• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 2 de dezembro de 2023

EUA: Família de Bruce Willis encara “cada dia como se fosse o último”

Bruce Willis

Bruce Willis foi diagnosticado com demência frontotemporal e a doença está avançando cada dia mais, causando sintomas severos no ator. Por conta disso, as filhas e a mulher do astro de 68 anos de idade passam o maior tempo possível com ele.

De acordo com o Radar Online, com a chegada das férias, a família de Bruce tem aproveitado cada momento. Segundo a fonte, elas cozinham os pratos favoritos, leem para o ator ou apenas ficam sentados em silêncio.

“O que importa é deixar Bruce o mais feliz e confortável possível agora. Todo mundo quer passar o máximo de tempo de qualidade com ele e ter certeza de que ele sabe o quão profundamente amado e apreciado ele é”, disse uma fonte.

A doença neurológica degenerativa de Bruce teria progredido de forma que ele não reconhece mais algumas pessoas, como a ex-mulher Demi Moore. “Eles estão todos tristes por Bruce. Eles não sabem quanto tempo ele tem, então tratam cada dia como se fosse o último”, afirmou.

Em Salvador: Ex- goleiro Emerson Ferretti é eleito presidente do Bahia

                                             FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK OFICIAL

Eleito presidente do Bahia para o próximo triênio 2024-2026, neste sábado (2), Emerson Ferretti, da chapa União Tricolor, falou sobre os dias de preparação até a eleição e lembrou o fato de ser o primeiro ex-atleta na história a se tornar presidente do Bahia.

 

Jogador do Tricolor de Aço de 2000 a 2005, sendo bicampeão da Copa do Nordeste (2001 e 2002) e do Campeonato Baiano (2001), Emerson é formado em administração, com pós-graduação esportiva e presidiu o Ypiranga, de Salvador, de 2010 a 2017.

 

"Era uma final de Campeonato, né? Campeonato que eu me preparei durante anos para disputar e durante os últimos 30 dias foram os jogos. Agora, foi a final e eu estou muito feliz por mais uma conquista. Já tive tantas na minha carreira, como atleta, na minha vida pessoal... Foram tantas conquistas. Defender o Bahia, como presidente agora, é mais um desafio gigantesco. Primeiro atleta na história do Bahia quase centenária a se tornar presidente é um marco e eu pretendo honrar todos os outros atletas que passaram e construir essa história tão linda que o Bahia tem e, principalmente, honrar o torcedor do clube que me cativou, que me conquistou e fez com que eu não saísse mais da Bahia. Eu amo esse clube, eu amo a Bahia. A partir desse momento, eu trabalho para fazer um trabalho digno que orgulhe a todos os tricolores", comentou Emerson Ferretti.

 

Vencedor da eleição com 1089 dos cerca de 3179 votos válidos, Emerson Ferretti, que tem como vice Paulo Tavares, também comentou quais serão os primeiros desafios como presidente do Bahia.

 

"São muitas coisas que precisam ser feitas. É um trabalho em muitas áreas que começam do zero, mas o primeiro momento é sentar com o pessoal do Bahia SAF, entender a situação. É também tomar pé de toda a situação que o clube se encontra para fazer delinear as primeiras decisões. E, antes de tudo, torcer para que amanhã o Bahia vença o América-MG e a gente consiga ficar vivo na competição para decidir quarta-feira aqui junto do nosso torcedor. Isso é primordial para o nosso trabalho. Independente de qualquer coisa, o trabalho vai ser feito junto ao Grupo City, para cuidar do nosso futebol, junto às outras áreas e a gente vai, a partir de agora, começar a trabalhar e criar, a partir do zero, muita coisa boa para o nosso clube, para o nosso torcedor", explicou o ex-goleiro do Esquadrão.

 

Eleito, Emerson Ferreti terá como responsabilidade fiscalizar e garantir o cumprimento do contrato firmado com o City Football Group, além de desenvolver projetos e investimentos em outras modalidades esportivas. Após a venda de 90% da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) tricolor para o Grupo City por R$ 1 bilhão, oficializada em maio deste ano, a Associação Esporte Clube Bahia ficou detentora dos 10% restantes. 

