• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 23 de março de 2024

Paraguai: PF encontra jovem que fugiu para morar com filho de Olavo de Carvalho


                  imagem colorida jovem foge para morar com filho de olavo de carvalho - Metrópoles

                       

foto:reprodução

Goiânia – A estudante goiana, de 19 anos, que era tratada como desaparecida foi localizada pela Polícia Federal na cidade de Presidente Franco, no Paraguai. Ela foi vista pela última vez no início de março e foi encontrada após fugir para morar com Tales de Carvalho, um dos filhos do guru da extrema-direita Olavo de Carvalho, morto em 2022. As informações são do jornal O Globo.

A estudante morava em Catalão, a cerca de 261 km da capital goiana. A procura pela jovem começou depois que os pais dela acionaram a Justiça em busca de informações sobre a localização dela. A família da garota alegou que ela tem problemas psiquiátricos e pode ter sofrido assédio psicológico por parte do filho do guru.

O advogado de Tales negou as acusações e disse que a jovem viajou por vontade própria.

Em depoimento à polícia, a estudante contou que estava a passeio na cidade paraguaia, onde mora um irmão de Tales, havia cinco dias. Ela acrescentou que morava em Curitiba (PR) e havia ido ao Paraguai visitar o cunhado.

Após deixar a casa da família, em Catalão (GO), a estudante chegou a mandar um áudio para os pais relatando que havia se convertido ao islamismo e casado com Tales, que vivia na capital paranaense.

De acordo com a mãe, a jovem começou a ter interesse por vídeos e cursos de Olavo de Carvalho durante as eleições de 2018. Alguns anos depois, a garota, que cursava letras na Universidade Federal de Goiás (UFG), começou a interagir virtualmente com o filho do guru conservador. A família descobriu esse contato após conseguir acessar as redes sociais da filha.

No dias em que ficaram sem notícias dela, os pais conseguiram entrar em contato com Tales e pediram para que enviasse o endereço de onde a jovem se encontrava, o que foi negado pelo filho do filósofo.

Fuga para casar

Em uma mensagem de áudio enviada aos pais da estudante goiana, Tales disse que ela “fugiu para casar”. “De hoje em diante, ela presta contas para mim sobre onde ela está e o que ela está fazendo, assim como eu presto satisfação para ela de onde eu estou. É duro, é duro, mas não tem outra opção a não ser aceitar, porque isso não vai mudar. Não é a pressão de vocês que vai fazer ela se divorciar, me largar”, argumentou o filho de Olavo de Carvalho ao O Globo.

Assim como o pai, Tales vende cursos on-line de filosofia, cosmologia, simbolismo e artes tradicionais. Em vídeos no YouTube, ele é apresentado como professor, mestre e “Xeique Tales”. Ao participar de um podcast no início do ano, disse ter aderido ao islamismo ainda na infância, por influência do pai, Olavo, que conviveu com muçulmanos na década de 1980. À época, segundo conta, eles frequentavam uma mesquita no centro de São Paulo próxima de onde moravam.


Em nota, o advogado Frank Romualdo Reche Maciel, que representa Tales, nega que a estudante estivesse desaparecida. “Apenas estava evitando contato com o pai, que parece ainda não ter compreendido que sua filha já é uma mulher adulta e independente. Ressalte-se que se encontra na companhia do pai por vontade própria e na esperança de acalmá-lo, apesar de suas insistentes tentativas de infantilizá-la e tratá-la como louca”, alegou o defensor.

O advogado da família da estudante sustenta que ela foi “aliciada” desde quando não havia atingido a maioridade. “Ainda que ele não a amarrou, que ela foi até ele com as próprias pernas, ela fez isso sob forte violência psicológica”, destacou Alexandre Lourenço, criminalista contratado pela família da jovem.

Pedido de interdição

Com base nas trocas de mensagens encontradas no computador da filha, os pais ingressaram com um pedido de interdição da estudante na 1ª Vara de Família e Sucessões da Justiça goiana, que foi rejeitado. Na ação, eles citam “graves problemas psiquiátricos” e a possibilidade de ela ter sofrido “assédio psicológico e sexual” por parte de Tales.

A família recorreu da decisão desfavorável em primeira instância, e a desembargadora Lília Mônica de Castro Borges Escher determinou que a polícia localizasse a jovem para que ela se apresentasse diante de um juiz e um psicólogo forense.

