe da nação americana comentou brevemente a vitória. "Mais quatro anos", postou, acrescentando uma imagem em que aparece abraçando a esposa, Michelle Obama.
O candidato Romney se manifestou reconhecendo a derrota e parabenizando o presidente Obama em discurso na cidade de Boston. Antes, o republicano ligou para o presidente. Em sua fala, Romney agradeceu o apoio da família durante a dura campanha. "Esta é uma época de grandes desafios para o país e eu espero que o presidente tenha sucesso em guiar a nação", declarou, dizendo torcer pelo êxito de Obama.
Até as 2h50 desta quarta (horário de Salvador), Obama contava com 303 dos 538 votos do Colégio Eleitoral dos EUA. Romney contabilizava 203 votos - já mais do que o candidato republicano derrotado por Obama em 2008, John McCain, que conseguiu um total de 173 votos. Para ser eleito presidente, são necessários pelo menos 270 votos. Os resultados oficiais e finais das eleições, no entanto, ainda não foram divulgados.

Estados considerados decisivos, como Winconsin, Iowa e Carolina do Norte, foram para Obama, que também aparece à frente no crucial Ohio. A disputa na Flórida, outro ponto considerado essencial para a eleição, segue acirrada.
Obama consegue assim ser o sétimo presidente democrata a conseguir a reeleição. Seus antecessores na Casa Branca, o republicano George W. Bush e o democrata Bill Clinton também conseguiram se reeleger.
Durante a campanha, o tema da economia foi um dos mais discutidos - os EUA atravessam uma crise, com altos números de desemprego. Três a cada quatro americanos ouvidos antes das eleições consideravam que as condições econômicas não são boas ou são péssimas, segundo o jornal The New York Times. Mas somente para 3 em cada 10 as coisas estão piorando e 4 em 10 acreditando que a situação está melhorando.
O republicano Romney insistiu durante a campanha em sua capacidade de reverter esse quadro, classificando a situação atual dos EUA como a pior para a economia desde a Grande Depressão.

Os principais desafios de Obama, agora reeleito, são a recessão e o déficit dos EUA, que já ultrapassa o valor de US$ 1 trilhão, além do desemprego, que já chega à taxa de 7,8%.
Um dos pontos de destaque do governo de Obama foi a reforma do sistema de saúde - divisor, o novo sistema recebeu muitas críticas, mas é considerado essencial para a reeleição do democrata. Com a reforma, 30 milhões a mais de americanos são protegidos pelo sistema de saúde no país.
Entre as promessas não cumpridas pelo presidente estão o fechamento da prisão de Gunatánamo, em Cuba, a regularização de imigrantes sem documento e a criação de um cronograma para a diminuição da emissão de gases do efeito estufa, entre outros.

O sistema de eleição nos EUA não é, como no Brasil, direto. Os votos dos eleitores escolhem os 538 membros do Colégio Eleitoral, que escolhem o presidente. Cada estado tem um peso proporcional à sua importância e quantidade de eleitores, o que define quantos delegados eleitorais cada unidade federativa terá. A Califórnia, por exemplo, tem 55 representantes no Colégio Eleitoral - já o Alasca tem somente 3. O candidato que vence em um estado, leva todos os delegados, independente dos números da disputa - se a votação é acirrada ou não. As únicas exceções são os estados do Nebraska e Maine, que dividem os delegados de maneira proporcional. Por conta do voto indireto, nem sempre o eleito é o que vencedor da votação popular.
Além do presidente, os eleitores também votam em outras eleições em andamento, como para o Senado, e em referendos que cada estado pode organizar. Neste ano, aconteceram referendos em diferentes estados sobre casamento gay, uso medicional de maconha e obrigatoriedade do uso da camisinha em filmes pornôs, entre outros.

Fonte:CorreiodaBahia/reprodução

MEC divulga gabarito oficial do ENEM de 2012




Os gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012  foram divulgados  pelo Ministério da Educação (MEC) na noite de ontem(6)  Você pode baixar os arquivos aqui:


Sábado, dia 3/11/2012
Domingo, dia 4/11/2012


Gabaritos
Gabaritos

Nos dois dias de prova, mais de 4 milhões de estudantes responderam a 180 questões de múltipla escolha, além da redação. Os resultados individuais com a pontuação obtida por cada participante estão previstos para 28 de dezembro. As informações são da Empresa Brasileira de Comunicação.

Fonte:Correio da Bahia

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Governo Wagner: Conder tem novo Presidente

 
 
O engenheiro Milton Villas-Bôas solicitou, nesta segunda-feira (5), o afastamento do cargo de diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). Ele justificou que a saída se deu por "motivos pessoais".
 