 

Resultado final para presidência do Bahia triênio 2024-2026:

 

Emerson Ferretti - 1089 votos
Marcelo Sant'Ana - 774 votos 
Marcus Verhine - 673 votos
Leonardo Martinez - 485 votos 
Jailson Baraúna - 158 votos

 

Resultado final para Conselho Deliberativo:

 

Revolução Tricolor - 632 votos (21 cadeiras)
100% Bahêa - 464 votos (15 cadeiras)
Simplesmente Bahia - 478 votos (15 cadeiras)
Independente Tricolor - 423 votos (14 cadeiras)
União Bahia - 380 votos (12 cadeiras)
+Bahia - 269 votos (8 cadeiras)
Bahêa do Povo - 244 votos (8 cadeiras)
Bahia Na Veia - 212 votos (7 votos) 

Fonte: BN - 02/12/2023

Enquanto Maceió afunda, Braskem patrocina eventos "sustentáveis"

                                    Foto: reprodução


A população de Maceió vive um clima de terror em razão das atividades de mineração realizadas pela Braskem. A odisséia de descaso da mineradora, que se autodescreve como uma empresa que trabalha "para melhorar a vida das pessoas, criando soluções sustentáveis por meio da química e do plástico" teve início há cinco anos na capital alagoana.

Desde 2018, quando a Braskem iniciou as atividades em Maceió para a extração de sal-gema, mais de 200 mil pessoas foram expulsas de suas residências devido a tremores e o risco de afundamento do solo. O bairro Pinheiro, um dos mais afetados, se transformou em um bairro fantasma nesse período.

A situação atingiu um ponto crítico nesta semana. Um dos bairros da cidade está afundando cerca de 2,6 cm por hora, de acordo com a Defesa Civil de Maceió.

A região está sob alerta máximo de colapso desde o dia 28 de novembro, quando o solo da mina 18, localizada no bairro do Mutange, apresentou abalos sísmicos. Na madrugada desta sexta-feira (1°), a situação se agravou e os moradores da região tiveram que deixar suas casas às pressas. 

Greenwashing

Apesar do descaso da Braskem, que é uma empresa global com unidades industriais no Brasil, Estados Unidos, Alemanha e México, com a população atingida pelas atividades de mineração que realiza em Maceió, chama a atenção o esforço para lavar a própria imagem ao patrocinar iniciativas culturais.

Este ano, pelo segundo ano, a Braskem marcou presença no Lollapalooza Brasil, realizado entre os dias 24 e 26 de março a 2.418 quilômetro de Maceió, em São Paulo capital.

A iniciativa "Rock and Recycle by Braskem" era para promover o descarte adequado de plásticos. De acordo com o site da empresa, no ano passado, cerca de 130 mil itens plásticos foram coletados no festival.

Nas redes sociais, internautas chamaram a atenção para essa contradição das práticas da Brasken.

Esse é um exemplo clássico de greenwashing, o verniz verde que empresas como a Brasken usam por meio e publicidade e marketing para persuadir o público de que seus produtos, objetivos e políticas são ambientalmente amigáveis.

Não para por aí. A empresa também patrocinou o Big Brother Brasil 2023, reality show exibido pela TV Globo, "para incentivar um futuro cada vez mais sustentável".

Terror e fraude

Mas para os maceioenses, não tem nem cheiro de sustentabilidade a realidade que têm vivenciado graças às atividades da Braskem. 

Representantes do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) afirmam que o clima é de terror. Eles estimam que nos últimos cinco anos cerca de 60 mil pessoas tiveram de deixar suas casas. Muitas, sem ter pra onde ir.

A pesquisadora e mestranda em direitos humanos Rikartiany Cardoso, integrante do movimento e moradora de Maceió, afirmou:

Alagoas, não só Maceió, vive um contexto, um clima e uma realidade de contínuas violações de direitos humanos. Todos os direitos humanos que hoje estão pacificados, não só em tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, como assegurados constitucionalmente. A gente tem o direito à cidade violado, assim como direito a moradia digna, trabalho digno, educação. São diversas cidades que sofrem diretamente. Então os últimos cinco anos de Alagoas, não só de Maceió, são anos de terror, não são anos de estabilidade.

Em setembro, o MAM denunciou uma fraude no acordo entre a Prefeitura de Maceió, comandada por João Henrique Caldas (PL-AL), conhecido como JHC, e a Braskem. 

Aliado de Arthur Lira (PP-AL), JHC fechou acordo que estimava a quantia de R$ 1,7 bilhão para indenização do aparato público e de moradores.