“O cenário retratado nos autos revela que, por cautela, é necessária a pronta intervenção judicial com o propósito de proteção e garantia dos direitos fundamentais”, escreveu a magistrada.

Após ser escoltada de volta ao Brasil, a garota foi conduzida a uma unidade da Polícia Civil em Foz do Iguaçu (PR), onde prestou depoimento. Depois, ela foi encaminhada para um hospital psiquiátrico em Goiânia, onde está internada desde 15 de março.

O boletim médico da unidade de saúde cita como motivo para a internação risco de suicídio e doença relacionada a transtorno de personalidade. “A paciente está recebendo assistência psiquiátrica, psicológica e social”, diz o relatório médico.

fonte:Metrópoles - 23/03/224

ES: Carros são arrastados e mais de 100 ficam desabrigados após chuvas em Mimoso do Sul


 Fortes chuvas que atingiram o Estado do Espírito Santo, no sudoeste do país, deixaram 101 pessoas desabrigadas até a manhã deste sábado (23). Confira o vídeo acima no UOL/Youtube acima.

No pantanal: Bote de onça em jacaré é a melhor foto da vida selvagem do ano em concurso internacional


Copyright: © Ian Ford, United Kingdom, Winner, Open Competition, Natural World & Wildlife, Sony World Photography Awards 2024


Londres – O momento exato em que uma onça dá o bote em um jacaré no Rio São Lourenço, no Pantanal, foi eleita a melhor foto da vida selvagem do ano pela  Organização Mundial de Fotografia, organizadora do concurso Sony World Photography Awards 2024.  

O registro, feito pelo britânico Ian Ford, fotógrafo e dono de uma agência de viagens, foi resultado de um lance de sorte, no fim da viagem. Ele contou já ter saído da pousada onda estava hospedado para ir embora quando soube que uma onça-pintada tinha sido vista nas proximidades, correndo então para o local em um barco, a tempo de capturar o olhar penetrante da caçadora e o desespero da presa.   


Copyright: © Ian Ford, United Kingdom, Winner, Open Competition, Natural World & Wildlife, Sony World Photography Awards 2024

Mais de 395 mil imagens de mais de 220 países e territórios foram inscritas por profissionais e amadores no concurso em 2024.  O júri escolheu as melhores em 10 categorias, e uma delas será apontada como a Foto do Ano em abril. 

Viagem 

A melhor imagem de viagem, que concorrerá com a foto do bote da onça no Pantanal, foi feita no Peru. Yan Li, da China, documentou o contraste entre a tranquilidade de uma aldeia flutuante no Lago Titicaca e a ameaça do incêndio florestal que se aproximava. 


Copyright: © Yan Li, China Mainland, Winner, Open Competition, Travel, Sony World Photography Awards 2024

Arquitetura 

Ana Skobe (Eslovênia) foi premiada com a imagem Falling Out of Time, retratando um farol contra um céu claro ao entardecer. A edificação elegante e geométrica se destaca na paisagem costeira, e uma figura humana solitária dá a dimensão do tamanho do farol. 


Fotografia criativa

Rob Blanken, da Holanda, venceu o concurso Sony Photography Awards na categoria Criatividade com a macrofotografia de cristais dos aminoácidos B-alanina, L-glutamina e glicina, mostrando a arte de cores e texturas contidas nestas estruturas complexas.


Paisagem 

A melhor imagem de paisagem escolhida pelo júri foi feita por Liam Man (Reino Unido). Ele registeou os os primeiros momentos da lua nascente e várias luzes de drones sobre a formação rochosa Old Man of Storr, na Ilha de Skye, Escócia. 

Copyright: © Liam Man, United Kingdom, Winner, Open Competition, Landscape, Sony World Photography Awards 2024

Estilo de Vida 

Alvin Kamau (Quênia) foi premiado com uma imagem feita em estúdio inspirada na fotografia de moda, retratando um modelo fazendo uma pose e olhando para fora do enquadramento da câmera.

Copyright: © Alvin Kamau, Kenya, Winner, Open Competition, Lifestyle, Sony World Photography Awards 2024

Movimento 

A melhor foto de movimento foi Rider Getting Down and Dirty, registrando a ação de um ciclista de mountain bike passando por uma parte lamacenta do percurso no Campeonato Nacional Norueguês no Hafjell Bike Park – com direito a respingos de lama na lente olho-de-peixe da câmera. O autor é o norueguês Samuel Andersen. 