José Lúcio Lima Machado, engenheiro civil e administrador de empresas, ligado ao ex-senador César Borges (PR), foi indicado para ocupar o cargo. Ele terá o nome oficializado em assembleia-geral da empresa, no início da próxima semana. A convocação será publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (6) e a previsão é que a posse aconteça na quarta-feira da próxima semana (14). Baiano, José Lúcio Machado formou-se em Engenharia Civil, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e em Administração de Empresas, pela Unifacs, além de ter mestrado na área de Marketing e Gestão Empresarial, na Universidade de Lisboa. Ele já foi superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na Bahia e diretor-presidente da Embasa.
 
Fonte:Bahia notícias/reprodução
Foto e imagem:Google/reprodução

Concursos: Inscrições para PM foram prorrogadas até o dia 9(sexta-feira)



As inscrições para os concursos públicos da Polícia Militar  foram prorrogadas.

As inscrições para o concurso da PM poderão ser feitas até as 14h da próxima sexta-feira (9), horário de Brasília.  Para se candidatar a uma das 2 mil vagas para Soldado e Bombeiro da PM, é necessário acessar o site da Fundação Carlos Chagas - FCC www.concursosfcc.com.br  responsável pela organização do certame, e preencher o formulário de inscrição. O valor da taxa é de R$ 70. As ocupações têm remuneração inicial de R$ 1.878,59. As provas objetiva e discursiva estão previstas para ocorrer ainda este ano, no mês de dezembro.

Fonte:Correio da Bahia

Comissão da Verdade quer esclarecer curcunstâncias da morte de Anísio Teixeira

                                                                      Foto:Anísio Teixeira-foto:reprodução
A morte do educador Anísio Teixeira em 1971, no Rio de Janeiro, é tema de uma audiência pública que a Comissões Nacional da Verdade (CNV) e a Comissão da Verdade da Universidade de Brasília (UnB) promovem terça-feira (6), em Brasília. As duas comissões vão analisar as circunstâncias da morte de Teixeira, ex-reitor da UnB, que foi cassado pelo golpe militar de 1964. Participarão da audiência o coordenador da CNV, Cláudio Fonteles, e os demais membros da comissão. A ideia é sensibilizar a sociedade em busca da verdade sobre os impactos do regime militar na educação do país. A estimativa é que, apenas entre estudantes e professores universitários, cerca de 300 pessoas morreram ou desapareceram durante a ditadura (1964-1985), além daqueles que foram monitorados e perseguidos. Reitores de 81 universidades contribuem com as investigações sobre o tema. O assunto deve fazer parte da reunião desta segunda (5) da Comissão Nacional da Verdade, em Brasília. A reunião deve durar todo o dia e engloba uma série de temas desde a missão no Pará. Informações do BN.

Salvador: Contrato entre Secult e ONG Pierre Bourdieu tem inicio na gestão do PCdoB, diz jornal

 
                                                Ney Campello atualmente está na Secopa do Estado0-Foto:Tiago Melo/BN/reprodução
A prefeitura descobriu dois fatos relativos ao contrato ente a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e a ONG Pierre Bourdieu, que tem sido objeto de denúncias sobre irregularidades. A informação é da coluna Tempo Presente desta segunda-feira (5). O primeiro fato é que o contrato tem a participação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), “que aparece como proponente e acompanha sua execução, inclusive o desembolso financeiro”, afirma a coluna. Outra informação identificada pela administração municipal: a implantação do contrato teve início no ano de 2007, na gestão do então secretário Ney Campello (PCdoB), que atualmente responde pela Secopa. O atual titular da Secult teria apenas dado prosseguimento à contratação da Pierre de Bourdieu.Informações do BN.

domingo, 4 de novembro de 2012

Bahia vence a Lusa e segue firme para ficar na série A

Foto:Futura Press/reprodução
No sufoco, para combinar com a situação na tabela, mas a vitória do Bahia na noite deste domingo (4) sobre a Lusa, no Canindé, foi providencial. Os resultados de outras partidas podiam complicar ainda mais vida tricolor caso o jejum de vitórias não fosse encerrado, mas o gol salvador de Souza garantiu o bom resultado na partida válida pela 34ª rodada. O Bahia volta a vencer depois de seis jogos, mas ainda não está livre do perigo do rebaixamento.

Valiosos três pontos computados na tabela e o Esquadrão, em 16º com 40 pontos, mantém os quatro pontos de vantagem para o Z-4, isto por que o Sport venceu na rodada e não deixou a vantagem tricolor aumentar. A Portuguesa, também com 40, leva a vantagem no saldo de gols para ficar com a 15ª posição. Com a semana livre para os treinos o Bahia volta a jogar no próximo domingo (11), às 18h30, horário de Salvador, ainda fora de casa, quando enfrenta o Cruzeiro no estádio da Independência, em Minas Gerais. A Portuguesa joga no sábado (10), diante do Botafogo, no Engenhão, a partir das 18h30.
Fonte:Correio da Bahia