No entanto, cláusula 4.13 do acordo exime a Braskem de qualquer responsabilidade futura, colocando o ônus dos danos em cima dos ombros do município, mesmo que a mineradora seja condenada em processos futuros.

Além disso, o acordo não contempla todas as áreas afetadas, a exemplo das ruas e imóveis que se encontram em isolamento da economia da cidade. A erosão também segue aumentando e atingindo novas áreas.

Onde está a sustentabilidade para os alagoanos, Braskem?

 

FONTE: REVISTA FÓRUM/REPRODUÇÃO  - 02/12/2023 - 19h:25MIN.

COP28: Lula se emociona e chora ao ceder lugar a Marina Silva: "a floresta veio falar por si"; Vídeo


                                            Lula chora ao ceder espaço a Marina Silva na COP28. Twitter

Bastante emocionado, o presidente Lula chorou ao ceder seu lugar de fala à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante o evento "Florestas: Protegendo a Natureza para o Clima, Vidas e Subsistência", que aconteceu neste sábado (2) durante a Conferência Climática da ONU, a COP28, que está sendo realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

"Pela primeira vez, a floresta veio falar por si só. Eu não poderia utilizar a palavra sobre a floresta se eu tenho no meu governo uma pessoa da floresta. A Marina nasceu na Floresta, se alfabetizou aos 16 anos...", disse Lula, interrompido por forte emoção.

Em seguida, o presidente abraçou Marina Silva para conter as lágrimas e seguir com a breve fala, antes de passar a palavra à ministra do Meio Ambiente.

"Eu acho que é justo que para falar da floresta, ao invéz de falar o presidente que é do Estado que não é da floresta, a gente ouvir ela que é a responsável pelo sucesso da política de preservação ambiental que nós estamos fazendo no Brasil", emendou.

Marina falou logo após o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, elogiar a redução do desmatamento. "Impressionante! É a melhor notícia do ano".

 

FONTE: REVISTA FÓRUM - 02/12/2023

SP: Vereador convoca Padre Júlio Lancellotti para explicar por que ajuda os pobres; padre respondeu

          Rubinho Nunes e o padre Júlio Lancellotti com homem em situação de rua. André Bueno Rede Câmara / Instagram

Em vídeo divulgado nas redes, Rubinho Nunes diz estar de "saco cheio desse padre agir como se fosse alguém acima do bem e do mal" e reclama dos cancelamentos nas redes após convocar Júlio Lancellotti.

Com um cartum simples, o padre Júlio Lancellotti, uma dos símbolos da fraternidade e do combate à aporofobia no Brasil, rebateu nas redes sociais a convocação feita pelo vereador do MBL, Rubinho Nunes (União), para que o religioso explique o trabalho que faz com os pobres da região central de São Paulo na Câmara Municipal.

Nas redes, o vereador alinhado a Jair Bolsonaro (PL), segue com os ataques grosseiros contra o "padre petista".

Em vídeo divulgado nas redes, Nunes diz estar de "saco cheio desse padre agir como se fosse alguém acima do bem e do mal" e reclama dos cancelamentos e da perda de seguidores após a convocação de Júlio Lancellotti.

"Pessoal, nesse vídeo veja o número de comentários raivosos e odiosos me cancelando pura e simplesmente porque eu convoquei o padre Julio Lancellotti para vir à Frente Parlamentar em Defesa do Centro, ao qual eu presido, para prestar sobre o trabalho que ele diz prestar na paróquia aqui na região central com pessoas em situação de rua, com cracudos", disse o cofundador do MBL, destilando aporofobia.

Em seguida, ele ironiza e diz que "pode chorar, pode espernear, o choro é livre, mas o padre vai ter que se explicar".

De forma simples, Júlio Lancellotti usou um cartum de Marcos S. Souza para rebater o ódio do vereador do MBL.

No desenho, Nunes indaga: "por que fica alimentando pobres e mendigos, padre Júlio?". E é rebatido por uma figura de Jesus: "Porque foi exatamente isto o que ele aprendeu comigo".

 

T

MG: Motorista de Araci na Bahia morre e 27 passageiros ficam feridos em acidente na rodovia Fernão Dias

Reprodução A Voz do Campo

Um homem de 34 anos morreu na madrugada desta sexta-feira (1º) em um acidente de trânsito no Sul do Estado de Minas Gerais. Ele conduzia um ônibus que sofreu uma colisão com uma carreta, na altura do quilômetro 610 da rodovia Fernão Dias, próximo à cidade de Oliveira. As informações são do Jornal Estado de Minas.