Copyright: © Samuel Andersen, Norway, Winner, Open Competition, Motion, Sony World Photography Awards 2024

Objetos 

Toni Rinaldo (Indonésia) batizou a foto vencedora de Coalition (coalizão). A imagem meticulosamente composta retrata duas cadeiras numa sala de espera, simbolizando a união de diferentes culturas que convivem lado a lado na sociedade indonésia.

Copyright: © Toni Rinaldo, Indonesia, Winner, Open Competition, Object, Sony World Photography Awards 2024

Retrato 

A fotógrafa sul-africana Michelle Sank, radicada no Reino Unido, retratou as adolescentes  Zenande, Sinawe, Zinathi e Buhle no Sea Point Pavilion, na Cidade do Cabo, em 2023. Ela recorda que o local era acessível apenas à população branca, e após o fim do apartheid passou a representar a diversidade cultural e social do país. 

Copyright: © Michelle Sank, United Kingdom, Winner, Open Competition, Portraiture, Sony World Photography Awards 2024

Fotografia de rua 

Callie Eh, da Malásia, capturou um momento fugaz de uma procissão de casamento em Bhaktapur, Nepal. O noivo está praticamente oculto, deixando entrever apenas um aceno de mão pela janela do carro que passa.

Copyright: © Callie Eh, Malaysia, Winner, Open Competition, Street Photography, Sony World Photography Awards 202

fonte: 
Redação MediaTalks  /23.03.2024 /reprodução

MG: Ônibus com estudantes universitários capota em Manhuaçu

Ônibus levava estudantes universitários de Matipó (MG) de volta para Divino (MG) quando saiu da pista na BR -116 na noite de sexta-feira (22)
Sala de imprensa / Corpo de Bombeiros Militar de MG - 22/03/2024
Ônibus levava estudantes universitários de Matipó (MG) de volta para Divino (MG) quando saiu da pista na BR -116 na noite de sexta-feira (22)


 Um ônibus que levava estudantes universitários da cidade de Matipó (MG), com destino a Divino (MG), depois das aulas noturnas, capotou após sair da pista na Rodovia BR-116 na sexta-feira (22). O veículo caiu no leito do rio Manhuaçu e 18 pessoas ficaram feridas. 

O acidente ocorreu na altura do KM 595, em Realeza, distrito de Manhuaçu, na Zona da Mata, por volta das 23h45.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), 13 pessoas foram conduzidas aos hospitais  de Manhuaçu e de Manhumirim. Outras cinco pessoas recurasam atendimento médico. 

Os militares atuaram juntamente com as equipes da concessionária EcoRioMinas, Samu e Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

"O coletivo saiu da pista e, em seguida, capotou e parou dentro do Rio Manhuaçu. As vítimas já haviam saído do interior do ônibus e se encontravam próximas, algumas com ferimentos mais leves, outras com um grau maior de gravidade", informou o CBMMG.

"Foi necessário montar uma operação para transposição com segurança sobre o rio, utilizando escadas e cordas, para que as vítimas, tanto as que estavam com condições de se locomover, quanto as imobilizadas, fossem transportadas de forma segura até onde se encontravam as ambulâncias", afirma a corporação.

Fonte: Portal IG 23.03.24

Em Londres: Endrick marca, e Seleção vence a Inglaterra em estreia de Dorival Júnior

 



Endrick comemora o gol contra a Inglaterra

Endrick comemora o gol contra a Inglaterra

FOTO: RAFAEL RIBEIRO/CBF/JOGADA 10



                                       
Bagunçada mas com técnica de sobra, a Seleção Brasileira compensou a falta de entrosamento e treinamentos com as individualidades em alta. 

As melhores chances do primeiro tempo foram do Brasil, com Paquetá acertando a

 trave e Vini Júnior perdendo lance cara a cara com Pickford.

 A Inglaterra foi um time mais organizado e ameaçou nas bolas aéreas.

⚽ Gols: Endrick (Brasil)

BRASIL

Bento; Danilo, Fabrício Bruno, Beraldo e Wendell (Bremer); João Gomes, 

Bruno Guimarães  e Lucas Paquetá (Andreas Pereira); Raphinha, 

Rodrygo (Endrick) e Vini Jr (Pablo Maia)

Técnico: Dorival Júnior.

Fonte: LanceNet - c/adaptações 23/03/2024