O acidente ocorreu por volta de 4h30. No ônibus haviam 53 passageiros, dos quais 27 sofreram ferimentos leves. A suspeita é que o motorista tenha dormido, pois bateu contra a carroceria no fundo da carreta.

Uma equipe da Arteris esteve no local para socorrer as vítimas. No local, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) teve dificuldades para controlar o trânsito, uma vez que formou-se um congestionamento estimado de um quilômetro.

O nome da vítima não foi divulgado, segundo o Site a Voz do Campo da cidade de Araci, O ônibus fazia linha Araci na região sisaleira da Bahia – São Paulo semanalmente.

                                            foto:reprodução

Fonte: Calila Notícias - 02/12/2023

COP28: Lula confirma entrada na Opep+ para convencer grupo de abandonar petróleo

COP28: Lula confirma entrada na Opep+ para convencer grupo de abandonar petróleo

Foto: Divulgação / FACEBOOK OFICIAL LULA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, neste sábado (02), a entrada do Brasil no Opep+, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados, sob a justificativa de convencer o grupo a abandonar o petróleo. A declaração foi dada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) em Dubai. 

"Eu acho importante a gente participar [da Opep+] porque precisamos convencer os países produtores de petróleo que eles precisam se preparar para o fim dos combustíveis fósseis", afirmou o presidente. E completa: "E se preparar significa aproveitar o dinheiro que eles lucram com petróleo e fazer investimento para que um continente como o africano, como a América Latina, possa produzir os combustíveis renováveis que eles precisam. Sobretudo o hidrogênio verde porque, se a gente não criar alternativa, a gente não vai poder dizer que vai acabar com os combustíveis fósseis."

 

Além do abandono das fontes de energia fósseis de energia, outro tópico da reunião foi a preparação para a COP30, em 2025, sediada pelo Brasil. Lula falou sobre o assunto ressaltando a participação civil brasileira. Na ocasião, discursaram representantes de indígenas, de quilombolas e de jovens. Segundo a Folha, as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.


fonte:BN -02/12/2023

Maceió: Cientistas alertam para risco de colapso em mina desde 2010

Mina da Braskem em Maceió
Reprodução/Redes Sociais


O risco de colapso da mina da Braskem , que colocou a cidade de Maceió (AL) em estado de emergência, já havia sido alertado por cientistas há 13 anos. Segundo a Defesa Civil, a mina acumulou um deslocamento vertical de 1,42 metros, enquanto a sua velocidade vertical é de 2,6 centímetros por hora.

"Um estudo publicado na revista científica Geophysical Journal International mostrou que a exploração do sal-gema pela Braskem estava provocando aumento do nível do lençol freático na região. Esse aumento de pressão poderia causar o afundamento do solo", diz texto divulgado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

"Em 2011, outro estudo, publicado na revista científica Engineering Geology, chegou à mesma conclusão. Os pesquisadores estimaram que o afundamento poderia atingir até 1,5 m em algumas áreas da cidade", continua a publicação.

O iminente colapso na área fez com que obrigou a evacuaçãço evacuação de um hospital e da população residente nas localidades em perigo. Os bairros sob alerta incluem Mutange, Pinheiro, Bebedouro, além de porções de Bom Parto e Farol.

Autoridades afirmam ainda que uma cratera do tamanho do estádio do Maracanã pode ser aberta no Mutange em caso de desabamento da mina 18 da Braskem. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a área em risco abrange 14 mil imóveis ocupados por 57 mil moradores e comerciantes.

Em nota, a Braskem diz que monitora a região e que dados "demonstram que a acomodação do solo segue concentrada na área dessa mina e que essa acomodação poderá se desenvolver de duas maneiras: um cenário é o de acomodação gradual até a estabilização; o segundo é o de uma possível acomodação abrupta".

Fonte:PORTAL IG- 02/12/2023

Em Maceió: Veja o antes e depois do bairro Pinheiro que está sob risco de afundamento


A mina da Braskem que pode colapsar em Maceió pode colapsar e engolir um bairro inteiro. Mas o bairro do Pinheiro até 2019 sempre foi muito ativo e povoado. Veja nas imagens do Google Street View. Confira o vídeo do canal Itatiaia no Youtube acima.


Em Dubai: "Pode contar com a União Europeia", diz presidente Ursula von der Leyen a Lula

 

                                  foto:reprodução/facebook oficial Lula

O presidente  Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com a presidente do Poder Executivo da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, nesta sexta-feira (1º), em uma reunião bilateral à margem da COP28, em Dubai, que teve início nessa quinta-feira (30).

Nas redes sociais, Von der Leyen agradeceu Lula "por sua liderança na luta contra as mudanças climáticas e pelo  acordo UE-Mercosul". A chefe da Comissão Europeia afirmou que o bloco está empenhado "em levar este acordo a termo".

em levar este acordo a termo".

"Espero que comece com sucesso a presidência do G20", escreveu. "Pode contar com o apoio da UE", concluiu. O Brasil assumiu a presidência rotativa do G20  em dezembro, grupo que reúne os 19 países mais industrializados do mundo, a União Europeia e, a partir deste ano, a União Africana.

Lula na COP28

O presidente Lula destacou nesta sexta-feira (1º), durante um discurso na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) em Dubai, a exaustão diante de  acordos climáticos não cumpridos e convocou a comunidade internacional a resgatar o multilateralismo como caminho para acelerar a descarbonização da economia. 

Lula também alertou para a gravidade da crise climática ao mencionar que 2023 já figura como o ano mais quente dos últimos 125 mil anos, evidenciando os efeitos devastadores em biomas nacionais.

Fonte: PORTAL IG- 02/12/2023

Defesa Civil registra novo abalo sísmico na região da mina de Maceió


Imagem colorida da entrada da Defesa Civil de Maceió, em Alagoas - Metrópoles

foto:reprodução

Um novo abalo sísmico foi registrado pela Defesa Civil de Maceió, em Alagoas, próximo à mina 18, no bairro de Mutange. O tremor, de magnitude de 0,39Ml a 330m de profundidade, foi captado nesta sexta-feira (1º/12).

A Defesa Civil de Maceió informou que mantém alerta máximo e que continua em observação pelo risco iminente de colapso.


Leia a reportagem completa na GazetaWeb, parceiro do Metrópoles.

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Catuaba é eleita a pior bebida alcoólica brasileira, aponta site


foto:reprodução

 A catuaba, bebida brasileira alcoólica que mistura guaraná, vinho e planta homônima, é o pior drink do Brasil, de acordo com as avaliações dos leitores do site gastronômico TasteAtlas. Além dela, a cachaça e a cajuína fechavam o top 3 do ranking, respectivamente.


Segundo as avaliações do site, a catuaba recebeu nota 3,1. Na descrição da bebida, o TasteAtlas traz um breve resumo sobre o preparo da bebida. “A bebida Catuaba é uma bebida doce, de cor escura, barata e, portanto, bastante popular no Brasil.

Em segundo lugar, outra famosa bebida é mal avaliada: a cachaça, com 3,7. O destilado de cana de açúcar era conhecido anteriormente como “aguardente de cana” e sua origem remete ao início do século 17. No Ceará, há um museu dedicado à bebida.

Originária do Nordeste, a cajuína está ocupando a terceira posição (3,8) na lista de “7 piores bebidas brasileiras avaliadas”. É feita a partir do sujo do caju, que é filtrado e clarificado, resultando em um líquido dourado.

Recentemente, um ranking com as piores avaliações envolvendo pratos da culinária brasileira foi divulgado pelo TasteAltas. Nele, o cuscuz paulistano lidera a lista da pior comida do País.

Lista das piores bebidas do Brasil (TasteAtlas)

  • Catuaba
  • Cachaça
  • Cajuína
  • Tucupi
  • Caju Amigo
  • Caipiroska
  • Quentão

Fonte: Correio da Bahia - 01/12/2023 Matéria originalmente publicada em O Povo.

EUA: George Santos é 1º deputado expulso da Câmara em 20 anos

 

 Parlamentares brasileiros com o especulador George Santos(C) que teve mandato cassado nos EUA. Instagram / Eduardo Bolsonaro


A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou a expulsão do deputado George Santos nesta sexta-feira (1), encerrando um mandato tumultuado.

O parlamentar de extrema-direita é nascido no Brasil, mas se elegeu com uma plataforma trumpista e faz parte do partido Republicano.

CONFIRA MAIS NO LINK ABAIXO DO SITE FOLHA DE SÃO PAULO DE HOJE(1):


https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/12/george-santos-e-1o-deputado-expulso-da-camara-dos-eua-em-20-anos.shtml